Ualid Rabah: Chute na santa e israelização, as verdadeiras ameaças ao cristianismo no Brasil

Tempo de leitura: 5 min

Por Ualid Rabah*, especial para o Viomundo

O presidente Bolsonaro deu a entender, na sexta-feira, 2 de setembro, ao se dirigir a apoiadores no Rio Grande do Sul, que o Brasil está prestes a deixar de ser majoritariamente cristão.

“Somos um país majoritariamente de cristãos, não admitiremos qualquer retrocesso nessa área, porque temos o povo e Deus ao nosso lado”. Palavras do presidente, de acordo com os veículos de comunicação.

É difícil encontrar razão para esta afirmação.

Se considerarmos apenas católicos e “evangélicos”, com a enormidade de igrejas – também designadas “denominações” – pentecostais e os cada vez mais residuais “protestantes”, o Brasil é, pelo menos, 85% cristão.

Projeções baseadas em dados históricos do IBGE indicam que, em 2020, os católicos seriam 49,9% e os evangélicos, 31,8%. Ou seja, quase 82% da população brasileira.

Considerando outras religiões declaradas cristãs, o total não será menor que 85% (86,8%, segundo censo de 2010).

Os outros 15%, ainda pelo censo de 2010, são os sem religião (8%), os adeptos das demais dezenas – senão centenas – de religiões (3% a 3,5%), entre ascendentes, descendentes e algumas apenas estagnadas, e os espíritas (2%).

Assim, não há desafio à maioria cristã no Brasil, salvo ao catolicismo, que enfrenta sérios problemas.

Projeções para 2032 indicam empate em 40% com os “evangélicos”.

Verdadeira catástrofe para os católicos, que, no censo de 1940, eram 95% contra 2,7% de evangélicos.

Em 10 anos, a Igreja Católica poderá ser 57% menor do foi em 1940. Para voltar aos 95% de 1940, precisaria crescer 145% sobre o que poderá representar, pelas projeções, em 2032.

No Brasil de hoje e no projetado para 10 anos, só o catolicismo declina. Logo, perde influência social, política e econômica, mas isso não se aplica ao cristianismo em geral.

Se os números são comprovadamente em favor do cristianismo (apenas muda a composição em seu seio), o que justifica a fala presidencial?

Qual seria a “ameaça”?

A resposta é simples: nenhuma.

Salvo se houver um inimigo imaginário sendo construído, espécie de quinta coluna interna que sirva de plano discursivo para criar pânico, também imaginário, para uma agenda desconhecida.

A islamofobia, realidade anterior nos EUA e em parte da Europa como instrumento ideológico de justificação do colonialismo, importada para o Brasil recentemente, pode ser esse inimigo imaginário.

Ganhou força nos últimos 20 anos graças ao alinhamento com Israel por conta dos negócios da fé. Ganham bilhões explorando – e distorcendo – a fé cristã. São as igrejas-empresa que se servem de alegorias e mitos contidos, basicamente, no Velho Testamento.

Nada de Cristo ou de Novo Testamento. Narrativa inteiramente israelizada e símbolos do atual estado de Israel, como a bandeira, estão nos púlpitos.

A limpeza étnica do povo palestino para colocar Israel no lugar é apresentada como realização de promessas “bíblicas”. E a islamofobia, neste contexto, é o motor desse ódio e intolerância religiosa no Brasil.

Vem, portanto, dessas igrejas-empresa o grosso do discurso de ódio e intolerância religiosa e a promoção do racismo, com larga utilização do Velho Testamento para tanto.

Foi o que fez, por exemplo, em 2011, o pastor-empresário e deputado federal Marco Feliciano ao afirmar que os africanos seriam descendentes de um “ancestral amaldiçoado por Noé” e que, por isso, “sobre o continente africano repousa a maldição do paganismo, ocultismo, misérias, doenças oriundas de lá: ebola, Aids. Fome…”.

Feliciano usou passagem do Velho Testamento referente à “maldição de Noé sobre canaã”, que “toca seus descendentes diretos, os africanos”.

Ódio e intolerância são as marcas de tais negócios da fé. São anteriores à atual fase em que se tornaram a verdadeira indústria de dinheiro e fake news de nossos dias.

Mas o marco inicial para este ódio das demais religiões teve como alvo a Igreja Católica, não as demais religiões minoritárias, até porque estas já eram vítimas de preconceito e intolerância histórica no Brasil.

