Rodrigo Vianna: Como Ali Kamel quer levar a eleição para o segundo turno

Tempo de leitura: 3 min

TV Globo em ação
Jefferson e Estadão: “JN ajudou Serra”; Globo mostra o que esperar na reta final

publicada quinta-feira, 12/08/2010 às 09:59

por Rodrigo Vianna, no Escrevinhador

Não é nenhum blogueiro que afirma. É o analista (e bom jornalista) do “Estadão”, João Bosco Rabello, quem analisa a forma como Bonner e Fatima trataram Serra na sabatina do “JN”:

“Foi o candidato que passou menos tensão (…) Teve espaço para desenvolver sua gestão e suas ideias na saúde e foi contemplado pelos apresentadores com o bônus de discorrer sobre as vantagens de um sistema de pedágio que premia os resultados das rodovias estaduais. Não foi pressionado nos temas mais delicados. Foi mais fácil para ele que para seus antecessores os 12 minutos na bancada do Jornal Nacional.”

E não é nenhum deputado do PT que reforça, mas o Roberto Jefferson, hoje aliado de Serra:

“William Bonner e Fátima Bernardes facilitaram para o meu candidato. Foram mais amenos com ele.”

Preciso dizer algo mais?

Preciso.

Como já afirmei aqui, a blogosfera talvez tenha força para oferecer um contraponto à velha mídia impressa. Mas a Globo, sozinha, ainda faz estrago. Por hora, vai agir como na sabatina dos candidatos. Finge que trata todo mundo igual, mas vai empurrando Serra.

Ah, mas a maioria percebe que Serra foi favorecido. Quem percebe essas sutilezas é o povo que acompanha política. O povão dos rincões, da periferia, fica com a imagem geral: Serra pareceu mais calmo que Dilma. Pouco importa o que ele disse. A imagem final foi levemente favorável a ele.

Ah, mas Dilma foi maltratada e mesmo assim manteve-se relativamente centrada. Ótimo. Mas para o povão isso não é mais que obrigação.

A tática é dar a ele a chance de chegar à reta final com cerca de 30% dos votos. O “DataFolha” também deve colaborar para isso. Vocês verão a próxima pesquisa… Anotem aí.

Mantendo Serra nesse patamar, e desde que Marina e Plinio fiquem com cerca de 10%, Dilma deve se manter em algo em torno de 45% dos votos.

Se ficar assim, Serra tem chance de forçar um segundo turno. (Dilma 45% x 40% para outros candidatos). E, aí, vocês verão do que a Globo é capaz: ´mudar 3% a 5% dos votos na reta final, é o que basta.

O Lula pode receber o Marinho (não sei qual deles, João, Roberto, José?) no Palácio. A Dilma pode fazer pose de boazinha. Do outro lado, os pitbulls estão prontos para atacar. Não precisam assumir o ônus de uma campanha aberta pró-Serra. Pra isso, há a “Veja”. Basta à Globo, na última semana antes do primeiro turno, “repercutir” alguma denúncia pesada contra Dilma.

Uma semana de repercussão, dez minutos por dia no JN. A Globo já  não fala sozinha como há vinte anos. Ok. Mas o JN ainda tem o triplo de audiência do segundo jornal mais visto durante a noite.

Acreditem: faz efeito. Talvez, a Globo já não ganhe eleição. Mas pode empurrar pro segundo turno, como em 2006.

Para contrapor a força (não menosprezem essa força) da Globo, só há um elemento: Lula. Ele vai comprar a briga de frente? Vai dizer, olho no olho do eleitor durante o horário político, que a televisão mais poderosa do país favorece um candidato – por isso o eleitor precisa ter um pé atrás com o noticiário?

Não sei. Não tem sido o estilo de Lula.

Mas é preciso disseminar desde agora essa idéia – de resto, absolutamente  verdadeira – de que a Globo tem lado. Não adianta dizer isso na reta final. Aí, será tarde. E a Globo já estará “repercutindo” as denúncias da “Veja” e da “Folha” – sob a coordenação de Ratzinger, o príncipe das sombras do jornalismo global.

Para ler mais, clique aqui.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Como Ali Kamel quer levar a eleição para o segundo turno – Blog do Bordalo

[…] o que mais tem a dizer sobre o assunto o jornalista Rodrigo […]

Foi um sucesso o I Encontro Nacional de Blogueiros – Em Viagem

[…] Leandro Fortes (Carta Capital) e Rodrigo Vianna (que deixou a equipe do Jornal Nacional em 2006 denunciando manipulação eleitoral), Nassif, Paulo Henrique Amorim e Débora da Silva pintaram um rico painel […]

Luiz

Audiências das entrevistas no Jornal Nacional :

público classes AB acima de 18 anos :
Dilma = 13,82% ( aproximados 8 milhões de pessoas )
Serra = 14,6% ( aproximados 8,5 milhões de pessoas )

público classe C acima de 18 anos :
Dilma = 18% ( aproximados 11,7 milhões de pessoas )
Serra = 17% ( aproximados 11 milhões de pessoas )

público classes DE acima de 18 anos :
Dilma = 26% ( aproximados 3 milhões de pessoas )
Serra = 30% ( aproximados 3,6 mihões de pessoas )

De cada 4 indivíduos das classes DE, 1 assistiu as entrevistas do programa. Quanto menor a classe social, maior audiência do principal Telejornal da televisão brasileira. Não se deve menosprezar a força da Globo no rumo das eleições. Nenhum veículo de mídia do Brasil chega próximo desse impacto.

