Theotonio dos Santos: Carta aberta a Fernando Henrique Cardoso

Tempo de leitura: 6 min

Carta aberta a Fernando Henrique Cardoso

O plano Real não derrubou a inflação e sim uma deflação mundial que fez cair as inflações no mundo inteiro. A inflação brasileira continuou sendo uma das maiores do mundo durante o seu governo. O real foi uma moeda drasticamente debilitada. Isto é evidente: quando nossa inflação esteve acima da inflação mundial por vários anos, nossa moeda tinha que ser altamente desvalorizada. De maneira suicida ela foi mantida artificialmente com um alto valor que levou à crise brutal de 1999. Outro mito é que seu governo foi um exemplo de rigor fiscal. Um governo que elevou a dívida pública do Brasil de 60 bilhões de reais em 1994 para mais de 850 bilhões, oito anos depois, é um exemplo de rigor fiscal? O artigo é de Theotonio dos Santos.

Theotonio dos Santos, na Carta Maior, por sugestão do leitor King Childerico

Meu caro Fernando,

Vejo-me na obrigação de responder a carta aberta que você dirigiu ao Lula, em nome de uma velha polêmica que você e o José Serra iniciaram em 1978 contra o Rui Mauro Marini, eu, André Gunder Frank e Vânia Bambirra, rompendo com um esforço teórico comum que iniciamos no Chile na segunda metade dos nos 1960. A discussão agora não é entre os cientistas sociais e sim a partir de uma experiência política que reflete contudo este debate teórico. Esta carta assinada por você como ex-presidente é uma defesa muito frágil teórica e politicamente de sua gestão. Quem a lê não pode compreender porque você saiu do governo com 23% de aprovação enquanto Lula deixa o seu governo com 96% de aprovação. Já discutimos em várias oportunidades os mitos que se criaram em torno dos chamados êxitos do seu governo. Já no seu governo vários estudiosos discutimos, já no começo do seu governo, o inevitável caminho de seu fracasso junto à maioria da população. Pois as premissas teóricas em que baseava sua ação política eram profundamente equivocadas e contraditórias com os interesses da maioria da população. (Se os leitores têm interesse de conhecer o debate sobre estas bases teóricas lhe recomendo meu livro já esgotado: Teoria da Dependencia: Balanço e Perspectivas, Editora Civilização Brasileira, Rio, 2000).

Contudo nesta oportunidade me cabe concentrar-me nos mitos criados em torno do seu governo, os quais você repete exaustivamente nesta carta aberta.

O primeiro mito é de que seu governo foi um êxito econômico a partir do fortalecimento do real e que o governo Lula estaria apoiado neste êxito alcançando assim resultados positivos que não quer compartilhar com você… Em primeiro lugar vamos desmitificar a afirmação de que foi o plano real que acabou com a inflação. Os dados mostram que até 1993 a economia mundial vivia uma hiperinflação na qual todas as economias apresentavam inflações superiores a 10%. A partir de 1994, TODAS AS ECONOMIAS DO MUNDO APRESENTARAM UMA QUEDA DA INFLAÇÃO PARA MENOS DE 10%. Claro que em cada pais apareceram os “gênios” locais que se apresentaram como os autores desta queda. Mas isto é falso: tratava-se de um movimento planetário.

No caso brasileiro, a nossa inflação girou, durante todo seu governo, próxima dos 10% mais altos. TIVEMOS NO SEU GOVERNO UMA DAS MAIS ALTAS INFLAÇÕES DO MUNDO. E aqui chegamos no outro mito incrível. Segundo você e seus seguidores (e até setores de oposição ao seu governo que acreditam neste mito) sua política econômica assegurou a transformação do real numa moeda forte. Ora Fernando, sejamos cordatos: chamar uma moeda que começou em 1994 valendo 0,85 centavos por dólar e mantendo um valor falso até 1998, quando o próprio FMI exigia uma desvalorização de pelo menos uns 40% e o seu ministro da economia recusou-se a realizá-la “pelo menos até as eleições”, indicando assim a época em que esta desvalorização viria e quando os capitais estrangeiros deveriam sair do país antes de sua desvalorização. O fato é que quando você flexibilizou o cambio o real se desvalorizou chegando até a 4,00 reais por dólar. E não venha por a culpa da “ameaça petista” pois esta desvalorização ocorreu muito antes da “ameaça Lula”. ORA, UMA MOEDA QUE SE DESVALORIZA 4 VEZES EM 8 ANOS PODE SER CONSIDERADA UMA MOEDA FORTE? Em que manual de economia? Que economista respeitável sustenta esta tese?

Conclusões: O plano Real não derrubou a inflação e sim uma deflação mundial que fez cair as inflações no mundo inteiro. A inflação brasileira continuou sendo uma das maiores do mundo durante o seu governo. O real foi uma moeda drasticamente debilitada. Isto é evidente: quando nossa inflação esteve acima da inflação mundial por vários anos, nossa moeda tinha que ser altamente desvalorizada. De maneira suicida ela foi mantida artificialmente com um alto valor que levou à crise brutal de 1999.

Segundo mito – Segundo você, o seu governo foi um exemplo de rigor fiscal. Meu Deus: um governo que elevou a dívida pública do Brasil de uns 60 bilhões de reais em 1994 para mais de 850 bilhões de dólares quando entregou o governo ao Lula, oito anos depois, é um exemplo de rigor fiscal? Gostaria de saber que economista poderia sustentar esta tese. Isto é um dos casos mais sérios de irresponsabilidade fiscal em toda a história da humanidade.

E não adianta atribuir este endividamento colossal aos chamados “esqueletos” das dívidas dos estados, como o fez seu ministro de economia burlando a boa fé daqueles que preferiam não enfrentar a triste realidade de seu governo. Um governo que chegou a pagar 50% ao ano de juros por seus títulos para, em seguida, depositar os investimentos vindos do exterior em moeda forte a juros nominais de 3 a 4%, não pode fugir do fato de que criou uma dívida colossal só para atrair capitais do exterior para cobrir os déficits comerciais colossais gerados por uma moeda sobrevalorizada que impedia a exportação, agravada ainda mais pelos juros absurdos que pagava para cobrir o déficit que gerava.

Este nível de irresponsabilidade cambial se transforma em irresponsabilidade fiscal que o povo brasileiro pagou sob a forma de uma queda da renda de cada brasileiro pobre. Nem falar da brutal concentração de renda que esta política agravou drasticamente neste pais da maior concentração de renda no mundo. Vergonha, Fernando. Muita vergonha. Baixa a cabeça e entenda porque nem seus companheiros de partido querem se identificar com o seu governo…te obrigando a sair sozinho nesta tarefa insana.

Terceiro mito – Segundo você, o Brasil tinha dificuldade de pagar sua dívida externa por causa da ameaça de um caos econômico que se esperava do governo Lula. Fernando, não brinca com a compreensão das pessoas. Em 1999 o Brasil tinha chegado à drástica situação de ter perdido TODAS AS SUAS DIVISAS. Você teve que pedir ajuda ao seu amigo Clinton que colocou à sua disposição uns 20 bilhões de dólares do tesouro dos Estados Unidos e mais uns 25 BILHÕES DE DÓLARES DO FMI, Banco Mundial e BID. Tudo isto sem nenhuma garantia.

Esperava-se aumentar as exportações do pais para gerar divisas para pagar esta dívida. O fracasso do setor exportador brasileiro mesmo com a espetacular desvalorização do real não permitiu juntar nenhum recurso em dólar para pagar a dívida. Não tem nada a ver com a ameaça de Lula. A ameaça de Lula existiu exatamente em consequência deste fracasso colossal de sua política macroeconômica. Sua política externa submissa aos interesses norte-americanos, apesar de algumas declarações críticas, ligava nossas exportações a uma economia decadente e um mercado já ocupado. A recusa dos seus neoliberais de promover uma política industrial na qual o Estado apoiava e orientava nossas exportações. A loucura do endividamento interno colossal. A impossibilidade de realizar inversões públicas apesar dos enormes recursos obtidos com a venda de uns 100 bilhões de dólares de empresas brasileiras. Os juros mais altos do mundo que inviabilizavam e ainda inviabilizam a competitividade de qualquer empresa.

