Rodrigo Vianna:Folha e Globo querem lulismo sem Lula!

Tempo de leitura: 2 min

publicada terça-feira, 05/04/2011 às 18:59 e atualizada terça-feira, 05/04/2011 às 18:53

por Rodrigo Vianna, no Escrevinhador

A estratégia da velha mídia parece cada vez mais evidente: dianta da força de Lula (que tem o carisma e a história recente) e de Dilma (que tem o poder e o apoio de Lula), procura-se fraturar o lulismo. A idéia é abrir uma cunha entre os dois.

A operação está clara desde os primeiros dias do governo Dilma:

– elogios à postura de “estadista” de Dilma (“discreta”) em contraposição ao “populismo” de Lula;

– elogios à forma como Dilma conduziu a política econômica (aumento de juros, freio nos salários, corte de gastos), de forma “responsável”, em contraposição à “gastança” de Lula;

– elogios à “nova política externa” de Patriota, em contraposição à dupla Amorim/Lula.

Editoriais elogiosos foram a face visível dessa operação. A face invisísel são conversas ocorridas nos bastidores – conversas que têm como objetivo aproximar Dilma da velha mídia (por isso, ela foi à festa da “Folha”, por isso ela almoçou com a direção da Globo depois de participar do Ana Maria Braga).

Dilma mandou o recado: quero normalizar as relações com vocês.  A velha mídia aceitou a sinalização. Vê com bons olhos o movimento, porque em algum momento precisará da força do governo para se contrapor à grana das teles. Sem apoio político, Globo+Abril+Uol não fazem frente às teles. Por isso, o jogo está sendo jogado, com suavidade. Aceita-se Dilma, e tenta-se vender a idéia de que Dilma é um lulismo melhorado. É um lulismo sem Lula.

Ok. Mas a velha mídia não brinca em serviço: enquanto afaga Dilma, ataca Lula.

A matéria de “Época” foi apenas o ensaio do que virá por aí. Sem o poder, imaginam os barões da velha mídia, Lula não terá como reagir. Imaginam, também, que Dilma não saírá em defesa do líder, deixará que ele se defenda sozinho.

A estratégia é descontruir Lula agora. Tolerar Dilma. Mais à frente, se necessário, parte-se contra Dilma. Aécio estará à espreita, preparado para entrar no jogo.

A movimentação na oposição mostra que a vez será de Aécio em 2014. Os outros sofrem…

– Serra está sob pressão. Alckmin quer empurrá-lo para a Prefeitura em 2012. Se aceitar, Serra terá contra si a pecha de assumir mandato e largar pelo caminho (como fez em 2006, largando a Prefeitura para concorrer ao governo). Se não concorrer, não terá máquina para se contrapor ao alckmismo em São Paulo.

– Alckminn tem que lutar pela sucessão em 2014; enfrentará PT e ainda Kassab (que pode fazer jogo duplo – apoio do lulismo e do serrismo por baixo do pano).

Aécio é quem tem a casa mais arrumada. Anastasia é bom gestor, afinado com Aécio. Não há disputa em Minas.

Resta a Aécio convencer a classe dominante brasileira de que ele pode gerir o país. Há quem não goste do jeito “collorido” do mineiro – afeito às festas e às aventuras amorosas.

Se Aécio se mostrar confiável, terá o apoio da velha mídia. Do contrário, o plano parece ser capturar Dilma para um lulismo sem Lula.

Os colunistas de jornal acreditam tanto nisso que chegaram a brigar para manter Agnelli (desafeto de Lula) na Vale. Como seria impossível, contentaram-se em “nomear” Tito Martins para o cargo. A”Folha” deu como certo que ele era o nome para comandar a mineiradora no lugar do Agnelli.

Dilma agiu por outros caminhos. Nomeou Murilo Ferreira para o cargo. Parece que a família Marinho e os Frias não mandam como gostariam no governo de Dilma.

Leia aqui o excelente artigo de Mauro Santayana: Lula, doutor em política sabedoria


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

fátima mattos

MEU DEUS ,EU SÓ QUERIA ENTENDER,PORQUE A GLOBO E A FOLHA SÓ DETONA O LULA,O CARA É TUDO DE BOM.

daniel f. f. bastos

Cara como vc endeusa o Lula!! E olha, eu sou convicto com a opinião de que ele é um dos maiores politicos do século xx ( 8 anos no poder se sair dele com 80% de aprovação, quem foi que consegui isso?) Sinceramente anda faltanto senso critico na blogosfera…. Essa mitificação toda tá começando a me dar nausea!

