Para onde vão os votos do Ciro Gomes?

Tempo de leitura: 3 min

30 de Abril de 2010 – 20h46

Votos de Ciro Gomes tendem a favorecer Dilma, diz especialista

A retirada da pré-candidatura do Deputado Ciro Gomes à Presidência da República consolida uma pergunta que já rondava o debate sobre a sucessão presidencial: para onde escoarão os votos do eleitor de Ciro? Para Serra ou para Dilma?

do Maurício Dias, na CartaCapital, via Vermelho

Na terça-feira 27, o PSB defenestrou Ciro Gomes. A Executiva do partido decidiu, por 11 votos contra 2, que os socialistas não teriam candidatura própria à Presidência da República. Mas, além desse fator, sem a presença de Ciro Gomes na competição, cresce a possibilidade de a eleição de outubro ser definida no primeiro turno. Um resultado possível em eleição polarizada, entre petistas e tucanos, e ainda com forte viés plebiscitário como será a de outubro.

Nesse ambiente inteiramente polarizado,a oposição e a imprensa que a vocaliza reagiram à decisão do PSB de retirar o nome de Ciro do páreo e, principalmente, contra a decisão de consolidar o apoio à candidata governista.

O que será dos votos de Ciro? O cientista político Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus, responde à pergunta assim: “os votos de Ciro Gomes vão mais para Dilma Rousseff do que para José Serra. Em dados gerais, pelos nossos cruzamentos, 50% vão para a candidata do PT e 30% para o candidato do PSDB.”

Para ele, os 20% restantes seriam redistribuídos igualmente entre Marina Silva, do PV, e os indecisos.

“Se considerarmos as proporções para Dilma e para Serra, temos 65% dos votos indo para ela e 35% para ele”, diz Guedes.

A lógica do raciocínio de Ricardo Guedes baseia-se no princípio do que ele considera “pacto do tipo social-democrata europeu”, que teria se formado no Brasil. Ou seja, “a esquerda passa a ser institucionalizada, e a direita cede para programas sociais”.

Os votos de Ciro Gomes favoreceriam, assim, Dilma Rousseff por estar na posição de centro-esquerda do especto político.

Guedes lembra que o eleitor de Marina Silva, o terceiro nome da disputa com potencial de voto pequeno, mas possivelmente decisivo, pode vir a fazer voto útil em Dilma, na reta final das eleições. Isso ocorreu com a ex-senadora Heloísa Helena, do PSOL, nas eleições presidenciais de 2006. Ela chegou a ter 15% das intenções de voto (um número muito próximo ao porcentual máximo atingido por Ciro nas pesquisas de 2009) e terminou com 5%.

Guedes afirma que o voto dela “fluiu para Lula”.

O nome de Plínio de Arruda Sampaio, recentemente definido como pré-candidato do PSOL, ainda não foi incluído nas pesquisas.

Ricardo Guedes engrossa o coro daqueles que acham possível (como já falou João Francisco Meira, do Vox Populi), a eleição ser decidida pela via rápida, em apenas um turno. A favor da candidata do PT.

As condições econômicas e sociais favorecem a candidatura de Dilma Rousseff, que expressa o voto na continuidade, estando a oposição com dificuldades de formular um projeto alternativo para o País. Com a tendência de maior conhecimento de Dilma, as intenções de voto permanecerão equilibradas até o início do período eleitoral, com os programas eleitorais nos meios de comunicação e os debates”.

Ao contrário do que se esperava, a questão ambiental não tomou conta dos debates. Isso projeta dificuldades para Marina manter um porcentual de votos acima de um dígito. A pesquisa Ibope, mais recente, indicou que 10% dos eleitores votariam nela se a eleição fosse hoje.

Os debates, segundo Guedes, serão fundamentais para a alteração, ou não, dessas tendências. Ele acredita que, como ocorreu com a candidatura de Heloísa Helena nas eleições passadas, parte do eleitorado de Marina Silva pode vir a fazer o voto útil. Enviado pelo amigo Amorim de São Paulo.

