Ricardo Guedes: Chance de segundo turno na eleição presidencial é de 10%

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

Conversei por telefone com Ricardo Guedes, do Sensus, sobre as últimas pesquisas antes da eleição deste domingo. Ele diz que estatisticamente a chance de segundo turno é de 2,5%, mas que aumentaria essa chance para 10% considerando “variáveis políticas”.

Os institutos concordam que Dilma Rousseff está próxima dos 55% de votos válidos, mas como a margem de erro é de 2% ela pode ter 53%, ou seja, estaria numa região “fronteiriça com o segundo turno”.

Guedes diz que Dilma conseguiu estancar a hemorragia de 6 milhões de votos que sofreu em duas semanas e que um segundo turno só acontecerá se a candidata tiver perdido outros 6 milhões de votos desde quarta-feira. “Dilma pode até ter recuperado votos”, disse Guedes.

Ele diz que a tal “onda verde”  foi uma invenção e que não se sustenta pelos números dos institutos de pesquisa. Marina Silva, do PV, na verdade, teria tirado proveito da troca de acusações entre as campanhas de José Serra e Dilma Rousseff.

Guedes disse que trocou figurinhas com o diretor-executivo do Vox Populi, João Francisco Meira, e que ambos concordam com a avaliação que reproduzi acima.

É natural — digo eu, Azenha — que pesquisa é pesquisa e eleição é eleição. Há um sem número de fatores que podem influir no resultado e é bom que seja assim. Eleição sem emoção não tem graça.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Apenas 10% de chance para segundo turno | iNfonews

[…] “Os institutos concordam que Dilma Rousseff está próxima dos 55% de votos válidos, mas como a marg… […]

laura-bh-mg

A Mim foi insistentemente ""pedido"" o TÍTULO. Esquisito né? Entreguei a identidade e a mesária votou a pedir: ""E O TÍTULO?""Como portava os dois documentos, apresentei…Ficou uma sensação esquisita em mim. Também, quem mandou colocar num camafeuzinho a foto da Dilma?…

nadja volia xavier

Quero perguntar qual PV? Do RJ com Gabeira, aquele que votou pela privataria? Do Sirkis que sempre esteve atrelado aos governantes, o Cesar Maia, ou o Conde? Aspasia Camargo é só ir ao 9º andar da UERJ e perguntar! Bases nem pensar! Nos outros estados nâo sei. Mas não deve ser muito diferente do RJ.
Quanto a Marina resta saber se, mentiu e enganou os eleitores deliberadamente, ou se foi inocente, o que não acredito. De uma forma ou de outra está comprometida com a farsa.

Carlos

"Marina Silva, do PV, na verdade, teria tirado proveito da troca de acusações entre as campanhas de José Serra e Dilma Rousseff."
Apresentou-se como "ética", "propositiva", mas colheu, sem pudor, frutos da baixaria tucana.

mario – recife

Estou morrendo… acho que não vou aguentar a pressão… Dilma presidente!!!

Inaldo Matias

Sobre a Marina Silva, sobre a qual tínhamos o maior respeito, pela sua história, até um pouco parecida com a de Lula, foi

lamentável o que ocorreu ao final desta campanha , quando a bolha verde foi resultado de estratégia baixa de manipulação da

fé ingênua por alguns religiosos inescrupulosos. Logo ela que começou a aprender política nas CEB´s da Teologia da Libertação.

Mesmo com críticas à gestão do PT no campo administrativo, voto em DILMA. O que a direita montou por trás do José Sera foi

terrível. Seria bom que os eleitores dos candidatos do campo da esquerda entende-se isto. DILMA vence hoje com quatro

milhões de votos sobre os demais.

cidadao brasileiro

O que sei dizer, é que os pastores (presidentes) destas religioes estão milionarios devido a ignorancia do povo, digo isso porque já fui membro de uma religiao evangelica, o discurso na igreja é um, fora é outro, os salarios de pastores, muitos executivos de grandes empresas não ganham, e hoje os ganhos estão muitos maiores, imagine um cidadao retirar 10% do seu salario para pagar o dizimo, e se ele fizer uma poupança com que guardar do salario, comprar um carro ou casa, se vender esse patrimonio, ele terá que pagar novamente os 10% de dizimo, isso não é bi-tributação?, os evangelicos são obrigados a pagar o dizimo, alem de outras "contribuições voluntarias", mas nem tanto, se não pagar, são discriminados, onde está os valores religiosos e morais, quer ganhar dinheiro facil, é bastante ter "cara de pau", e saber enganar as pessoas, há cultos de tudo, no culto da prosperidade, o pastor pede que as pessoas dê dinheiro, dizendo que a pessoa receberá muito dinheiro atraves de uma graça, e muitas pessoas perdem o pouco que tem para esses falsos profetas.

cidadao brasileiro

Essa tal onda verde, acabará quando sangue de inocente jorrar nas ruas, como acontece nos paíse do oriente medio, onde os lideres religiosos pregam a intolerancia, religiao não tem nada a ver com eleição, pois se assim for, aqui no Brasil teriamos inumeros presidentes a saber: 01 presidente catolico, 01 presidente evangelico, 01 presidente ateu, 01 presidente de religiao afro descendente. Com relação ao presidente evangelico, teriamos os sub-presidentes, pois o que não falta é igreja evangelica com tanta denominação.

Swamy – Vitória/ES

Sempre disse que religião é uma merda.
Por isso não tenho nenhuma e não me faz falta.
Basta ser cristão.
Esse fanatismo idiota de algumas religiões evangélicas é uma prova que muitos de seus fiéis são massa de manobra de pastores que só pensam no dízimo que esses pobres incautos entregam à igreja.
Muitos desses evangélicos fazem parte daquela parcela de miseráveis que melhoraram de vida e agora pagam com a ingratidão votando em quem os deixou passando fome por muitos anos.
Esse povo merece voltar lá para a classe E. Aliás, é para onde eles vão, caso Dilma não se eleja.
Eu nunca mais dou um tostão para qualquer ação dessa turma. Já ajudei muito, mas depois dessa prova de ingratidão, dou-lhes uma banana.

