O cheiro de segundo turno em São Paulo

Tempo de leitura: 2 min

ELEIÇÕES 2010 20/09/2010 11h48

Eleição em SP tem cheiro de 2º turno

do Diário de S. Paulo

Análise dos números da pesquisa Ipespe/DIÁRIO indica que a eleição para governador pode caminhar para não ser definida em 3 de outubro

A 13 dias da eleição, os números das pesquisas eleitorais apontam que, neste momento, um segundo turno é muito provável no Estado. Isso está indicado solidamente pela pequena diferença entre o total da intenção de voto no candidato Geraldo Alckmin e a soma de todos os outros.

As equipes de campanha dos dois lados discutem a possibilidade, do lado petista, para animar a turma; do lado tucano, para não deixar que uma boa votação no primeiro turno vire frustração por não resultar em vitória imediata.

Segundo a pesquisa Ipespe/DIÁRIO, a intenção de voto em Alckmin é sete pontos percentuais maior do que a soma de seus adversários. Considerando a margem de erro de 3,2% para cima ou para baixo, Alckmin pode ter 42,8% ou 49,2%; os adversários somados podem ter 35,8% a 42,2% dos votos. No pior cenário para o candidato do PSDB, a diferença poderia ser de menos de um ponto percentual; no melhor cenário, ele estaria eleito no primeiro turno com uma diferença de 13,4%.

Para uma eleição ser vencida em primeiro turno, é necessário que os votos em um candidato superem todos os votos efetivamente dados para os adversários. Votos brancos e nulos são desconsiderados da conta de “votos válidos”.

A diferença de 7 pontos é bem mais insegura para o candidato tucano do que poderia parecer: ela é muito próxima de um contingente de votos que analistas acham que quase certamente Mercadante irá ganhar. A perspectiva histórica indica que o candidato do PT ainda deverá crescer até o nível das votações tradicionais de seu partido em São Paulo.

O PT tem tido sempre votações em torno de 30% dos votos no Estado. Oito anos atrás, José Genoíno teve 32%; quatro anos depois, Mercadante teve 31,7% quando vivia um inferno político ao ver seu principal assessor de campanha flagrado ao montar o escândalo dos aloprados. Não é improvável que ele repita aquela votação em um ano em que nem os adversários exploraram sua proximidade com o episódio.

Se Mercadante superar 32%, considerando as condições atuais, a eleição provavelmente terá o tal segundo turno. (LS)


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Eleição em SP tem cheiro de 2º turno « No Documents

[…] http://www.viomundo.com.br/politica/o-cheiro-de-segundo-turno-em-sao-paulo.html […]

LIMA

Sou servidor estadual de sp e se o psdb vencer no estado vai privatizar as fatecs e etecs e com isso o pessoal de classe baixa vai ter que pagar pra estudar. o alckim é arrogante, prepotente, falso, mentiroso e trata o servidor estadual como lixo. O psdb faz propagando de fatecs e etecs mas paga mal os servidores dessas escolas.Sou servidor de uma fatec e garanto isso, inclusive muios servidores de fatecs e etecs estão pedindo demissão por causa do péssimo salario e o nosso vale-alimentação é tido comovale-coxinha, mas nem coxinha com coca-cola a gente compra mais.SOu PT, SOU MERCANDANTE, PARA O BEM DO SERVIDOR ESTADUAL E PARA VENCER. VEJAM O VERDADEIRO ALCKIMIM NO YOU TUBE.COLOQUEM ASSIM: O VERDADEIRO ALCKIM, E VEJAM COMO ELE É UM RATO COVARDE!

Maria Lucia

O comício de Campinas foi um marco histórico. Um comício perfeito, entusiástico, que mostrou um Mercadante seguro e firme, pronto para vencer.
Lula e Dilma prometem se concentrar em São Paulo e Minas e o comício de encerramento vai ser em São Paulo.
E temos um evento que pode dar um embalo decisivo a campanha nacional e de São Paulo: http://www.blogcidadania.com.br/2010/09/ato-publi
Força aí São Paulo!/

Marcelo Cardoso

Viva Mercadante Governador!

francisco.latorre

azenha..

abre um poste aí..

o fale bem do seu candidato.

aí a gente vê quem tem banana pra vender.

abxz.