Enfim, UM FRACASSO ECONOMICO ROTUNDO que se traduzia nos mais altos índices de risco do mundo, mesmo tratando-se de avaliadoras amigas. Uma dívida sem dinheiro para pagar… Fernando, o Lula não era ameaça de caos. Você era o caos. E o povo brasileiro correu tranquilamente o risco de eleger um torneiro mecânico e um partido de agitadores, segundo a avaliação de vocês, do que continuar a aventura econômica que você e seu partido criaram para este país.

Gostaria de destacar a qualidade do seu governo em algum campo mas não posso fazê-lo nem no campo cultural para o qual foi chamado o nosso querido Francisco Weffort (neste então secretário geral do PT) e não criou um só museu, uma só campanha significativa. Que vergonha foi a comemoração dos 500 anos da “descoberta do Brasil”. E no plano educacional onde você não criou uma só universidade e entrou em choque com a maioria dos professores universitários sucateados em seus salários e em seu prestígio profissional. Não Fernando, não posso reconhecer nada que não pudesse ser feito por um medíocre presidente.

Lamento muito o destino do Serra. Se ele não ganhar esta eleição vai ficar sem mandato, mas esta é a política. Vocês vão ter que revisar profundamente esta tentativa de encerrar a Era Vargas com a qual se identifica tão fortemente nosso povo. E terão que pensar que o capitalismo dependente que São Paulo construiu não é o que o povo brasileiro quer. E por mais que vocês tenham alcançado o domínio da imprensa brasileira, devido suas alianças internacionais e nacionais, está claro que isto não poderia assegurar ao PSDB um governo querido pelo nosso povo. Vocês vão ficar na nossa história com um episódio de reação contra o verdadeiro progresso que Dilma nos promete aprofundar. Ela nos disse que a luta contra a desigualdade é o verdadeiro fundamento de uma política progressista. E dessa política vocês estão fora.

Apesar de tudo isto, me dá pena colocar em choque tão radical uma velha amizade. Apesar deste caminho tão equivocado, eu ainda gosto de vocês ( e tenho a melhor recordação de Ruth) mas quero vocês longe do poder no Brasil. Como a grande maioria do povo brasileiro. Poderemos bater um papo inocente em algum congresso internacional se é que vocês algum dia voltarão a frequentar este mundo dos intelectuais afastados das lides do poder.

Com a melhor disposição possível mas com amor à verdade, me despeço

[email protected]
http://theotoniodossantos.blogspot.com/

(*) Theotonio Dos Santos é Professor Emérito da Universidade Federal Fluminense, Presidente da Cátedra da UNESCO e da Universidade das Nações Unidas sobre economia global e desenvolvimentos sustentável. Professor visitante nacional sênior da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nilton Birnfeld

Senhora e Senhores: Teoria econômica, qualquer um inventa e defende, pois não é uma ciência exata.
O que inporta de verdade são os números. O nome da moeda tanto faz. É só pegar os números, podem ver os jornais da época, do FHC e após, até a presente. Crescimento econômico, exportações, poder aquisitivo, salário mínimo, pobreza, inserção social, educação, saúde, valor da moeda não nominal, mas real, empregos criados, et. etc. Uma pequena amosta: a P-52, que afundou, o fhc queria comprar da Noruega, pois foi feita aqui criando 22.000 empregos diretos. Temos hoje um nova indústria Naval Brasieira, que gera mais de 55 mil empregos diretos., e com encomendas para 20 anos ou mais. O Lula está implantando em SUAPE, a maior panta industrial do mundo, com poroto, aeroporto, indústrias e a Refinaria, que faz mais de 30 anos q. não se constrói no Brasil. As reservas cambiais hoje estão em quase 300 bilhões de U$. Tempos de fhc, estavam a Zero.Poderia enumerar centenas de dados concretos, que fazem a diferença. O resto é pura conversa fiada. Não precisa ser nehnhum gênia para ver tudo isso, basta querer. Ponto.

Anderson

Uma questão faria os ignorantes deste site, inclusive o que escreveu a matéria, se calar. Se o real foi tão ruim, porque continuar? Porque o ptzinho não sugeriu algo melhor nos últimos anos então, ou ainda está por vir? Na verdade, para o pt tudo sempre está por vir. Quem sabe passemos a ter notas de 100 lulas no futuro, não seria uma beleza?

Anderson

Se esse cara aí entendesse mesmo de economia saberia que o Brasil ter pago a dívida com o FMI foi uma grande bobagem. Trocamos uma dívida externa pela expansão da dívida interna através da emissão de títulos da dívida pública. Hoje pagamos a taxa real de juros brasileira, aproximadamente 5,6% de juros, ao invés de estarmos pagando 2,25% ou algo em torno disso (a taxa é calculada somando-se a taxa de juros americana + o risco país/100). Vai estudar e pare de ser frustrado meu querido amigo, daí quem sabe pare de escrever besteira e perceba que o cara do Obama não é mesmo o cara, como também o Obama também passou a não ser mais o cara que "mudaria" o mundo.

sandra

Emérito Professor… gosto de repassar aos amigos qualquer informação que consiga elucidar os "mitos" levantados por FHC e agora, pelas "mentiras" efetivadas por Serra. Gostaria, antes de informar que não sou filiada ao PT, mas, por outros motivos que não econômicos (em tese), votei e voto no Lula e acredito na Dilma. Bom pelo menos, agora ela não tem o tão falado defeito de nosso presidente de não ter cursado universidade, pois a Dilma cursou. Tais pessoas analisaram, erroneamente, que a universidade é que forma o cidadão, esquecendo que a vida forma, por vezes, melhores cidadãos do que mil universidades( não que elas sejam dispensáveis). Então, gostaria de expor que não sinto consistência no texto para transmitir aos meus amigos com idoneidade. Entendo o que o Sr. explica, mas faltam dados necessários para comprovação do aludido. Acredito piamente que as razões expostas até tenham fundamento, mas gostaria que fosse mais contundente. Sabe, me desculpe ser franca, mas eu não gostaria que o assunto de tal relevância pudesse ser transformado em boataria, pois esse método é aplicado com maestria pela Direita representada pelo Sr. Serra. Então, acho importante que pessoas com o conhecimento do senhor traga a baila assuntos tão relevantes e mostrando visão diversa da pretendida pelos conservadores. Indicarei seu Blog, mas não a carta, porque me senti fora do conteúdo, pois não sou amigo dos correspondentes. Mas adorei a aula e procurarei me aprofundar um pouco mais sobre os fatos que o Sr.levantou e sua procedência.

Fernando

Belo texto. Provido, porém, de rancor e alguma frustração.

Pablo Morales

Olha, tenho 52 anos, a uns 25 anos procuro ouvir debates politicos de qualquer partido. Entra governo e sai governo, e temos lindos discursos de mestres, doutores de todo tipo, e muita estatisticas. Eu que usei a saude publica e colegio publico, e ja se falava mal, (quanta saudade), na pratica hoje, esta muito, mas muito pior. Por sorte tenho um plano de saude particular basico. Acho que todo colegio publico teria que ter cursos profissionalizantes a nivel de 2º grau, e a volta de grandiosos investimento na saude publica. Esta para nascer um politico que se eleja presidente e com a mobilização do povo do Brasil se faça as reformas nescessarias neste pais. O resto é pura conversa que o povo não tem acesso.

Hermes

Meu Deus, como é triste ver que as pessoas ficam tão cegas, idolatrando um partido ou governo e destruindo o outro! É ÓBVIO que cada um tem seus prós e seus contras! Equilíbrio, galera! Vamos dosar o que falamos e estudar os fatos, caso contrário vamos simplesmente acreditar no que queremos acreditar!!! Para termos uma noção da falta de bom senso, há várias pessoas aqui que admitem não terem noção dessa linguagem econômica utilizada pelo professor e mesmo assim parabenizam com todas as suas forças o texto dele, que por sinal é totalmente tendencioso!

Comentário da Andrea mais pra baixo, típico de quem é facilmente manipulado: "Caraca ! Não tem nem o que dizer, depois de palavras tão certas … Fiquei atônita e parabenizo o professor. Confesso que não tenho competência e nem conhecimento para discutir ou discordar se tudo o que está inserto no texto traduz o que ocorreu de fato com a nossa economia da ápoca, porque o "economez" utilizado é muito profundo para os meus conhecimentos, mas, com certeza o recado dado é perfeitamente compreensível. Obrigada professor."

