Pesquisa mostra que Dilma tem 29% em São Paulo

Tempo de leitura: 4 min

Domingo, 20 de junho de 2010 – 09:26

43% dos paulistas preferem Serra

Pesquisa Ipespe/DIÁRIO revela que eleição presidencial desperta mais interesse dos paulistas que a estadual

REGIANE SOARES VON ATZINGEN, no Diário de São Paulo

Os paulistas estão mais interessados na eleição presidencial do que na disputa para governador. Segundo a pesquisa realizada pelo Ipespe a pedido do DIÁRIO, 29% dos eleitores do estado de São Paulo já decidiram em quem vão votar para presidente e, se a eleição fosse hoje, 43% dos entrevistados votariam no ex-governador José Serra (PSDB) e 29% na ex-ministra Dilma Rousseff (PT). A senadora Marina Silva (PV) aparece em terceiro, com 12% das intenções de voto. Já na disputa ao governo paulista, apenas 13% dos eleitores definiram o candidato.

Na pesquisa espontânea, a diferença entre Serra e Dilma é de 5 pontos: o tucano tem 25% do eleitorado e a petista, 20%. Como a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, ambos estão empatados tecnicamente em primeiro lugar. Marina é lembrada por 5% dos eleitores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não está na disputa, foi citado por 4% dos eleitores.

Segundo o sociólogo Antonio Lavareda, do Ipespe, os números da votação espontânea estão bastante altos para um período de pré-campanha, o que mostra que os eleitores já estão mais definidos para a disputa presidencial do que para a estadual. Segundo o levantamento, 80% dos eleitores não estão com o voto para governador consolidado, e podem mudar de opinião. Já na disputa presidencial, 62% dos entrevistados disseram que podem mudar o voto durante a campanha eleitoral.

A petista é a candidata que possui mais eleitores que já decidiram seu voto e não mudam mais até a data da eleição. Enquanto 50% dos eleitores de Dilma dizem que ainda vão esperar a campanha para definir o voto, esse número é de 62% para Serra e 63% para Marina.

Lavareda também ressaltou a importância do eleitorado paulista para definir a eleição presidencial. Segundo ele, somente em duas ocasiões o candidato a presidente que ganhou a eleição no estado de São Paulo não venceu a disputa nacional: Juscelino Kubitschek, em 1955, e Geraldo Alckmin (PSDB), em 2006.

A pesquisa também mostrou que Marina vai melhor em São Paulo entre os eleitores com maior escolaridade e renda, enquanto Serra tem a preferência dos jovens de 16 a 24 anos, mas piora no Ensino Médio e no Superior. Dilma tem melhor desempenho entre os que têm Ensino Médio e baixa renda.

Segundo turno

A pesquisa Ipespe/DIÁRIO também simulou um segundo turno entre Serra e Dilma. Segundo o levantamento, o tucano vence a disputa com 50%, contra 35% da petista.

Segundo o levantamento, Serra obtém a grande maioria dos votos de Marina: 47% dos entrevistados que declararam voto em Marina no primeiro turno afirmam votar em Serra no segundo, contra 27% que declaram voto em Dilma.

O Ipespe também perguntou aos eleitores quem vai ganhar a eleição para presidente em São Paulo. Para 43% dos entrevistados, Serra sairá vitorioso e 33% apostam em Dilma. Somente 5% acreditam que Marina vencerá as eleições e 18% não sabem.

Para Marta, que lidera Senado, o que vale é a eleição
A ex-prefeita Marta Suplicy (PT), líder da pesquisa de intenções de voto para o Senado divulgada ontem e realizada pelo Ipespe exclusivamente para o DIÁRIO, comemora a preferência de 38% dos paulistas entrevistados, mas não nega que o resultado ainda pode mudar até o dia das eleições. “A pesquisa é um retrato do momento porque o que vale mesmo é o dia da eleição”, afirmou ela.

No segundo lugar e com 17% das intenções de voto — empatado com Orestes Quércia do (PMDB) — o cantor e ex-vereador Netinho de Paula ficou surpreendido com o próprio resultado. “Fiquei ainda mais feliz por saber que estou atrás dá Marta porque quero que nós dois ganhemos juntos”, contou ele no dia da oficialização de sua candidatura pelo PC do B.