Renato Lira

Basta o que o Vasco me fez sofrer com o Goiás ontem.

rs…

Pra mim é uma oscilação normal.

Claro que tem aqueles que se deixam enganar fácil, principalmente com mentiras de cunho religioso.

Mas é cada vez menor o número de "enganáveis".

Mas creio que Dilma ganha no 1º turno.

Mas mesmo que Dilma tivesse 99% a gente teria que fazer campanha pra ele. Não vamos esmorecer.

Depois a gente comemora.

Ricardo Guedes: Chance de segundo turno na eleição presidencial é de 10%

[…] Luiz Carlos Azenha Conversei por telefone com Ricardo Guedes, do Sensus, sobre as últimas pesquisas antes da […]

Eduardo

Está complicado,infelizmente igreja catolica entrou forte na eleição,inclusive distribuindo panfletos nas igrejas pedindo para não votar no PT devido a questão do aborto e os evangélicos também votarão em peso na Marina pelo simples fato dela ser evangélica.
Caso a Dilma ganhe esta eleição e é o que espero,acredito que será a maior vitória eleitoral da história do Brasil,porque vencer outros candidatos,vencer a poderosa midia ,igreja catlica e evangélicos não é para qualquer um.
Obs. Sou católico,voto Dilma.

Giba

Espero que não tenha segundo turno. Mas se tiver, não vou deixar barato. Até hoje, recebi centenas de emails caluniadores e não respondi nenhum. Se acontecer, o segundo turno, vou disparar emails prá todo mundo. Serra será aborteiro desde criancinha, Serra irá fechar igrejas, Serra estava envolvido na máfia das ambulâncias. É guerra? Pois guerra eles terão.

Ruy Moreira

Nenhuma das pesquisas mostra superação do esquema "serrina" sobre os percentuais de intenção de voto de DILMA.

Incrível como a mídia tucanista tentou exibir estes números, mas não consequiu. Depois do debate da TV se calou e

e hoje saiu com estes números. Não tem jeito, mesmo com todo desgaste DILMA vence no 1º turrno com 5 milhões de votos

sobre os demais, coisa de 4% do eleitorado.

rogerio

pessoal
concordo com o que muitos disseram.
a boataria pegou mais forte
e a campanha da dilma nao fez nada para aplacá-la!
se tiver segundo turno, acho bom esses caras acordarem, ou teremos tucanato por 8 anos por culpa da inoperância da campanha petista

Alex Gonçalves

A verdadeira bala de prata foram essas últimas pesquisas ibope e datafolha.

"Depois do debate da Globo" tudo mudou, querem colar. Sabia que não sairiam sem uma molecagem.

Pesquisa tendenciosa influencia o eleitorado e dá margem pra fraude nas urnas.

    kali, a negra

    E o JN hein???

    Tentando passar a imagem de que Dilma é pré fabricada e se mantém longe do povo.

    Enquanto isso tentou fazer de Zé Pilintra um cara que tem contato com o povão.

    Sabia que não terminaria sem uma cag***

    Wlademir Carvalho

    Bala de prata começa com "B"… de Boataria.

    O que precisamos é de um crucifixo e estaca de madeira nesse momento.

Mauro

Sem emoção não tem graça e é desemprego certo no meio jornalístico né Azenha! Pois esses eventos assim geram muitos empregos em todas as áreas, até em setores que nada teriam a ver como na construção pois você viu quantas obras foram entregues este ano? A economia liga o turbo em ano de eleição. O PT demorou muito para agir no caso das mentiras com cunho religioso lançada nesta campanha, e o PT precisa se atentar mais para o meio religioso pois ele tem muita força na eleição.

Wlademir Carvalho

A boataria fez um estrago muito maior que o denuncismo da grande mídia.

Se houver um segundo turno, Dilma e Lula deverão repudiar essa onda nefasta com todas os meios disponíveis, pois, até então nem arranharam a imagem de "homem-santo" de Serra.

Walter Decker

Vocês estão reclamando de emoção ??? E eu, que sou santista !!! Lembram daquela bola na trave aos 45 do segundo tempo na final do Paulista ? Pois é… Já sofri lá atrás com o Peixe e agora de novo ! HAJA CORAÇÃO ! Mas eu acho que vai ser da mesma forma. A bola vai bater na trave aos 45 do segundo do tempo. NÃO VAI ENTRAR ! É Dilma presidente no 1o turno !!!

    Ricardo do Carmo

    É Dilma no primeiro turno.

mario cezar

caríssimo azenha, os factoides , do tipo, dilma vai legalizar o aborto. dilma era assassina, dilma é contra jesus , dilma vai fechar igrejas. essa onda é brabíssima, e pegou, viu, aqui na periferia de são paulo , onde pego ônibus e onde sou professor

    Antonio Silva

    Infelizmente grande contigente populacional aceitou o lero-lero de Marina e as mentirinhas do Ze Chirico .__O programa do0 PT não rebateu as calúnias, mentiras e os lero-leros .
    Agora vamos ter que atuurar estas tucanagens por alguns outros dias (se tivermos sorte)
    Cadê Marco Aurélio Garcia para reativar o PT ? .

    rafaela buonarrotti

    também ouvi muito isso. Uma adolescente (primeiro voto) disse que não votaria em Dilma porque ela era guerrilheira. Perguntei a ela se, ao assistir algum filme sobre a ditadura militar ela torceria para o torturador ou o torturado. Ela me respondeu dizendo que eu havia confundido a sua cabeça. OK, eu disse: a partir de agora podemos conversar sobre a importância de se votar em Dilma.