..

O cheiro de segundo turno em São Paulo – Vamos de Mercadante! « Dilma para Presidente

[…] O cheiro de segundo turno em São Paulo – Vamos de Mercadante! 21 21UTC Setembro 21UTC 2010 tags: O cheiro de segundo turno em São Paulo – Vamos de Mercadante! por Dilma para Presidente Fonte: http://www.viomundo.com.br/politica/o-cheiro-de-segundo-turno-em-sao-paulo.html […]

Anarquista Lúcida

Azenha, poste aqui tb o vídeo que o Rovai postou mostrando Alkmin recomendando o voto no candidato do PCC. É importante fazer isso rodar todos os sites progressistas da Web.

joão e c de oliveira

Não tenho duvida, as pequisas estão maquiadas, a Marta/Netinho acima dos 35 e o Mercadante … Vamos gente vamos pra rua, basta destes tucanalhas. MERCADANTE GOVERNADOR.

Tilda

Mas o Diário também é PiG (ainda que little pig). Só deu essa colher de chá, pq o jornal é pró-Serra, antiAlckmin.

francisco.latorre

Programa do Mercadante na TV 20 09 13h

[youtube nZCjMiI8Ea4 http://www.youtube.com/watch?v=nZCjMiI8Ea4 youtube]

arrasador.

..

Fernandes

Uma coisa eu já chequei: Delegado de polícia aqui na Paraíba ganha mais que um Delegado aí em São Paulo.

oswaldo j. baldo

Mercadante no debate deve perguntar porque todas as propostas tucanas não foram feitas enquanto governo por quase 30 anos, 16 sob a sigla PSDB.
Os caras tem a cara de pau de vir a público prometer o que não fizeram ou resolveram em 16 anos de PSDB sem contar quando eram PMDB.

Ronaldo

No Paraná os tucanalhas continuam tentando o golpe e o tapetão.

Vejam denúncia no importante blog do Esmael:
http://www.esmaelmorais.com.br/?p=34847

Daniel

Caro Azenha, saudações. Tenho acompanhado o "viomundo", você postou matéria sobre o palácio bandeirantes, precisamos lutar pela desocupação, não vou falar em desinfetar a cadeira, por que a prudência recomenda. Quanto a questão do saneamento, o serr_abaixo andou falando alguma coisa. O esgoto do palácio b. vai para onde mesmo, será rio pinheiro ? Não, não é verdade, primeiro o esgoto, salvo esteja enganado, se para lado oeste, vai para rio pirajussara, se para o norte vai direto para o r.p. mesmo. O psdb (partido sem destino b.osta) está rumo ao esgoto.

paulo chacon

RESULTADO DE 16 ANOS DE PSDB(PIOR SALÁRIO DO BRASIL) EM SÃO PAULO:
– Ridículos 14 km de metrô
– PCC barbarizando no estado.Agora tem até candidato apoiado pelo Alckimin
– Espalhou presídios por todo interior de São Paulo
– Mais de 100 praças de pedágios no Estado; os mais caros do país
– Enchentes e destruição por toda a cidade, por falta de investimento em saneamento
– Indústrias deixando o Estado para investir em outros
– O pior ensino público da história de São Paulo; professores são agredidos a cacetetes e balas pela polícia
– 5 anos sem reajustar salários dos professores
– Polícia tem um dos piores salários do Brasil; polícia militar atirando na polícia civil e vice-versa
– Mais de 70 pedidos de CPI engavetados na ALESP por ordem de alckimin/serra
– O trânsito mais caótico da América Latina, por falta de investimeneto no transporte público
– O paulista/paulistano ainda vai votar neste lixo?

ào

    ademir

    foram instaladas 100 praças de pedagois no demotucanos são no total 237 praças de pedagois em sao paulo

Luciano Prado

Cagaço

"O candidato tucano ao governo do Estado, Beto Richa, pediu e a Justiça Eleitoral concedeu liminarmente a impugnação da pesquisa Vox Populi, que seria divulgada nesta quarta-feira pela Band TV…"

http://www.horahnews.com.br/coluna-roseli.htm

    Elias Andre

    que ha velhinho ta batendo medinho no relincha

Josnei Di Carlo

A vitória de Mercadante em São Paulo será como a Queda da Bastilha.

