Para os que acreditam que não há mais direita

Tempo de leitura: 4 min

Sexta, 8 de outubro de 2010, 08h13
A Direita Ruge

Marcelo Carneiro da Cunha, em seu blog

de São Paulo

Estimados leitores, sim, a direita existe. Papai Noel talvez não exista assim lá muito concretamente, existem dúvidas quanto a real natureza dos duendes e da Jessica Alba, eu sinceramente creio que pensar em OVNIS é absoluta falta de tempo ou noção, e nunca vi uma mulher dotada de senso de humor, portanto, acho que não existem.

Mas, a direita, estimados leitores, existe.

Ela faz que não, jura que se reformou e agora adora a humanidade, inclusive a que não possui conta em paraíso fiscal; ela assegura a quem estiver por perto que essa coisa de direita é ultrapassada e agora somos todos de centro, mas isso é, nas palavras da minha boa, sólida e direitista avó Jovita, papo pra boi dormir.

A direita, estimados leitores, está aqui ao nosso redor, louquinha pra mostrar o que é bom pra tosse. Ela fez que saiu de cena e se mandou para o Maranhão, onde os Sarney cuidam de tudo e ninguém diz ai sem saber para que lado o vento sopra, mas não é verdade. Ela está aqui, ela está ali, ela está em toda parte, e sempre do lado da sombra, que é onde ela se sente mais à vontade.

Se você caiu nesse conto do vigário e do bispo, de que a direita não existe, lembre que tanto o vigário quanto o bispo são os representantes dela vestidos em robes esquisitos ou em ternos de mau-gosto. Eles detestam as minorias, não é? Eles não querem saber de gays tendo os seus direitos constitucionais respeitados, não é? Mulher é tão inferior que não pode ser ordenada, não é mesmo?

A direita faz que não está ali, que agora entrou pro mercado de ações e aprendeu a se comportar, mas ela é a mesma, estimados leitores. Ela não gosta de liberdades, tem pavor dessa tal de democracia, com a qual ela finge que concorda porque não há outro jeito. Ela nunca engoliu o sapo barbudo, e foi engolida por ele, mas não se conforma.

A direita descobriu a internet, estimados leitores, e nos encheu de emails sobre o horror do PT e o fim do mundo que o Lula aprontou pra todos nós. Você não recebeu toneladas de mails raivosos e rabugentos nesses tempos e mesmo antes deles? Como se parecem esses mails? Eles não têm sabor de veneno e olhar de predador louco pela sua carcaça? Eles não ficam lhe avisando para se cuidar com tudo que está ali fora? Eles não lhe avisam que o que está ali fora quer terminar com a civilização ocidental e o direito divino dos que sempre tiveram tudo de continuar tendo? Eles não são basicamente contra tudo?

A única desvantagem séria que a direita tem em relação ao resto do mundo, é que ela pode ser desprovida de respeito por você e de escrúpulos com relação a tudo, mas, felizmente, ela é burra. Ela ruge contra tudo que está aí, mas ela não compreende quase nada do que acontece. Ela grita, mas não sabe, ela reclama, mas não propõe. Algum dos emails que você recebeu propunha alguma coisa que fosse utilizável por um cidadão de bem, ou não passava de denuncias tão malucas quanto improvadas?

A direita, estimado leitor, não está nem aí para as provas, ou para a razão, pois ela não precisa de nada disso para viver. Para ela, basta a raiva. Algum email que você recebeu era raivoso?

A direita se faz de boazinha e carola, e a gente diz, óoooo, que terna! Aí vem a eleição, e a maioria do povo não se mostra simpática a ela, e ela mostra o seu real rosto, em sua sublime feiúra. Sabe criança que se faz de boazinha, aí você diz não e ela abre o berreiro? Você recebeu algum email com berreiro recentemente?

A direita sabe de ódio de classe, estimados leitores. Ela não entende, não aceita, não imagina um mundo de iguais. Ela diz que o Bolsa Família está destruindo a sociedade porque agora os mais pobres preferem não fazer nada a trabalhar nas casas deles. Você não recebeu mail sobre isso? Sobre os pobres preguiçosos que não querem mais trabalhar por migalha? Ela suportou o Lula porque não havia muita escolha e ele era espero demais para ela, mas agora quer vingança. Você recebeu emails pedindo vingança, estimado leitor?

Alguns de vocês talvez achem que o nome do sistema define se ele é esquerda ou direita. Basta o partido ter social no nome para ser de esquerda. E portanto, nenhum partido é de direita, já que nenhum se anuncia assim. Não é o nome, estimados leitor, mas a atitude. Alguém aí duvida que o tal de DEM é de direita? Mas ele não se anuncia assim, não é?

Assim, estimados leitores, e para simplificar as coisas, o Chavez é de direita, assim como o Bibi. O odioso Ahmadinejad e seus aitatolás são pra lá de Bagdá, se o assunto é direitismo. Cuba é de direita, a Rússia idem. A Europa Ocidental é toda de esquerda, em matizes que variam em torno da clássica social-democracia, o Brasil tem sido governado de um jeito de centro esquerda, a Argentina é peronista, o que quer dizer que não há como saber de que lado ela fica. Os Estados Unidos são de direita, mesmo que o Obama não seja ou goste disso, e a direita deles é ainda muito, mais muito cheia de raiva do que a nossa, até agora.

