Queiroga reage à cobrança de Jandira sobre fim da pandemia: “Traga evidência científica. Cadê os especialistas? Estes da TV nunca publicaram nada. Já tô de saco cheio, pô!”; áudio

Tempo de leitura: 2 min
Encontro de Queiroga com deputados. Foto: Wallace Martins/ Divulgação Ministério da Saúde

Áudio: ministro se irrita com deputada da oposição em reunião fechada

Marcelo Queiroga (Saúde) reagiu à cobrança de Jandira Feghali (PCdoB-RJ) sobre fim da pandemia: “Ah, tô de saco cheio, pô!”; ouça

Por Evandro Éboli, no Blog do Noblat no Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recebeu um grupo de deputados da Comissão de Seguridade Social da Câmara numa das salas de reunião do ministério, três semanas atrás.

Os parlamentares de oposição presentes cobraram de Queiroga o fim, que entendem antecipado, do período de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), com a redução de casos de Covid-19 no país.

Irritado com os questionamentos de Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Queiroga se irritou, disse estar de “saco cheio, pô!” com especialistas da Globonews e da CNN, chamou especialistas da Fiocruz de “cientista fajuto”, que podem ser até “professores do inferno” e classificou como “bobagem” carta dos conselhos municipal e estadual de saúde.

Num outro momento, bem irritado, desafiou a deputada a ir ao STF e a convocá-lo para falar na comissão. E disse que já foi duas vezes à CPI da Covid, que chamou de “CPI do Circo”.

“Quer que eu vá lá, então me convoca, pô. Vai lá e convoca. Já fui duas vezes para aquela CPI do Circo, a CPI do Circo. O que é que fez?….Deputada, ah deputada. A verdade é a verdade. O resto é conversa fiada” – disse Queiroga.

Parte dessa história é conhecida, mas não a íntegra em áudio do diálogo e da reação de Queiroga com Feghali, ao qual o Blog do Noblat teve acesso e dura 3 minutos e 16 segundos.

A Comissão de Seguridade, semana passada, tentou aprovar a convocação do ministro, mas a base do governo rejeitou, mesmo com alguns parlamentares governistas que estiveram presentes no encontro concordando que houve excesso da parte de Queiroga.

Abaxo, trechos do áudio.

1 – “É competência do ministério e não abro mão”

Jandira Feghali – “Estamos aqui para mostrar que o fim da Espin vai criar dificuldades para os estados…”

Marcelo Queiroga – “É prerrogativa do Ministério da Saúde prorrogar. É competência minha e não abro mão”

2 – “Tô de saco cheio, pô!”

Feghali tenta apresentar dados dos conselhos e de especialistas, mas o ministro reage

Queiroga: “Estes dados aí não servem deputada. Traga evidência científica. Cadê os especialistas? Estes da TV nunca publicaram nada. Só na CNN e Globonews. Já tô de saco cheio, pô!”

3 – “Pode ser professor do inferno”

Feghali – “São professores da Fiocruz”

Queiroga: “Podem ser professor do inferno. Tem que publicar em revista científica”

4 – “Me convoca, pô! Vai lá e convoca”

Feghali – “A negação da ciência não tá na Fiocruz, mas no seu governo”

Queiroga – “Cientista fajuto. Traga publicação. Quer que eu vá a comissão, me convoca, pô. Vai lá e convoca.

5 – “Deputada…ah, deputada!”

Feghali – “Estou tentando manter diálogo absolutamente elegante com o senhor, se o senhor permitir. Se não, fica difícil”

Queiroga – “A prerrogativa é minha. Quem não concordar com isso tem instrumento do PDL. Se não quiser, vá ao Supremo (STF) derrubar lá”

6 – Jandira Feghali deixa a reunião e bate a porta

“Já fui duas vezes para aquela CPI do Circo, a CPI do Circo. O que é que fez?….Deputada, ah deputada. A verdade é a verdade. O resto é conversa fiada”

A deputada deixa a sala, e bate a porta.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

Difícil existir um Ministro da Saúde
tão Chinelão quanto esse tal de Queidroga.
Certeza que esse indivíduo é Médico?

Deixe seu comentário

Leia também