    Jairo_Beraldo

    Penso que leva…não tem como Marta e Netinho ter o percentual nas pesquisas abaixo do Mercadante.

evaristo

Não suporto mais pagar pedágio caro. Minha família inteira vota mercadante. O Alckmin será derrotado pelo tsunami vermelho que está assolando o país.Em São Paulo a virada já começou. Aguardemos.

Caio

Se Mercadante ganhasse choraria de emoção como em 2002!

hiro

É urgente a vitória de Mercadante para erradicar o psdb-"Pior Salário Do Brasil" (segundo, PHA) ou, a meu ver, "Partido da Supressão da Democracia no Brasil". Para erradicar do Estado de São Paulo, do Brasil e de toda a humanidade, esses neoliberais agentes diretos de Wall Street, privatizadores-entreguistas e autoritários.

Os tó-canos demos sabem que já perderam a Presidência e querem a todo custo dominar o Estado de São Paulo, para ser o cavalo-de-batalha deles, junto com o PiG.

A luta pela conquista do Palácio dos Bandeirantes é uma questão da libertação nacional dos trabalhadores do Brasil. Não é mais uma disputa por um governo estadual, apenas.

FORA, ERRALDO AI-CKI-MICO!!!

AVANTE, MERCADANTE!!!

paulo Bueno

pode ser que dá segundo turno
por causa dos servidores publicos de SP entre eles professores,policiais,e todo od servidores de modo geral
que estão puto da vida com o PSDB muitos ganham mal outros tiveram beneficios cortados
e a maioria está ameaçado perder o emprego com as privatizações do PSDB .

pra ganhar vai ser dificil a campanha do mercadante tá muito fraquinha sem tempo na TV e sem dinheiro sem apoio e sem a militancia dos anos 90 fica dificil

.
.
O PSDB poe todo muito que tem cargo de confiança no governo do estado SP para fazer campanha
porque isso não acontece no PT?

    Ananda

    A campanha do Mercadante começou morna mas acho que ele já acertou o tom, vide último discurso de Campinas e últimas peças de campanha na TV. Nos debates, é sempre bom e acho que hoje vai poder confrontar mais diretamente o Erraldo, que como se sabe, é um fraco, não se banca sozinho. De qualquer forma, passe pelo site http://redeptsp.com.br/ e deixe suas sugestões, pois o PT Paulista está incorporando muitas idéias deixadas lá pelos internautas.
    Também acho que seria ótimo se tivesse uma força tarefa do PT Nacional agora dando uma força para a campanha decolar. Mas o Lula já está soltando o trovão, agora com dupla carga, e acho que o segundo turno é inevitável.
    Vamos continuar apoiando via blogosfera, redes sociais, do jeito que for, o tempo todo, sem descanso. Não dá pra vacilar, tem que ser agora.

    paulobueno

    eu como servidor e concurseiro já espalhei diversos e-mail
    criticando o PSDB e pedindo votos p/MERCADANTE
    entre concurseiros e funcionarios publicos
    .
    .
    mas o PT deve pedir apoio ao PT nacional e buscar casar as campanhas DILMA/MERCADANTE e
    buscar apoio financeiro e apoio braçal p colar cartaz e convencer o povo dos militante que tem cargo público
    em instituições de SP e de Brasilia .
    tá hora LULA de chamar os militantes p/campanha
    temos 1 chance vamos lutar pessoal
    contrate mulheress também e coloque nas portas das escolas nas periferias mais populosas
    e peça p/elas
    e espalhe lá que o mercadante vai cancelar a aprovação automatica,vai dar uniformes e melhorar a merenda
    e implantar mais segurança e etç
    assim temos chances reais.

El Cid

Por que Alckmin não acredita no Datafolha e Ibope?
http://esquerdopata.blogspot.com/2010/09/por-que-

Todas as pesquisas recentes mostram uma fácil vitória de Alckmin no 1º turno, mas a propaganda dele bate pesadamente no candidato Mercadante. Nenhum candidato que lidera por larga margem as pesquisas perde tempo atacando adversário algum.

