Vox: Dilma cai dois pontos, 54% a 21%

Tempo de leitura: 2 min

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro da margem de erro. José Serra ficou como estava

Matheus Pichonelli, do IG, em 08.09.2010

Pela primeira vez desde o início do mês, a candidata Dilma Rousseff (PT) oscilou para baixo em uma medição diária do tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial. A petista, que em uma semana subiu de 51% para 56% das intenções de voto, aparece agora com 54%. O principal concorrente, José Serra (PSDB), permanece com 21% das preferências apuradas no dia anterior – ele tinha 25% no dia 1º de setembro, quando o instituto começou a fazer a medição. Com esse resultado, Dilma venceria a eleição logo no primeiro turno.

Marina Silva, do PV, oscilou um ponto percentual para cima e aparece com 9% na medição feita no último dia 7 pelo Vox Populi. O índice dos que não sabem ou não responderam em quem pretende votar em 3 de outubro passou de 10% para 11%, enquanto o total das intenções de voto para outros candidatos soma 2% (era 1% desde o começo da medição). Brancos e nulos permanecem 4%.

Embora dentro da margem de erro (2,2 pontos percentuais), a oscilação nas intenções de voto para Dilma Rousseff acontece no momento em que a coordenação de campanha da petista é acusada, pelos adversários, de participação na ilegal quebra dos sigilos fiscais de pessoas ligadas ao presidenciável José Serra. Uma mudança de tendência, no entanto, só é consolidada após três dias de medição, segundo o diretor-presidente do Vox Populi, João Francisco Meira.

A região em que a ex-ministra da Casa Civil mais perdeu votos, segundo o Vox Populi, é o Sul, onde ela passou de 51% para 46%. Serra oscilou um ponto (de 24% para 25%) no local. Dilma oscilou negativamente também no Sudeste (49% a 48%), no Norte e Centro Oeste (54% a 53%) e Nordeste (70% a 69%).

O  candidato tucano, por sua vez, oscilou um ponto percentual para cima nas regiões Norte e Centro Oeste (está agora com 26%) e Sul (25%). No Nordeste ele passou de 16% para 14% e, no Sudeste, permanece com os mesmos 22% do levantamento anterior.

Na pesquisa espontânea, quando não é apresentada a lista com o nome dos candidatos, Dilma soma hoje 44% das eleições de voto (tinha 45% no tracking anterior). Serra tem 17% e Marina, 6%.

O tracking Vox/Band/iG conta com 2.000 entrevistas, sendo que um quarto dessa amostra é renovada diariamente. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Eli

Em eleição, e principalmente nas pesquisas, não é de se estranhar o sobe e desce… até lá não estranharemos se aparecer o dito empate técnico, já assistimos várias vezes este filme… é esperar!

Renato

Para mim, a eleição da DIlme está consolidada. E em São Paulo. O Segundo Turno irá acontecer.
Mas a minha torcida é Tenha segundo turno para Presidente e a derrota do PT no segundo, e em SP a derrota do PT no primeirto.

    Jussara

    Vais ficar desejando. O povo vai derrotar o PIG

    Miron

    Vai sonhando, mané, zumbi teleguiado.

Marat

Esses dois pontos serão tratados como 20 pelo PIG – rsrsrs

Baixada Carioca

Hurras e vivas no comitê de campanha tucana. Dilma está caindo e o tucano parou de cair. Pronto! Só isso é motivo de comemoração no ninho dos bicudos. Mas Marina também está comemorando. Afinal, voltou a subir (1 ponto). Se ela considerar que essa subida expressiva se deu por conta de suas declarações midiáticas sobre a queda do sigilo fiscal dos brasileiros e brasileiras, vai aumentar a carga de denuncismo.

Tucanos atribuem a fala de LULA como uma forma de conter possíveis quedas da candidata Dilma (Não me lembro se foi o José Roberto de Toledo ou se foi o Merval quem falou algo assim, mas fico com o segundo). É como se batesse um desespero no comitê petista.