Fernando

Queria saber se ainda se pode tirar o título.

    Heitor Rodrigues

    Acho que até 3 ou 13 de setembro. Entre no site do tre do seu estado…

lincoln bortolin

Agora sei o motivo da "invenção" do candidato Plinio do PSOL, um candidato inexistente nas pesquisas e que agora posa nos debates aqui e ali e o seu unico tema como o de todo o seu partido e falar mal do PT.
Pela conta aí PSOL é necessário pois bate no PT e tira votos deste, logo serve ao jogo descrito ai em cima.

Heitor Rodrigues

Creio que, no horário eleitoral gratuito, Lula investirá na identificação de Dilma consigo mesmo. E baterá no PIG somente na medida necessária para desconstruir as calúnias e mentiras divulgadas contra êle e sua sucessora. Não sairá atirando por estar terminando o mandato. Criaria dificuldades adicionais para Dilma, facilmente evitáveis. Apesar do desejo – principalmente da Globo – de ter alguém para justificar suas acusações de que caminhamos para o chavismo, para o comunismo, para a anarquia, Lula sabe muito bem que é fundamental não aceitar esta provocação. A tarefa de derrubar o PIG é muito mais da sociedade do que do Governo, dadas as condições políticas em que vivemos.
À medida que Dilma consolidar sua liderança na corrida presidencial, nossas preocupações se voltarão para a participação do debate final promovido pela Globo, a 3 dias das eleições. Não vejo qualquer razão para que a "tradição" do tal debate seja chancelada pelos petistas. Isto seria reconhecer um poder, uma condição, que a Globo se auto atribui, mas não tem necessariamente. Sua hegemonia pode, deve e está sendo contestada.
A campanha petista deveria condicionar a participação em tal debate à transmissão do dito cujo em cadeia nacional de televisão, com a participação de todos os candidatos, para caracterizá-lo como uma celebração à democracia, à pluralidade política e à liberdade de expressão vigentes no país. O evento deve ocorrer, não nos estúdios de alguma emissora, mas em alguma sala de espetáculos do país, de preferência pública, como o Teatro Municipal do Rio, de São Paulo. Nada de cenários do tipo Fantástico ao fundo. Bastam as cortinas vetustas, que realcem a presença física de cada presidenciável e minimizem a papagaiada de cada emissora em torno de si mesma. Que a façam nos intervalos comerciais. Os mediadores e perguntadores deveriam ser escolhidos consensualmente pelos comitês de campanha de todos os candidatos, a partir de listas fornecidas por todas as emissoras abertas e interessadas. Tais medidas obrigariam todos os candidatos a assumir alguma responsabilidade com a organização do evento, bem como submeteria todas as TVs abertas à negociação.
Alguns dirão que organizar um evento de tal porte é praticamente impossível, dados os interesses dos envolvidos em jôgo. Eu digo que a relevância do evento é muito maior que os interesses particulares, e que o grande envolvido é a totalidade da população brasileira. Ao menos uma vez, usariam a concessão pública em favor de seus verdadeiros donos, nós.
Como adereço, a divulgação de produtos cuja propaganda é submetida a qualquer tipo de restrição – cigarros, bebidas alcoólicas, medicamentos – deveria ser proibida durante o debate.
Finalmente, o Presidente da República costuma ser acusado de não assistir telejornais, de não ler jornais e revistas. Na verdade, êle admite que não lê e diz o porque: "- Eu não dependo dêles para nada!". Alguns comentaristas cobram uma atitude enérgica de Lula contra o PIG. Lembremos que Brizola bateu de frente com a Globo, ganhou umas poucas batalhas e ao fim, perdeu a guerra. Os Marinhos retiraram seu Governo do noticiário, exceto quando puderam capitalizar a repulsa da classe média ao gaúcho.
Sugiro aos que se enojam com o PIG, evitá-lo. Como faz o Presidente. Os que tem que acompanhá-lo por dever de ofício, devem requerer aos empregadores pagamento por insalubridade. Afinal, esta é uma tarefa que envolve altos riscos para a saúde.

easonnascimento

Esta análise do Rodrigo Vianna, recebo como um sinal de alerta. Devemos ter consciência que a eleição não está resolvida.
Os inimigos do país, não se curvarão simplesmente à vitória de Dilma. Sabemos do que Globo e aliados são capazes. Assim sendo, teremos que ficar de plantão e continuar trabalhando, alertando a população e fazendo o contraponto. Temos que reagir e fazer nossa pare.
http://easonfn.wordpress.com

FERNANDO

Povo brasileiro . Não se pode subestimar o poder de uma mídia fascista .Fiquem alertas, o jogo é duríssimo. O papel da blogosfera é de colar nesta midia o papel de golpista na legalidade. É GOLPE DE ESTADO VIA MANIPULAÇÃO DO INCONSCIENTE COLETIVO, E olha que eu não sou paranóico.

