Tracking Vox Populi deste sábado: Dilma sobe e abre 29 pontos sobre Serra

Tempo de leitura: 2 min

04/09/2010 17:12

Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma 53%, Serra 24%

No quarto dia de medição, petista oscila positivamente dentro da margem de erro

iG São Paulo

No quarto dia das medições do tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff tem 53% e o tucano José Serra 24% das intenções de voto. Dilma oscilou positivamente um ponto percentual, dentro da margem de erro em relação ao dia anterior, quando tinha 52%. Já o seu oponente, José Serra, permaneceu com o mesmo índice da última sondagem, quando apareceu com 24%. As mudanças ocorreram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais.

A candidata Marina Silva (PV), terceira colocada, apresentou novamente 8% das intenções de voto –mesmo percentual da última pesquisa. Brancos e nulos são 4%, indecisos somam 10%, um ponto a menos que no levantamento do dia anterior, e os outros candidatos têm 1%.

A pesquisa, publicada diariamente pelo iG, ouve novos 500 eleitores a cada dia. A amostra é totalmente renovada a cada quatro dias, quando são totalizados 2.000 entrevistados.

Na pesquisa espontânea, quando o nome do candidato não é apresentado ao entrevistado, Dilma tem 42%, Serra 19% e Marina Silva 6%. Dilma foi a única a ter os percentuais mudados na comparação com o levantamento do dia anterior, no qual a petista apareceu 41%.

A petista lidera em todas as regiões do país. Dilma tem seu melhor desempenho na região Nordeste, onde soma 70% dos votos contra 15% de Serra e 5% de Marina.

Já a melhor performance de Serra ocorre na região Sul, onde ele soma 30% e Dilma tem 49%.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

CLEIVA

CLARO DE SETEMBRO. DESCULPEM.

CLEIVA

04 D ESETEMBRO? TEMOS VISIONÁRIOS? É MELHOR CORRIGIR

piro

marina silva passou a vida inteira mamando do pt agora quer dá uma de oposição…..vai voltar a tirar leite de pau no acre.

EDUARDO

Ninguem tem que se estressar pois esse negocio de quebra de sigilo eh crime porem não eleitoral. Embora os individuos envolvidos um seja filiado ao PT (Arcos) e o outro não teve sua filiação regularizada (Maua) não quer dizer que forneceram essas informações ao comite de campnha da Dilma. São criminosos comuns e nenhum juiz pode fazer ligação dessa quebra com a campanha da Dilma ja que nenhuma evidencia existe que essas informações migraram da Receita para o comitê de campanha ou que foram usadas essas info em beneficio da candidata. O PT não se beneficiou em nada dessa quebra pois jamais divulgou uma so palavra sobre sigilo de Veronica Dantas, para se benficiar na pre ou na campanha propriamente dita. ôh desculpe, Veronica Serra ou sobre o Eduardo (who). Se alguem se beneficiou dessa quebra deve ser algum chantagista que caso exista deve ser denunciado pelos tucanos para ser punido criminalmente seja ele ffiliado a partido ou não. Os filiados do PT não estão imunes a crime. Se cometeram malfeitos devem pagar como pessoas e não como partido politico. Favoravel ao partido há o fato de que essas quebras de sigilo ocorreram em momentos diversos e em nenhum desses momentos havia candidatura oficial..

Helcid

… e mais uma prova de que a "nau" tá sem rumo !! rasgando a própria carne, quem diria !!
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-hora-d

A hora de refundar o PSDB
Enviado por luisnassif, dom, 05/09/2010 – 12:23
Por Adriano S. Ribeiro

BRENO COSTA
DE SÃO PAULO

O PSDB terá que ser reformulado, independentemente do resultado das eleições. Essa é a opinião consensual de fundadores tucanos ouvidos pela Folha e que seguem filiados ao partido 22 anos depois de seu nascimento.

Ao mesmo tempo em que elogiam José Serra como candidato à Presidência, os ouvidos concordam que o partido perdeu a essência, curtida na social-democracia europeia.

Hoje, dos 109 fundadores, apenas Fernando Henrique Cardoso e Pimenta da Veiga, além de Serra, ainda compõem o conselho político nacional do partido.

Existe consenso entre os entrevistados de que a perspectiva de ver seu principal antagonista no cenário político, o PT, chegar a pelo menos 12 anos seguidos no poder é fruto de erros cometidos pelos próprios tucanos.

Mesmo a conquista da Presidência, considerada prematura, com apenas seis anos de fundação, entra na lista de fatores que contribuíram para uma desconfiguração da unidade do partido.

