Um post para você fazer denúncias no domingo eleitoral

Tempo de leitura: < 1 min

Caros leitores, estou repassando a vocês o trabalho de acompanhar o dia 3 de outubro em todos os cantos do Brasil.

Mandem fotos, vídeos, testemunhos do dia de votação.

E, se for o caso, denunciem aqui as irregularidades.

Esse post está aberto desde já a comentários e ficará aberto durante todo o domingo.

Um aviso, que se faz necessário: não existe voto de legenda para senador. Leve a cola com o número de seus candidatos.

Bom voto!


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fábio Venâncio

Aqui na minha pequena cidade logo pela manhã me deparei com um vereador do psdb ,com uma combi de campanha ,me perguntando se eu já tinha colinha .
Também me deparei com uma enorme quantidade de santinhos na rua ,uma sujeira ,e quase na totalidade tudo do psdb.
Outra coisa que me chamou a atenção foi que muitas pessoas ainda não sabiam em quem votar.

Patrícia Chaves

Azenha, na cidade de Samambaia-DF, até onde pude acompanhar, na maioria das urnas, a ordem de votação para o Senado, não era aquela anunciada na mídia, em sequência. O resultado é que para o Senado, a quantidade de votos nulos e brancos, é conferir no sitio do TSE, deu mais de 25% dos votos válidos. A quem interessava essa confusão na mente de pessoas simples de Samambaia, que é curral eleitoral do clã Roriz há mais de uma década? Será que essa confusão na hora de mostrar a cara dos candidatos ao Senado poderia beneficiar a candidatura do "Dantista" e rorizista Fraga? Como explicar tal confusão nos votos para o senado?

Rodrigo Ferrari

Minha denúncia é contra as pesquisas eleitorais, que só confundem os eleitores.

Tiago

Em Belo Horizonte, na 39ª Zona Eleitoral, Seção327 (Escola Estadual Francisca Malheiros), fui votar por volta das 16:00 horas, quando descobri que alguém já tinha votado usando meu nome. Suspeitei de fraude eleitoral e logo procurei a dupla da polícia militar (que estava no local) para fazer uma ocorrência.
Os policiais negaram fazer a ocorrência e, o presidente da seção orientou a votar usando o nome de outra pessoa.
Fui desrespeitado no meu direito, se esta onda estiver em todo o estado, o TREMG e a PMMG terão muito o que explicar.
Quero deixar registrada aqui a denúncia que a PMMG de Aécio se recusou a fazer.

Carlos Noel Mazia

O blog do Edson Lima (Maringá-PR) noticiou que Zeca Dirceu foi preso em Campo Mourão-PR, acusado de fazer boca de urna. O delegado Aparecido Jocovós, o prendeu, tem pretenções de seguir carreira politica. Tem coisa neste episódio. Para mim é perseguição

Ricardo Mignone

Se isso aqui não é campanha eleitoral explícita contra Dilma não sei mais de nada! Absurdo!
http://www1.folha.uol.com.br/poder/808696-se-dilm

    priscila presotto

    Ricardo,a Flha e Uol é a mm coisa,tudo o que vem dela é promíscuo.

Razek Seravhat

No Cariri Cearense, Terras do Caldeirão, do inesquecível Beato José Lourenço, a Polícia Federal fechou todos os comitês eleitorais no Juazeiro do Norte, em compensação, em Barbalha, O transporte de eleitor era uma festa… Parecia tempo de quermesse. Lamentável…

Ternura Sempre!

Alberto

Uma coisa que me deixou muito triste aqui em Brasilia/Sobradinho foi não ver a militância nas ruas.

Sergio Antiqueira

Aqui em Sao Paulo uma senhora evangélica me disse ter mudado seu voto de Dilma para Marina porque lhe contaram que Dilma disse poder mais que Jesus Cristo. Espero não ser um fenômeno superior ao que apareceu nas pesquisas. A Marina teve a cara de pau de publicar isso no seu blog. Depois retirou.

Sergio Antiqueira

Aqui em Sao Paulo uma senhora evangélica me disse ter mudado seu voto de Dilma para Marina porque lhe contaram que Dilma disse poder mais que Jesus Cristo. Espero não ser um fenômeno superior ao que apareceu nas pesquisas. A Marina teve a cara de pau de publicar isso no seu blog. Depois retirou. http://brasilnovaera.blogspot.com/2010/10/marina-

F.Silva

Êita povinho manipulável!A ignorância se vê tbém entre pessoas de alto nível de escolaridade que não conseguem se desvencilhar da Lei de Gerson.O país melhora em todos os sentidos,há o reconhecimento internacional de que o Brasil econômicamente vem prosperando com elevadíssimos índices.Houve uma considerável melhora do padrão de vida de seu povo mais pobre.Ricos faturam como nunca.Mas eles continuam a ladrar que a coisa tá ruim.A velha mania de chorar de barriga cheia vem dessa hipocrisia reinante nas classes mais elevadas da sociedade.

Junior Rocha

Vi na Avenida Brasil altura de Irajá, propaganda irregular do candidato Vilson Balthar 2855. Onde é colocado e fixado nos postes centrais da via( o que é proibido).

Celso Silva

Nunca vi tanta baixaria e fofoca contra a Dilma. É terrorista prá cá, terrorista pra lá. Aqui nesse sul maravilha que tanto se intitula região de primeiro mundo, de povo instruido. Estou torcendo para que a Dilma ganhe no primeiro turno por que se não vai ser dose. Eita povo manipulavel..

Eduardo

Cadê a CartaCapital deste final de semana??? Alguém sabe de alguma coisa??? Rumores …, parece que foi censurada pois havia "propaganda negativa sobre o Serra" …, se for isso, nossa, estamos de volta com a Ditadura, ou como a FSP diz, a "Ditabranda" …, se for verdade, VERGONHA!!!

    Conceição Lemes

    Eduardo, ela sairá na segunda-feira. A informação está no site da própria Carta Capital. abs

    Jeanette

    A Carta Capital só está esperando mais um pouquinho, para poder estampar a foto da Dilma presidente.

Jorge Nunes

Aqui no Rio ouvi no ônibus que a Dilma vai acabar com os evangélicos. Estão espalhando este boato para o público mais humilde daqui.