Uma colunista foi demitida de um grande jornal de São Paulo simplesmente por escrever uma coluna que discordava da linha editorial do jornal, que é de direita. A imprensa brasileira, toda ela, não se assume de direita e diz que essas coisas não existem e que a imprensa é livre.

A colunista de um grande jornal de direita acaba de ser demitida por ser livre. Quem não gosta de liberdade são eles. Quem não sabe o que fazer com ela, são eles. Quem inventou que eles eram democratas, foram eles. Não são, deixaram isso claro, e, portanto, colocaram à mostra os seus mesmos e enormes dentes.

A direita, estimados leitores, existe e ruge. O que você acha disso diz muito do que você é, do que o seu voto vai ser, e do que esse país vai se tornar.

Marcelo Carneiro da Cunha é escritor e jornalista. Escreveu o argumento do curta-metragem “O Branco”, premiado em Berlim e outros importantes festivais. Entre outros, publicou o livro de contos “Simples” e o romance “O Nosso Juiz”, pela editora Record. Acaba de escrever o romance “Depois do Sexo”, que foi publicado em junho pela Record. Dois longas-metragens estão sendo produzidos a partir de seus romances “Insônia” e “Antes que o Mundo Acabe”, publicados pela editora Projeto.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Robertina

vc está conhecendo as mulheres erradas. OU então, é um pobre de espírito. Elas têm muito senso de humor, mané. Fuck you!

María Edith

Prezado Azenha,
e como ruge.
Olhe só, esta noticia.
Cordialmente, María Edith

MPE pede multa a Paulo Henrique Amorim
Enviado por luisnassif, qui, 14/10/2010 – 12:05
Por Carlos Eduardo(kadu)
14 de outubro de 2010 – 10h09
"MPE pede multa a Paulo Henrique Amorim por propaganda irregular em favor de Dilma em seu site
O Ministério Público Eleitoral ajuizou representação com pedido de multa, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em desfavor de Paulo Henrique Amorim, da PHA Comunicação e Serviços S/C Ltda. e de Geórgia Pinheiro por suposta propaganda irregular favorável à candidata à Presidência da República Dilma Rousseff. A ação é de relatoria do ministro Henrique Neves (foto).

A propaganda irregular teria sido publicada no último dia 08, no sítio eletrônico de Paulo Henrique Amorim ,www.conversaafiada.com.br, e constatada, segundo o MPE, a partir da leitura do seguinte trecho: “tem de ser de goleada! Dilma 13 Para o Brasil Continuar Vencendo!”. Para o Ministério Público, fica “explícito pedido de votos à candidata Dilma Rousseff, configurando incontestável prática de publicidade eleitoral irregular”.
Fonte: http://www.advivo.com.br/luisnassif http://www.advivo.com.br/luisnassif

Eduardo

O inconformismo.
Escrevi isso para alguns colegas que enviaram emails como os descritos.

O que me deixa preocupado algumas vezes é quando em períodos
eleitorais descobrimos quem são ou como são as pessoas.
O inconformismo com o êxito de nosso país prococa nessas pessoas as
reações mais absurdas e que as chamo de perplexas.Parece que não
acreditam ou vivem uma outra realidade.
É isso mesmo, o nosso país retomou o crescimento e conseguiu
distribuir renda…Acho que isso deve incomodar muitas pessoas..sim
aquelas pessoas perplexas. A falta ou a incapacidade de oferecer ao
país um projeto alternativo de governo confinou essas pessoas a um
conservadorismo e uma arrogância sem limites. Desqualificar os agentes
publicos e pessoas públicas são o carro chefe dessa lacuna de projeto.
Desculpe-me mas passerei a chama-las de hipócritas. A cada dia
descubro quem são essas pessoas.

flavio marcio

Papo reto.
Já sabemos quem é o Serra, o PIG e toda a caterva da direita.
Precisamos estar nas ruas, nas comunidades, no local de trabalho, junto ao povo pra fazer da Dilma presidente.
Senão…senão é o retorno da vida de gado pra este povo, que voltará a ficar marcado e novamente (in-)feliz!

Dirce Novo

Será que alguem poderia elaborar uma lista, com todas as realizações do governo do Presidente Lula, para que pudessemos imprimir e distribuir com a seguinte pergunta:
Ei que não esixtia antes do Presidente Lula, vocês querem perder tudo isto?

El Cid

http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/bo

Acharam um troll !!

francenildo

Digo a cada um de vocês: Tirem suas bundas do sofá e saiam pedindo pelo menos um voto para Dilma ou estaremos com grande perigo de perder. Já imaginaram FHC comemorando.

a. barbosa filho

Sem dúvida, o assunto quente deste segundo turno não é mais o aborto. Passou a ser o Paulo Preto, amigo e arrecadador do caixa 2 do Serra. Este é o elemento que derrotará a direita-burra (e corrupta), já que os processos da Alstom na França não terminaram a tempo.
"O homem que nunca se envolveu em escândalos" , como diz a propaganda serrista, está em palpos de aranha.