    Alexandre Lins

    LULA EH O PAI DOS POBRES (DO BRASIL)! GRACAS A DEUS E FIM DE PAPO!

Ana cruzzeli

O Rodrigo fechou a questão.
A midia não manda nada desde que o povo disse não para a direita.
Mesmo quando o Lula era presidente e retrucava os donos da mídia isso não saia nesses jornais, então tanto faz como tanto fez. Podem bater no Lula a vontade pois o crescimento do bem-estar social fala por ele.
A imagem do Lula está no imaginário coletivo em lugar tão dificil de atacar que nem uma catastrofe abalaria a crença de que foi o Lula que fez o Brasil dar certo. Então quanto mais baterem em Lula mais cairão em desgraça.
Dilma sempre que achar oportuno vai citar seu padrinho, vai protege-lo como também faz Lula por ela. O respeito e admiração que ambos tem um pelo outro é transparente, cristalino, ninguém conseguirá macular. Poucos parceiros politicos tem sincronia tão perfeita. É bonito demais ver o cuidado que ambos tem um pelo outro, isso é sincero. A midia não vai acertar seu alvo pois desconhecem esse tipo de relação politica tão forte quanto o aço dobrado várias vezes. Esses dois passaram por poucas e boas e se mantiveram integro, são pessoas de carater.

Alexei_Alves

Deixem o PIG se entreter com suas ilusões.
Se discursar no senado com transmissão do PIG desse votos, o Artur Virgilio seria eleito presidente do Brasil.

    Mario josé Bonfin

    Artur Virgilio, Marcos Maciel, Coronel tasso, Até que o Marcos Maciel era mais moderado, diplomata, mas o Artur Virgilio e o Tasso! Foi muito bem feito. Ainda tem o Mão Santa, coitado dele como o Heraklito nunca mais "arroz com couve" como se fala muito aqui em Minas.!
    Estes ai, já eram! se Fud……….
    Em 2014 tem o Álvaro Botox Dias e mais alguns que mandaremos para suas casas!

Alexei_Alves

O povo não é bobo…. puxa saquismo da mídia a gente saca de longe

ZePovinho

Pó pará,Senador!!!O senhor teve que colocar os cabos de campanha e apadrinhados da parentalha no Estado!
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011

Aécio esqueceu de dizer no discurso:Nos oito anos de gestão de Aécio, número de servidores cresceu 30,9%

Alvo frequente de críticas do ex-governador de Minas Gerais e senador Aécio Neves (PSDB), o crescimento do número de servidores e de cargos comissionados na administração não parece ser exclusividade do governo Lula. Nos oitos anos de governo Aécio em Minas, o quadro de pessoal cresceu 30,9%, passando de 268,4 mil servidores em novembro de 2003 para 351,5 mil em novembro de 2010.

Apesar de Aécio ter anunciado, no primeiro ano de governo, a extinção de 1,3 mil cargos ocupados por meio de indicação política, em meio a um ajuste fiscal, nos anos seguintes os cargos foram restabelecidos e ainda foram criados mais 1,5 mil com o mesmo perfil. No fim de 2010, 13.069 cargos comissionados estavam ocupados, contra 10.199, em 2003.

Secretária cita expansão de serviços

Ao fim do governo Aécio, o número de servidores concursados era 12,1% inferior na comparação com o início, variando de 140.729 em 2003 para 123.640 em 2010.

Os relatórios de gestão fiscal publicados pelo governo de Minas confirmam o aumento dos gastos com pessoal. Depois do ajuste fiscal dos dois primeiros anos, o percentual das despesas com pessoal sobre a receita corrente líquida do estado variou de 43,49%, em dezembro de 2005, para 48,61%, em 2010. Além do aumento dos serviços prestados, o governo cita como justificativa alterações na legislação recente, que teriam reduzido o cálculo de despesa corrente.

No governo Aécio, foram criadas 19,9 mil vagas para terceirizados. . De acordo com o governo, 67,2% dos contratados da administração pública trabalham em unidades penitenciárias. O Ministério Público enquadrou recentemente o governo tucano, que se comprometeu a seguir um cronograma de concursos na área para acabar com a terceirização.

