No Cosme Velho, entre flamingos rosas, a hora das mulheres

Tempo de leitura: 7 min

10/07/2010 – Folha.com

por Mônica Bergamo (Colaborou Marlene Bergamo)

“Se recebi Fidel, por que não o PT?”, indaga Lily Marinho sobre Dilma

Dilma Rousseff (PT) chegou antes de boa parte das convidadas ao almoço oferecido para ela ontem, no Rio, por Lily Marinho, viúva de Roberto Marinho, das Organizações Globo. Eram 13h quando a petista foi recebida pela anfitriã na porta da célebre mansão cor-de-rosa do Cosme Velho, aos pés do Cristo Redentor, onde o casal recebeu por décadas governantes do mundo todo para jantares memoráveis.

“Se o Roberto recebeu Fidel Castro aqui, por que eu não posso receber o PT?”, disse Lily à Folha, num cenário emoldurado por flamingos rosas que nadam nos lagos da mansão — as aves foram presente do cubano, que esteve no Rio em 1992.

Um músico dedilhava ao piano e garçons de luvas brancas serviam champanhe Dom Perignon. “Ô, Jandira, toma um golinho pra mim porque senão vou ficar gorda igual a um boi”, disse Dilma à ex-deputada Jandira Feghali (PC do B), passando discretamente a ela a “flûte”.

Dilma se sentou perto de Lily, em cadeira de rodas por causa de uma queda. “Que tipo de música você gosta?”, perguntou a anfitriã. “Clássica. Gosto de Bach”, respondeu a candidata. “Ela toca piano e fala francês”, revelou uma amiga de ambas a Lily. “Eu tinha curiosidade de conhecê-la”, explicava Lily.

Não, repetia, ela não vai oferecer almoço a José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), adversários de Dilma na campanha presidencial. “Eu não sou política. Se ficarem com ciúmes, o que posso fazer? Nada.”

Aos poucos, o quorum aumentou. “A Lily estava um pouco ansiosa porque muitas têm até medo de chegar perto do PT e da Dilma. Mas todo mundo está chegando, graças a Deus”, dizia uma amiga da anfitriã.

Na hora do almoço, Dilma e Lily dividiram a mesa com a economista Maria da Conceição Tavares, a escritora Nélida Piñon, a produtora Lucy Barreto e a colunista Hildegard Angel, entre outras.

A conversa girou em torno de amenidades. “Todos os candidatos homens já fizeram plástica. To-dos”, dizia Dilma. E as pesquisas eleitorais?

“Deixa eu ficar no empate [com Serra] que tá bom”, respondeu a petista. No cardápio, tartare de salmão com maçã e funcho e filé de cherne com banana caramelada, passas e urucum do chef Claude Troisgros.

Antes da sobremesa, Lily leu um rápido discurso. Disse que ofereceu o almoço para homenagear “a senhora D, a senhora democracia”. E que seria um privilégio ouvir “a outra senhora D, Dilma Rousseff, que se propõe a ser a primeira mulher presidente do Brasil”.

Dilma fez um discurso sob medida. Falou de educação, família e cultura — e das “lutas de milhares de brasileiras anônimas”. “Eu acho que chegou a nossa hora!” Cantarolou com Alcione ao microfone — e se despediu de Lily: “Te espero na minha posse”.

A candidata se foi e as amigas formaram roda para comentar. “Ela está segura, senhora de si”, dizia Andrea Agnelli, mulher do presidente da Vale, Roger Agnelli. “Achei importante ela falar de educação”, disse Beth Floris, dona da editora Ediouro. Dona Lily gostou. “Vou fazer 90 anos. Sou velha para votar. Mas acho que, se votasse, seria na Dilma.”

*****

10/07/2010
iG
Flávia Salme

Almoço de Lily Marinho à Dilma reúne de Carmem Mayrink à Alcione

No encontro, viúva de Roberto Marinho elogia a petista e diz que não vai convidar mais nenhum candidato

“Sou analfabeta política. Infelizmente, desse assunto, não entendo. Mas ela é tudo o que eu gosto, está sempre impecável”. Foi assim que uma das mulheres mais elegantes do Brasil descreveu a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, estrela do almoço oferecido nesta sexta-feira (9) pela matriarca da família Marinho, dona Lily, na famosa mansão que Roberto Marinho construiu no Cosme Velho, zona sul do Rio. “Com a vida que leva, ela anda muito bem vestida, bem penteada. Com essas qualidades, ela é ótima para tudo”, avaliou Carmem.