renato

SERRA é do Bem!?!?!?!?!?!?! rsrsrsrsrsrsrwsrsrssrs
É de fato a campanha do Serra tem razão! Quando a gente conhece uma pessoa, a gente logo sabe como ela é.
Dá pra ver mesmo quem é o Serra. No Debate, negou conhecer o citado Paulo Preto, no dia seguinte, em entrevista tornou a dizer que o desconhecia. Ontem já fez uma defesa e agora fica irritado com pergunta de reporter. Ihhhhhhhhhh. Que estranho!!!!….rsrsrsrs Pelo visto o Serra não consegue distinguir assim tão facilmente uma pessoa do bem, né?
De duas uma, ou não sabe e é despreparado para o cargo que pleiteia, ou sabia exatamente quem era a pessoa do "BEM" nomeada por ele, e portanto, é conivente. Conhece tanto que o nomeou para ser o tesoureiro de sua campanha….
"Esse é o Serra do BEM…Cabeça erguida, coração leve, dinheiro no bolso e uma tremenda cara de pau"

renato

Afinal…quem é Paulo Preto?!?!?!
Pq o Serra primeiro mentiu e depois defendeu o citado senhor? SErá pq há várias imagens da dupla inaugurando o Rodoanel? Ou pelo fato do Paulo Preto ter gerido a Dersa? Seria bom dar uma olhada na reportagem da "Isto é" q tratou, superficialmente do assunto. E o Serra tão preocupado com o telhado dos outros, hein! Erenice é fichinha perto de 12 anos de Rouboanel dos Tucanos, gerenciado por Paulo Preto que chegou inclusive a subtrair dinheiro da campanha do Serra…..rsrsrsrsrs

Dartagnan Ferraz

Nada fede tanto quanto a imprensa fascista. E a carniça mais fedorenta sçao os jornalistas que agem como paus-mandados alienando seu caráter, ética e dignidade. A imprensa fascista é só excremento. E priu.

aliancaliberal

Se direita esta referendo se a politicas economicas capitalismo x coletivismo vale lembrar o que e capitalismo pra definir mos o que e direita então.

O capitalismo tem um significado muito bem definido, mas que é totalmente ignorado, contradito e categoricamente corrompido por declarações como as de cima. O capitalismo é um sistema político-econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção em que os poderes do estado são limitados à proteção dos direitos do indivíduo contra a iniciação de qualquer força física. Essa proteção deve ser utilizada sempre que houver alguma iniciação de força física da parte de outros indivíduos, de governos estrangeiros e, mais importante, de seu próprio governo. Essa última função é realizada por recursos como uma constituição escrita, um sistema de divisão de poderes com pesos e contrapesos, uma explícita declaração de direitos, e uma eterna vigilância exercida pelos cidadãos que têm o direito de ter e portar armas. Sob o capitalismo , o estado consiste apenas e essencialmente de uma força policial, tribunais de justiça, e uma força de defesa nacional, que reprime e combate aqueles que iniciarem força física. E nada mais.
….
Serra não e bem de "direita" como se vê lendo que ta escrito acima, eo que se chama intervencionista keynesiano mas a analize e longa outra hora ecrevo sobre.

Luiz Clete

Em 89, a direita provou que NUNCA esteve MORTA ou DESARTICULADA, mas mesmo com essa lição, a esquerda não prendeu e continua caindo nas mesmas armadilhas da direita. A direita parece jogador de futebol argentino e a esquerda jogado brasileiro, os brasileiros conhecem os jogadores argentinos, sabem que eles irão catimbar, mas mesmo assim os brasileiros caem na deles. Ou joga o jogo os 90 minutos, ou perde nos acrecimos.

A Dilma tem os ex-presidentes collor, que quase teve em seu governo a presença do tucanato, senão fosse o covas, o fhc era ministro do collor, o ex-presidente sarney, que foi presidente do senado e aliado do gov. fhc. O serra tem o fhc, que todos conhecem e o itamar que criticou o serra em 2002, mas tb tem o atual prefeito kassab. Quem esconde quem?

    Jussara

    É bom lembrar que quem elegeu o Collor foi a direita com o apoio da imprensa. A esquerda estava com o Lula. Se o collor escolheu a DILMA o Roriz e sua dama apoiam Serra e Serra andava abraçado ao Arruda e muitos outros fichas sujas. O DEM é o campeão das fichas sujas no TSE.

@sergiobio

Azenha. Alguém fez o favor de organizar tudo pra nós. http://ht.ly/2T4LX. Assim fica mais fácil de desmascarar a Veja.

Estou postando de novo porque a mensagem não saiu.

sadaki yama

infelizmente, para Dilma ser eleita, Lucas que fez o comentario acima esta correto. A classe media e direita mesmo. Seu umbigo e o centro do universo. O "estudo" para classe media e para mostrar que passou pela escola e por isso dizer que esta apta para trabalhar, e como os recursos humanos de empresas estao ocupados por iguais mentes,esse monstrengo toma corpo. Por isso vemos aberraçoes de produtos e serviços dele oriundos , em toda parte. Pensar para classe media e vergonhoso. O bonito e ecoar o que a Globogolpe, a Oia, a Foia, a BangBand, SeBesTa vendem empacotados. Independente de ter vivido o perido FHC de servidao do povo brasileiro ao Senhor Capital internacional, aquele periodo descrito pelo professor Delfin Neto, como perido que vendeu Estatais para pagar a divida mas conseguiu aumentar a divida, a classe media poderia pensar um pouquinho so, so um tiquinho, porque nao iria de forma alguma detonar seu cerebro, para perceber que verborragia Marinada nao e programa de governo, que a elite usa as funçoes e a força do Estado para enrriquecimento proprio, e que a classe media para eles e apenas corte que vive em seu entorno dizendo amem em troca de pagamento. Lucas esta correto.

