Ricardo Guedes: Dilma deve vencer no primeiro turno

Tempo de leitura: 2 min

Para diretor do Sensus, Dilma deve vencer no 1º turno 29 de setembro de 2010

LEONARDO GOY – Agência Estado

O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, disse hoje que mesmo com a recente redução nas intenções de voto na candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, a eleição deste ano deverá, mesmo, ser decidida no primeiro turno. Segundo a pesquisa CNT/Sensus divulgada na manhã de hoje, os votos válidos em Dilma caíram de 57,8%, no início do mês, para 54,7% nesta semana. No entanto, para haver segundo turno Dilma teria de perder, até domingo, pelo menos 4,7 pontos porcentuais para deixar de ter mais de 50% dos votos válidos.

“Esses 4,7 pontos equivalem a 6,3 milhões de votos. Em quatro dias é muito difícil haver essa mudança”, disse Guedes. Segundo o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade, a redução nas intenções de voto em Dilma pode ser explicada pela repercussão das denúncias de irregularidades na Casa Civil, ministério que era ocupado pela petista até ela deixar o governo para iniciar a campanha. Porém, como Serra também teve ligeira redução nas intenções de voto (de 26,4% para 25,6% dos votos totais), quem acabou recolhendo os dividendos da crise foi a candidata do PV, Marina Silva, que subiu de 8,9% para 11,6%. “A queda da Dilma reflete esses escândalos citados na televisão.

Nesse processo, Serra acaba não ganhando. Marina leva. É natural que a pessoa fora da discussão acabe levando vantagem”, disse Clésio Andrade. Na avaliação dele, o eleitor que deixou de votar em Dilma também não optou por Serra, uma vez que, segundo ele, o eleitorado não gosta de quem ataca em campanhas eleitorais. Dados regionais A partir dos dados regionais, o avanço de Marina torna-se mais evidente.

No Nordeste, a candidata do PV saltou de 4,5%, entre os dias 10 e 12 de setembro, para 10,5% entre 26 e 28 deste mês. Enquanto isso, Dilma caiu de 69,2% para 62%. Serra manteve o mesmo patamar no Nordeste, oscilando de 17,2% para 17%.

Nas Regiões Norte e Centro-Oeste, Marina também teve expressivo avanço, passando de 10,8% para 17,7%. Serra caiu de 33,3% para 23,8% e Dilma, de 47,6% para 40,9%.

No Sudeste houve poucas mudanças no cenário. Dilma e Serra subiram ligeiramente, mas dentro da margem de erro. A petista passou de 44,1% para 44,8% e Serra, de 26,9% para 27,2%. Marina recuou no Sudeste, de 11,2% para 10,9%.

Na Região Sul, Dilma oscilou negativamente de 34,9% para 34,3%. Serra subiu de 36,1% para 39,4% e Marina, de 8,9% para 9,3%.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

pedro – bahia

E o Datafolha já fez nova pesquisa (será?), depois de anunciar provável segundo turno na segunda-feira. A nova teria sido feita na terça e na quarta e olhe o resultado. http://www1.folha.uol.com.br/poder/806922-dilma-p

Josnei Di Carlo

A eleição presidencial está parecendo campeonato de pontos corridos. Só que, no caso dela, os jornalões estão fazendo de tudo para virar a mesa e entregar o título para o time rebaixado.

SérgioFerraz

O william porto está certo, agora é o momento da militância ir para as praças, ruas e avenidas, com muita alegria, conquistar mais votos para Dilma e carimbar o primeiro turno.
Pé na bunda do PIG e da direita raivosa.

dukrai

véi, relaxa, a fôia armou a presepada mas não vai dar pra reverter o resultado, 54,25% dos votos válidos para a Dilma, com margem de erro de 1% segundo o Dukrais's Instituto de pesquisas.

william porto

Está havendo um esforço tremendo para haver um segundo turno. Até gente do lado de Dilma está colaborando na medida que ficam perplexos e angustiados e se desmobilizam. A hora é de srmar o já ganhou nas ruas, aquele olê o lá, Dilma, Lula, movimento, zoada, coisa que só o pessoal do Lula sabe fazer. É hora de ir pras ruas e dar uma banana e um pé na bunda do PIG e dos fascistas em geral, inclusive na esquerda que está a serviço da direita,

Gerson Carneiro

Exatamente a quantidade divulgada pelo jornal Folha de São Paulo afirmando que Dilma já teria perdido essa quantidade. Não é muita coincidência do jornal? Ou seja, uma evidente tentativa do referido jornal de indução do eleitorado a não votar na Dilma.

    Bianca

    Pois é, Gerson a Folha está enviando exemplares grátis a não assinantes como eu. Hoje já recebi o jornal aqui em Piracicaba. Quanta gentileza, não?
    É Dilma e Mercadante mesmo!!

    Gerson Carneiro

    Sabe a "generosidade paulista" que eu critiquei?
    Pois é… generosidade é isso aí.

EUDES

Caro Ildeber

Está acontecendo no STF o julgamento da ação impetrada pelo PT sobre a exigência de dois documentos para votar no dia 3. Tem algo que pouca gente percebeu neste momento. Transcrevo repotagem abaixo e explico.

Após pedir vista do processo, o ministro Gilmar Mendes foi questionado sobre a necessidade de se julgar a ação até a eleição. O ministro afirmou que tentará trazer seu voto-vista na sessão plenária desta quinta-feira, 30. Na prática, caso o processo não seja julgado até o próximo dia 3, permanecerá valendo a exigência de apresentação dos dois documentos.

Com informações do STF

Comentário de Eudes

O Gilmar Dantas Mendes está agindo de má fé. Se não botar pressão o Gilmar Mendes vai jogar isto para depois da eleição. Percebeu o jogo dele? O que vc acha, Ildeber? É importante colocar isto na rede rapidamente. Vc que tem contato com demais blogueiros da resistência bem que poderia dar uma ajuda. Concorda?

Eudes Araujo em setembro 29, 2010 8:21 PM

    rafaela buonarrotti

    Este coronel me envergonha. Sou mato-grossense e sinto nojo de suas ações…

    Roberto Locatelli

    "Coroné" Gilmar Dantas, sempre a serviço dos demotucanos.

Jukinha

Entendo que essa queda maior da Dilma no Norte, Centro-Oeste e também no Nordeste se deva ao fator "PÚBLICO EVANGÉLICO" que, com as notícias de que Dilma acabaria com a religião no país; implantaria o aborto e que é "comedora de criancinhas", ficou assustado. Pastores evangélicos também têm feito sermões veementes contra isso. E, como todo mundo sabe, o povo dessa comunidade vai atrás do que seus "pastores' dizem. Aja paciência!

    rafaela buonarrotti

    A promessa do salário de 600 reais vem pegando para algumas pessoas. Meu menino chegou em casa dizendo que seus colegas de escola confirmaram o voto dos seus pais no tucano devido à promessa do bicudo. Dilma precisa desconstruir URGENTE esta falácia.

Augusto

Cadê a pesauisa data fraude feita nos dias 27 e 28/09….????
Cadê o resultado…………

Marcelo de Matos

Hoje mesmo vou por um espumante para gelar: tem de detornar, ou dar sparo, como dizem os italianos. Pode ser sidra Cereser, vinho Lambrusco ou um chapanhe básico. Só precisa estourar. Tintim.

Deixe seu comentário

Leia também