Lucas Soares

Aqui em casa são 12 mulheres ( entre esposa, sobrinhas, filhas e noras ), e estavam indecisas, mas depois desse massacre do bonner à Dilma, resolveram votar na petista.

Marcelo

Dilma deve recusar com veemência ir a qualquer debate ou entrevista na rede globo, deve fazer igual a Lula em 2002, eles é que corram atrás de suas próprias mentiras e não destorçam as palavras dela.

Almerindo

"A tática é dar a ele a chance de chegar à reta final com cerca de 30% dos votos."
E o movimento dos sem mídia, que entrou com pedido de auditoria EM TODAS as pesquisas, isso não adiantou de nada? A data falha poderá continuar a mostrar o que bem entende e tudo ficará na mesma??? Não passarão por auditoria??? E aí???

Alcimar

A Dilma não deve ir a nenhum debate que venha a ser realizado na Globo, aliás nenhum aliado deveria ir, pois está na cara o favorecimento.

Jose

Em outras palavras, a Dilma tem que vencer a Globo, não o Serra (esse já está perdido, qualquer que seja o resultado das eleições).

TavaresdeMello

Hoje, o cínico Bom Dia(?) Brasil tentando aproveitar o incidente com o jatinho de Xuxa, inventou o "caosinho aéreo" e claro, anexou ao asunto o acidente da TAM. Cruel com os familiares das vítmas, sujo na intenção de criar mais um factóide (desta vez, um substrato de factóide) e inócuo, bobo, na pretensão. São perigosos, mas são patéticos.

Sabe o que mais? Não devemos ter esse medo todo da globo e suas "Organizacões" não. São poderosos, ardilosos, mas sua arrogância e empáfia os leva freqüentemente à demonstrações de imcompetência, haja vista a escolha do candidato que os representa atualmente.

Ricca Maiouh

Acho que o Rodrigo tá coberto de razão, e é este sentimento que talvez tire o sono de muitos que têm acompanhado o noticiário. Torço para que o PT e Lula estejam também atentos a isto, porque aliado a isto existe um outro fato que pode realmente contribuir para a existência de um segundo turno: a exigência do título de eleitor na hora de votar! Isto não está sendo tão divulgado como deveria e milhares, senão milhões de pessoas, serão surpreendidas ao serem impedidas de votar por esta exigência.

Carlos.

Lula tem dado umas demonstrações que parecem indicar que o estilo "paz e amor" com a mídia pode ser colocado de lado agora que ele próprio não é candidato. Eu torço para que isto seja mesmo verdade e que Lula use sua popularidade para jogar o povão contra a Rede Goebbels. Tem coisa que está na cara das pessoas e elas não percebem até que alguém lhes dê uma dica. Se Lula usar seu poder de comunicação com a massa para dar esta dica, não sei não… O povão vai passar a ver o JN com outros olhos, da mesma maneira que muita gente esclarecida já o faz. Será que uma pessoa esclarecida, independente de ser direita ou esquerda, leva o Jornal do Irracional, Pit Hommer e Lástima Fenardes a sério? Eu acho que só a classe média ignorante e o povão sem esclarecimento dão ouvidos a Pit, Lástima ou a Moe, Larry e Curly, do Mau Dia Brasil.

Allan Erick

A Análise do Rodrigo Viana é sensata. Porém quero atentar para alguns sinais que o Lula vem dando ultimamente e que indicam que o ex-operário vai sim comprar a briga com a venal vênus platinada. Três eventos me ajudam na formulação dessa hipótese: 1) A entrevista do Lula na Record, afirmando que não lê e que não precisa da Veja para nada. 2) Um discurso, não me lembro onde, em que Lula disse que "voltaria a falar como sempre falou quando não era presidente. 3) A postura que Lula vem adotando, sutilmente, de comentar o comportamento de veículos pró-serra. Em comício recente(novamente não sei onde) Lula oferece uma flor para Dilmae explica o motivo da homenagem: "pensei que o entrevistador, por você ser mulher, poderia ter sido mais gentil. Mas não se intimide". Todos esses elementos indicam que Lula, está só esperando o momento certo para "chutar o pau da barraca".

Alexandre Marques

Oi Azenha, falando em 2006…recebi ontem um email desses de corrente de um texto do Jabor de 2006 que foi censurado e está rodando a internet como campanha anti-Dilma reprocessada. Não aguentei e teci alguns comentários. Se interessar a leitura acesse o link abaixo. Grande abraço http://www.oblogonews.blogspot.com/

Ed.

Às vezes penso que a Globo e o PIG, hoje, só conseguem pregar para seus crentes. Não convertem mais ninguém.
Ou convertem menos do que os que convertemos pela Internet.
Mas sempre gostei de praticar um "otimismo conservador".
Portanto, concordo com a tese de só baixar a guarda quando o TSE anunciar a vitória…
De Dilma, hehe…

    NO THEORY

    Senhores,

    Estou cansado. Eu estou tendo o meu direito a informação séria e honesta violado todo o dia. Eu fico assistindo a este espetáculo desonroso, a estes ensaios de conspiração dia após dia e ninguem, repito, ninguem está se mostrando competente para dar a resposta a altura. Ninguem teve coragem ainda de enfrentar esta barbarie, que vem sendo promovida pelo rede globo.
    FALTA HOMEM DE CORAGEM OU REALMENTE ELES SÃO A GRANDE HIDRA, QUE PODE DESTRUIR QUALQUER UM EM QUALQUER LUGAR.

