Rodrigo Vianna: O incrível imbróglio do shopping

Tempo de leitura: < 1 min

A foto acima saiu no blog Vejo São José, de São José dos Campos, assinado por João Alkimin. Ela supostamente registra o encontro do secretário de Estado com o jornalista no café Starbucks. O que nos leva à pergunta: quem é que andou espionando um secretário de Estado e um jornalista? Se fosse na ABIN do governo Lula, o Paulo Lacerda teria sido demitido.

por Luiz Carlos Azenha

Fofocas, boatos, traição.

Na guerra dos tucanos, bicos afiados cravam as costas dos adversários.

O vídeo abaixo é parte de uma trama: o secretário de Segurança, Antonio Ferreira Pinto, se encontra com um repórter da Folha de S. Paulo no shopping Higienópolis. Ele, secretário, aparece com um envelope pardo nas mãos. O envelope conteria documentos utilizados pelo jornalista em reportagem na qual foram acusados desafetos do secretário.

A pergunta de um milhão de dólares: quem, no shopping, monitorou o secretário? quem vazou as imagens do circuito interno?

É polícia contra polícia?

A reportagem publicada pela Folha é esta.

Rodrigo Vianna, no Escrevinhador, esclarece melhor a disputa, que lança alckmistas contra serristas — e vice-versa.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José Vitor

O que me deixa intrigado: até quando o povo paulista vai continuar elegendo essa quadrilha pra "governar" o estado ? Pois pelo que estamos vendo até agora do "governo" Alckmin, é guerra de quadrilha…

Ana Maria

Quanta maldade gente,todo mundo entendeu errado o encontro entre o jornalista da folha de SP e o secretário de segurança pública Antonio Ferreira Pinto, é um simples encontro eles fazem parte do programa SUPERPAPO,o envelope pardo é só um objeto usado como código de identificação.

beattrice

A cereja do bolo:
segundo a CARTA CAPITAL o radialista que divulgou em primeira mão o vídeo é primo de AL-ckmin OPUS DEI:
"CC: O sr. é ou não parente do governador Geraldo Alckmin?
Infelizmente, sou primo dele. Mas não tenho relações com ele há muito tempo. Não me lembro da última vez em que falei com ele. Não tenho culpa de ser parente do “picolé”. Mas sou do ramo bom da família, do ramo de Minas Gerais."
CC: O Palácio dos Bandeirantes negou o parentesco…
Então, você diga para o Geraldo deixar de ser cretino. Somos descendentes de João Capistrano Alckmin e de Edson Alckmin."
http://www.conversaafiada.com.br/politica/2011/03

beattrice

Ah! se o Shopping Higienópolis falasse…
uma hora é convescote amoroso http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/10/2
outra hora é convescote "jornalístico", e segue a dança…

Marat

O secretário se encontrou com o empregado do Frias no horário de expediente?

Leider_Lincoln

A coisa é tão grave que nem um único troll apareceu até agora!

    El Cid

    bem observado, Leider !!

Luciano Prado

O que causa náuseas é constatar um “jornalista” fazendo parte de um jogo político pequeno. É a Folha de São Paulo – que deveria prestar serviço à população – mostrando como exerce um serviço, cuja contratação se deu através de verbas publicitárias explicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Podridão a céu aberto.

Mas fica uma lição. Os próprios tucanos são vítimas dos esquemas montados com a velha imprensa.

É possível que a Ombudsman da Folha chame isso de jornalismo.

ruizaltino

como dizia minha tia, tá coisa a feia.

Carlos Pinhto

Nunca mais frequento o Shopping Higienópolis, quer dizer então que toda a filmagem da segurança fica à mercê de arapongas, asseclas, capangas, com interesses escusos?

Moro na Av. Higienópolis e me sinto humilhado como frequentador do shopping!

    Silvio I

    CarlosPinhto:
    Não te sentas humilhado. Você hoje em dia e filmado em todos os lugares no transito, nos bancos, nas lojas. Nas empresas. Isso em nome da segurança. Eu estou de acordo que se filme porque isso ajuda muito em caso de roubos ou crimes.. Eu já fiz ate cirurgia plástica, e ando sempre perfumado para sair bonito em a foto. Quem não deve não teme. O problema mais grave que você não viu quando você passa a ser um número e não uma pessoa. E você provavelmente já e um número. Quando você da informação de quantos banheiros tem em tua casa, quantos dormitórios si tem geladeira TV plana etc. você esta colaborando para ser um número para ser explorado por o consumismo. Sempre que não seja o IBGE. Neste caso no e de firmação existe um aracnídeo debaixo da pedra, ou esse angu tem corozo.