"A experiência de governo contribuiu para agregar muitos novos filiados que já não partilhavam tanto daquela unidade doutrinária e ideológica que embasou a fundação", diz o ex-chefe de gabinete de FHC, José Lucena Dantas, hoje assessor de Tasso Jereissati (PSDB-CE).

O deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB-MG) vê um "envaidecimento" do tucanato ao chegar no poder.

"O partido não se preocupou em crescer com seus princípios. Ficou mais aliancista", diz Mosconi, ex-presidente do partido e quatro vezes deputado federal.

Nesse sentido, o PSDB também acabou perdendo, nas palavras de João Gilberto Lucas Coelho, ex-vice-governador do Rio Grande do Sul e por três vezes deputado federal, o "debate ideológico" com o PT.

"O PSDB foi apresentado como símbolo da direita brasileira pelo PT e não conseguiu vencer isso", afirma.

O fator popularidade de Lula entra, em parte, na conta de uma oposição feita de forma equivocada, em que êxitos da era FHC foram escondidos. "Nós somos ruins de oposição. A verdade é essa", afirma Mosconi.

Na avaliação de Euclides Scalco, ex-secretário-geral da Presidência e um dos expoentes da fundação tucana, em 1988, outro efeito até hoje sentido pelos oito anos de poder foi a ausência de uma militância forte nos Estados.

"Ganhe ou perca, o partido vai ter que se reformular, com base em novas lideranças", afirma Scalco.

O ex-presidente da Assembleia Legislativa de SP Luiz Benedicto Máximo cita também a necessidade de definição de "diretrizes claras". "Se não se refundar, vai ficar no marasmo, apenas com lideranças regionais", afirma.

Um obstáculo para esse movimento de "refundação" é outro defeito atual do partido, segundo os tucanos: falta de um debate interno mais aberto. "Não somos muito afeitos a conversar internamente", diz Mosconi.

Maria Lucia

Acabo de ler uma excelente análise sobre o atual quadro político no Estado de São Paulo, que vai fundo nas causas dos problemas econômicos, sociais e políticos do Estado.É uma análise que insere São Paulo no contexto histórico brasileiro,acentuando o caráter alienante da política que se desenvolve no Estado e vislumbrando uma saída que permita a construção da liberdade do povo paulista do jugo tucano-neoliberal.Nesse seu post o jornalista Pedro Ayres rema contra a maré, ou seja, não aceita a superficialidade do debate político que a mídia quer impor.
O PIG está se esforçando ao máximo para impedir que os brasileiros se eduquem politicamente, debatendo os problemas políticos, econômicos e sociais do Brasil.Querem nos forçar a ficar no anedótico,ao sabor de factóides, escandalizações do nada,enquanto planejam a continuidade de seu poder.É nosso dever remar contra a maré e aprofundar as questões, traçando estratégias que nos levem à vitória em todos os Estados da Federação.Não deixem de ler: http://pedroayres.blogspot.com/2010/09/sao-paulo-

Helcid

… e o "jenio mentiroso" anda "nervosinho" demais !! afe !!

[youtube ESELS4EJUrU&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=ESELS4EJUrU&feature=player_embedded youtube]

ruypenalva

Essas eleições estão consolidadas. Quem ja se decidiu não muda. Os indecisos não são suficientes para mudar o quadro. O marketeiro de Dilma precisa insistir, para conquistar os indecisos, que o voto em Dilma é o Voto de Confiança em Lula. Tipo: Você gostou do governo Lula? Então vamos lhe dar um voto de confiança votando em sua candidata. Ou, o que é a mesma coisa. Sabe o que está por traz de Serra: FHC, privatizações, baixo crescimento etc. Sabe que está pro traz de Dilma: Lula.

    juarez

    Na noite de natal de 2009, o jenio teve um sonho,pois estava na ante-sala do palácio da alvorada,degustando um vinho chileno,consultou então o Neo-Gaga mor,omesmo afirmou categoricamente,voce ja esta consagrado,pois acabei de consultar o Guru Americano,Walter Mercado.

Augusto

Leiam que analise interessante no blog do Rovai,parece que a coisa vai feia para os tucanos,que descansem em paz.

