Raduan Nassar põe os pingos nos is: “Vivemos tempos sombrios”; Freire passa atestado; veja o discurso que o deixou furioso

Tempo de leitura: 3 min

Raduan geral 2

Aos gritos de “Fora, Temer”, convidados rejeitam as críticas do ministro da Cultura ao escritor Raduan Nassar, vencedor da premiação

Plateia vaia Roberto Freire no Prêmio Camões

por Sergio Lirio, em CartaCapital, em 17/02/2017

Roberto Freire, ministro da Cultura, tentou, insistiu, retrucou, bateu boca, mas não conseguiu concluir seu discurso na entrega do Prêmio Camões, cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira 17 em São Paulo.

Aos gritos de “Fora, Temer” e “governo golpista”, a plateia reunida para homenagear o escritor Raduan Nassar, vencedor da premiação, reagiu ao pronunciamento do ministro e várias vezes o interrompeu com vaias.

O Camões, mais importante prêmio da literatura em língua portuguesa, é uma distinção oferecida pelos governos do Brasil e Portugal. O vencedor é nomeado por um júri independente formado por representantes dos dois países.

Em seus agradecimentos, Nassar, autor de “Lavoura Arcaica” e “Um Copo de Cólera, fez um discurso contundente a respeito da situação política no Brasil (na íntegra, ao final).

O escritor se referiu a Freire como ministro da Cultura do governo em exercício, criticou Alexandre de Moraes, indicado por Michel Temer para o Supremo Tribunal Federal, denunciou a repressão aos protestos da “oposição democrática” e não deixou de mencionar a conivência dos ministros do STF com o processo de impeachment de Dilma Rousseff, uma presidenta “íntegra, eleita pelo voto popular”. “Não há como ficar calado”, concluiu. Os efusivos aplausos da maioria da plateia ao fim do pronunciamento se misturaram a gritos de “Fora, Temer”.

Freire havia sido escalado para responder a Nassar. Ocorreu inclusive uma mudança no protocolo da cerimônia. O ministro discursou depois do premiado, não antes, justamente para proferir a réplica.

Outra alteração no script: a cerimônia aconteceu ao ar livre, no pátio do museu Lasar Segall, mais apropriado para o dia ensolarado, por causa da falta de espaço no auditório reservado (200 presentes para apenas 90 cadeiras).

Em vez de relevar as palavras de Nassar, o que seria um gesto de deferência ao homenageado, o ministro aproximou-se do microfone disposto a rebatê-las. Declarou-se perplexo, classificou de histriônico o protesto do escritor, insinuou de forma deselegante que ele poderia ter recusado o reconhecimento (em especial a premiação em dinheiro) e afirmou que o fato de a láurea ter sido entregue a um “opositor” mostra não existir “nenhuma dúvida sobre o momento democrático” vivido no País.

A cada frase, a plateia aumentava o tom dos protestos, como se pode constatar no vídeo a seguir.

O desconforto crescente transformou o que deveria ser um pronunciamento formal em um bate-boca. Defensores do ministro tentaram abafar, sem sucesso, a manifestação dos convidados. Nervoso, Freire escorregou no português (“Haverão reformas”), provocou o público (“Vocês não gritam Volta, Dilma”) e cometeu diversas imprecisões e omissões ao insistir que a prova do esplendor democrático do Brasil estaria no fato de o governo premiar um “opositor”.

Quais imprecisões e omissões? O Camões é concedido pelo Brasil e Portugal. Os dois países dividem os custos, o planejamento e a organização.

A escolha do vencedor cabe a um júri independente, não a representantes do setor público, muito menos aos nativos. E não existiu todo esse desprendimento de Brasília em relação ao “opositor” Nassar. Ao contrário. A burocracia brasileira adiou por vários meses a entrega do prêmio.

Primeiro, o Banco Central reteve por um longo período o dinheiro enviado pelo governo português, parte da premiação.

Depois, autarquias e museus federais no Rio de Janeiro, onde a cerimônia deveria ter acontecido no ano passado, alegaram falta de datas na agenda para não ceder seus espaços ao evento. Foi preciso uma sobrinha de Nassar recorrer a autoridades portuguesas para que ele finalmente acontecesse no Lasar Segall, em São Paulo.