A secretária de planejamento também atribuiu ao sistema prisional boa parte do crescimento dos cargos de confiança ocupados no governo Aécio. No entanto, apenas 16% dos 2,8 mil novos cargos ocupados foram absorvidos pelo setor.Informações do Globo,do jornal de opsição a Lula

Dinha

O PIG é terrível. Eles nunca conseguirão apagar a imagem do ex-presidente Lula, ainda mais se ele entrar em negociação com a Líbia e conseguir uma solução diplomática.

Substantivo Plural » Blog Archive » Folha e Globo querem lulismo sem Lula!

[…] aqui […]

Carmem Leporace

Pessoal, eu vou primeiro procurar no google e ver quem é esse Rodrigo Viana, nunca ouvi falar, depois leio esse texto, deve ser "maravilhoso".

Carmem Leporace

A filha de Sara Palin que tem 20 anos ganha mais que Lula com palestras.

qua qua qua qua qua…..

Bobalhões… ui ui uui ui ui… nunca dantes.. kkkk

Carmem Leporace

Gente, quem é esse Rodrigo Viana???

    Conceição Lemes

    Vianna com dois NN. Um dos melhores repórteres do Brasil. Vá ao Escrevinhador.

    Carmem Leporace

    Obrigada.

Daniel

Não foi Aécio que fez aquela cidade pública pra reunir todas as autarquias, gastou um dinheirão e o troço é tão bem feito que tem rachaduras por todos os lados e ainda vai precisar de muitos milhões para ser reformado, sem nem mesmo ter sido totalmente inaugurado?

Hum… ele tem boas referências, então. Aécio, assim como Serra, nem pra síndico de bloco de condomínio.

    Mario josé Bonfin

    Talvez um predinho de treis andares, quem sabe né!

Alexandre

Só um detalhe, o aecinho (ditador camuflado) já é o eleito pelo PIG (não foi logo na frente do cerra por este , parece, gagar melhor). Basta ver o discurso do aócio no senado e sua repercusão pra ver que qualquer bobagem (e sem conteúdo) que ele falar, para o PIG terá a mesma importancia de um grande pensador. Basta ele soltar um peido pra o PIG ver nisso um grande feito. Ele na verdade não passa de mais uma fraude, sem contar que ele para subir na política usou o caixão do próprio avö.

maconheiro

democracia sem povo , o clube dos riquinhos e amiguinhos do Daniel Dantas !!! liberdade, Igualdade , fratenidade … entre os ricos !!!

FrancoAtirador

.
.
Como diria o PHA:

Só pelas palestras realizadas no exterior, o "Nunca Dantes" vai receber

mais do que os midiáticos receberam em toda sua vida de preconceito.

Que horror !!!
.
.
O abestalhado Reizinho fenômeno da boçalidade já se enforcou.
.
.

    Carmem Leporace

    Pelego mamateiro, a filha de Sara Palin que tem apenas 20 anos de idade, ganha mais que o reizinho boçal de vocês com palestras.

    E tem mais, até Kadafi tem esse honoris de Lula.

    uui uu i ui… ui… nunca dantes.. uiu iui ui …

    Quando eu falo que são alieanados vocês se aborrecem.

    Mario josé Bonfin

    E o abestalhado do seu lider FHC ganha ou ganhou quanto?
    Ui,ui,ui,ui!

    Arnaldo Tenorio

    Carmem você mente…filha da Sarah Pallin??? É mentira, apenas isso…e repito: Você mente.

policial

Após ter casa furtada, Russomano detona Alckmin e Secretário Antonio F Pinto
http://www.youtube.com/watch?v=zakrtInQbFM

Maria Carvalho

O anúncio e o discurso de um senador parece ser o anúncio do presidente da republica sobre um fato ou decisão muito importante…. é como se todos nós, brasileiros, estivéssemos ansiosos por saber o que ele vai dizer… que coisa! ele nem é o "cara"!

carmen

Hoje assisti a jornais na globo e bandeirantes,(não vi o da record),mas em uníssono ambas destinaram a Aécio um tempo significativo quando de seu discurso no senado se posicionando como oposição ao governo.A meu ver já escolheram seu próximo candidato a presidente.

Fábio

O Aécio já entrou na história. Hoje só deu a globo puxando o saco dele, pelo "grande" discurso no senado. Este começou a campanha mais rápido que o Obama…

Pafúncio Brasileiro

Azenha,
Por favor, me informem, qual foi o trabalho do Aécio durante a sua vida ? O que ele fez na vida ? Tem alguma coisa feita ? Ou, foi apenas o neto do Tancredo, que fez dele o seu secretário ?
Lembrando aos Pafúncios: o Collor também nunca tinha suado a camisa em prol do trabalho durante a sua vida.
Precisamos desmistificar os oportunistas vagabundos, que vivem na base da enganação, com patrocínio do PIG.