Christian Schulz

Recebi a seguinte sms:

"Amigo(a), Conto com seu voto de confianca!
Para Dep Estadual 43399
GENARIO NASCIMENTO"

Nunca ouvi falar desse cara. Na net não tem nada sobre ele. E, no entanto, ele tem meu celular.

Pode isso, Dra. Cural e Candidato Pamonha?

Amauri

Na zona eleitoral 244 ,seção 12 ,no Rio de Janeiro(Colégio Estadual Dr Albert Sabin,Rua Tenente Santoro s/n-Campo Grande)uma pessoa de minha família não conseguiu votar para Presidente.A urna finalizou depois do voto para Governador.
Vamos ficar de olho vivo nesta apuração.

Wandro Clementino

Aqui em Cubatão/SP peguei em dois locais de votações diferentes BOCA DE URNA do SERRA e financiada por uma candidato a Deputado Federal do partido dele, que foi assessor na Sabesp, MEC e outros adm do PSDB … Agora de onde vem esse dinheiro ??? Já q ele não pode declarar essa grana ?

Não VOTE SERRA / GERALDO / RAUL CHRISTIANO !!!

PSDB faz mal ao Brasil e São Paulo !!!

Marcia Oliveira

Aqui em Salvador, na fila para votação, uma senhora disse-me que votaria em Serra porque Dilma teria afirmado: 'NEM CRISTO ME TIRA ESSA ELEIÇÃO".

O PIG e dona Marinablábláblá vão quebrar a cara.

gloria Lafetá

band hj as 13.05 muito tempo na tela mostrando o ze pedagio e a mae da veroncia e mais uns fazendo o numero 45 com as maos. Isso pode? boca de urna literalmente? e o homem posava, posava..e filmagem e fotogrados nele com o 45..dona cureau ,isso pode? justiça eleitoral isso pode as 13 hs?? e nada do mesario intervir! procuirem gravaçao e vejam o absurdo..revoltei com mais essa.

Marcia Oliveira

Aqui em Salvador, na fila para votação, uma senhora disse-me que votaria em Serra porque Dilma teria afirmado: 'NEM CRISTO ME TIRA ESSA ELEIÇÃO".

Tentei convencê-la que era uma propaganda mentirosa, etc, mas não deu.

Frederico dOliveira

Minha seção eleitoral funciona numa escola municipal do bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. O bairro tem uma grande população de idosos, entre os quais estão os que já não andam ou, por outra razão, são cadeirantes. Quando saía da escola, presenciei um embrolho em que uma senhora reclamava providências para que o seu marido, cadeirante, votasse na sua seção, no primeiro andar do prédio, sem elevador.

Penso que os nossos dados eleitorais não contenham informações sobre porte de necessidades especiais, dificuldade de locomoção, etc, e que a equipe escalada para trabalhar nas eleições não tenha tido qualquer orientação sobre como proceder nesses casos. O secretário que tentava resolver o problema até parecia empenhado, mas, visivelmente, não sabia como proceder.

Fica este registro. Ah… Dilma – 13!

Abraço.

Pedro Camargo

Azenha, também estranhei as campanhas do Supremo Tribunal Eleitoral na televisão, constantes, informando sobre a decisão dos documentos para votação.

O texto foi escrito na negativa, o que me pareceu confundir mais do que ajudar.

Dizia: o eleitor "não será impedido de votar com o documento oficial com foto", ao invés de dizer, de forma direta, "para votar basta trazer um documento com foto".

Pode parecer insignificante, mas para a maioria da população isto pode causar transtornos na hora de exercer a democracia.

Pedro Miguel Camargo

Azenha, estrenhei que na minha seção eleitoral, número 314 (Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Rebolo, São Paulo, SP), da 408 zona eleitoral, não cobraram documentos com fotos. Com apenas o título de eleitor, minha mãe e eu votamos sem sermos questionados.

Perguntei ao mesário como um eleitor sem título votaria? Ele me respondeu que, nesse caso, o RG serviria.

priscila presotto

Gente,

Indio da Costa:Se Dima ganhar ,quem governará será José Dirceu,

FHC:Dilma é um fantoche!

Fora psdb para sempre!

Tânia

Aqui em Bauru tudo transcorre em um clima de tranquilidade, onde eu voto num colégio no bairro Bela Vista, que voce deve conhecer muito bem, estava muito calmo as pessoas votando até que com uma certa rapidez e sem maiores complicações, nada de boca de urna por lá e ao que parece vai dar Presidente Dilma e Governador Alckimin, apesar do meu voto ser Mercadante. A cidade está mesmo em clima de eleições mas sem problemas maiores até agora, ainda temos 04 horas pela frente.

priscila presotto

O mesário me disse :Tem que haver segundo turno,respondi:

-Se Deus quiser ….Não!

Ricardo T. Sa Teles

Entrei na sala de votação e achei CURIOSO que o cartório eleitoral utilizou um adesivo AZUL para destacas o presidente da secao, um adesivo VERMELHO para o mesário e um adesivo VERDE para o secretário… O TRE deveria coibir propaganda e nao induzi-la!!!!!

    Manuel

    Sempre foi assim, cor e formato, desde antes de 2000.

Pedro

Só para denunciar que estão me censurando novamente no portal FOLHA.COM. Pelo que percebo, mantiveram apenas alguns favoráveis à eleição da DILMA, MERCADANTE e à esquerda em geral, especialmente o PT e todos os que são contrários. Não é a primeira vez e esclareço desde já que não me utilizo de palavrões, ofensas, xingamentos.

Renato Lira

CONTINUA O TEXTO DO BLOG DA PAOLA LIMA

Nos panfletos, os agressores trocaram o número oficial do candidato – 1322 -, por 1324, fazendo mais uma vez alusão à homossexualidade na tentativa de difamar a imagem do presidente do partido. Além disso, a foto de Policarpo foi adulterada colocando maquiagem no candidato e mudando a cor da camisa vermelha para cor-de-rosa.
A assessoria jurídica de Roberto Policarpo vai entrar com representação solicitando ao juiz da Coordenação de Fiscalização de Propaganda Eleitoral o recolhimento do material. Além disso, será aberto processo na Zona Eleitoral para investigar a autoria dos panfletos para que os agressores respondam pelo crime de injúria e difamação e também alteração e perturbação de meio de propaganda lícito.

E depois vêm estes mesmos canalhas rorizistas e sua mídia também canalha acusar os petistas de "arruaceiros", ou de "ter parte com o coisa-ruim (é, acontece isso ainda. E aqui em Brasília)".