    Marquinhos

    Ingênuuuoooo! Então não vai visitar nenhum shopping do mundo!!! Pára vaí, quem divulgou a imagem fez a coisa certa. Provou o que todos sabiam o Governo está sendo traído por quem deveria ser de confiança. Para mim essa pessoa vai ser sempre lembrada como o alcaguete, viracasaca, moleque de recado a serviço do trabalho sujo de pessoas interessadas em desesbalizar a Segurança Pública.

    beattrice

    Sem querer ser "estraga prazeres", em todos os shoppings podem "vazar" cenas filmadas no seu interior, considerando-se a cadeia extremamente "furada" de empresas terceirizadas envolvidas neste setor na maioria deles.

Társilo

alckimin odiava serra, que odiava aécio, que odiava a folha, que odiava o estado de minas, que odiava o estado de são paulo, que amava fhc, que amava os EUA, que amava bill clinton, que odiava fhc. Serra perdeu as eleições. Alckimin se livrou de Serra. Aécio, quietim, morria de rir. O Brasil, que não havia entrado na história, não se casou com nehum deles, e foi feliz para sempre.

    Társilo

    Formação de quadrilha: alckimin odiava serra, que odiava aécio, que odiava a folha, que odiava o estado de minas, que odiava o estado de são paulo, que amava fhc, que amava os EUA, que amava bill clinton, que odiava fhc. Serra perdeu as eleições. Alckimin se livrou de Serra. Aécio, quietim, morria de rir. O Brasil, que não havia entrado na história, não se casou com nehum deles, e foi feliz para sempre.

    beattrice

    Eterno poema do Drummond inspirando gerações.

cass

Será que os blogueiros da Veja vão comentar?

PC SÃO PAULO

O mais engraçado é que BASTA um Policial pensar em suborno ou corrupção, para a CORREGEDORIA apurar e exonerar.
Ou será que existem pessoas acima da lei?????EMFIM, ASSIM CAMINHA A POLICIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO: PARA O LIXO.

antonio aguiar

Registre-se. De onde vem a cultura de dossiês ; depois acusam o pt ?

IV Avatar

Se a corrupção tem sido combatida no âmbito federal, isto não ocorre nos governos estaduais e municipais, o que impede a melhora do Brasil no raking de corrupção, atualmente na 69 posião da Transparência Internacional, relatório de dezembro último

Em SP a corrupção corre solta, e com o beneplácito da mídia, que nada ouve, nada ver…a não ser quando há um racha no ninho tucano

Adilson

Os demotucanos anteciparam as eleições de 2014. Resta-nos saber se alguns deles ficará ileso até lá.

    IV Avatar

    O PIG só mostra corrupção no governo tucano quando há um racha no ninho, fora disso jamais

Gerson

Tá ficando divertido ver tanta merda no ventilador.

    Valdeci Elias

    E pena voando, tambem !!!!!

betinho2

Mas báaah tchêee!!!
As bicudas estão se estranhando???
Barbaridade de bom, pra mais de metro.
E o Pig ??? Vai estrebuchar pra que lado ???
O Serra vai herdar o Reinaldo Cabeção e o Jabour.
O Alkmim vai herdar quem ??
Ali pertinho já sabemos que o Kassab herdou o Coturno.
Vou assistir de camarote…rsrs.

El Cid

Como diria Alckimin: é muito grave a divulgação das imagens… tsc, tsc, tsc !!

El Cid

Por almeida

Em Tempo, do blog do Escrevinhador:

_____

SECRETARIA FALA EM “ESPIONAGEM”

A Secretaria de Segurança de São Paulo publicou, há pouco, nota sobre o caso.

“A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informa

1) É grave a obtenção e a divulgação de imagens do circuito interno de um shopping center de São Paulo. Não por seu conteúdo, mas pelo forte indício de que grupos criminosos as utilizaram para espionar o primeiro escalão do Estado e o trabalho legítimo da imprensa, protegido pela Constituição Federal da República.

2) As imagens mostram um encontro ocorrido em um lugar público entre o secretário de segurança de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto e um jornalista de importante veiculo de comunicação.