Maria Dirce

Enqto a mídia entreguista fala de Lula, ele vai pra Inglaterra mostrar pros gringos o que é telecomunicação em um país continental,onde milhões de brasileiros são usuários da telefonia fixa ou móvel." ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o grande astro da 8ª edição do Investor's Day, evento anual promovido pela Telefônica que este ano acontece em Londres, na Grã Bretanha, nos dias 13 e 14 de abril. Cerca de 400 investidores terão contato com as principais linhas estratégicas da empresa. Lula colocará a analistas e investidores as perspectivas econômicas da América Latina, em especial do Brasil, nos próximos anos"
http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia

Eduardo Lima

Ao demitir o presidente da Vale Dilma demonstrou que não mudou de lado. Está do lado do desenvolvimento do país. agora só falta os juros, para sabermos se Dilma tentará fazer melhor ou apenas repetirá o governo Lula.

    Gustavo Pamplona

    E vocês ficaram criticando só por que ela foi a Festa de 90 anos da Folha, a Ana Maria Brega e deixou ser entrevistada pela Hebe

    Um dia eu explico para vocês o joguinho que ela faz com o PIG, ou talvez eu seja o mais PRAGMÁTICO dos leitores aqui do "Vi o Mundo" (aliá, o Lula era também!)

    João Carlos

    O jogo que Dilma faz com o PIG é tão óbvio que não sei por que o pessoal daqui teima em não ver. Ela está, paulatinamente, desmontando as calúnias feitas contra ela. Se conseguir, vai ser muito difícil o voto conservador das classes D e E deixar de votar em quem promove a distribuição de renda, pois a única razão que tinham para não votar na candidata do Lula era a postura conservadora.

    O jogo do PIG, portanto, tem tudo para dar errado. Jogam contra o Lula, mas não há garantias de que consigam o intento. E enquanto deixam a Dilma em paz, era vai desmontando as calúnias, fazendo um governo que não tem nada de "revolucionário", que é o grande medo das classes D e E (e o sucesso de Lula vem justamente de não ter feito um governo revolucionário, mas reformista). Os efeitos das políticas públicas adotadas, que levam ao crescimento econômico e à distribuição de renda, como o PNBL, "Minha Casa, Minha Vida", e outros, irão produzir efeitos ao longo dos próximos anos e, consequentemente, populariedade. É um jogo que o PIG terá muita dificuldade de ganhar.

    Ainda mas que agora a presidência da Vale foi trocada, o que vai significar uma diminuição da verba de propaganda para o PIG e um aumneto do investimento em siderúrgicas no Brasil…

Silvio I

Azenha:
Vamos a fazer um pouco de pitonisas. Por mais que se queira desconstruir Lula, e um impossível. Ele já está em todo o povo. E o povo não os escuta. Eles estão tratando de preparar a eleição de2014. Mais e muito provável que a Presidenta Dilma faça um bom governo ai seria reeleita.Agora existe um estado em Brasil que sempre se sente uma república independente, e que no esta indo muito bem.Qual e a opinião, si Lula saísse candidato a governador do Estado de São Paulo.Estarei adivinhando?Que essa seria uma oportunidade, seria de acabar com o mandato do PSDB de um sô tacada?

    Mario josé Bonfin

    Lula governando S. Paulo, enterros coletivos. Não haverá cemitério para todos. E deverão ser enterrados em outros Estados. Haja caixão!

Flávio Lima

Sim, é verdade que essa é a tática da mídia direitista.

Mas isso não pode servir de pretexto para deixarmos de fazer críticas aos rumos do governo Dilma. Até porque, se a mídia faz esse tipo de "distinção" é porque Dilma dá espaço para isso. E a maioria das "diferenças" que a mídia direitista considera como "boas", na verdade são ruins, do ponto de vista dos movimentos sociais.

Será que o objetivo da mídia direitista é apenas "Aécio 2014", ou será também "cooptar" Dilma para que ela implemente as tais "reformas" que a elite brasileira vem pressionando faz tempo, reformas neoliberais que só vão prejudicar o povo?

vera oliveira

impossível Lulismo sem Lula,o pig vai perder de novo.