Renato Lira

Continuamdo o post do blog da Paola Lilma.

PRESIDENTE DO PT-DF É ALVO DE PANFLETO APÓCRIFO

Policarpo.

Eleições 2010 em 03/10/2010 às 11:06

Roberto Policarpo, atual presidente do PT-DF que concorre a uma vaga na Câmara dos Deputados, foi vítima dos adversários. Os colégios eleitorais do Guará,cidade onde reside o candidato, amanheceram tomados por panfletos falsos que, alémde utilizarem a homossexualidade com conotação pejorativa, divulgavam um número errado como registro do petista.

Renato Lira

A TURMA DO RORIZ E SUA CONTUMAZ PRÁTICA CRIMINOSA, LEVIANA, CANALHA, GOLPISTA, PRECONCEITUOSA E CORONELISTA.

CAMPANHA COM RORIZ É GARANTIA DE JOGO SUJO E PATIFARIA.

DO BLOG DA PAOLA LIMA.

"Brasília, 3 de Outubro de 2010
[email protected]
PRESIDENTE DO PT-DF É ALVO DE PANFLETO APÓCRIFO"

Continua no texro seguinte.

Marco Santo

Aqui na zona sul de SPaulo, bairro Moema – lá fui votar com a minha mulher na Universidade Ibirapuera. Tranquilo o ambiente, rapido e rasteiro no voto, sem "boca de urna" mais certo que aqui vai dar 13 também. Lendo o portal UOL lá estava a propaganda do tal "Indio" afirmando que se "a DILMA ganhar quem vai mandar é o Zé Dirceu". Esse indio não toma jeito mesmo, para ele, uma boa flechada na ……….VIVA DILMA em SP vai bater o zé alagão..

Dimas S Ferreira

Aqui em Barbacena, terra dominada por Oligarquias desde o século XIX, onde as pessoas de bem são obrigadas a engolir compra descarada de votos, voto em troca de emprego, famílias que dependem há décadas dos cargos e empregos arranjados pelos políticos conservadores, terra onde políticos que pertenceram à UDN, ARENA, PDS, PSDB e DEM fazem a festa sobre uma parcela grande da população que ainda não conseguiu se libertar do jugo político e do cabresto. Barbacena, terra que já produziu homens como Bias Fortes e Sobral Pinto, agora tornou-se um feudo de politicos truculentos e ultra-conservadores, que usam jornal e rádio para ludibriar aqueles mais fracos com promessas nunca realizadas. Aqui o que vale é o clientelismo, o cabresto, o medo, a perseguição, o patrimonialismo, o empreguismo, o apadrinhamento, o jeitinho. Mas, nós da esquerda esclarecida e consciente do papel da luta como forma de enfrentamento contínuo destas forças políticas que precisam ser eliminadas da vida política brasileira continuaremos vigilantes e a cada dia conseguimos colocar mais um tijolinho neste muro que vai isolar esta gente.
POR UMA BARBACENA PROGRESSISTA!!!!! DILMA PRESIDENTE!!!!!!!!!!!

Samuel

Em Jaboticabal interior de São Paulo, no caminho de casa até meu local de votação vi peruas dos candidatos Edson Aparecido e Ubirajara Guimarães ambos do PSDB levando uma galera, ao serem abordados disseram que eram fiscais de coligação (suspeito). Quando cheguei no meu local de votação, todos os ficais do PSDB estavam unifomizados o que é vedado no paragrafo 3º do art 39A da lei eleitoral.
Sem contar que minha mãe viu um rapaz entregando panfletos na saida da missa pedindo voto para uma candidata da deputada do PSB.

Américo

Caro Azenha e seguidores,
Viram a propaganda neonazista da folha.
descrevendo os avanços de um governo com
criação de empregos, aumento do pib, baixa da inflação,
e no final apresentando o governo do hitler na alemanha.
com o slogan é possivel dizer uma mentira só falando verdades.
Na realidade trata-se de auto descrição deste jornalão de esgoto
e ainda conclui afirmando folha o jornal do futuro.
quanto despautério, desfaçatez.
Futuro sim numa usina de tratamento de esgoto.
Lei dos meios neles.

    Tilda

    gente, que absurdo. passou isso na televisão?

    Sergio Antiqueira

    Era uma propaganda antiga da FOlha (1987) http://www.youtube.com/watch?v=nd9R7ZxhjJ8
    Estão reprisandO? Golpisticamente oportuno.

Marcelo de Matos

Nas Perdizes, aqui em Sampa, quem votava no Colégio Batista Brasileiro passa a votar no Colégio das Américas. E ninguém avisa nada. Recado de índio: se Dilma ganhar quem vai mandar é o Dirceu, disse o vice do Serra.

Netho

Sugiram aos seus amigos, que pretendem acompanhar as eleições pela TV e sites, que o façam por emissoras e páginas sem participação no PIG. Eu vou acompanhar pela Record e pelo portal do IG. Este post do Viomundo é bem interessante para saber como está a eleição no Brasil.

    Alan

    É, eu também vou acompanhar na Record, até o dia em que a Globo seja reduzida a sua insignificância e a Record comece a fazer a mesma coisa

Rodrigo Gomes

Olá Azenha!

Aqui no extremo sul de SP ocorre um fenômeno bem interessante (e divertido):

Os candidatos Milton Leite e Alexandre Leite, do DEM (do DEM!!!) distribuiram santinhos de campanha com as legendas atrás preenchidas assim:

Milton Leite 25250
Alexandre Leite 2513
MARTA 133
Aloysio NUnes 451
MERCADANTE 13

E PASMEM!!

DILMA 13!

ou seja, até o DEM de SP jogou Serra ao MAR!

boa eleição a tod@s!

    Edson

    Aqui no Capão Redondo quem faz isto é presidente da Câmara de Vereadores. Tirei uma foto dele com o Kassab junto de minha filha. Agora ele é suplente da Dilma. Apenas não acho isto divertido. O PFL/DEM agiu assim desde a redemocratização. Estão sempre do lado da maioria. Esta falta de posicionamento, ou melhor, este tipo de posicionamento mostra que votam apenas em si e não da pr'a acreditar neste tipo de político oportunista

    rafaela buonarrotti

    é o caso do PMDB, desde a ditadura (ainda MDB) e após a democratização, quando assumiu a atual legenda, esteve no poder SEMPRE, não importando quem ganhe as eleições.