Vanessa Lampert

Só o DataPig não enxerga.

Estanislau

A disputa vai ser renhida, mesmo. Temos que nos mobilizar. Mas tenho também boas notícias:

1) Aqui no RS, 3 pesquisas indicam vitória de Tarso no primeiro turno, algo impensável há um mês atrás. Como aqui os votos são notadamente coerentes, é certo que Dilma fará grande votação. Vai fazer mais do que estimam as pesquisas nacionais.

2) É nesta noite que entrará em campo o exército de cabos eleitorais do PMDB, espalhados pelo Brasil inteiro. Eles saem em busca de votos dos indecisos para seus candidatos a deputado, e levam com eles colas eleitorais inteiramente preenchidas, de modo a puxar mais alguns votos para Dilma.

3) Existe no Brasil cerca de 15% de território considerado rural. Nestes locais, que nenhuma pesquisa alcança, a vantagem de Dilma superará até mesmo a do Nordeste. Incluem pequenos lugarejos, muitas vezes com poucos milhares de eleitores, onde não chegam os boatos rebaixados da campanha tucana. Somados em todo o Brasil, levantarão a votação de Dilma. Relembrem a eleição de Requião no Paraná, 4 anos atrás: ele perdia por 250.000 votos até a apuração atingir mais de 92% do eleitorado. Quando começaram a entrar os votos retardatários desses pequenos lugarejos, onde Requião chegava a atingir noventa por cento de preferência, a eleição virou, e ele venceu por 10.000 votos.

4) Por fim, uma notícia que esperei ansiosamente: a confirmação de tempo bom em praticamente todo o Nordeste. O clima lá é um fator extremamente preocupante para o resultado eleitoral. Lula perdeu votos preciosos por conta do tempo ruim, no primeiro turno de 2006. Neste domingo, o tempo estará bom, e não haverá a quebra de votos que espereva o tucanato.

Por isso, vamos com força e confiança. Falta pouco.

    Márcio Martins

    E mais. Previsão de chuva no sudeste, em especial no Rio. Abstenção na zona sul, seria menos votos em Marina. Possibilidade, apenas…

Taques

Senhores, benvindos ao segundo turno !!!

Vai ser emocionante ainda mais se levarmos em consideração que a maioria dos pleitos para governador serão definidos amanhã, especialmente nos maiores colégios (SP e MG) com vitórias tucanas.

Estando definidas as eleições estaduais o peso de Lula diminuirá muito, mas muito mesmo, haja visto que mesmo os aliados de Serra se comportaram de maneira bastante discreta evitando confrontar com a alta popularidade do presidente. Agora eles não têm nada a perder.

Não adianta me xingarem mas o fato é claro: SEGUNDO TURNO É OUTRA ELEIÇÃO.

A candidatura governista correrá sérios riscos pois a oposição não repetirá os mesmos erros cometidos na eleição passada..

    Marinilda Carvalho

    ainda nao saiu o resultado, deixa pra festejar depois!

    Taques

    Desculpe, companheira, são favas contadas !!!

    kali, a negra

    Não vai haver segundo turno

    flavio cunha

    Então aprende a escrever primeiro! é haja vista quadrúpede.

    Renato Lira

    Tu és o polvo?

    ZePovinho

    Liga não,Marinilda.O Tique-Taques tem esse cacoete e ninguém cura.

    Gerson

    Sr. Pedro Taques, se sobrar a capitânia de SP, dê-se por feliz…se sobrar… alguns pedaços (ou aos pedaços)

    francisco.latorre

    a esperança é a última que morre.

    o esperançoso morre antes.

    ..

    José Manoel

    Amigo: por acaso, você bebeu óleo diesel queimado????

    João

    Troll pago???????????

    Renato Lira

    Segundo turno aounde?

    Na Tasmânia?

Adriana

Quero emoção não!!!
Só vejo amigos falando que vão votar no Serra e que odeiam Dilma e Lula…
Eu e meu marido estamos literalmente "estressados" com essa eleição. Chocados com o tamanho do preconceito que as pessoas que convivem com a gente têm.
Triste a falta de compromisso dessas pessoas com o país. Não veem nada com clareza, parece que tem um véu na frente. Não dá nem pra discutir.
Eu parei de receber e-mails difamatórios contra a Dilma/Lula pq proibi quem me enviava de continuar com a brincadeira (entre elas minha irmã! hehe, fazer o q?). Uma dessas censuras me custou uma amizade. Será que era amiga mesmo?! hehe
Meu marido, que possue mais contatos que eu, continuou recebendo um monte de besteiras e entrou numas de responder…Afff, quanta energia gasta com gente raivosa, enchem a boca pra falar mal da Dilma e do Lula, sem nem saber oq dizem. Pior que queria que eu lesse com ele! Putz. Na segunda troca de e-mails eu falei pra ele que não queria mais brincar pq aquilo tava me fazendo mal. Muita ignorância!
Cheguei a ouvir essa semana que eu não era cristã por votar "naquela mulher". Tadinho de Jesus, em pensar que ele mesmo foi difamado por "seu" povo. Na boa, Deus deve estar triste com o q ta acontecendo, até pq levantar "falso testemunho" ´eum pecado que consta nos 10 mandamentos…

Resuminho:
espero, do fundo do meu coração, que amanhã a essa hora a gente já possa gritar "Dilma presidente"!!!!!!

    Jairo_Beraldo

    E VAMOS GRITAR….DILMA, PRESIDENTE DO BRASIL!

