O debate entre os presidenciáveis na RedeTV

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

Por motivos familiares, não pude acompanhar a íntegra do debate entre Dilma Rousseff e José Serra na RedeTV.

Vi trechos dos dois últimos blocos.

Os dois candidatos me pareceram extremamente cansados.

Serra, ao elogiar os ex-presidentes Itamar Franco e FHC, acrescentou um adjetivo ao falar de Itamar (“íntegro”?), mas não fez o mesmo com Fernando Henrique. Foi por querer ou um lapso?

Dilma, ao falar da crise econômica, disse que o Brasil foi o primeiro a entrar e o último a sair (provavelmente pretendia dizer o inverso).

Quem viu o debate completo tem melhores condições de avaliar.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Valdete Lima

Oi, companheiros internautas:
É preciso saber que a Dilma nunca foi política e, por conseguinte, não tem as malícias dos que tais. Isto posto, ela está se saindo muito bem. O que lamento é que se tivesse sido tão contundente no primeiro turno, não teria havido o segundo, com certeza. Mas, ela cresceu muito, segura e nervosa, quando a situação pede. Imagine se o Lula é inseguro e nervoso hoje, em debate, claro que não! Mas já foi. Reitero o pensamento de todos os que estão fazendo campanha comigo: em não sendo política antes, ela está ótima!!!!! Se melhorar, estraga. E, agora, falando sério, vamos mentalizar, orar, rezar, pensar naquilo em que acreditamos para levá-la ao Planalto. Agora, fala sério. Dá p acreditar o Serra sair de 32% e chegar agora tão alto….Não sei, não. Há que se averiguar

Antonio

Gente o Serra arrasou com aGuerilheira . Agora é so esperar os proximos debates, bater mais um pouco nela,
e ir para a Vitoria SErra 45

João Paulo da Silva

Gostaria de ver a Dilma falar do avanço da indústria automobilística brasileira no governo LULA ; o mega empreendimento que se tornou a indústria sucra-alcooleira e o carro flex . Uma das maiores ou a maior alavanca do desenvolvimento e crescimento economico nesses quase oito anos em vários estados brasileiros
Esses avanços só foram possíveis graças à coragem e ao engajamento eficáz do presidente Lula , pois resgatou a confiança do povo brasileiro no carro movido a àlcool (e do mundo inteiro) ao lançar no Brasil o carro flex (o bi-combustível).

Nicholas

Esse também!!! Serra mãos de Tesoura.. cortando tudo…
[youtube NbgCxLLUr-4 http://www.youtube.com/watch?v=NbgCxLLUr-4 youtube]

Nicholas

Muito bom!!!
![youtube bqllRkTXpnc&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=bqllRkTXpnc&feature=player_embedded youtube]

Pedro Soto

Cuidado com esses infiltrados, tipo Paulo Ramos, que está postando comentários propositalmente derrotistas.

Mauro

Penso que DILMA tem que dizer que o BRASIL de antes nunca foi bom em educaçaõ,saude,infraestrutura era um BRASIL pobre com um povo pobre e que o gov LULA/DILMA cuidou e muito bem do melhor que o BRASIL tem que é a sua gente que andava esquecida hj os brasileiros vivem mais em familia e com muito orgulho quanto aos demais desafios como educação, saúde,infraestrutura que antes eram sucateadas passam por um processo de reconstrução e muitas das deficiencias nestes setores são agravadas ate pelo fato de o BRASIL estar saindo de uma era de dormencia e entrando em uma era de crescimento.
E é bom lembrar ao serra que o psdb foi tão bom como que perdeu para LULA 2 VEZES E COM CERTEZA VAI TER A 3 DERROTA E QUE ELE MESMO SERRA FOI DERROTADO POR LULA SERA QUE ELE ACREDITA QUE A POPULAÇÃO SE ARREPENDEU DE TER VOTADO NO LULA eAGORA VAI VOTAR CONTRA NÃO SEU serra O BRASILEIRO VAI VOTAR EM DILMA QUE VAI CONTINUAR AS REFORMAS DESTE BRASIL QUE OS BRASILEIROS NECESSITAM TANTO.
DILMAISSSS
RETROCEDER JAMAISSSS

,

eduardo peixoto

Temos que ter em mente que Dilma está jogando na casa do adversário!

Quando ela vai ao debate da Band, Folha e Globo, está lutando na arena de Serra porque essas empre$as de comunicação dão apoio declarado ao candidato Demo/Tukano.

Ela está sendo corajosa e lutando. O que não pode acontecer é fica sozinha sem o apoio popular da militância.

    @sergiobio

    "Na casa do adversário" até num sentido mais amplo. No reduto eleitoral do Serra, São Paulo.

Baixada Carioca

Dilma em seu programa de TV de domingo à noite deixou claro sua condição de "analítica" e, portanto, não consegue ser sintética. Isso em debate, como já o disse durante todo o primeiro turno, é fatal.

Fiquei super empolgado com o primeiro debate, mas fiquei frustrado com esse.

Não era cansaço. É despreparo para um debate que exige síntese. Como analítica, contextualiza demais e quando se espera dizer alguma o tempo finda.

Serra foi melhor. Não é baixo astral não. Sou Dilma e acredito na vitória da nossa candidata. Mas uma coisa é acreditar nisso e a outra é fazer uma análise fria, sem se deixar dominar pela paixão que a candidata nos proporciona.

Quando se falou na educação, não levantou o tema do ADIN pedido pelo DEMo ao STF sobre o ProUni quando ele promete criar um ProTec;

Quando se falou em ética não se aprofundou na questão do Paulo Preto e na contradição do candidato que disse não conhecer depois disse que o cara era super competente; não questionou a boataria sobre o aborto quando se tem notícia que a esposa do candidato fez aborto há tempos atrás;

Tem um cacoete que irrita. "No que se refere" é um linguajar que ela precisa abandonar. Perde-se muito tempo pensando pra dizer isso;

Precisa aprender a responder a pergunta para depois contextualizar. Se o candidato diz que o PT não queria a privatização, precisa saber dizer: "candidato, não queríamos privatizar nenhuma empresa brasileira. Se a Vale dava lucro ao governo brasileiro, por que privatizar a empresa? Se a Petrobrás dá lucro ao governo brasileiro, por que privatizar a empresa?". Depois disso pode versar "analiticamente" do jeito que bem entender.

Ainda teremos dois debates. O que mais me preocupa é o da Globo, pois será no último dia de campanha na TV. E a globo tem histórico de manipulação das imagens que dispõe. Dona Míriam Cordeiro e Collor que o digam.

francisco.latorre

..

pra entender o debate.

programa da noite – 17/10 – antes do debate.. preparando.

[youtube lAQePm5dZd4 http://www.youtube.com/watch?v=lAQePm5dZd4 youtube]

..

..

programa da tarde – 18/10 – depois do debate.. finalizando.

[youtube NxV3bZwrHws http://www.youtube.com/watch?v=NxV3bZwrHws youtube]

..

marta

Também achei ela um pouco melhor, talvez pelo " jeito irônico", como falou alguém aqui. O que não concordo é com as defesas fracas dela frente as rajadas do Serra. Ele sempre fala na Erenice e penso que a Dilma deva dar outra explicação e não se mostrar tão condescendente, não que deva mentir, mas pelo que me parece a história contada pela Folha não foi bem assim e porque nesses momentos ela não cita o presidiário aquele que a caluniou e foi usado pelo PIG e PSDB para inventar coisas? Tem papéis provando quem ele é. Penso que seria uma boa maneira de mostrar que além das notícias sobre Erenice, há mais calúnias do que verdades. Dilma tem muito de bom interiormente, mas isso tem que ser mostrado. Por exemplo na propaganda eleitoral de Serra, vi que falam galhardamente da sua participação contra a ditadura, por que não enfatizam isso da Dilma também, até para desfazer a história de terrorista? Esse é um dos lados brilhantes do perfil dela, uma lutadora firme pela liberdade, mas os responsáveis por sua propaganda não citam isso como fator positivo Tem que colocar mais emoção!

José de Queiroz

Quando o Serra falou do apagão do sistema elétrico do Governo Lula, Dilma não falou do apagão do Governo FHC que levou o País a um racionamento de energia, e que, ao seu final, nós contribuintes tivemos que arcar com aumentos nas tarifas de energia para pagar os prejuízos das empresas privadas de energia.
Perdeu uma grande oportunidade.

Nine

Por diversos motivos não acompanhei praticamnete nada essa eleição. Primeiro debate que vi foi esse.
Achei que a Dilma se perdia muito na tentativa de expor as coisas. Entendo o cansaço e o nervosismo de um debate considerando tudo que tem acontecido nesse segundo turno. Mas ela não pode perder as deixas deixadas por Serra. Deixar de expor o que são os cursos profissionalizantes do FAT, os pedágios, o que aconteceu com as universidades, a USP, entre outras coisas é imperdoável! Ela pode não ter muita experiência com isso, mas ela já tem lidado com políticos a bastante tempo pra saber como as coisas funcionam, ainda mais com Serra.
Ela tem que melhorar muito. Conheço muitas pessoas que vão votar no Serra por acharem ele o menos pior entre os dois. Até porque muitas delas acham que ser intelectual e saber de política é ler Folha e ver JN.
Tenho certeza que se a Dilma conseguir mostrar o quão pior o Serra é eles votam nela.

Frugalista

Achei que foi o unico debate que o Serra mostrou de verdade quem ele e: um ser arrogante que se acha acima da media. Apesar de dominar a oratoria, acredito que passou essa arrogancia em termos de emocao. Outro erro dele foi "vestir a camisa" de Sao Paulo. Adorei, isso nao vai ajudar nem um pouco os eleitores de outros estados, principalmente do nordeste.

    Duarte

    Nem do Rio, nem de Minas, nem do Rio Grande do Sul…

joni

Serra prega a união do Brasil. Que cara de pau (lo)!!!!!!!!!!! Quem desuniu o Brasil? O Serra. Ele que desuniu o próprio partido antes das eleições, que conseguiu desunir a Igreja católica, desunir todo o povo religioso, que desconstruiu a discusão política, que se auto intitula do bem, numa atitude separatista e preconceituosa, tem a coragem de sair com essa? Isso precisa ser divulgado na campanha de Dilma, urgente.

augustodafonseca13

Questionamento a ser feito pela Dilma, no próximo debate:

“Jestão Serra”: rodovia de SP que recebeu menos verba ganhou mais pedágio desde 2009
http://migre.me/1BRl8

*

Juliana

Eu não assisti todo o debate, mas em uma coisa concordo com o comentario de Daniel, ficar batendo na tecla do pré-sal e privatizacao pode dar o tom de monotonia e o efeito contrario, ou seja o indeciso ficar irritado. Acho que tinha que variar nos ataques. Serra tem tanta coisa contra ele, ficar batendo na mesma tecla pode nao surtir o efeito desejado: vencer a eleicao!
Acho também que Dilma tem que melhorar o horario eleitoral, na minha visao ta fraco. Coloca mais gente falando a favor dela. Coloca coisas sobre o Paulo Preto. Coloca o documento de Serra se contradizendo em ficar no cargo. Tá parecendo que querem perder, poxa! Mas vamos lá, Dilma 13.

    Duarte

    Engano seu Juliana. Ao ficar batendo na tecla do pré-sal e das privatizações, Dilma domina a pauta. Se ela não faz isso, a imprensa pauta o debate nos dias seguintes com qualquer picuinha que o Serra quiser.

Norberto Fonseca

A campanha da Dilma está sendo de uma ingenuidade muito burra.
O Serra está sendo muito direto em sua campanha. Diz que o PT e a DILMA são MENTIROSOS, IMCOMPETENTES E CORRUPTOS.
A campanha da Dilma , ao invés de responder à altura, isto é, no mesmo nível,responde com os avanços do governo Lula,a descoberta do pré-sal , Minha Casa Minha Vida e etc.
Não vai funcionar mesmo.O que fica colado na memória e na orelha do povão é a ofensa .

Os votos em jogo no momento não são os da elite,esta já se definiu, são os do POVÃO.
A Dilma se quiser ganhar essa eleição terá que deixar um pouco de lado os projetos e plataformas e ir na jugular desses
caras. Mas tem que ser rápido ! Êles são mentirosos, rasteiros, venenosos… e estão conseguindo envenenar a maioria.

    Carlos Alberto

    E é justamente aí que entra o papel da imprensa (PiG) que repercute cada denúncia da oposição até exaurir a paciência dos leitores, telespectadores, etc.