Mario Sawczuk

Prof. Theotonio dos Santos, muito bem escrita essa sua carta; como não entendo profundamente de economia, creio que nela devem existir muitas verdades. Deixo claro que me faltam conhecimentos para entender esses meandros. Mas a carta não explica (entendo que não é a finalidade) qual foi o milagre Lulista que transformou o Real em moeda forte; aquele tal panorama internacional e as Commodities explodindo tem alguma coisa a ver? E, pelo visto, a “herança maldita” ficou realmente engasgada na garganta do nosso atual presidente; já que ele foi prejudicado ao herdar uma dívida interna de R$ 892,94 bilhões, vai entregar para o próximo uma dívida estimada em aproximadamente R$ 1,73 trilhão; besteira pouca é bobagem, fala sério! Se não bastasse o aumento da dívida interna a dívida externa, conforme o Banco Central estimou em setembro último, estava em US 243,8 bilhões e o governo fica alardeando que quitou o FMI, mas deixando subentendido dívida externa. Não sou filiado (militante) de nenhum partido, sou apenas um brasileiro indignado com a aceitação do “rouba mas faz”, do fortalecimento da Lei de Gerson e dessa quantidade de escândalos expostos sem ter ninguém efetivamente punido. Mas tenho meu veredito, votarei não ao PT, votarei Serra como única opção no presente momento.

João Coimbra

Eu acho muito estranho que a "ciência" econômica não tenha sido capaz de fazer nada e aceitado a inflação durante o tempo que ela durou e de repente conseguiu?
Faltou ao Theotonio dizer quem é que se beneficiou e atuou para manter a inflação durante esse tempo todo. Como disse o Pedro Simon, faltou investigar os corruptores. É o mesmo que querer acabar com tráfico de drogas sem acabar com o consumo, nunca vai acontecer. A inflação trazia vantagens, só resta dizer para quem? Como é que quem se beneficiava com a inflação, e queria que ficasse assim, foi convencido a aceitar de acabar com a inflação? Quais os setores da economia que estão mais se benficiando hoje, tendo lucros recordes? Como foram esses setores convencidos (comprados) para aceitar a inflação nos níveis de hoje?

Almerindo

LEITURA OBRIGATÓRIA, PRINCIPALMENTE para os que idolatram o Fernandinho. Já estou repassando para todos os meus contatos. Aconselho a TODOS fazerem o mesmo!

Wesley

Pra quem ainda acredita no FHC:
http://www.youtube.com/watch?v=zv7vLVz_tvI&fe
http://www.youtube.com/watch?v=wmjXqQ_rwiM&fe

O Menestrel!

[…] (“Carta Aberta ao ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso”. Por Theotonio dos Santos, Professor Emérito da Universidade Federal Fluminense, Presidente da Cátedra da UNESCO e da Universidade das Nações Unidas sobre economia global e desenvolvimentos sustentável. Professor visitante nacional sênior da Universidade Federal do Rio de Janeiro.) […]

Marcos Ferrari

Gostei do texto que vc me enviou, como também "gostava" do nosso Ex Fernando, quando flexiono no passado, me permito, refletir a respeito do conteúdo mostrado pelo Emérito Professor, o que me deixa totalmente triste é a falta de resposta, -ou será vergonha- do nosso querido Fernando. -Será que ele não consegue vir a público e chutar o balde? Enquanto isto, somos obrigados a acreditar que o matreiro do Lula, venha virar mais quatro anos e quiçá oito. Enfim, que fazer, a discussão política leva à democracia. Novamente, para finalizar, vou me valer do Futebol: – Goleiro que não tem sorte, não presta….

bjks

Marcão

    Arlete

    Taí, por que o FHC não convida este professor para a conversa "cara a cara" com o Lula? Terá coragem?????

rcbrum

No mesmo contexto:
Para aqueles capazes de interpretar textos de mais de dois parágrafos, recomendo a leitura da matéria a seguir, muito clara, sobre a ação de FHC na questão da Petrobras:

FHC recriou a Petrobrás
21 de outubro de 2010 | 0h 00 http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101021/

Se ainda não estiverem convencidos façam um exercício de memória e tentem encontrar algum exemplo de companhia estatal pura que tenha sido sucesso em seu campo comercial.

rcbrum

Continuando texto anterior:
Meu caro, o Sr comete um crime contra os mais jovens, aqueles que não viveram aquela conjuntura e todas as suas dificuldades. Eles vão passar a repetir suas afirmações, que são infelizmente carregadas de inverdades.
O Sr pode ter suas opiniões contrárias à condução do Plano Real, sobre o valor a se conduzir a moeda, etc. Mas leve em conta que naquela conjuntura nem se sabia quanto valia nossa moeda. Qual a meta? Era uma bagunça tão grande em nossas Contas que não era possível saber.
Lembre-se que é um professor, suas opiniões pesam! Ajude o Brasil e traga os fatos como eles foram realmente.

    Lucas Batista

    Onde está o sucesso de FHC???
    A popularidade de seu governo mostra parte de
    seu sucesso…
    Nem mesmo na USP,onde ele infelizmente se formou e foi professor,
    é bem recebido,seus ideais mudaram e seus amigos docentes perceberam isso.
    Seus conhecimentos são certamente limitados,achar que naquela época,que não faz tanto tempo assim,
    nem se sabia o valor de nossa moeda.
    Que vergonhoso.
    Um certo político,chamado José Serra,uma vez deu uma entrevista e falou que esse plano econômico ia acarretar muitos problemas se a moeda continuasse tão valorizada.O grtande presidente do país, Fernando Henique,mandou
    ele se retratar na TV e voltar atrás no que disse.Porque será?
    Qualquer economista sabia das consequência de continuar com o real tão alto.A Argentina sentiu o efeito
    de uma política semelhante,passou por uma grande crise,sua economia quase ruiu.
    Antes de falar sobre oque não sabe estude um pouco.leia,o conhecimento não é letal.

    Geísa

    Então me ajude você a entender.

    Esse texto não foi o primeiro, nem o segundo, que leio sobre a economia no Brasil entre 1994-2002.
    A conclusão é sempre a mesma, um desastre.

    Quero então ao menos uma indicação de algum economista que mostre que não houve essa incompetência evidente

    Carlos Rossa

    Eu era um trabalhador da indústria coureiro calçadista (tecnico químico). Tudo ia bem até o Plano Real. Eu e milhares de trabalhadores perdemos o emprego: nosso "Real" não tinha valor na prática. Todos os insumos da indústria mantiveram a realidade da nossa moeda fraca. Além disso, a política externa permitia exportar "comoditis" (couro cru e wet blue) sem pagar nada de impostos, gerando milhares de empregos na China. E o que vinha de lá? um monte de cacareco a 1 real. E o que nossas empresas produziam? desempregados. Foi-se a época do esperar crescer o bolo para depois dividir. Agora crescemos porque todos ajudam a fazer o bolo, mas quem deu o passo inicial foi o Lula sim senhor.

rcbrum

Estamos mesmo vivendo a Era da Mediocridade. As pessoas não se dão ao respeito por sua história. seus títulos ou posição na sociedade. Parece-me que o Sr que assina este artigo é contemporâneo de FHC e tem muita mágoa e inveja de seu sucesso. Por isto esquece de suas responsabilidades.

Quando se lê que fulano é Professor Emérito de uma Universidade Federal, Catedrático da Unesco e da ONU, etc, imaginamos que vamos encontrar algo de valor, que nos acrescente. Daí após a leitura ficamos inicialmente confusos e depois de relembrar parte da história como ela realmente aconteceu, vemos que é um texto claramente fraudulento, quando ao tratar de ambientes inflacionários considera a hiper-inflação que tivemos de mais de 30% ao mês com a mesma gravidade de uma inflação alta no resto do mundo de mais de 10%, ao ano. A partir desta constatação as demais afirmações perdem sua base:Devem ter o mesmo ângulo de visão.