Quem está na frente quer que o dia da eleição chegue logo e nada atrapalhe a situação atual, basta ver a propaganda de Dilma mostrando o que fez e o que fará, ignorando completamente o mar de lama que o Zé tenta jogar nela.

Longe de mim duvidar da honestidade de gente seríssima como os Frias e o Montenegro, mas excluindo a hipótese das pesquisas serem descaradamente manipuladas só resta a hipótese de que outras pesquisas mostrem que a vantagem de Alckmin não é segura e a ligação Lula/Dilma/Mercadante levará à derrota de Alckmin.

Eu sempre tive dúvidas sobre a incrível situação mostrada nas pesquisas em que os eleitores paulistas mostram preferência por Dilma, Marta, Netinho e…Alckmin. Parece que o nosso amigo Geraldo também as tem.

ruypenalva

Anota aí, se houver segundo turno em Minas e em São Paulo Alckmin e Anastasia perdem. Eles tem de torcer para ganhar no primeiro turno. Segundo turno é caixão.

    francisco.latorre

    caixão.

    lula e dilma levam tudo.

    ..

    Arlete

    Estou torcendo pela virada em MINAS!!!!!!!!!!

JC Tavares

"Em 16 anos de governos tucanos em São Paulo, eles jamais dialogaram com os sindicatos e com as centrais de trabalhadores, além de desrespeitarem e reprimirem os movimentos sociais",

Se vc acha EDUCATIVO sua filha de 8 anos ler: “chupa …”, eu gostaria de saber se o Nenem gosta de dar o …”,
– Se você acha bacana seu filho aprender que existe “2 Paraguais e 2 Uruguais” nos livros da Rede Estadual de SP, não precisa ir!
– Se você ACREDITA QUE O PCC NÃO EXISTE (que nem o Alckmin,e o Serra não precisa ir!)
– Se você sente PRAZER em pagar pedágios a cada 35km (como o de Indaiatuba R$ 9,15), (R$18.50 na VIA ANCHIETE& IMIGRIGANTES) não precisa ir!

EU VOU DE MARCADANTE! PORQUE NÃO SUPORTO MAIS OS TUCANALHAS EM SÃO PAULO!

O_Brasileiro

Muito bons os comentários dos "bloguintes", ou "blogadores", desse post!
O Alckmin é muito "bonzinho", faz o tipo "não mexe com ninguém", mas o que ele precisa mesmo é tomar um energético como o Serra! Esse rapaz é muito apático! O Alckmin não combina com São Paulo, onde as pessoas são pró-ativas!

    Ananda

    Daí o apelido. É insosso feito chuchu. Não tem propostas, não tem realizações, não tem perfil forte, só tem o PIG. Que também nunca foi nem nunca será a cara de São Paulo.

LuisCPPrudente

Que venha o segundo turno em São Paulo!!!!!

Temos que derrotar o candidato do PIG para depois derrotarmos o PIG, quando as torneiras que hidratam o PIG for fechada pelo novo governo.

    Ananda

    Acho que vai ser dois coelhos numa cajadada só. Mas um vai agonizar por mais tempo que o outro.

francisco.latorre

amigos luiscarlosdias e lucasjerzyportela. mataram. e enterraram.

mercadante. pra delírio do brasil.

wagnerando.

..

programa mercadante à tarde hoje 20.. matador.

lula dilma emoção decisão entusiasmo.

e lula no final.. decisivo.

fala pra câmara. pro eleitor.. você que está com lula e dilma.. vai de mercadante.

..

o xuxu mofado.. opusdei.. chegado num cilício..

jamais foi eleito..

herdou o governo.. e foi sim reeleito.. poste do defunto covas.

derrotado por lula.. perdeu votação entre os turnos. inédito. campeão.

depois perdeu pro incrível kebab.. o sorria meu bem da especulação imobiliária.

perdeu mano. perdeu.

..

mercadante. pra delírio do brasil.

wagnerando.

..

Donizeti – SP

Pessoal, uma coisa que me espanta nessa eleição para governador de São Paulo é ver o tucano Alckmin com índices de mais de 40% de intenções de votos até 50% no datafolha, inclusive vencendo na área da capital.