3) Não há nada de suspeito na conversa entre ambos. Suspeito seria um encontro do secretário com criminosos comuns ou funcionários públicos corruptos.

4) A imagem de pessoas só podem ser utilizadas se houver expressa autorização ou por ordem judicial. Portanto, o vazamento das imagens produzidas pelo circuito interno do Shopping Higienópolis constitui crime.

5) Deve-se, aliás, à continuidade do combate ao crime e à corrupção policial a queda histórica dos índices de criminalidade em São Paulo. O Estado de São Paulo atingiu o menor índice de homicídios da história recente. É o que apontam as Estatísticas da Criminalidade divulgadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. Novamente o crime caiu em São Paulo e chegou-se, em 2010, a 10,47 homicídios dolosos para cada 100 mil habitantes. Em 1999, quando a taxa era de 35,27/100 mil, alcança a significativa marca de 70,3%. De lá para cá, os índices têm mostrado queda consistente. A taxa de 10,47, registrada em 2010, é menor do que a metade da taxa de homicídios brasileira, de 24,5 para cada 100 mil habitantes/ano.

6) Tal avanço só foi possível pela sucessão de políticas de segurança virtuosas, acompanhadas, sempre, do combate implacável à corrupção e à violência policial. Desde 2009, 298 policiais foram demitidos a bem do serviço público. Outros 324 foram expulsos ou exonerados.

7) Vale ressaltar que, desde a recondução do secretário Ferreira Pinto ao cargo de secretário da Segurança, o inconformismo de uma pequena parcela de policiais prejudicados com a austeridade da política atual de segurança se intensificou.”

    Silvio I

    Porque não atendeu o jornalista em se uescritorio na secretaría?

    C R TEIXEIRA

    O item 3 da notinha da SSPSP seria ato falho?

El Cid

Isto só vem a nos mostrar, o quanto a oposição está na UTI e respirando por aparelhos. E parabéns a Folha, sempre imparcial…. kkkkkkkkk !!!

Uélintom

Pergunta pro FHC. Ele é vizinho do Shopping.

Ana

Se fosse governo do pt a corja da Folha/Globo e cia estaria gritando e soltando penassss!!!!!! Mas como é tucano…ah, deixa pra lá, né frias/Marinho?

Alexei

A relação promíscua entre tucanos e a FSP é conhecido de longa data. Não se trata de nenhuma surpresa. O mais impactante nesse caso não é o fato relatado, mas a existência de uma filmagem. É como ocorre no caso do "mensalão do DEM": foi a filmagem que realmente fez o estrago. Todo mundo já sabe há muito tempo que esses políticos roubam. Ninguém ficou surpreso. A repercussão foi fruto da raiva do povo por ser obrigado a ver o roubo com os próprios olhos a ponto de não mais poder haver negação, nem mesmo dentro do antro escuro de seus intimos. Quando elas querem, as pessoas podem se negar a acreditar em palavras, por mais verdadeiras que elas sejam, mas não conseguem fechar-se para as imagens.

Mas, definitivamente, o mais interessante disso tudo não é nem isso. É o fato de que essa imagem vazou no blog de um certo joão ALKIMIN

Pena que a Folha vai continuar a fazer suas sujeiras como se nada tivesse acontecido.

Mac

Só o Serra chamando o Itagiba !

Fabio SP

Me parece ser uma câmera fixa de shopping. Alguém foi atrás do vídeo, isso sim

    Silvio I

    Fabio:
    O shopping não pertence a João Ninguém. Pertence aos amigos que em este caso estão a dar uma maninha para aquecer um pouco a briga tucana. Se intenta derrubar alguém.Não e difícil chegar a conclusão de que todo estava preparado,.entre o Shopping e a dita branda da folha de São Paulo (folha com minúscula)A folha ou o jornalista marcou um encontro com o secretario ou vice versa, já que não sabemos como se estão cozinhado as coisas.Observe se que já a secretária acusa de crime.O seja existe um o dois gatos encerrados.