SérgioFerraz

Para desmontar a tática da Globo é fácil, e nem precisa de uma ação direta do Lula: é só cada participante da blogosfera – desde já – difundir para as pessoas, no corpo-a-corpo, que a Globo de um lado e que é preciso ter um pé atrás com o noticiário dela.

Gerson Carneiro

Sinto que vou ter que, a contra gosto, ficar de olho no JN pelo menos até o dia da eleição. Como disse o Eduardo Guimarães (quando da decisão de comprar a revista Veja que traz o direito de resposta do PT): "nunca diga que nunca farei". Fazer o quê? Mãinha pra ter os 11 filhos lindos dela teve que parir 11 vezes, e segundo ela não é fácil.

Fabio_Passos

Plinio em 3 min deu uma sova em josé uribe serra – o queridinho da globo – que teve 12 min e foi agraciado com perguntas "escada" .

Saca só…

"Ocupação de terra não é crime. É diferente de invasão de terra. O Superior Tribunal de Justiça já decidiu que não é nem crime de esbulho processório, nem crime de formação de quadrilha. É um apelo a uma sociedade insensível a respeito da necessidade que a população tem de ter terra para poder viver. A população rural não pode viver sem isso"
Plinio de Arruda Sampaio… detonando o terrorismo da rede globo.

Dá-lhe Plinio!
Se houver segundo turno precisa ser com o Socialista.

Guanabara

Será que uma entrevista de 12 minutos repetindo "mensalão" 5 vezes por minuto muda uma eleição? Já vi tentarem fazer isso com "inflação", "corrupção", "compra de votos", e em 2006, Alckmin teve menos votos no 2º turno do que obteve no 1º. Quero ver os JN's das véperas de 3 de Outubro, o que o Kamel vai aprontar pra afrontar a democracia mais uma vez. Impressiona uma empresa que detem uma concessão pública fazer uso privado desta concessão e ainda buscar promover quem vai defender essa transgressão à lei e à ética que ela faz. Só serviu pra produzir uma meia dúzia de milionários que hoje tentam ainda mandar no país. Se não estivessem perdendo poder, não estariam se debatendo como uma ratazana acoada no canto da sala.

Marcos

Uma coisa curiosa: minha mãe nunca, jamais cogitou votar na Dilma, e fazia cara de nojo quando mencionava o nome dela.

Mas hoje perguntei se ela viu a sabatina da Dilma no JN. Disse que viu e imediatamente comentou o quanto achou ridícula a agressividade do Bonner com a Dilma.

Aí, pensando melhor a respeito, lembrei de comentários em blogs de pessoas que ouviram o mesmo comentário no trabalho, na rua, no ônibus. Aí percebi que todas as pessoas que criticaram o Bonner (ou trouxeram o assunto à tona) eram mulheres.

O que parece ter acontecido é que as mulheres, de modo geral, se sentiram agredidas pelo Bonner, colocando-se no papel da Dilma, vendo o Bonner como um carrasco machista. Ainda mais pela Fátima estar contida e ter pedido calma pro marido num certo momento.

Esse erro da Globo pode ser mortal: uma parte muito expressiva do eleitorado do Serra (ao menos nas pesquisas) é formado por mulheres, naturalmente menos interessadas em política (para quem o recall conta mais). Depois da memorável performance do Bonner esses votos tendem a ir pra Dilma.

Serra está fazendo jus ao seu talento de Midas reverso. O coitado não acerta UMA. Tem mais é que se aposentar mesmo.

Paulo Rinaldo Lemos

Comentário postado no blog do Escrevinhador, que achei muito bom: "Rodrigo, concordo sobre o que vc disse sobre as intenções e as práticas costumeiras da globo para colocar seus candidatos ( hoje, Serra) pra cima. Conhecemos a globo de longa data, ainda tem muito poder, acusações levianas contra a Dilma virão,ok. Mas acho que uma coisa não se pode ter: medo. O medo atrai o problema, o medo de que a globo isso, a globo aquilo, a globo pode conseguir, etc. Temos que ter cautela e saber das "atitudes globais" mas confiar ( mesmo) que Dilma está bem, a campanha está bem, o presidente Lula vai para a Tv no horário eleitoral, temos mais tempo na Tv, governo altamente aprovado, a economia está bem, a militância está animada, ou seja, a "crise" é deles, não nossa. Nada vai impedir a vitória de Dilma e no primeiro turno, este deve ser o pensamento positivo, ela pode chegar a 50% ou mais ( e Marina conseguir 10%, será?, não sei).O pensamento coletivo tem força, é uma onda avassaladora qdo forte, confiante e em conjunto. Sei que vc trabalhou na globo e sabe o que diz, não estou dizendo que está tudo ganho, não é isso, mas temos tudo pra ganhar, até o "golpe branco" via judiciário já "murchou". Existem outras mídias tb, como a Record, o Nassif ( que fez ótimo texto sobre uma futura oposição e a velha mídia) tb sabe da globo e está confiante, o PHA tb, enfim, é preciso abolir o medo. Vamos lá ( apesar do "casal nacional" e tudo), trabalhar até o dia 03 de outubro bastante confiantes. O resto a gente vê depois. Abraço.