Se Nagao

Apesar de ser uma polêmica sobre a Teoria da Dependência não deixa de ser extremamente interessante por algumas razões, que coloco não por ordem de importância:
A carta aberta do FHgá lançando um desafio para o Presidente Lula quando deixar o governo provocou o Professor Theotônio a fazer esta manifestação, sem este desafio do FHgá talvez não tivéssemos a oportunidade de entender o passado recente sob uma outra ótica, concordemos ou não. Concordo com o Professor Theotônio. A vaidade do FHgá o transformou em uma triste figura, veja o que diz o Leandro Fortes no blog Brasília eu vi.
Esta manifestação do Professor Theotônio deveria abrir os olhos de próceres petistas que achavam que o FHgá tinha razão, assim como ainda acham que o governo deve ter medidas compensatórias e não medidas efetivas em todos os campos para se acabar com o subdesenvolvimento do país. Leiam Mauricio Dias no Carta Capital a partir de considerações da Professora Tania Bacelar da Universidade Federal de Pernambuco.
Esta carta do Professor Theotônio também acaba com a propagando dos tucanos sobre a falta de uma política industrial no governo Lula, quando na verdade quem prejudicou muito a indústria nacional foi o governo FHgá, pela sua total submissão aos interesses dos EUA.

rcbrum

Convido-os a apoiarem o MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA, que neste momento conta com 102 837 adesões, no site http://www.defesadademocracia.com.br/.

Marcos A.

Excelente texto!! Ainda que haja uma classe média ignorante e preconceituosa que defenda a volta dessa gente ao poder, felizmente caminhamos pra que isso não aconteça!

Parabéns!

    Arlete

    Concordo. Cego é aquele que se recusa a ver.

Fábio

Azenha, dos muitos excelentes textos que aqui vicejam, esse destoou feio…

Dizer o real deu certo por causa da conjuntura externa é brincar com nossas inteligências… Em pese o desastre da âncora cambial prolongada, não há dúvida de ela, juntamente com o fim da correção monetária foram os mecanismos detonadores da inércia inflacionária.

E dia 31/10 Dilma neles!

priscila presotto

Magnífico!
Reforçou a inveja de FHC, e me ensinou mais coisas que tinha dúvidas.
Obrigada Azenha.

Andre Campolina

Parabéns, Professor! De forma competente, lúcida , coerente, inteligente e verdadeira, desmontou o discurso do FH. Engraçado como os medíocres se arvoram a elogiar a sí próprio. Se auto enganam. Na verdade são um grande blefe.

ALexandre Cabral

Essa distorção me lembra o mito do Cesar Maia aqui no município do RJ que se vende como um bom administrador, tecnocrata mas que promoveu a maior estouro do orçamento na construção da cidade da música…Deveria estar preso ou muito enrolado na justiça e não concorrendo a uma cadeira do senado.

marta

Não conheço esse mestre, mas fico orgulhosa de saber que o Brasil pode mostrar uma cara íntegra e progressista __ através de pessoas como ele. Que bom que temos esses sábios, que podem nos representar com firmeza e lealdade. Isso nos faz seguir confiantes e sem medo de ser feliz. Esses egoístas e prepotentes como FHC tem um ego tão elevado que esquecem-se que no Brasil tem muita cabeça boa emanando sabedoria capazes de afrontar aqueles que se julgam únicos,como se fossem escolhidos e selecionados pela própria natureza.__ Com Dilma e o PROUNI tenho a esperança que mais mentes brilhantes irão começar a aparecer nesse nosso Brasil.

Rafael, BHte

Faltou dizer q o Plano Real foi feito pelos mesmos economistas q erraram todos os outros planos q nem mesmo copiando acertavam (o Plano Cruzado foi copia de um plano israelense, o de Israel deu certo já o nosso ops o 'deles'…) Nos fizeram literalmente de cobaias! Houve sacríficios para dar e vender, golpe fatal nas aposentadorias, funcionarios publicos sem aumento por mais de uma década etc fora o q ainda não se sabe! FHC virou refém do FMI. Theotonio foi um histórico candidato ao governo de Minas na primeira eleição direta para o cargo q tivemos depois q deixaram a gente votar, candidato de um partido até hoje praticamente inexistente em MG, o PDT. Ele e os outros enfrentaram o PDS, a ex-Arena era uma espécie de PSDB do Serra de hoje piorado mas com alguns de seus métodos, venceu o tal de Tancredo, eterno sobrevivente da política,q como se sabe, só largou o osso quando não tinha mais jeito

Breno Fonte

Isso aí, o FHC "nunca fez nada", a inflação só sumiu devido aos "bons ventos" deflacionários da economia global…

Ah fala sério…

É o mesmo argumento que dizer que o governo Lula foi bom apenas por causa de um período sem turbulências na economia global (ao menos, na maior parte dos 8 anos). Isso é simplesmente ridículo.

Tanto FHC como Lula tem seus prós e contras, essa babaquice coletiva de se defender tal político e de apedrejar outro é uma estupidez tamanha, que nos faz encarar a política como torcidas organizadas de futebol e não nos faz evoluir em nenhuma discussão séria.

Quanto ao texto do Azenha, 96% de aprovação do Lula é inédito pra mim. Sobre a desvalorização da moeda, me espanta a seguinte frase:

"ORA, UMA MOEDA QUE SE DESVALORIZA 4 VEZES EM 8 ANOS PODE SER CONSIDERADA UMA MOEDA FORTE?"

Oras, ninguém está acompanhando a "currency war" que está acontencendo atualmente, com grandes economias desvalorizando suas moedas?

Pra mim esta carta é só mais um texto desmerecedor de governos, e soma-se à pilha de textos contra o FHC, contra o Lula, contra o Collor, contra a Dilma, contra o Serra e por aí vai.

    emilio gf

    1o. Quanto à aprovação do Lula, tem razão. Mas na época do governo FHC, era comum somar bom/ótimo com regular para se calcular a "aprovação". Fazendo isso, Lula tem mesmo 96% e FHC, uns 50% ao final dos governos.

    2o. Quanto ao "período sem turbulências", Lula enfrentou a maior crise do "capetalismo" desde 1929. A opinião internacional é que se saiu muito bem.

    3o. A desvalorização do Real no início de 1999 não tem nada a ver com o atual "currency war", onde todas as moedas se desvalorizam, umas mais, outras menos. O Real, p.ex., se valoriza em relação ao US dolar, problema que o governo deverá enfrentar, aliás.

    4o. O governo FHC aumentou mesmo a dívida pública de 60 para U$ 850 bi. E a assunção das dívidas estaduais não explica isso, pois teríamos, no máximo, uns U$ 110 bi. A maior parte do aumento se deveu aos juros (prime rate) médios de 25%, que chegou a um pico de 46%.

    5o. O desgoverno FHC sucateou o que pôde. Destruiu a indústria naval, espoliou nossas divisas, fez péssimos processos de privatização ("no limite da responsabilidade" – sem contrapartidas), arrochou o salário mínimo, transformou prostíbulos educacionais em UniLoves, enquanto deixava os servidores (professores das federais inclusive) à míngua – sem reajustes, legou uma dívida de 61,7% do PIB (dados do BC), retirou do Estado o poder e o dever de orientar e promover o desenvolvimento nacional e quase entregou a base de Alcântara aos EUA num acordo humilhante que impedia brasileiros de lá entrarem.

    Tem muito mais, mas vou parar por aqui.

    Espero que o sentimento de brasilidade e a solidariedade aos despossuídos faça com que, domingo, vote DILMA 13.

    Ivania

    Concordo…para um brilhar não precisa apagar o outro …Cada um fez na medida que a história, que o momento, que a conjuntura foi permitindo.
    Cada um que chega no poder, repete, reproduz, seu sucessor , em maior ou menor escala,
    No momento quem ta fora quer entrar, quem tá dentro tá desesperado para ficar.
    O que me preocupa com tudo que tenho acompanhado…é a fata de respeito mútuo, mentiras de ambos os lados, dificuldades de reconhecer o que a vida ensina sempre: toda moeda tem dois lados…
    O Brasil precisa mudar, deixar de ser meu, teu partido…nosso partido é o Brasil, tivemos corrupção, escandalos, mentiras…em todos os governos,…

Claudio Cordovil

Para se entender o mitômano FH, suas idéias e a antiga conexão USP-PFL não se escreveu nada tão contundente como o livro de Gilberto Vasconcellos, 'O príncipe da moeda'. http://pdt12.locaweb.com.br/paginas.asp?id=303

Klaus

Agora vão reescrever a história. Típico. Tremenda coincidencia ter ocorrido durante o plano real. Pelo menos FHC é de sorte. Nem vocês acreditam nesta história. Será esquecida após as eleições. Mas daqui a pouco o Azenha vai estar junto com PHA, lá no pré-sal da credidibilidade.