É de bom senso esperar as duas próximas trackinagens do Vox-Ig para uma percepção das tendências. Serão 21 dias de grande tormento eleitoral com os tucanos e a velha mídia operando das suas artimanhas golpistas.

Café e Aspirinas

Repito: Tem alguma coisa errada nesta pesquisa, a soma dá 101% !!!

54+21+9+11+2+4 = 101

Tá sobrando voto!!!

Zeza

    João Sérgio

    Aí é a questtão das aproximaçãoes. Suoponha que um candidato tenha 40,7%, outro tenha 31,6% e o terceiro 27,7%

    Nesse caso, os índices serão apresentados como 41%,32% e 28%, totalizando 101%

keko

Sobre as declarações da dona Cureau.

“A menos que apareça alguém dizendo isso (que agiu a mando da candidata ou de sua campanha), o que não aconteceu até agora.”
“Até pode se argumentar que não foi usada (quebra do sigilo) porque realmente nem foi necessário usar.”
Para o bom entendedor: se alguém aparecer e “testemunhar”, aí a história é outra. Difícil não ficar com a impressão de que ela lamenta a falta de elementos para acolher o pedido. Sei não. Depois da indignação do FHC pq nenhum procurador impugnava a candidatura favorecida, a Dra. Cureau volta à cena. Se, bem mais adiante, aparecer essa providencial “testemunha”? Essa não poderia ser a tal “bala de prata”? Parece um roteiro, com tapetão incluído.
Ou o pig vai mostrar alguma vítima da “Dilma terrorista” no JN, ou vai encontrar alguma testemunha para a Dr. Cureau brincar de tentativa de golpe

Café e Aspirinas

Essa conta tá errada…
São 54 da dilma + 21 do serra + 9 da marina + 11 indecisos + 4 brancos e nulos + 2 nos outros candidatos = 101 % !!

Zeza

SérgioFerraz

Hoje o PIG deu destaque para a quebra de sigilo do genro do Zé Pedágio, neste ritmo, amanhã será noticiado a quebra do sigilo do cachorrino de estimação do Zé.
Ou o Brasil acaba com a Globo, ou a Globo acaba com o Brasil !

    FrancoAtirador

    .
    E O PIOR É QUE, NESSE CASO, NÃO HOUVE NENHUMA IRREGULARIDADE.
    FOI ABSOLUTAMENTE UMA MENTIRA DIFAMATÓRIA.
    .

    Miron

    O PIG só não fala da quebra de sigilo de 17 milhões de brasileiros no desgoverno FHC. Eita PIG nojento.

Silvo

Se a Dilma levar e não tiver golpe, essa corja ainda vai ficar por aí enchendo o saco e no futuro vão acabar voltando. As veses eu acho que seria melhor se eles tentassem dar o golpe. Este seria o melhor motivo que teríamos pra exterminar essas cobras de uma vez por todas!!!… e pra sempre!!!!

glauco.

Quem viu todos os programas eleitorais ontem percebe o impacto,o da Dilma foi muito bom com os depoimentos da Dilma e do Lula, o problema foi vacilo da campanha da Dilma e os responsaveis do gov. fed. e da gestão dos equipamentos publicos, dando corda para o Serra que soube explorar a lacuna deixada,o PSDB nitidamente pegou carona na campanha de SP.
O programa da Marina foi bem feito, tinha até umas animações,explicativas como pano de fundo ao estilo de videos de ecologia, sustentabilidade e consumo consciente que circulam no you tube.
o resultado taí, por isso todo o cuidado é pouco.

Wildner Arcanjo

A estratégia agora é dar mais visibilidade para a candidata Marina Silva (viram como ela aparece cada vez mais na TV?). Como o Zé, Ladeira abaixo, não têm capacidade de reverter o quadro, eles estão apostando todas as fichas em tentar levar o pleito para o 2o. turno (uma estratégia bem semelhante ao que fizeram em 2006). Então, ganham mais fôlego (tempo) para tentar qualquer coisa…

    Roberto Locatelli

    É verdade, Wildner. Mas essa estratégia tem um problema: Marina tira votos de Serra, e não de Dilma. Conheço muita gente de direita, classe média metida a besta, que ia votar no Serra. Mas agora que o Serra é, como disse o Nassif, "o candidato que virou pó", declaram voto em Marina.