João de Azevedo

A candidatura de Serra está jogando sujo e imprimindo panfletos em todos os cantos da país para caluniar a campanha de Dilma. Depois que a Polícia Federal apreendeu panfletos na Editora Gráfica Pana Ltda, localizada no Cambuci, na capital paulista, descobriu-se que a proprietária da gráfica Arlety Kobayashi, era irmã de Sérgio Kobayashi, coordenador de infra-estrutura da campanha de José Serra (PSDB).
Mas, o buraco ainda é mais embaixo. No mercado, a informação corrente é de que Sérgio é o verdadeiro dono da gráfica. Veja: http://www.revistaforum.com.br/blog/

Luís Felipe

será que a Dilma não está pegando leve pra cair matando em cima de Serra no debate da Globo?
penso eu que seria repetitivo e talvez pegasse mal se ela ficasse acusando-o novamente, como fez no debate da Band.

na Band foi legal. mas se ela repetisse a dose, talvez acabaria sua munição. e talvez começaria a passar uma imagem de pessoa "despreparada", que só sabe acusar. (embora essa pessoa seja o Serra).

queira Deus que essa tenha sido a estratégia do PT!

Ivonildo Dourado

Acho que assisti outro debate. O que vi foi a Dilma mostrando seu conhecimento de Brasil, defendendo proposta e explicando-as; mostrando as contradições entre o discurso e a prática tucana. Já o Serra, mostrou-se vazio, sem contéudo, sempre tergiversando e repetindo os discuroso prontos, como: você não respondeu a pergunta, isso é factoide é trololó e coisa do tipo. ficou sempre na defensiva e a dilma pautou masi uma vez o debate nas privatizações e no caos do governo paulista nas áreas de educação, segurança pública e combate a s drogas. Sem novidades, acho que a Dilma voltou a administrar as eleições e está jogando com o regulamente debaixo do braço. as pessos confunde frases feitas e discursos prontos e por isso muitas vezes apontam os demagogos como vencendores, o que ficou claro que que Serra é uma farsa e não tem contéudo.

João Ferreira

O Serra é muito malandro. Ele não apresenta planos nem projetos. Ele tem "argumentos" do PIG que ele usa retoricamente e bem.
Critica muito os programas do Lula e no mesmo momento diz que vai amplia-los.
A Dilma tem que se acalmar com as mentiras dele. Ela não pode se irritar com isso. Deve ser mais sucinta neste desmonte, ligando o que o Serra fala com frases bem curtas que descontroem o candidato. Exatamente como fez na parte final dos agradecimentos onde colocou lá ao falar dos professores que iria dar um plano de carreira, trata-los bem e não a cacetetes.
Colocar frases curtas pontuando as falhas e mentiras do Serra, assim e deixar o zé puxadinho sem ter como retrucar.

Adilson

poxa Azenha, provavelmente..

antoniocm

Acabo de ver uma van escolar com treis bandeiras de apoio a Dilma. E nós, vamos ficar só esperando?

jocelio

Continuação:

Vejo que a mídia coorporativa está unida e apostando todas as fichas no Santarrão Serra. Assim é covardia com o Povo que lutou tanto para derrubar esses vilões do Brasil do poder. Assim é covardia porque trata o governo que resgatou a economia para uma taxa de crescimento de 7,5%. É o que essa mídia é covarde porque usam a parcela do povo sem informação nem personalidade nacionalista ao seu favor.
A Dilma se ganhar essa eleição estará derrotando a mídia, porque Serra sem a mídia não é ninguém.

Jocelio

Vi todo debate e concluo que por mais que a Dilma tente desmascarar as mil faces do Serra, não conseguirá, porque o cara é um artista dos bons, ele consegue criar uma estória diferente a cada resposta, replica e treplica e sempre saindo pela tangente sem concluir nada.
Dilma, ao criticar severamente o governo de São Paulo nas questões de educação, drogas e saúde, colocou uma saia justa no santarrão do Serra, que disse que o povo de SP não suporta mais criticas e que outros candidatos perderam por conta disto. Na trepica, Dilma afirmou que os paulistas não são ingênuos e entendem que as criticas estão direcionada para o governo do Serra e não a eles.
Em grande parte do debate a Dilma colocou novamente as questões das Privatizações dando ênfase na compra da italiana Gás Brasiliano pela Petrobras afirmando que ele, Serra, pode impedir a venda mesmo a Petrobras pagando a maior valor. Aí o Santarrão colocou mais uma vez a resposta clássica, da emoção e da mentira, dizendo que o governo Lula quer as estatizações para lotear as empresas ao seu favor, sem responder a questão colocada.

O_Brasileiro

Uma coisa interessante desse debate é o que os tucanos têm feito sistematicamente nesses 16 anos: se ESCONDER atrás do povo de São Paulo!
Serra ignorou as críticas ao seu governo, tentando afirmar que quem critica seu governo em SP está criticando o povo paulista!
Se isso for verdade, então o Serra critica o povo brasileiro todos os dias!
O governo deve servir ao povo, mas o povo não é o governo!

Alexandre M

A Dilma tem a obrigação pessoal de se preparar par o debate da Globo.
Ele precisa ter conhecimentos mais aprofundados das principais questões de um debate, como: segurança, saúde, emprego, educação, meio ambiente e outros.

O Serra diz o que bem entender. Tudo é culpa do PT e a Dilma não tem o poder da argumentação….não responde.
Como tudo é culpa do PT qando este partido tem: Presidente da República, segunda maior bancada de senadores, primeira bancada de deputados, governadores, prefeituras….praticamente é o maior partido do Brasil……O POVO BRASILEIRO É IGNORANTE DESSE TANTO????

Paulo Ramos

Rapaziada, menos!
Eu acho q Dilma foi mal e o Serra foi bem, com destaque para a questão de Paulo Preto em que ele foi brilhante e pôs uma pedra sobre o assunto.
Se continuarmos assim, bye, bye pra gente. Serra vai dar a volta por cima da gente e vamos ter que correr atras da pauta que ele nos impuser!
Acho que estamos muito ufanistas.

ANTONIO ATEU

serra não responde nada. ele foge das perguntas criando respostas prontas de acusação. não responde sobre privatização. não gosta que avalie a passagem dele pela prefeitura e e pelo estado. não responde sobre educação. não responde sobre paulo preto. não responde sobre emprego. da saúde só falar das apae. das drogas sobre a bolivia. a cacrolandia é esquecida. do transporte da proução e infraestrutura ele não sabe nada pedagios ninguem falou. enfim o debate foi fraco. serra não bate em debate . o jogo é por fora, rasteiro.

vania maria

MARAVILHOSA
http://www.dilma13.com.br/video/debate-rede-tv-co

VIva o Brasil!!!
Viva o Lula!!!
Viva a Dilma presidente do Brasil!!!

Pedro Luiz Paredes

Você não perdeu nada, foi justamente quando a Dilma entrou no debate.
Primeiro eles se provocaram para ver se aparecia alguma brecha do adversário para explorarem no horário eleitoral.
Nisso o Serra ficava retrucando a tréplica da Dilma toda vez na outra pergunta dela, fugindo sempre.
Ao invés de fazer o mesmo, Dilma respondia e no final fazia uma observação se necessário.
O gozado foi que primeiro eles falavam de um tema por pergunta, mas como o Serra começou a escorregar na maionese, Dilma começou a colocar outros temas no meio da discussão e foi aí que o negócio começou a esquentar. Mas isso você viu porque foi nos dois últimos blocos.
Na verdade isso começou na última fala de Dilma do bloco anterior.
O ponto forte para mim foi que a Dilma mostrou que SP é um caos e que em 16 anos de PSDB….
Ela falou que quando Serra pode fazer mais não fez.
kkkkkkkkkkkk
O ponto fraco foi o pedido de resposta da Dilma e sua falta de objetividade com as palavras. Mas ta melhorando.

Cássia

Fico estarrecida com as perguntas aparentemente semelhantes das pseudo jornalistas: uma pede gentilmente que o Serra esclareça o ocorrido(Paulo Souza), a outra pergunta a Dilma com ela pretende comandar se não sabe escolher (Erenice), ou seja levantou a bola pro serra se esquivar e pra Dilma levanta a bola pra escorregar( ou vcs acham que ai não há uma mensagem clara ao público: de que ela é incompetente).

Entendo que eleição nesses moldes ferem a dignidade humana, por isso sou solidária a Dilma, ela está se sobrepondo aos limites que qualquer ser humano suportaria.

É necessário nervos de aço e as pequenas incorreções somente demonstram o quanto há de humanidade na pessoa da candidata. Graças aos Orixás!

    rafaela buonarrotti

    o jornalista ao final dizendo que, entre os "indecisos", Serra teria sido melhor no debate possibilitou ao tucano editar a fala e inserir no seu programa hoje, Para quem não assistiu perdeu a parte em que se destacou o fato da platéia ser essencialmente paulista e que entre eles alguns sequer pareciam indecisos, já que se expressavam a favor de Serra durante todo o debate.

João Carlos Rizolli

Foi, de longe, o pior debate da temporada. Quase nada acrescentou.
Dilma estava cansada e nervosa. Tropeçava nas palavras, racicínio lento, dificuldade de concluir objetivamente tanto as perguntas, quanto as respostas. Nem mesmo nas considerações finais, que é livre, ela conseguiu fazer um bom fecho; não concluiu dentro do tempo. A pergunta sobre a gás brasiliano foi quase ininteligível, pior foi a insistência. Foi bem na resposta à jornalista, mas poderia ter sido mais incisiva.

Serra também foi mal, mas estava mais a vontade. Seu pior momento foi na resposta à pergunta da jornalista, sobre o Paulo Preto; mostrou-se um embromador de primeira. Seu melhor momento deu-se nas "considerações finais", estava bem ensaiado.

De modo geral, Dilma sempre passa mais sinceridade, seriedade. Mas deixou passar várias opoirtunidade de desmascarar Serra.

De repercussão, continua valendo o debate da Band, onde ela deu o tom da campanha do segundo turno.

Raquel

Foi o pior debate até agora!
Mudei de canal!
O Serra só acusa e DIlma se defende mais ou menos!
Isso é uma guerra, tem que partir pro ataque, munição Dilma tem, é só saber usar!
Voto em Dilma!

Paulo T.M. Souza

O debate foi satisfatório,em termos gerais.Mas tem havido uma omissão em todos os debates sôbre a questão das desigualdades regionais,sobre as regiões Norte e Nordeste,por exemplo.O hábito tem sido a discussão de temas gerais como educação,segurança,saúde,corrupção e aborto.Mas é imprescindível que o debate,as discussões e apresentações de propostas envolvam também a região Nordeste,a questão das desigualdades regionais. Será que os candidatos estão se esquivando de debater o tema porque ambos os partidos(PSDB e PT) têm culpa no cartório e ambos não querem que sejam abordados temas "incômodos","inconvenientes" nos quais todos tem responsabilidade ? Ora queremos eleger Presidentes de República que cumpram a Constituição e façam com que ela seja cumprida por todos os brasileiros.E o que está havendo neste país que se diz estar exercitando o "estado democrático de direito" e que descumpre sistemática e descaradadamente expressas determinações da Constituição ? Onde estão os jornalistas,que não denunciam ? E a OAB e o Ministério Público por que não atuam logo com firmeza e determinação ? Querem exemplo concreto ? O Presidente da República ao sancionar a Lei Complementar 125,de janeiro de 2007,que "recriou"a SUDENE, vetou vários artigos que asseguravam bilhões de recursos para a região Nordeste.A Constituição fixa no art.66,parágrafo 4 um prazo de 30 dias para que os vetos sejam apreciados e votados pelo Congresso Nacional que concordará ou não com os vetos do Presidente.Sabem o que está acontecendo com a "acomodação","concordância" ou "conivência"dos Deputados e Senadores do Congresso Nacional-da oposição e da situação ? Não cumprem o que manda a Constituição e não apreciam nem votam os vetos do Presidente da República tornando o Poder Executivo "autoritário","ditatorial","autocrátivo" e o Poder Legislativo "acovardado","apequenado" e "omisso" no cumprimento das suas prerrogativas constitucionais.Por que estes temas cruciais para a democracia,para o estado de direito democrático não estão entrando nos debates ?"Covardia","falta de conhecimento" ou "acomodação geral" ? O que aprendi nas Faculdades de Direito do Ceará-onde estudei e na Faculdade de Direito do Recife-onde tive o privilégio e a honra de ter sido professor até o ano passado quando tive que me aposentar por ter atingido o prazo constitucional- é que um povo que não cumpre a sua Constituição é um povo fadado a viver sob regimes ditatoriais,autocráticos ou de exceção. Por que,então, deixamos de cumprir de forma irresponsável e leviana expressos mandamentos de nossa Constituição ? Ou estamos todos coninventes com esta exagerada e perigosa hipertrofia do Poder Executivo em detrimento do Poder Legislativo que cada dia se torna mais frágil e sem utilidade e importância por não estar cumprindo o seu papel fixado pela Constituição ?