    El Cid

    vai com o FHC então, "herr troll" !!

    … que siga o enterro, sem honras…

    Bruno

    O PHA, por acaso, vive dizendo que o Real é do Itamar e não do Éfe Agá. Será que vai mudar o discurso agora que tem um louco dizendo que o Real é uma ilusão?

Henrique

FHC – "O impacto da elevação abrupta das taxas de juros, em 1997, que demoraria a voltar a cair, colocou a dívida pública em uma trajetória de acelerado crescimento.

"Dobramos a taxa selic que passou de 22% para 44% ao ano"

O IR que de 25% passou para 27,5%.

FHC reconhece que começou a perder a guerra contra os especuladores.

FHC pergunta: "Por que não se tomaram as medidas cabíveis?" pois ficou claro que o problema tinha sido identificado em jul/97 por sua equipe econômica.

"As medidas tomadas no final de 1997 fez-nos perder oportunidades para rever a questão cambial no 1º quadrimestre/1998.

FICAMOS IMÓVEIS NA CRISE"

(Do livro A Arte da Política de FHC)

Para mim, que não sou economista de bolinha de papel, chama-se a isto – INCOMPETÊNCIA.

Armando do Prado

Fundamental. A história se encarregará de enterrar o ex-professor Cardoso, mas é importante que nos adiantemos e comecemos a desconstruir esses mitos. Conheço o ex-professor desde a Maria Antonia e sei do que não é capaz, pois já na época se dizia que seu doutorado era obra da professora Ruth Cardoso.

Wlademir Carvalho

É mais ou menos o que sempre alardeio aos quatro-ventos…os governos do PSDB e asseclas, são os verdadeiros retratos da intrujice.

Basta de patranhas.

Admar

Porque o PT não usa isto na propaganda eleitoral da Dilma desmistificando este Mito???

Odilon

Já disse e repito o Sr. FHC foi o pior presidente que o Brasil já teve. O seu primeiro ato no governo: Perdoou os anões do orçamento. Seu último ato: Pediu dinheiro ao FMI e o então candidato Lula teve que assinar. Este cidadão conduziu o país as portas da falência por três ou quatro vezes e, para finalizar, o Plano Real foi do então presidente Itamar e, quando o Sr. FHC assinou a nota do Real ele já não era mais ministro.

    Marco Aurélio

    É isso mesmo, Odilon. E diga-se de passagem, um dos anões do orçamento era Sérgio Guerra, hoje presidente do PSDB.

Junior

A Foia vai publicar tambem? Acho dificil.

Huglevison

Voce devia é se candidatar senhor Theotonio, porque voce fez o que os candidatos sabem fazer de melhor , falar um monte de coisas "inteligentes" sem dizer nada, não me trate por idiota.

    cesar a giometti

    Você estava onde, durante os oito anos de FHC. Retrato claro como o que está acima, só para quem entende um pouquinho. Não deve ser o seu caso…

    Misal

    Não precisa trata-lo de idiota, seu comentário já mostra isso

Fabio_Passos

Rapaz… este é o contraponto que a mídia-corrupta – rede globo / quadrilha veja / fsp / estadão – esconde do povo brasileiro.

Joel PInto

Fernando Henrique não consegue engolir que um metalurgico,retirante do nordeste,colocase ele, todo sabidão no bolso,dalhe nele Lulaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

RICARDO RUIZ

PQP AZENHA!!!! LAVOU MINHA ALMA!!!! FINALMENTE ALGUÉM FALOU DO FRACASSO FHC, E PROVOU!!!
EU SEI QUE VOCÊ NÃO GOSTA DE MAIÚSCULAS, MAS É QUE EU TÔ GRITANDO MESMO !!!
DE EUFORIA PELA VERDADE DO TEXTO!!!
DOMINGO É DILMA!!!!

    Bruno

    Palavrões, maiúsculas… e eu não posso falar mal do bispo.

    Arlete

    EU TAMBÉÉÉÉÉÉÉÉMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

alexandre de melo

a inflacao acabou no mundo quase simultaneamente, por causa da abertura economica do tal neo-liberalismo;
visto que ainflacao mundial era causada por demanda suprimida que acabou com o aumento do comercio mundial.
havia infacao em quase toda europa pre euro, hiperinflacao na america latina , africa e israel, franca italia e japao
com inflacao alta tanto que com o fim da infalcao o yen ficou com uma proporcao de 120 por 1 contra o dolar, dinheiro
desvalorizado reflexo de inflacao assim como a lira italiana 1200 por 1 dolar.
com o comercio mundial mais globalizado houve a estabilizacao dos precos no mundo quase todo , no brasil tambem
nao pelo real, mas apesar do real , que se nao existisse estariamos pagando CR$7730.00 o litro de gasolina. sem inflacao.
quanto as privatizacoes, um erro historico incompetencia completa do governo do boca-de-bolsa foi que
o estoque de estatais a vender valia mais que a divida externa, se ele as tivesse vendida pelos seu preco justo
teria paga a divida. nao deu conta vendeu as estatais nao pagou a divida e individou-nos ainda mais, maior atestado
de imcompetencia da historia do Brasil.

Francisco

Como se dizia no Maranhão, esbagaçou!

Pedro Saffi

Desculpe mas essa carta é de uma idiotice tremenda. É certo que houve uma redução da inflação na maior parte dos países do mundo durante a décade 90, mas obviamente a queda no Brasil foi infinitamente maior dado o nosso próprio nível de inflação. A receita na maior parte dos países veio através de uma contenção do gasto público, já que uma das razões pelas quais o governo emite moeda é para pagar o déficit público. Se todos os países do mundo tivessem uma taxa de inflação de 1% e o Brasil uma de 2% ainda teríamos a maior inflação do planeta, mas isso não faria muita diferença do ponto de vista macroeconômico. Já ter uma inflação se aproximando dos 1000% ao ano faz e muita.

Quando ao segundo mito é verdade sim que a dívida aumentou muito, em parte pelo reconhecimento de muitos "esqueletos" não contabilizados na dívida pública por governos anteriores. Isso tudo fez parte dos preparativos para dar um pouco mais de ordem aos gastos públicos e aumentar a credibilidade do governo frente aos agentes ecônomicos. Como o governo continua gastando mais do que arrecada, a dívida continua subindo (acho que no Governo Lula ela dobrou de tamanho).

Desculpe, mas é por isso que a UFF nunca foi levada a sério em economia. Alguém que viveu nossa realidade em 94 e acredita não haver sido o plano Real o responsável pela queda da inflação realmente não me parece querer debater de forma séria.

Talvez o problema da inflação houvesse sido resolvido antes se o PT nao tivesse sido contra a LRF ou as privatizações. Como todo governo o FHC teve coisas boas e ruins, mas negar as inúmeras coisas boas é má-fé.

Realmente lamentável.

    Scan

    Isso aí! Privatiza tudo que os problemas serão sanados!
    Saco, eles não cansam de mais do mesmo?
    Realmente lamentável.

    Pedro Saffi

    Prezado Scan,

    Como tudo na vida, radicalismo não leva a nada. Ninguém aqui está dizend que devemos privatizar todas as empresas independentemente de seu setor, valor, etc. De toda forma, infelizmente o Estado não tinha recursos para executar os investimentos necessários para expansão das empresas (vide Embraer, Vale do Rio Doce, Usiminas, etc.). Nesses casos você não acha melhor vender as empresas por um preço justo, beneficiar-se do aumento na arrecadação de impostos decorrente das maiores receitas?

    King Childerico

    "uma das razões pela qual o governo emite moeda é para pagar gastos públicos"

    Ou seja, gasto público não deve existir.

    O senhor Pedrinho, falou , falou , falou.. e nada disse.

    Certo, mas foi para cortar gastos que as empresas foram privatizadas certo?? E para gerar receita para o governo.

    Pois bem, cadê a grana das privatizações??