Ventura picasso

Não assisto a Globo sinto uma espécie de náuseas quando vejo aqueles ‘jornalistas’ divulgando suas notícias escolhidas. Os grandes jornais, TVs e rádios do Brasil, não divulgam notícias importantes de Brasília de interesse social, principalmente se o destaque for o presidente Lula. Mas, não é só isso, hoje ocasionalmente ouvindo a rádio Jovem Pan, o corredor de formula 1, Lucas di Grassi, falou das dificuldades em acertar contratos porque a grande mídia esconde a logomarca dos patrocinadores. Não somos cegos, quando a TV fecha o foco no rosto de um atleta, esse é o objetivo, ou seja, só abre se o patrocínio pagou ingresso. Em política, a troca de interesses não é ideológica, a coisa é de um sigilo sombrio, infelizmente.

    Nivaldo Rizzi

    André… e mais… veja a manchete ENCOMENDADA hoje da Folha de São Paulo. "Consumidor de luz pagou R$ 1 bi por falha de Dilma" que, bem provável, certeza vai aparecer como manchete no programa do SERRA. A manchete correta não seria "Governo LULA corrige erro de FHC"? Um abraço.
    Nivaldo

    flavio marcio

    'Jornalistas" anunciando "linguiças" e não "notiças" você quis dizer, não é Ventura?
    São "linguiças" selecionadas de acordo com o gosto do vendedor e impostas goela abaixo dos espectadores, ouvintes ou leitores da Big Midia, mais conhecida, como PIG.

André

Podem esperar, o próximo dossiê será sobre a vida de Dilma na luta contra o militarismo!

Com direito a ex-guerrilheiro arrependido e tudo!

A folha de São Paulo dá indicações claras disso, ao contestar e pedir de forma clara os dados de Dilma na guerrilha!

Será a derradeira "Bala de prata" da mídia demotucana/Serra, para tentar levar as eleições para o 2º turno!

É só aguardar, vejam que até agora ninguém da oposição PSDB/DEM falaram sobre o tema, pois estão montando o "factóide" para os últimos dias que antecedem a votação!

Andrade

Alguém acessou o site do serra (www.serra45.com.br), é simplesmente ridículo, é incréivel, tem tudo o que um internauta mais detesta. Coisas do Singh para o "coiso" – o ET de parque antática.

Miguel de Cervantes

O Serra usa o horário eleitoral gratuito para tratar do sigilo da filha dele, que é sócia em Miami da irmã do Daniel Dantas.
O eleitor está se lixando para o sigilo da filha do Serra.
O horário eleitoral deve ser utilizado para assuntos de interesses do Brasil.
Cadê a Dra. Cureau?

Gerson Carneiro

O Serra deveria desistir e ir prestar concurso pra fiscal da Receita Federal.

    Helcid

    mas ele não "diproma" Gerson … e aí, como fica ?

    Gerson Carneiro

    De repente aparece um contador de estória e falsifica um diproma pra ele.

    Edson Augusto

    Acho que seria perigoso. Ele iria tentar limpar a barra do time da privatização. É melhor que se aposente.

Otaciel de Oliveira

No blog do Nassif:

Por Esquemas Táticos

Olha a conexão Minas-Brasília-Mauá aí, gente! Dados de Eduardo Jorge foram acessados mais de 10 vezes a partir de Formiga, cidade mineira a 210 km de Belo Horizonte. Incrível como os jornais Estado de Minas e Correio Braziliense, ambos do grupo Diários Associados, controlados a partir de Minas Gerais, não entraram no assunto quebra do sigilo de Veronica Serra. Coincidência? O fato é que Aécio Neves não opinou nem foi chamado a opinar sobre o caso até hoje! O Anastasia deu uma declaração genérica sobre o assunto. Como diz o Idelber, as pistas estão aí, mas os jornalões não querem seguir.

Natale

Duas notícias da pantomina política:

1-)O Serra cancelou, segundo a sua acessoria(sic), a participação no programa da Ana Maria Braga, motivo a ""RECEITA"" era de arroz com lula…..

2-)A umidade do ar alcança 30%, em SP, e esta em segundo lugar nas pesquisas…

ailtonfilho

Tomara que dia 3 chegue logo, que não aguento mais essa lenga lenga de sigilo fiscal. A gente liga a TV, pega o jornal, acessa internet e é a mesma m… de tática.

É uma penca de banana, desde os editores de folhas, globos e estadões até o marketing do Serra. E o pior, são todos cegos e surdos pois não percebem que o eleitor não quer mais saber de disse me disse, que o eleitor já sabe, a várias eleições, que pela ótica torta de quem concorre, nenhum candidato presta, só ele mesmo, que é o santo ungido por Deus que vai salvar todo o país da miséria, vai dar escola pra todo mundo e saúde e lazer e transporte e bla bla bla..