Cris

Acho que Dilma fica muito nervosa durante os debates. Ela poderia ter:
1) energia: ela poderia ter atacado o Serra quando ele comentou do apagão.
2) educação: ela poderia falar que o PSDB entrou com processo para acabar com o Prouni (citar o n. do processo.
3) saúde: poderia deixar claro que ao contrário do que ele diz …ele não foi o criador dos genéricos.
4) São Paulo: que o PSDB está 16 anos no governo e só consegui entregar, verdadeiramente, 3,5km de metro….e o mesmo para o rodoanel. Ele faz acusação de que as estradas estão descuidadas…blábláblá, e segundo Dilma o governo estaria investindo em hidrovias.

Demarchi

"Durante o governo Lula, o que aumentou não foi a corrupção, mas a apuração dos casos que ficavam escondidos."

"Os brasileiros não sabem, por exemplo, que os escândalos dos Sanguessugas, dos Vampiros, dos Gafanhotos, do Propinoduto da Receita, do Gabiru, da Confraria, da Navalha, do Valerioduto e tantos outros foram revelados durante o governo Lula mas tinham origem em governos anteriores."

A CGU tem funcionado como uma inteligência articuladora da luta contra a corrupção: com a Polícia Federal, mas também com o Ministério Público ( 2452 procedimentos judiciais instaurados em decorrência das fiscalizações da CGU), com a Advocacia Geral da União ( 340 ações de improbidade ajuizadas com fundamento nos trabalhos da CGU), com o Tribunal de Contas da União ( 11 mil Tomadas de Contas Especiais, com retorno potencial de 4,3 bilhões de reais aos cofres públicos) Da CGU partiram as principais inovações no combate à corrupção."

Matéria completa :
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMos

Armando do Prado

Não foi a melhor participação de Dilma. Perdeu pelo menos duas ou três oportunidades de nocautear o Serra do Dem, como quando o Serra Rubnei falou em apagão e em celulares. O ponto negativo de Dilma foi a frase “eleita, graças a Deus”, forçada e esquisita. Chega de religião e fundamentalismos, pois precisamos de politizações e comparações.

luiz antonio fazza

Assisti ao debate todo, sem despregar os olhos e ouvidos da TV, acho que a Dilma perdeu a oportunidade, logo na abertura de partir pra cima do Nosferatu, por exemplo para emocionalizar o debate logo no início, dizendo dos ataques que tem sofrido de sua campanha (friso, da campanha do PSDB) de nível muito baixo. Poderia ter aproveitado para puxar Veronica Serra pro debate, explicando ter lido na nota do PSDB sobre a defesa de Monica Serra, que Serra reclama de ataques à sua filha Veronica. Seria oportuno pedir ao opositor que explicitasse em que sua filha foi atacada…e aí, era só apresentar a Carta Capital, discorrendo didaticamente sobre a denuncia da revista. Poderia encerrar, taxando seu adversário de "pai desnaturado" por não ter defendido sua filha dos ataques.
Achei a Dilma pouco a vontade, só tendo melhorado depois do segundo bloco.
Outra coisa: aquele pedido de "direito de resposta" não poderia ser feito, a não ser que ela tivesse anotado todas as vezes em que ele a atacou, chamando-a de mentirosa, como no caso dos numeros citados
Faltou lembrar que no Brasil se praticam as mais altas tarifas do mundo, na privatização que o Serra tanto elogis….

Marcos Sousa

Pessoal, vamos votar na enquete do IG sobre debate da Rede TV. Vamos reforçar a nossa candidata: http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/enquete+q

EDUARDO

Dilma continua muito tensa, retesada mesmo, precisa se soltar se tornar mais leve e mais fluida. Estah carrancuda, no debate da Band estava mais ironica o que lhe faz bem, pois alegra a sua expressão facial. No mais ela entende de tudo em detalhe o que demonstra que eh estudiosa. Quando numa pergunta do Serra sobre infra estrutura deu detalhes do ramal da ferrovia que vai ser construido demonstrou que vai a fundo nas questões não tratando-as superficialment.e. O Serra eh majoritariamente saude, remedios, ambulancias, apaes, fisioterapia e de vez em quando escolas tecnicas. É preciso que ela esteja preparada nesses temas e dê as caneladas de troco. E as Ambulancias no governo FHC?

Na questão corrupção ela se saiu muito bem pois enquanto a Loprete levantou uma bola sobre Paulo Preto para q ele se saisse bem, ela mostrou a diferença, pois o governo Lula afasta e investiga e o governo Serra soh demitiu o Paulo Preto quando ele foi pego pela Policia Federal recebendo proprina na obra do Rodoanel em Maio ultimo sem qq investigação. Dilma saiu-se muito bem nessa.

@liapsicologa

Dilma está péssimamente assessorada, não está conseguindo rebater,está meio apática,parece que tem medo de mostrar agressividade(como se isso fosse desmérito) e foi mal no debate.__Dilma deve usar uma linguagem mais acessível ao povo, falar de modo mais simples, e não usar termos como "tergiversar" e outros.Não adianta nada, a população não entende. Dilma deve ir com tudo nas áreas de corrupção, de golpes sujos do Serra, tem que se recuperar diante da boataria rasteira.__Dilma tem q fazer esse derradeiro esforço para que o povo brasileiro não corra o risco de perder o Brasil pra esse bando de canalhas.

Henrique Nunes

Não adianta explicar, explicar… O Serra encerra a discussão com aquele olhar de peixe morto, dizendo que é mentira e fica por isso mesmo. Ela tem é que reagir às hipocrisias dele, isso sim! Deixar de ser tão condescendente e até desatenta às oportunidades que ele coloca. Sim, Dilma falha. Mas não erra. Eis a questão. Ela acerta porque ela está falando a verdade. Agora, as falhas devem ser corrigidas, algumas até foram. Mas o que não pode é tudo se jogar fora. Por exemplo: de novo o Serra usou a expressão “não respondeu à questão”. E ela vei de novo com o “tergiversar”. Tem que ser mais claro. Agora, mesmo que ganhe nestas atitudes (de quem é macaco velho em debate, sempre apanhando do Lula), Serra precisa ser desmascarado. Ele ganha na burocracia da coisa, mas perde na essência porque ele não tem essência… De tecnocracia, o PSDB sabe muito.

sandro

Acompanhando o wilson gomes, seria interessante abordar a taxa de juros selic herdada de FHC, que batia na casa dos 25%, sem contar a inflação mensal de dois digitos. Na verdade, que salvou o real foi o Lula, com o crescimento econômico. Na época do Serra/FHC o real era uma banda artificial, sustentada pela privatização de estatais. Quando o dolar começava a fugir do mercado pelas crises, o governo derrubava uma fortuna no mercado acumulado pela venda de estatais. Em síntese, a privatização serviu para manter uma artificial estabilidade do real, o que na verdade somente foi superado com a recuperação da economia no governo Lula.

Luciana

Estes debates são tão ruins, tão mal feitos, que os candidatos perdem votos e irritam o eleitor. São os piores programas do ano na pior eleição do Brasil. É tão ruim que é dificial analisar. O povo nas ruas, no trablho, em escolas, na Internet, está debatendo com mais emoção que os candidatos. Falta povo, o debate tem que ser com o povo. Debate Rede TV:O concessionário da Rede TV Amilcare Dallevo, está construindo a maior casa do Brasil, o imóvel terá 17 mil metros quadrados de área construida – medida superior a de um campo de futebol.Imaginem se Amilcare Dallevo está preocupado com o Brasil e suas questões sociais.O debate para ele é um joguinho de patrocinadores.Na verdade os concessionários das Redes de Tv lucram com os debates, o que os tornam desnecessários no modelo que é apresentado – sem a participação de movimentos sociais, entidades de classe – debate sem povo. O capitalismo patrocina uma festinha "civica" fechada para grupos de endinheiradois e coronéis do poder.

ruypenalva

O pouco que assisti foi tedioso. ZéXirico só responde ao que quer e faz ouvido mouco às perguntas que não interessam.

renato

Eu acho q a campanha da Dilma deve continuar mencionando o caso das privatizações, mas demonstrando a importância do tema com o cotidiano do eleitor. A maoria não está muito preocupada com o assunto e os que estão, já decidiram o voto. O eleitor q está indeciso está preocupado com o sua dia a dia…E é justamente aí que a Dilma tem q focar, comprometendo-se a continuar aumentando o emprego, demonstrando que as crises internancionais não voltarão a amedrontar o país, lembrar do pagto do FMI, demonstrar que não há mais a vulnerabilidade externa existente nos idos de FHC. Tá faltando captar o eleitor que se preocupa com a sua vida. MOstrar os avanços na área da saúde, estabelecendo o paralelo com a gestão Tucana em São Paulo (Serra falou de 30 AMES – realização de 16 anos de PSDB, só tem isso para apresentar? – O governo Federal em menos de cinco anos, fez quantas UPA'S e o SAMU?). Falo isso pq algumas pessoas q eu converso, estão na dúvida, mas preocupados com a sua vida (tem q prosseguir lembrando que as pessoas passaram a ter mais créidto, adquiriram eletrodoméstico, móveis, casa, automóvel, acesso à faculdade. Isso tudo deve voltar a ser lembrado diariamente. Paralelamente, não se poder deixar de explorar o Paulo Preto e os panfletos da CNBB, além da exntrevista da filha da Mônica Serra, para deixar bem claro, que além de não cumprir nem o que assina, o Candidato Serra é de fato um mentiroso, para não falar outras coisas. É isso.

emanuel

A propaganda da Dilma poderia começar a explorar a associação 31 e 13.

Tipo: No dia 31 vote no 13

Edimundo

Caro Azenha.
Vencer o debate não significa, necessariamente, vencer os desdobramentos do debate. Formal e retoricamente Serra pode ter vencido o debate – "caçador que matou um roxinol, ao pegá-lo, exclamou: só tem penas"- Substancialemnte Dilma venceu o debate. A pergunta da reporter feita a Serra dispensa qualquer resposta, por ser questão óbvia… auto-explicativa.

rossana

Realmente, vi muito cansaço da parte de Dilma! Lidar com mentirosos é uma tarefa extremamente difícil e cansativa: o mentiroso acha que uma mentira repetida várias vezes se torna uma verdade e isso é meio loucura – lidar com loucos e mentirosos é estafante!
Esses debates para o Serra significa isso: tranformar a mentira em verdade – para Dilma, o que seria mostrar plano de governo e vontade em trabalhar pelo país se torna defender-se de um "louco"(sociopata).

Maria Andrade

Eu acho que nas considerações finais a Dilma foi muito feliz em falar de um Brasil plural, o que não tem acontecido durante os debates, o mentiroso serra só conhece SP e fala a partir do que fez, quer transformar o Brasil em S. Paulo o restante do Brasil não é visto, a Dilma tentou fazer isso e o mentiroso acusou de não gostar dos paulistas, ela tem que falar mais desse BRASIL plural diverso em todos os pontos de vista não queremos um Brasil paulista queremos ser Brasileiros com nossas culturas e diversidades, liberdade religiosa de expressões culturais diversas, respeitando nossa Pátria amada e na luta pela PAZ!

Paulo

A Dilma precisa explicar de forma clara o que é o Pré
Sal para o povo. Estive conversando com algumas pessoas com menos acesso às informações e elas não tem idéia do que é, com se encontrou e da importância do pré Sal.
Nos 08 anos de Governo Lula, principalmente quando a Dilma era Presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, as ações da empresa subriam mais de 300 % !!! Chega a ser ridícula o argumento Serrista!!! A Petrobrás era conhecida como emporcalhobrás no governo FHC, pois eles estavam sucateando a empresa para vender!! Com o Lula e Dilma a empresa deu um salto em qualidade e tecnologia, passou de 1000 metro de profundidade para buscar petróleo a mais de 7000 metros, além da barreira Pré-Sal!!! Nenhuma empresa privada no mundo jamais foi tão longe!!!

Alder L. e Silva

A Dilma não sabe explorar as contradições e as mentiras do Serra. Será que antes do debate ela não imagina quais as possíveis perguntas do Serra? A Dilma precisa entrar relaxada nos debates e está preparada para responder e rebater qualquer pergunta do adversário.
Nesse debate ela , embora seja mais verdadeira que o Serra, ela esteve fraca. E em debates quem ganha, não é quem é mais autêntico ou verdadeiro mas quem dissimula mais.

Julio

Envio aqui, um comentário que deixei no Nassif, parece-me apropriado à discussão.

O debate, que debate?

O dito debate entre Serra e Dilma de ontem na RedeTV! não foi, afinal, um debate. Foi um encontro de presidenciáveis num espetáculo televisivo.

Para que haja debate é necessário que algumas regras tácitas sejam aceitas: as respostas devem ser às perguntas formuladas, os temas devem corresponder a assuntos verdadeiros. Sobretudo, só debate se houver honestidade intelectual.

Não é o caso dos debates televisivos, que nos remetem antes à erística — a arte de ter sempre razão, sem se importar com os meios.

Assim, tem vantagem quem menos compromisso tem com a verdade.

Neste sentido, Dilma Roussef se ressente de tentar explicar conceitos, de ater-se a fatos. Essa ligação ao mundo existente é uma força que a faz pior debatedora.