    Mesmo com o corte nos gastos, e a privatização de nossas mais importantes empresas, o boca de sovaco teve de ajoelhar-se perante o FMI

    Plano Real = diminuir moeda em circulação. O povo sofre com a falta de moeda, ams inflação não temos mais XDXD

    Como todo bom defensor de tucanos, você apresenta argumentos com validade 0

    Welbert Vinco

    Ora Childerico, onde estão as suas argumentações? Não vi nenhuma na resposta acima.

    Tira o radicalismo político de lado, e pare de ofender as pessoas pela opinião das mesmas. Quem sabe vai ter alguma validade suas futuras respostas.

    Pedro Saffi

    Prezado Welbert,

    O problema é que o pessoal acha que gasto público é para ajudar as inúmeras boquinhas que eles tem que alimentar. Talvez por isso seja difícil o debate.

    Pedro Saffi

    Caro King,

    Estude um pouco mais de economia. É claro que o gasto público deve existir, só que como toda família, existe algo chamado restrição orçamentária. Isso impede que seja possível gastar mais do que ganhamos no longo prazo. No caso de um governo, ele tem a vatangem de poder emitir moes para pagar os gastos, mas a consequencia perversa disso é que a inflação acaba subindo.

    Nossa inflação foi consequencia de gastos muito acima das receitas. Tanto o governo FHC, quando o governo Lula não foi capaz de implementar medidas estruturais que reduzam o deficit pulbico a nivéis aceitáveis.

    As privatizações também para dar mais eficiência a economia e permitir que o governo foque nas áreas realmente essenciais (saúde, educação, etc.) que ainda tem muito que melhorar. É só você comparar a soma dos impostos pagos pela ex-estatais após a privatização e ver como supera em muito o que era arrecadado antes das privatizações.

    King Childerico

    As privatizações são feitas para que o governo foque nas áreas essenciais, saúde educação huehueahrer. Tá bom. O filho, você é que tem de parar de ler escola austríaca. não leva a nada. só faz com que se fale baboseiras como as que voce solta.

    O governo arrecada o suficiente para manter empresas estatais. Fazer o que se o boquita de sovaco gastava tudo nos bancos.

    Pedro Saffi

    Isso, boa resposta, cheia de conteúdo e argumentos. É assim mesmo que se demosntra capacidade de argumentação.

    Gina

    Entre Theotonio dos Santos – professor Emérito da UFF, Presidente da Cátedra da UNESCO e da Universidade das Nações Unidas sobre economia global e desenvolvimentos sustentável e professor visitante nacional sênior da Universidade Federal do Rio de Janeiro – e o Pedro, qual a probabilidade de um deles dizer "idiotices tremendas"?

    Pedro Saffi

    Olha Dina,

    Para falar a verdade eu tenho mestrado mestrado em economia e doutorado no exterior, por isso me sinto plenamente capaz de debater sobre economia com quem quer que seja de forma educada o que penso.

    Como havia dito, houve várias decisões erradas durante o governo FHC, assim como coisas boas no governo Lula. Ainda assim, a concepção do plano Real foi muito bem feita e sua implementação bem executada.

    Lucas Batista

    Apenas para constar,onde você fez seu doutorado e seu mestrado?
    Dizer que fez no exterior é mias fácil,esconde o nome da pseudouniversidade.
    Plano real bem feito e bem executado?
    Você vai dizer o mesmo do Plano Cavallo da Argentina?
    Ou nem sabe oque é isso?
    Provavelmente a segunda opção.
    Mestrado e doutorado…

    Pedro Saffi

    Prezado Lucas,

    Fiz mestrado na FGV-RJ e doutorado na London Business School. Não gosto de ficar exibindo meus títulos já que não os acho necessários para debatermos q ue vai por aqui, mas já que você perguntou eu o digo. E os seus, quais são? Assim como você e a o contrário de muitos aqui, não tenho medo de colocar meu nome, já que preciso me esconder por trás de aplidos nem ofender ninguém.

    Como você deve saber o Plano Cavallo é radicalmente diferente do brasileiro, já que nunca chegamos ao extremo de ter uma "caixa de conversão" como o de lá que requer uma disciplina fiscal muito maior. A Argentina começou a ter problemas justamente quando o governo Menem começou a deixar de seguir a política de um peso para cada dólar em reservas.

augustodafonseca13

Os 13 principais compromissos de Dilma com o Brasil
http://migre.me/1LQSj

***

Rodrigo

Sem discordar do professor, a hiperinflação brasileira foi, de fato, eliminada no plano Real. Mas isso por conta, apenas, do truque da URV que quebrou a memória inflacionária e acabou com a correção monetária. Do resto, o plano foi controle da inflação residual, essa a qual o professor se refere, na base do arrocho salarial e queda de investimento público, auxiliada, sem dúvida, pela queda da inflação global.
Isso ocorreu até 1999 quando o Plano Real acabou e veio outra coisa completamente diferente, mas com o mesmo nome.
No fundo, a exceção da desindexação, o PT estava certo em assumir oposição ao Plano Real que vigorou de 1995 a 2001, pois este lançou o país num atraso só recentemente superado.

Baixada Carioca

Pra colocar o Fernando Henrique Invejoso no seu devido lugar. Esse tucano falastrão já deu o que tinha que dar. Ficar verbalizando sua inveja é uma forma de mostrar que está se acabando junto com o PIG. E pelo visto o professor conhece bem o imbróglio e seus atores. Contenha-se ao lugar que o povo lhe reservou sujeito!…

regina gonçalves

Belíssima carta (texto). Seria interessante enviá-la ao maior número de pessoas possíveis.

maria ferreira

Amanha o site e a Radio Jovem Pan vai fazer uma enquete para saber em qual candidato o brasileiro vai votar.
Todas as vezes que ouvi ''pesquisas'' lá, José Serra ganha disparado.
Precisamos votar na Dilma. E desmoralizar aquela Rádio reacionária
P.S. quem puder postar no Nassif e amigos do presidente lula, faça o favor, pois não tenho conseguido comentar lá.

Maria José Rêgo

Azenha, esta carta aberta é muito esclarecedora. Quero encaminhar para meus amigos. Como fazer? Manda por e-mail. Obrigada.

mariazinha

AZENHA!
Estou emocionada com as palavras do PROFESSOR; um SÁBIO!
Todos já sabíamos mas ninguém poderia falar tão bem e com tanta propriedade sobre o assunto e de maneira tão simples, compreensível, como só os sábios o fazem.
Obrigada por nos proporcionar tamanho enlevo

    rcbrum

    Mariazinha,
    Pela sua reação deve ser muito jovem. Portanto daquela época deve conhecer por ouvir falar ou leituras. Infelizmente este sr esqueceu de sua responsabilidade como MESTRE e está passando uma visão fraudulenta daquela conjuntura.
    Tenho 65 anos, sou independente desde os 18. Vivi aquela época.
    Dei graças a DEUS pelo Plano Real e Privatizações. Foi retirada uma carga muito pesada dos ombros daqueles que pagavam pelos desatinos.

coelho

Eu andava atrás de alguém que soubesse dizer isso. O PT parece que não tem ninguém que sabe dizer isso.

ruypenalva

Vamos restabelecer a verdade. Nunca existiu um Plano Real, existiu a mudança do nome da moeda para Real. Quando o Brasil estava em hiperinflação, que já tinha sido resolvida em vários países que indexaram sua moeda ao dólar (Israel, Equador, Argentina, Leste Europeu) se sabia que a inflação real, aquela acima do dolar + inflação em dólar, era menos de 10% ao ano, provavelmente em torno de 6 a 8% ao ano. Que isso significava? Que se dolarizássemos nossa economia a inflação inercial cairia e teríamos inflação abaixo de 10% ao ano. Mas a dolarização no Brasil era temida e foi aí que a dupla Lara Rezende e Pérsio Arida bolaram a URV, a moeda de transição que tinha o valor do dólar, mas tinha prazo certo para acabar. Era um bypass na indexação sem adotar a dolarização explícita. Mas nem tudo saiu como combinado. O populismo de manter o real em paridade com o dólar levou nossas reservas a zero e as importações explodiram, sem uma contraparte das exportações. O déficit fiscal não foi atacado devidamente e se fez mega-tarifaço nas contas de luz, água, telefone para se preparar para privatização. A carga tributária atingiu mais 30% do PIB. Ao mesmo tempo a indexação permaneceu nos aluguéis, nas contas de água, luz, telefone, contratos em geral. Permaneceu na Selic e em vários outros contratos sob outro nome que não correção monetária, pois essa passou a ser proibida. Qual o mérito de FHC (se algum, privatizar, dilapidar o patrimônio público). De Lara Rezende e Pérsio Arida a engenhosidade da URV, mas que nunca foi reconhecida como grande coisa no mundo afora, tanto que eles nunca foram mencionados para Nobel de Economia, pois se tratava de uma dolarização tropical subentrante. FHC rezou pela cartilha do FMI e nos levou à bancarrota 4 vezes com vários wavers pedidos ao FMI. Numa dessas crises um banqueiro americano disse que o Brazil ia para o ralo. Deus meu, Plano Real? Quem falou em Plano Real? Plano Real não existe, o que existe é o Plano Lula, o plano de autoafirmação da nacionalidade, da soberania, do Brasil afirmativo.

