50% dos entrevistados dizem que Moro trata Lula de forma mais dura que outros acusados; ex-presidente tem 41% das intenções de voto; veja íntegra

Tempo de leitura: 7 min
Foto Ricardo Stuckert

Ricardo Stuckert

CUT/Vox: Lula é o melhor presidente que o País já teve e o mais perseguido

Para 48% dos brasileiros, Lula é o melhor presidente da história. Outros 53% acham que prisão e condenação de Lula foram políticas

Tatiana Melim, CUT

Ao contrário do que os opositores e perseguidores de Lula tanto desejaram desde a prisão política no dia 7 de abril deste ano, o ex-presidente mais popular do Brasil, além de liderar todas as pesquisas de intenção de voto, é considerado o melhor presidente que este País já teve e também a liderança política mais perseguida por setores do Judiciário brasileiro.

A maioria dos brasileiros acredita que a condenação e a prisão de Lula foram políticas e não um processo jurídico normal.

Os dados revelados pela pesquisa Vox Populi/CUT, realizada entre os dias 18 e 20 de julho, em 121 municípios, mostram, ainda, que as pessoas acreditam que a vida melhorou nos 13 anos de governo do PT.

Lula, o melhor presidente

Segundo a pesquisa, aumentou para 48% o percentual de pessoas que acham Lula o melhor presidente que o Brasil já teve.

Em maio, 46% dos entrevistados tinham essa opinião.

O segundo colocado, o ex-presidente FHC, continua bem distante da preferência da maioria dos brasileiros com apenas 8%.

Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, o povo brasileiro não esquece o que o Lula fez pelo Brasil e começa a perceber que tentam criminalizar o ex-presidente justamente para impedir sua candidatura nas eleições deste ano, porque sabem que ele ganha disparado de todos os outros adversários.

“Parte do Poder Judiciário, da mídia e do parlamento ainda não engoliu o fato de que o melhor presidente do Brasil, na opinião do povo brasileiro, foi um metalúrgico, sem diploma, que fez muito mais pelo povo do que qualquer outro governo”, diz o presidente da CUT.

Lula é perseguido

Após as manobras políticas e jurídicas do juiz Sérgio Moro – que estava de férias – e dos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para manter Lula preso, mesmo depois da determinação do desembargador Rogerio Favreto, que mandou soltar o ex-presidente em três despachos seguidos, aumentou de 45% para 50% o percentual de entrevistados que acham que Moro e outros juízes tratam Lula de maneira mais dura.

Já o percentual dos que acham que Lula é tratado com o mesmo rigor que políticos como Michel Temer (MDB) e Aécio Neves (PSDB) caiu de 39% para 35%.

A pesquisa Vox Populi/CUT mostra, ainda, que passou de 52% para 53% o percentual dos que concordam com a afirmação de que a condenação e a prisão de Lula foram políticas, pois muita gente não gosta dele.

Já o número dos que concordam que o processo foi normal, sem misturar com política, ficou estável em 33%.

Maioria gosta de Lula

Quando perguntados se gostam ou não de Lula, 49% dos entrevistados pela CUT/Vox Populi disseram gostar do ex-presidente.

Esse percentual era de 46% em maio.

Os que não gostam e nem desgostam registrou 27% e o percentual dos que dizem não gostar caiu de 24% para 21%.

A vida melhorou com o PT

Assim como a maioria dos entrevistados acredita que Lula foi o melhor presidente que o Brasil já teve, o percentual dos que afirma que a vida melhorou nos 13 anos de governo do PT também é o maior.

Aumentou de 52% para 55% esse entendimento entre maio e julho deste ano.

Já o percentual dos que diziam que a vida piorou caiu de 16% em maio para 12% agora.

Os que responderam que não melhorou nem piorou ficou estável em 30%.

A pesquisa CUT/Vox Populi foi realizada com brasileiros de mais de 16 anos, residentes em áreas urbanas e rurais, de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior, de todos os estratos socioeconômicos.

Foram ouvidas 2000 pessoas, em entrevistas feitas em 121 municípios. Estratificação por cotas de sexo, idade, escolaridade e renda.

A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

CUT/Vox: com 41% das intenções de votos, Lula continua imbatível

Se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Lula venceria no primeiro turno com mais votos do que a soma de todos os adversários pesquisados. Nas simulações de segundo turno, Lula derrotaria qualquer um

Mesmo mantido como preso político há mais de 100 dias na sede da Polícia Federal, em Curitiba, e atacado ferozmente por setores do Judiciário e da mídia, o ex-presidente Lula continua imbatível e seria eleito no primeiro turno se as eleições fossem hoje, de acordo com pesquisa CUT/Vox Populi, realizada entre os dias 18 e 20 de julho.