El Cid

… este post do Miguel do Rosário merece considerações para coordenação de campanha do PT: http://oleododiabo.blogspot.com/2010/10/mergulhan

… Deixo aqui algumas observações pertinentes. São coisas meio óbvias, mas enfim… às vezes mesmo o óbvio deve ser falado:

1. Tem muita gente insistindo na necessidade da campanha ir pra rua. Concordo, mas lembrem-se que a internet é um campo vital neste segundo turno, onde está em jogo principalmente a classe média urbana. As pessoas que são feras em internet devem agir na internet. Não adianta botar um "geek" (espécie de nerd astuto) para liderar passeatas na periferia. O que deveria ser corrigido, a meu ver, é a circularidade fechada, o falar somente para os seus. A guerra agora é aberta e devemos invadir, literalmente, os espaços neutros ou mesmo adversários e procurar, se não convencer, ao menos criar um debate, sem medo de trolls ou hackers. Aliás, é hora de perder o medo. Faça um backup de seu computador. Faça um backup de seu blog e vamos à luta. Se quiser, fique anônimo, mas de preferência, sem excessos de logos de Dilma. A luta é para conquistar o coração e a mente do eleitor de Marina Silva, o qual deve ter alguma implicância tola com Dilma. É preciso mostrar que ele deve escolher o melhor projeto político e não o rostinho que mais lhe agrada ou desagrada menos.
2. A eleição de José Serra levará ao poder, montados em sua garupa, todos os grupos de extrema-direita, incluindo os mais execráveis, como TFP, neonazistas, Opus Dei, fanáticos religiosos. Mas depois falamos disso.
3. Volto a me dirigir agora aos coordenadores da campanha de Dilma Rousseff: onde estão os projetos para a banda larga no Brasil? Como vocês pensam em conquistar o voto do jovem que votou em Marina sem que um dos temas mais importantes de sua vida seja discutido? A internet é absurdamente cara no Brasil e quem mais sofre com isso, naturalmente, é o jovem, que hoje precisa da internet para sobreviver. O jovem de hoje não consegue bolsas de estudo, emprego, namorada, não consegue se informar ou estudar, sem uma boa internet banda larga, e esta é cara e ruim. Por que a campanha de Dilma não aborda este tema e não diz, objetivamente, concretamente, sem usar a expressão "no que se refere", o que fará para melhorar o acesso da internet ao jovem? Por que não incorpora, ousadamente, a chamada PEC da banda larga, pela qual a internet será encarada com questão de Estado e distribuída gratuitamente para todo o povo brasileiro? O sinal de TV não é público e gratuito? O sinal de rádio não é público e gratuito. Por que a internet, que é muito mais importante que a TV, não pode ter um sinal público e gratuito? As pessoas poderão estudar à distância pela internet. O problema de formação de mão-obra poderá ser resolvido com cursos de longa distância via internet. Alguns casos médicos poderão ser tratados sem a presença física do paciente, apenas pela rede, sobretudo aqueles que implicam apenas em troca de informações sobre sintomas, etc. A banda larga gratuita para todos os brasileiros seria o golpe de misericórdia em Serra e nos jornais que o apóiam. O custo disso não é tão elevado, considerando os enormes benefícios que adviriam, a começar pelo espetacular aumento da produtividade em todo país…

El Cid

Atenção! Contrária ao apoio a Serra, Marina negocia, hoje, com Gabeira, os termos de sua saída do Partido Verde !
No blog: http://bit.ly/93IhHe

Notícia ruim para Serra: Marina não o apóia
e o PV, dividido, vai lavar roupa suja na rua

Marina Silva estará reunida, hoje (13), com a direção nacional do PV (leia-se Fernando Gabeira e Alfredo Sirkis) para tentar evitar um confronto na Convenção do partido, domingo (17). Não estará sendo negociada uma mudança de posição. Ou seja: Marina continuará defendendo uma posição neutra no segundo turno e Gabeira insitirá no apoio a Serra, até porque ele já recebeu o dinheiro e agora precisa entegrar a mercadoria.

Então, o que se negocia é o tom das declarações públicas durante a Convenção, para evitar o escândalo e o desgaste de ambos os lados. Sobretudo, discute-se o tom do pronunciamento que Marina fará e que já deve estar sendo redigido.

Membros da equipe de Marina garantem que se o partido apoiar Serra, ela abandonará a sigla e partirá para a aventura de construir um novo novo partido até 2014, quando pretende disputar novamente a presidência. O que Gabeira e Sirkis querem evitar é que ela anuncie sua sua saída antes das eleições, o que seria um temendo torpedo bem no meio do casco da candidatura de José Serra.

O texto abaixo já estava postado desde o dia 11.

A indignação de Marina Silva com relação à cúpula dirigente do Partido Verde (Fernando Gabeira e Alfredo Sirkis) é tão grande que não afasta a hipótese de desligar-se da agremiação. Ela deverá ser acompanhada pelo presidente da Natura, Guilherme Leal (que foi seu vice na campanha presidencial) e pelos elementos de sua confiança, ou que ela trouxe para o partido e agora a acompanham na saída, entre eles, João Paulo Capobianco , o gerente de fato de sua campanha.