ZePovinho

É ASSIM QUE FUNCIONA O TAL APARELHAMENTO DO ESTADO
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011

Raul Jungmann (PPS-PE), ganha boquinha na prefeitura de São Paulo

Como se não bastasse a boquinha que o prefeito paulistano Gilberto Kassab deu ao pernambucano, presidente do PPS, Roberto Freire, agora mais um do PPS, desfruta do cofre público de São Paulo.

Dessa vez, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, nomeu o ex-deputado Raul Jungmann (PPS-PE) como conselheiro da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Jungmann, que é de Recife,( foi candidato derrotado ao Senado por Pernambuco na eleição do ano passado. A informação é do jornal O Estado de São Paulo

Ex-ministro da Reforma Agrária no governo FHC, Jungmann ocupa, há cerca de um mês, a vaga que era do deputado Roberto Freire (PPS-SP), um dos principais aliados do ex-prefeito José Serra no País.

“Vou analisar as contas e acompanhar o desempenho da empresa”, disse Jungmann ao RadarPolítico. O ex-deputado, que já participou de uma reunião do conselho, destacou já ter ocupado a presidência do Conselho de Administração do BNDES e a vice-presidência do conselho do Banco do Brasil.

Mais cupinchas

Roberto Freire, presidente do PPS, de Pernambuco, nunca morou em São Paulo, mas ganhou na boquinha dos conselhos da Empresa Municipal de Urbanização e da SPTurismo da prefeitura de São Paulo. Nomeado pelo prefeito Kassab (PPS) depois que seu partido apoiou o prefeito paulista, Freire o paladino da moral e dos bons costumes, recebe de R$ 12 mil mensais, de jetons pagos pela prefeitura e sem que o deputado não trabalhe ou apareça nas reuniões.

rubem

Aercio Neves , nunca me enganou é um dos piores carater do PSDB, só perde para Serra, ainda bem que como Serra é fraquinho fraquinho.

pedro

Ô Azenha. Se interessar, vale a pena repercurtir. O Requião lançou em Curitiba um candidato com chances muito grandes de desbancar a tucanada. Veja
http://anaispoliticos.blogspot.com/2011/04/greca-

Ronaldo Caetano

Isso foi cantado aqui desde a primeira semana do governo Dilma. A razão é mais do que óbvia para este teatro montado pelo PIG. Não será possível tirar o PT em 2.014 apenas batendo em Dilma. Também como já foi dito, tem um reserva de luxo no banco… Entonces, terão que primeiro quebrar Lula (fácil, né?) e somente a partir daí (é preciso que o timing seja perfeito) carregar o noticiário pra cima de Dilma.

O diabo é que até a Microsoft venera o cara…

ZePovinho

NOVO PASSO NO CONTROLE DE CAPITAIS

Brasil taxa em 6% capitais externos que permanecerem menos que dois anos no país. Governo avança gradualmentre para impor controle mais severo sobre fluxos especulativos. Medida anterior taxava apenas ingressos com permanência inferior a 360 dias.

RENTISTAS E ORTODOXOS NA GUERRA DA COMUNICAÇÃO

Fustigados do comando da política econômica, interesses ortodoxos e rentistas -de dentro e de fora do governo e do país– concentram suas tropas nas trincheiras que dispõem na mídia conservadora. Contrariados com a decisão da Presidenta Dilma Rousseff de enfrentar a inflação através de uma estratégia gradualista, sem choque de juros nem recessão, e mais de uma vez flagrados por ela em manobras para enfraquecer o titular dessa política, o ministro Guido Mantega, buscam intoxicar o ambiente econômico plantando recados e críticas como se ecoassem a opinião ‘abalizada' dos ‘mercados'. Alguns exemplos pinçados no colunismo nesta 4º feira:

"A desconfiança dos agentes quanto ao sucesso da política econômica chegou ao paroxismo nos últimos dias. …as expectativas de inflação estão desancoradas…"

" O BC perde credibilidade não apenas porque adotou uma estratégia gradualista, e arriscada, de combate à alta inflacionária, mas porque tem comprado brigas desnecessárias com os agentes econômicos."

"O mercado, em peso, desconfia do cumprimento dessa meta (de superávit fiscal para 2011)"

"há três ou quatro zonas de tensão no governo Dilma Rousseff …No primeiro foco o protagonista e mais longevo contendor é o IPEA… (de onde) especialistas foram afastados sob o pretexto de que representavam partido político adversário do que venceu a eleição"

"A zona de tensão mapeada entre o gabinete do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a Casa Civil da Presidência, sob o comando de Antonio Palocci, era esperada desde a formação do governo."