José Serra usa e abusa de artifícios sofísticos — está totalmente à vontade para mentir, para distorcer fatos e números. Não está se enganando, ele sabe perfeitamente que são falácias o que diz.

Quando o conteúdo de verdade some, resta apenas a estrutura emocional do embate. E sem compromissos internos com honestidade intelectual, Serra acaba ficando mais à vontade, mas solto. Seu falar é mais liso, seus gestos mais claros.

Assim, num sentido que é puramente estético e não diz nada em relação a conteúdos, Serra ganhou o debate.

Maria

Dilma estava cansada no debate. Os comícios são muitos. Sábado acompanhei a carreata aqui em Belo Horizonte, com Dilma, Lula, José Alencar, etc. Muita gente, um dia inesquecível! Coisa mais linda este Lula e esta Dilma!!! O povo correndo, acompanhando os carros, com as bandeiras do PT e da Dilma. Foi tudo mto rápido, disseram que ainda tinham um compromisso em SP, à tarde. Daí a gente conclui: como aguentar esta maratona? Portanto, as "falhas" no debate da Rede TV, devem vir de uma estafa eleitoral: não deve ser fácil. Ainda mais, ao final de uma domingo encontrar com um Serra pela frente: com ar de cínico, com a mentira estampada no rosto e tentando mostrar que é sério e do bem. Ah, não! Foi duro assistir! Mas fiquei até o fim, honrando a Dilma: o emocional dela fala alto; percebe-se que ela fica alterada diante das mentiras do Serra.
Acho que a gente não pode é baixar a bandeira. Da minha parte, faço o meu dever, diariamente: vou atrás de votos e estou conseguindo.

ruypenalva

Eu ainda não entendo como Dilma engole aquela do Serra:" Eu tenho Itamar e Fernando Henrique, você tem Collor e Sarney." Ela bem poderia dizer: "Serra, você se esquece que Itamar foi vice de Collor, e foi quem possibilitou a chegada de Collor ao poder, juntamente com a Imprensa que hoje apoia você. Se esquece também que toda equipe econômica de Collor, principalmente a Zélia Cardoso, que era sua pupila, do seu quadro de economistas, ostentava isso inclusive no currículo. Se esquece que Itamar deu declaração aos jornais que você foi contra o plano Real. Se esquece também que vários tucanos assessoram Sarney, inclusive o Bresser, do plano Bresser, que Sarney estava com Fernando Henrique, que Fernando Henrique não vale meio Lula."

Ubiratan Rosa Passos

Os vídeos da maçonaria e da Nova Era têm que ser enviados aos católicos e evangélicos!

augustodafonseca13

No próximo debate, a Dilma poderá questionar sobre o texto abaixo:

“Jestão Serra”: rodovia de SP que recebeu menos investimento ganhou mais pedágio desde 2009

Publicado em: http://festivaldebesteirasnaimprensa.wordpress.co

***

ANTONIO ATEU

serra não responde nada. ele foge das perguntas criando respostas prontas de acusação. não responde sobre privatização. não gosta que avalie a passagem dele pela prefeitura e e pelo estado. não responde sobre educação. não responde sobre paulo preto. não responde sobre emprego. da saúde só falar das apae. das drogas sobre a bolivia. a cacrolandia é esquecida. do transporte da proução e infraestrutura ele não sabe nada pedagios ninguem falou. enfim o debate foi fraco. serra não bate em debate . o jogo é por fora, rasteiro.tenho dito. pois alguem já dizia isso

M Peres

Resumo de todas as opiniões:
O QUE FAZEM PALOCCI, ZÉ EDUARDO CARDOSO E ZÉ EDUARDO DUTRA NESTA CAMPANHA?
Só aparecem feito pavões para comentar que o debate será de alto nível, que a candidata foi muito bem, blá, blá, blá.
Serra é oco. Usa a tática da desinformação. Não aborda temas relevantes. Desconhece os dados. Só diz que ouviu dizer, que ouviu falar, etc. Foge das respostas. Faz perguntas (com todo respeito aos deficientes) que são um escárnio como a das APAES e Rede Sara e o que faz a candidata Dilma.
CAI NA TÁTICA MAIS ÓBVIA DE DESINFORMAÇÃO desde Collor.

Mister Allende

Debate inssosso. Sem gás. Ambos estavm em palpos de aranha. Mas Dilma não deixou a peteca cair.

    King Childerico

    Os dois estão fazendo campanha pelo Brasil todo. Já são pessoas com certa idade. Calma

    E eles vão se esforçar nos da Record e Globo

Luciana

Debate é um modelão esgotado e decadente, porque todos nós sabemos que as acusações pessoais sobre corrupção pautam o programa.O povo em casa querendo saber sobre propostas de governo para reduzir a desigualdade, ações de desenvolvimento para o país, ações que garantam direitos humanos e um Brasil mais justo, mais igualitário não aconteceram.Temos sérios problemas na justiça, saneamento básico, educação, saúde, corrupção, pobreza, desigualdades, racismo, violência, analfabetismo, distribuição de renda, reforma agrária, orçamento/planejamento, política internacional, dívida externa, alta tributação aos mais pobres, coronelismo nos partidos políticos, oligopólio capitalista nos meios de comunicação, os ricos com malas cada vez maiores as portas dos bancos oficiais.O debate está virando programa de mal humor.Ruim demais.

Marcio

O que peocupa os candidatos é não cometer um deslize grave a ponto de perder os votos conquistados até aqui. Porisso todo debate é e será cansativo, sem que se corra riscos. Entretanto ao contrário do que se prega entre os marqueteiros parece que a tática de "partir para o ataque" surtiu efeito uma vez que coincidiu com a interrupção da queda da Dilma nas pesquisas. Eu não abandonaria por inteiro essa estratégia. Quando você tem de ficar na defensiva não tem tempo , nem tranquilidade, para pressionar o outro.Outro ponto é a tática do Serra de não responder. A Dilma ao invés de aceitar deveria nas réplicas, insistir nas perguntas obrigando a uma resposta ou deixando claro a falta dela.

Luiz Antonio Caniza

Sou eleitor da Dilma e, sinceramente, apesar de algumas falhas que cometeu (podia ser mais natural), se saiu melhor que o Zé Alagão. Serra não respondia nenhuma de suas perguntas e ainda mal conseguia fazer as dele, deixando o tempo passar. Estou estranhnando alguns comentários aqui sobre Serra ter se saído melhor. Sincerameente, isso não aconteceu.
Mesmo assim, acho que Dilma precisa melhorar.

ANTONIO ATEU

serra não responde nada. ele foge das perguntas criando respostas prontas de acusação. não responde sobre privatização. não gosta que avalie a passagem dele pela prefeitura e e pelo estado. não responde sobre educação. não responde sobre paulo preto. não responde sobre emprego. da saúde só falar das apae. das drogas sobre a bolivia. a cacrolandia é esquecida. do transporte da proução e infraestrutura ele não sabe nada pedagios ninguem falou. enfim o debate foi fraco. serra não bate em debate . o jogo é por fora, rasteiro.

acrescento aqui um comentario docompanheiro marcos no blog do rodrigo vianna.Serra durante todo o debate abriu espaços (“deixas”) que seriam aproveitadas de forma primorosa pelo saudoso Leonel Brizola. Concentrar-se nas “brechas” abertas nas falas do adversário trás resultados imediatos e tem maior impacto do que discussões sobre temas que já estão há mais tempo no debate (privatização). Por exemplo, quando Serra falou sobre o custo do transporte da produção do Centro-Oeste para o porto de Paranaguá/PR, Dilma poderia ter iniciado a réplica com “Os seus pedágios em SP contribuem muito para isso, e é prova disso o fato de que os caminhoneiros preferem pegar um caminho mais distante pelas rodovias do Estado do Paraná para evitar serem extorquidos nas rodovias privatizadas por seus governos em SP”, e em seguida defender a malha de sua proposta. Outro exemplo, quando o Serra falou sobre a questão da formação profissional, Dilma poderia ter dito “Vocês optam por formar “servos” priorizando estes cursilhos que custam menos e formam pouco. Nossa opção é pela formação de profissionais capacitados para responder aos desafios de um Brasil grande, desenvolvido e cheio de oportunidades em que nós acreditamos.”, depois defenderia as Escolas Técnicas. Ainda no tema educação, Dilma não pode deixar de aproveitar a “deixa” da falta de investimentos para denunciar que “No governo do PSDB as Universidades Federais foram sucateadas, os professores desvalorizados e o seu projeto tinha o objetivo de abrir espaço para as Faculdades privadas, para quem possa pagar, porque o PROUNI nunca foi imaginado por você e seus aliados do DEM.”. Quando o Serra abre a “deixa” de valorizar as estatais, Dilma poderia iniciar sua resposta com a afirmativa de que “Em seu governo do PSDB os funcionários públicos sentiram o quanto são valorizados. Foram 8 anos com apenas 1% (a confirmar) de aumento salarial, sucateamento das empresas e ameaças de demissão. Vocês tentaram acabar com a estabilidade do funcionário público e como não conseguiram, criaram os Programas de Demissão Voluntária que de voluntário não tinha nada – era pressão muita. Os funcionários do seu agora tão amado Banco do Brasil sofreram muito durante o governo do PSDB, e muitas famílias hoje não tem pai porque alguns empregados do Banco do Brasil, não suportando a pressão chegaram a cometer suicídio, e você que está em casa conhece o drama destas pessoas durante o governo do FHC.”. Ainda no tema educação Dilma não pode deixar de aproveitar quando Serra falar sobre os professores e dar continuidade ao comentário de Plínio dizendo que “Em São Paulo, as reivindicações por melhorias nas condições de trabalho e salário levadas pelos professores ao seu Governo foram recebidas a cacetetes da polícia, não só nos professores das Escolas Estaduais, como também das Universidades, você conseguiu fazer o que nem a Ditadura Militar fez: invadir o Campus da USP e mandar a PM bater nos grevistas.”. Ao ser abordado o tema da Segurança, Dilma poderia aproveitar e deixar muito claro que a qualidade da Segurança passa pela valorização do policial e dizer que “Serra, você como governador conseguiu algo inédito e perigoso: colocou as polícias Civil e Militar em confronto que foi manchete em todos os jornais e pode ser visto em vários vídeos na internet”. Dilma precisa denunciar a falsidade do Serra quanto ao aparelhamento/loteamento do Estado denunciando o nepotismo existente no Governo FHC e no Governo de SP – nomes e cargos são do conhecimento de todos. DENUNCIAR AS MIL CARAS DE SERRA, esta deve ser a estratégia de Dilma nos debates.

Marcos

Azenha, alguém tem que avisar para Dilma que o debate é mais do que responder perguntas ponto a ponto. Debate é emoção.
É irritante ver a minha candidata preocupada com o tempo e em responder tópico por tópico.
Exemplo: ela está explicando um assunto X e se lembra que esqueceu de falar do assunto Y, então interrompe a explicação do assunto X para falar do assunto Y.
Dilma , o seu melhor é o seu jeitão de "mulher Brava", Como atriz tu é péssima e eu não estou elegendo candidata a novela.
Mario Covas tinha o seu jeitão e sempre se deu bem nos debates.

Gente, vamos ajudar a Dilma falando a verdade. Dilma está perdendo de goleada os debates. Nossa sorte é que os debates agora são mais repercutidos boca a boca do que assistidos,

Zhungarian

Olha, é muito difícil debater-se com alguém que usa a mentira como arma, sem o menor constrangimento. Para quem já desceu ao nível atual, Serra não tem mais nada a perder. Já perdeu a vergonha, o caráter, jogou o nome de sua esposa e de sua filha na lama, e não está nem aí: ele quer o PODER a todo custo.

O debate foi morno, chato às vezes. Serra fugiu das perguntas, repetia a mesma ladainha o tempo todo, e não conseguiu se explicar com relação à privatização de sua empresa de energia de São Paulo, cuja venda para a Petrobras foi o foco de alguns blocos do debate.

Serra também se enrolou para explicar sua relação com Paulo Preto. Quesito em que Dilma ainda lhe sapecou uma ausência de investigação sobre denúncias feitas em maio de 2010.

Portanto, como Serra não tem mais nada a perder, fica fácil jogar m* no ventilador.

Resta ao povo "indeciso" (não creio que haja tantos indecisos assim) deixar-se ou não influenciar pelo teatrinho ensaiado desses debates.