Empolgado com a possibilidade de conquistar uma cadeira no Senado, ele já faz planos para o início da sua campanha. “Vou começar a reunir todos os ‘manos’ do estado visitando os municípios. Além disso, vou focar os discursos no investimento para a educação, ONGs e desenvolvimento do interior paulista”, salientou Netinho.

O ex-governador Orestes Quércia (PMDB) também afirma ter ficado satisfeito com o resultado. “Os dados são expressivos e nos incentivam a continuar o trabalho que estamos fazendo há mais de 30 anos pelo estado de São Paulo”, disse.

Em terceiro lugar está o senador e candidato à reeleição Romeu Tuma (PTB), com 16% das intenções de voto.

Com apenas 8% das intenções de voto, a ex-vereadora Soninha Francine (PPS) acredita que até o dia das eleições muitas coisas ainda podem mudar. “Se 59% das pessoas não sabem em quem votar, os resultados podem ser totalmente diferentes no final”, acredita ela.

Para ganhar mais votos, Soninha — que ainda não oficializou a sua candidatura — afirma que vai andar por todas as cidades do estado para ser conhecida pela população. “O primeiro passo para uma boa campanha é que as pessoas conheçam os candidatos e suas propostas”, afirma.

Já o vereador Gabriel Chalita (PSB) — com 9% das intenções de voto — só vai comentar o resultado da pesquisa após a confirmação de sua candidatura, no próximo domingo, dia 27, em uma convenção do partido.

Foram 1.600 entrevistas no estado

A pesquisa Ipespe/DIÁRIO foi realizada por telefone entre os dias 9 e 11 de junho deste ano. Foram entrevistadas 1.600 pessoas em cem municípios do estado de São Paulo. Foram realizadas 600 entrevistas na capital e mil em 99 cidades do interior do estado. A margem de erro do levantamento do Ipespe é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 15195/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) com número 35974/2010.

Segundo o filósofo Rodrigo Queiroz, responsável pelo levantamento, as entrevistas por telefone proporcionam maior rapidez na sua realização e na tabulação dos dados, sem a necessidade de deslocamento dos pesquisadores até a residência das pessoas.

Queiroz também ressaltou que as entrevistas por telefone facilitam o acesso às residências, o que pessoalmente não seria possível de ser realizado por causa da dificuldade de ser recebido em certas regiões da cidade.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fábio Lobianco

Agora é DILMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA……………………….

Samira

A esperança é a última que voa no tucanato.

Veja abaixo a colocação hilária:
"Lavareda também ressaltou a importância do eleitorado paulista para definir a eleição presidencial. Segundo ele, somente em duas ocasiões o candidato a presidente que ganhou a eleição no estado de São Paulo não venceu a disputa nacional: Juscelino Kubitschek, em 1955, e Geraldo Alckmin (PSDB), em 2006."

Sem ser filósofo ou sociólogo, decreto que nesta eleição serão três ocasiões. Graças a Deus os obtusos não vão ter o que comemorar.

Gerson Carneiro

E em uma entrevista na tarde de ontem, 21/06, em Campinas, o governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB) foi contrário a todos os grandes investimentos no setor aéreo e no transporte público previsto para Campinas.

E depois falam que "Pode Mais", que "Querem mais". Querem mais, o quê e aonde?

E disse ainda que "O Estado fará revisão de valores de pedágio apenas onde houver erro de licitação".

Quer dizer: além de admitir a possibilidade de maracutaia, provavelmente fará revisão de preço para maior.

Confiram em: http://metropoint.metro.lu/20100622_MetroCampinas

Jairo_Beraldo

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, encaminhou ao presidente Lula, no Palácio Planalto, ato de exoneração do filho do senador Romeu Tuma do cargo de secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça.Tuma Júnior responde a três procedimentos de investigação junto à Comissão de Ética da Presidência da República, junto ao próprio MJ e à Polícia Federal, todos eles por causa de envolvimento com a máfia do contrabando e da pirataria e a máfia chinesa.O ministro fez o trabalho que Lula lhe encomendou: livrar-se de Tuma Junior, que poderia prejudicar até a campanha da Dilma Roussef, já que as ligações com a chinesada tem até grampos telefônicos.Tuma Júnior, que sempre investigou e denunciou pessoas, agora vai ter que se defender.