Divulgado como um encontro que reuniria o mais feminino do jet set carioca, o evento de dona Lily Marinho chamou mesmo a atenção pela lista eclética de 50 convidadas. No salão principal acomodavam-se, lado a lado, a socialite Carmem Mayrink Veiga, a economista Maria da Conceição Tavares e a cantora Alcione, grifada na lista de nomes confirmados como “a Marron”.

Enquanto dezenas de flamingos impecavelmente cor-de-rosa — como a parte externa da mansão — desfilavam imponentes no jardim projetado por Burle Marx, a estilista e empresária de moda Lenny Niemeyer se aquecia sob o sol refletido em parte do terreno de três mil metros quadrados. A conversa que costurava com a produtora cultural Liége Monteiro foi prontamente interrompida para atender ao pedido de jornalistas interessados em saber se sua presença significava apoio a Dilma.

“O momento é de escutar, minha presença não é uma adesão”, ressaltou. “Lula foi bem, principalmente, na educação. A Dilma seria uma continuidade. Gosto do Serra, talvez ele não tenha esse carisma todo, mas simpatizo com ele. Da Marina, eu não sei. Acho ela uma pessoa super bem intencionada. Mas meu voto vai ficar entre Dilma e Serra”, despistou a estilista.

Liége também disse que ainda não formou opinião sobre o número que vai digitar nas urnas no dia 3 de outubro. “Mas vou formar”, avisou. “Eu gostei do Serra ter convidado o Índio da Costa para vice. O Índio é muito talentoso, já trabalhei para ele e sei. Já disse que ele seria presidente do Brasil”, contou.

Próximo às duas, a economista mais célebre do PT, Maria da Conceição Tavares, amiga de Dilma e de Serra  — a quem chamou de “vampirozinho” –, ria da escolha do vice na chapa tucana. “Essa eu acho que realmente foi a única patetada que ele (Serra) fez. É pândego… Índio no Brasil, o vice (risos)! Ele (Serra) não vai poder nem se ausentar (mais risos)”, divertia-se.

No salão principal, as convidadas acomodavam-se enquanto o pianista Vicente Quintella dedilhava Tom Jobim, Vinícius de Moraes e a imortal “Carinhoso”, de Pixinguinha. Aguardavam atentas à apresentação que a anfitriã faria sobre a convidada principal. “Quero saber que proposta ela tem para a cultura. A indústria cultural é a terceira cifra de negócios do mundo, o Brasil não atinou para isso ainda”, cobrou a cineasta e produtora Lucy Barreto, voto declarado em Dilma.

Tartar de salmão, cherne com banana e crepe de maracujá

O salão principal da mansão dos Marinho é famoso pelos célebres eventos que já abrigou. Foi ponto de encontros com artistas, presidentes, príncipes – como o Philip, da Inglaterra -, reis e rainhas. Lustres de prata, peças barrocas e tapeçaria francesa garantem imponência à decoração do lugar, cujas paredes ostentam pinturas famosas, assinadas por nomes como Cândido Portinari.

Ao sinal da anfitriã, todos se posicionaram à mesa: o almoço seria servido. O chef francês Claude Troisgros contou desconhecer a identidade da convidada. “Só soube que era a Dilma depois que ela veio na cozinha me cumprimentar”. Braço-direito de dona Lily há mais de 20 anos, o mordomo Edgard Peixoto correu para retificar a informação. “Aquela senhora que veio aqui não era a Dilma, apaguem tudo”, pediu aos jornalistas.

Para abrir os trabalhos gastronômicos, o chef serviu tartar de salmão com maçã e funcho. O prato principal – receita criada por sua avó, Marie Toigros, em 1930 – ostentava filé de cherne com banana caramelizada, purê de batata, e molho de passas e urucum. De sobremesa, crepe suflê de maracujá.

Convidados impecavelmente servidos, dona Lily discursou. Microfone em punho, disse às amigas que elas estavam ali para homenagear a srª D. “Sim, esta grande dama, a srª Democracia, pois graças a ela nos é permitido esse convívio de diferença de opiniões”, anunciou. “Vivemos um momento de grande importância, estamos prestes a enfrentar o desafio cívico de fazer, nas urnas, a escolha certa daquele ou daquela que irá conduzir nosso país nos próximos quatro anos”.

Ao mencionar Dilma, Lily falou: “Poucos têm a oportunidade de ouvir diretamente os candidatos, sem intermediários nem interferências de pré-julgamento. Hoje, este privilégio nos foi dado por outra srª D, a senhora Dilma Rousseff, candidata da situação que se propõe a ser a primeira mulher presidente da República do Brasil, que gentilmente comparece a este almoço”.