Gabriela

Eu, com todo respeito, descordo da maioria das opiniões. Achei o desempenho da Dilma melhor do que o debate da BAND. Acho que ela foi crescendo ao longo do debate. Nos temas ligados à infraestrutura ela se saiu melhor e na pergunta da jornalista também. Quase ninguém comentou a pergunta sobre a educação, no penúltimo bloco, que deixou o Serra desnorteado.
Por outro lado, concordo com aqueles que comentaram que faltou resposta para a privatização da telefonia, tem que falar que pagamos a tarifa mais cara do mundo e que o serviço é péssimo; tem que responder o que ele chama de "loteamente de cargos" na Petrobrás; o apagão de FHC tinha que ser lembrado; um ponto principal para mitigar a alegação de "melhor ministro da saúde", o maior surto de dengue do país aconteceu quando o Serra ocupava o ministério; quando ele falar de Itamar Franco, também deve-se lembrar a afirmação do ex-presidente de que o Serra boicotou o plano real (http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/10/13/itamar-serra-boicotou-o-plano-real-e-roubou-os-genericos-do-itamar/).

JOão do Rio

A Dilma não está bem assessorada, deixou escapar muitas oportunidades de ganhar fácil esse debate. Precisa falar de forma mais fluente e com calma concluir o raciocínio. O candidato adversário está dando um mole danado e ela não marca gol. Acorda Dilma, acorda Lula, com esta assessoria vcs. vão eleger o adversário.

marcelo mesquita

Gostei da dilma. Tranquila, segura. Em suas respostas sempre falava o "candidato serra" é isso e aquilo. Marcava a resposta com essa frase. Vcs viram a capa do jornal O Dia aqui do rio ontem? Leiam: http://twitpic.com/2ypidp

José Maia

Dilma perdeu muitas oportunidades no debate da redeTV:

1. Quando Serra disse que as ações da Petrobrás subiram desde que ele melhorou nas pesquisas, Dilma deveria dizer que é exatamente pela possibilidade de ele privatizá-la.

2. Quando diz que hoje ainda estaríamos de orelhão sem a privatização do sistema telebrás, Dilma precisa desmacará-lo e mostrar o absurdo dessa afirmação: quando foi privatizado já existia a telefonia celular e temos a telefonia mais cara do mundo.

3. Dilma precisa desmorizar Serra quando ela diz que ela está mentindo. Os assessores precisam ensair uma forma de desmoralizá-lo.

Pedro

Gostei do comentário de quem disse que Serra é mentiroso profissional. Taí, achamos a sua profissão!

joão henrique

Não sei que debate vcs viram. achei a dilma MUITO BEM. não podemos ter o parametro de Dilma como sendo o Lula, é a primeira campanha dela. pra mim ela foi Dilma, Decidida, prefiro dizer que ela estava animada e bem articulada. mas se a maioria pensa diferente…..

ANGELA

Acho que foi bom, o tom menos contundente no debate. O trabalho mais significativo será de edição deste debate para o porgrama eleitoral, afinal 4 pontos de audiência, não muda muita coisa. Dilma presidente com toda força do coração !!!!

Zapper

…Continuação…Não é possível que ninguém veja que na articulação desta campanha sórdida estão os dedos e os métodos de Daniel Dantas (o dono do Brasil), instigando ($$$) a CNBB, TFP, Opus Dei, Evangélicos, Partido da Monarquia, a nossa elite (elite?) com seus brioches e todas as forças reacionárias deste país, para colocar as mãos na riqueza do pré-sal e se ver livre de todos os processos que o rondam.
Tempos atrás comentei aqui e fui muito contestado que a melhor maneira de perder uma eleição é achar que já ganhou. Pois é…

Zapper

Infelizmente no debate de ontem na RedeTV o Serra deu um passeio em céu de brigadeiro, mesmo sem responder a nada e sem conteúdo, com base em mentiras. Com tranquilidade e domínio da imagem. A Dilma esteve totalmente desarticulada, tanto nas perguntas quanto nas respostas. Uma pena. Isso me fez pressentir uma cena dantesca: Serra vence as eleições; Gilmar Mendes, ministro da Justiça, Daniel Dantas, com as 2 mãos no pré-sal, Verônica Serra e Verônica Dantas, amigas para sempre; Mainardi volta triunfal; o PIG se esbalda em verbas publicitárias do Governo; Carta Capital, único veículo crítico míngua; os blogs progressistas falam para o público interno e está pronto pra ser empossado Presidente, a qualquer momento, Indio da Costa. Que m…!

Fernando Souza Jr.

Olha, acho que ambos me pareceram um tanto cansados e de seco cheio mesmo, não deve ser fácil para nenhum dos dois, sobretudo para a Dilma, que não é política profissional e não está acostumada com campanhas eleitorais.
Acho que ela acertou o tom ontem, não dá para sair no ataque todo debate, se não começam a vincular aquela idéia de que ela durona, radical, não tem coração, não tem sensibilidade, etc.
Quanto ao Serra, me pareceu um pouco surpreso com o tom da Dilma, demorou um pouco para se situar no debate, ele talvez esperasse ser mais atacado, estava um pouco inseguro. Depois melhorou sua performance um pouco, mas também parecia cansado. Penso que, se levarmos em conta sua experiência política e eleitoral, ele é um debatedor sofrível, para dizer o mínimo.

Wendel Melo

A postura de Dilma no debate menos assertiva, e o tom mais ameno do programa eleitoral, indicam que o comando da campanha entende que é hora de consolidar os numeros. Devem acreditar que estancaram o crescimento de Serra e querem manter o patamar de votos de Dilma. Não querem arriscar muito.
O unico problema é que a Dilma que parte pra cima e muito, muito melhor que a Dilma paz e amor! Tomara que o comando da campanha esteja certo, entretanto fiquei com saudades da Dilma do debate da Band.

Com exceção do primeiro bloco no qual Serra foi melhor, acredito que no restante houve empate. A resposta de Serra sobre o Paulo ( "vitima de preconceito" ) Preto, deve entrar para historia como uma das maiores perolas desta campanha. Que coisa horrorosa!

Paulo Roberto

Este debate serviu para os eleitores esclarecidos que são sensíveis a deslize dos candidatos. Na minha opinião Serra, ao não responder a pergunta sobre compra pela petrobras da distribuidora de gáz, saiu prejudicado. De mais a mais este debate não acrescentou nada. Dilma na minha opinião não está usando todas as armas a sua disposição e está claro que é uma extratégia do PT, caso do aborto de Monica Serra. A partir do momento que Monica Serra, chamou Dilma de mata criancinhas esta dando o direito de resposta para Dilma no mesmo tom. Eu acho que o PT está esperando as últimas pesquisas aí então definirá quais armas serão usadas.

Morais

Acho que o pt está demorando para usar as mesmas armas deles, pois já deveriam estar distribuindo panfletos com a matéria do aborto praticado pela Mônica Serra, pois a imprensa não vai divulgar isto como fez no caso do aborto contra a Dilma, enquanto eles continuarem com uma campanha certinha vão perder igual a Marina, perdeu com honra, mas foi a grande derrotada.

José Maia

No debate de ontem, Dilma foi muito mau acessorada. Muito mesmo. Dilma precisa preparar o que dizer quando Serra a chama de mentirosa. A reação deve de alguma forma desqualificá-lo. E a propaganda eleitoral deve refazer os pontos em que ela foi mais fraca no debate e não apenas fortalecer os pontos em que ela foi forte. Outra coisa: Dilma não deveria aceitar o debate na Globo no último dia, mas sim no penúltimo, para ter pelo menos dois programas para denunciar e corrigir eventuais assimetrias. Na TV, cara-a-cara, Dilma quase sempre não leva vantagem.

João Manoel

Razoável, deu pro gasto. O da Band achamos melhor pq ela foi pra cima do 'do bem'. Ela é muito emotiva, compreensível né. Ele é calhorda, cínico por natureza.
O que falta pra Dilma é objetividade. Ela é muito preparada, sabe de tudo, no entanto não tem poder de síntese. Gasta o tempo com expressões como ' agora eu quero dizer', 'eu acho', conta toda uma estória e qdo está pra dizer o que precisa, termina o tempo. Considero que neste aspecto dá pra melhorar, e muito. O 'do bem' fala do apoio dos íntegros, a Dilma precisa dizer que tem o Lula pô!

Paulo Silva

Azenha,
o debate, no todo, foi melhor que o da BAND. Ambos os candidatos apresentaram temas relevantes. Dilma, no entanto, foi mais precisa nas respostas, mostrou mais domínio, principalmente quando apresentava números. Serra, por outro lado, fugiu, por várias vezes, dos temas propostos; usou muitas falácias lógicas para se esquivar de temas polêmicos. Dilma precisa, contudo, controlar mais as emoções; é a terceira vez que ela estoura o tempo das "considerações finais". Um outro ponto que ficou bastante claro foi a intuito claro da Dilma em alcançar o eleitor de São Paulo; no que, segundo penso, ela fez com relativo sucesso. O tema sobre a venda de uma companhia de gás foi um exemplo disso.

Cláudio

Outra coisa, Dilma ficou somente no tema "Privatização" isso cansa, tem tanta coisa pra bater!

Cláudio

Na minha opinião, Dilma não foi bem, foi muito melhor no debate anterior na Band, nesse acredito que Serra foi levemente melhor. Dilma teve dificuldades em clarear suas ideias, expor elas melhor didaticamente.

Marat

Foi como sempre: Serra mentindo e Dilma batendo pouco… poderia bater mais e melhor, mas essa parte nós faremos nas urnas!

    Baixada Carioca

    Concordo Marat. Estou me tornando chato por achar que Dilma não sabe debater. Mas o programa eleitoral de ontem ela deixou claro sua condição de … que encontra dificuldades para sintetizar o que quer dizer. Foi vacilante como em todo o primeiro turno e se deixou pautar pelo tucano. Não falou dos pedágios em São Paulo; não trouxe o tema do aborto que poderia deixar o tucano em saia justa e não falou que o DEM e o PSDB quer acabar com o ProUni. O tucano realmente nunca disse que iria acabar com o Enem, e ficou a confusão entre Enem e ProUni. Diferente do anterior, fiquei frustrado.

Marcelo

Dilma soltou perolas como:
POLVO de Sao Paulo
e disse que vai respeitar a PESSOA HUMANA
e muitas outras

    Diogo

    Pessoa humana é linguagem da área dos Direitos Humanos. Não é pleonasmo, tem explicação na doutrina jurídica. A Dignidade da Pessoa Humana é princípio norteador da nossa Constituição Federal. Está correta a expressão e ressalta o comprometimento da nossa candidata com a defesa dos DDHH.

    ANDREA

    O termo PESSOA HUMANA está na Constituição da República quando fala na DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, sendo fundamento da República Federativa do Brasil, estando disposto no seu artigo primeiro, inciso III.
    Não foi pérola, mas termo utilizado por alguém que lê a Constituição da República.

Jairo_Beraldo

Concordo que paareciam cansados. Mas pode ser yambém que sabeam da audiencia pífia da RedeTV, e estavam só ensaiando. Mas acho que a Dilma está muito tensa neste segundo turno. Quer partir para o ataque, mas acaba recuando. Pode ser jogo de cena. Apenas guardando munição para os debates em redes de grande audiencia. Esperemos.

    Baixada Carioca

    Beraldo.
    Para mim o debate em si não tem muita importância, mas o que ele proporciona na repercursão é que determina a performance dos candidatos.

    Jairo_Beraldo

    E aí Baixada..mas que coisa, hein? A Dilma na última hora perdeu votos aí para a Bláblárina…era para estar eleita, mas acho que a forma como tratam os que são companheiros, e ser agressivos com os do mesmo lado dá nisso. Aqui em Goiás, meu caro, fizemos o que era quase impossível. Levamos para o segundo turno…e UNIDOS, vamos virar! E vamos dar uma votação maior ainda para Dilma!

Pedro Soto

Nada de baixo astral, gente!
A Dilma já está se recuperando nas pesquisas. Agora é só manter e até aumentar a diferença.
Eles não têm mais novidade nenhuma para apresentar. As denúncias deles já cansaram o eleitorado.
Só hoje, entre sete e oito horas da manhã, falei com doze pessoas incentivando o voto na Dilma. Transmitir entusiasmo é muito bom. As pessoas precisam.

Carolina

Essa noite tive até pesadelo. Estavamos num Brasil destruido.

Essa campanha do Serra é nojenta!!!

Gerson Carneiro

Também vi aos pedaços o debate, e notei quando Dilma disse que o "Brasil foi o primeiro a entrar e o último a sair da crise".

O Serra bancou o cínico o tempo todo. Cheio de escapismo. Não respondia diretamente, sempre utilizava o tempo para recorrer a assuntos de blocos ou temas anteriores, enrolava e dava uma resposta evasiva nos últimos segundos.

Dilma gaguejava muito e se atrapalhava, engasgava, muito. E quando o Serra afirmou que Dilma estava "falando mal de São Paulo", Dilma simplesmente poderia ter dito que Serra "falava mal do Brasil".

Ainda falta em Dilma um raciocínio rápido. Também ainda não citou os alagões e os incêndios nas favelas em São Paulo.

Gerson Carneiro

Aconteceu no debate da Rede TV mais uma semelhança com o que ocorreu na eleição de 1989 entre Lula e Collor.