O descaso do governo brasileiro mostrou-se tão profundo que Helena Severo, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, parecia desconhecer o premiado.

Severo chamou Raduan Nassar repetidas vezes de Raduan Nasser. Só pronunciou corretamente o nome do escritor no fim de sua explanação, constrangida, após ser corrigida pela plateia. Não abriria mais a boca até o encerramento da tumultuada cerimônia.

Vencido pelos presentes, Freire interrompeu bruscamente a réplica. Antes de deixar o museu, o ministro fez questão, porém, de confrontar Augusto Massi, amigo de Nassar e professor de literatura da USP. Massi era um dos mais incomodados com as intervenções do ministro. “O dia era do Raduan, não do Freire”, afirmou o acadêmico.

E assim foi. Enquanto Freire e seu pequeno séquito deixavam o museu, Nassar era abraçado e louvado e posava para fotos.

Agora, assista agora ao discurso do escritor Raduan Nassar


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nelson

“A parte do Prêmio de 100.000 que recebeu do “Governo Golpista” ele não rejeitou….Hipocrisia pouca é bobagem!!!”

Eu até ia escrever um pouco mais para criticar esse teu argumento pífio, Lulipe, mas vou deixar isso a cargo da escritora portuguesa Alexandra Lucas Coelho, muito mais avalizada:

“O ministro que se confundiu a si mesmo com um prêmio

1. A cerimônia de entrega do Prêmio Camões, o maior da língua portuguesa, sexta-feira passada, em São Paulo, foi um retrato do que está em curso no Brasil, mas não só. Revelou a que ponto um ministro não distingue Estado e governo, confundindo-se a si mesmo com um prêmio. E como querer separar cultura e política leva a uma política sem cultura.

2. O premiado desta edição era o brasileiro Raduan Nassar. A decisão, unânime, foi tomada em Maio de 2016 por um júri composto por críticos e escritores de vários países de língua portuguesa. O anúncio coincidiu com o início do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Mas não era esse governo, ou um seu sucessor, que atribuía o prêmio a Raduan Nassar, e sim um júri independente. Aos governos de Portugal e Brasil que na altura da entrega estivessem em funções competiria cumprir, em nome dos Estados, o compromisso que existe desde que o prêmio foi instituído, assegurando o montante em dinheiro. Os premiados do Camões não são escolhas de nenhum governo. Qualquer confusão em relação a isto será um insulto à ideia do prêmio, aos júris que já o atribuíram, a cada nome que o recebe, e a quem acredita na sua independência.”

O restante do texto da escritora portuguesa você pode ler no blog do jornalista Fernando Brito. Para tanto, clique em http://www.tijolaco.com.br/blog/freire-este-premio-sou-eu-por-alexandra-lucas-coelho/.

Vá até lá. Deixe, por alguns momentos que seja, de acessar os meios do PIG e, com isso, emburrecer ainda mais acreditando que está a se informar e a aprender.

    lulipe

    Pelo jeito você também deve acreditar em papai noel, não???

henrique de oliveira

Eu adoooooooooro , senão fossem os paulistas das elites vagabundas Freire e Tiririca jamais seriam levados a sério , bem feito para os idiotas do sul maravilha ignorantes políticos.

Cláudio

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
.
PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
.
AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
.
Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
.
Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
.
Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
.
Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
.
Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
.

Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

::
SARTREANA
.
Maldita seja toda esperança
que faz continuar o mal
do bem que só se alcança
no viver sempre (des)igual
.
………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
.:.
DE VERSOS
.
A dor de passar pelas pessoas
e depois deixá-las me consome:
Como viver tantas coisas boas
só para alimentar de saudades essa fome?…
.
É infinita essa fome de amar
e ser feliz fazendo outros felizes
Mas, um, como pluralizar
em frutos diversos as nossas raízes?…
.
………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
.:.
NÓS
.
A tv me promete
o leite da moça,
o prazer em pó,
líquido,
instantâneo,
integral…
.
Que faremos de nossos olhos,
de nossas mãos?
.
………………………….……………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
.:.
CEM RIMAS
( para o PT e o PSTU )
.
A vida passa de graça
e fica ainda mais rica
nos olhos de esperança
que às mãos multiplicam
.
………………………………….………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
.:.
KWY
.
.
P
…e
…….n
…………s
…………….o
…………………logo(S)
…………………………………..p
.
…………………………………..e
.
…………………………………..s
.
…………………………………..o
.
…………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
.:.
B……………………………A
…I………………………I
…….S………………C
………..T………N
…………….Â
tele……………………..visão
.
.
tele……………………..vazão
.
.
tele……………………..vazio
.
…………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
.:.
O fetiche da mercadoria
ou
dA coi$ificaçãØ do ser humano
……………………………………………………………para o Poetamigo e Doutor em Comunicação Professor Laerte Magalhães
.
.
………………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
…………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
…………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
…………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
.
…………………………………………………………………………………………………………( Cláudio Carvalho Fernandes )
.
O poema acima ( O fetiche da mercadoria… ) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
::
.:.
Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
.
É melhor
Ser um, mesmo que zero, à esquerda
Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
.
…………………………………………….( Cláudio Carvalho Fernandes )
::
.:.
Poema Z
…………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
.
Penso
Logo(S)
ReXisto
.
…………………………………………….( Cláudio Carvalho Fernandes )
::
.:.
Sempre
.
A vida
Entre duas pedras:
Sobre
Viver
Ou
Morrer
Sob…
.
…………………………………………….( Cláudio Carvalho Fernandes )
::
.:.
Tão duro mas tão terno
.
É preciso
Não ter esperança alguma
Para se construir
Da necessidade (de viver, do viver)
Algo melhor
Do que não ter esperança alguma
.
…………………………………………….( Cláudio Carvalho Fernandes )
::
.:.
Doce conformismo ?
Ou
Da “queda” da poesia para a história
.
As coisas são como são
E não como deveriam ser
Penar por elas é em vão (ou não)
(S)E ultrapassa o próprio viver
.
…………………………………………….( Cláudio Carvalho Fernandes )
::
.:.
.:.
ReXistência
.
Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
:
Diga “NãO” à Rede Goebbels

……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
Globo
.
PATRÃO
PADRÃO
LADRÃO
.
……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
.:.
massa
.
a cidade cr…e………s……………………..c…………………………………………..e
e a gente
…………………dessa
.
…………………par
.
…………………ec
.
…………………e
.
……………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
.:.
capitolismo
.
predadores à espreita
muito mais que esperto
tem-se que ser sempre vivo
.
preço da evolução
lei da sobrevivência
juras de (h)a-mor
juros e mais ou menos valia
.
antenas atentas
vigiam os espaços
(e o tempo)
da vida
mínima
nas promoções do dia-a(-)dia
.
é isto o que vinga:
a morte é hereditária…
.
…………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
.:.
foi ou é ou será
.
não o feito
nem a coisa por fazer
ou o imperfeito perfeito
:
o que me anima
é a magia lógica das possibilidades
.
……………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
.:.
RÉ – EVOLUÇÃO
.
O homem, animal racional,
trilhando seus caminhos,
trocou o bem pelo mal,
a florosa pelos espinhos.
.
O homem, em sua evolução,
tem corrido sem parar,
tem parado o coração,
tem deixado de amar.
.
O homem, senhor dos animais,
em seu constante progresso,
não sabe mais o que faz:
se continua ou inverte o processo…
.
……………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
.:.
ReXistência
.
Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
:
Diga “NãO” à Rede Goebbels
.
……………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
::
Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
.
“Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
.
…………………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )
::
Se você não for cuidados@
.
“Se você não for cuidados@, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
.
…………………..………………………………. ( Malcolm X )
::
.:.
::
( En la lucha de clases )
.
En la lucha de clases
Todas las armas son buenas
Piedras
Noches
Poemas
.
…………………………………………….( Paulo Leminski )
::
.:.
( Não é a beleza )
.
Não é a beleza
Mas sim a humanidade
O objetivo da literatura
.
…………………………………………….( Salamah Mussa )
::
.:.
A existência precede a essência.
.
…………………………………………….( Jean-Paul Sartre )
::
.:.

* 1 * 2 * 13 * 4
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    lulipe

    Quanto tempo desperdiçado hein, Cláudio???

a.ali

Raduan, o Brasil está de alma lavada… e foi na cara do golpista sem mandar dizer…

Eugenio Fernandes

Sou nordestino. Cearense. Em meio a muita gente boa daqui, infelizmente temos os mal políticos. A exemplo do pseudo comunista Roberto Freire. Em sua fala dá vontaderde vomitar. Há coisa maus horrível do que ver um pseudo esquerda contra a democracia? Falando mal do Raduan de forna soberba sobre uma pecunua. O robertinho que não e o do Recife merecia um ovo podre na careca (sem firula porque sou também careca).