    Pedro

    Adriana, você e seu marido estão na turma errada. Mudem de turma imediatamente !
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    jussara

    Eu penso como tu. Como esses que se dizem cristãos tem tanto preconceito? Jesus foi morto precisamente pq ficou ao lado dos pobres e contra os hipocritas que se achavam tão puros. Tudo se repete, essas pessoas tem travas nos olhos, não conseguem ver! VÃO TER QUE ENGOLIR: DILMA NO 1º TURNO!!

    André G

    Adriana, comigo acontece o contrário, sou funcionário público federal e todos lembram das vacas magras do tempo de FFHHCC, posso garantir, no meu ambiente de trabalho dá para contar nos dedos (de uma das mãos) quem não vai votar em Dilma…

william porto

Tudo não passou de uma onda da imprensa fascista. Concordo que existe essa chance dos dez por cento de chances de haver segundo turno, mass somente se houver muita abstenção. Marina pode ter atrapalhado mais Serra do que Dilma. Depois das eleições vai, sem dúvida, fazer uma ponta na novela tititi usando xales exóticos bolados por Victor Valentim.

Naira

Que bom você lembrar que eleição sem emoção não tem graça, porque às vezes dói!!!!

Até a vitória!

Wendel

O Noblat acaba de "informar" o resultado do DataFolha, votos validos Dilma 50%. Ai meu Deus!

    Haguiar

    O Serra ja perdeu, politicamente, as eleicoes – ainda que no segundo turno. Aposto que as emocoes acabaram, o eventual segundo turno vais dar 60-40, no minimo. E sera provocado, se houver, pelos evangelicos ( aqui na Bahia os boatos correm fortes neste meio e parece que tiveram efeito ).
    Politica e assim, nao adianta ficar nervoso em casa – tem que vestir camisa vermelha e ir pra rua.
    Quanto ao Datafolha, francamente…

Leonardo Câmara

Essa emoção eu dispenso. Não quero ver entreguistas escroques passando nem perto do poder. Nunca mais!

Gerônimo Dias

Que emoção que nada! Vamos ganhar DILMA vez e comemorar na segunda.
Viva a democracia! Viva a internet e a democratização da informação!

O Brasil não é mais só das elites!

Marat

Espero que ele esteja correto e que já vençamos logo em primeiro turno. O Brasil precisa avançar, e rápido, no desenvolvimento!!!

    Jairo_Beraldo

    E colocar Dilma e Lula nos palanques dos progressistas em GO, PR, RN, PA e onde mais necessitar deles.

    Marat

    Muito bem lembrado!!! Quem sabe também em SP!

Eduardo Filgueiras

Caro Azenha,

Neste momento temos que ter serenidade e concentração. A vitória está próxima, mas temos que concretizá-la. Cada um de nós com a documentação necessária, sem aceitar provocações, vamos consagrar DILMA no 1º turno. Cuidado na digitação para não anular o voto. São passos simples mas muito importantes. Concentração e fé pois teremos amanhã uma nova Presidenta para o BRASIL. Bons votos! e VIVA O POVO BRASILEIRO.!

Nadja

Azenha
Eu não quero emoção nenhuma seu moço rs Meu coração não aguenta não já tive uma eleição aqui em Recife que o Prefeito João Paulo do PT ganhou de Roberto Magalhães (DEMos) com menos de 1% dos votos válidos. Minha cota de emoção esgotou. Quero é 1º turno amanhã

Walter Cesar

Olha que poderemos ter uma surpresa, hem?
Imagino que Lula trasfira mais, que imaginamos, votos para Dilma. Sería mais um fenômeno político/social magnífico na nova história brasileira. Apóis um operário uma mulher de forma magnifica…vamos pensar assim gente.

O JUIZ

Essa "onda verde", deve ter sido, no máximo, uma invasão de gafanhotos à alguma fazenda da "Folha", ou ainda uma nuvem de Grilos falantes.
Marina, de verde não tem nada, a não ser a matéria prima que seu "patrocinador" usa para fazer perfume.
Marina é um factóide, infelizmente criado no Governo LULA.
Mas, em breve voltará à sua insignificância ambiental.

Mônica Rangel

Ai Azenha, esse papo de "sem emoção" não tem graça,me faz lembrar os santistas que tenho aqui por perto. Quando o Santos ganha de muito, eles dizem a mesma coisa:"Não teve graça, foi muito fácil,e por aí vai…" Pois eu prefiro acreditar que amanhã "Dilma dará show de bola" com PELO MENOS 60% dos votos válidos. É de prima, minha gente!! E eu quero é mais…

Elias São Paulo SP

Emocionado, antevejo Dilma eleita no 1º turno.

Ali Kômiko

Não quero nem saber de emoção!!!
Quero é dormir hoje
e acordar 2ª feira
com Dilma Presidente.

Ricardo Lima Vieira

Uai, que capa é essa de Veja??? Tenho os dois pés atrás, com essa gente! De repente é um "joga a toalha" para a militância petista ficar em casa curtindo, esperando a vitória, enquanto nas ruas, quem sabe fundamentalistas religiosos estejam preparando panfletagem para a hora da votação. Militância atenta, não pode dar mole para quem está no desespero. Vitória já! Dilma no primeiro turno!!!

Widmark

Dilma vai ganhar no primeiro turno, já o Serra com a Marina ganham um segundo TORNO, mas nunca vão chegar perto da grandeza e competência do Lula.

    Jairo_Beraldo

    E quando tiveram cacife para pelo menos engraxar os sapatos de Lula?

Armandinho

Para com isto de emoção. Tô afim de me dedicar integralmente ao segundo turno do Mercadante em São Paulo. Pè de pato mangalô treis veis, véio!

Vladimir Oliveira

O Montenegro do Ibope disse pro Noblat que a Dilma leva amanhã com 54% do votos válidos. confiram lá no Blog dele.