Jordam

Esta claro na pesquisa independente de quem seja Lavareda que São Paulo continua acomodada, isso vai mudar no período de campanha, pois a disputa pelo voto com lideranças de bairros mudam um pouco no decorrer, isso é muito favorável para Dilma, Mercadante e Marta, por que no corpo a corpo o PTe os partidos aliados, levam vantagem de se discutir e argumentar melhor com a população e reverter votos nestes casos significa no minímo + 3 à 5%, nesta Metrópoli é significativo.

Rodrigo Carvalho

Por quem fez a "pesquisa" e por ser resultadod e SP, concordo que são bons para Dilma!!!!E para o Brasil!!!!Vamos virar isto!!!!

Gerson Carneiro

E ontem, alguém assistiu ao programa Panelinha Viva com o Zé?

Gerson Carneiro

É verdade que esse instituto de pesquisa foi criado pelo mesmo consórcio que criou a fábrica de vacinas no Butantã?

Antonio Lyra Filho

Para quem não sabe o IPESPE pertence a Lavareda homem ligado ao PSDB.

A maioria das campanhas do DEM e PSDB são feitas por ele.

Lea

Hoje faz 6 anos da morte de um grande brasileiro.BRIZOLA

video em sua homenagem tijolaço do Brizola .http://www.youtube.com/watch?v=v69T7ZHe2qI

voxetopinio

Os paulistas gostam de viver numa urbe caótica?

Pedro Ayres

Azenha
Esse tal de Lavareda e o seu IPESPE podem até não entenderem nada de pesquisa, mas, em compensação são mestres na ficção. O JK foi eleito presidente em 1955, mas, segundo esse "gênio"em estatística, ganhou em S.Paulo e perdeu no Brasil. Só se foi na eleição que ocoerreu em outra dimensão. E ainda tem que leve esse tipo de gente a sério.

Urbano

Crudelíssimo, mas fazer o quê? Afinal, nem percepção nem informação é 'rebolation'.

Paulo J De Fazzio Jr

Pesquisa por telefone, isso é inédito, estão acabando com a ciência estatística!

Alô Conselho Regional de Estatística – É a desmoralização da profissão

Muitos já dizem que Estatística é a ciência da mentira, dá pra se notar pelos métodos que se utilizam.

Pedro

É mais uma pesquisa na qual não se pode confiar muito, mas em se tratando de S.P até que é possível. Esse povinho adora ser feito de idiota.

naldo valença

Pela pesquisa espontânea e a pouca vantagem de Alkimin na eleição passada, estou começando a acreditar em mudanças em SP.

    francisco.latorre

    o aukmia vai se lascar.

    ..

Pedro

Meu povo
Não nos esqueçamos que aqui é a terra do PIG. É nesta terra subdesenvolvida que tem a raízes do atraso produizdo pelo PIG. É blindagem total aos tucanos aqui. Aqui a cidade alaga e chamam o Lula para dar explicações.
Um abraço

Leonardo Câmara

Até que não é mau, em se tratando de São Paulo e do quanto ela pode avançar aí ainda.

    Jairo_Beraldo

    PODE? Ou vai avançar e deixar o Zé tomando poeira…

    francisco.latorre

    outubro tá chegando..

    adeus zé sinistro. vai tarde.

    ..

Marat

Meu povo de SP é muito atrasado politicamente. Aqui impera o coronelismo pessedebista. É por isso que há poucas estações de metrô, alagamentos, trânsito caótico, sujeira e poluição. Um dia essa turma acorda. Espero que não seja tarde demais…

Uélintom

Estava eu hoje no Shopping Higienópolis quando, de repente, a luz do ambiente diminuiu, o ar ficou gelado, e uma sensação de desesperança tomou conta dos corações. Olhei à nossa volta e vi a criatura nefasta e deprimente que causava aquilo: José Serra. Estava acompanhado de uma comitiva de cerca de dez pessoas.