    Estanislau

    Verdade. Aqui no Sul, todos os "verdes" que conheço são tucanos com vergonha de votar no Serra. Até pela governaora deles…

    Baixada Carioca

    A velha mídia deixou isso claro e tenta usar não apenas Marina, mas também o Plínio. Aquele que se prestar a falar mal do governo ganha a maior fatia de espaço no JN.

    Wildner Arcanjo

    Eu já acho diferente. Levando-se em consideração que quem vota em Dilma, teoricamente, não vota em Serra, e vice-verso. E, levando-se em consideração que, fora a questão que é abordada fortemente por Marina, a questão ecológica (abordada mas pouco desenvolvida), as propostas destas duas candidatas são bastante parecidas. Os eleitores de Dilma e Marina, sobretudo os de classe média, devem ter essa idéia. Esse é o meu ponto de vista.

Omar Streliaev

Paulistas: o momento é de apoiar o Mercadante e livrar SP dessa máfia político midiática instalada. Comprar jornais e revistas para escolas? Faça-me o favor!

Ismar Curi

Não vamos esperar por efeitos, tipo dito pelo colega lá, efeito Francenildo, efeito Lula, isso é salto alto mais do que exagerado, então, não resta outra opção senão o trabalho de militância, que não é só na rede, essa coisa de ficar sentadinho digitando. Tem que vestir a camisa, ou camiseta da Dilma à LUTA….

Juca Paulino

Essa pesquisa me lembra o time de futebol que está perdendo de goleada: 5 X 0. No finalzinho do jogo faz um gol e termina 5 X 1. Eh cá "prá nóis". Que golzinho feio o PiGSDB fez!

HELIO A. PEREIRA

PESSOAL, DEEM UMA ESPIADA NO B LOG DO NASSIF…TEM UMA REPORTAGEM DO SBT DE OUTUBRO DE 2009, FALANDO SOBRE QUEBRA DE SIGILOS DE VARIAS PESSOAS,ENTRE ELAS,,LUILA,SERRA, OS FILHOS DO SERRA, INCLUSIVE O PROPRIO SERRA E ENTREVISTADO PELO SBT.E COM A M AIOR NATURALIDADE ELEDIZ QUE TODA A SUYA FAMILIA TEVE O SIGILO QUEBRADO E PEDE QUE A POLICIA APURE COM RIGOS OS FATOS, POIS A QUADRILHA E DA CAPITAL PÁULISTA..NA REGIAO DA RUA STA, EFIGENIA.. ESSE VIDEO VAI DESMASCAR O SERRA E AMIDIA GOLPISTA..

    TavaresdeMello

    Isso mesmo, Helio. E o link para a reportagem é este: http://www.youtube.com/watch?v=pIKDfaN5K5A&fe

    Este video é um verdadeiro xeque-mate, provando que José Serra e a "midiona" estão explorando uma grande mentira!

fabio nogueira

Alô galera!!!

Pessoal,tomará que seja impressão minha,mas,vamos ficar atentos a essas pesquisas.Faltam 23 dias para as eleiçoes,até lá o PIG pode entra em ação.

Estamos de olho!!!

ADRIANA

ISSO SIGNIFICA QUE O SERRA VIA FICAR NESSE LENGA ….LENGA POR MUITO TEMPO!!