Leonardo

Eu vejo os jornalistas, cada um defendendo sua emissora, querendo botar na cabeça da população que o debate na televisão decide eleição. Isso é substimar o eleitor. Como é que em 02 (duas) hora de debate o eleitor vai conhecer o Candidato. A verdadeira intenção é esconder o passado dos canditatos da Direita, acobertado pela grande mídia.
Veja só, o Roriz no DF, sabemos o programa dele, Alkimim, o mesmo. E quem vota na Dilma não muda o voto, já sabe o seu programa, continuação do Governo Lula.

Beto Lima

Rodrigão, por estas e outras que eu fico puto da cara qdo. voce demora a postar . Sempre acertando o alvo ………de forma suscinta e objetiva………..
Sei que não é fácil, tenho a impressão de que a Dilma fecha o caixão do Serrote ainda no primeiro turno.
Quando Dilma vier no horário eleitoral, e mostrar tudo o que foi feito em 8 anos e que até agora pouca gente sabe, pois nesta emprensa vagabunda pouco ou nada foi mostrado, vai dar um "revertério" e eu já apostei uma caixa de "serva"
Voce é meu convidado
Abraço fera,
Saudações Vascaínas……………………

José Paulo

Grande Rodrigo Viana! Concordo que se tem alguém que pode neutralizar a sacanagem da Globo ou do PIG é o Lula. Perfeito… Mas uma coisa não ficou claro para mim. Quem iria repercutir para 190 milhões de brasileiros o desmentido, o desagravo ou o desmascaramento de eventuais falcatruas da Globo, e no devido tempo??? Quem, neste país, dispõe de uma rede de comunicação tão poderosa capaz de alcançar mais de 30 pontos no horário do JN??? A Record/ Record News, que hoje tem um dos melhores jornais da tv, mas que alcança quando muito 1/3 da audiência do JN por acaso assumiria o papel de fiel da balança numa hora dessas ou continuaria na linha atual, dando uma no cravo e outra na ferradura???

sergio

concordo com o poder global,mas,a eleição está ganha para Dilma.

Morais

Eu acredito que apesar de serem políticos e terem uma imensa vontade de eleger o Serra, a Rede Globo não vai tentar forçar a barra pois eles já perceberam que a Dilma não vai aceitar tantos ataques quanto o LULA aceitou, ela com certeza vai revidar, por isso eles não vão arriscar pois quando ela for eleita eles correm muitos riscos.
Eles vão ajudar o Serra mas dentro de um certo limite, só arriscarão tudo se o Serra conseguir crescer, o que será quase impossível.

Eduardo Lima

O Lula debocha da Globo, mas o Lula tem medo da Globo essa é que é a verdade. Senão teria insistido nas leis das telecomunicações e na punição dos criminosos da ditadura. Seria ótimo se Lula dissesse que a Globo apoia o Serra no horário eleitoral, ela ia passar tanto tempo tendo que desmentir que não daria para dar o golpe final. Mas ele não vai fazer isso, duvido muito.

ferrera13

Pessoal,

Eu vivo na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Mais precisamente em Nova Iguaçu. Trabalho em Japeri, também na baixada e vou de trem para para o trabalho. O assunto no trem hoje às 7h era as entrevistas do JN aos candidatos. Afirmo categoricamente que as pessoas estão reprovando o modo com o ventríloquo se comportou com Dilma Rousseff e como o tucano que se apropria da autoria de Leis. Eu não me meti na conversa, mas fiquei feliz com o que ouvi.

    Jairo_Beraldo

    Eu também tenho ouvido na faculdade, reprovação às atitudes do pittbonner.

    Paralelo XIV

    Também tenho essa mesma percepção.
    O PIG / Globo imaginam que a grande massa , não tendo o tempo e o recurso que temos para vir aqui frequentar a blogosfera, está na mão deles.
    Não está.
    Está, sim, percebendo que a Globo tem um lado; e consegue reconhecer a tentativa (frustrada) de manipulação.
    E não está caindo nessa…

Maurice Moss

Se o Lula perder a oportunidade agora, nunca mais terá uma igual.

É só deixar bem claro para o povo como fez Obama " a Globo é um partido de oposição ao governo."

E é só citar o tratamento diferenciado dado a Dilma e a Serra.

Ponto…

Seria a pá de cal na vênus platinada

Maurice Moss

Ibope da Globo, principalmente de Zorra Total e JN:

Pessoas que ligam a TV e deixam na globo por costume e vão andar pela casa…

Cheila

Lula tem crédito com o povo do Brasil,basta ele vir a público e dizer que a Globo é tendenciosa ,que mudem de canal ,que o povo fará…

    Jairo_Beraldo

    Ele já está colocando este assunto em seus comícios. Mas a grande mídia, por motivos óbvios, não colocará no ar tais falas.

