TSE determina retirada de fake news de que seria apoiador de Lula o empresário bolsonarista que negou marmita

Tempo de leitura: 2 min
O bolsonarista Cássio Cenalli, de Itapeva (SP), doava semanallmente marmita à Dona Ilza Rodrigues. Porém, ao saber que dona Ilza é eleitora de Lula, ele disse que iria interromper a entrega da comida, o que fato aconteceu. Foto: Reprodução de vídeo do Jornalistas Livres

TSE determina remoção de fake news de que empresário bolsonarista que negou marmita seria apoiador do Lula

Dos advogados da Coligação*

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Cármen Lúcia determinou neste domingo (25/9) a remoção de publicações nas redes sociais com novas fake news disseminadas contra a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva.

Os posts divulgaram a informação mentirosa de que o empresário bolsonarista Cassio Cenalli (que negou comida a uma senhora por esta haver declarado voto em Lula) seria, na verdade, apoiador do PT.

A desinformação usa como fundamento a foto de um homem fisicamente semelhante ao empresário vestindo um boné escrito Lula, mas diversos meios de comunicação e agências de checagem demonstraram que não se trata da mesma pessoa.

A liminar foi concedida em representação apresentada pela Coligação Brasil da Esperança, da chapa Lula-Alckmin, contra os responsáveis por seis perfis no Twitter. A decisão determina que o Twitter seja oficiado para remover as publicações em 24 horas e informar todos os dados que possibilitem a identificação dos responsáveis pelos perfis.

A representação apresentada ao TSE demonstra que a disseminação de fake news tem ocorrido de forma coordenada para prejudicar a campanha de Lula.

“A estratégia de desinformação e propagação de fake news empregada pelos representados emerge com nitidez, conforme se depreende das datas das publicações, evidenciando uma coordenação no momento de realizar as postagens, visto que todas as publicações são feitas em curto espaço de tempo e buscam atingir o maior número de pessoas”, afirmam os advogados Angelo Ferraro e Cristiano Zanin, que assinam a representação.

A Coligação Brasil da Esperança é formada pelos partidos PT, PV, PCdob, PSOL, REDE, PSB, Solidariedade, Avante, Agir e Pros.

*Aragão e Ferraro Advogados
*Zanin Martins Advogados

Leia também:

TSE determina retirada de fake news contra Lula sobre profissionais de enfermagem


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

.

Em Relação à Rejeição, as Pesquisas Eleitorais combinam
no seguinte:

“Os Segmentos Sociais que mais REJEITAM BOLSONARO
são @s Desempregad@s, @s Negr@s, @s Nordestin@s,
@s Estudantes, @s Mulheres, @s Jovens e @s Mais Pobres;
A maior rejeição a Lula ocorre entre os homens e mais ricos.”

Isso diz praticamente tudo sobre os Candidatos a Presidente.

https://twitter.com/ElikaTakimoto/status/1540311070493102081

Zé Maria

.

É Evidente que o Empresário que negou comida a uma Senhora Pobre
– porque ela declarou que era Eleitora do Lula – é um Bolsonarista.
Ele tem até uma Verificável Tatuagem do Bolsolão na Bunda.

.

Deixe seu comentário

Leia também