A entrevista de Assange a internautas brasileiros

Tempo de leitura: < 1 min

Entreviste Julian Assange

por Natalia Viana, no CartaCapital-Wikileaks

O fundador do WikiLeaks vai dar uma entrevista exclusiva para o público brasileiro.

A ideia é aumentar a comunicação direta com o Brasil, abrindo espaço para perguntas dos internautas.

Todo mundo pode participar. Basta enviar a sua pergunta como um comentário neste blog, incluindo nome completo e email para contato.

Eu e o pessoal do WikiLeaks vamos selecionar dez perguntas que serão respondidas por Julian.

Vamos selecionar em especial perguntas originais – já que o Julian deu muitas entrevistas ultimamente – e que tenham relevância para o público brasileiro  e para o atual momento do WikiLeaks.

Claro, nem todo mundo será contemplado, mas a ideia que a entrevista seja o mais democrática possível.

As perguntas podem ser enviadas até as 18 horas da próxima sexta-feira, dia 21 de janeiro.

Já a entrevista vai ser publicada na próxima semana – somente na internet.

Contamos com a sua participação!

Para participar, vá ao CartaCapital-Wikileaks


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cledir

Você acha que esse tipo de situação (conflito de interesses como o Wikileakes e o governo americano), pode vir a desencadear um conflito global, tendo em vista que os governos e empressas buscaram proteger seus "segredos" e assim utilizarem as informações contidas no site para derrubar uns aos outros?

Roberto Locatelli

Prezado Assange.

Você considera que a militância política na internet – que aqui no Brasil é exercida pela chamada Blogosfera – pode promover mudanças positivas na política, sem que seja necessária uma militância "à moda antiga", como foi, por exemplo, o maio de 68 na França?

Mariano S. Silva

Pergunta que não quer calar : quem matou os técnicos brasileiros na explosão do VLS em Alcântara?

Roberto Takata

Como cidadão australiano, V. Sra., não estaria mais seguro na própria Austrália? Imagino que o país não extraditaria seus próprios cidadãos.

Bonifa

Não devemos depositar todas as nossas esperanças no Wiki. Um universo de possibilidades se abre com a Internet. Um coupe de filet reacionário acaba com a Wiki em dois tempos e ficaremos a esperar outra noção de guia. Multiplicidade, diversidade, inclusive geográfica. Eis em que devemos acreditar.

Regina Braga

Assange,o conceito de justiça é Universal,se o trabalho de vcs é baseado no mesmo conceito…Entaõ,aceite a minha gratidaõ e apoio.Sem perguntas, só admiraçaõ.PS- Qdo vai sair o seu livro?

sagarana

Conta tudo sobre a ajuda de Chávez a Morales no surrupio do patrimônio do povo brasileiro.

SILOÉ

Que garantias a wikileaks dá a quem passa informações ou documentos? No caso do soldado bradley que está preso e corre o risco de até ser condenado à morte, o que está sendo feito em seu beneficio?

Marcelo Rebello

Vc não acha q a imprensa deveria minimizar os apelos vinculados a "liberdade" e prestar uma atenção maior no jornalismo investigativo. Esse não seria a essencia dessa profissão ?
Voce acha que houve um relaxamento na profissão de jornalismo onde o enfoque maior é a manchete que tenta chamar a atenção e o conteúdo é superficial e pobre ?
Como voce enxerga a parcialidade política da imprensa no Brasil ? Houveram muitos casos de denuncismos vazios durante as últimas eleições visando influenciar o eleitorado e favorecer apenas um candidato. Qual seria a melhor forma de regularizar esses abusos sem cercear a liberdade de imprensa ?

Carlos

Por que não se dá exclusividade doravante a um veículo de comunicação conservador e um progressista? Fica justo e equilibrado. O que não pode é ter a folha e o globo, notadamente, dois veículos que distorcem os documentos, como já vimos tantas vezes, principalmente quando se trata de atingir o governo brasileiro.

monge scéptico

Talvez…..Uma das melhores coisas que ocorreram nestes últimos tempos, foi o vazamento,
de informações, que reafirmam que intuiamos; que os crimes ianques contra a humanidade
deixa os nazistas muito para tráz, em termos de atrocidades.Mas isso não vai detê-los.

abdelnur

Que tal?
http://unreasonablefaith.com/2011/01/15/data-secu

Urbano

Creio certamente que no momento a coisa mais importante é a sua integridade como pessoa humana. O que está sendo feito, inclusive pelo seu país, para garantir a sua segurança pessoal, a fim do senhor não cair nas malhas dos e.u.a?

Pedro Luiz Paredes

A que ponto a liberdade na internet pode suprir o crescente desrespeito aos direitos e liberdades individuais que são lesados em favor de setores econômico-financeiros cada vez mais sintonizados com os grupos político-representativos de países que se auto denominam "democráticos"?