Em um debate, na Globo, Lula afirmou que havia um estudo cientifico que apontava para o surgimento de uma sub-raça, nos arredores de Recife, causado pela desnutrição. Os chamados homens-gabirús. Collor, saltou bancando o ofendido, e esbravejou: “não chame meu povo de sub-raça. Nós não somos sub-raça”.

Ontem, no debate da Rede TV, Dilma fez reiteradas críticas ao governo do Serra em São Paulo, na questão das privatizações, da segurança e da cracolândia. Serra saltou bancando o ofendido, e começou a acusar Dilma de querer ganhar a eleição falando mal de São Paulo. “Só sabe falar mal de São Paulo”.

Ou seja, mais uma vez a repetição dos métodos da campanha de 1989.

    ANDREA

    Exatamente, é técnica de político mau caráter como o Serra e Collor.
    Ela vai ter que desfazer essa impressão urgentemente, pode perder votos em SP.

    Gerson Carneiro

    Eu diria, na ocasião: estou criticando a atuação do governo Serra, em São Paulo, se isto é "falar mal de São Paulo" então o sr. constantemente "fala mal do Brasil" quando critica o governo Lula.

    Falta à Dilma, perspicácia, agilidade de racioncíniona hora do debate, mas isso é por causa da presão e da falta de experiência, é normal. Apesar de que os assessores ali presentes deveriam ficar mais atentos e dar esses toques.

    O Serra é cara de pau, ele, no debate, diz que a Dilma responde porque assessores ajudaram, como se ele não fosse ajudado por assessores. Isso é ser macoco velho, usa truques para impressionar. Eles são terríveis.

Luiz P

Na minha opinião o Serra demonstrou mais frieza. Parece que ele é melhor debatedor. Mas isso não quer dizer nada, já que precisamos de um melhor dirigente do país. O Maluf tem uma imensa agilidade verbal/mental mas é um pulha e parece que fez escola no PSDB.

Dilma, não fale mais dos VANTS. Outro dia a aeronáutica afirmou que derrubaria os vants da PF caso eles levantassem vôo (aliás, esses conflitos institucionais são o ponto baixo do governo Lula). Se o vampiro tivesse essa informação, ele te massacrava.
A verdade é que nem os USA, com o maior aparato militar/tecnológico do mundo, consegue controlar as fronteiras. O único jeito de combater a droga é localmente (na cidade, no Estado) com polícia bem paga. Não custa lembrar o que o Abadia andou falando sobre o Denarc/SP.

Cunha

Pelo visto,vai para o time-break,com ventagens para Dilma.

Cícero

Essa audiênica que, sgundo consta, teve de 4 a 5 pontos de média, isso é em relação a São Paulo e mais: à grende São Paulo (cidade e região metropolitana). Em termos de Brasil, a audiência da Rede Tv é muita baixa. O debate de hoje, além de enfadonho, foi muito chato. A Dilma estava visilvelmente cansada e abatida. Isso é compreensível, não só em razão das exaustivas viagens e discursos, como também em razão das calúnias e difamações que ela vekm suportando ao longo dos últimos meses. Não é mole não, ser bombardeada com tantas calúnias, difamada, chamada de "matadora de crianças", acusadas de crimes que não cometeu, TUDO PORQUE AS ELITE POLÍTICA QUER SE APODERAR DO PRÉ-SAL. é ESS O PRINCIPAL MOTIVO DESSA GUERRA FERRENHA PELA PRESIDÊNCIA DO BRASIL. Vamos dar um tempo pra ela. Dilma "mandou bem" no debate da Band. Hoje poderia ter atacado mais do que defendido. Não o fez. Tenho certeza de que, até o próximo debate, ela já estará recuperada e vai colocar o Serra no seu devido lugar. Em relação às perguntas jornalista, ela foi bem. Quanto à audiência desse debate, repito, deu em média 4 pontos, mas somente aqui em São Paulo. Nas outras regiões, a audiência foi, em média, menso de 1 (um) ponto. Enfim, pouca gente viu o debate. Na Globo, porém, a Dilma vai ter de partir com tudo pr cima do Serra, pois a audiência da Globo é bastane expressiva em todo o país. Dilma vai ter de estar bem de saúde e em paz. É aguardar e torcer. Tive navegando ontem na Web por várias regiões do país e pude perceber que a maioria avassaladora do elçeitorado do Norte e Nodeste do país está com a Dilma. Isso me deixa ainda mais esperançoso porque, serão essas regiões que farão a diferença, pois no sul e sudeste, os votos são previsíveis e a grande maioria dois eleitores já consolidou sua posição. A eleição para presidente da república será decidida pelos eleitorado do Norte e Nordeste do país.

Gilberto

Alguém tem que dizer para a Dilma que debate é muito mais malandragem, mentir mesmo falar e tentar que algo de ruim que se fale pegue no adversário e a candidata vem sendo muito direitinha muito na linha. Tem que ser sacana, malandra tem que dentro do limite tentar colar algo que não presta nele, a todo custo e com muita tranquilidade e malandragem.

Gilberto

A acada entrada para falar, perguntar ou responder a Dilama não pode perder a oportunidade de "desconstruir" o adversário, como o fulano não fez , não respondeu , fugiu da pergunta comparar eou citar alguma coisa negativa, sempre, sempre e sempre. Reparem o que ele faz, gasta totdo seu tempo mentindo mas dizendo coisas negativas a respeito do PT e da DILMA, observem.

Ana

O Serra tremeu em todos os sentidos. É só ver o vídeo. Tá lá.

@sergiobio

Só vi a parte de perguntas das jornalistas. Inclusive achei até muito imparcial a escolha de perguntas que dizem respeito a problemas equivalentes dos dois. Na resposta, a Dilma me surpreendeu positivamente. Enterrou de vez o caso Erenice Guerra, que é o que mais tirou voto dela entre as pessoas que conheço. Aliás, a própria campanha da Dilma poderia ser direta e clara sobre esse assunto. Ela não perde mais votos por isso, só tem a ganhar.
O Serra foi meio burocrático para responder. A mim, explicou. Me convenceu (parcialmente). Mas cometeu um deslize ao dizer que o apelido Paulo Preto era racista. Mostrou que ele realmente não tem a menor intimidade com as questões raciais no Brasil. Deixou claro que lhe falta diálogo com esse setor da sociedade.

Isnard

Ainda bem que teve ppouca audiencia.Serra emplacou todos os bordões na "cara dura".Dilma é por demais ética para lidar com esse tipo de coisa.Talvez seja melhor um ataque puro e simples,sem tantas preocupações,ou seja,chamar Serra de mentiroso,simplesmentee e sem rodeios,Serra a atacou com técnica,objetivando as pessoas mais simples e de entendimento menor que o mediano,porDilma não convenceu ninguém e apanhou feio,essa é a impressão qie Serra deixou para o "povão".Infelismente, a máxima da direita de que "Dilma será massacrada nos debates" começa a se confirmar.Ainda bem que a audiencia foi baixa,porém,"eles" irão repercurtir ao máximo esse que foi o melhor "desempenho" de Serra em todos os debates até aqui.Rizível,mas é a dura verdade.

    Baixada Carioca

    Massacrada Isnard? Não. Acho demais. Bem ela não foi, e não sei se é porque ela é "por demais ética" ou se por falta de preparo mesmo. Já percebi que ela quando tem tempo para falar contextualizadamente ela se sai melhor. Com tempo limitado, ela se perde na busca por informações guardadas no pensamento e acaba se deixando pautar pelo tucano. Não creio ter havido estrago na campanha, mas o último debate será fundamental. Basta lembrar que será na Globo e será o último dia de campanha na TV. Eles apostam nisso.

Artur Procopio Lima

O que diferencia Dilma de Serra é a emoção. Nitidamente ela fica transtornada com tantas acusações falsas. Na turma dele, tem gente especialisada em analisar a pessoa, de como ela reage nesses momentos de confronto. Conhecem o ponto fraco do ser humano Dilma, fator emocional. Ela é mil vezez mais verdadeira do que o boneco Serra. Temos que nos lembrar o seguinte, que o Serra é um mentiroso profissional, larápio e covarde. O que ela te de fazer antes de um debate, é tomar algum calmante, ou uma dose de guarana, para engrenar uma primeira morro acima. Ela está cansada. Prefiro a Dilma cansada do que o maquiavélico Serra. Um refrãozinho musical para ajudar a moral : EEEEEEEEEEEEEEEEHHH, vamos subir Dilmaaaaaa, vamos subir DilmaaaaaAAAAAAAAAAAAAAA. Dilma Presidenta!

    vantuil

    … e quando ele diz que a mulher e governadora do Pará, jogou uma adolescente numa cela para ser estrupada. Acho que, desceu o nível, e mostrou o mal-caráter que é.

WILSON GOMES

Azenha, em minha visão particular, a Dilma poderia explorar mais alguns pontos chave, que seriam:
1- Em São Paulo há uma lista de estatais a serem privatizadas, o que indica que a afirmação de Serra é falsa, em termos de reversão da tendência de privatização. Eles continuam neo-liberais.
2- Poderia explorar melhor os índices de desemprego da era das privatizações, que bateu records, e Serra era ministro.
3- Poderia explorar a divida externa na era Serra-FHC em termos numéricos, que era altíssima.
4- Poderia explorar as crises e as datas em que o Brasil caiu economicamente e a crise de 2009 em que o Brasil nada sofreu.
5- Poderia explorar a situação lamentavel da economia em 2002, quando o Brasil foi entregue ao Lula em péssimas condições. Reverteria a propaganda de que FHC foi o verdadeiro autor do sucesso atual de Lula.

    neide

    A Dilma tem motivos para não tocar muito nesses assuntos econômicos.

    A dívida externa foi paga às custas da explosão da dívida interna; e enquanto aquela pagaria hoje juros próximos a zero, esta está pagando Selic de mais de 10%.

    O Palocci e o Mantega já elogiaram a política econômica do Governo FHC.
    E o Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, foi eleito Deputado Federal pelo PSDB em 2002 – renunciou para assumir o BC e manter a política monetária do Governo anterior.

    Renato Fuck

    Caro Wilson, concordo integralmente com você. Acrescentaria ainda os famosos pedagios. são inumeros instalados, caros e que oneram a população paulistana toda, pois quem paga a conta no final é a população no preço final da mercadoria. Penso que ela, a Dilma, precisa dizer isto aos paulistanos, e conseguentemente aos brasileiros.

    Alexandre

    Os coordenadores e marqueteiros são fracos e estão amarrando a Dilma. Cadê o Ciro para destroçar o serra?

    Felipe

    O índice de desemprego era o menor dos problemas. Dá uma olhada nesse link: http://legis.senado.gov.br/mate/servlet/PDFMateSe

    Não se trata de fraude: o endereço é do Senado Federal e as informações são bastante claras. O conteúdo pode ser facilmente interpretado:

    1 – Defende a prevalência de acordos coletivos sobre a CLT (que é inteira infraconstitucional).
    2 – Identifica a Presidência da República (de 2001) como a origem desse documento.
    3 – Só foi retirado depois da derrota do PSDB (partido de Serra), em 2003.

    O PSDB é contra os direitos trabalhistas. Essa é a maior ameaça ao país, e certamente é o lado com maior potencial desastroso de Serra.

Alberto

Alguém já viu a reportagem do Laerte Braga, a respeito da reunião do senhor Fernando Henrique Cardoso com 130 investidores, em Foz do Iguaçu neste domingo?

    terezinha

    Eu vi. Coincidência (se é que existem) no mesmo dia do debate ? Um "evento internacional" que a Globo que acha que a Capital do Brasil é Nova York ( em portûguês mesmo) tanto gosta, sem divulgação ? Cruzesssss.

    Baixada Carioca

    Encaminhei o artigo dele pro Azenha e pedi alguns esclarecimentos ao próprio Laerte. Quem tem o dever de provar alguma coisa é quem acusa. Mas é um excelente artigo para ser reproduzido na Rede confirmando sua veracidade.

    Baixada Carioca

    Laerte respondeu ao meu email.

    Rildo, boa tarde.

    O fazer um desafio significa exatamente deixar claro as condições de provar.

    É por questões de segurança que o nome do informante, que está no mesmo hotel, não pode ser revelado.

    Ao dar os nomes, hoje à noite tornarei a escrever sobre o assunto já com mais detalhes, estou chamando-os às falas e desafiando-os a desmentir.

    No caso de uma interpelação judicial, meu caso se o fizerem, reafirmarei todos os fatos e no curso de um processo alegarei exceção da verdade, figura jurídica que significa o direito de provar e provarei.

    Como?

    No caso de um processo posso provar o deslocamento de FHC para Foz do Iguaçu. Posso exigir do hotel a lista de hóspedes com data de chegada, saída, nacionalidade, enfim, uma série de ações que não interessa a eles.