Izaias Almada

Criado em ninho stalinista, esse ministro boçaloide representa ainda o espîrito da Casa Grande. Sempre está no lugar errado na hora errada. Comunista de fancaria, pertence ao rescaldo do antigo PCB, de onde saiu para Criar uma excrescencia chamada PPS, que ninguém sabe direito o que é. Verdadeiro penetra na solenidade de entrega do Prêmio Camões. Vexame internacional.

Nelson

Um sujeito desprezível. Se o Roberto Freire prestasse para alguma coisa não estaria metido num governo de golpistas, corruptos e ladrões.

    maria do carmo

    Prezado Nelson concordo, Roberto Freire e capacho, sem nocao, quanto mais fala mais afunda, meu Deus que desreipeito ao escritor e brasileiro benemerito, RADUAN NASSAR, aos que nao conhecem Raduan Nassar, pesquizem, e um exemplo, logo esse indesejavel Roberto Freire desacatando todos, troglodita e pouco, estava querendo mostrar servico ao ilegitimo e super delatado Temer, destruidor do Brasil, que vergonha diante do mundo! Roberto Freire capacho!…

Sérgio

Parabéns Raduan nos orgulha!

lulipe

A parte do Prêmio de 100.000 que recebeu do “Governo Golpista” ele não rejeitou….Hipocrisia pouca é bobagem!!!

    N

    Como sempre, argumentos coerentes ou com alguma consistência, necas, não é Lulipe? Eu até entendo. Defender um bando de gente podre, como esses golpistas que tomaram o poder via golpe de Estado, é um trabalho ingrato e que não tem chance de êxito.

    Na verdade, os golpistas ainda mantêm algum “cartaz”, alguma popularidade, graças ao imenso, ao descomunal aparato de propaganda que têm a seu dispor, que manipula corações e mentes de milhões de brasileiros.

a.ali

Nossa, alguém que peita essa corja… isso não tem preço, mesmo!
E o que é o desrespeito do sr. ministro, aliás, estamos “bem” de ministro da cultura… não perde a oportunidade de se mostrar um histérico
Cumprimentos, efusivos, Raduan aos manifestantes e “mimimis” ao lacaio golpista e sua corja!

    Messias Franca de Macedo

    ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO PARCELA DO BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA

    A mafiosa TV BAND(IDA) News editou de forma criminosa o episódio que envolveu o eminente e impávido escritor Raduan Nassar!
    Para os incautos e de má-fé telespectadores, a imagem que se tem é a de que “o canalha e covarde Robert(o) freire humilhou o mercenário, arrivista e politiqueiro escritor Raduan Nassar, que por sua vez, e de tão cínico, não esboçou sequer uma mísera reação aos ataques do ‘valentão'”!
    Nós temos que recorrer ao Ministério Público e a outras instâncias no sentido de processar esta emissora, reles Concessionária do estado brasileiro!
    É nisto que dá um país sem Leis!
    Um país em que a [suposta] suprema corte simplesmente rasgou a própria Constituição Federal, colaborando – deliberada e decisivamente – para entronar uma quadrilha de mafiosos.
    E ainda:
    um país em que “as Leis” são para os mais fortes e abastados, ainda que [mega]criminosos contumazes, a exemplo dos Saad primos do GÂNGSTER mafiosíssimo eduardo CUnha do MT!…

Joaquim

Parabéns a Raduan Nassar pela coragem e valentia e isso mesmo temos que denunciar esses golpistas ao Mundo todo e denunciar a perseguição que o es presidente Lula sofre por todos esses canalhas

Messias Franca de Macedo

Quem é a Érica do Temer?

Terá sido assessora da Embaixada Americana?

publicado 17/02/2017

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.conversaafiada.com.br/brasil/quem-e-erica-do-temer

    Messias Franca de Macedo

    O ‘CONVERSA AFIADA’ HOMENAGEIA ‘O TIJOLAÇO’!