" As crises eclodiram, porém, mais cedo …tiveram seu ápice há três semanas quando, diante das evidências de descontrole da inflação, passou-se a produzir e reverberar – tal qual o sistema adotado no Ipea – nos gabinetes próximos a Mantega, a versão da existência de conluio entre o mercado financeiro e Palocci para derrubar o ministro da Fazenda…"

"O chamado "pessoal do Guido", como se define esse grupo no governo, chama mesmo para a briga. Foram notadas digitais do grupo na substituição da presidência da Vale, na pressão pela definição do ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil (no bombardeio a Rossano Maranhão, indicado por Palocci–NR:Dilma nomeou Wagner Bittencourt de Oliveira, indicado por Luciano Coutinho, do BNDES), nas nomeações de segundo escalão nos bancos públicos…"
(Carta Maior; 5º feira, 07/04/2011)

ZePovinho

PAUTA PARA O WIKILEAKS

Guido Mantega, anuncia às 18h30 desta 4º feira, novas medidas na área de câmbio para enfrentar a enxurrada de capitais especulativos que desorganizam a economia.

Ontem, 3ª feira, 24 horas antes do anúncio da Fazenda, o FMI lançou um estudo, ‘precipitado', no entender do representante brasileiro no Fundo, Paulo Nogueira Batista Jr, em que define ‘requisitos' para que um país possa recorrer ao controle dos fluxos de capitais.

Quem vaza informações de dentro do governo brasileiro ao FMI ? Quem, de dentro do governo brasileiro, planta notícias & análises que se opõem à política brasileira de combate gradual à inflação sem recorrer ao clássico ‘choque de juros & recessão', preconizado pela cidadela rentista?

FMI QUER IMPOR LIMITES ÀS POLÍTICAS

SOBERANAS DE CONTROLE DE CAPITAIS

"Nós nos opomos fortemente a qualquer diretriz ou código de conduta que estabeleça, uniformize, priorize ou restrinja o conjunto de instrumentos dos países para enfrentar movimentos de capital de grande volume e voláteis" (Paulo Nogueira Jr, representante brasileiro no FMI, denuncia manobras para restringir o direito de defesa das nações emergentes diante da avalanche especulativa originária dos países ricos; Valor 05-04)
(Carta Maior; 4º feira, 06/04/2011

    Silvio I

    ZePovinho:
    O FMI não toca mais nada no Brasil. Ele poderá dar todas as opiniões que queira, mais se acabou a época que mandava e desmandava, aqui dentro. Assim que nos não temos que preocupar, com o que possa dizer o FMI.

Klaus

"Nomeou Murilo Ferreira para o cargo. " Mas peraí, a Vale não foi privatizada, vocês não lutam para que ela volte ao Estado, como é que é que Dilma nomeou o cara? Num tô entendendo mais nada…

    Jocélio

    Klaus,

    veja no link abaixo http://www.tijolaco.com/page/2/

    para entender a composição de acionistas
    A Vale é controlada por uma associação de acionistas, a Valepar, que tem 53,5% do capital votante.
    Na Valepar, os fundos de pensão públicos e o BNDES (via BNDESPAR) têm 60,5% dos votos. Três quintos, portanto. O Bradesco, via Bradespar, 21%. Um quinto.

    Klaus

    Eu sei disto tudo, Jocélio. Só quis ressaltar que aquela baboseira de estatizar a Vale não tem sentido, pois a maioria das ações está na mãos do governo, via BNDES e Fundos. Era só gritaria para satanizar as privatizações, né mesmo? quantos aqui sabiam disto? Quantos aqui achavam que a Vale era duzestranjero?

    ZePovinho

    Oa VALE não é privada,Klaus.O governo apita mais porque os fundos de pensão das estatais também são acionistas pesados na empresa.Lembra que FHC usou grana desses fundos para emprestar para aqueles que queriam comprar a VALE e outras empresas estatais?Com a TELEBRÀS,por exemplo,entrou grana do BNDES.
    Acontece que o governo prefere ver a empresa administrada em regime de economia mista,ao invés de colocar um político na direção.
    Existem políticos tão ou mais competentes como os CEO'S do mercado,como temos coisa pública tão ou mais eficiente do que a iniciativa privada.