Marina está convencida de que é preferível enfrentar a difícil tarefa de organizar um novo partido, nos próximos quatro anos, com vistas à sua candidatura à presidência em 2014, do que permanecer em uma sigla que negocia ministérios e outros cargos públicos à luz do dia. Já está claro que está cúpula forçará uma solução de apoio a Serra na convenção marcada para o dia 17.

A situação está tão feia que Alfredo Sirkis, o mais exaltado e mais comprometido com Serra, ameaçou numa reunião fechada, este fim de semana, anunciar o apoio ao tucano, antes mesmo da convenção, dentro de seis dias.

Resumo da ópera: Serra provavelmente terá o apoio oficial do PV ao qual forneceu uma grana alta durante a campanha do primeiro turno. Mas isto pode ser até prejudicial, porque é a adesão de uma agremiação em frangalhos e totalmente desmoralizada. Além disso, em pelo 10 estados, o líderes verdes locais já anunciaram seu apoio a Dilma.

Marco

A direita existe e nunca deixou de existir. Isso é verdade. Agora, considerar a direita é burra é a causa do fracasso da esquerda, mesmo representada por um homem com 80% de aprovação. A direita nunca foi burra. Ao contrário, está aí unida e ameaçando uma vitória que parecia certa enquanto nós estamos aí com a Marina, o Plínio e outros menos cotados, cada uma puxando a corda para um lado. Não vi o Plínio apoiando a Dilma. Não vi a Marina apoiando a Dilma e acho que permanecerá "neutra", o que vem a ser o mesmo que apoio ao Serra e sua turma. Eu já passei dos sessenta e já ouvi essa babaquice inúmeras vezes e em todas sempre a direita saiu por cima. Caros leitores, não devemos nunca menosprezar um adversário, muito menos um adversário tão poderoso. A vitória do Lula foi um interregno que, se pensarmos dessa maneira, terminará em breve.

El Cid

Um desafio à Folha – http://www2.tijolaco.com/28671 – do "Tijolaço"

A Folha de S. Paulo está conduzindo, como todos sabem, uma intensa ação judicial para obter acsso à íntegra do processo de Dilma Roussef movido pela ditadura, com material obtido sob tortura e num regime de exceção.

A Folha defendeu, em editorial, o seu interesse com estas palavras:

“É da essência republicana que a biografia de um candidato se exponha ao exame até mesmo impiedoso da opinião pública. Trata-se, afinal, de alguém que pretende assumir o comando do país.”

Seguindo o mesmo raciocínio, a sociedade tem, então, o direito de exigir que a Folha procure e exponha, para “o exame impiedoso da opinião pública” os autos do processo movido na Justiça Eleitoral de São Paulo, em 1988, onde o candidato José Serra, – “alguém que pretende assumir o comando do país” – busca reparação ao fato de ter sido acusado pelo seu então colega de partido, Flávio Bierrenbach de ter entrado pobre e saído rico do governo Montoro, onde foi secretário de Estado.

A acusação foi feita na televisão e Serra iniciou um processo por calúnia, injúria e difamação contra Bierrenbach. Este, então, solicitou ao juiz da 2a Zona Eleitoral, então o Dr.Wálter Maierovitch, o que se chama exceção da verdade, ou seja, o direito de provar que não é calunioso ou difamante o que havia sido afirmado. O juiz atendeu e, então, Serra tentou reduzir o processo ao de injúria, que juridicamente não comporta a comprovação de ser verdadeiro o que se afirmou.

O processo passou a arrastar-se e, finalmente, prescreveu. Mas está lá, no TRE de São Paulo, com a prova que se exige em processos relativos ao horário eleitoral, que é a fita do que foi veiculado.

A matéria, da revista Carta Capital, em 2002, está reproduzida em diversos blogs e pode ser lida aqui (é a segunda matéria da página).

Flávio Bierrenbach não é um “consultor” condenado por estelionato. É ministro aposentado do Superior tribunal Militar, o mesmo ao qual a Folha exige os dados de Dilma Rousseff. E não chegou lá nomeado por Lula, mas por Fernando Henrique Cardoso, em 1999. É alguém, portanto, digno da credibilidade e de isenção política em relação ao atual Governo.

Aliás, a Folha tem pleno conhecimento do processo e das acusações de Bierrenbach.

Publicou, em 2002, uma matéria onde dizia que o depoimento de Bierrenbach ia ser levado ao ar pela campanha de Ciro Gomes e até transcreveu parte do que ele dizia:

“Com esse objetivo, deve ir ao ar ainda hoje no horário eleitoral gratuito um depoimento em que o ex-deputado Flávio Bierrenbach acusa o tucano. “Entrou pobre na Secretaria de Planejamento do governo Montoro. Saiu rico”, diz ele.”

Portanto, a Folha de S. Paulo, se não quiser que seu editorial defendendo que a “essência republicana” seja ter conhecimento de tudo o que se disse – até pelos torturadores e receptadores, como foi o caso do sr. Rubnei Quicoli – sobre “ alguém que pretende assumir o comando do país.” está na obrigação de publicar o que o Ministro Bierrenbach disse sobre José Serra. Até porque foi dito num processo judicial em pleno regime de liberdades, e não papéis manchados de sangue do período da tortura e da bestialidade.

Ou, então, deve confessar a seus leitores que pratica o padrão Rubens Ricúpero de jornalismo: o que é bom (para Serra) a gente mostra; o que é ruim a gente esconde.

