TV

Sobre duas rodas

Tempo de leitura: < 1 min

O Ceará é o campeão nacional de acidentes de moto. De uma série de reportagens para o Jornal da Record.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Elton Ribeiro

Bela reportagem Azenha. Sou do Ceará e conheço bem a realidade do meu estado. Hoje moro no estado do Maranhão e posso afirmar que a realidade aqui não difere da realidade cearense. Existem muitas motos, mas poucos motoqueiros, ou seja, muita gente possui moto, mas poucos são habilitados e ainda outros poucos obedecem as leis de transito. Trágico para essas pessoas, mas ainda muito tragico para o estado brasileiro que deve arcar com o prejuizo.

Douglas

Azenha, escutando a última moça falando do acidente dela e que no interior não podia usar capacete, lembrei de algo. É comum, alguns prefeitos de cidades do interior de estados brasileiros definir que é proibido usar capacete. Aliás, isso já é conhecido dos meios de comunicação. É uma situação sem noção por parte dessas prefeituras aliada a imperícia no trânsito.

renato

AZENHA, voce poderia fazer uma investigação sobre acidentes de motos X Seguros e outros.
Uma pessoa que se acidentou de moto e vai para UTI, atendida pelo seguro DPVAT, dura 72 horas. Por Que?
Para ter certeza da morte cerebral ou porque acaba a cobertura do Seguro.
Ouvi isto numa roda da Radio Peão, e fiquei chocado com relatos, por isto precisa de comprovação..
Outra coisa, nunca vi ou ouvi SEGURO dar errado, isto já é indício de que há algo errado?

renato

Azenha, o cara ficou olhando você e quase bateu na Van, coitadinha das crianças.
Agora é sério isto daí, parece a India, lá pelo menos os caras entendem o caos.

vrigilio

Moro em Fortaleza e posso dizer com conhecimento de causa que não existem órgãos mais ineficientes neste país do que os responsáveis pelo trânsito e meio-ambiente do Ceará… as ruas das cidades são o reflexo perfeito de um povo extremamente individualista e sem respeito algum pelo próximo: campeãs de infrações de trânsito de todos os tipos, até as inimagináveis, todas impunes, além de um grande e nojento lixão a céu-aberto!!! Isso que a reportagem mostra não é nem 10% do que já vi ao vivo neste sertão!!
Fiscalização? Não sei nem a cor do uniforme dos guardas… nunca vi um deles!! Já baratas e ratazanas…

Esse é o brasilzão de verdade!!! Viva a sexta maior economia do mundo minha gente!! Vamos comemorar!!! Teve ministro dizendo que em 20 anos teremos padrão de vida europeu!!!
Esse mundo é uma piada ou não é?

Luiz Aldo

Amigo Azenha,
Assisti à tua reportagem na Record, mas o que me impressionou foi a quantidade de gente que sobe numa moto após beber. Se dirigir automóvel bêbado já é execrável, imagina pilotar uma moto cheio dos gorós!… Existe um problema sério de falta de responsabilidade ali, nãoé mesmo?

rodrigo.aft

Pow, Azenha, q (infelizmente) bela reportagem….

isso comprova o q fico pregando no deserto: a classe política, seguida da (IN)justiça, são o C-Â-N-C-E-R do bRAZIL

e a população, SENDO BUNDONA E OMISSA, é o catalizador dessa malfada e letal mistura.

só pra não esquecer, e tbém já citei isso, é necessário COBRAR, mesmo q na justiça(?), q a parte CULPADA do acidente PAGUE O SEU TRATAMENTO (E DA VÍTIMA) AO SUS (pelo atendimento) E AO INSS (caso de aposentadoria por invalidez da vítima), tenha carta suspensa ou cassada e um processo civil na cabeça do idiota q causou o acidente, para expô-lo como exemplo a NÃO ser seguido.

E ISSO TUDO PRECISA FICAR SENDO MARTELADO O TEMPO TODO PELA MÍDIA… O TEMPO TODO… O TEMPO TODO…

nada paga uma vida, mas tbém nada é feito para valorizá-la… chegamos em um dilema?
.
.

isso é como a história de mal tratar os animais…
BELEZA!!!
concordo plenamente q não se deve mal tratar animais e faço disso minha rotina, mas…

PQ NÃO TEM UMA REPORTAGEM DE RÁDIO OU TV Q CRITIQUE O(A) I-M-B-E-C-I-L Q DEIXA O CACHORRO AMARRADO OU NUM PEDACINHO DE CIMENTADO LATINDO O DIA INTEIRO??? CARACA!!!

PQ NINGUÉM NAS REPORTAGENS, NÃO FALA NADA DO IMBECIL Q DEIXA O CACHORRO LATINDO O DIA INTEIRO (O DIA INTEIRO!!) E GATOS ANDANDO E CAGANDO NA CASA DOS OUTROS????

O Q OS VIZINHOS TEM COM ISSO???

DEPOIS Q ALGUÉM FICA SATURADO COM ESSE INCÔMODO E ACABA COM OS BICHINHOS, VEM UM MONTE DE IGNORANTES FALAR MAL… PQ ESSAS PESSOAS E OS REPÓRTERES NÃO EDUCAM OS DONOS DE BICHOS PARA NÃO FICAR ENCHENDO O SACO DOS OUTROS O DIA INTEIRO????

