VIOMUNDO

Diário da Resistência


Política

Rede Nacional de Advogados e Valmir Assunção solidários


03/04/2013 - 12h26

da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (RENAP), via e-mail

Carta de Solidariedade

Nós, advogadas e advogados populares, estudantes de direito e demais atores jurídicos que atuamos na defesa dos movimentos sociais de luta pela terra, moradia, trabalho e das comunidades quilombolas e povos indígenas lemos, com preocupação, a notícia de seguidas condenações no Poder Judiciário de jornalistas íntegros e comprometidos com a divulgação da informação de qualidade.

Sabemos todos que os meios de comunicação de massa em nosso País se constitui um monopólio de 5 famílias que escolhem, de acordo com seu pensamento ideológico, a forma de “informar” a todos nós brasileiros os fatos que lhes interessam.

Assistimos, com alegria, nos últimos anos, a criação espontânea e coletiva de instrumentos de comunicação que se preocupam em apresentar um indispensável contra-ponto à hegemonia dessas famílias. Somos leitores assíduos de todos vocês.

No entanto, essa construção coletiva e comprometida de jornalismo corre sério risco em razão da histórica influência desses grandes conglomerados sobre as canetas dos juízes.

Desta forma, nos solidarizamos com todos os jornalistas que sofreram condenações absurdas e nos colocamos a disposição para contribuir, de qualquer forma, para a defesa destes valorosos companheiros.

Compomos uma articulação de 700 advogados e advogadas, estudantes de direito e atores jurídicos espalhados pelo Brasil todo e podemos contribuir neste luta. É nosso dever.

Não passarão!

Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares – RENAP

*****

Caro Azenha,

Mando este email primeiro em solidariedade a você e a toda equipe do Viomundo. O ataque da mídia burguesa aos blogs que publicam conteúdo crítico pode ser equiparado ao processo de criminalização do conjunto dos movimentos sociais promovido por estes mesmos meios. A falta de democracia na comunicação é um problema estrutural no Brasil, tal como a Reforma Agrária. O monopólio da comunicação é cada vez mais aliado ao latifúndio e ao agronegócio, ou mesmo são a mesma coisa. Fiquei feliz com a decisão de não “fechar” o Viomundo.

Mas também venho fazer-lhe um convite: neste dia 6 de abril, em São Paulo, a Esquerda Popular Socialista, corrente petista, fará um seminário com a presença do presidente do PT, Rui Falcão, da CUT, MST, do Coletivo de Entidades Negras, entidades do movimento LGBT, dentre tantos outros nomes. Sua presença será de grande valia para o conjunto dos debates!

Esperamos que dê certo a sua presença.

Abraços (Há braços)
Valmir Assunção
Deputado Federal
PT-BA

Leia também:

Blogueiros criam fundo para batalhas judiciais e sugerem Lúcio Flávio Pinto como primeiro beneficiário

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



18 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Rede Nacional de Advogados e Valmir Assunção solidários | Blog do murilopohl

09 de abril de 2013 às 11h17

[…] publicado em 3 de abril de 2013 no viomundo […]

Responder

Valmont

04 de abril de 2013 às 16h35

Sem querer, o PIG provocou a centelha que transformará o VIOMUNDO no maior portal de jornalismo independente do BRASIL. Agora, eles vão sentir o peso da multidão a transformar a indignação reprimida e amordaçada em FORÇA CRIADORA. As contribuições de milhares de cidadãos erguerá um gigantesco bastião contra a velha matrix midiática. Sem governo e sem patrão, jornalismo livre, sem mordaça e sem limites para crescer, informar e revolucionar.

Responder

maria de sobral

04 de abril de 2013 às 11h32

“Há braços” pra muitos abraços de solidariedade. Viu, a coisa funciona assim, com o trablho de formiguinhas, andorinhas sozinhas, de beija-flores, de abelhas e com uma gaivota que queria voar alto e voltou pra buscar os seus pares. Quando todos se reunem, no viomundo, trabalham pra ter um mundo melhor.

Responder

JORGE

04 de abril de 2013 às 11h16

Azenha.

Sou um anônimo colaborador e seu fiel leitor, juntamente com o PH, o Nassif, o Mino e tantos outros valorosos brasileiros.

Como advogado, adoto fidelidade canina aos meus clientes e, principalmente, aos meus princípios e, jamais, deixei de ser o que sou, nunca tendo sido filiado a partido político ou a qualquer governo.

Compreendo a dificuldade em adotar a INDEPENDÊNCIA como lema de vida. É difícil e frequentemente somos taxados de xiitas, radicais ou pejorativos do gênero.