ZePovinho

TUCANO, À DIREITA DE 'DEUS-PAI'

O sistema de metas de inflação, em que os juros servem apenas para assegurar a estabilidade de preços -ainda que isso acarrete recessão, como tem ocorrido no Brasil, foi colocado em xeque pelo economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Olivier Blanchard, em seminário em Washington. "Os bancos centrais devem ter outros objetivos explícitos além do controle da inflação, como a estabilidade financeira e metas relacionadas a taxas de câmbio", defendeu Blanchard cujas palavras poderiam soar como um puxão de orelhas na trajetória ortodoxa do BC brasileiro."Teremos que pensar numa política monetária tendo várias metas, duas ou três. Da mesma forma, os instrumentos são múltiplos, incluindo regulação e intervenções no câmbio (leia-se, controle de capitais); "…no caso dos países emergentes", reiterou, "também deve haver uma meta relacionada à taxa de câmbio, suavizando movimentos (ingresso de capitais especulativos, por exemplo) . "A inflação é o mais importante', retrucou Armínio Fraga, ex-presidente do BC de Fernando Henrique Cardoso, um dos convidados do debate. Ex-funcionário do fundo especulativo de George Soros, tido como um dos formuladores' do tucanato, com simpatizantes dentro do atual governo petista, Armínio assumiu a defesa da ortodoxia no encontro: "Espero que não percamos o foco nisso", reclamou, posicionando-se à direita do seu próprio Deus-pai. Presente também no seminário, Joseph Stiglitz, ex-FMI e hoje um crítico do organismo, deu um puxão de orelhas no tucano: "Certamente, controles de capitais, se feitos de forma apropriada, podem levar a mais crescimento e estabilidade", fuzilou Stiglitz.
(Carta Maior; 5º feira, 10/03/2011)

    Silvio I

    ZePovinho:
    O FMI e um camaleão têm mimetismo cromático. Devemos apenas pensar que o que interessa e manter a elite milionária que e a dona de todos os papeis do estado.Não acredito que sô exista uma única solução para manter a inflação dentro de determinados limites,que seja a de elevar a Taxa SELIC.Essa taxa SELIC custa bilhões anualmente, e não tem condições de baixar.O pouco que sei de economia me diz que sempre que existe progresso existe inflação e que si se aumenta a base monetária também.Agora não e possível que sô se pense em sugar dinheiros do povo.Os impostos devem voltar para o povo em forma de benefícios. Isso não ocorre pagamos a uma elite improdutiva e damos umas esmolas para o povo.

Célio Ishikawa

Esse caso me lembrou de quando o Fantástico fez um "flagrante" do político que sontruiu prédios que desabavam. O flagrante era assim: "enquanto as pessoas estão sofrendo, o político está preocupado com os copos da sua festa particular". A câmera mostrava a janela, a empregada carregando uma bandeja e o político chegando e dizendo: "o que? taças de plástico? Troque isso já! miséria! miséria!" (em som audível). Aquele flagrante tava visivelmente planejado! A janela, a empregada, as taças de plástico (pensando como detetive se até na classe média se usa taças de vidro, como é que taças de plástico foram parar na casa do político?)…

aurica_sp

Eita, só no Calcanhar de Aquiles dos tukanos. É bicada para tudo quanto é lado!!!

ANA

Hoje, que loucura, o PIG caiu no chão!

sergio

Fernandinho beira mar é um santo, quem faz acordo com o pcc faz qualquer coisa para se manter no poder.

Roberto Locatelli

Se o PT de São Paulo não fosse tão pusilânime, seria a hora certa de pedir uma CPI na Assembleia.

Espero que a Record dê destaque a esse fato gravíssimo.

    betinho2

    Roberto
    É só o PT que faz oposição em São Paulo?
    Só o PT tem a primazia e "obrigação" de pedir CPI?
    Veja o histórico das "trocentas" CPIs engavetadas e abafadas pelos demotunganos e veja quem as pediu, na sua grande maioria.
    Pusilânimes são partidos como PV, PSB e alguns outros que estão alinhados com os demotunganos em São Paulo.
    E o PSOL, não pede CPI por que?
    Menos Roberto

    beattrice

    O PT de SP tem bico e pena, uma lástima.

ZePovinho

Os tucanos estão em processo acelerado de autofagia.Muitos escorpiões disputando espaço em um governo só.

ZePovinho

Digite o texto aqui![youtube PTeLOZ4kLWU http://www.youtube.com/watch?v=PTeLOZ4kLWU youtube]

Claudio

Azenha, Parabéns pela série de reportagem sobre a Venezuela!!!