Klaus

Mas os elogios a Dilma são sinceros ou não? Lembrem-se que os três aspectos apontados pelo Rodrigo Vianna são jsutamente o que a blogosferea independente mais critica em Dilma. Natural que a imprensa a elogie, não? é um caminho de mão dupla, Dilma faz algo que a mídia gostou, ou não?

    Ronaldo Caetano

    Klaus, por favor… Ingenuidade nesta altura da vida, não…

    A mídia/PIG sequer presta atenção ao que, de fato, o governo Dilma está fazendo ou fará. Sempre que elogia-la, independentemente do que fizer, será apenas para contrastar, e desqualificar, o governo Lula. Não se iluda… eles tem uma estratégia muito clara; primeiro tentar, repito, tentar, desconstruir Lula para depois, ir pra cima da Dilma.

    2.014 (e também 2.018 e 2.022) é uma data vital para as pretensões do PSDB e seus aliados midiáticos. O jogo já começou…

Antonio Barros

Na boa: a relação governo-mídia não está mais pautando o debate político. Voltará a pautar, eventualmente, mas não mais agora. A eleição passou e é hora de cobrar do governo eleito medidas mais populares. A relevância da mídia, neste momento, é muito pequena. Ou sou só eu que acho isso?

domingosa

É LULA e DILMA em 2014. Não adianta o povo está com saudades do nosso presidente, bater em LULA só piora as coisas para a oposição.

JC Tavares

Eles(PIG + Oposição) estão mais perdidos que cego em tiroteio. Se ficar o bicho come, se correr pega. Tá muito engraçado…

Jeova Leite

Tem uma coisa que me intriga muito: Por que essa perseguição severa a um homem que mudou a história do pais? Mesmo após deixar a presidência, Lula é extremamente perseguido. Acho que eu não aguentaria tudo isso…

    L. C. Maesttro

    É exatamente por isso, Jeová. Ou voce acha que essas mudanças foram do agrado deles?

    Mario josé Bonfin

    A Mídia acha que ainda tem poderes de pautar o Governo. Você não viu o caso da Vale? Eles nomearam , demitiram e o escambau, mas, porque tudo isto. Você não viu o horror de dinheiro em publicidade? 176 Milhões! É muita grana! Eles estão de olho é nestas verbas. Já pensou? 176 Milhões é muito dinheiro!
    Lembra daqueles anuncios com tabela cheia na Globo? Caixa Federal, BNds, Bco. do Brasil e outros?
    Pois é! A fonte secou, e por isto a pauleira em cima do Lula e Dilma!

Almeida Bispo

Há trinta anos que tentam isso: acabar com Lula.

SILOÉ

A globo em matéria de jornalismo político, está morta e não sabe.
Sobreviveu até agora, em função de participação efetiva no golpe da ditadura e de conluios com governos subseqüentes. Apesar, não nego, de sua capacidade em fazer televisão.
Depois que abraçou vergonhosamente( em defesa de seus escusos interesses) a causa "José Serra", e de bater sistematicamente em Lula, sem razão, achando que ainda detinha poder sobre o seu público, caiu feio do cavalo, e vai ser muito difícil retomar à montaria, por 4 motivos principais:
1- Nem todos que à assistem rezam pela mesma cartilha.
2-Subestima a capacidade dos outros, em saber discernir as mentiras maqueadas e as meia- verdades, das verdades verdadeiras.
3- A concorrência está ficando mais esperta, sendo um pouco mais realista.
4- A lei de "médyos", vem aí.

Adverso

O SILVIO BERLUSCONI MINEIRO

Aécio é o nosso Silvio Berlusconi. É chegado a uma boate e a um pó branquinho. Mulherengo que só o primeiro ministro italiano. Também ditador, fanfarrão, neoliberal e incompetente.

É isso que as elites têm para nos oferecer em 2014.

Em 2014, nem Serra nem Aécio. Minha opção é por Dilma ou Lula, ou pelos dois.

Já estou fazendo campanha. É isso mesmo.

Maiara Sandelly

Os afagos do PIG a Dilma é temporário; logo logo eles começarão a jogar os cravos espinhosos à nossa
Presidenta. Creio que ela não esqueceu a artilharia do Pig contra Lula e ela na campanha do ano passado.
Ela é muito esperta e tem boa memória e sabe do que a Globo e a Veja é capaz para voltar a governar via PSDB e DEM.

Pedro

Gostei muito do artigo do Vianna. Temos que estar juntos nessa luta ao lado de Lula e, evidentemente, de Dilma.