    Thiago Quintella

    Fala Ruy, não se pode ilustrar alguma coisa. Mas quando ia para Paris levei uns 50 e poucos reais na carteira, para, garantia, trocar por uns 350 francos (era 2001 e a Europa ainda estava na transição para o Euro o Real estava 1 para sete francos), daria uns quase 400 francos. Meu tio riu de minha ingenuidade e falou: ó, meu caro, eles vão ver essa oncinha aí e vão falar Ronaldinhô, Brésil, mulatas. E vão te pedir dólares para trocar". Foi o que fiz antes, no galeão mesmo. Não sabia da desvalorização real do real!

    ruypenalva

    Thiago. O importante não é a paridade das moedas, posto que essa paridade não existe fixamente e fica em função de políticas exportadoras de cada país. O valor relativo de uma moeda não tem importância, haja vista que a moeda chinesa não vale nada e a China tá bombando exatamente por isso. O importante de um moeda é se ela é forte internamente, se garante o poder de compra, se não existe inflação, é a paridade pelo poder de compra que alguns traduzem pelo índice Big Mac. Só pra vc ter uma idéia, durante a fase antiga em Roma, após várias guerras, surgiu inflação alta entre os romanos. Não me lembro agora quem era o imperador na época, mas ele mandou cunhar moedas de ouro e moedas com uma liga de prata com outro metal. Resultado: não havia inflação no denário em ouro, pois tinha valor intrinseco garantido pelo ouro, mas na outra moeda, que não era reserva de valor, a inflação galopava. A inflação aumentou muito no mundo desde que os EUA abandonou o acordo de Bretton Woods, em 1971, e resolveu tirar o lastro de ouro do dólar passando emitir dólar adoidamente para financiar suas guerras asiáticas, ficando o dólar apenas calçado em títulos do tesouro americano, que teoricamente não têm risco, embora isso já seja questionado, aí tudo virou uma esculhambação. Se voltássemos ao padrão ouro os EUA quebrariam na emenda. Abs.

    Francisco

    Ruy, seu texto é muito bom. Já pensou em estruturar essas ideias num artigo didaticamente, item a item, como fez o professor Theotonio? Seria extremamente esclarecedor e derrubaria muito mitos tucanos.

    ruypenalva

    Como eu sou médico, empresário, meio economista, meio administrador, leitor ávido, meio filósofo, de esquerda, boa memória, faço minhas intervenções sem compromisso apenas para contribuir com o debate. Acompanhei todos os planos que não deram certo, ouvi e ouvi Conceição Tavares, Simonsen, Delfim, Pastore etc, li e reli muita gente, mas tenho a minha opinião. Assim como os tucanos acham que boa parte do sucesso de Lula vem do exterior, da sorte, todo o sucesso deles foi integralmente devido, aí sim, ao sucesso de outros planos que indexaram suas moedas ao dólar no exterior. Só pra vc ter uma idéia, o Equador permanece dolarizado e o Correa não quer nem saber de mudar isso lá. Antes de se pensar em dolarizar, indexar a uma âncora cambial, houve até economistas brasileiros, gente de peso, que defendia que o Brasil abdicasse de ter moeda e Banco Central, que adotasse um Currency Board nos moldes de alguns países asiáticos, acho que Hong Kong, que nos engessaria para sempre. Não se esqueça também que os tucanos, com outros nomes, estiveram por trás do plano Cruzado, do Plano Color (Zélia era da turma do Serra), do Plano Bresser, até aprender, pela tentativa e erro, conseguir dá um nó na indexação e no carry over da inflação passada. Grande abraço. Valeu Francisco pelo incentivo.

    Scan

    Ruy, seu texto é muito bom. Já pensou em estruturar essas ideias num artigo didaticamente, item a item, como fez o professor Theotonio? Seria extremamente esclarecedor e derrubaria muito mitos tucanos. (II)

Alexandre S.

Suponhamos que 30% dos precos do IPCA sejam de produtos comercializaveis. Suponha que o IPCA mensal no inicio de 1994 era de 20%. Uma grande deflacao mundial provocaria a reducao nos 30% do total de 20%, ou seja, uma queda de 0,06% no ipca mensal. Entao a inflacao que era de 20% iria para 19.94% ao mes.

Luis Eduardo

Além da deflação mundial, é preciso lembrar que o Plano Real, tal como concebido, ACABOU EM 1999, com a desvalorização que acabou com a falsa paridade com o dólar. O que veio depois foi outra coisa. Inclusive em 2002 a inflação anualizada chegou a 30% e o dólar chegou a R$ 4,00. A economia desandou. Fernando Henrique deixou uma armadilha para o Lula, que foi obrigado a fazer um 2003 austero, para depois a economia deslanchar.

É preciso que, nos debates, a Dilma deixe isso bem claro, para acabar com essa conversa fiada de que "o Lula só continuou o que o Fernando Henrique começou".

Antonio

Vá de retro FHC. Vá de retro Serra e toda cambada. O Brasil é trilhões de vezes melhor sem vocês. Pena que São Paulo ainda vá penar muito com a destruição da Educação, da Segurança Pública, da Saúde e dos serviços essenciais. Além das terceirizações, privatizações e outras ações entre amigos do demotucanos. Mas devagar tiramos toda essa cambada da cena política nacional.

Mário Jorge Murtinho

Que belo texto. Tem que ser divulgado ao maior número de pessoas possível.

@jdotcom

Isso não é uma carta, é o epitáfio de FHC e seu pupilo Serra

Carlos Augusto Gomes

Olha, Azenha, esta carta do professor é uma desconstrução do discurso fajuto do psdb, fhc, serra e cia.
Agora mesmo, estava lendo uma matéria sobre Lula no Estadão e a maioria dos comentários metiam o pau no governo. O que fiz? Me perdoe, se fiz errado, mas coloquei toda a carta do professor com o devido link do viomundo e a assinatura do professor Theotonio.
Qual não foi a minha surpresa, simplesmente os comentários contra o governo Lula ficaram silenciados. Certamente, quem falava contra deve ter lido a carta. Simplesmente, ficaram calados diante do que leram.
Acho que essa carta deveria ser enviada por nós para todas as pessoas que ainda estão em dúvida ou que gostam de argumentar contra o governo Lula, na maioria da vezes, por pura teimosia e desconhecimento do assunto.
Grande carta. Grande professor Theotonio!

San Marlon

Esse texto tem que ganhar o mundo. Não apenas por sua bela redação, mas também por seu conteúdo altamente bombástico. Corrente de e-mails já!

Só uma coisa: Se perder, Serra só vai ficar sem mandato por dois anos: em 2012, ele vai estar lá secando a Prefeitura de São Paulo…

Carlos Morales

Dá vontade de bater palmas, aliás, aplaudi mesmo. É impressionante a clareza e o brilho da argumentação.
Parabéns PROFESSOR.

Dias

Uma forma simplificada de comprovar o que informa Theotonio dos Santos, talvez esteja na resposta à pergunta:

Por que praticamente todos os paises da América do Sul, que apresentavam indices de inflação estratosféricos, derrepente, em curto espaço de tempo, eliminaram suas vexaminosas inflações?