Fora a necessidade de pegar um punhado de sal e jogar para trás, por cima do ombro direito, o que me ocupou a mente foi: o que um candidato a presidente, em plena campanha, fazia em um shopping vazio em plena segunda-feira, às 11:30h da manhã?

    Jairo_Beraldo

    Comprando mais camisas azuis, para que possa tentar novamente algum dia, ter paz e tranquilidade em sua mente pertubada!

    AMÉRICO BRASIL

    SERRA, O MAIOR GESTOR PÚBLICO DO PAIS, DEVERIA ESTAR FAZENDO VISITA ELEITORAL NESSE SHOPPING.
    E EM QUALQUER SHOPPING SEMPRE ESTÁ PRESENTE UM uélintom asqueroso, nojento, QI DE AMEBA, igual ao xará MARIA CABELUDA E SUPLENTE DO SENADO.

    AMERICO

    tomas

    tava naquela palhaçada da sabatina da falhadesaopaulo no teatro falha.

    dukrai

    o ar dos pântanos da Transilvânia é gelado, fede a enxofre e o Vampiro Brazileiro está impregnado desta essência maligna, que deixa a uns estarrecidos e paralisados de horror e a outros deslumbrados pelo poder concedido por Lúcifer e BERRAM até quando comentam.
    Mandinga é coisa muito boa pra afastar a presença do maligno, melhor um charuto baiano elaborado com as mais finas ervas de Santa Maria, aspire fundo a fumaça e a paz inundará a sua alma.
    Não se esqueça, no dia 3 de outubro, vote na Dilma.

Julio Cesar

Curtas e Boas – n˚ 01/2010

O Brasil vai erradicar o subregistro de nascimento. Até o fim do ano, o percentual de nascidos e não registrados baixará para a casa dos 5% admitidos como normais pelos padrões mundiais. Em 2008, o índice caiu, pela primeira vez, para um dígito (veja tabela abaixo). Rogério Sottili, secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Direitos Humanos do Governo Lula, que comanda a campanha, acredita que, com “a implantação da certidão de nascimento padronizada e a interligação de maternidades e cartórios”, no Nordeste e na Amazônia principalmente, os bebês sairão dos hospitais já registrados. Essa certidão é a senha de entrada da população pobre no abrigo da cidadania.
Tabela: estimativa de sub-registros de nascimento – Fonte IBGE – Em %:
2002- 20,9
2003- 18,9
2004- 16,9
2005- 12,9
2006- 12,7
2007- 12,2
2008- 8,9

Em 2003, o Governo Lula deu início a um programa com ações de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) em colégios públicos. O trabalho representava uma parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação e era feito por profissionais das equipes de Saúde da Família que levavam à sala de aula conteúdos de saúde sexual e reprodutiva. A iniciativa é uma das ferramentas de conscientização dos estudantes de ensino médio para prevenir, além das moléstias, gravidez indesejada. Ainda não se sabe quais os reais impactos dos trabalhos. No entanto, números do Sistema Único de Saúde apontaram que, entre 2005 e 2009, diminuiu o número de partos de jovens de 10 a 19 anos em 22,4%, passando de 572.541 para 444.056 em todo o País. (Revista Um – n˚ 64 – junho/2010).

De acordo com as Metas do Milênio, os países assumiram o compromisso de reduzir a pobreza em 50% em 25 anos. Mas, segundo o economista Marcelo Neri da Fundação Getúlio Vargas, de 2003 a 2008, o nível de pobreza no Brasil caiu 43%, ou seja:
estamos cumprindo 5 vezes mais rápido o que foi acordado nas Metas do Milênio;
32 milhões de pessoas subiram para as classes A, B e C em 5 anos;
isso representa metade da população da França aumentando o mercado consumidor;
69% dos brasileiros aprovam a política do Governo Lula no combate à fome e à pobreza. É o maior índice entre 6 áreas avaliadas. A taxa subiu nove pontos percentuais em relação à anterior, de setembro de 2009, segundo pesquisa CNI/Ibope de março de 2010.
As Metas do Milênio são:
erradicar a extrema pobreza e a fome;
universalizar a educação primária;
promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
reduzir a mortalidade infantil;
melhorar a saúde materna;
combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;
garantir a sustentabilidade ambiental;
estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Armeiro

Nenhuma novidade. Um estado que nunca elegeu um governador pelo PT, que votou sistematicamente em Maluf e que mantém o PSDB há anos no poder, vc vai esperar o quê ????