Como é que pode ? Há menos de dois anos, o mesmo Alckmin não conseguiu nem disputar o segundo turno na eleição para prefeito da cidade de São Paulo, tevem apenas 26% dos votos aqui na capital, ficou em terceiro lugar, atrás da Marta e do Kassab.

Tem gato na tuba nessas pesquisas do datafolha para o governo de SP, ah se tem !

    Moyses F Nunes

    E complemento o seu pensamento: _Nas eleições o número de estatisticas eleitorais furadas foi monstruoso. Os vários veiculos que foram obrigados a rever os seus pseudo indices para presidente, nesta campanha, talvez tenham mantido os seus métodos para o governo do estado de SP. Acredito que será mais um tiro no pé e que Mercadante sem sombra de dúvidas vai dar o troco no 2º turno.

    Ananda

    Há erros, o problema é só ter Datafalha e Globope para as pesquisas.
    http://flavioluizsartori.blogspot.com/

M_Lucia

Os candidatos do PT em SP, mesmo com Lula perdendo no Estado, sempre foi em torno de 32%.
Não bate esses 26% do Mercadante, com Dilma ganhando em SP.
Ainda mais com a desistência de Quércia para o senado, que puxava votos no interior para Alckmin.

Augusto

Aqui na região de Marília praticamente não tem propaganda do Mercadante. Alckmin, por outro lado, está estampado em todas as esquinas. Lamentável esses tucanos continuarem à frente do Estado de São Paulo. Quando será que os paulistas vão acordar?

victor ugo

se o mercadante conseguir um segundo turno, meu Deus, podemos beatificar o lula. se vencer a eleição, vai ser são lula. e olha eu aí rezando.

mineiro

o que esses demonios tucanos fizeram para sp nesses ultimos anos , eles nao mereciam ter nem 1% de votos . nao tem desculpa nao , sp é governado pela elite da massa cheirosa e o pobre infelizmente nao fica atras. o pobre de sp quer ser superior ao resto do brasil , ate o pobre de sp se acham mais esperto que os pobres do resto do brasil. enfim , infelismente eles se merecem , a massa cheirosa de sp e o pobre que nao quer ser pobre .

Donizeti – SP

E tem mais gente, eu acho que é um perigo deixar apenas o Datafolha e o Ibope fazendo pesquisas para governador de São Paulo.

Todo mundo sabe para quem o Datafolha torce e trabalha, vide pesquisas para Presidente quando o Datafolha teve a cara de pau de colocar o Serra em primeiro lugar quando o Vox Populi e o Sensus já davam a Dilma em primeiro lugar em Maio de 2010.

Pelos antecedentes, deixar somente o Datafolha fazendo pesquisas em SP é deixar a " cabra tomando conta da horta" ou a "raposa administrando o galinheiro", todo mundo sabe no que isso vai dar, é manipulação na certa e favocerecimento ao picolé de chuchu e ao PSDB.

Alguma entidade devia contratar uma pesquisa do Vox Populi para o Governo de São Paulo, voces vão ficar surpresos com a situação real por aqui.

Faz mais de 1 mês que falo isso, os antecedentes do Datafolha são pior que a "folha corrida" do seu empresário "Roubinei", aquele da propina de 450 milhões de reais.

    Carlos

    Vox e Sensus não atuam em SP?

    Donizeti – SP

    Estranhamente não, mas isso ocorre porque nenhuma entidade encomenda pesquisas para o governo do Estado para o Vox ou Sensus.

    Aqui as pesquisas para o governo do Estado de São Paulo são monopólio do Datafolha por encomenda da rede Globo de televisão e do Ibope por encomenda do jornal Estado de São Paulo !!!

    ESTRANHO ISSO NÃO É MESMO ? EU DIRIA QUE É SINISTRO.

dysprosio

Além de Erundina, vale lembrar Wagner em 2006 na Bahia.

Enquanto o adversário tenta desqualificar Mercadante, o petista fala de futuro:

[youtube ycQbn5q4kwI http://www.youtube.com/watch?v=ycQbn5q4kwI youtube]

Lucas Jerzy Portela

Talvez não haja segundo turno – porque Mercadante está "Wagnerando".