No Brasil, o plano Real e sua tablita inercial, por si apenas, não explicam os resultados obtidos e a coincidência da ocorrência em praticamente todos os paises da América do Sul, relativiza a magnitude do sucesso do mesmo.
O mesmo vale às ditaduras, que atingiram praticamente todos os paises do continente, salvo honrosas exceções, e derrepente, também em curto espaço de tempo, terminaram todas, sem que houvesse sido disparado um só tiro.

Por que será que a inflação como veio, se foi, e a ditadura também, como veio, se foi, do Continente?

Terão sido as forças da natureza, abrindo o verão, Tio Sam dando refresco básico, nos anos finais da guerra fria, ou Vaidoso Henrique cavalgando seu alazão Real, no planalto, com a mídia amiga AJ (Antes da Dona Judith)?

    João Coimbra

    É Dias, eu também acho muito estranho que a "ciência" econômica não tenha sido capaz de fazer nada e aceitado a inflação durante o tempo que ela durou e de repente conseguiu?
    Faltou ao Theotonio dizer quem é que se beneficiou e atuou para manter a inflação durante esse tempo todo. Como disse o Pedro Simon, faltou investigar os corruptores. É o mesmo que querer acabar com tráfico de drogas sem acabar com o consumo, nunca vai acontecer. A inflação trazia vantagens, só resta dizer para quem? Como é que quem se beneficiava com a inflação, e queria que ficasse assim, foi convencido a aceitar de acabar com a inflação? Quais os setores da economia que estão mais se benficiando hoje, tendo lucros recordes? Não foram esses setores comprados para aceitar a inflação nos níveis de hoje?

Urbano

Bem, como o comentário que fiz na chamada "Vellozo – Petrobras não tem como explorar sozinha o pré-sal" não passou, mesmo eu tendo sido macio, para o que eles merecem ouvir, pois me estribei tão somente nas verdades que devem ser ditas para essa corja da oposição ao Brasil, que nos quer fazer de idiotas, e até mesmo porque não inventei nada, embora possa até ter errado em termo de números, eis aí o que se eu tivesse conhecimento bastante teria dito. Nota mil para o Theotonio dos Santos.

joão henriqueoao

que porrada heim!!!

Dejair Brasil

Show de Bola! Que texto???!!! É um ponto final para o governo tucano do FHC/Serra. Valeu, Azenha!

Andréa

Caraca ! Não tem nem o que dizer, depois de palavras tão certas … Fiquei atônita e parabenizo o professor. Confesso que não tenho competência e nem conhecimento para discutir ou discordar se tudo o que está inserto no texto traduz o que ocorreu de fato com a nossa economia da ápoca, porque o "economez" utilizado é muito profundo para os meus conhecimentos, mas, com certeza o recado dado é perfeitamente compreensível. Obrigada professor.

fcoedilson

É por isso que o #serroja não cogita em falar do governo FHC/Serra, por que estaria falando mal de si mesmo.
O Fernando Henrique te, inveja do torneiro mecânico Luiz Inácio da Silva fez e que, grande sociólogo, não conseguiu fazer.

Ceci

Já tive o privilégio de assistir várias palestras deste mestre de verdade!
FH foi apenas professor universitário, foi!
Triste fim…

Ronald Bastos

Explicação objetiva, direta. Acaba com mitos envolvendo à aventura neoliberal por oito anos. Com a eleiçao de Dilma Roussef continuaremos com a verdadeira política econômica: "distribuição de renda e diminuição da desigualdade". PT neles.

Miro

Estou cada vez mais convencido de que o povo saberá eleger a melhor candidata. Voto com convicção na Dilma.

jose geraldo moreira

É e todo mundo vive dizendo que o FHC preparou o terreno. Que bom que a verdade sempre vem

    CA L Andrade

    José Geraldo: permita-me discordar. FHC preparou o terreno, sim! Preparou o terreno para entregar de vez tudo que tínhamos de riqueza nacional e razão de orgulho para o país. Preparou o terreno para que fossemos eterno quintal dos interesses norte-americanos (lembra-se da ALCA?). Preparou o terreno para que continuássemos eternos subdesenvolvidos fornecedores de matéria prima do qual seus ministros tirariam sapato e meia para entrar nos "States" e se humilhando diante da comunidade internacional. É isso aí!!!!!

Silvia

Palmas! Palmas! Um verdadeiro intelectual dissecando a falencia que foi o governo FHC!

Gerson Carneiro

Toin!

Da próxima vez FHC dirigirá uma carta fechada pra não correr o risco de alguém muito gabaritado no assunto, até mais que ele, ler e responder. É FHC, saia de fininho. Assim você complica ainda mais a campanha do Serra.

Carlos Albergaria

Mais uma vez vou me valer da internet para ter argumento e discutir o assunto enfocado. Confesso que ficava calado quando conversava com amigos e estes sempre diziam que Lula aproveitou-se de FHC para realizar este belo governo. Tirei duas cópias do artigo e vou remeter para dois amigos afim de que leiam e comentem o assunto.Agradeço ao articulador pela oportunidade.

Rone

Incrível.

Lucio Flavio Moreira

Caro Prof. Theotonio,

Sua carta sobre o governo FHC é uma peça que deveria entrar para a história recente da economia brasileira.
Direta, clara, objetiva.
Sou feliz por ter tido o previlégio de poder lê-la.

Atenciosamente,

Lúcio Flávio de Sousa Moreira
professor UFRN aposentado

Nelson

É isso, quem semêa vento, colhe tempestade.
O que esse pilantra do FHC e seu partido fez com as Universidades e professores foi um absurdo.

Parabéns ao professor Theotonio, direto na jugular.

angelo Gomes

Parabens, Professor> Um texto brilhante de um pensador Lucido> Leitura obrigatoria pelos marketeiros de Dilma

lucas

Discordo, a inflação antes do plano real era de 40% ao mês…só esse fato acaba com toda a teoria

ricardo silveira

É uma pena que tais argumentos só tenham chegado ao conhecimento público agora. Nunca li nenhuma crítica semelhante ao governo FHC. Desmonta o que acham ou achavam que fizeram de extraordinário, que foi o Plano Real. Agora vê-se que não foi bem assim. De todo modo, antes tarde. Só estranho que ninguém tenha feito tal análise antes. Todo mundo procurava preservar, em suas críticas, o Plano Real, até para dar credibilidade às críticas contra a privataria, a ausência de política social, o entreguismo, a subserviência do FHC aos americanos, etc. Agora parece que não restou nada. FHC e sua turma, Serra incluído, são medíocres, mesmo.

Thiago Quintella

Sou suspeitíssimo para falar deste insígne professor e incansável pensador e atuante nas mais diversas áreas do saber. Sinto saudades de suas aulas, mas temos sempre suas obras, às vezes mais de duas ou três publicações por ano. Esta carta aberta vai rodar o mundo agora!

Marco

Um belo exemplo de lucidez.

FHC não governou para o país. Serra também nunca fará o mesmo (nem que ele ganhe).

Enquanto isso…
Dilma responde moradores e lideranças de favelas em entrevista: http://www.anf.org.br/2010/10/dilma-responde-mora

Eridan

É, rapaz, coisa boa é saber e ser informado.

marco araujo

Nós, simples leitores de blogs progressistas, sem ser economista, vinhamos sabendo, aos poucos, de notícias que conferem com o texto que acabamos de ler. A mídia brasileira (breve teremos novidades sosbre ela) totalmente ligada às oligarquias elitistas, vem mantendo o povo na ignorância.
Vamos divulgar o conteúdo da carta acima o mais que puder, mesmo para leigos como nós.

Luis Fernando

Dois engodos do governo FHC: que ele foi o responsável pela queda da inflação (mesmo pq o plano real foi no governo Itamar Franco) e que as privatizações das teles foi a responsável pela queda dos preços de telefonia

Thiago Quintella

Sou suspeitíssimo para falar deste insígne professor e incansável pensador e atuante nas mais diversas áreas do saber. Sinto saudades de suas aulas, mas temos sempre suas obras, às vezes mais de duas ou três publicações por ano. Esta carta aberta vai rodar o mundo agora!

Celeste

Pôxa, MATOUUUUUUUUUUUU!!!!!
Será que com essa o sujeito volta para a catacumba???

fabio sp

Esse é o Hélio Bicudo do PSDB

Ligia

Simplemente 10. Vou acessar o blog deste mestre pois lá deve ter muita desta pérola.

Deixe seu comentário

Leia também