Gersier

Como não assisto a globo,gostaria de saber se alguem viu ela dando destaque a esse fato nas suas doses de pessimismo diário.Ah fosse alguem da Carta Capital ou do PT.É por isso que sempre afirmo,só mesmo sendo muito imbecil para perder tempo com o PIG.

Rafael

Muito perigoso é essa relação dos tucanos com jornalistas da folha. Isso não seria crime?

Aracy_

E saber que eles estavam ali na vizinhança de FHC… Enquanto os tucanos responsáveis pela lei e pela ordem se digladiam, a população paulista é vítima de violência a todo instante.

Bonifa

O Wikileaks vem de novo revelar o que se está careca de saber. Que o Serra falou ao vice-rei americano que se fosse presidente, teria apoiado o golpe de Honduras. É um tédio…

MARCOS GOMES

ESTE SSP SABE DE MUITA SUJEIRA DOS TUCANOS, POR ISTO AINDA SE MANTEM NO CARGO.

Gerson Carneiro

Viiiiiixe… como dizia o painho de meu painho, o meu vôinho: "agora é que vai feder bosthia".

No ninho tucano a ferocidade entre pares é maior do que na barriga da mamãe tubarão.Eles conseguem contrariar até a lógica da natureza. Deus é mais!

Adir Tavares

Parafraseando aquele misógino da Band; Uma Vergonha!

Abdula Aziz

Deixo uma pergunta no ar! Pra que duas polícias no Brasil? Uma civil e outra militar. Precisa disso? Não seria melhor unificar as policias? Acabar com a questão "militar". Militar somente as forças armadas, não?

    Roberto Locatelli

    Assino embaixo, Aziz.

    Cardo

    Seria o correto.

    Porém, os militares não querem ser comandados por civis, deixar de gozar de certas "prerrogativas", tais como a Justiça Militar, e dezenas de outros privilégios não extensivos à Polícia Civil.

    A caixa preta da PM deveria ser aberta….

    Augusto

    Se fosse tão fácil… A primeira questão é: vai ser civil ou militar??? A civil não quer deixar de ser civil; a militar não quer deixar de ser militar. A segunda questão é: quem vai mandar em quem??? Os delegados não querem ser mandados por oficiais; os oficiais não querem ser mandados por delegados. A terceira questão é: vão poder fazer greve??? Imagine uma polícia só, quando os caras quiserem fazer greve, quem vai segurá-los??? Isso só não acontece hoje porque uma polícia funciona como um contrapeso da outra. A primeira coisa que se deveria fazer é desmilitarizar a polícia militar. Ela sempre foi civil; antigamente, era uma guarda civil, mas passou a ser militar com o regime militar. A desmilitarização da polícia milirar praticamente já uniria as duas instituições. O duro são os oficiais aceitarem. Se não houver pressão da sociedade, não vai…

    Silvio I

    Augusto:
    ¨Isso sô acontece hoje porque uma polícia funciona como contrapeso da outra.¨.Isso passou sô no governo de Serra. Um homem que não conhece o dialogo. Que não sabe escutar,.que não tem o conceito do que poderia ter ocorrido, quando enfrentou as duas policias. Menos mal que existirão pessoas centradas, que não deixarão passar a maiores. Dois corpos armados, enfrentando se, por ordem do governador! Todo para continuar mantendo na miséria servidores públicos, e desta forma continuar favorecendo a corrupção..

    ana

    assim deveria ser. mas se tiver duas, tem mais butim!

SILOÉ

Não há porque estranhar, essa sempre foi a pratica dos tucanos: suborno, roubo, corrupção, dossiês fajutos etc…etc…

waleria

Eu quero é que voe pena de tucano pra todos os lados!

Marcelo de Matos

O secretário Antônio Ferreira tem conseguido manter-se em pé, apesar dos últimos escorregões. Sabia de tudo o que aconteceu com a escrivã demitida e desnudada e não tomou nenhuma atitude. Um subordinado seu vendeu informações sigilosas da polícia. Agora esse caso do envelope pardo. O Ferreira que se cuide. Assim não há tatu que aguente, nem galináceo que se mantenha de pé.

Yes we créu !!!

Nessa briga de tucanos, quem tiver o bico maior ganha. E eu fico de ca apenas olhando as penas voarem. rsrsrsssr

    Polengo

    E tomara que voem todas, até que sobre um bico só.
    E já moribundo.

    Marat

    Está mais para uma rinha de tucanos – rsrsrs

Deixe seu comentário

Leia também