Jorge Correa

Azenha

O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo. Parece um paradoxo, mas não é. O povo assiste novela, torce para o seu time de forma fervorosa e, literalmente, parece um alienado político. Entretanto, com todo o terrorismo midiático da Globo, Veja, Estadão, Folha de São Paulo e seus respectivos satélites DA VELHA UDN E DITADURA MILITAR em todos os estados brasileiros, o povo elegeu o LULA PRESIDENTE do Brasil. Portanto, apesar desses canalhas o povo vai dando
suas braçadas rumo a uma grande nação. Acredito piamente. E olha que não sou filiado a partido político, nunca dependi de Estado e, como um humilde advogado com 54 anos e eternamente sonhador desde a juventude, ACREDITO NA SABEDORIA E CRIATIVIDADE DO POVO BRASILEIRO.
OLÊ, OLÊ, OLÁ…DILMÁ….DILMÁ.

Um abraço.

carmen silvia

Esse texto do Rodrigo Viana a meu ver me parece um lembrete;olha estamos indo bem ,temos chances reais de fechar a fatura no primeiro tempo,mas não se esquecem cuidado com quarteto do mal essa gente é abjeta e não podemos ser pêgos com as calças nas mãos.O que a meu ver tá correto é sempre bom termos alguém a nos lembrar que podemos respirar aliviados só a partir do dia 03 de outubro(depois das 22:00hs,na melhor das ipóteses)

    Jairo_Beraldo

    Acho muito difícil acontecer isso este ano. Tenho ouvido pelos cantos, que querem acabar logo com os "trólólós" do horário político. Terem que dormir mais tarde, para verem a novela das oito. Bom sinal!

ruy garcia

O vídeo abaixo desmonta totalmente a tese do Rodrigo, com a particularidade de a entrevista ter sido realizada na GloboNews, por ninguém menos que Mônica Waldvogel, que ainda não foi demitida porque talvez o Serra não tenha assistido ao programa. http://www.youtube.com/watch?v=twsJstl15GU

    AUGUSTO SOARES

    Se for o mesmo vídeo que assisti no Tijolaço ontem de madrugada (editado), é realmente impressionante. Segundo um dos entrevistados Dilma terá "15 a 20 pontos de diferença para Serra (…) uma vitória humilhante" sobre aquele que diz que pode mais (mentir).

    Panambi

    A Monica estava quase voando em cima do cientista político que afirmava insistentemente que Dilma venceria no primeiro turno. Não se iluda, foi um lapso ao escolher os participantes, uma vez que em 99% dos casos, os convidados são sempre "serristas". Tente achar outra edição do programa com estas características.

Aline Nogueira

O Lula já desagravou Dilma Rousseff no comício da Praça da Estação, ontem em Belo Horizonte. As 15 mil pessoas presentes vaiaram longamente a tv Globo, que ele criticou abertamente e aplaudiram longamente quando ele presenteou Dilma com uma rosa.
No Rio de Janeiro vejo o povo mais do que irado, iradíssimo com o papelão dos Bonners. O momento político atual, o quadro internacional , o acúmulo de forças populares são de tal natureza que as velhas e surradas artimanhas da direita só estão produzindo o efeito contrário ao que elas desejam provocar. Talvez em no Estado de São Paulo, ninho dos tucanos, a coisa seja diferente. Mas certamente vai mudar, porque a Onda Dilma vem pegando todo mundo! É a hora e a vez de Dilma Rousseff, no primeiro turno e de lavada. É o que diz a voz do povo.

O Brasileiro

Quando vocês colocam algum link para alguma reportagem nos portais do PiG, vou lá e leio os comentários. Geralmente são contra o PSDB e a favor do PT. Se isso ocorre com muitos portais do PiG, imagina no resto!
Eu não posso comentar lá, porque não sou assinante, mas os assinantes deles estão com a Dilma!

    Emilio_Matos

    Será esquizofrenia ou analfabetismo funcional?

    Guilherme Milani, SP

    Concordo com sua observação. Em muitas matérias publicadas no PiG os comentários são quase que exclusivamente dando razão a Lula/Dilma e descendo a lenha no Serra. E com aquele sinal de positivo dos demais internautas – os que leram e avaliaram os comentários – muito acima dos negativos. Os tempos estão mudando, realmente…

trombeta

Faz 8 anos que a globo e cia. bate no PT/Lula/Dilma e o que conseguiu?
Lula tem recorde de popularidade, de boa avaliação e vai eleger a sucessora. A velha mídia está em franca decadência, estão moralmente falidos, não conseguem falar para ninguém além deles mesmos.
Kamel, um malandro de condomínio fechado, superestima seu poder e acha que suas manobras não são percebidas até por quem não tem um nível tão alto de compreensão política, o estelionato jornalístico de ontem foi simplesmente patético.
Sou daqueles que acha que uma lei de medyos, receita argentina, é furada para o caso brasileiro e apenas daria, finalmente, uma boa bandeira para o PIG: somos vítimas da esquerda que querem acabar com a liberdade de imprensa e blá, blá, blá…
A velha mídia sabe que uma vitória de Dilma no primeiro turno é a suprema humilhação para estes anos todo de militância contra Lula e ameaça a sua própria sobrevivência econômica já que a expanção da internet e o estímulo a concorrentes fora do eixo do baronato midiático vai apressar a queda da audiência hoje em torno de 30% em cinco anos.

wiliam porto

Acho que se Lula não pegar o pião na unha, não peitar a Globo, a eleição não somente vai pro segundo turno como pode até Dilma perder. Não se pode tratar a Globo a pão de ló. A hora de decidir a parada é essa. om acomodação a parada pode ser perdida.