Glecio_Tavares

O programa do Merca esta otimo. Ele se mostra decidido, mas ao mesmo tempo humilde, e vai atingir a população.
Hoje esta falando da saude. Lula apoiando não tem para ninguem. XUXU é do PCC.

malu

Eu ainda não confio que ela leve no primeiro turno. A campanha da imprensa está muito forte, mesmo que as pessoas não acreditem no Serra, elas ainda acreditam no casal PiG. Dá para sentir ao conversar com algumas pessoas, o povo brasileiro está mais politizado, mas ainda é muito crédulo em relação a esses jornalistas vendidos, que acabam plantando dúvidas nas pessoas mais desinformadas e que por preguiça ou por falta de opção só têm como fonte de informação os jornais de tv e rádio, fora as manchetes nas bancas dos lixos impressos. Da nossa imprensa golpista eu espero qualquer coisa, mas qualquer coisa mesmo. A Folha de São Paulo está sendo distribuída gratuitamente nos postos de combustível, a Veja chega de graça nas nossas casas, o JT (do Estadão) é distribuído em ônibus e por aí vai. O que não falta é panfleto anti-Dilma montado pela imprensa, ajudando o Serra esquizofrênico. A melhor ajuda seria psicanalista e zyprexa. Será que ainda não perceberam que o homem é doente?

Glecio_Tavares

Voces ja foram votar no tvoto do twitter? O Merca esta quase empatando com o XUXU la.
http://tvoto.virtualnet.com.br/resultados/6

Geraldo Alckmin – 36,5% (2058 votos)
Aloizio Mercadante – 33,8% (1904 votos)
Paulo Skaf – 9,1% (511 votos)
Paulo Búfalo – 8,9% (504 votos)
Celso Russomanno – 4,3% (245 votos)
Fábio Feldmann – 4,3% (242 votos)
Branco/Nulo – 1,4% (77 votos)
Mancha – 1,3% (73 votos)
Anaí Caproni – 0,3% (17 votos)
Igor Grabois – 0,2% (14 votos)

Roberto

Pode observar e digo sem medo de errar. Todos os dias a materia do Jornal Nacional sobre as eleições quando mostra o Serra poe a tiracolo o Geraldo Alckmin numa verdadeira propaganda indireta.
Eu to cada vez mais convencido que eles estão muito preocupados em perder tbem o Estado de São Paulo.
Insisto aos blogs progressistas que vigiem as pesquisas tbem de governador aqui em São Paulo pq se puderem vão sacanear.

    Marcos Neves

    Que bom, assim ajuda a diminuir os votos do Geraldo…

    Baixada Carioca

    Também penso assim. Quem sabe lincando o Xuxu ao Tucano mentiroso, garantem o segundo turno em São Paulo?

Jarmil

Agora são 20:05 e a chamada da capa ainda não foi corrigida: continua aparecendo Dilma 54% e Serra 22%.

    Conceição Lemes

    Jarmil e Franco Atirador, há uma defasagem de tempo entre a correção e o aparecimento dela na capa. Depende do instante em que é feita. Não me perguntem por quê (rs). É tarefa para o super Leandro Guedes, nossa fera digital. Obrigada. Abs

Franco Atirador

.
A sondagem espontânea é o melhor parâmetro para uma avaliação mais precisa de tendência.

Assim, na ESPONTÂNEA:

DILMA voltou para o patamar que estava anteontem,segunda-feira, 06/09: 44%.

Os índices de Serra (17%) e Marina (6%) se mantiveram inalterados, em relação à segunda-feira.
.
Hoje, houve apenas uma pequena mobilidade de indecisos.
.
Por isto, hoje, na estimulada, 2% de indecisos, que estavam com o PT, migraram para o PV e 1% para outros partidos.
Enquanto que PSDB/DEM permaneceu, na média, com 21%.
.
O dado mais importante é que a rejeição ao Serrra continua altíssima. Se ele já não cai mais no ritmo que vinha caindo, também não sobe mais.
.
E, se a campanha continuar assim, Marina ultrapassa Serra.
.
Porém, Dilma já tem votos consolidados suficientes para vencer no 1º turno. Basta manter o patamar.
.
De qualquer forma, entendo que Dilma e Lula devem percorrer novamente o Norte/Centro-Oeste e o Sul, já que a alteração maior, embora irrelevante, se deu nessas Regiões.