Robson Fonseca

A questão é clara, na espontânea, percebam, para quem vai os votos dos que votariam em lula na pesquisa espontânea.
Veja só, o serra está com 25 na espontânea, a dilma 20 e o lula quase 5. Bom, o lula não vai ser candidato, isso leva a crer que seus votos irão para a dilma.
ou seja, na espontânea, a qual é a pesquisa que realmente mostra a situação do eleitorado, há um empate técnico mesmo. 25 a 25, isso em são paulo, terreiro do serra, e ainda nem foi mostrado as comparações dos governos.
Ou seja, seja tá ferrado, dentro de casa não é eleito nem pela mulher e os filhos..kkkkkkkkkkkkkkkkk,

Taques

"Pesquisa mostra que Dilma tem 29% em São Paulo.

Serra tem 43%."

Não me diga ???

    Pedro

    Que instituto é esse, o Zé deve tê-lo criado as pressas para fazer pesquisinhas pra ele. Serra, vai te catar, babacão…

    francisco.latorre

    serra precisa muito mais.

    43% em sp não faz nem cócega.

    isso se chegar a tanto.

    ..

    Taques

    São Paulo conhece Serra.

    Serra vencerá em São Paulo, com folga.

    Quanto aos cabeças chatas …

Polengo

Me espanta a aprovação que esse cara tem em são paulo, mesmo depois de tudo o que acontece por aqui.
Sou obrigado a concordar: boa parte dos paulistas ou é empedernidamente alienado ou é corrupto.
Ah, sim, eu sou paulista. Dói ver isso aqui em SP no dia a dia.

    Gerson

    Eu acho que o interior de SP (cidades pequenas e médias) é mais conservador que na capital e cidades como Guarulhos, Campinas.
    Isso pode explicar essa aprovação do Serra em SP.

    Será que ele é bem cotado em Bauru ? rsrsrrs

    Emilio GF

    Mas em Guarulhos o PT está no 3o mandato…

    francisco.latorre

    o pt vai crescer nas cidades médias.

    é a tendência.

    ..

    LuisCPPrudente

    Sou paulista, nasci na cidade de São Paulo e tenho vergonha de dizer que sou paulista, quando muitos outros paulistas dizem que vão votar no Nosferatu Serra. Estes paulistas estão com falta de informação, porque são bombardeados pelos órgãos do PIG ou têm preguiça mental. Na pio das hipóteses podemos dizer que os paulistas querem continuar sofrendo nas mãos dos tucanos-pefelês ou sonham em ganhar dinheiro da mesma forma que os tucano-pefelês ganham (daí o Maluf ser bem votado por estas bandas).

    São Paulo está no caminho contrário do Brasil mesmo, São Paulo busca o atraso.

    Será que nós paulistas achamos que podemos ser uma nação? E pior que uma nação corrupta, com governantes entreguistas e dilapidadores do patrimônio público!

    Vamos lutar e tentar mudar a cabeça do povo reacionário, que sofre, mas que quer continuar a sofrer elegendo lesa-pátrias como o Nosferatu.

    Bonifa

    O ultraliberalismo não vai sair tão fácil da cabeça dos paulistas. É coisa da elite, mas que foi absorvida pelo povo por sugestão de contágio. É coisa muito antiga em São Paulo. Foi enfiado na cabeça dos barões do café ainda no fim do século dezenove, pelos comerciantes americanos e ingleses de café. Por isso, quando houve o craque da bolsa de NY em 29, muitos deles se mataram. E foi também por isso que eles afirmavam que os problemas sociais eram um caso para ser tratado pela polícia. E foi por isso eles resistiram tanto à implantação das normas trabalhistas de Vargas.