Fonte: Carta Capital / Coluna Rosa dos Ventos – Maurício Dias


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Alexandre

Só falta o serra ser apanhado comendo as melecas que ele adora tirar no nariz.

Ubaldo

Interessante que o Sensus, qual esse senhor é diretor, informou que Serra e Dilma estavam praticamente empatados, mas no cenário em que Ciro não participava Serra teria uma vantagem maior. Ou seja, ele informa que a pesquisa dele estava equivocada, pois agora diz que a maioria dos votos do Ciro vão para a Dilma.
Será que essa informação desse senhor não é uma torcida?

Marcelo de Matos

Oxente! E para onde irão os votos de Marina no segundo turno? Dizem que Serra ainda não tem um vice, mas, já tem o perfil do vice: será do DEM e capaz de conquistar a simpatia de Marina no segundo turno, para arrebanhar seus votos. Quem seria esse personagem? Alguém arrisca um palpite? Se for a Katia Abreu, eu direi que o pendor de Marina pela preservação ambiental evoluiu muito. Tornou-se ecologia de vanguarda.

    José Silva

    Segundo turno!? Depois da campanha na tv, segundo turno só pra governador porque pra presidente esquece!!!

Arnold Bezerra

Eu, sinceramente não creio que os eleitores do Ciro sejam burros ao ponto de votarem no Serra. Do jeito que o Ciro desceu a lenha ai no Zé Penacova! Eles tem mais é que descarregar a sua furia contra o Serra votando na Dilma!

francisco.latorre

desapaixonado?..

tá mais pra estéril.

..

Tweets that mention Para onde vão os votos do Ciro Gomes? | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Thiago Nezzi, Murilo Bansi Machado, Pablo Robles, Paulo Ávila, Ari Silveira Hexa! and others. Ari Silveira Hexa! said: Para onde vão os votos do Ciro Gomes? – http://tinyurl.com/3y9kzlo (via @viomundo) […]

Glecio_Tavares

Se voce fosse inteligente teria percebido que escreveu depois de mim.
Eu sou apaixonado pelo Brasil, não tem como falar de politica e não usar o coração.
os eleitores do Alagão usam o bolso. São todos bocós que pensam que o FHC que fez o que Lula esta fazendo.

Glecio_Tavares

Voce é leitor da folha? ta explicado.

Glecio_Tavares

Os trolls do tijolaço que diziam que iam votar no Ciro e eram contra a Dilma, agora dizem votar na marina. Porem todos sabemos que desde o inicio eles eram votos das trevas.

    Paulo

    Eu pedi análises desapaixonadas (eufemismo para inteligentes)!

    francisco.latorre

    inteligentíssimo.

    um jênio.

    ..

Apolo

O Presidente Lula chegou assim e falou:

Companheira Dilma, vc é o meu braço direito e parte fundamental do sucesso do meu governo, por isso, companheira Dilma, eu te peço, continue o meu trabalho.

E ela respondeu:

Presidente Lula, pode contar comigo, estarei aqui para defender as suas idéias, políticas e programas, defenderei os trabalhadores, os jovens as mulheres e as crianças, os aposentados, o funcionalismo público, as empresas estatais, os nossos empresários, os nossos empreendedores, comerciantes e industriais, defenderei todas as regiões brasileiras sem discriminação com nenhuma, por fim presidente, defenderei o Brasil.

Dilma Roussef, futura presidenta do Brasil.

Marat

Os biscates da impren$$$a vão fazer de tudo para induzir os eleitores do Ciro a votar em seu (o da impren$$$a) candidato oficial!

Marat

Para onde vão os votos do Ciro? Vocês querem uma resposta com base na realidade, ou com base em nossos meios de "comunicação"?????? – rsrsrsrsrs

Marcus Vinicius

com essa, o pseudo-germânico sossega…

mila

Dr. Dragão, lá, nós não tem vez, não.
É a tatica da direita, se aproveitar da índole boazinha e democratica de blogueiros, tipo azenha, PHA, nassif, Brizolinha para perturbar seus Blogs e dizer MENTIRAS, difundindo-as em mais um canal na net. Enquanto não permitem que a esquerda sequer se manifeste respeitosamante nos BLOGS e sitios da direita: Ig, Terra, UOL, GLOBO, Blog do esgoto reinaldo, Blog do josias vangabas e vadias etc. Os demo-tucanos querem plantar MENTIRAS na internet. Se o blogueiro permitir em nome da democracia melhor ainda. Ma não permitem a que VERDADE FACTUAL seja dita e publicada nos portais, sitios e blogs alinhadas ao PiG.

