TV

O metrô de Salvador

Tempo de leitura: < 1 min

De uma série de reportagens para o Jornal da Record.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

João

O caso do metrô de Salvador é “sui generis”, não há comparativo em nenhum lugar do mundo. Se passaram mais de 10 anos, foram consumidos mais de 1 bilhão de reais, o metrô não existe e ninguém foi preso. Qualquer um é capaz de identificar que ali existe uma quadrilha, é crime organizado, com representantes nas construtoras (as maiores construtoras do Brasil estão na Bahia – claro), na prefeitura, na câmara dos vereadores e principalmente no judiciário baiano, que é um poder que presta um desserviço à população baiana. Nem o CNJ conseguiu controlar a máfia do judiciário baiano. Alguma esperança poderia sair das urnas, mas com toda essa bandalheira, o que o soteropolitano fez foi reeleger o pior prefeito do Brasil (segundo pesquisa do Datafolha). Na Bahia, o crime organizado “chegou lá”… tá tudo dominado…

Jaime

Penso que seria muito importante postar também um vídeo acerca do funcionamento de metrôs em outros lugares do mundo, para uma comparação; não precisa ir longe, o de Buenos Aires é um bom exemplo. Nesse quesito é 10 a zero para os hermanos.

Hélio Pereira

Em 1984 eu fui no lançamento da Pedra Fundamental do Metro que iria Ligar Capão Redondo a Estação Santa Cruz do Metro Norte-Sul.
Neste dia estavam presentes Franco Montoro Governador e José Serra,Secretário do Planejamento de SP.
Hoje,passados 27 anos esta linha de Metro não passou do Largo 13 de Maio em Santo Amaro,tendo menos de 9 Km de linha concluídos.
Lamentavelmente,existem denuncias de licitações direcionadas e superfaturadas pela administração Serra,o que levou o Governador Alckmim a acenar com a paralisação desta Obra fundamental pra Santo Amaro.
Nossa situação é esta os Tucanos metem a mão grande no Dinheiro e a População paga o Pato.

José

Claro Azenha, os nossos políticos não andam em ônibus, trêm ou metrô… assim não há interesse em beneficiar os cidadãos e trabalhadores brasileiros. E toda esta situação do transporte acaba influenciando na saúde dos trabalhadores que, depois de um pesado dia de trabalho precisa enfrentar a maratona para encontrar um espaço em ônibus trêm ou metro superlotados…

Marcelo de Matos

O tempo passou na janela e só Carolina não viu, como diz o Chico Buarque. Agora o governo é outro, por sinal, dos bons. Já está tudo sobre carretéis. O UOL noticiou que: "Com vagões já nos trilhos, metrô de Salvador só entra em operação no ano que vem". Resumindo, ou "desenhando": os seis primeiros estarão concluídos no início do ano que vem. Para a Copa de 2014 estarão concluídos 12 quilômetros. É pouco? Sem dúvida, mas, é muito mais do que se fazia nos tempos do PFL, atual DEM.

Bruno

Em tempo: os vários acidentes na construção da Linha 4 – Amarela em São Paulo são fruto de erros crassos de execução – propositais, por motivos de corrupta economia dos consórcios – e são, sem dúvida, culpa de empresas como a Camargo Correa. Quanto ao cartel na licitação da Linha 5 – Lilás, ainda tem muita coisa que não faz sentido, acredito que a Folha – essencialmente anti-governo no Estado de São Paulo – possa ter fraudado o tal vídeo, inclusive fazendo quatro ou cinco vídeos diferentes.

Bruno

Ah, se é a Companhia do Metropolitano de São Paulo que atrasa as obras, né… mas em Salvador pode!

    Julio

    Para de falar bobagem, o cara denunciou com violência o metrô de Salvador e tudo que você traz é esse comentário, pelo amor de Deus, cresce criatura.

Sagarana

Censurado de novo! De novo…

Gerson Carneiro

Tô de mal do Azenhão. Aquele que um dia já foi meu ídolo.

Ele veio aqui na minha terra falar mal do meu povo, da minha gente.
Provavelmente chegou aqui e foi ludibriado por algum inimigo político.