Não me abalo e sei muito bem o meu lado. Não sou rico e não tive herança, senão ser filho de um fiscal do Estado de Goiás que me deu dignidade e, na aposentadoria, mostrou o Decreto onde se lê os parabéns pelos seus relevantes serviços prestados e, assim, prova viva de uma vida SEM QUALQUER MÁCULA.

Portanto Azenha, não desista de nada rapaz. A fila anda e o povo vai dando o norte verdadeiro para os nossos sonhos, como plantadores de cidadania que somos.

Sua filhas e netos agradecerão ad eterno.

Um fraternal abraço.

Responder

Ronaldo Silva

04 de abril de 2013 às 09h25

Este pt que foi citado no texto é o pt sem voz no palácio de pilatos.

Responder

carmen silvia

04 de abril de 2013 às 02h59

Eu continuo aqui,hoje mais tranquila com o desenrolar dos fatos e esperando só que me enviem o número da conta.

Responder

    renato

    04 de abril de 2013 às 12h31

    Se aCalme Carmem!
    Tudo dará certo.

pedro - bahia

03 de abril de 2013 às 22h45

Nem todo o PT está perdido. Todo apoio ao Viomundo e por seu intermédio aos demais blogueiros que encaram, com coragem, a grande mídia.

Responder

J Souza

03 de abril de 2013 às 21h34

Parabéns à RENAP!
E eu nem sabia que existia essa rede.

Parabéns ao PT crítico, capaz apontar os erros e propor as soluções ao governo!

Acende a luz amarela e milhões de vozes surgem de todos os lugares, como os milhões que foram às ruas lutar pelas Diretas Já!

Bastam faíscas para acender o civismo no povo brasileiro. Ele existe. Escondido, muitas vezes, mas pulsante, com as características regionais típicas de um país-continente!

Responder

IVO MENEZES

03 de abril de 2013 às 20h42

A luta não pode e não deve ser de um homem só, sequer de poucos homens, pois as forças são desiguais.
A luta é de todos para que todos possam experimentar o doce sabor da vitória.
Espero tão somente saber quando e como alocar recursos para ajudar a reduzir um pouco o desequilíbrio de forças dessa luta.

Responder

Fabio Passos

03 de abril de 2013 às 19h26

Muito legal a solidariedade com aqueles que sofrem CENSURA da “justiça” e do PiG.

Os poderosos da “elite” branca e rica precisam do monopólio da informação do PiG para perpetuar seus privilégios indecentes…

Essa moleza vai acabar.
Os blogs sujos estão dando uma sova no PiG.
E a população já sabe que foi enganada por muito tempo. A revolta contra os oligarcas do PiG só aumenta.

Responder

Maria Thereza

03 de abril de 2013 às 18h19

Nem tudo está perdido. Esse apoio dos advogados populares me emociona. E estou na mesma posição do Gerson. Qq blog progressita que feche dói na gente e nos desanima. Estou aguardando os dados bancários para dar minha contribuição.

Responder

Gerson Carneiro

03 de abril de 2013 às 18h04

A cada mensagem de solidariedade que chega, nosso espírito se fortalesce.
Tenho certeza que seremos gigante. E graças à resistência do VIOMUNDO, eu já me sinto útil.

Que eu seja o mais reles dos soldados, mas quero ter meu nome gravado na lista dos que lutaram.

Conceição Lemes, guerreira. Valente. Segurou a onda que ameaçou derrubar o gigante Azenha. Estou muito emocionado. Vamos em frente.

“Podem até maltratar meu coração. Mas meu espírito ninguém vai conseguir quebrar” – Legião Urbana

Responder

    renato

    04 de abril de 2013 às 12h33

    Você é útil caro Gerson, o dia que eu entrar no sitio.
    E não ver sua figura acharei que há algo errado.
    no Viomundo.

Serrano: Mídia comercial é a maior fonte de ameaças à livre expressão no país « Viomundo – O que você não vê na mídia

03 de abril de 2013 às 16h22

[…] Rede Nacional de Advogados e Valmir Assunção solidários Blogueiros criam fundo para batalhas judiciais e sugerem Lúcio Flávio Pinto como primeiro beneficiário […]

Responder

Vicente Chicoli

03 de abril de 2013 às 15h36

Azenha, conte com o meu apoio contra a Ditadura Midiatica.
Boa iniciativa dos blogueiros com o fundo para batalhas judiciais.

Responder

maria olimpia

03 de abril de 2013 às 13h00

A disposição de advogados(as) deverá ser bem vinda, de qualquer setor!

Responder

Urbano

03 de abril de 2013 às 12h32

Prova inconteste de que nem tudo está perdido, apesar da portentosa ‘bancada jurídica’.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.