Laura

Fui votar. Voto em São Paulo,SP, Pinheiros.
Fui ler a lista de deputados federais e estaduais. Fiquei furiosa. Estes são apresentados unicamente pela ordem alfabética, para confundir. Antes eram por partidos ou também por partidos.Para que não se tenha um voto politico e relacionado aos partidos politicos no Brasil. As pessoas já não sabem votar e não dão bola para voto no congresso e assembléias legislativas. Senti-me profundamente desrespeitada, pois antes não era assim.
Fiquei lá, lendo de cabo a rabo as listas e decidindo melhor meu voto. Claro, fica uma miscelanea partidaria, para confundir mesmo. Falei alto e em bom som que o TSE de Justiça Eleitoral não tem nada. Tem é manipulação brava. Irrita-me essa despolitização de tudo.
Fazem falta sim os cabos eleitorais, a boca de urna, instaurando esse silencio sepulcral e despolitizante, quando o momento da eleição é para haver intenso debate politico.
Não aceito não que a única voz "permitida" nessa 'democracia " do autoritarismo branco travestido de medidas burocráticas seja a da direita. Insuportável.

Metheoro

Tem mesária em Boa Viagem (Recife – PE), toda travestida de azul e branco exigindo os dois documentos!!

    Sergio Antiqueira

    Quanto à roupa, ok. Mas exigir 2 documentos é descumprimento de lei eleitoral. Tem que ser denunciado na hora por quem vir. Isso intimida o mesário a não cometer mais o desrespeito.

Netho

O PIG continua trabalhando hoje, dia da eleição. Mostram toda hora a pesquisa da Datafalha. Na Folha on-line tem uma matéria com o vice de Serra atacando Dilma. Estão tentando influênciar o eleitor até o último segundo. Cabe a nós utilizarmos a internet, principalmente o twitter, para fazermos frente ao PIG.

Edson

Hoje cedo vi na TV Assembléia de São Paulo a orientação antiga de portar o Título de Eleitor e o documento com foto. Isto pode?

    Jairo_Beraldo

    A grande maioria dos mesarios são funcionários publicos. Eles se acham elite. Chiques. Limpinhos e cheirosinhos.

    Luiz Henrique

    Você está enganado. Já fui mesário sem ser funcionário público e agora que sou funcionário público nunca mais fui chamado…

    Jairo_Beraldo

    Como eu disse….A GRANDE MAIORIA….obrigado!

Fábio Villela

Muita sujeira nas ruas aqui em BH…uma vergonha esses santinhos. Depois tem enchente e não sabe porque.

    Jairo_Beraldo

    Aqui em Goiania também. E o mais estranho, é do Perigo os santinhos espalhados nas seções. Ele está se borrando todo. Sabe que vamos triturar ele no segundo turno!

Mauro A. Silva

Azenha,

Deveríamos esclarecer a todos sobre o "quociente eleitoral":
[youtube JAaGsnmP3zI http://www.youtube.com/watch?v=JAaGsnmP3zI youtube]

    flavio marcio

    O CRIME ORGANIZADO GALOPA NA POLÍTICA
    Durmamos com este barulho, mas acordemos logo para silenciá-lo: na Rocinha, o candidato Lazaroni (ex-PV e agora PMD) prepara-se para herdar o curral eleitoral do falecido vereador Claudinho da Academia. [Poderíamos acreditar que pelas mãos do Vice-Governador pemedebista virtualmente reeleito Pezão ?]
    A comunidade toda sabe que Claudinho foi eleito sob a coação armada do tráfico, sendo que apenas alguns moradores estão a par de que uma improvável trupe de atores sociais o escudou durante a sua curta passagem na Câmara Municipal.
    A trupe? Um empresário de São Conrado, irmão de um delegado da PF; José Rainha Jr., ex-expoente do MST, que insiste levianamente em falar em nome do movimento; além do tráfico como já mencionado. Além do Vice-Governador, o Marcelo Sereno, do PT, que faz uma das dobradinhas com o Lazaroni, também aderiu à turma?
    Diante da trupe, em março passado, Ancelmo Góis chegou a lançar a peçonha em sua coluna, se perguntando se as FARC já chegaram na Rocinha. Blogs reacionários (Gabeira, Garotinho, Jungmman) e ultra-reacionários fizeram o mesmo.
    Não tem mais como virar as costas para o fenômeno: o crime organizado é nos dias atuais uma força preponderante na luta de classes, temperando-a hedonistica e dolorosamente com muita droga, armas e hiper-violência adicional!
    Dilma vai ter que ter muita inteligência e proatividade para desmontar esta bomba-relógio antagônica e inconciliável com seu projeto democrático e popular, que defenda os direitos humanos para valer!!!

Edson

A Globo continua achando que os brasileiros são idiotas! Exibiu com atraso o voto do Presidente Lula e quer parecer que está ao vivo. É claro que não deixou à vista "vivo" mas o narrador pronuncia todos os verbos no presente. A votação foi cerca de 15, 20 minutos antes e mostrada por todas as redes de TV. Exceto a Globo é claro.

Clovis Campos

Em Cabedelo testa-se o reconhecimento biométrico do eleitor através das impressões digitais.
Escaldados com as “modernidades da justiça”, Clacira e eu, pela primeira vez, chegamos quinze minutos antes de se abrirem as cortinas do espetáculo. E, usando a prerrogativa da idade, fomos os dois primeiros a votar.
Com ela, entre a identificação, apresentação dos documentos e a liberação da cabine decorreram cerca de dois minutos. Tempo já maior do que o do sistema de identificação anterior.
Comigo, segundo a votar, a coisa complicou; a máquina já não reconheceu o polegar direito; a mesária abriu um potinho e passei o dedão numa pomada cor de rosa, meio pegajosa ( felizmente sou o primeiro a botar o dedo nesse futuro repositório de bactérias, pensei cá com meus botões). Surpresa! Não funcionou e também não com o indicador direito mesmo usando a pomada.
Até ai, achei normal, pois minha vida toda sempre fui de esquerda. Conclui: eita máquina inteligente, sabe que eu tenho que ser reconhecido pela esquerda.
Mas, surpresa! Após o mesmo ritual co pomadinha e tudo,ela não reconheceu minha esquerda também – nem o polegar e nem o indicador.
A mesária, tadinha, ficou atônita, conferiu, duas vezes, meu título, minha identidade e título com os registros oficiais (sim, levei os dois para enfrentar qualquer eventualidade), e, finalmente, procurou e digitou a senha liberando meu acesso à urna. Não sem antes registrar a ocorrência em documento próprio.
Levei cinco minutos até ter acesso à cabine.
Conclusões – o processo tende a tornar muito mais lenta votação, como imaginei; ao introduzir um grau a mais de complicação no processo eleitoral, não se pode dizer que confere maior segurança a fraudes; e para o eleitor não representa benefício adicional.