Henrique I. Mendonça

Há alguma informação sobre o contrato umbrella, que foi realizado em Nova Iorque entre norte-americanos e o governo brasileiros da década de 90?
Tive uma vaga noção disto através de informações obtidas em uma palestra ministrada pelo ex-delegado federal Protógenes.

edv

Conceição / Azenha:
Não sei se alguém já sugeriu, mas se fosse possível publicar em algum lugar (ou indicar link) as perguntas já feitas, poder-se-ia evitar redundâncias e enriquecer as demais.

Zé Brasil

Quantos documentos existem sobre o Brasil no período de 1995 a 2002? Se existirem, qual a sua tipificação Assuntos de Estado? Energia? Reservas estratégicas minerais do Páis? Aeroespacial? Pré-Acordos sobre a Privatização? Petróleo? Telecomunicações? Acordo com o IMF? Alinhamento político automático? Níveis de Corrupção Governamental? Limites sobre Soberania Nacional? Instalação de bases militares em território Nacional? Questões Nucleares nacionais e externas e seus limites? Quantos dizem respeito ao Presidente da República de então? Diretrizes a serem a serem impostas a política externa Brasileira? Aos seus principais partidos de sustentação política e de seus políticos? Á política econômica de então?Á política cambial? À imprensa brasileira e o papel a ser desempenhado como dublê de partido político dando suporte a governos alinhados com os EUA? E, principalmente, quando serão publicados?

    Klaus

    Por que só até 2002?

Zé Brasil

Quantos documentos existem sobre o Brasil no período de 1995 a 2002? Se existirem, qual a sua tipificação Assuntos de Estado? Energia? Reservas estratégicas minerais do Páis? Aeroespacial? Pré-Acordos sobre a Privatização? Petróleo? Telecomunicações? Acordo com o IMF? Alinhamento político automático? Níveis de Corrupção Governamental? Limites sobre Soberania Nacional? Instalação de bases militares em território Nacional? Questões Nucleares nacionais e externas e seus limites? Quantos dizem respeito ao Presidente da República de então? Diretrizes a serem a serem impostas a política externa Brasileira? Aos seus principais partidos de sustentação política e de seus políticos? Á política econômica de então?Á política cambial? À imprensa brasileira e o papel a ser desempenhado como dublê de partido político dando suporte a governos alinhados com os EUA? E, principalmente, quando serão publicados?
E, finalmente, quem nos garante que a sua iniciativa Sr. Assange, não seja uma ação encoberta de órgãos de inteligência visando a disseminação de documentos convenientemente selecionados com propósitos outros aos de mostrar uma pretensa transparência de relações inte-governamentais?

Eduardo Lima

Como você reage e se tem algum meio de reclamar quando informações do wikileaks são sonegadas ou manipuladas pela mídia? Por exemplo, aqui no Brasil as organizações Globo sonegaram a informação divulgada pelo wikileaks de que o candidato conservador José Serra iria mudar o marco regulatório do Petróleo caso ganhasse a eleição presidencial.

David de Vasconcelos

Em uma futura socieda global cada vez mais tecnológica e virtual, aonde a internet se torna um mundo a parte da realidade, com inimagináveis espaços de armazenamento, perfis imaginários e velocidade de transmissão de dados gigantesca, aonde todos podem estar conectados, mas ao mesmo tempo sendo vigiados, aonde o Big Brother se torna cada vez mais real, qual a sua perspectiva para os movimentos de oposição ao status quo ou até mesmo para as liberdades, tanto de expressao como de informação? Estamos perdendo nossas liberdades? A tecnologia poderá nos aprisionar?

ricardo silveira

Não há dúvida que a ausência de segredos no mundo público inibe a hipocrisia dos discursos e torna improvável que os estados legitimem suas ações, pois os seus interesses reais passam a ser do conhecimento de todos. O mesmo raciocínio vale para as relações entre empresas e estas e indivíduos. A questão é: num mundo onde não há mais segredos, ou, no qual a democratização das informações torna-se efetiva, o capitalismo é possível?

Klaus

Pela constituição Brasileira, é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, exceto por ordem judicial (art. 5º inciso XII). Não aconheço a legislação de outros países, mas acredito que existam mandamentos legais no mesmo teor. Como Wikileaks lida com estes impeditivos jurídicos?

    edv

    Sigilio bancário, telefônico, de correspondência, etc. só "não devem existir" quando um repórter do PIG divulga, por ex, operações da PF (Satiagraha) ou processos de justiça, que correm sob sigilo legal.
    Aquela velha história: pros amigos tudo, pros inimigos, a lei!…
    Como alguns comentaristas lidam com estes "impeditivos jurídicos"?
    O Wikileaks não "viola correspondência", divulga o que recebe.
    Como alguns comentaristas lidam com a liberdade de informação?!
    (garantida por ex. nos EEUU pela primeira emenda, na Inglaterra, por jurisprudência secular, etc.).
    Como lidar com pensamentos mal fundamentados e construídos?