O inauguramento do metrô de Salvador se deu há muito tempo, e com festa!
Coloco esse vídeo aí para desmascarar o engodo mostrado na reportagem do Azenhão.

Da próxima vez que você voltar aqui Azenhão, me procure. Me procure que é pra eu te ensinar como se faz uma reportagem sobre a Bahia, nego. Aqui num é Sun Palo, não. Tenha mais respeitho, cabra.

[youtube Lw7E5fqmi0U http://www.youtube.com/watch?v=Lw7E5fqmi0U youtube]

    Julio

    Para de falar bobagem. Eu sou baiano também, mas esse bairrismo de "minha terra" e "aqui não é São Paulo" não diz nada. A reportagem tá toda certa, é uma vergonha esse metrô, um elefante branco, se o dinheiro que foi aplicado nesse monumento ao nado tivesse melhorado pelo menos os ônibus valeria mais a pena. Ele não falou mal de ninguém, o poeta sim, visionário, disse: Triste Bahia!

    silas32

    Bastaria uma de várias palavras para comentar seu comentário. Mas não vou dizer nenhumadelas. Você já deve estar se sentindo algumas delas, depois de ter assistido o vídeo.

    Hélio Pereira

    É isto ai Gerson.
    Eu ate me assustei com tua afirmação,mas vendo o vídeo,percebi que na realidade você fez uma critica aos Políticos de Plantão,que adoram inaugurar Obras inacabadas perto das eleições e depois somem.
    A Reportagem do Azenha esta perfeita,você também esta de parabéns por este vídeo.

Nathália de Tarso

Perto da minha casa tem uma estação que já está pronta faz quase um ano e nada de metrô rodar. Enquanto isso, os soteropolitanos continuam dependentes dos ônibus cada vez menos seguros, rápidos e confiáveis. Triste Bahia.

Sagarana

O metrô de BH também não avançou um metro sequer durante o governo Lula. Enquanto isso o metrô de Caracas recebeu mundos e fundos do BNDES. Dinheiro do FAT, dinheiro suado do trabalhador brasileiro que é tratado pior do que sardinha. Se não faltou dinheiro faltou vontade política, faltou vergonha na cara…

Paulo V

Em P. Alegre, poderia haver um metrô de superfície. Esse metrô teria sido herança dos bondes. Na década de 70, o prefeito nomeado Telmo Thompson Flores acabou com esse meio de transporte. Alegando que eram barulhentos, que quando faltava luz, parava tudo, que eram ultrapassados(há cidades na europa, que mesmo após a destruição da segunda guerra, não abandonaram o sistema) e que as bitólas dos trilhos eram impróprias, retirou toda a estrutura ferroviária e entregou o sistema para empresas de ônibus.
Como se vê, há muitos exemplos positivos e da importância desse meio de transporte na vida das pessoas comuns, ficando a dúvida se realmente é só a incompetência que norteia as ações administrativas dessa gente.

    Marcelo de Matos

    Esse que tiraram era aquele "trensurb" que ia até Esteio?

Marcos

E o nome dos responsáveis? E os partidos que deixaram as licitações ocorrerem desse jeito???

Juréia

Para que a matéria fique completa, sugiro que publiquem quem eram os responsáveis pela obra, o grau de responsabilidade de cada instância, com nome e partido, sem poupar ninguém, aí pode ser considerada uma denúncia séria visando os interesses da população.

Ivonildo Dourado

O Metrô de Salvador se transformou em um FERRORAMA

baiano revoltado

Ó paí ó, a robalhera da gota ¬¬

Gustavo Pamplona

Uns 10 meses atrás eu tinha falado do metrô de Salvador…. Não lembro em qual artigo eu tinho escrito aquilo até porque como eu sempre comento algo diferente por aqui…

Bom.. eu até tinha falado do "Proteste Já" do CQC (*) que tinha feito matéria semelhante.

[youtube dhOUlBZWDQQ http://www.youtube.com/watch?v=dhOUlBZWDQQ youtube]

[youtube rntbNZ5RINk http://www.youtube.com/watch?v=rntbNZ5RINk youtube]

(*) Sei que muitos de vocês não gostam do programa, mas eu o adoroooo, virei até um "cqcista", mas Infelizmente estão de férias e somente voltam em março.

Deixe seu comentário

Leia também