    Sebastião Rodrigues

    Eu teno um conhecido que sempre abusou. Ele usou os termos mais chulos quando se referiu a Dilma e ao Presidente Lua exemplo: Empacada, poste, Pudimde pinga, Tosco, Mula e por ai ia. Mas, como se diz aqui em Minas que vingança se come fria. Eu estou esperando amanhã depois das 22 hs. para dar-lhe um telefonema para perguntar-lhe assim: E ai meu amigo, já recebeu a notícia da vitória da Dilma ou as notícias não chegaram até ai?
    Tem nada não! tou na maior calma. Vou votar cedinho na Dilma e cabalar votos pra ela!

ZePovinho

Para a primeira Presidenta do Brasil:

[youtube tgDgBLfXK_g http://www.youtube.com/watch?v=tgDgBLfXK_g youtube]

Rafael Andrade

Mais emoção do que torcer pelo Flamengo nesse momento não há. Dilma 13

dukrai

Ô Azenha, vamos fazer um bolão, o meu palpite é de 54,25% com 1% de margem de erro.

Messias Macedo

Por que a Globo medrou?! Por Paulo Henrique Amorim http://www.conversaafiada.com.br/pig/2010/10/02/p
#######################################
… A Globo também medrou porque o povo brasileiro vivenciou na pele um governo exitoso, popular, democrático, progressista, nacionalista… O povo pode comparar com os modelos anteriores, da UDN ao DEMo passando pelo PSDB! Portanto, pesou o pragmatismo concreto e lídimo! Não há mais aquela "onda" do "mesmo ruim, é melhor deixar com os 'dotôres', a arriscar elegendo um igual a nós!"
Lula mostrou às [torpes e MENTEcaptas "ellites"] como é que se governa!
Ao contrário das "elites", o povo é um bom aluno – e sábio professor!

Hasta la Victoria Siempre!

… Ah, e amanhã, junto com o nascer do Sol, estarei em outra ação “planfetária-terrorista”! [RISOS]

"Para auscultar o coração de um povo não é preciso usar estetoscópio: basta, apenas, ter coração!" Ernesto 'Che' Guevara

BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

Depois do jn, a Veja também fugiu. A Dilma está eleita
em http://www.conversaafiada.com.br/pig/2010/10/02/d… – ínclito, competente e impávido jornalista Paulo Henrique Amorim
####################
Olé! É primeiro turno! Olé!

BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

[DILMA ESTÁ ELEITA!]

Por que a Globo medrou?! Por Paulo Henrique Amorim http://www.conversaafiada.com.br/pig/2010/10/02/p
#######################################
… A Globo também medrou porque o povo brasileiro vivenciou na pele um governo exitoso, popular, democrático, progressista, nacionalista… O povo pode comparar com os modelos anteriores, da UDN ao DEMo passando pelo PSDB! Portanto, pesou o pragmatismo concreto e lídimo! Não há mais aquela "onda" do "mesmo ruim, é melhor deixar com os 'dotôres', a arriscar elegendo um igual a nós!"
Lula mostrou às [torpes e MENTEcaptas "ellites"] como é que se governa!
Ao contrário das "elites", o povo é um bom aluno – e sábio professor!

Hasta la Victoria Siempre!

… Ah, e amanhã, junto com o nascer do Sol, estarei em outra ação “planfetária-terrorista”! [RISOS]

"Para auscultar o coração de um povo não é preciso usar estetoscópio: basta, apenas, ter coração!" Ernesto 'Che' Guevara

BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Maria Lucia

Segundo turno dá espinhela caída e unha encravada, já disse a Aline.! É coisa de otário. Povão está pelo primeiro turno e de lavada. Vox populi, vox Dei.

Antonio

Pra que tanta emoção meu amigo?

easonnascimento

Com esta informação precisamos agir durante o dia de amanhã. vamos conquistar os votos dos indecisos. Ainda há tempo pra isso. Será um dia tenso e cheio de oportunidades para darmos mais um empurrãozinho na quantidade de votos de Dilma. esta eleição tem que ser decidida amanhã. Nada de segundo turno.
http://easonfn.wordpress.com

    Corações e Mentes

    É assim que se fala.Nada de descanso.Não podemos desperdiçar tudo o que foi construído até agora.

Marcos Roma Santa

Azenha, emoção, só no futebol (que, aliás, ultimamente, nem isso tem proporcionado). O que está em jogo, nessa eleição, é algo sério e importante demais, o destino de nosso país e de todos nós, brasileiros. Portanto, que Dilma se consagre, logo amanhã, a primeira Presidenta do Brasil.

EDUARDO

A Globo não apresentou resumo do debate, tampouco edição. a Veja mostra uma capa em branco a Carta Capital soh sai depois das eleições segundo a banca de jornais. Facil de se chegar a uma conclusão meu caro Watson. Globo deu uma banana pro Serra q nem o Gabeira, medrou e vai cuidar agora de como conviver com o governo Dilma. Veja tbem amarelou e talvez procure Dilma pra negociar. Vai ser dificil no nivel dessa revista. A Carta ja sabe o bicho q vai dar mas não pode antecipar. Quer ser a primeira capa a comemorar.

firmino

Comunicado ao público.
Eu, Satanás, venho a público negar que apóio quaisquer dos candidatos.Tenho certa predileção pelo Zé, pois ele consegue ser ainda mais maldoso que eu. Persegue jornalista, inventa e-mails falsos, pressiona o Gilmar, o pressionável(esse é dos meus, aliás), mas é mentira que o apóio.A ninguém, repito.Portanto não usem meu nome em vão. Se o Jesus(argh!!!) deixa que pastores o invoquem, ainda que fazendo o meu jogo, é problema dele, não meu. E tenho dito. Maldição pro cêis!