CarlosAugustoPereir

Rodrigo Viana faz uma lúcida e correta avaliação. A mídia quer des(cons)truir Lula. Mas não vai conseguir.

Ainda não podemos medir o significado da passagem de Lula pelo Governo Federal. É preciso tempo para compreender melhor o que foi feito. Olhando o passado, em Jango e Jucelino, convém à direita atacar o líder carismático e governante eficiente com projeção mundial. Para eles, é uma vacina contra a possibilidade de permanência de idéias esquerdistas no comando do Governo da permanência do PT.

Tentaram desconstruir Jucelino e Jango. Temiam a volta deles e tudo o que significavam. Teorias existem de que foram assassinados, ou alvo de sabotagens. Como temem a força de Lula!

Há quem diga e, não deixa de ser verdade, que Lula poderia ter feito muito mais. Correlação de forças, complexidade do emaranhado de interesses existentes no País, peso do Brasil no mundo, várias são as justificativas.

A verdade é que Lula fez um bocado, abriu caminhos.Temos muito ainda a avançar. Mas isso é um assunto que ainda vai render.

A mídia tenta, mas não vai conseguir arrancar Lula do coração do povo.

Carlos Augusto Pereira

monge scéptico

E, nós o povão queremos o LULISMO com LULA de novo que isso que está aí
vai por o BRASIL de joelhos de novo!. E por falar nisso; OEA vá plantar batatas!.
Piratas das ONG's internacionais go home! voluntariamente. antes que sejam
expulsos!.
A rede globo desce a ladeira em direção ao inferno e, com ela todo o PIG. Já
vão tarde. Construiremos outra imprensa, livre, popular, isenta, ética etc.
estão tentando fazer um governo diferente do fez LULA e, vão cag……pelo ca-
-minho, com tendências ao entreguismo, caracteristica dos incapazes e sem
brio ou. vergonha na cara.

    Aline C Pavia

    Tem um amigo meu no meu Facebook numa ONG chamada Xingu Vivo.
    Entrei outro dia no site e vi alguns "manifestos" da ONG que me arrepiaram os cabelos.
    Eles acreditam sinceramente que aquilo é defesa das comunidades indígenas e do meio ambiente, mas pelo que pintam lá, o governo brasileiro é o terceiro anticristo para as comunidades, e James Cameron, Al Gore e Arnold Schwarzenegger são os novos Gandhi que vão lhes defender.
    Muitas fotos e autógrafos com os "astros" dos EUA.

Gustavo Pamplona

Vamos doar Cadeiras de Rodas!

Começamos hoje essa campanha pelo Twitter com duas finalidades: A Primeira, ajudar às pessoas que precisam de uma cadeira de rodas para se locomoverem mas não tem recursos para comprar uma. Eles precisam continuar seguindo!

E, em segundo lugar, fazer com que mais e mais pessoas conheçam o Novo Jeito e assim possibilitem que nossas ações solidárias alcancem um maior número de beneficiados e contribuintes. A Rede cresce o Bem cresce!

Entao a cada 100 seguidores do @onovojeito = 1 cadeira de rodas para eles continuarem seguindo!

Você já tem Twitter? Dê um RT nesta mensagem: http://twitter.com/#!/onovojeito/status/157529554

Não tem conta no Twitter? Crie uma! É de graça aqui.
E depois de RT nesta mensagem.

Link: http://www.novojeito.com/2010/12/vamos-doar-cadei

Obs: Não sou afiliado ao site "Novo Jeito", nem sabia que eles existiam até que alguém me pediu para dar um RT daquela mensagem numa das contas que tenho no Twitter. Visitei o site, vi que ele são do Recife e parece que é uma instituição séria. Se quiserem sigam e deem RT. ;-)

Cândido

Na vida tudo é possível, sem dúvida, mas querer acreditar que a presidenta Dilma simplesmente apague da memória tudo o que ela viveu…Ahh vai uma grande distância. Não creio que ela se esqueça da sua relação vitoriosa com o maior presidente que este país já teve, bem como, não acredito que ela se esqueça da relação "torturante" que ela teve com tudo o que esses barões da mídia representam. Não menosprezemos a capacidade política de Dilma e Lula, isso seria um erro primário. Eles podem até tentar, mas….

Daniel

Como vi no twitter: Aécio é comparado à Paris Hilton…

Deixe seu comentário

Leia também