QUER TER GATO OU CACHORRO EM CASA???
DEIXE-OS DENTRO, D-E-N-T-R-O, DA SUA CASA LATINDO, MIANDO E CAGANDO O DIA INTEIRO…

BELEZA!!!
Q FIQUEM DENTRO, D-E-N-T-R-O, DA CASA DO DONO, JÁ Q ELE GOSTA DE BARULHO E CHEIRO DE COCÔ DE GATO E CACHORRO!!!

novamente, pq os vizinhos tem q aguentar o barulho, gatos andando na casa dos outros e o mal cheiro pq algumas pessoas, com o pretexto de gostarem de animais, os mantém em condições degradantes e INCOMODANDO TODA VIZINHANÇA COM BARULHO, GATOS ANDANDO (fazendo barulho e cagando) NA CASA DOS OUTROS??????

QUER TER 20 (OU 1) GATOS E 20 (OU 1) CACHORROS EM CASA???

ÓTIMO!!!!!!!!!!!!

PONHA TODOS D-E-N-T-R-O DA SUA CASA E NÃO PERTURBE TODA VIZINHA POR CAUSA DE CAPRICHOS FÚTEIS E DETURPADOS.
(quanto aos donos de animais q os tratam corretamente, em condições razoáveis, NÃO INVADINDO casas alheias, nem os incomodando com barulho, não faço a elas essas críticas, certamente.

viu o q eu falo, Azenha e demais colegas?
>>>> a sociedade é em parte culpada por se omitir e acomodar em questões pertinentes ao seu próprio bem estar.

    renato

    Pô Rodrigo, não queria ser o teu vizinho. Você me dá medo.
    Olha, já prendi os meus bichinhos, amigo…amigo…calma…amigo…
    arf..arf..arfff.
    Cerca elétrica neles, para gatos, agora para cachorro eu não sei o que fazer, ou melhor se for cão, pegue uma cadela da rua no cio, e abra o portão do cão, e dê tchau para ele, assim além de faze-lo feliz se verá livre do mesmo…
    Se for cadela, AH meu amigo se for cadela, e o dono da cadela abrir o portão, tchau para você.

patrick

Em Mossoró, cidade de 250 mil habitantes no Rio Grande do Norte, na divisa com o Ceará, o mesmo problema campeia. Principalmente pela associação álcool+direção (seja de carros ou motos). Qual foi a providência do Ministério Público? Propor a inconstitucionalidade da lei seca! (enquanto isso, pessoas vão pra cadeia por furto de pote de manteiga).

Eugênio P. H. Diniz

É possível pilotar a motocicleta com maior segurança?
Parecia uma missão impossível: elaborar propostas para garantir maior segurança aos motociclistas. A pesquisa teve início e, para surpresa nossa, durante dois anos e meio de pesquisa, observando, filmando e ouvindo os motofretistas, eles nos explicaram o que cada um faz para evitar acidentes e tornar a pilotagem mais segura. E aí vão três links com os resultados da nossa pesquisa: http://www.fundacentro.gov.br/dominios/CTN/selecihttp://www.fundacentro.gov.br/dominios/CTN/anexoshttp://hcemmovimento.blogspot.com/
Eugênio P. Hatem Diniz (Pesquisador da Fundacentro; Mestre em Engenharia de produção; Doutorando em Saúde Pública/UFMG) [email protected]
Fernando Augusto Proietti – UFMG

    rodrigo.aft

    Eugênio,

    tbém tive esse tipo de formação, mas esse debate, travado no nível "papo cabeça", não tem resultados efetivos.

    junto com medidas preventivas e educativas, tem de haver uma sensação de responsabilidade q só vem se o cabra souber q o seu vai sobrar na reta, ou seja, se ele souber q vai se ferrar MUITO caso cometa, conscientemente, um acidente; repetindo o q eu disse acima:

    ————————————————————————————————–
    só pra não esquecer, e tbém já citei isso, é necessário COBRAR, mesmo q na justiça(?), q a parte CULPADA do acidente PAGUE O SEU TRATAMENTO (E DA VÍTIMA) AO SUS (pelo atendimento) E AO INSS (caso de aposentadoria por invalidez da vítima), tenha carta suspensa ou cassada e um processo civil na cabeça do idiota q causou o acidente, para expô-lo como exemplo a NÃO ser seguido.

    E ISSO TUDO PRECISA FICAR SENDO MARTELADO O TEMPO TODO PELA MÍDIA… O TEMPO TODO… O TEMPO TODO…
    —————————————————————————————–

    ou seja, a parte da sociedade q cumpre seus DEVERES precisa parar de pagar a conta dos q não estão nem aí com a coisa, e ainda debocham dos q andam certo, tiram o maior sarro dos "certinhos" e "educados".

    chega do governo ser omisso, não implantar campanhas mais objetivas de cidadania, bons modos, responsabilidade… enfim, DEVERES!!!

    na gestão pública, é uma largação, uma conversa intelectualóide sem pé e sem cabeça q não muda significativamente o comportamento médio do cidadão…

    Monteiro Lobato e Mário de Andrade já representaram o brasileiro médio através do "jeca tatú" e "macunaíma", e a intelectualidade achando q se trata apenas de um devaneio literário… é um retrato nu e cru do nosso comportamento médio.

    sem pressão (FORTE) no seu traseiro, o brasileiro médio não está nem aí com esse negócio de regras, responsabilidade, direitos (esse conhece) e DEVERES (esse faz de conta q não existe), educação, cidadania e patriotismo.

    inté!

Deixe seu comentário

Leia também