Ao contrário do que os opositores sonharam, Lula segue na liderança e nem mesmo as manobras políticas e jurídicas para mantê-lo preso abalaram as intenções de votos no ex-presidente.

É o que comprovou a pesquisa, inclusive nas simulações de segundo turno, onde Lula também derrotaria qualquer adversário por ampla margem de votos.

Pesquisa estimulada

No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, as intenções de voto em Lula aumentaram para 41% contra 39% registrado em maio.

Já a soma de todos os outros adversários alcançou 29%, segundo a pesquisa CUT/Vox Populi, divulgada nesta quinta-feira (26).

No segundo lugar, com praticamente um terço das intenções de votos de Lula, está o deputado Jair Bolsonaro (PSL), que se manteve com 12%; seguido por Ciro Gomes (PDT), que alcançou 5%.

Marina Silva (Rede) caiu de 6% para 4%, empatando com Geraldo Alckmin (PSDB), que também registrou apenas 4%.

Manuela D’Ávila (PC do B) e Álvaro Dias (Podemos) têm cada um 1% das intenções de votos.

Os entrevistados que disseram que irão votar em outros candidatos atingiu 2%.

O percentual dos que não vão votar em ninguém, brancos e nulos totalizou 18% e não sabem ou não responderam, 12%.

Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, Lula segue na liderança de todas as pesquisas eleitorais porque os brasileiros sentem saudade de seu governo e não esquecem como a vida era melhor quando ele era presidente do Brasil.

O ex-presidente Lula, lembra Vagner, fez a economia crescer e ainda distribuiu renda, gerou mais de 20 milhões de empregos sem alterar uma vírgula a CLT, tirou milhões de brasileiros da fome e da miséria e proporcionou a maior inclusão social e educacional da história, com a ampliação do acesso de milhões de brasileiros e brasileiras às universidades.

“Com o golpe, praticamente 80 mil alunos deixaram de ingressar no ensino superior privado neste ano por causa da crise. Já são quase 14 milhões de desempregados, fora os mais de 27 milhões de subempregados, que poderiam estar trabalhando, mas não há vaga no mercado de trabalho”, critica Vagner, ao destacar que as pessoas voltaram a passar fome no País e milhares de famílias estão endividadas e sem esperança.

“O povo sabe que a vida era melhor com Lula e tem a consciência de que ele é o mais preparado para tirar o Brasil da crise provocada por Temer e seus aliados golpistas, por isso ele é continua sendo o preferido pelo povo.”

Nordeste inteiro está com Lula

No Nordeste, a saudade de Lula é ainda maior e ele continua sendo imbatível e o mais querido pelo povo da Região.

O ex-presidente tem 58% das intenções de votos entre os nordestinos contra os 8% alcançado por Ciro, seguido por Bolsonaro, com 7%. Alckmin aparece com 3% e Marina caiu de 6% para 2%.

Os demais não pontuaram.

Aumentam as intenções de votos no Sul

No Sul, aumentou de 31% para 34% as intenções de voto em Lula.

Em segundo lugar aparece Bolsonaro, com 19%, seguido por Álvaro Dias, que caiu de 10% para 5%, empatando com Ciro Gomes (5%).

Marina e Alckmin também aparecem empatados com 4% cada.

Manuela tem 1% e outros 4%.

No Sudeste, Lula tem 33% das intenções de voto contra 12% de Bolsonaro.

O candidato tucano, Geraldo Alckmin, apesar de governar São Paulo por quase 14 anos, aparece com apenas 6% das intenções de votos na Região.

Marina tem 4%; Ciro 2%; Manuela e Álvaro Dias 1% cada; e outros 3%.

O percentual dos que não vão votar em ninguém, brancos e nulos atingiu o maior índice no Sudeste, sendo a opção de 25% dos entrevistados.

Centro-Oeste também está com Lula

No Centro-Oeste e Norte, Lula também é o preferido pelo eleitorado e tem 39% das intenções de votos.

Em segundo lugar aparece Bolsonaro com 17%, seguido por Marina (8%); Ciro (6%); Alckmin (2%); Álvaro Dias (1%); e outros (1%).

Cenário espontâneo

Na pesquisa espontânea, Lula também está bem na frente dos demais candidatos.