Milton Hayek

Que sujeira!!!O Professor HAriovaldo acaba de desmascarar mais um plano dos comunistas para prejudicar o afável Serra:

Jogo sujo: PT contrata sósia de Serra para denegrí-lo com fotos ridículas
http://hariprado.wordpress.com/2010/04/30/jogo-su

Milton Hayek

Por que o Serra gosta tanto de tirar meleca do nariz,hein!!!!!!!!!!!!!!?????????????????????Flagraram o cabra de novo:
http://3.bp.blogspot.com/_yVno-tUW75Q/S9xND7Mly_I

Zeno José Otto

Veja dezenas e dezenas de fotos com o Serra enviando o dedo no nariz. Acho que não é só falta de educação, talvez haja algum coisa na ponta dos dedos. Tenho um amigo de Minas que disse que isso é normal em certas elites. Algo há! Como dizia o velho Brizola. Que é estranho, é.

Exilado

Sra. ou Srta. Dirce, tem um misoginia rondando por ai, e do jeito que a carroça estava andando, o seu Ciro, realmente um grande político, parece que se traiu. Portanto, hoje, gostaria que ele fosse para Harvard para fazer mais algum mestrado ou qualquer coisa que o mantenha lá.

Geraldo Mendes

O PSDB vai entrar com uma queixa-crime contra o diretor do Sensus por emitir opoinião desfavorável ao seu candidato, insinuando que a saída de Ciro beneficia Dilma na proporção de 2 para 1. Para o partido tucano isso é inadmissível, pois o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro já disse no ano passado que Serra vai ganhar, que Dilma não passa dos 15% de votos. Assim sendo, a opinião de Ricardo Guedes é criminosa, e a de Carlos Augusto Montenegro é uma revelação divina.

    Maralina Matoso

    E também vão entrar com uma queixa-crime porque estão falando por aí que ele (o Serra) tira meleca do nariz.

Milton Hayek

Agora que eu reparei!!!Vejam a cara de nojo e espanto do gordinho de camisa branca em segundo plano!!!ECA!!!!!!!!!!!

josé gilvar gonzaga

Ola LUÍS a Datafolha também não me entrevistou, sou mineiro e voto na mineira Dilma. Mas para a Datafolha a maioria dos mineiros votam no demotucano Serra-alagão. O pior cego é aquele que não quer ver. O povo jamais será iludido por essas METIRAS.

mila

Ciro morreu pela boca. Ao abri-la mostrou todo o seu despreparo para o cargo. Tambem pensei em votar nele, achei que ele seria uma grande aliado nos embates eleitoraisl, mas ele não demonstrou a necessária serenidade para isso, ao reagir de uma forma descontrolada quando contrariado. Um homem com a experiencia dele não poderia gir como agiu. Agora voto em DILMAIS.

mila

Quero Dilma eleit sem susto no primeiro turno.

josé carlos ferreira

Azenha,
continuo achando que a unica forma da Dilma perder esta eleição, está em o PT não fazer besteira, tipo a da ultima eleição do LULA. vc mesmo sabe que todas as condições são favoraveis a Dilma e ao LULA.
Deus queira que o PT não entre na mesma baixaria do PSDB, se entrar, a midia podre recebe um prato pronto, combina com a GLOBO e aí já era DILMA.pq digo isso, pq sei que tem gente no PT igual ao pessoal do PSDB.

forte abraço

    Carlos

    Será o momento de as lideranças autênticas orientarem as bases partidárias e aliadas, não permitirem que entrem no jogo sujo, na baixaria.
    Os ataques raivosos à Dilma de parte dos apoiadores do Serra, evidenciam a falta de orientação política e de propostas que possam ser defendidas perante a população. Sem isso, resta a eles latir, caluniar, injuriar, latir, caluniar, injuriar,..