PS – Como fui o segundo a votar, posso afirmar sem margem de erro, que naquele momento Dilma tinha cem por cento dos votos da urna.

Otto

Quem te viu quem te vê.
Jornalismo parcial é assim mesmo.
Parabéns Azenha.

    Edson

    Parcial pode ser! Não existe neutralidade! Falso, desonesto, como estamos acostumados a ver em São Paulo e todo o Brasil pelo "Grupo" ou seria "Bando" "Folha,Estado,Abril,Globo" este post não é

    Sergio Antiqueira

    Aqui não se publica e-mail falso como notícia!

    priscila presotto

    Otto,sai….

    Jairo_Beraldo

    Mas aqui, nós imundos dos blogs sujos, temos lado. Temos coragem de dizer…somos PROGRESSISTAS. Temos decencia de dizer…apoiamos Lula, seu governo e sua candidata! Tá bom assim?

Gerson Carneiro

Na simulação de voto da página do TSE, ainda que você digite o número correto dos candidatos, aparece a mensagem "NÚMERO EERADO – VOTO NULO". Deveria aparecer pelo menos o nome do candidato já que a base de dados está lá.
http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/urna_elet

    @matinta_perera

    é preciso usar os numeros fictícios das legendas abaixo, com canditados do partidos das frutas, dos animais…

    Gerson Carneiro

    e tem isso? não tinha observado isso não, rsrsrs… a gente pensa que sabe tudo, rsrsrs…. foi mal.

    Gerson Carneiro

    que eleitor so u eu hein… não sei nem usar simulador de urna hahahaha
    obrigado, @matinta_perera

Jairo_Beraldo

A GloboNews toda hora solta pesquisa do IBOPE dando conta que Serra tem 29% Bláblárina tem 17 e Dilma 47%…pode fazer isso? Não é proibido? Ou madame Cureau liberou geral?

Angela

Estou recebendo muitos e-mails com calúnias horrorosas de DILMA

A turma do submundo está desesperada.

jafvalente

O panfletão de O Globo pró-Serra

A principal matéria do Globo de hoje é um panfletão pró-Serra, que mostra até que ponto foi a imprensa brasileira no apoio à candidatura do candidato de oposição ao governo Lula-Dilma.

Três falácias sustentam a idéia que lá está de que a aprovação do Governo Lula é apenas marketing eleitoral

1. O governo Lula foi mal na educação
A Constituição Federal atribui a estados e município a educação fundamental, que é a criticada na matéria, reservando à União repasse de recursos, escolas técnicas e universidades. Nas suas atribuições constitucionais, o governo federal "deu um banho" e, ao contrário do mencionado na matéria (não se discutiu educação), no seu programa de televisão a Dilma apresentou essas conquistas à exaustão. Se há problemas (e há) no ensino fundamental a responsabilidade é das Prefeituras e Governos de Estado e não da União. A não ser que O Globo resolva encabeçar um movimento para mudar a Constituição e passar o ensino fundamental para a União.

2. O governo Lula foi mal em saneamento
A Constituição Federal atribui às prefeituras e estados a responsabilidade por água, esgoto, lixo e macro-gestão dos recursos hídricos. À União cabe disponibilizar recursos, via Caixa Econômica Federal, para financiar os projetos das prefeituras e governos de estado. Também nesse ponto o governo federal "deu um banho" em relação ao Governo Fernando Henrique, por exemplo, no que lhe cabe. O Governo Federal não pode substituir as Prefeituras e Governos de Estado na elaboração desses projetos. Mas fez um grande esforço para forçar as Prefeituras a fazerem bons projetos, via Caixa. Mais uma vez, parece que O Globo vai querer encabeçar um movimento para mudar a Constituição e passar essas atribuições para a União. Enquanto isso não ocorrer é leviandade atribuir responsabilidade ao governo federal. Aliás, coisa que O Globo não fez durante os oito anos de FHC.

3. O governo Lula foi mal em infraestrutura de transportes
Tenho escrito inúmeros artigos mostrando com dados que isso é uma falácia e que não se sustenta por um argumento básico: a economia não poderia crescer o tanto que cresceu, a movimentação de cargas nos portos não poderiam bater recordes em cima de recordes se a infraestrutura logística estivesse cheia de gargalos, como se diz reiterada e mentirosamente. Uma coisa é dizer que qualquer infraestrutura logística tem sempre que melhorar para suportar taxas de crescimento elevadas. Outra coisa é mentir dizendo que as estradas estão um lixo, que os portos funcionam precariamente, que as ferrovias são um atraso e que os aeroportos estão à beira de um apagão.
Reparem que há oito anos estamos à beira de um apagão. Que, obviamente, nunca chega pelo simples motivo de que não estamos à beira de apagão coisa nenhuma. Mesmo em relação à tão mencionada pesquisa rodoviária da CNT, já exaurimos o assunto mostrando que ela mostra um quadro totalmente positivo e coerente com as elevadas taxas de crescimento da economia brasileira.

Assim, essas três grandes mentiras precisam ser desmascaradas durante o dia de hoje, para tentar reduzir o efeito "bala de prata" da imprensa brasileira. Para isso, estou dando essa modesta contribuição

José Augusto Valente

Portal T1 – Logística e Transportes http://agenciat1.com.br

    Gerson Carneiro

    É a tentativa do PIG de raspar o tacho.

    Jairo_Beraldo

    Será que vai ter o que raspar, cumpadi?

    @DenisdePaula10

    Responder como, cara pálida. Fizeram uma campanha só promovendo o Lula sem que a Dilma dissesse a que veio. O que vocês querem? Vamos engolir tudo que o PiG preparou e não vai ter saída.

francisco.latorre

protesto aos partidos.

não tem caderno de candidatos.

revistinha com foto história.. algo. pra distribuir.

pra escolher candidato. pra conversar sobre.