@sergiobio

Azenha. Alguém fez o favor de organizar tudo pra nós. http://ht.ly/2T4LX

É uma coletânea com todas as denúncias da Veja contra o governo Lula. Agora fica mais fácil desmascarar a postura da revista.

El Cid

Na visão da imprensa vassala do Brasil, se fosse uma tentativa de tirar a direita do poder, se justificaria inclusive, o paredão aos golpistas. Com fuzilamento, naturalmente.

Nada além disso, importa.

Essa é a democracia brasileira, preconizada por nossas pseudo elites.

Vergonhosa.

Bonifa

O que há de mais retrógrado (vide TFP), o que há de mais escabroso (vide FHC) e o que há de mais criminoso (vide Daniel Dantas e Paulo Preto) está com Serra.

Marco Moniz

Estamos diante de uma das mais sérias ameaças que nosso país já viveu: ou desmascaramos esta pessoa, ou nossas crenças, tradições e costumes correm o risco de serem aniquilados. Será uma catástrofe para nossas instituições e péssimo para nossa fé: a estrutura religiosa que por ora temos estará com seus alicerces seriamente comprometidos.

Tomemos, pois uma atitude corajosa. Como líderes espirituais temos o dever de denunciar tanto às autoridades do estado quanto ao povo o plano diabólico que esta pessoa e seus aliados possuem.

Dissimulada, esta pessoa diz que prega o amor e a tolerância, mas na verdade quer o fim de nossa religião. Fala em derrubar nosso templo sagrado dando a entender que não possui utilidade alguma.

Alguns de nossos aliados presenciaram uma cena chocante: em um arroubo de ódio e histeria esta pessoa atacou nossos colaboradores em plena luz do dia. Que qualidades pode ter um indivíduo que promove baderna em local dedicado a Deus, amedrontando empreendedores, religiosos e visitantes?

Entre seus apoiadores,encontram-se prostitutas e corruptos. Cooptou os pobres oferecendo saúde e alimento de graça. Provavelmente as ações que pratica são feitas em nome de demônios.

O pior de tudo é sua presunção: destituído de qualquer autoridade atribuída pelo estado ou pela religião, digna a si mesmo o papel de grande líder nacional.

Unamos nossas forças, ainda que tenhamos que esquecer nossas diferenças por hora, para que, de forma definitiva, possamos extirpar a iniquidade de nosso meio.

Nelson Menezes

A U.N.E ea U.B.S confirmaram apoio a candidata Dilma, vamos marcar uma passiata monstro na capital, marcar hora e dia e deixa que nós internaltas faremos as convocações vamos para as Ruas!

El Cid

… uma vez um político europeu sério, nos anos 80 disse o seguinte: "Quer saber a verdade? Desligue a televisão".

joni

Para os queque lutam para um país mais justo: (1Pedro5:8) Sede sóbrios e vigilantes. O diabo vosso vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém. Para os caluniadores: (João 8:44) Jesus disse: Ele(…) jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.

flávio

Tirado do site da Folha, trecho de um livro:

"Lula consegue amenizar as tensões sociais, mas ninguém o aplaude por isso

Para mim, o principal mérito de Lula é a ampliação da igualdade social no Brasil. Mas não entendo por que esse feito é ignorado justamente pelas classes mais altas. Lula não aboliu nenhum de seus privilégios. Nos anos do boom econômico, ela não reduziu os lucros recordes dos bancos, da iniciativa privada, da agroindústria e dos produtores de matérias-primas – como aconteceu nos países vizinhos. Pelo contrário, nos dois mandatos de Lula, todas as camadas da sociedade tiveram elevação de renda notável.

Garantindo a sobrevivência dos mais pobres, Lula desarmou a "bomba-relógio" dos conflitos sociais no Brasil. Não é pouca coisa. Muitas gerações de políticos não fizeram isso antes dele. Trata-se de um fator decisivo da atual estabilidade política. Aliás, ninguém garante que essa estabilidade dure para sempre, pois as diferenças de renda, o baixo nível educacional da maioria e a pobreza ainda arraigada tornam o Brasil um alvo fácil de políticos demagogos.

*

"Brasil, País do Presente"
Autor: Alexander Busch
Editora: Cultrix"

Adilson

Certíssimo, Marcelo,

como dizia Raul Seixas: " O monstro existe, é arretado e tá doido pra (es)trepar contigo.."

flávio

Fecho com o Lucas.

A parcela jovem do eleitorado nem sabe o que foi o período FHC, e quer mesmo é que lhe apresentem o sonho de um futuro em que ela tenha vez.

Jair de Souza

É verdade, não existe mais direita em nosso país. O que existe pode ser classificado como "esquerda moderna", "centro esquerda", ou, na pior das hipóteses, como "centro". O verme Bob Freire, por exemplo, é o protótipo da "esquerda moderna". Ou seja, é a esquerda que descobriu que a vanguarda revolucionária de uma sociedade moderna é a grande burguesia oligopólica, e não a classe operária e os trabalhadores em conjunto. Aliás, para o verme Bob Freire e similares, na sociedade moderna os assalariados são os representantes da contrarrevolução direitista, os quais devem ser fortemente combatidos pelos setores "de esquerda progressista". Na visão vermebobfreiriana, os trabalhadores se identificam com regimes antidemocráticos, ou seja, de direita. Há outros ilustres representantes desta nova "esquerda": Gabeira é um bom exemplar. Esta "esquerda modernista" trabalha em consonância com uma mídia do mesmo quilate "esquerdista moderno". Nesta relação podemos incluir a FSP, a Rede Globo e até mesma a Veja. Será que ficou claro?