    Jairo_Beraldo

    A parada está ganha em favor de Dilma e Lula.

    Deoclecio Binner

    Eles tem a Mídia e nós temos a Blogosfera! Quanto a questão do Lula "peitar" a Globo e o Estadão, Folha, (A veja ele já mandou as favas!) é uma questão de tempo. As eleições serão em Outubro. Vocês podem crêer que a "batata deste pessoal tá assando", aguardem!

    AUGUSTO SOARES

    Em Santo André, na eleição passada o PT deixou de levar a prefeitura no primeiro turno por menos de 0,5% dos votos válidos, numa das administrações mais exuberantes do partido, resultado de um movimento de aperfeiçoamento do fazer político gerado na Escola de Governo idealizada pelo Celso Daniel (saudades…); os melhores quadros andreenses foram para o governo federal onde desempenham funções importantes no PAC e nas políticas sociais, entre outros. Pois bem, o PIG local, leia-se Diário do Grande ABC, conseguiu contagiar a população com uma onda de pseudo-trabalhismo, um tal de "virar a página" e essa virada acabou se concretizando no segundo turno, inclusive para surpresa do próprio candidato da oposição, do PTB, que teve que formar as pressas uma equipe, no melhor estilo da aliança PSDB/DEM, juntando gente do Pitta, da direita de Mauá, um horror.

    AUGUSTO SOARES

    Esse é o dado concreto, como diz com sabedoria nosso presidente, e que alertou, no lançamento da candidatura da Dilma, "não tem nada ganho ainda" e "não se assustem se me virem em cima do caminhão, na frente da fábrica, fazendo campanha para a companheira Dilma" porque o bicho vai pegar, não vai ter moleza. Nem durmo direito desde o ano passado com a certeza que essa será a eleição mais importante dos nossos 510 anos, se a gente assume nosso papel de protagonista no mundo, ou se vira colônia para sempre.

Vera

Só complementando. Acho que o Lula vai sim se manifestar de alguma forma, vejo isso nele desde a entrevista para a Record. Vejo um Lula louco para soltar algumas boas por aí…Vamos ver se estou errada.

    Estanislau

    De fato, Vera. Sugiro que resgatemos o comício de Lula com Dilma em Belo Horizonte, na terça-feira passada, ( http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/sear… ), onde o presidente deu uma rosa a Dilma, homenagendo-a por sua postura ao não aceitar as provocações do casal Bonner. Lula deu um recado à Globo. Para mim, significa: não vai apanhar calado.

Vera

Azenha,

Eu não acredito muito nesta de a Globo ter a força…. Um exemplo…
Na terça feira de manhã chega minha ajudante do Lar, e logo fala…. Vera o Bonner do JN maltratou a Dilma, ele pensa que o povo não vê, isso foi discusão do ônibus. Aí pergunto eu para ela hoje…. e aí assistiu o Serra ontem…. ela responde: Não…desliguei a TV….

Antonio Silva

Nada impede que façamos um boicote a tv lixo, mas é fundamental que façamos um boicote aos produtos que financiam o bandidismo da tv lixo .
Mais ainda, é fundamental que além do boicote aos produtos, que contactemos os SAC`s para expormos a nossa revolta .
Um grande supermercado que anuncia produtos num telejornal bandido tem que ficar ciente que terá menas clientela (pode ser um milhão ou até mil) por culpa do veículo anunciante .
Repito:
O boicote passa ser um sucesso, na medida em que, quem deixar de comprar o produto, alertar a empresa sobre o motivo de sua recusa em comprar a mercadoria .

    Paralelo XIV

    ISSO!!! Sempre disse isso, isso funciona.
    É só montar um site ou blog que inclua o nome dos anunciantes e produtos, monitorados pelos internautas, que se sacrificarão um pouquinho assistindo o JN.
    Anunciou ali… boicote!!!
    Podemos até criar um selo, tipo "empresa amiga do PIG".
    Qual empresa vai topar se associar a essa imagem, que vai contra o povo brasileiro?
    Nenhuma!
    Nossa força está aí!!!

    Alexandre Tambelli

    Antonio! Sua ideia é ótima! Não é preciso assistir ao Jornal Nacional, apenas observar quem anuncia nos seus intervalos. Poderia ser enviada, para quem quisesse, uma mensagem diária que colocasse os anunciantes do Jornal Nacional de cada dia, para isto, cria-se uma comunidade em que seus adeptos receberiam este e-mail (e-mail todo mundo abre e diariamente, certo?). As empresas que aparecerem no JN não vamos até o seu estabelecimento ou então, não compramos seus produtos durante um determinado tempo; assim que pararem de anunciar no JN retornamos ao estabelecimento ou compramos o produto! Eu acredito que teríamos milhares de associados! A divulgação é o boca-a-boca dos blogs, e-mails de amigos, etc.