é. o óbvio sempre só desacontece provocado.

porque não há campanha coletiva?..

pra não desalinhar os curraizinhos.

..

partidos façam melhor.

quem sabe.. em 2012.. nas municipais.. campanha coletiva.

aí seria viável o financiamento público. sem voto em lista. e com papelzinho na urna.

reforma política em uma linha. dois ítens. financiamento público sem voto em lista e papelzinho na urna.

mais que isso é gato na tuba.

..

zeca

os brasileiros estáo mais uma vez diante das urnas,
sem que seja possível confiar em que o seu direito do voto vai ser
realmente respeitado, pois náo há como checar, náo há como
recontar votos, como disse um especialista num post aqui a urna eletrônica
é uma `caixa preta`. O único reparo a fazer no depoimento do especialista
postado aqui no Viomundo, é que embora ele diga que náo se pode afirmar
ou negar que o sistema possa ser fraudado, náo indica que náo há equivalência
entre as duas possibilidades, pois o sistema teria que ter a possibilidade de
comprovar fraudes eventualmente tentadas. O sistema poderia náo ser absolutamente
imune a fraudes, mas teria que ser capaz de comprovar sua possível existência.
Ou seja, a vontade popular, mais uma vez, está sujeita a náo ser respeitada e os cidadáos
náo tem como checar. Isso é lá sistema eleitoral respeitável? Por isso, ao contrário dos que
nos dizem continuamente, o sistema brasileiro náo tem sido aprovado e usado em outros
países. O uso desse sistema deu problemas no Equador, seria o caso de lembrar.
Em todas as eleiçoes a dúvida continua e nós eleitores aceitam que isso vá sendo empurrado
com a barriga. Para um país que passou tanto tempo sob uma ditadura que impediu a livre e
legítima manifestaçao da vontade popular, que conheceu a tentativa de fraude eletrönica
do `Proconsult`, é inconcebível que continuemos sem poder comprovar o destino dos nossos
votos, náo há como nessa caixa preta das eleições, temos que resolver este problema, ter
a possibilidade de conferir nosso voto, como conferimos diariamente o peso do páo na padaria
da esquina. A urna eletrônica é o maior fetiche e enganaçao da democracia ä brasileira.

    roberto

    concordo plenamente,talvez os blogs "sujos" possam dar inicio a um abaixo assinado para exigir,que exista o comprovante.

ValmontRS

Acabei de postar denúncia à Arquidiocese de Salvador contra o padre que estava distribuindo propaganda de Serra após a missa.

Usar templo como diretório de partido é deplorável. Agora, fazer propaganda de Serra é imperdoável.
Atitude absolutamente antiética.

    José Tadeu

    ValmontRS;

    Por favor informe o nome e a igreja que este infeliz está fazendo esta prática. É preciso denuncia-lo para que todo os blogueiros de todo Brasil tomem coragem e denuncie estes LOBOS EM PELE DE CORDEIRO.

    abraços

    José Tadeu

Helmir Rodrigues

Acho que para além das questoes, importantes diga-se de passagem, sobre as ultimas pesquisas, gostaria de atentar para um fato que presenciei e presencio em várias eleiçoes. O ultimo dia de campanha pe marcado por carreatas, ultimos corpo-a-corpo, o que quer q seja, mas o final disso tudo o que temos sao ruas e ruas inundadas de panfletos, santinhos de candidatos..putz, to morando na cidade de Jequié, interior da bahia e nada se difere da minha cidade Estancia, no interior de Sergipe ou mesmo de Aracaju. A sujeirada é demais…. mas entrando no quesito eleiçoes mesmo, infelizmente nao poderei votar nessas eleiçoes, minha vinda aqui pra Jequié foi bem repentina e nao tenho como ir a Estancia-SE pra votar. Mas vou acompanhar atentamente daqui o q se passa em outras partes do país, em especial la de Sergipe e também o q se passa aqui em Jequié;

Kamila Morai

Estou terminando as informações sobre a tal Tribuna de Caucaia . O presente exemplar , o único que tenho , corresponde ao número 7 , do ano1 , de outubro 2010 . Consegui este exemplar dentro de um transporte coletivo de Fortaleza , onde outros exemplares iguais já haviam sido distribuidos .

Josnei Di Carlo

A cara de pau de Roberto Jefferson é muito útil para a transparência da eleição presidencial. Hoje, no Twitter, ele escreveu:

"Muitos padres pediram hoje, nas missas, que não votassem na Dilma".

Disponível em: http://twitter.com/blogdojefferson/statuses/26220

A onda na eleição presidencial foi a fundamentalista. Enquanto o PSDB instilou o fundamentalismo com a mesma cara de pau de Roberto Jefferson, o PV, através da figura de Marina, acolheu o fundamentalismo de bom grado, mas de forma discreta.

Marina, a dissimulada, vendeu indulgência para a classe média descolada.

    ValmontRS

    Aqui em Salvador, um padre distribuiu santinhos do Serra após a missa.
    Vou denunciá-lo na diocese.

    francisco.latorre

    pra diocese?..

    denuncie não..

    capaz de darem um prêmio pro corvo.

    ..

Kamila Morai

Azenha , dia 30 de setembro , consegui colocar as mãos em um jornal que , estava ou está , não sei , sendo distribuido nas ruas , e nos terminais de ônibus . O jornal chama-se Tribuna de Caucaia (Caucaia é município da zona metropolitana de Fortaleza ). O tal jornal enlameia a imagem de Dilma Rousseff e beatifica a de Serra . Prefiro nem citar o que está escrito aqui , é difamação e calúnia pura sem nenhum pudor . As informações do expediente são : editora Tribuna do Brasil Ltda , o jornal foi fundado em abril de 2010 em Caucaia-Ce , tem tiragem de 10 mil exemplares distribuidos gratuitamente, o diretor responsável chama-se Leo Pessoa e o Editor Executivo chama-se Walter Barroso . A redação do jornal fica aqui mesmo em Fortaleza, na rua Dom Lino ,número 188 , e o telefone é (85)3065-3191. Sei que a estas alturas ,muita gente já leu este lixo , mas acho que este é um bom lugar para comentar fatos como este ,que devem está se multiplicando por todo este país de forma impune e organizada .