    Tenha a certeza que não estou me metendo num lamaçal, ontem fiquei até duas horas recebendo informações via celular, com toda a cautela para preservar o informarnte e tão logo me chegou às mãos a primeira notícia, eu comuniquei ao comando do PT que, por sua vez, também foi atrás.

    Há provas fartas do evento e do que FHC disse durante o jantar, como do pedido de dinheiro para a campanha de Serra.

    Um abraço,

    Laerte

Antonio

Nitidamente o Serra estava tremendo na mão direita, tom de voz alterado, Dilma teve bons momentos, na pergunta da jornalista foi muito mais inteligente, além de contar com a sorte de ser a última a responder.
No conteúdo foi um banho, privatização, desemprego, educação, saúde com a rede sarah etc…
Serra ao final tentou passar uma imagem de pessoa do povo, contraditório com a arogância
de todo o debate.
Dilma em alguns poucos momentos ficou nervosa, como na frase citada pelo azenha, mas
a questão da ferrovia para a produção de soja e a questão da empresa de são paulo que
serra não deixou a Petrobras comprar foram simbólicas da supremacia do preparo da Dilma.

maria abadia

Eu não gostei, concordo que a Dilma precisa falar de modo mais simples para o povo e deixou deixou muitas criticas que poderia ter feito ao Serra: o Rio Tiete é uma delas, tem que bater mais, estava cansada, um pouco nervosa e não rebateu a questão de duas professoras em sala….desconstruir, desmacarar esse mentiroso compulsivo e principalmente na area de saude – onde ela parece fraca.
Uma pergunta: esta se fazendo um mutirão para que os eleitores tenham o documento com foto? Afinal a carteira profissional sai na hora – é previso no norte e nordeste diminuir a abstenção. Em tempo estou incentivando todos os serristas que conheço que viajem.(rrrrrrrrssssssss) mas perdi dois votos para Dilma porque eles precisam viajar.

Maria Dirce

Dilma fraca nesse debate, deixou pontos relevantres por ex a gráfica dos panfletos e mais a fundo a história do Paulo preto.Foi fraca,

    sara

    Olha, a princípio, eu também tinha achado ela fraca. Mas se você analisar bem, o Serra falou, falou, falou e mentiu, mentiu, mentiu, enrolou, enrolou, enrolou e tripudiou do povo, porque pensa que o povo vai cair nessa empulhação dele. O que se extraiu do debate foi que a Dilma pode não ter um discurso empolgante, mas tem um discurso realista e sincero. O Serra foi mais "esperto", no mal sentido mesmo. Logo que se terminou, pode-se ter tido a impressão de que o Serra ganhou. Entretanto, é só impressão. Foi vitória de pirro!

Nilva

Precisa relaxar um pouco, chama um iogue, tai-chi, alguma coisa. PRECISA SORRIR MAIS. TEM UM SORRISO LINDO E MEIGO. 'DECORAR" UM FINALZINHO BEM CALMINHO, O LULA CONFIOU EM MIM PRA CUIDAR DO POVO QUE ELE TANTO AMA E EU VOU CUMPRIR O QUE PROMETI PRO LULA.(assim mesmo)PORQUE TAMBÉM AMO O POVO DESTE PAÍS. (PEDIR VOTO HUMILDEMENTE) E PEÇO QUE VOCÊS CONFIEM EM MIM, ME DANDO SEU VOTO,DO MESMO JEITO QUE O LULA CONFIOU. (não importa se é piegas).PARA QUE EU SEJA A PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DO BRASIL. Brasileiro gosta de redundância, kkkk, peça voto, mostre-se humilde, SEI QUE É HUMILDE, mas não custa pedir com um pouco de emoção.

    Ronaldo Souza

    Concordo com você Nilva, a emoção bem colocada é arma fatal. Na fala final ela deve reforçar essa questão que "Lula confiou o seu povo a mim e eu não vou decepcionar a quem fez tanto pelo Brasil".

    Baixada Carioca

    Esse tipo de argumentação provoca intimidade com o eleitor. Gosto disso.

    GustavoEgito

    É isso, Nilva.
    Perfeito!

Nilva

Privatizações falar só da Petrobras e Pré-Sal. O PETRÓLEO É NOSSO. Ele vai falar dos telefones novamente. Dizer que o Bresser sempre foi contra a privatização da telefonia e que os preços aumentaram muito. Falar que teríamos celulares mesmo com estatais.E só, chega de privatização. O povo faz chacota, os mais jovens não lembram e a maioria se diz favorável, é anti-estatais. Cortar este papo de loteamento falando do R.Freire, do Antero, quando ele disser que o PT só mente, falar das calúnias, da gráfica dos tucanos, falar que ela era do PDT que votou a favor do Real. Que ele era contra o Real.

    Ronaldo Souza

    Concordo outra vez Nilva.

    Yacov

    Nâo tem que mentir não… O PT e as esquerdas, em geral, foram contra o REAL, num primeiro momento, por que ele representou a retirada de muitos direitos trabalhistas e mais arrocho salarial. Mas, um vez implantado o plano, e mesmo com a inflação sob controle e com a estabilidade macroeconômica, eles conseguiram, vender tudo e aumentar a dívida, aumentar o desemprego, a recessão e nos levar para o buraco em três crises periféricas, na Russia, Tigres Asiáticos e México, além de serem os campeões em tirar os sapatinhos em aeroportos americanos. VAMOS LÀ, DILMA!! Tà Fácil desconstruir este TUCANALHA maldita!!! VOCê CONSEGUE!! VOCÊ PODE!!!!

    O "BRASIL PARA TODOS não passa na glOBO – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Augusto

Ambos estavam cansados, mas Serra foi melhor no debate, a Dilma estava muito titubeante nas palavras, se expressando mal.

Mas acho que ela trouxe mais novidades positivas para a campanha que o Serra.

– falou da investigação da operação Castelo de Areia sobre o Paulo Preto, citando a Veja.

– falou de uma tal Gás Brasiliana, empresa de gás que o gov Serra não permitiu que a Petrobras comprasse. Se expressou mal para caramba, em duas perguntas quase inenteligiveis, mas trouxe esse novo assunto à pauta. Tenho a impressão que o Serra pouco sabia do que se tratava.

– Mas o mais impressionante e imperdível do debate foi o Serra criticando o apelido Preto, segundo ele racista, porque o Paulo é "descendente de africanos", completando: "Se você japonês, seria Paulo Amarelo?"

– Serra tentou vender a imagem que o PT e a Dilma não gosta de paulistas e de Sâo Paulo. A Dilma se saiu bem nas respostas.
– Falou bastante de telefonia, país do orelhão, Dilma não citou o país da banda larga
– O tucano jogou ao vento o nome do Cardeal (agora tem um Cardeal ai…)
– Ele falou muito bem nas considerações finais. Vai pro programa amanhã

GustavoEgito

Azenha, nos bastidores fala-se que a sangria de votos da Dilma estancou.

Por conta disso, a campanha do Serra já esteve mais agressiva neste fim-de-semana, com direito a novos comerciais das "bonequinhas", a inserção do Malafaia (e outro Pastor) no Guia Eleitoral e a "denúncia" contra o Cardeal (e eu aqui pensando que quem merece ser denunciado é o Bispo do Panfleto!).

Politicamente, se preveniram contra o apoio da Marina à Dilma, indo atrás da viúva do Chico Mendes. Este sim foi um golpe genial!

Por isto, eu insisto: vamos mostrar aos Cristãos o vídeo do Serra celebrando a Maçonaria e a imagem do símbolo da Nova Era na logomarca dele!!!

Quer ganhar a eleição? Mostre o vídeo e a logomarca aos Evangélicos! Eu mesmo já virei mais de 10 votos neste fim-de-semana na minha cidade, sem falar o poder multiplicativo…

Repito: QUER GANHAR A ELEIÇÃO? MOSTEV O VÍDEO E A LOGOMARCA OS EVANGÉLICOS. DESMASCARE O SERRA! MOSTRE AO POVO CRISTÃO COMO O SERRA ESTÁ USURPANDO E MANIPULANDO O POVO!!!

    Ari

    qual o nome desse vídeo que já procurei e não encontrei?

    GustavoEgito

    Já mandei o link pro Azenha.

    Já o vídeo foi gravado pelo Serra para "saudar" os Maçons pelo seu dia (20 de agosto).

    É só colocar "Serra e a Maçonaria" no You Tube. Há o original (com 1 minuto e 24 segundos) e outras variações: algumas com legenda, outras com comentários.

    Há outros vídeos, com trechos de outras gravações: há um grande, com 5 minutos, um pouco arrastado emais. Também há um com um cumprimento suspeito entre Serra e Arnold Schwarzenegger. Em outro, O Kassab também saúda a Maçonaria e deseja "Feliz Natal".

    A imagem da logomarca "estranhamente" não está disponível no blog da campanha do Serra. Por que será?!
    Só aparece na TV! E bem rápido! Mas pode ser encontrada aqui e noutros blogs:
    http://www.mobilizacaobr.com.br/profiles/blogs/se

    Ricardo Ferreira

    Gustavo,
    Coloca o link do vídeo, por favor.

    Sidnei

    onde está esse vídeo?

    Corações e Mentes

    TOTALMENTE DE ACORDO !!! OS EVANGÉLICOS CONSIDERAM A MAÇONARIA UMA "COISA DE SATANÁS".SE QUEREM GUERRA,TERÃO GUERRA.

GustavoEgito

Resultado: muita expectativa não correspondida e audiência baixa. Começou com 6 mas logo caiu. Teve pico de 7 mas a média foi 4,3 (dados preliminares e da praça SP). Dilma não foi nem sombra do debate na Band e Serra, no geral, se saiu melhor. Mais tranquilo, organizou melhor seus pensamentos e pareceu mais preparado (para o debate!), embora tenha arranhado fortemente sua imagem com a "desculpa" sobre o Paulo "funcionário do Dersa".

QUEREMOS DILMA MAIS "ASSERTIVA" NO PRÓXIMO DEBATE!!!

GustavoEgito

Debate muito cansativo.
Dilma na defensiva. Entrou gaguejando e sem concluir habilmente seus pensamentos.
Serra também na retranca, porém mais tranquilo. Temia Dilma vir para o ataque; ela não veio, ele relaxou.
Novamente achei Dilma com a voz cansada. Isto pesa muito na "telegenia" do candidato em um debate.

O 1º (e rápido) bloco foi do Serra. Incontestável;
O 2º foi arrastado, com os candidatos insistindo em perguntas já realizadas e fugindo de responder ao que era perguntado;
No 3º Bloco, das Jornalistas, fez o Serra tremer como vara verde e levantar uma teoria ridícula para justificar suas declarações estilo "bate-e-volta" sobre o Paulo Preto (ops, Afrodescendente!!!). Foi patético! Pior momento do Serra em debates nesta eleição.
No 4º Bloco, mais do mesmo; enfadonho.
O 5º Bloco, das "Considerações Banais" enecrrou a tampa do caixão do pior debate desta eleição.

Bernardo Felipe Leal

O Serra se saiu melhor no primeiro bloco. Nas questões das jornalistas ela se saiu bem melhor que ele. Depois acho que as coisas se equilibraram e ela até logrou colocá-lo em situação desconfortável, no caso da educação e dos professores.
Acho que a Dilma não pode deixar sem respostas essa história do aparelhamento do Estado, que ele repisa permanentemente.

Sidnei

Azenha

Faço esses comentários não para "meter o pau" na performance da Dilma, pois isso só prejudica, mas sim para corrigir as coisas para o próximo debate. Por favor, passem isso pro pessoal de campanha, pois não tenho nenhum acesso (pelo menos pra eles "pensarem" a respeito)….

Entendo que faltou no mínimo um assunto importantíssimo: como Serra insiste em querer mostrar que é bom na área da saúde, Dilma TEM que mostrar que ele deixou de "limpar" o rio tietê e deixou a cidade debaixo do esgoto, e que isso é um foco de doenças gigantesco.

Outra coisa importante: será que a campanha está censurando as respostas da Dilma? Três exemplos:

(1) Quando Serra falou que o ENEM deixou os dados dos estudantes abertos, ela não poderia ter respondido que o mais grave é Serra ser pai de alguém que abriu (e vendeu) os dados de 60 milhões de brasileiros no estrangeiro?

(2) Quando ele falou do "apagão" contra Dilma, por que ela não o nocauteou dizendo que ele foi o Ministro do Apagão, que acabou com o sistema elétrico e impôs racionamento com sobretaxa de bilhões para o país?

(3) Também em relação aos "orelhões" bastaria ela falar que a diferença é que se ela estivesse no Governo as empresas telefônica não seriam "dadas" de graça como ele fez. O progresso seria o mesmo, nos moldes que hoje se concretizará a banda larga universal.