Elias São Paulo SP

O que sempre me deixa frustrado é a facilidade com que a direita seduz os ingênuos. A direita difundi o medo, o misticismo, a direita faz do inocente um bruto ou um desprotegido. O bruto vem pra cima com raiva e às vezes violência, o desprotegido se mostra tímido e até esconde sua decisão. Por isso me contenho quando deparo com gente simples no falar e no vestir que se empolga com os candidatos que a direita apresenta. O atraso e o avanço parecem simples de se distinguir. Mas ao longo dos anos que tenho vivido noto que não é assim. Lembro de um servente da Secretaria da Fazenda, com seu uniforme de servente, que me disse em 1989: "Voto Lula não! É Cóllo! Meu chapa!" Depois que Collor fez o que fez, ele me disse: "Tu tinha razão." Nunca mais vi esse cidadão. Faz tanto tempo. E hoje me pergunto: Em quem esse sr. votará no dia 31 de outubro? Dúvida cruel (!?).

ValmontRS

Um impressionante documentário da BBC de Londres desnuda a história do racismo, mostrando as raízes da ideologia que leva a nossa direita (e com ela, toda a sociedade brasileira) a encarar com "naturalidade" o extermínio de milhões de pessoas pela fome e miséria extremas.
http://www.youtube.com/watch?v=B7CGxlnDsTI

José Maia

Azenha, o vaticano, nesta campanha, está sendo sendo o instrumento através do qual os interesses internacionais no prá-sal tentam derrotar Dilma. Eles querem tomar conta.

everaldo

Realmente quem falava que não existia mais direita nem esquerda é quem foi pro colinho da direita como o Roberto Freire e sua turma.

Lucas

Alguém repasse isto à equipe de marketing da campanha da Dilma

Aqui vai uma opinião que não é pessimista, mas é crítica em relação à propaganda de tv da Dilma. É a modesta visão de alguém que conversou com várias pessoas que votaram em Marina e chegou às seguintes conclusões:

Não há nada na propaganda da Dilma destinado à classe média urbana.

O PAC (e seus empregos), Minha Casa Minha Vida, Bolsa-Família, tudo isso afeta os mais pobres. Só que o Brasil já é um país de classe média. É preciso falar para estas pessoas também.

A (antiga) propaganda do PT que fala sobre "o Brasil dos pobres e o Brasil dos ricos" não deveria mais estar sendo veiculada. Além de desagradar os ricos, essa propaganda não atinge ninguém, pois a pessoa que ascendeu socialmente e tornou-se classe média não quer se identificar com os “pobres”.

Para piorar tem aquele lance quase messiânico do "deixo em tuas mãos o meu povo". Po, hoje um amigo meu que votou na Marina me mandou uma charge tirando sarro do programa da Dilma.

Na charge aparecia uma TV exclamando "amém! aleluia! oh pai". Aí o cara perguntava: "Que é isso? Um programa da Universal?". Aí alguém dizia: "Não. É a propaganda da Dilma".

Classe média não quer "pai", nem messias. Essa turma gosta do Lula, mas querer plantar a imagem de “pai dos pobres” é forçar a barra.

Além disso, não basta apenas fazer o “8 contra 8”. Boa parte dessa classe média urbana mais jovem nem se lembra do que foi o governo FHC.

Sob essa ótica – a da falta de propostas para a classe média – você entende boa parte dos votos em Marina: é (também) aquela galera urbana que pensou: "Êpa, a eleição vai acabar em primeiro turno? Mas eu não vi nenhuma proposta para minha vida ainda".

A propaganda da Dilma, como ressalta muito o presente (versus o passado do Serra), não dá conta do futuro. Ela pode criar o sonho nos mais pobres, que sentiram o Estado mudar sua vida. Mas a classe média, além de não ter sentido nenhuma melhora abrupta nesses anos, não quer sonhar com Bolsa Família ou Minha Casa Minha Vida. Isso é propaganda para os mais pobres.

Outra coisa: cadê um site de propostas da Dilma? Não tem. O "dilma13", me desculpem. Não dá nem pra twitar aquilo. A Central Anti-Boato já foi providenciada. Falta agora uma Central de Propostas – para que nós militantes possamos ter “bala na agulha” contra a boataria que levantam contra a Dilma no twitter, por exemplo.

Sobre a propaganda na tv, deveriam mostrar a Dilma falando do Plano Nacional de Banda Larga. Por que não mostram imagens do plano australiano de banda larga (semelhante ao brasileiro)? Coloquem um computador, fazendo um download rapidíssimo. E mostrem que esse é o futuro do Brasil.

Até a classe média tucana sabe que nossa internet é um lixo. Aí, mostrando a internet do futuro, você conquista-os pelo egoísmo. Até porque muitos não estão nem aí com a redução das desigualdades, por exemplo.

É preciso criar o sonho.

O Serra é passado. A Dilma é presente (continuação). Mas cadê o sonho? o futuro? Cadê a Dilma falando de trem-bala, metrô, ciclovias arborizadas?