Marcos de Almeida

klaus, vc está com PIG? Vai com eles que a casa vai cair.

Luís C. P. Prudente

O DataFalha ainda não me entrevistou, mas com certeza não mudaria nada se me entrevistasse, continuaria a ser uma fraude a pesquisa do DataFalha! Pois o meu voto é Dilma e isto o DataFalha não aceita.

Neo

.
.
E a nossa votação eletronica ainda pode ser fraudada….
.
. http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/05/01
. http://g1.globo.com/tecnologia-e-games/noticia/20
. http://www.conversaafiada.com.br/mundo/2010/05/01

Gerson Carneiro

Os 35% dos votos do Ciro, daqueles que vibraram com sua entrevista no SBT, vão para o humilde filho de feirante.

E os 65% dos votos do Ciro dos simpatizantes da minha tese sobre a referida entrevista vão, é claro, para a Mãezona do PAC.

É só uma questão de bom Sensus.

    augustino

    Boa gerson.
    Entre o contra sensus e o bom sensus fico com este.
    Porem ate agora nao consegui entender o raciocinio do Mauricio dias. ainda mais com alusoes uma social democracia. SSEera que a tendencia é essa?

    Luís C. P. Prudente

    Ainda bem que eu tenho bom sensus! Voto na Dilma, pois trabalhador que sou não quero um sujeito como o Nosferatu mandando a polícia partir para cima dos trabalhadores em greve.

    Quem tem bom sensus vai de Dilma e Mercadante!

Gerson Carneiro

Uuuuui! Azenhão arrebentou a boca do balão! Coitado do capitão-do-mato. Deve estar tirando os carrapichos nesse momento. Além de tudo o Vi o Mundo ainda nos diverte. Que delícia!

gilberto silva

O Sr Klaus , é um ressentido , torce pelo serra , escreve pelo serra, é um grande babaca

Dragão de Komodo

Azenha,

Não perca tempo respondendo ao Klaus, que parece-me ter sobrenome "Barbie". O seu blog é extrremamente respeitado e democrático a ponto de permitir que todos se pronunciem, inclusive para realizar críticas.
Eu só espero que os blogs dos quais Klaus é leitor assiduo – JS e FR da FSP UOL – nos deem igual tratamento.
Os votos de Ciro, na maioria irão para Dilma. Afinal de contas, ele iria sair como candidato de um partido progressita, que, por questões partidárias, até então, posicionavam-se a seu favor.
Não fique triste não Klaus, sua vida, como a minha e de milhões de brasileiros, conituará a melhorar, com mais um governo que tenha o nosso povo como prioridade.

Messias Macedo

… O engraçado (sic) é que o Josias de Souza "da Folha" apressou-se em afirmar que a diferença de Serra em relação a Dilma teria aumentado em 2%! A afirmação enunciada instantaneamente após o anúncio oficial do PSB, de que Ciro Gomes não seria candidato à Presidência da República!

NOTA: resta saber a fonte (idem sic) e/ou o nome do instituto de pesquisa que respaldou(ram) o "editorial' do Josias – jornalista-colega dos patrões Frias!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Edson

José Serra: impressionante como as pessoas tendem a concordar com afirmações que correspondem à sua vontade. Isto se chama torcida. A Rede Globo e afiliadas, O Globo, Folha de são Paulo, Estadão, Época, Istoé, Veja e todas as publicações da Editora Abril: tudo a ver, a favor de Serra. Alguém poderia esperar que se afirmasse o contrário?

Marcos Álves

Essa Klaus é um "troll". Isto está mais do que claro….Nada contra o "troll". Se ele quer se passar por isso, tudo bem, o problema é dela, mas, dava para ser um pouco mais inteligente nas críticas? Ou ser inteligente é um atributo do qual os "trolls" se ressentem?

américo

Pelas mesmas razões podemos dizer que voce também torce…contra.
Eu acho o texto coerente e com sentido.
Que tal opinar sobre o texto e parar com estes diversionismo estéril .