    Jairo_Beraldo

    "tenho jatinho porque posso" deve ser o principal anunciante deste tablóide.

Roberto

Na página do Datafolha (http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=1094), na reportagem que fala sobre a disputa ao Senado em São Paulo, quando falam sobre o conhecimento do número dos candidatos, apenas o número do tucano é citado. Coisa muito estranha, não acham???? Seria favorecimento ao tucano ou apenas um "estilo" de redação?????

Vejam trecho da matéria:
Intenção de voto para senadores do estado de São Paulo 2010
Na véspera da eleição, Netinho (PC do B), marta (PT) e Aloysio (PSDB) empatam pelo Senado
Tucano e petista têm números mais conhecidos que adversário
(…)
Marta e Aloysio levam vantagem em relação a Netinho no conhecimento de seus números, fator que pode ser fundamental na disputa pela vaga. O 451 do tucano é conhecido por 31% de seu eleitorado, índice mais alto entre os três principais candidatos. Já o número de Marta é citado corretamente por 30% dos que a indicam para uma das vagas de senador, índice que é de 23% para Netinho. Para o total dos eleitores paulistas, o conhecimento do número dos candidatos ao Senado atinge 25%.

amores

quer ver se amanha a Maria Lidia fará propaganda contra a Dilma antes das 17h

samuel melo

tassso perder aki no ceara eh surrreal huheeujueuj [

Américo

Denuncio a gilmarizada do tse no anúncio da eliminação do uso dos dois documentos.
Eles começam a frase pela negação, tudo que a propaganda abomina, onde já se viu dizer que " não será impedido de votar….
isto é uma idiotice, eles poderiam dizer apenas "vá votar como sempre votou com um documento oficial com foto, carteira de identidade, etc. etc….
Tenho dito e o benedito

Regi

Todos de olho no Proconsult.
O PIG e quiçá o TSE estão preparando o golpe descaradamente.
Todos atentos às rádios e tevês do PIG na propaganda ilegal do dia das eleições, como de outras vezes.
Hoje o presidente do TSE, dando lição de moral no povo brasileiro foi uma piada.
Ridículo um TSE que tem uma curau e um STF que tem um gilmar mendes, não têm moral nenhuma para tentar influenciar o eleitor brasileiro.
Se fosse mesmo honesto, o pronunciamento deveria ter dito para não votarem no serra porque ele é corrupto e comprou com dinheiro do povo, a imprensa podre do Brasil.

José Manoel

AMIGOS! O NEGÓCIO É O SEGUINTE: A FOLHA E O IBOPE PEGARAM A MARGEM DE ERRO E COLOCARAM PARA O ZÉ CAIXÃO E PARA A NEO SERINGUEIRA O LIMITE SUPERIOR E PARA A DILMA, O LIMITE SUPERIOR. ISSO FAZ COM QUE A VANTAGEM DELA SUMA. SE O RESULTADO SE DECIDIR NO PRIMEIRO TURNO, ELES VÃO DIZER QUE TUDO FOI DENTRO DA MARGEM DE ERRO, O QUE NÃO ESTARÁ ERRADO. SACARAM???????????????????????????????????? É DILMA NO 1º TURNO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bia

Aqui em Salvador, alguns candidatos estão colocando apenas o nome e o número deles sem identificação da legenda a que pertencem, nos ditos santinhos. Essa manobra é para que o eleitor não identifique a que partido estão ligados. Esses já começaram com más intenções. Alô, alô justiça eleitoral.

Gabriel

Gostaria de deixar meus protestos contra Marina da Silva e o PV que vivem pregando o ecologicamente correto, inclusive na propaganda política. Mas se em começo de campanha não se via o rosto de Marina em nenhum santinho, agora, com a esperança de um segundo turno, "marines" tem tomado as ruas de Vitória distribuindo folhetos com o rosto de Marina e candidatos do PV, o que suja mais e mais as ruas. Sei que isso pode parecer bobagem, mas a campanha de Marina tem exalado cada vez mais hipocrisia, como demonstra a situação descrita acima e esta matéria do blog Seja Dita a Verdade http://migre.me/1sfWC.

Chico Nunes

Chega a ser vergonhoso, a manipulação da última pesquisa ibope e datafolha. Vejam a manchete do UOL sobre a eleição para o senado em São Paulo. Estão querendo empurrar guela a baixo o Aloisio…Vamos ficar atendo.

Ceci

Sugestão: seria bom alertar no blog sobre a necessidade de documento com foto e de que só com título de eleitor não é possível votar. Acho que ainda tem gente confusa, principalmente porque em eleições anteriores votávamos com o título, eu nunca levei outro documento. Obrigada.

Ceci

O JN da Globo foi "bem arrumadinho" mostrando as pesquisas, especialmente quando fez questão de afirmar a queda da intenção de votos para Dilma e que nada está decidido, além de dizer que provavelmente não haverá segundo turno em SP. São detalhes que passam desapercebidos pelo telespectador que não tem conhecimento destas artimanhas…
complicado. Boca de urna será um fator importantíssimo, desde que discreto, mas eficiente. A militância do PT vai fazer a diferença.

francisco.latorre

e a record suspendeu o jornal da record.

no dia do jn decisivo.

assim não dá.

não dá mesmo.

..

Armando P. S. Fo.

a Faia de SP faz questão de dar enfase ao DAtafalha pra dizer que Dilma caiu, e Aloysio empatou….nossa…..sabia que tinha algo guardado, o golpe dos segundo turno….

Alex Gonçalves

A verdadeira bala de prata foram essas últimas pesquisas ibope e datafolha.

"Depois do debate da Globo" tudo mudou, querem colar. Sabia que não sairiam sem uma molecagem.

Pesquisa tendenciosa influencia o eleitorado e dá margem pra fraude nas urnas.

José Luis

o que aconteceu com a pagina do Mercadante?
é sabotagem ou excesso de acessos ?