M.A.P

Prezado jornalista
E a eleição em São Paulo?
Parece que foi abduzida.

    Glecio_Tavares

    O PiG esta usando São Paulo como um bunker, Precisamos conversar com estranhos na rua para espalhar a boa nova. temos chance no segundo turno. Quem vota na Dilma vai votar no Merca.

IV Avatar

Dilma tem grande capacidade de recuperação

eduardo ayrton

ei galera nao da para brigar com dados. A DILMA caiu 2 pontos e ai o PT e os aliados vao responder como a toda essa pressão da midia??? Para mim ela caiu pouco depois dessa exposiçao negativa toda…nao pode deixar essa tendencia se estabelecer…mas ta dificil contra argumentar o caso da receita com uma novidade a cada dia.

    Glecio_Tavares

    Tem que continuar mostrando que os dados não vazaram, foram vazados da receita e escondidos. Não vi as declarações de nenhum deles em nenhum veiculo da midia ou internet. Apenas a folha esta envolvida. O PT precisaria falar isso claramente, pois quem sabe de quem recebeu os dados do EJ é a folha.

    Baixada Carioca

    Veem como faz falta uma mídia que seja pelo menos honesta? Se fosse tucana, mas dissesse lá que a coisa é antiga, que nos tempos de FHC os dados eram vendidos nas esquinas de São Paulo, já seria suficiente pra acabar com a celeuma.

Mauro

Sul esquisito ! Vão querer o PSDB que os meteu nesse vexame Yeda Crusius Credus

    Glecio_Tavares

    Tarso esta ganhando no Sul.

Ronaldo Caetano

Se nem com esse flagrante desrespeito ao Horário Eleitoral gratuito (Serra consegue grátis, todas as noites, valiosos minutos no JN) o cara consegue crescer, é porque é muito ruim de serviço.

A boa notícia para Dilma é que, parece, Serra esgotou – com o genro hoje – o estoque de parentes a serem desfilados, um por dia, na mídia golpista. Só espero que esgotado o veio familiar, não venham também com os pets, da Folha pode-se esperar tudo, até uma manchete dessas:

"Gato siamês albino da filha de Serra tem sigilo violado"

    Glecio_Tavares

    Pergunto na rua e as pessoas me dizem: ora o que será que eles tem para esconder? O povo esta ficando curioso em saber o conteudo, portanto ja perceberam que o vazamento não rolou de verdade.

Francisco Mattos

Azenha,
Faça a correção da manchete: Dilma 54 x Serra 21

    Conceição Lemes

    Francisco, já corrigido. obrigada. abs

    Franco Atirador

    .
    Na página de abertura, continua 22.
    .

    Conceição Lemes

    Franco Atirador, por favor, veja a resposta que eu postei pro Jarmil. É pra vc também. Obrigada. Abs

    Glecio_Tavares

    Conceição na chamada da pagina inicial ainda esta errado. beijo.

    Conceição Lemes

    Onde, Glécio? abs.

    Mirabeau Bainy Leal

    Perdão à intromissão, mas a página inicial continua apresentando 54%x22%.
    Um abraço

    Conceição Lemes

    Mirabeau, por favor, veja de novo (rs). Abs

    Mirabeau Bainy Leal

    .
    Sra/Srta. Conceição:

    Com o devido perdão, novamente pela impertinência, mas o link continua com 22: http://www.viomundo.com.br/politica/vox-dilma-cai
    Se fosse o Plínio ou o Zé Maria até nem me importaria, mas o Zé Mané !?!
    Aí não não dá pra aturar !
    Pelo amor de deus, não basta o globope e o datafraude aumentando os pontos dele !?!
    Falando nisso, confesso que não me agrada falar em coisas desagradáveis,
    mas diante das últimas atitudes suicidas do barãozinho do folheto paulista, que mais parece o piloto de um dos aviões que atingiu as torres gêmeas do WTC, desde já, alerto:
    Preparem-se psicologicamente para o 11 DE SETEMBRO:
    É o dia do datafrias.
    .
    Um abraço libertário
    .