Haja paciência. E que chegue logo 3 de outubro, porque depois disso, José Serra será um a menos e nossos olhos e ouvidos poderão sossegar de tanta m….

Mauro Batista

Algúem ai em S. Paulo precisa mostrar esta pouca vergonha do Governo Paulista com a Mídia. É por isto que a mídia protege tanto o Çerra, pois o tanto de contrato que o Governo tem com estes Jornais e Revistas "nun tá no gibi"
E a Paulistada pagando, bando de trouxas!

De Paula

Companheiro, desde que o conteudo esteja certo não importa o geito de escrever.

Celso

Nos blogs de quem conhecia José Serra ele era chamado de Zé Pedágio e Zé Chirico ( que na verdade é um dos seus sobrenomes). Agora, quando se expôs ao horário eleitoral e apresentou seu "programa de governo", o eleitor o está tratando como Zé Mané. Fez por merecer.

    francisco p neto

    Celso
    Não quero te ofender, muito pelo contrário, quero só sustentar o que vc está falando.
    "Programa de governo" é piada né?
    Serra passa o tempo todo só atacando Dilma.
    Ele e seu marqueteiro são burros ao quadrado.
    Quanto mais Dilma apanha mais ela cresce. Desse jeito, o jênio vais ficar devendo votos.
    E nós vamos para a galera.

    Celso

    Não me ofendeu. Programa de governo está entre aspas. É uma ironia. Abs

Daniel

O tracking renova só 1/4 da amostra diariamente. O resultado é uma média dos últimos quatro dias. A média de terça, quarta, quinta e sexta ficou em 52%. A média entre quarta, quinta, sexta e sábado ficou em 53%. Como renova só 1/ 4 da amostra, Dilma obteve muito mais do que 53% nas entrevistas de sábado. A média ficou em 53%, porque pega os três dias anteriores. Os trackings apontam as tendências.

Elias São Paulo SP

– Zezinho, vamos jogar botão?
– Não dá, tô me preparando pra ser presidente do Brasil.

– Zé! O tio Felício vai levar nós todos ao Pacaembu ver Palmeiras e Corinthians.
– Eu não vou. Não posso. Tô me preparando pra ser presidente do Brasil.

– O Carnaval no Parque Antártica vai ser demais, aquelas gatinhas…
– Eu sei, mas vou ficar por aqui, tô me preparando pra ser presidente do Brasil.

– Domingo de manhã puta jogo na Várzea do Glicério, Parque da Mooca e Apea, 'cê vai?
– Gostaria de ir, mas tô me preparando pra ser presidente do Brasil.

– Orra, Zé, 'cê viu como aquela mina te olhou pra mim?
– Tá, muito engraçado, vai firme, tô me preparando pra ser presidente do Brasil.

– Filmão no Cine Santo Antônio, Os Sete Samurais.
– É. Mas não vai dar pra ir. Tô me preparando pra ser presidente do Brasil.

    iamoraes

    – Zezinho, tira a mao dai.
    – Nao posso, tou me preparando pra ser presidente do Brasil.

    Gerson Carneiro

    E ainda antes:

    – Filhinho, quer mamar?
    – Num quelo, quelo sê plesidente.

    Isso sem contar que na ulta-sonografia ele já aparecia brincando de faixa presidencial com o cordão umbilical.

    Helcid

    – Zé, foi você que soltou esse "pum"?

    – Fui eu !! Mas é que tô me preparando pra ser presidente do Brasil.

Baixada Carioca

Eu já comentei por aqui que Dilma vai chegar aos 60 pontos (previsão do Brizola Neto) a continuar subindo do jeito que está; o zé vai cair aos 20 e a ecotucana Marina Silva vai fechar com 5 pontos. Mas quero rever a última previsão. Se Marina continuar a fazer o papel de ecodireita, vai cair aos 3 pontos percentuais. Tá bom pra quem não sabe o que é, nem o que quer, nem pra onde quer ir, não é?

    Felipe

    Não, não é. Marina aponta para o futuro do planeta; Dilma e Serra são a mesmice do crescimentismo, que, sob pena de o mundo entrar definitivamente em colapso, não pode seguir sendo a fórmula dominante.

    Dpouglas o. Tôrres

    Mas é só discurso.as ações,que é o que mais conta,mostram que ela se sentou no colo da direita. Andou criticando o uso de dossies em campanha,endossando o coro da midia.