Daniel

Ótimo esta análise de Ricardo Guedes. Mas vamos garantir que se traduça em realidade. Pessoal, é partir pra rua, ligar pra amigos, parentes, pegar indecisos, gente que pode está sendo influenciado pelo terrorismo religioso. Enfim, maos a obra. Militancia total. Nada de clima de já ganhou.

Wilson

Azenha,o assunto é sério e me preocupa.

O candidato Ney Santos, suposto envolvido com o PCC, está colocando banners gigantes, proximo as escolas usadas para votação do dia 03/10 da região de Taboão da Serra-SP onde estão, ele, Dilma, Lula e outros candidatos da coligação do partido do PT com o partido dele…..será essa mais uma bala de prata do PIG, ja que o caso teve grande repercussão????

Machado

Acho que a imprensa golpista não atacará dessa vez, principalmente pelo apoio dado pela Record, através de Edir Macedo à Dilma. Qualquer baixaria da globo poderá surtir "efeito contrário" na Record. É por isso que eu digo: "O Brasil precisa DILMA boa candidata para vencer as eleições."

M. Klimberger

ô Azenha, tem dó, sô!!! Emoção é bom em eleição? Isso é porque você não tem 67 anos… Eu tô quase tendo um troço aqui com esta espera e rezando a Deus para que a análise do pessoal do Vox e do Sensus se faça realidade para este primeiro turno. Nós, os velhinhos pró-Dilma, não aguentamos segundo turno não!!!

    iamoraes

    "quase tendo um troço aqui com esta espera e rezando a Deus para que a análise do pessoal do Vox e do Sensus se faça realidade para este primeiro turno":

    Antes das 3 horas da tarde voce vai ter sua resposta.

    renato

    Eu prefiro esperar pelo início da apuração.
    Na última eleição para Presidente, as pesquisas de boca de urna indicavam a vitória de Lula no primeiro turno.

    MAs é uma opinião minha, Para presidente dá Dilma no Primeiro Turno, e para o Governador do Estado, dá Alkimin no Primeiro Turno.

    Sergio Menezes

    Adorei seu comentário….me fez rir e ficar mais zen!!!! Não tenho mais de 40, mas estou com o coração na mão também, não vejo a hora de acabar esse turno e Dilma levar logo essa!!!

    Mônica Rangel

    Seu comentário me fez lembrar da minha mãe,que tem a sua idade,e que a essa hora tá lá no Rio,passando a mãozinha em cima do peito doida para que chegue amanhã. Ah, ela também é do tipo que põe bandeira em janela, leva santinho na bolsa, "vai que encontra um indeciso de última hora?" A primeira vez que ouvi falar do Lula,foi através dela. Passávamos por um muro num lugar lá no Rio(não me lembro bem onde) que tinha a seguinte pixação:"LULA ESTÁ VOLTANDO!" Nossa! Minha mãe ficou numa alegria! Começou a pular e falar:"Lula tá voltando! Lula tá voltando!" Tinha uns cinco aninhos,mas essa imagem nunca mais saiu da minha cabeça.Ihhhh! Tô tão emotiva hoje!!! Mas tô feliz,pela minha mãe,pelo Lula,pela Dilma e pelo Brasil!!!

    M. Klimberger

    Olha Mônica, eu já fui daqueles que tinha sérias desconfianças dos "barbudinhos" do PT nos primórdios da fundação do partido, ainda antes de 89. Foi meu filho mais velho que me fez abrir os olhos ao contrário de você que os teve abertos por sua mãe. Depois, menina, eu acabei virando lulista também de bater bandeira. Já fiz meus santinhos e vou com eles, bengala em punho que não sou besta, enfrentar fila amanhã cedinho. Veja voce como o Lula conseguiu conquistar a gente. E não vale pra mim a alegação de que só desinformado vota no Lula e na Dilma. Sou jornalista, ainda na ativa, pós graduado e coisas tais. Vamos em frente acabar com essa agonia logo. Obrigado por seu comentário!!!

    victor

    M.K,
    Concordo em genero e numero com suas palavras

    kaka mig

    M K, minha avá tem 85 anos e também está com o coraçãona mão, mas se Deus quiser, Vai dar Dilma no 1º turno, mas eu acho que será difícil, com uns 52% de válidos.

cardoso – jales

Você tem razão, Azenha! Vitória sem emoção não tem graça. Eu, que sou corintiano e petista, sei bem disso.

ruypenalva

Depois das manisfestações dos pastores evangélicos, da adesão de Russomano e da desistência de Jefferson em votar em Serra, Dilma pode ter ganho alguns pontinhos. O maior risco continua sendo abstenção e voto errado.

CC.Brega.mim

Boca de urna! Isso mesmo!
quem sabe direitinho as regras?
tenho que ficar a 200 metros (quantos?) da urna?
não posso ir votar de camiseta de candidata?

    Cláudia M.

    Pode ir votar de camiste, estrelinha do PT, bandeira. Boca de urna está proibida a qualquer distância. Mas isso não é e nunca foi problema pros petistas. Bóra lá, gente, ganhar esta eleição amanhã mesmo, porque eu num guento mais estes tucanos!!!

    Jorge Santos

    Boca de urna, oficialmente, não é permitido.
    Ao votar pode ir com camiseta, borches, adesivos, boné da Candidata.
    Não é permitida agromeração.
    Vigiai/batalhai.
    Abraços, Jorge Santos
    Recife-PE

    Aline

    Melhor fazer boca de urna nos bairros populares. Ficar perto de seção eleitoral é pagar mico e meio constrangedor.
    Muita gente quer ajuda para preparar a cola. Muita gente tem dúvidas sobre números dos candidatos.
    No caso de senadores tem que colocar os números, não vale só sigla.
    É tirar cópia dos dados e rumar para o campo de batalha.