Lembrem da Bahia em 2006…

Marco

Mercadante VAI para segundo turno. E VAI ter mais votos do que o picolé de chuchú no primeiro turno!!! Isso vai levar as empresas de mídia (Abril e Grupo Folha) que mamam nas tetas do governo tucano ao desespero total!!! Se eles estão assim agora imagine com Dilma eleita e Mercadante podendo escurraçar os tucanos do poder!!! Será a bancarrota para esses grupos.

Baixada Carioca

Se já começam a admitir é porque eles possuem informações seguras de que haverá segundo turno. O datafolha virou salão de beleza? Será que andou maquinado a dona pesquisa?

Jairo_Beraldo

Aqui em Goiás também tem um forte odor de segundo turno…e a chance do tucano aqui é vencer no primeiro…indo para o segundo, verá sua obra em seu governo…a construção de inimigos letais.

M Peres

É este sugundo turno que o PiG quer evitar de qualquer forma. A Folha, o Estadão e a Abril sabem que se for para 2º turno com Dilma eleita, bau, bau…
Como disse Roberto Jefferson: "Já pensou o Mercadante com o Lula de um lado e a Dilma eleita do outro e o Alckmin como o Serra, humilhado, de um lado e o FHC (ops, esqueci que esse ninguém quer do lado) do outro. Fica difícil."

    Jairo_Beraldo

    Não seria uma bela situação, se isso vier a se concretizar? E acontecendo o mesmo aqui em Goiás? E idem no Paraná?

Marcelo de Matos

Azenha. Desde a eleição de Erundina, que você testemunhou, não temos uma virada sensacional das eleições paulistas. Será desta vez?

Max Fernandes

Não há dúvida alguma. Vai haver 2º turno em São Paulo e o Mercadante vai ser eleito governador do Estado. Nosso Estado, com Mercadante governador voltará a ser o carro chefe do país.

    Janes Rodriguez

    Quero Mercadante governador. Mas, menos, paulistas, menos. Essa história de locomotiva é conversa de quem se acha maior que o Brasil

    Carlos

    De acordo: menos, menos,… Até pelo seguinte: governo Mercadante vai penar, e muito, pra arrumar as coisas em SP., tantas são as pendências.
    Na ALESP, instalar as dezenas de CPIs bloqueadas ao longo do mandarinato tucano.

    Ananda

    Impossível não fazer melhor que o nada que está aí. Estamos prester a colapsar a qualquer momento. Fui assaltada três vezes em dois anos, em uma delas apanhei para levarem meu celular. Vejo crianças drogadas a toda hora. Não tem um momento sem que a cidade não esteja parada no trânsito, os metrôs insuportavelmente cheios (espera de três para entrar de manhã, almoço e final da tarde), ônibus lotados, insalubridade no ar, na água, a energia cai pelo menos 1 vez por mês onde moro, e fica horas até voltar, vejo pilhas de lixo nas calçadas todos os dias, o rio nem se fala, já não dá mais para chamar de rio. Meus parentes odeiam vir nesse "lugar fedido, caótico e violento", então lá vou eu viajar e encarar os pedágios. Fui no cinema perto da Paulista outro dia. Trânsito até chegar lá, e andando na avenida, ladrões a bicicleta roubando pessoas desavisadas, com todas as câmeras na Paulista, e em plena época de eleições. É ou não é o puro caos? E olha que não acho que faço parte dos que aguentam as piores coisas.
    Mesmo que não seja de imediato, os resultados virão. Mas o PT precisa melhorar a comunicação com o povo URGENTE. São Paulo está ilhada pelo PIG.

Pérola

Estou torcendo muito para que tenha segundo turno em SP.

LuizCarlosDias

Lembrem da vitoria de Erudina so no ultimo minuto ? Mercadante sim, para delirio do Brasil.

    Jairo_Beraldo

    E Janio pra cima de FHC? Aquela foi a maior eleição ganha que vi alguém perder em são paulo.

MARCIO BASTOS

ja a segundo turno em SP….o PSDB ja sabe, O PT nem se Fala, estao carecas………So tem um detalhe, Datafolha INFLOUUU!!! ….AGUARDEM

Deixe seu comentário

Leia também