O ex-presidente passou de 34% para 37% das intenções de votos. Bolsonaro se manteve em segundo lugar, com 10%; Ciro tem 3%; Alckmin caiu de 3% para 2% e segue empatado com Marina Silva (2%) e com o ex-presidente FHC, citado por 2% dos entrevistados.

Joaquim Barbosa, Sergio Moro, Aécio Neves, Eduardo Jorge e Álvaro Dias aparecem com 1% das intenções de voto cada.

Os que disseram que vão votar em outros candidatos alcançaram 3%.

Ninguém, brancos e nulos 18% e não sabem ou não responderam 18%.

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, Lula derrotaria todos os adversários com tranquilidade.

O ex-presidente tem 50% das intenções de votos contra 16% de Bolsonaro (em maio Lula tinha 47% e Bolsonaro 16%).

Lula também ganharia com folga da candidata da Rede com 50% dos votos contra 12% de Marina (em maio o placar era de 45% contra 14%).

Contra Ciro, o resultado é semelhante. Lula tem 50% das intenções de voto e o candidato do PDT tem 11%.

Já quando o adversário é Alckmin, o ex-presidente Lula passa dos 50% para 52% das intenções de votos contra apenas 10% do candidato tucano (em maio, Lula tinha 47% contra 11% de Alckmin).

A pesquisa CUT/Vox Populi foi realizada com brasileiros de mais de 16 anos, residentes em áreas urbanas e rurais, de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior, de todos os estratos socioeconômicos.

Foram ouvidas 2000 pessoas, em entrevistas feitas em 121 municípios.

Estratificação por cotas de sexo, idade, escolaridade e renda.

A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Gilberto Reinert

Pesquisa feita pela CUT, claro que ele vai ter alto percentual. Kkkkkkk

Jota Santos

Foi só cortarem as asas do MBL já apareceram mais reaças por aqui, deve ser um remanejamento de MAV’s intermitentes. Carry on Trolls o Kim precisa de vocês.

Djonathan

Quanto mais eu leio, mais eu vejo o desespero de vcs, kkkkkkkk, é por isso q o PT na assinou o acordo do TSE pra acabar com as fake news, pq vcs são essa fake news, só postam mentiras, baboseiras, o desespero está tão alto em vcs q nem um tipo de pingo de vergonha na cara vcs tem mais, Lula preso, Lula condenado de novo, Lula morto na cadeia de velho, vai acabar a área de vcs corja maldita q se infiltrou no nosso país, seus vermes malditos, já perderam centenas de prefeituras na última eleição, agora vão perder centenas de deputados estaduais, federais, senadores, governadores e nunca mais iram ter um presidente petista, façam um favor para toda sociedade brasileira, se matem…….um grande abraço.

João Lourenço

Tatiana vou te falar uma coisa pois vc deve ser nova na coisa ou deve ser uma estagiária .Conheço Marquinhos Coimbra pra mais de trinta anos de campanhas eleitorais .Desculpe tá ,mas sei como ele funciona e por que Lula na pesquisa paga pela CUT Lula está em 1º lugar .Vou te adiantar uma chave de segurança em relação ao Lula ,o máximo que ele poderá conseguir será uma prisão domiciliar e por pouco tempo .Lula nunca mais voltará a um cargo público e nem vivo estará .Abraços e comemore o que seus patrões encomendaram a Vox Populi .Eu estou tranquilo em relação ao preso e a grande derrota que vem aí para o PT .Em 2019 o PT será partido nanico e poucos que conseguirem se elegerem serão considerados o baixo clero.A CUT ,bem acho que vc já está percebendo que está desaparecendo e o gordinho viajante do Vagner vai ter de procurar um empreguinho .

AAm1945

1) Lula não vai ser solto por graça da “sociedade civil”.
2) o TSE vai julga-, lo inelegivel.
3) o PT o zé das couves podem entrar com os recuros cabiveis , incabiveis , exdrúxulos e o que mais queiserem considerar que:
1) O Lula não vai ser solto por graça de quem quer que seja.
2) a candidatura Lula não ser aceita no TSE, TRT,TRF,TJT, TJE, no Globo , na Globonew, na Record que também é uma merda.e
Por ultimo, que se danem as opiniões do “professor” Wanderley.
Ele que se candidate e ou então se quaifique com a própria historia para ser candidato com um senado hostil, um sistema judicial de direita e um sistema falido como este e fazer ” boas coisitas “

Deixe seu comentário

Leia também