    Daniel Oliveira

    Até onde estou sabendo não pode ter boca de urna nem mesmo longe do local de votação. Quanto ao uso de camiseta, boton, bandeira qualquer coisa pode ser utilizada até mesmo no momento da votação.

    Sebastião Rodrigues

    Das vezes anteriores podia ter boca de urna a uns 150 metros da seção eleitoral. Mas, desta eu não possso afirmar com certeza! Vocês podem ter certeza de uma coisa: Os ânimos estarão exaltados e o pessoal da oposição estão com os nervos a flôr da pele. Tem que ter muito cuidado com eles, vai que eles lhe mordem e vai que podem estar atacados de Hidrofobia! Amanhã é dia de eleição e vacina não vai ser possível de tomar. Cuidado então!

    J. Passos

    Isso, no dia da eleição só é permitida a manifestação individual e silenciosa do eleitor, portanto, são permitidas camisetas, bonés, adesivos e até bandeiras, desde que não haja aglomerações nem pedidos de votos.

sergio pinto

O problema da onda verde é que não houve tempo para amadurecer. Continuou verde

    Eli

    Ô frase boa pra por no orkut, he he he…
    Nunca senti tanta ansiede assim, desde que entrei em trabalho de parto pra dar a luz a minha filha.
    Quero ir dormir amanhã com Dilma presidente e Mercadante no 2º turno, se Deus quiser!

Laerte Moreira

Concordo em genero numero e grau com que disseram os diretores dos institutos de pesquisa e se fizermos uma boca de urna bem feita daquelas que só o Pt sab fazer chegaremos aos 60 por cento Dilma neles e em 2014 volta o nosso presidente de todos os tempos LULA

Laerte Moreria – Tucano – Bahia- Brasil

Paulo Silva

Mais uma razão para pegarmos pesado na campanha até fechar a última urna da votação. Vamos partir pra cima, conquistar mais uns 10% de votos para a Dilma.
Se liguem no Dilma na Web para ver a Dilma e o Lula fazendo campanha nas ruas de S. Bernardo-SP hoje. Maior exemplo para todos nós! Lutar até o finalzinho da campanha!
Estou ajudando quem posso a preparara cola e aí rola o papo definitivo,para consertar estragos feitos pelos conspiradores permanentes do PIG e pedir empenho em arrumar mais votos para a Dilma e bons candidatos da coligação.

francisco.latorre

mais emoção?!.

tá doidio?..

..

Laerte Moreira

Concordo em genero numero e grau com que disseram os dois diretores dos institutos de pesquisas e se fizermos a boca de urna bem feita ela atingirá 60 por cento. Que banho DILMAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Laerte Moreira – Tucano – Bahia – Brasil

Pedro Soto

Nos últimos tres dias não aconteceu nada que possa ter tirado mais votos da Dilma.
Pelo contrário, houve uma solidificação e, até mesmo, pode ter havido algum crescimento pela reversão das expectativas dos eventuais ataques finais. Portanto, a vitória amanhã é quase certa.
A propósito, quando sairão as últimas pesquisas?

Rabuja

O que mais tem me deixado tenso é o silêncio da dita grande imprensa. Acho que fiquei acostumado com aquela baixaria diária e fico imaginando teorias conspiratórias para fingir que a Dilma já ganhou e desmobilizar a militância que pode ser decisiva…

    Roger

    Pois é, também é meu receio, embora menor que o seu, Rabuja.
    Acredito mesmo que eles jogaram a toalha. Não dá pra ficar sentindo dor no bolso, porque ficou muito evidente a manipulação. Se calaram.
    Ainda não vi nada bombastico acontecer, nem por parte da "Óia".
    Mas fiquemos atentos, só fico tranquilo dia 4.

    Sebastião Rodrigues

    Eu acho que eles bateram em retirada, pois eles encheram tanto o saco que agora estãocom cara de tacho. Acredito que depois do leite derramado vão querer fazer alguma mesura pro Lula e a Dilma pra ver se descolam alguma publicidade. Mas depois de tudo a Inês é Morta!

Geraldo

A hipótese de segundo turno não foi causada apenas pelas denúncias, pois estas já ocorrem há anos. O que pegou foi a companha do aborto disseminada por setores católicos e evangélicos. Como bem disse o Rodrigo Viana, o PT demorou muito a acordar para isso.

Laércio Nunes

Discordo que eleição sem emoção não tem graça… eu prefiriria a certeza da vitória da Dilma no primeiro turno… Essa ansiedade mata a gente…

Germano Barros

Acho que a maioria dos analistas estão equivocados em relação aos motivos pelos quais, a Dilma perdeu alguns pontos nas pesquisas, alguns atribuem a onda verde, outros atribuem as denuncias contra ela na mídia. O que chegou mais perto de acertar, foi o Tledo, do Estadão, ele disse que a Dilma perdeu votos entre srgmentos religiosos, devido a sua posição em relação ao aborto. Bem, o Toledo acertou em partes, a Dilma perdeu votos nesse segmento, mas não devido ao aborto, e sim a frase inventada e atribuida a ela, que teria dito que nem jesus lhe tirava a vitória. é só perguntar a um eleitor que rejeita a Dilma, qual o motivo da rejeição, e ele vem com essa frase.

    Corações e Mentes

    Germano,você tem razão.O nome de Jesus,para o pessoal de igreja,especialmente os evangélicos,é algo INTOCAVEL.Precisamos aprender a lidar com isso.