Guilherme Scalzilli

Crise no ninho

Resisto ao otimismo que tomou alguns militantes petistas, como reação à urucubaca jogada pela imprensa corporativa. Acho que o momento é de cautela e siso. Mas fico imaginando como os comentaristas da grande mídia reagiriam se a coordenação dilmista cometesse as trapalhadas que se tornaram rotineiras no comando tucano.
A candidatura de José Serra foi lançada numa festinha mequetrefe, que nem mesmo as Elianes Cantanhedes (“Gente!”) da vida conseguiram emplacar. Serra, pasmem, é um candidato sem vice, a três meses da eleição. A direita radical, destroçada por escândalos, resiste a acompanhá-lo. A comunicação da campanha ainda não descobriu uma identidade para seu protagonista, que destila besteiras a cada pronunciamento. Para completar, a adversária continua crescendo nas pesquisas.
E eles pareciam tão confiantes.

Marcelo Fraga

Serra pode até não perder em São Paulo, mas a diferença dele para a Dilma será BEM pouca. Mas prefiro não dar meu pitaco nos números.

Ramalho

Os resultados desta pesquisa estão longe de serem confiáveis.

9, 10 e 11 de junho são dias úteis. Se os telefones pesquisados são residenciais e se o horário de pesquisa é o "comercial" – o mais provável -, a amostra consiste em pessoas que não trabalham fora de casa principalmente. Em sendo assim, e tudo leva a crer que seja, a amostra é tendenciosa, pois superestima a proporção de mulheres do lar, estudantes, aposentados – que não trabalham fora – e desempregados, e subestima a população economicamente ativa.

É razoável esperar que a população economicamente ativa represente melhor a tendência do eleitorado do que a população que lhe é complementar. Representa melhor, tanto por seus componentes exercerem natural liderança nos respectivos ambientes familiares, quanto por sua proporção no eleitorado – dado o tamanho dessa população e a legislação do voto obrigatório.

Mesmo para São Paulo, a pesquisa não é para ser levada muito a sério. Para o Brasil, de forma alguma.

Chicão

Pesquisa eleitoral por telefone tem a margem de erro em torno de 14%

    Carlos

    Donde você tirou os 14%?

    Polengo

    Mas telefônica não é 15?

    LuisCPPrudente

    Se for Telefonica 15, o erro é maior, muito maior!

Paulo Roberto

Não conheço este instituto. Pelo metodo usado por telefone, temos uma amostragem de um pessoal que não representa o universo de eleitores. Sou paulista e que sinto em minhas conversas, serra deverá perder aqui e feio.

Laércio Nunes

Vai virar em São Paulo também e Dilma vai vencer aqui. No segundo turno de 2006, a vitória de Alckimin foi apertada (52 x 48). Agora a situação é muito mais favorável ao PT e ao Lula e isto vai repercutir na votação da Dilma.

    francisco.latorre

    podes crê.

    créu no penoso.

    ..

Flavio Lima

Não conheço esse instituto, mas tamos virando em São Paulo tambem!

Supertramp68

Se Leonardo Boff escreve: Solidariedade para com as vítimas do 'novo PT em
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/06
é porque há "algo de podre no reino da Dinamarca". O mau cheiro já esta a grudar nos bigodes dos mais acirrados e antigos combatentes do Partido da Etica e da moral na Politica, tal qual o Boff.
Enquanto isso vamos presentear o clube do coração com um estadio novinho. Viva a privataria via BNDS.

    Cleverton Silva

    Em dias de eleição polarizada, sabendo-se que Leonardo Boff não votará nem em Serra nem em Dilma (quem sabe no 2º turno, se ela não levar no 1º), Boff vai à ofensiva contra Dilma porque não quer "chutar cachorro morto" (Zé Alagão). Mas, se houver 2º turno, até Boff vai "Dilmar", e não "Serrar".

    Emilio GF

    Não seca não. Nóis aqui do Corinthians somos "sem teto". Um SuperMendigo como você deveria apoiar a idéia.

william porto

Nao faco muita fe em pesquisa desse tal labareda, aqui em Pernambuco parece que ele nao apita mais, Jarbas opytou por outro marqueteiro. Mas a pesquisa pode retratar alguma verdade, Em Sao Pauolo realmente Serra bota uma cosideravel frente. Como e fraco o PT em Sao Paulo. Devia haver uma analise sobre esse fiasco petista em Sao Pauolo. Se Dilma perde la, avalem Mercadante. Ah, Sampa, que estado reacuionario.