    Antonio Silva

    É isso Alexandre, a concorrência está muito acirrada pra que uma empresa não se afete ao se indispor com milhares de consumidores .
    Repito, é fundamental que, pra cada boicote que fizermos, contactarmos o SAC da empresa correspondente, é alertar-mos o porquê estamos deixando de comprar o produto .
    O efeito pscológico dentro da empresa vai ser brutal .

    Abs.

    Em tempo : Não fiquemos preocupados com a mobilização de centenas ou milhares de voluntários nesta tarefa .
    O boicote aos produtos de uma empresa sempre terá um efeito devastador, pode ter a participação de 10 ou 10 milhões de clientes revoltados .
    O IMPORTANTE É A EMPRESA SABER O MOTIVO DO BOICOTE

    Walter Lacerda

    Essa é a grande sacação da vez! Boicote aos anunciantes do PIG!

    Deoclecio Binner

    Olha , neste quesito eu admiro os Americanos! Eles pegam pesado e quando fazem boicote contra qualquer coisa sai de baixo. O infrator pede água logo. É por isto que lá, estas empresas piam fino! Eu por exemplo não leio Folha, Veja, Estadão, e não vejo a Globo e não deixo meus familiares verem (nem novelas) . Este pessoal só servem para diminuir o nosso astral!

neide

Eles não têm mais força para isso, vão dar com os burros n’água. A avaliação do Nassif está corretíssima. Há uns dois ou três anos, não lembro exatamente o tempo venho acompanhado essas avaliações do Nassif diariamente em seu Blog ele tem acertado tudo em relação ao Governo e oposição. Essa mídia não tem força hoje maior que os feitos do Governo. Vai se estrepar com essa insistência no Serra e esses factóides que ninguém mais dá bola.

Roberto

A Globo não apita mais nada, não encontrei uma única pessoa que tivesse assistido à entrevista do Zé.
Toda empresa de comunicação que pensar que vai poder mudar a cabeça do eleitor, quebra feio a cara. A Globo não se emenda mesmo,vem perdendo de goleada há anos e já está prestes a entrar pra segunda divisão,pois o técnico continua achando que o time é bom.

Alfredo

Frase genial e elucidativa do Millôr Fernandes no Saite do Millôr n°511, de agosto?2010:

"Está mesmo muito difícil escolher.
Confesso minha absoluta indecisão. Até agora não sei
se vou votar no Ibope, na Lei Eleitoral ou no Bonner."

Marcelinho

Teve colega meu, jornalista, que me falou que a Globo tá com Dilma porque Lili Marinho a convidou pra almoçar.. hahaha faz-me rir

Raphael Tsavkko

O que eu não compreendo é este medo de um segundo turno. Por vezes me parece que há um certo sapato alto por parte de alguns militante, muito oba-oba. Obviamente que Serra é a pior opção para o país, mas eu não vejo com bons olhos essa necessidade de ganhar de uma vez, acima de qualquer coisa. Esta atitude acaba respingando no Plínio, no Zé Maria… Que são esquerda, tem projeto e acabam atacados pela própria militância de esquerda do PT. A esquerda já está fragmentada demais, não precisa de ainda mais pressão.

tsavkko.blogspot.com

    Deoclecio Binner

    Eu não creio em mêdo do segundo turno e nem acho que haja uma convicção que a Dilma ganha no primeiro turno, mas, vamos ser sinceros, a Dilma ganhando no segundo turno está bom, mas vejamos se ela ganhar no primeiro turno ficamos livres desta cambada logo. E se ela ganhar no primeiro turno e fizer uma bancada muito boa ficará muito mais fácil de implementar os programas tão necessários para melhorar a vida dos mais necessitados, E Você imagina, ficar livre de alguns sacripantas por ai: Serra, (Globo) Caiadão, Katia. Agripino Heraklito, Mão Santa, Virgilio, Do Couto, Flexa Ribeiro (tudo gente finérrima) e uma duzia ou mais de traidores da Pátria que pululam por ai!

    Raphael Tsavkko

    Vão-se esses e chegam outros… Este é o problema… Não vão calar a Globo, que vaicontinuar gritando, isto é fato.

    Não sei se você observa o fanatismo de alguns apoiadores da Dilma, beira o endeusamento. Se você não está com ela, está com a direita, não importa se você for de esquerda e acredito que, num primeiro momento, vencer direto não é bom pra própria esquerda.

    AUGUSTO SOARES

    Primeiro turno, com 20 pontos ou mais de vantagem, para que todos (incluindo TSE, ANJ e a comunidade internacional) tenham a mais plena e inexpugnável prova de que as políticas sociais do PT comandadas por Lula, (legalista, diante de enorme popularidade recusou a tese do 3º mandato) políticas cidadãs, sem precedentes no país, realmente foram assimiladas pelos brasileiros ( usufruídas inclusive pelos brazilleros) e devem ter a continuidade decretada pelo voto (oxalá pelas próximas gerações).

    Raphael Tsavkko

    Pena que pra isso se fez aliança visceral com o PMDB… Até onde isso vai? Eu temo, por outro lado, salto alto. O govenro dessa vez não será "do PT", mas terá relações muito mais estreitas com uma aliança nojenta.

Deixe seu comentário

Leia também