    Eli

    Inacreditável foi ver como essa gente é manipulável. A mensagem era terrivelmente tosca!
    Será que ninguém imaginou um segundo sequer, que Dilma seria completamente idiota se afirmasse isso? Que daria munição aos adversários? Eu tenho medo do fundamentalismo religioso, sério. Deixa as pessoas incapazes de pensar logicamente. Tem gente que acreditou piamente que o Michel Temer é satanista e que vai fazer voltar o cancer da Dilma para que ela morra logo ( cruz credo!) e assim ele poder assumir o poder, liberar aborto, drogas, restringir a liberdade religiosa…uma papagaiada incrível! Depois de ver católicos e evangélicos conhecidos meus que pensava serem esclarecidos, usar esse tipo de argumento para negar o voto em Dilma, fiquei com um monte de pulgas atrás das orelhas. Não vejo a hora disso terminar.

    Sônia

    OK. Mas o país é laico,ninguem pode passar da pregação de suas igrejas, para não cair na tentação do fundamentalismo, como sabemos, um perigo.

Antonio Carlos

Boa Tarde! Nada de segundo turno, Dilma presidente no primeiro turno.

Marcelo de Matos

Há bom tempo, Pelé disse que o brasileiro não sabia votar. Teria aprendido? Penso que não. Alguns partidos ainda apelam para os puxadores de voto. É o caso do PR, o 27º partido da lista do TSE: em São Paulo lançou Tiririca, com estimativa de um milhão de votos. No Rio, o PSB lançou Romário, que deverá ter 220.402* votos, devendo ser o segundo mais votado. O primeiro deverá ser Garotinho, também do PR, com prováveis 702.533* votos. Garotinho enfrenta diversas ações judiciais, inclusive por compra de votos. O eleitor não leva isso em conta, haja vista que Joaquim Roriz já foi chamado de “o maior freguês da Justiça brasileira” e até hoje há eleitores que brigam na rua para defendê-lo. (essas estimativas estão no blog do Fernando Rodrigues)

    iamoraes

    "É o caso do PR, o 27º partido da lista do TSE: em São Paulo lançou Tiririca, com estimativa de um milhão de votos":

    Aviso no meu (pobrinho pobrinho) blog DE ALAMAR REGIS: http://www.brasilianas.org/blog/ivan-moraes/um-av

Francisco Hugo

Bobagem!!!
Neste instante estão sendo distribuidos por todo o Brasil devedês na caixinha, com o título A Luta do Homem contra a Igreja, sessão de baixarias contra a Dilma.
No Paranoá, Brasília, a distribuiução dá-se nas barbas da polícia.
A apreensão deve acontecer não pelo conteúdo "pornográfico" do devedê.
Mas porque o período da propaganda eleitoral encerrou-se há horas.
Tomem alguma atitude e parem com essa de que a Dilma está eleita.

Francisco Hugo

Neste instante estão sendo distribuidos por todo o Brasil devedês na caixinha, com o título A Luta do Homem contra a Igreja, sessão de baixarias contra a Dilma.

Ubiratan Rosa Passos

É, Azenha, confesso que torço para que o Guedes e o Coimbra tenham razão.
Eu estou meio "cabreiro"…
Quem faria aliança com o PT, em um eventual segundo turno?

    Gerson

    Havendo segundo turno, acho que a Marina não apoia ninguém e "libera" as bases.

Francisco Hugo

Neste instante estão sendo distribuidos por todo o Brasil devedês na caixinha, com o título A Luta do Homem contra a Igreja, sessão de baixarias contra a Dilma.
No Paranoá, Brasília, a distribuiução dá-se nas barbas da polícia.
A apreensão deve acontecer não pelo conteúdo "pornográfico" do devedê.
Mas porque o período da propaganda eleitoral encerrou-se há horas.
Tomem alguma atitude e parem com essa de que a Dilma está eleita.

    Renato Lira

    Dilma está eleita.

Paulo Lago

Dispenso a emoção da disputa, hehe. Na verdade vou ficar muito emocionado quando for aclamada a primeira presidenta do Brasil. Emocionante também será o eventual segundo turno em São Paulo. Vale a torcida!

Michel

Eu tenho amigos, que pensei que fossem politizados, que vão deixar de votar em Dilma por causa das afirmções de que alegam que ela é a favor do aborto, e ai transferirão o voto para Marina.

    Paulo Silva

    Que bobinhos! Vai ver acreditam em papai Noel!

    Renato Lira

    Esquenta não.

    Conheço alguns "politizados" destes. Que eu chamo de volúveis,teleguiados, fracotes de espírito.

    Pergunte a estes "politizados" quem faz a campanha mais cara, onde eles viram Dilma falar isso. Não sabem.

    Mas e gente tem que conviver com gente assim, maria-vai-com-as-outras. Faz parte da vida.

    Depois, com a Dilma no governo, vamos conferir com eles sobre se Dilma "legalizou o aborto" entre outros quetais.

Marco

Mas não vai ter graça, Azenha! Dilma vai ser eleita com cerca de 60% dos votos válidos. Quem vai ter muito menos votos do que apontam as pesquisas será o Serra. A tucanada e o PIG já jogaram a toalha. Assistiremos amanhã ao maior massacre eleitoral da história brasileira. Não há "data-folha" que evite isso.

LEN

Não fala isso Azenha, quase morri no primeiro turno em 2006. Esse ano comprei até um maracujá porque não gosto de medicamentos. Preferia que essa eleição fosse com menos emoção, esse aperto no final eu não esperava, não dá para prolongar o sofrimento por mais um mês.

Mayara Cristina

Ah meu coração!!!

Alice Matos

Totalmente de acordo. Então a ordem é: boca de urna pesada para Dilma Roussef. Uma boa boca de urna do início ao fim da votação amanhã, fará toda a diferença!!!! A hora é AGORA!

Deixe seu comentário

Leia também