O Brasileiro

José Serra, o candidato que nunca teve os 41% do Alckmin numa eleição presidencial, devia sentir vergonha por não ter ampla vantagem sobre uma pessoa que nunca havia se candidatado antes para qualquer cargo político.
Isso tem duas explicações:
– A primeira, é que a rejeição de Serra e do PSDB é muito maior do que a "imprensa do Serra" divulga;
– A segunda, é que Serra promete coisas que não fez quando foi governador de SP, não explica porque não fez. Serra fez um governo mediano, se muito!

Luiz Carlos Azenha

Klaus, a publicação de um texto não significa que o Viomundo concorde com o conteúdo. Se eu só publicasse notícias, comentários ou opiniões com as quais concordo, sua mensagem nem estaria aqui. Abs.

    beattrice

    Azenha
    dá-lhe. adorei.

Carlos.

E o Maluf, vai indicar um vice para Serra? Uai, o Quércia não indicou a vice para o Kassab, o poste do Serra? Assim a santíssima trindade que governa SP se consolida: serrismo, quercismo e malufismo. Como existe também o graeffismo, não se espere bom mocismo…

Será mesmo esta história da transferência de Ciro para Dilma? Sempre tive a impressão de que o jeitão de Ciro agradava muito mais o eleitorado menos politizado que tende a votar na direita por conta das demonstrações de machismo do candidato…

Klaus

Impressionante como as pessoas tendem a concordar com afirmações que correspondem à sua vontade. Isto se chama torcida. CartaCapital. Vermelho, Sensus e Viomundo: tudo a ver! Alguém poderia esperar que se afirmasse o contrário?

    mila

    A insanidade da direita está causando um deserviço ao país, O ideal é o meio termo. Pelo andar da carruagem não vai sobrar um rperesentante da direita no congresso. O que permitirá que a Constituição seja emendada ou mudada. E leis sejam criadas com vies de extrema esquerda.

    francisco.latorre

    besteirol. repetitivo.

    também.. coitados.. não tem nada melhor pra inventar.

    patético ridículo. chão.

    ..

william lopes guerra

Concordo em gênero, grau e número o que diz acima o diretor do instituto Sensus, que, aliás, vem corroborar com o que disse Marcos Coimbra, do Vox Populi, na entrevista da Band e que deixou os entrevistadores feito baratas tonta, tanto pelas respostas seguras de Coimbra, como pela falta de indagações mais profundas. Pois se mantiveram em comentar que/e se Dilma é conhecida ou não é; se ela não é Lula, ou é; Serra é mais conhecido (o óbvio ululante: Serra está na estrada politiqueira há 30 anos) e assim por diante. Os votos de Ciro tendem a se dirigir para Dilma, com certeza.

JoséIvanMayerAquino

Pela coerência do raciocínio fica evidenciada a motivação da desconstrução do Sensus e do Vox Populi pela grande mídia.
Dilma será eleita no primeiro turno. Prefiro que seja no segundo para termos 15 dias do debate político edificante que a candidata Dilma protagonizará, contra um primeiro turno de inferno cibernético promovido pela oposição atrasada e sem propostas construtivas.
José Ivan Mayer de Aquino
Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida

Maria Dirce

Eu gosto do ciro Gomes,Deveria ser vice da Dilma,um grande político.

    Gerson Carneiro

    Eu também gosto dele. Andou zangadão aí uns dias falando umas bestagens mas é só dá atenção que ele volta a sorrir. Ele é inteligente. Ele foi um dos que mais defenderam o projeto da transposição do rio São Francisco.

    Também acho que seria uma ótima opção para vice da Dilma. Muito melhor do que o Temer. Aliás, é de temer, o Temer como vice da Dilma.

    francisco.latorre

    adeus ciro.

    tchau. bye.

    ..

    Carlos

    Eleitores do Ciro eram apenas isso: eleitores do Ciro ou também do PSB?

Deixe seu comentário

Leia também