    ***

    A leitura do indispensável Tijolaço do Fernando Brito provocou um terremoto!
    Maior do que o desmonte da PF e a tentativa de soltar o Cunha, segundo a Marina Dias.
    É que o Brito mostrou que numa das perguntinhas que o Eduardo Cunha entregou ao Imparcial de Curitiba aparece uma “Érica” ou “Erika”.
    Aparentemente, só há uma Érica na vida do MT.
    É a ex-mulher dele, Érica Ferraz, que lhe deu um filho, como demonstra a colonista Joyce Pascowitch, na Fel-lha:
    Fraldão
    Joyce Pascowitch, 25 de junho de 1998
    Terá aditivo extra a campanha de Michel Temer a deputado federal.
    Sua nova mulher, Érica Ferraz, está grávida -de três meses.
    Apesar de já ter três filhas com a primeira mulher, o novo papai está feliz da vida.
    Sabe-se, também, que a ex-mulher do MT trabalhou na notória FSB, a maior agência de publicidade do Brasil, proximissíssima do Serginho Cabral e de um dos filhos do Roberto Marinho.
    E na SECOM, agora sob a inclita batuta do angorá.
    Será essa a Érica do Cunha, ou haverá outra?
    Hein, Dr. Moro?
    E, logo depois, no LinkedIn da Érica (veja a imagem, se não tiver acesso) se verá que a jovem foi assessora da Embaixada Americana! Será a ex-mulher do Presidente? Provavelmente, não! Isso é inconcebível

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.conversaafiada.com.br/brasil/quem-e-erica-do-temer

Messias Franca de Macedo

… INFAME caranguejo libanês MT: o incansável moribundo perversamente desumano e lambe-botas dos capitalistas…
Um reles psicopata, não fosse o medo supremo (sic) da CADEIA mais do que merecida!…

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Temer envia projeto para acabar multa extra paga por empresa que demite

17/02/2017

(…)

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/02/1859819-temer-envia-texto-para-reduzir-multa-extra-paga-por-empresa-em-demissoes.shtml

    maria do carmo

    Prezado Messias Franca de Macedo, concordo!!! Revoltante o atrevimento do ursurpaor ilegitimo Temer, passou da hora de o impedirmos, e nao esqueca, esse Freire e o que recebia da Sabesp, sendo que nao estava em Sao Paulo, muito bom e merecido sair com o rabo no meio das pernas, nao tem traquejo nem para Ministro da cultura, como se fosse o governo que estava premiando o escritor Raduan Nassar, sendo que tentaram postergar, sem preparo ate para entregar um premio!

Messias Franca de Macedo

POR QUE o libanês nazigolpista caranguejo MT não aproveita a mais recente ‘DESmoroLIZAÇÃO’ agora perpetrada por, pasme, seu *”EX-futuro ‘miniSTRO’ da (IN)justiça” da máfia hedionda que tomou de assaltou o Brasil?
A resposta é uma sonora platitude:
o ‘Kojac Careca plagiadora brilhante’ do MT ‘tá’ “careca de saber” que há muito tempo este (DES)governo está pra lá de moribundo!
Portanto, o que o ‘Kojac Careca plagiadora brilhante’ exigiu do MT foi a ‘PEC da Bengala do STFede’!
Simples assim, mais esta, digamos, “tragédia suprema”!

*”EX-futuro ‘miniSTRO’ da (IN)justiça” do MT: “Carlos ‘Amigão do Peito do ‘Mineirinho’ Velloso”!
Velloso grafado com dois ‘Ls’, por favor, revisor!

Risos estonteantes!

Messias Franca de Macedo

A GRANDEZA de saber envelhecer!
O respeito absoluto a todos os fios de cabelo branco.
A deferência sapiente ao Tempo Rei!
A intransigente honestidade intelectual.
A coragem libertária, revolucionária, pedagógica, divina…
O pensamento vasto, ampliado e repleto de verdadeiro humanismo…
(…)

Mestre Raduan Nassar, muito, muitíssimo obrigado!
O [verdadeiro] honesto povo trabalhador brasileiro está de alma lavada!

Felicidades!
Vida longa!

Respeitosas saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, humanistas, nacionalistas e antinazigolpistas,

Messias Franca de Macedo – um simples matuto do Sertão/Agreste baiano.

Deixe seu comentário

Leia também