    El Cid

    … mas edv, você fica exigindo essas coisas pro "Herr Sem Tutano e Sem Neurônio", vou te contar uma coisa: vai dar calo no seu traseiro de tanto ficar sentado ao esperar bom senso do "Herr Sem Tutano e Sem Neurônio" !!

    Klaus

    Estou levantando a bola pro cara responder que o interesse público está acima do interesse particular e vc tá reclamando?

Rivaldo Luiz Tomio

Num mundo perfeito, todas as informações politicas seriam transparentes a população. Isso pode ser realizado via internet, quer os governos queiram ou não. O Wikileaks provou isso.
Que outras tecnologias você acredita que tem potencial para um grande impacto sobre a sociedade global além de sites de transparencia radical (como o Wikileaks) ?

Geloca

Que maravilha, parabéns pela oportunidade de ampliar cada vez mais o acesso a informações obtidas diretamente da fonte!

Klaus

Quais são os critérios do Wikileaks para a divulgação de uma informação?

jofripus

Sr. Assange, por tudo que voce ja leu, viu e ouviu, o que voce tem a dizer a respeito dessa teoria de que existe um grupo de poderosos empresários/governantes, criminoso – diga-se -, que quer implantar o que se conhece como "New World Order" para manter o dominio e o privilégio que tem?

aldo luiz

Citação: "EUA ordenam que Twitter entregue registros de fundador do WikiLeaks
da Reuters, via Leila Jinkings, via VIOMUNDO
O governo americano também pediu informações sobre simpatizantes do site. Dados exigidos incluem os endereços IP usados para acessar o microblog. Um tribunal dos Estados Unidos ordenou que o Twitter entregue informações detalhadas sobre os registros do WikiLeaks e de diversos simpatizantes do site, como parte de investigação criminal sobre o vazamento de documentos confidenciais.
A intimação datada de 14 de dezembro, solicitada pelo Departamento da Justiça dos EUA e publicada pela revista Salon.com, afirma que os registros pedidos ao microblog são parte “relevante de uma investigação criminal em curso”.
O documento ordena que o Twitter forneça informações sobre as contas do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, e de Bradley Manning, um analista de inteligência do Exército norte-americano acusado de vazar os documentos divulgados ao público no ano passado pelo WikiLeaks.
As informações exigidas pelo governo incluem todos os registros de conexão e horários de sessão, os endereços IP usados para acessar o Twitter, endereços de e-mail e residenciais, além de dados de cobrança e detalhes de contas bancárias e cartões de crédito."

Estamos todos vigiados, na Internet, e mesmo fora dela, ninguém escapa disso. O governo dos EUA está à procura de maneiras de incriminar o WikiLeaks e sua equipe depois do início do vazamento de uma série de mais de 250 mil documentos diplomáticos norte-americanos.
"A Internet é o calcanhar de Aquiles da GANG que controla os meios de comunicação de massa, a MIDIOCRACIA IMPERIAL.
Eles gostariam, mas sem fazer alarde é de simplemente fecha-la, ou controlá-la de alguma forma intimidando as pessoas que estão a usá-la para obter a verdadeira notícia (fora da mídia). Uma guerra está sendo travada.
Pergunto: Não seria você, um novo "911, o falso "terrorista" desse providencial "11 de setembro INTERNÉTICO" para justificar o fim da INTERNET LIVRE com o controle ditatorial da rede? Como negaria esta suspeita?

Sou grato.

iwanttoleak

Qual a expectativa de Assange sobre a reacao das pessoas quando os leaks acontecem? Como ele percebe que elas realmente reagem? Qual a opiniao de Assange sobre o comentario do ex-Presidente Lula, em que ele diz que os leaks sao irrelevantes?

trombeta

Encaminho a seguinte pergunta:

Todo o preso político da China tem sido agraciado com o prêmio nobel da paz, ele Assange, sendo preso político dos EUA também não teria direito a ganhar um nobel da paz?

paulom

Wikileaks: General brasileiro assassinado no Haiti

O Jornalista Kim Ives, editor do Haiti Liberté, diz em entrevista ao Democracy Now que, segundo informe de ontem do Wikileaks, o general brasileiro que suicidou no Haiti teria na verdade sido assassinado.
http://www.democracynow.org/2011/1/19/did_baby_do

AMY GOODMAN: And the newest WikiLeaks documents showing the U.S. pressuring Brazil to also prevent Aristide from returning home?

KIM IVES: Exactly. They’ve been pressuring Brazil. And there’s another interesting WikiLeak that came out today, that the Brazilian general in 2006 who supposedly committed suicide in his hotel room—

AMY GOODMAN: Under MINUSTAH, the U.N. forces.

KIM IVES: Of the U.N. forces, MINUSTAH—was that he may in fact have been assassinated. I always felt that was the case, because the picture of his body showed that he had been reading a book, and it’s very rare, to me, that you’d decide to commit suicide while you’re reading a book.

Viqui J. Ayres

Você acha que a Ley de Medios devia ser aprovada no Brasil?

Deixe seu comentário

Leia também