Por isso que Marina teve tantos votos. Tá faltando sonho na campanha da Dilma. Sonho de um país moderno, “high-tech”. Sonhar com o presente, concordemos, é complicado.

Por que a campanha da Dilma não “pega” a Noruega como exemplo? Ao mesmo tempo que se cria o sonho (mostrando o padrão de qualidade das escolas, da saúde, de desenvolvimento tecnológico), se pode ressaltar a importância do Pré-Sal para o Brasil, já que o Bem-estar norueguês é mantido com base no petróleo.

Enfim, acredito que nós estejamos com a faca e o queijo nas mãos para vencer estas eleições. Dilma está se saindo bem nos debates e a militância está animada. Só falta este elemento para que Serra tome outra surra: propostas para a classe média urbana, gente que deseja um país moderno, do futuro. Gente que se liga em tecnologia e que enfrenta a poluição diária e a falta de “verde” dos grandes centros.

    PauloBR

    Acompanho e endosso.

    @sergiobio

    Acompanho. Isso tem que ser lido com atenção!

Antonio Silva

Se eu fosse você Azenha, me associava ao PHA, ao Nassif e ao Mino, e com a ajuda do cineasta Jorge Furtado, faria um filme relatando este degenerado processo eleitoral brasileiro .
O título poderia ser Escárnio I, e Escárnio II, onde vocês relatariam todo o conluio de um grupelho de barões da mídia , com banqueiros bandidos, industriais sonegadores e latifundiários escravocratas, impuseram ao povo brasileiro através de manipulações midiáticas, um desqualificado como Presidente da República da 7ª economia mundial .
Este filme poderia ser lançado lá na Europa para evitar qualquer entrave jurídico com os capos tucanos que estão encrustados na justiça brasileira .
O prefácio poderia ter o relato de Lula, Brizola Neto e outras vítimas da bandidagem .

O_Brasileiro

Por mais irônico que seja, a direita se alimenta do trabalho da esquerda, ou do centro, ou da "menos" direita, como nos EUA!
Isso porque toda vez que há melhoria no poder aquisitivo da população, associado a segurança econômica, aumenta a classe média! E toda vez que o povo não precisa se preocupar com a sobrevivência, se volta para a estética, primeiro, e para os "valores", em segundo plano!
E é essa mudança de "valores" que alimenta a direita, sempre ligada aos interesses das classes A e B, como se fossem oligarquias que querem se manter como dinastias no poder!
Ao povo, só resta a união e a solidariedade para manter as conquistas sociais que tem!

guilherme

jairo, que pena, vc é mais um da direita que não entende nada…

joni

Não podemos deixar que o aborto ganhe a eleição.

Claudio A

Sera que é jogada da Folha? Agora no portal desse jornal (13.10.2010 as 13.42hs) têm quatro noticias contra o PSDB:" 1 – Serra defensor de privatização da Vale, diz FHC em video. 2 – Eleitor não aceitou Serra não ter defendido mulher, diz pesquisa. 3 – Tucanos derrotados devem inflar secretarias de Alckimin. 4 – Goldman alertou Serra sobre vaidade de Paulo Preto". Será que a casa ta caindo????? Pelo que vejo grande parte dos comentarios de leitores feitos no jornal, fazem critica ao posicionamento desse veiculo de comunicação

    Luiz Carlos Azenha

    Ganhando fôlego para a reta final!

    PauloBR

    De tempos em tempos, um fino verniz de credibilidade. Não mais que isso.

Rodrigo Carvalho

E esses do PT, Palocci e Cardozo entregaram o ouro mesmo!!!!

Jairo_Beraldo

E esta direita, vai voltar ao poder, por ter deixado a ultra direita petista ter comandado a campanha de Dilma…Cardozo e Palocci. Cardozo, o que disse ter se desiludido com a politica. Palocci que se sujou com sua própria estatura…tostões para beneficiar uns caminhões de lixo.

    Elias Avelar

    Bate na madeira 3x cara!!!

    Jairo_Beraldo

    Bato até mais, o dia inteiro se for preciso….mas tirem estes dois da campanha!

    O_Brasileiro

    Nós, o povo, ainda não entregamos os pontos!
    Ainda estamos lutando, unidos, das classes C, D e E, e os das A e B do bem!
    Porque se Serra fosse "do bem", teria melhorado as condições de trabalho e os salários dos professores e policiais!
    Como Serra não é "do bem", ele não dimininuiu nenhum pedágio em SP, e ainda fez dezenas deles!
    Serra assinou a normatização do aborto e quer usar o aborto em sua campanha! E se assinou sem ler, foi irresponsável!
    Como Serra é do mal, terceiriza a saúde de SP, sem se preocupar com os direitos trabalhistas daqueles que cuidam da saúde do povo de SP!

    Jairo_Beraldo

    Se fosse só isso que coloca o Serra como algoz do povão, estaria de bom tamanho. Isso é só um arranhãozinho em sua biografia canalha.

    Jair de Souza

    Parece que você anda torcendo para que isto realmente aconteça. No entanto, milhões de outras pessoas (incluindo a mim) vamos nos esforçar para que o povo não seja derrotado e não tenha de voltar a sofrer tanto como antes. Mas sempre há aqueles que buscam espalhar o pessimismo e levar-nos à derrota para depois, com ares de doutor, dizer: "eu não falei".

    Jairo_Beraldo

    Não,moço. Só um alerta. Alerta!

Deixe seu comentário

Leia também