    Mirabeau Bainy Leal

    .
    VALEU, CONCEIÇÃO !
    VALEU, LEANDRO !
    .
    Aproveitando a oportunidade, gostaria que me esclarecessem uma dúvida:
    A maioria das vezes em que eu abro as páginas com os artigos do Viomundo, em vez de aparecer os comentários, aparece a seguinte mensagem:
    "This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough."
    Não sei se o problema é no meu computador.
    Poderiam me esclarecer?
    Um abraço,

ruypenalva

Esse 54 de Dilma é só gozação com Serra, note que 54 é 45 de trás pra frente. Dilma tá de gozação, é o chamado drible da vaca em Serra. Vai Serra faz um 21, é mais barato cabeção.

O_Brasileiro

Serra voltou a fazer campanha, e amenizou os ataques. É esperado que pare de cair.
Há eleitores que querem votar em Serra para não votar no PT, mas não conseguem votar no Serra porque ele é o Serra. Um pouco de campanha faz efeito sobre essa gente!
O preconceito contra o PT diminuiu bastante após quase 8 anos de governo, mas ainda há quem não mude. Isso é normal, uma parcela da população tem grande dificuldade de mudar, de assimilar o novo!
Também há o efeito Francenildo e o efeito Lula.
Lula iniciou ontem no horário eleitoral a "vacinação" da campanha da Dilma, alertando a população que pode vir baixaria por ai, e se colocou no papel de vítima disso! Talvez tenha, por isso, perdido uns pontos no Sul e no Sudeste, mas isso vai ser importante para se defender dos ataques, que tem se tornado mais intensos nos últimos dias.
Até agora, o PT tem a situação sob controle.

    Glecio_Tavares

    Todos os programas eleitorais do Al ck min falam do Merca. Acho que ele esta ficando com medo. As pesquisas devem estar custando o olho da cara. Quem vota Dilma vai votar no xuxu? Acho dificil. Agora com o Serra aparecendo no programa dele a queda é anunciada. Quanto tiro no pé.

sergio

54 a 21 é goleada do mesmo jeito.

    Glecio_Tavares

    Nunca antes na historia de SP, acabo de ouvir isso no programa do XUXU, ele esta apelando mesmo. hahahahahaha

@Waender

Caiu dentro da margem de erro!
Serra está praticamente derrotado.

Emilio_Matos

54 x 21, não 22…

Lucia Barreto

AZENHA!!!
Boa noite. A manchete dá 54X22 e está diferente do texto que dá 54X21.
É possivel corrigir

abraços

    Conceição Lemes

    Lucia, corrigido. Obrigada. abs

duducoutinho

Se for a cada 4 dias a renovação. Entao tem um aumento.
Dilma tinha 53% e Serra 24%
Atualizado após 4 dias, fica 54% x 21%

duducoutinho

21% nao 22%
Dificil saber onde começa o levantamento de 2000 entrevistas. Pra se ter uma ideia de como realmente está a pesquisa

    Conceição Lemes

    Dudu, corrigido. Obrigada. abs

Hugo Albuquerque

Azenha: 54 x 21, Serra não cresceu coisa nenhuma.

Lucio

Não sei quanto aos analistas mas para mim perfeitamente normal. Excelente resultado se consideramos que Serra conta com um "apoio" de peso em sua campanha. Certamente os analistas que fazem parte desse "apoio" extra que Serra tem recebido não levarão em conta esse fator.Até porque se o fizessem teriam que encarar que seu "poder" já não é mais o mesmo.

    Vera Pereira

    Lembrar que a pesquisa pegou o feriado e o fim de semana.

    Baixada Carioca

    Você quer dizer o quê? Que a pesquisa foi em casas de veraneio ou que a queda pode ser maior, considerando que foi para quem ficou em suas humildes casas e, nesse caso, a massa mais pobre? Uma oração que pode nos remeter a muitas leituras.

Deixe seu comentário

Leia também