Jaime

Gente, é preciso que todos fiquem atentos com essa onda de boatos. Estão usando o nome de Cristo em favor de um candidato. Cada um deve ligar pro amigo, conversar com o vizinho, com os parentes. Não podemos permitir que se aproveitem da inocencia de alguns brasileiros. Aqui mesmo em Pernambuco eu já consegui tirar dúvidas de muitas pessoas, que acreditam piamente em tudo o que pastores, padres e outros religiosos tinham lhe falado, principalmente sobre aquele boato de que Dilma teria afirmado que nem Cristo lhe tiraria essa vitória. Um absurdo o que pessos do submundo da política estão fazendo nesta eleição. Um abraço, e que neste domingo possamos ter a certeza de que o Brasil vai continuar mudando com Dilma presidente.

Angela Mara

Gente,

eu choro de verdade quando vejo a Marina vendida ao dono da Natura
e viajando num jato de 50 milhões com todas as mordomias que a safadeza pode oferecer
em troca da alma da infeliz.

Como que alguém que era ponto de referência do governo Lula
que participou do crescimento do Brasil pode ser tão pérfida?????

Merece ser estirpada do cenário nacional. É lixo não reciclável.

E tenho dito.

kali, a negra

E o JN hein???

Tentando passar a imagem de que Dilma é pré fabricada e se mantém longe do povo.

Enquanto isso tentou fazer de Zé Pilintra um cara que tem contato com o povão.

Sabia que não terminaria sem uma cag***

    Mariana

    Só se for Zé Pilantra, porque Zé Pilintra não merece ser comparado a ele…rs

Gerson Carneiro

Nada de vestir verde, amarelo ou azul, no domingo, dia 03.
Vestir essas cores é o apelo dos tucanos, e dos verdes, para tentar demonstrar que não há Onda Vermelha.
Vestirei uma camiseta vermelha.

    José Manoel

    VESTIREI A CAMISETA DO INTERNACIONAL, O LEGÍTIMO CAMPEÃO DE TUDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Marcelo de Matos

    Eu fui de agasalho verde musgo porque sou palmeirense. Mas sou quinem melancia: verde por fora e vermelho por dentro. Tenho duas paixões na vida: o futebol e a política. Pelo menos na segunda vou muito bem, obrigado.

    gloria Lafetá

    ja voteI , blusa vermelha, bolsa vermelha, baton vermelho e guarda chuva era vermelho!

FRANCISCO SANTOS

Azenha, atenção aí, pois o serra morreu, mas o PIG não. Estão jogando tudo em alckimin, anunciando vitória no primeiro turno, entretanto, a questão não é só "já que perdemos os anéis vamos preservar os dedos", a questão é tambem tentar inflar tambem o serrinha, nesta carona. TODO CUIDADO É POUCO COM ESSE PIG. De hoje prá amanhâ eles vão fazer de tudo, não acredito que eles "jogaram a toalha", em suas manchetes, inclusive na internet, vão tentar empurrar serrinha na carona de alckimin, richa, anastasia, perilo e jatene.

Ully

Mensagem de dois em dois minutos na TV: "Por decisão do STF, o eleitor, não será impedido de votar se levar só um documento, oficial, com foto." – Diabo é isso? Não seria mais fácil dizer: "Nada mudo nessas eleições. O eleitor basta ter um documento com foto ou o titulo eleitoral". Pronto! Ou eles estão querendo tumultuar, ou acreditam que esses oitos anos do Lula foram tão realizadores na área da educação que o povo, enfim, se tornou intelectual….

    Maria Rita

    Não está correto, Ully: se o eleitor estiver SOMENTE com o título, ele não vota. Precisa de um documento oficial com foto.
    Portanto, houve mudança, sim, em relação às eleições anteriores.
    A decisão do STF, de quinta-feira, possibilita que as pessoas votem apenas com o documento com foto. Mas só com o título eleitoral, NÃO PODE.

Ully

Acreditem! Alguns protestantes, da assembléia de Deus, acreditam que Dilma é o Anticristo. Vejam o que eles dizem: "Ela vai tomar todas as rádios e tvs das igrejas";"Ela vai fazer um lei para casar os gays"; "Ela disse,segundo eles, que nem Deus tira essa vitória". É pessoal, pelo visto teremos uma batalha dura nesse primeiro turno. Mesmo assim, "ramo" lá. É 13 na cabeça!

    José Manoel

    SÓ QUE DEPOIS QUE O PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS PASTORES EVANGÉLICOS LANÇOU NOTA DIZENDO QUE ESTÁ COM A DILMA, ACHO DIFÍCIL OS FIÉIS FAZEREM O CONTRÁRIO!!!!!!

Marcelo Rodriguez

Marcelo Tas disse que o CQC vai acompanhar o dia da votação, isso é um tanto perigoso, já que o programa tem um lado.
Veja o show que Danilo Gentili está apresentando:
Do blog do Tas
"Aula preciosa de História do Brasil com o Barnabé de Santo André, no Teatro Nacional de Brasília, na última sexta, 1º de Outubro: show "Politicamente Incorreto" transmitido ao vivo e publicado pelo UOL. Uma hora e vinte sob medida para você afiar a pontaria do seu voto :)"

    Jairo_Beraldo

    Esse marcelo tas é da laia dos globais casseta e planeta…cai fora deste lixo!

    Gerson Carneiro

    Tas louco?!!!
    Esse careca aí é tucano até o último fio de cabelo.

    José Manoel

    EU ASSISTIA A ESSES CARAS, MAS DEPOIS QUE VI A REAL INTENÇÃO, NUNCA MAIS ENTRARAM AQUI EM MINHA CASA. ADIOS CQC!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

francisco.latorre

pois.

os golpes visíveis.. refugaram.

os truques escamoteados.. vem com tudo.

alô policia federal.. olho.

..

Ismar Curi

Pergunta: posso votar com uma camiseta estampada com o rosto da Dilma (moça fotografa pelo DEOPS)?

    Jefferson

    Ou você também pode usar uma camiseta com a foto do coronel Erasmo Dias!

    Gerson Carneiro

    Em tese, pode sim.
    O que é proibido é tumultuar a sessão eleitoral.
    Mas vai que dá de cara com uns loucos que resolvam invocar? Pronto. O tumulto estará feito.
    Então prudência é a palavra de ordem. Evite ter seu voto impedido. Eu recomendo.
    Eu vou com uma camiseta vermelha apenas, sem inscrição nenhuma e sem foto.
    Após a votação, farei a festa.

    ValmontRS

    Pode usar estampa, sim!
    Pode se cobrir de praguinhas e figuras, que não tem nada de ilegal.
    Manda ver.

Deixe seu comentário

Leia também