João Carlos

Mesmo que seja um instituto picareta, o que deve ser, tais números não diferem muito da realidade do pensamento paulista, infelizmente. Depois o "doutor" Sócrates vem dizer que os gaúchos são reacionários. Faça-me o favor. Ele que olhe para o próprio quintal, que cria e cultiva os líderes conservadores nacionais.

    Marcelo Fraga

    Também não acho que aqui seja um estado de reacionários. O que há aqui é um povo grandemente partidarizado. Não há muitos em cima do muro. Quase todos já tem o seu lado definido.

    francisco.latorre

    pô cara..

    primeiro despacha a cruz-credo.

    depois a gente conversa.

    ..

Julio Cesar

A análise que o Brizola Neto faz sobre essa pesquisa é excelente pra Dilma!!!

rodrigo duarte maia

Pessoal,

Todos sabem que o Lavareda já assessorou, e tem uma relação profissional muito forte com o PSDB Paulista neh.

Imaginem!!!! É a mesma coisa que o Emir Sader fazer uma pesquisa eleitoral!!! Ou que o PHA vir a fazer outra!!!
Todos dirão que está contaminada!!!

OBS: Me utilizei dos nomes do Emir Sader e das iniciais do Paulo Henrique Amorim, a título de exemplo. Aproveito que
tenho admiração pelo trabalho dos dois, e sei que não fariam algo deste naipe.

Vlw pessoal!

    Jairo_Beraldo

    Sociologo oficial do PIG.

    Antenor L Moreira

    É isso aí, Rodrigo.
    Também espero que o Emir Sader ou o PHA nunca façam coisas desse naipe. Seríamos três prejudicados.
    Eles perderiam um leitor e eu perderia por ver resumidas as minhas fontes de informações da mais alta credibilidade.

Carlos

Aqui ou no PHA, li recentemente que na média geral nacional, apenas 43% (ou 47%) dos domícilios têm telefone fixo, ou seja: em pesquisas telefônicas, 57% (ou 53%) da população não são alcançados.
Qual o percentual de telefones fixos domiciliares em SP?
Qual o percentual em relação aos nordestinos?

    Carlos

    Números citados acima: do IBGE.

Gerson Carneiro

Sinto que parte dos eleitores do Serra no Estado de São Paulo estão jogando a toalha.

    Jairo_Beraldo

    Sinto que o Serra está jogando a toalha..aliás, Carneiro, o Zé vai no Roda Viva da Cultura hoje, meter o pau na blogosfera…vamos ver a cara dura dele lá!

    Gerson Carneiro

    Segundo o PHA será uma "roda morta" pois as perguntas mais intrigantes e interessantes não serão feitas.
    O programa será ao vivo ou será uma gravação? Se for ao vivo vamos mandar por email umas perguntinhas pra ele.

    Romano

    Um dia já foi roda-viva, mas hoje não passa de uma rodinha viciada!

    Gerson Carneiro

    Não é mais nem roda, é panelinha mesmo.

@laudirseger

Antes de ler que a pesquisa foi feita por telefone eu já havia percebido que era assim apenas vendo os resultados. Trata-se de uma população de classe média/média baixa que já sabe, por exemplo, que Ciro Gomes não será mais candidato. Da mesma forma, está muito baixa a porcentagem de pessoas que votaria em Lula na espontânea.
Além disso, sabemos muito bem que é justamente a classe média (paulista, principalmente) que representa os 30% do PSDB em todas as eleições. Ou seja, a pesquisa não serve. Melhor para a Dilma, porque 43 a 29 fora de casa está ótimo para ela.

    Jairo_Beraldo

    Eu fiz a mesma leitura que a sua Seger. Analisei bem, e o que me chamou a atençã, foi ciro não ter sido citado pelos entrevistados. Somente quem tem acesso a informações (o pessoal das classes C-baixa, D, não tem tempo de nada, levanta cedo e tem que pegar o "maravilhoso" transporte publico paulista), as classes A, B, e C-alta.