O chute na santa foi o ato fundacional. Aconteceu em 12 de outubro de 1995, dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

O “bispo” Sérgio Von Helder, que comandava o programa “O Despertar da Fé”, da Igreja Universal do Reino de Deus, de propriedade de Edir Macedo, um dos mais ricos empresários da fé em todo o mundo, chutou a imagem da santa e disse aos seus telespectadores:

“(…) nós estamos mostrando às pessoas que isso não funciona, isso aqui não é santo coisa nenhuma (…) 500 reais – cinco salários mínimos – custa no supermercado essa imagem, e tem gente que compra! Agora se você quiser uma santa mais barata, você encontra até por 100 (reais) (…) Será que Deus, o Criador do universo, pode ser comparado a um boneco desse, tão feio, tão horrível, tão desgraçado?”.

Foram esses novos vendilhões do templo e inventores da “Teologia da Prosperidade” que introduziram no Brasil a teologia do ódio e da intolerância.

Uma cópia do “Evangelho do Apartheid”, que foi a justificativa “teológica” para a imposição do abjeto regime supremacista na África do Sul, que oprimiu o povo sul-africano de 1948 (oficialmente) a 1994, ano em que Nelson Mandela se torna o primeiro  presidente negro deste país de maioria negra.

A marca comum entre o “Evangelho do Apartheid” e a “teologia” do ódio, dita da “prosperidade”, é o uso intensivo do Velho Testamento, de um “deus” racializado que não cansa de pedir guerras e destruições de reinos, cidades e povos.

Não por acaso, são esses empreiteiros da fé, que têm Israel como metrópole e estado e ao qual dedicam lealdade plena, que difundem a islamofobia no Brasil, bem como no restante do continente, ofendendo o catolicismo e todas as demais religiões.

É bom lembrar que Israel se concretiza como projeto colonial e regime de Apartheid também em 1948, igualmente com uso dos mitos do Velho Testamento.

A história registra que Israel e África do Sul se apoiaram mutuamente em tudo, mesmo quando o mundo boicotava e sancionava o regime sul-africano de Apartheid.

Assim, não surpreende que os negócios da fé brasileiros promovam, a um só tempo, islamofobia, racismo aberto, perseguição às religiões de matriz africana e ódio aos católicos e outras igrejas cristãs.

Afinal, sua fonte, o Velho Testamento, também é a matriz das experiências de Apartheid na África do Sul, relegado ao lixo da história, e na Palestina colonizada pela empreitada sionista, ainda em vigor.

Em análise cuidadosa, vemos coisas perigosas acontecendo no Brasil, que vão do supremacismo religioso de grupos radicais e violentos, para os quais católicos e todas as demais religiões são alvo, à cooptação (chamam isso de “evangelização”) de setores importantes das forças de segurança pública (todas as polícias e forças armadas) e privada, assim como boa parte do crime organizado, que já ataca templos e fiéis de outras religiões, além de ostentar a bandeira de Israel em seus “territórios”.

Aí, temos uma base “ideológica” (nada como matar em nome de “deus”!) e uma força bélica superior a um milhão de homens.

Isso se soma à construção de uma espécie de “doutrina” – e “treinamento” – cívico-militar em muitas dessas igrejas-empresa. Então, não é alarmismo pedir atenção das autoridades e de toda a sociedade.

Por tudo isso, o Brasil não corre risco de descristianização. Salvo se o real perigo, a israelização do cristianismo, for a preocupação presidencial.

Afinal, a descristianização real é essa e se dá por dentro, como se fosse por ação de um anticristo coletivo.

Ademais, é este o perigo que pode levar a uma guerra civil, à secessão territorial, a mortes e destruição, tudo regado a ódio e intolerância em nome de “deus”.

E pensar que tudo começou com o chute à Santa, frente ao qual muito pouco se fez.

Mas nunca é tarde para reagir. Afinal, a nossa bandeira é a do Brasil e jamais será a dos EUA ou a de Israel ou a do anticristo!

*Ualid Rabah é presidente da FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil

Leia também:

Ualid Rabah: Há 125 anos tinha início a catástrofe palestina

Emir Sader: Cuidado com os falsos profetas! vídeo

Jair de Souza: Como usar os ensinamentos de Jesus para iluminar os rumos ao futuro; vídeo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jair de Souza

Estou muito contente de ler este artigo aqui em Viomundo. Vai de encontro ao que eu penso e venho tentando expressar, inclusive em artigos que publiquei por aqui. O que tenho tratado de fazer, dentre de minhas limitações, é mostrar que há uma enorme contradição entre os ensinamentos de Jesus (aquele Jesus que podemos caracterizar a partir dos relatos de sua vida) e o que os pastores-empresários praticam e instigam a seus fiéis a praticar. É por isso que a prática de vida de Jesus sumiu das pregações neopentecostais. O apelo quase total ao Velho Testamento não é à toa. Obrigado, novamente, por sua abordagem.

Valdir Rocha de Freitas

o que precisamos ter é caridade
fé sem obras é morta
sou espírita, nascido em berço católico

Rudi

O uso político da fé vai liquidar a credibilidade das igrejas neopentecostais.

Deixe seu comentário

Leia também