    Baixada Carioca

    Felipe, ela não tá conseguindo convencer muita gente não. Aliás, ela tá convencendo do contrário.

SérgioFerraz

Como o dossiê de número 842, parece, não está dando resultados, já deve estar no forno o dossiê 843.

    Jairo_Beraldo

    Que vai fazer mais estragos ainda na campanha DEMo/tucana.

Fabio_Passos

Carlos Latuff desnuda a direita golpista:
http://twitpic.com/2koltk

Dimas

Estava assistindo o JN agora a pouco. É impressionante o esforço concentrado dos âncoras na divulgação do suposto vazamento de dados da RF, coisa que até a Marina Traira corrobora na sua fala. Agora, sobre um possível esquema mineiro na tramóia…nadica de nada. É por isto que o Eduardo Guimarães, através do MSM, está entrando com uma representação na Justiça Eleitoral, uma vez que estes meios de comunicação afrontam cabalmente o artigo 45 da Lei 9504/97. Eu fico até imaginando a conversa entre eles, ao final do Telejornal, enquanto ficam aparecendo as letrinhas:
"Pois é, fizemos a nossa parte, mas parece que não tá adiantando muita coisa….a mulher continua crescendo cada vez mais….
"Também, com esse candidato horroroso que nos arrumaram, não vai dar não..Eu acho que também vou votar nela"
Fecha o pano!

    Gersier

    Fiz questão de assistir hoje para ver se pelo menos tocariam no assunto do araponga do psdb noRio Grande do Sul.Nadica de nada.Não é atoa que a globo,aquela que nos julga uns otários,cada dia mais cai em descrédito.Me desinfetei depois.

    juarez

    Rola nos bastidores,que múmia não fala,outros respondem fala sim ,é só arrumar um bom dublê,que tudo vai impactar,vamos tentar,mas por favor não deixe ele sorrir.

Antonio Carlos

Tem um amigo meu que fala que o Serra é esquerda e eu estou começando a achar que sim. Veja, em 2002, Roseane Sarney liderava as intencoes de voto – ele e FHC armaram a arapuca e tiraram a moça do jogo para sempre. Zé Pedágio entrou na disputa e foi aquela lavada. Em 2006, Zé Pedágio queria ir para o confronto mas o Chuchu Opus Dei ganhou no partidao da UDN a vaga e Zezinho nao ajudou o irmao udenista – outro lavada de Lula. Agora, Aécio mais centrado, mais competente queria disputar (nao acredito que ganhasse, mas era páreo mais difícil), Zezinho tratou de tirar ele da jogada via Juca Kfouri e o Pó Aécio. E, finalmente, me faz uma campanha sem projetos, sem idéias, sem nocao, só com dossies, quarteladas, FARC – a incorporacao da UDN. Dilma sobe mais que balao de Sao Joao, tou acreditando, que Zezinho da Mooca é esquerdista mesmo. Abracos

    Narsiza Batista

    Afinal de contas, a Web está dando enfase a frase referente ao Aécio de "O pó Aécio", e eu ainda não atinei o que é! Tem alguém ai pra me exclarecer este imbróglio?

    Miguel

    O Zezinho é de esquerda mesmo, um zero à esquerda!

Marcos

O PIG tenta, o Serra tenta, mas Dima é cada vez mais presidenta!

kimparanoid

Pois é José… eis a opinião pública rechaçando a sua estratégia do desespero!
A propósito, até a IstoÉ já criticou essa postura: http://www.istoe.com.br/assuntos/editorial/detalh

H. C. Paes

Simbolicamente, se Dilma mantiver essa pontuação, será eleita no dia três de outubro com a maior votação nominal da história das democracias presidencialistas, superando Barack Obama.
Espero que os demotucanos preparem mais factóides, o efeito deles está sendo fantástico!

    Morvan

    É isso mesmo, H. C. Paes. Dilminha está "untada", blindada; é o efeito "massa com fermento". Quanto mais bate, mais cresce. Ah, ah, ah…

    Morvan, Usuário Linux #433640

    Fabio

    seria ótimo, mas a indonésia, q é uma "democracia" em formação, presidencialista desde 2004, teve uma eleição em 2009, e o vencedor teve 73 milhões de votos. Dilma provavelmente não vai chegar a tanto.

    Devo dizer que apesar disso eu creio que o Brasil é um país muuuuuito mais democrático que a Indonésia. Eles tem problemas sérios lá de o Estado reprimir as minorias, tem restrições à liberdade de expressão, etc, de um jeito q a gente não tem aqui.

Deixe seu comentário

Leia também