Não sei se acham que isso é ser "hard"??? Será??? Serra não aguenta uma crítica sequer, e pode perder a cabelça no debate e mostrar quem ele é…

Finalmente, por favor, alguém ensine à Dilma ser mais direta e com linguagem mais simples! O "repetir até enjoar" do Serra tem apelo popular (mesmo sem conteúdo), e Dilma é técnica demais. Ela pode usar como modelo a capacidade de síntese dos dois vídeos do "sejaditaverdade" que em minutos desconstroem quase tudo do Serra (evidentemente adaptando à lei e à linguagem mais "educada".

Sejamos fortes e, PESSOAL – POR FAVOR, AGORA É UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA – EU ESTOU CONSEGUINDO NO MÍNIMO 2 VOTOS POR DIA. ESSA É UMA META MÍNIMA PARA FUGIRMOS DO RETROCESSO!

Abraços.

    Luiz Carlos Azenha

    Caro Sidnei, a gente não "repassa" nada. É tudo público e publicado. abs

    Sidnei

    Caro Azenha

    Quando falei pra "repassar" foi porque há milhares de comentaristas e, quem sabe, pelo menos um deles possa alertar o pessoal da campanha. Não entendi o que isso contraria ser "tudo público e publicado".Se não fosse tudo "público e publicado" eu nem comentaria em seu blog. Não entendi seu comentário.

    waldir ferreira

    Que bela analise,meus parabens.

    waldir ferreira

    E ainda Dilma nem falou dos panfletos,e nem da grafica da dona do Psdb.

    Sidnei

    Caros comentaristas

    Muito obrigado… É raro, mas às vezes dá certo chegar alguma coisa no PT…

    Tive o prazer de ver publicado meu post aqui neste site pelo grande Azenha, no qual comentei o que poderia ser mudado no site da Dilma ("a página anti-boatos de Dilma e o comentário de um leitor") e muitas das sugestões acabaram concretizadas… Mesmo que tenham sido meras coincidências, adorei ver que 228 pessoas estavam preocupadas com isso, e que a voz da militãncia que luta por esse país, por linhas que não sei como caminharam, acabaram sendo efetivadas…

    Abraços a todos!

    Sidnei.

    Baixada Carioca

    Sidnei, eu iria postar algo bem parecido, mas sem ficar pedindo para a mensagem chegar a campanha da Dilma que qualquer coisa que chega lá é desconsiderado. Eles não estão preocupados com as críticas ou com "pitacos" para procedimentos futuros. São bons bastantes para ignorar qualquer opinião popular. Aliás, nem sei se gostam da opinião do próprio presidente Lula.

    Considero também que ela contextualiza muito para fazer uma pergunta que já deveria estar escrita para ser feita. E todas deveriam questionar o posicionamento dos tucanos no governo e na campanha. Insistir naquilo que deixa o candidato adversário em situação de desconforto.

francisco.latorre

leia de baixo pra cima. ou de trás pra diante.

..

#serramente mente. com convicção. o #brasil13 tem que desconstruir o mentiroso. #dilma13 é do brasil. #serramilcaras é o #zédacia.

#Dilma13.. preparada. #brasil13

#Dilma13.. diálogo não cassetete.. #brasil13

#Dilma13.. amor contra ódio. #brasil13

#serramilcaras tenta fugir da própria história. #Dilma13.. não deixa.

#Dilma13:.. e aí #serramilcaras?.. não pode comparar com nada?..

serra mente. por princípio hábito gosto.. mente.

ô #Dilma13.. vai logo na jugular do #serramilcaras. detona..

#Dilma13:. #serramilcaras quer acabar com o prouni..

#Dilma13:.. você não é o povo paulista.

#Dilma13 tem que desqualificar o #serramilcaras. o candidato péssimo. pior que péssimo.

pztz.. educação!.. toma #serramilcaras.

#Dilma13 vai de pcc. toma #serramilcaras.

paulo preto. toma #serramilcaras.

tiro nos dois pés. #seramilcaras tá chamando o governo lula de governo dilma.. seu governo..

corre zé.. corre. a privataria vai te pegar.

#serramilcaras.. de pau.

#Dilma13:.. #serramilcaras tá fugindo..

#Dilma13 vai de privataria #serramilcaras desconversa

#serramilcaras.. já começou detonado.

serra mente #Dilma13 #brasil13 #serramilcaras

..

joseph

Serra levou a melhor nesse, embora por pontos. Alguém tem de dizer para a nossa candidata que ela não pode se dar ao luxo de relaxar na gagueira que lhe é natural. Eu, que fiquei eletrizado com o debate da Band, fiquei tão brochado nesse que é como se tivessemos perdido a eleição, ou não a queiressemos ganhar, o que dá no mesmo. Não pode perder a energia! Se ela perde, o que será de nós? Tem de contagiar a qualquer custo. Ela não quer ser a próxima presidente do Brasil? Uma coisa boa: definitivamente o episódio Mônica deixou Serra incomodado com o tema do aborto. A minha aposta é que isso não vai mais voltar à ribalta da campanha, nem mesmo se descobrirem que o financiador dos panfletos é o PSDB (nesse caso a minha previsão é que Serra cai perto de 10 pontos depois de uma semana de noticiário da Record. Se a Globo entrar, então…). Os jornais publicaram rumores de que o doido do Bassuma, ex-deputado do PT supostamente expulso por essa questão, teria dado um depoimento à equipe de Serra. Acho difícil, agora, que isso vá ao ar. O aborto vai, assim, continuar onde sempre esteve: no esgoto da campanha serrista, mas a minha aposta é que em doses cada vez menores (vide a reação constrangida da CNBB à apreensão). Outra coisa boa na performance de Dilma: com uma resposta franca a uma pergunta contundente da reporter da Rede TV Dilma me parece ter espantado de uma vez por todas o fantasma da Erenice. Mesmo com a insistência dos jornais e das inserções serristas, a probabilidade é que esse escândalo morreu. Os que saíram esse fim de semana na Época e na Veja não valem um tostão furado. Não sei, no entanto, se o JN vai reverberar. Caso aconteça alguém me diga, porque eu não tenho mais estômago para acompanhar a imprensa da oposição, Globo, Veja, Folha, Estadão ou blogueiros torcedores como o Noblat.

    King Childerico

    A mulher não é de ferro

    Marco

    Mas se quer ser presidente, tem que ser.

    Fernando Souza Jr.

    Não acho que a Dilma tenha ido tão mal. Vamos dar um desconto: ela não é política profissional, não está acostumada com campanha política. E ontem o Serra deu suas escorregadas, também gaguejou, também errou no português, enfim, me pareceu tão cansado quanto a Dilma.

    Baixada Carioca

    Acompanho o relator.

Andréa Schönhofen

É verdade, ela disse isso. A dilma levou muito mais conteúdo ao debate do q o $erra. Respondeu muito bem a várias questões, mas não conseguia responder a tudo q $serra levantava, pq ele só ficava repetindo acusaçnoes. O problema é q, apesar de discurso vazio, pega! Talvez pq seja mais fácil do q acompanhar o raciocínio da Dilma (a classe média brasileira quer pensar?). ela foi muito bem quando ele tentava fazer alusões sobre a droga q entrava no Brasil, q vonha da Bolívia (Evo) … e Dilma prometeu q terminaria com o CCP. a resposta do Serra sobre o Paulo Preto foi ridícula.Agora, novamente, Dilma não respondeu sobre Collor e Sarney!!!!!!!
Essa mulher precisa descansar, senão vai estar um trapo no último debate!
Bem, no debate BAND eles já deram, ali mesmo, o "tom" em que iam trabalhar (o PIG, a campanha do Serra) – Dilma agressiva! Agora, o que eu acho ruim,é q sempre tem uma espécie de "palavra final" no pós-debate q é extremamente indutora: hj foram 27 indecisos – DE SÃ PAULO – q ficaram com um aparelhinho na mão, dando notas aos candidatos. No final, a maioria decidiu q votará em Serra. Qual é essa maioria – uma pessoa, dez? Não sabemos, mas ficou aquela palavra final … Acho muito pega ratão esses momentos pós-debate. As emissoras podem fazer o q quiserem, pq estão com "a massa" na mão.
Bora dormir.

    Zhungarian

    Pois olha, tive essa mesma impressão. Fica parecendo uma coisa do tipo "quem foi o melhor ator do debate?" Pior ainda é a total falta de educação da plateia, ora vaiando, ora aplaudindo, como se fosse uma torcida de grêmio estudantil.

    Esses debates deveriam ser feitos com jornalistas profissionais perguntando e debatendo com os dois candidatos, numa grande mesa redonda.

    Do jeito como é feito, fica o Serra mentindo e fazendo caras e bocas com suas frases ensaiadas e a Dilma passando a imagem de chata.

francisco.latorre

dilma perdeu a chance de desqualificar o candidato reacionário.

tem que deixar claro que o sujeito é um desastre.

não dar chance.

tem que fazer diferença. pra enfrentar a baixaria da última semana.

que virá. com certeza.

..

    Augusto Reis

    A maratona de carreatas, comícios entrevista é muito cansativa. Nestes últimos confrontos a Dilma precisa descansar para enfrentar esta corrida. O Serra do jeitoque vai indo ele vai sair de um debate deste de maca.O homem está entregue. A única coisa que mantém o Serra respirando é a Mídia, no mais o homem já morreu só falta deitar!

Eugênio Issamu

Muito bom, mas, DILMA tem que ter um discurso menos TÉCNICO e mais POPULAR no debate para o POVÃO entender. DILMA continua sendo MUITA MAL ACESSORADA.

* Era para insistir no Processo de Calúnia e Difamação contra SERRA para tirar a máscara do MAIOR mentiroso do mundo;

* DILMA não comentou o PEDÁGIO de São Paulo que rende mais que BANCO e, SERRA deu MIL oportunidades para ela abordar o assunto. Pois SERRA quer PRIVATIZAR TODAS as ESTRADAS e RODOVIAS nacionais;

* DILMA não comentou a PERSEGUIÇÃO de SERRA a jornalista (o Caso Heródoto, Caso Márcia Peltier…);

* DILMA não comentou a repressão de SERRA a IMPRENSA (apreensão de fitas do Caso Márcia; Reunião Fechada com MILITARES);

* DILMA não comentou que o Caso paulo Preto tem MUITAS questões NÃO resolvidas, citadas pela ISTOÉ;

* O BraZil foi DESPOLITIZADO demais, o POVÃO NÃO entende o que é laudo do IBGE;

PALOCCI, DUTRA, CARDOSO e SANTANA votam em JOSÉ SERRA ????

swamy santos

Debate enfadonho, com ambos enrolando em relação a questões para as quais não tinham resposta.

    Daniel

    É …tem que renovar o enredo pq fogo pra cima do Serrote tem e muito!
    Ficar so teclando em pre-sal noa desmascara o Mister Burns e o povão começa a ficar sem paciencia na frente da tv.

João

Azenha, vi o debate. Foi muito parecido com o da Band, com a Dilma mais segura e calma.
O Serra…aquela cara de bom moço, de coração leve, peito aberto…o mesmo discurso.
Houve bons momentos da Dilma (sou Dilmista, não nego), mas o jeito de bom moço do Serra é de matar, e o pior é que isto tem apelo.
Esta é minha síntese do que vi.

    fnicolato

    Será que tem apelo mesmo João. Não sei não… o Serra é dá muito na cara que é mentiroso.

    Luis

    Aquele sotaquezinho "ôrrameu" de quem trata todo mundo como idiota ou rato de laboratório é de dar ódio!

    Ricardo Ferreira

    Apesar de ser Dilmista também, a cara que o zé me passa é de repugnância.

    oliveira

    Ele mente e muito. Por ex, diz que criou o seguro desemprego, mas é só dar uma lida no artigo 26 do decreto-lei 2283/86. Ver íntegra em http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/125758/dec
    Foi um decreto-lei, não foi projeto de ninguém.

    João

    Tento olhar os debates com os olhos da população.
    Tento ver o que está sendo passado.
    Voto Dilma, não pensei em votar em outro candidato desde que ela foi lançada.
    Sei dos avanços do Governo Lula, e o que representa a volta "deles" (tucanaiada e turma do PFL – porque democratas não são).
    Fico me perguntando: será que a população, como um todo, sabe disto?
    Como o Azenha havia pedido uma análise do que vimos, fui sincero.
    Estou fazendo minha parte, em meu micro-ambiente, para levar às pessoas a correta interpretação do que está ocorrendo.
    Esta semana vou enviar 6000 e-mails para minha lista (mailing). Vou pedir votos para a Dilma, e para o projeto de governo que ela representa, com muita serenidade. Vou argumentar o porque voto Dilma. Creio que alguns levarão em conta o que penso.
    Enfim, era isto.

    Marco

    Para nós, ele parece muito mentiroso, mas ganhou a maioria absoluta dos votos da Marina e está chegando perigosamente perto da Dilma. Portanto, que tem dado resultado, não tenho dúvidas.

    Zhungarian

    O fato, João, é que o povo sabe o quanto de mentira existe por trás daqueles dentes amarelos do Serra.

Deixe seu comentário

Leia também