Cesarlaus

Olha o atendimento de saúde do Serra.
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/06/21/d

dukrai

Pesquisa eleitoral por telefone fixo exclui um percentual importante da população, nas faixas de renda mais baixa que só tem o celular, onde a Dilma tem maior intenção de voto. Este percentual de sem-telefone deveria constar da metodologia, dando clareza para a pesquisa.
Segundo o Lavareda, companheiro do Vampiro Brazileiro, a consolidação dos votos na eleição presidencial está muito avançada, com "apenas" 62% dos eleitores indefinidos, mais 7% que podem mudar o voto, isto é, "só" 69% dos paulistas não sabem em quem vai votar. Os 31% que já decidiram são os votos ideológicos, à esquerda e à direita e os pautados pela mídia. Se desses o Serra tem 43%, é porque a coisa está muito ruim, depois de quatro anos no governo de SP e uma mega exposição pela mídia paulista acompanhada de uma massiva campanha publicitária. Até o Aócio Never bate de longe o Vamp e está com 70% na eleição para o senado aqui em MG.
Na pesquisa espontânea a Dilma e o Vamp estão empatados dentro da margem de erro, pro senado a Marta e o Netinho estão na frente. Se a campanha demo-tucana já entregou o norte e nordeste pra Deus e o Lula, perde no RJ, está empatado em MG e espera sair com uma grande diferença em SP, que tem 22% do eleitorado nacional, então o trein vai descarrilar logo no primeiro turno.

    Paulo Roberto

    Concordo com você, dukrai.
    Sou paulista e interiorano e vejo as conversas aqui pelo interior. Na minha opinão o universo pesquisado é falho pelo simples fato do metodo de consulta por telefone. Da mesma forma, uma pesquisa realizada entre os funcionários públicos do Estado de São Paulo não representa o universo do povo paulista, idem para os que usam as rodovias.
    No meu caso, trabalho com telefonia e gasto mais com pedágio que com telefone e plano de saude.

    francisco.latorre

    por esses números..

    o sinistro já era.

    primeiro turno. lavada.

    ..

Hugo Albuquerque

O número de eleitores que decidiram o voto é pequeno, na espotânea, há equilíbrio. Por uma série de fatores político e, sobretudo, antropológicos, Serra leva vantagem em São Paulo, mas não podemos nos esquecer que ele perdeu para Lula aqui há oito anos – e sabe que no decorrer da campanha, com o vento mudando de lado cada vez mais radicalmente em Minas, as coisas tendem a endurecer. O fato concreto é que ainda há muito voto "em disputa", ainda que o quadro aqui seja bem menos radical do que o quadro para o Governo. Para o Senado, que é uma eleição sempre cheia de surpresas, quem tende a crescer é a candidatura de Aloysio Nunes, homem de confiança de Serra, que será parte da chapa com o próprio (para presidente) e com Alckmin (para o governador), o que lhe valerá alguns votinhos – não sei se o suficiente para se eleger. Marta é favorita, Quércia é cavalo paraguaio, as celebridades Netinho e Chalita – um na música e o outro na auto-ajuda – devem subir, Tuma é uma candidatura particularmente forte porque mobiliza o eleitor conservador do estado – ainda que no duro, ele atue como centrista na Câmara Alta.

    cesar

    Interessante. Fui ver quem é o IPESPE, que encomendou a pesquisa, e descobri que o Instituo de Pesquisas, Sociais e Economicas tem como clientes: Jornal Folha de Pernambuco (?), Executiva Nacional do PFL, Executiva Nacional do PSDB, Fundação Roberto Marinho. Veja: http://www.ipespe.com.br/solucoesdiagnostico.php
    Não afirmo que o resultado da pesuisa seja parcial, mas…

    Hugo Albuquerque

    Confesso que nunca tinha ouvido falar do instituto – e se até os que nós conhecemos merecem desconfiança, imagine os outros então…ainda assim, o resultado da pesquisa não é tão ruim, desde que seja divulgado o fato que boa parte dos eleitores paulistas ainda não sabe em quem votar, o que não é uma boa notícia para Serra ou Alckmin.

Deixe seu comentário

Leia também