Com discurso às mulheres, Dilma foi aplaudida duas vezes

Vestida com um discreto tailleur em tom creme, Dilma falou pausadamente e ressaltou a questão da mulher. Lembrou que quando criança pensava em ser “bailarina, trapezista ou bombeira, porque o sonho de ser presidente era dos meninos”. E destacou que programas como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida são entregue às mulheres “porque elas não deixam de botar comida na mesa para seus filhos”.

Ao mencionar o encontro que teve com uma menina chamada Vitória, em um aeroporto, que a questionou se “mulher poderia ser presidente do Brasil”, Dilma avaliou que, se for eleita, trará para o país uma consequência e uma responsabilidade. “A partir daí, as mulheres podem. Acho que vivemos um momento em que mulher pode”, falou, recebendo a primeira salva de palmas.

Em seguida, a presidenciável petista defendeu alguns feitos do governo Lula. “Hoje o mundo nos trata de forma diferente. Enquanto a gente devia ao FMI, não nos respeitavam muito. Agora, quando você paga a dívida e acumula US$ 253 milhões de reserva, e ainda empresta ao FMI, o respeito aumenta”.

Foi aplaudida mais uma vez quando destacou a diversidade cultural brasileira, que prometeu incentivar.

“Ela é muito mais bonita pessoalmente”

De Carmem Mayrink Veiga, passando por Flávia Sampaio, namorada do empresário Eike Batista, à anfitriã Lily Marinho, Dilma foi elogiada pela aparência. “Não a conhecia, ela é muito agradável e bonita, muito melhor pessoalmente do que em fotografia”, disse dona Lily. “Ela é uma política e tanto, tudo que ela falou está certo. Ela está preparada para governar o Brasil”, acrescentou.

Indagada se o almoço foi promovido a fim de conquistar votos para Dilma, a senhora Marinho saiu-se com um savoir-fair que lhe é peculiar. “Eu não gosto nem entendo de política, só queria conhecê-la”, respondeu, para dizer, em seguida, que não pretende organizar almoços para nenhum outro candidato, nem se eles pedirem. “Se eles quiserem… Bom…”, desconversou.

A pedido dos jornalistas para que emitisse sua opinião a respeito do presidente Lula, dona Lily não economizou: “Ele é muito inteligente. Ele conseguiu nesses anos se fazer apreciar na Europa, nos Estados Unidos, é um encanto. Não o conheço pessoalmente, mas acho ele fantástico”.

Flávia Sampaio foi outra convidada que destacou a imagem de Dilma. “Me surpreendeu positivamente. Acho que posso convidá-la para minha clínica de estética, que não vai fazer feio”, observou, acrescentando que não entende de política e que ainda não definiu seu voto. “Preciso ouvir os outros candidatos”.

Ainda sentada à mesa, Alcione recebeu a atenção de Dilma e de dona Lily. Em troca, cantou, à capela, duas canções de Cartola – “As rosas não falam”, a pedido da presidenciável. “Sempre gostei da Dilma, é uma mulher fantástica, um exemplo para todas nós. Vai ser a nossa presidente da República”, falou a Marrom.

Quem também declarou voto na petista foi Ruth Niskier, mulher do ex-presidente da Academia Brasileira de Letras Arnaldo Niskier. “Já conhecia a Dilma. E gostei muito do programa dela para a cultura e a educação. Já defini meu voto, é na Dilma”, anunciou, antes de, ao lado das amigas, deixar o local.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

jefferson

Como tem gente preconceituosa, rancorosa e amarga comentando aqui

Fernando Franke

Caro Azenha, perdoe-me por ocupar o nobre espaço, mas só posso digitar um leve comentario: KAKAKAKAKAAKAK, KEKEEKEKEKEKE, HAHAHAHAHHAH, HEHEHEHEHEHEEHEH, É fácil perceber a inteligencia, a visão do Casal Marinho, para meio Inteligente. Pena essa Inteligencia não ser hereditária nem contaminarem as Organizações de mesmo sobrenome.

Mário Salerno

Ah, as delícias do voto nulo! Só não digo aqui para onde Dilma Roussef e sua amiga Lily Marinho devem ir, porque não deixariam passar o comentário. Mas é para lá mesmo…

    Bonifa

    Você não precisa votar nulo, camarada Purista. Para não romper com seus votos de pureza, há opções no cardápio eleitoral.

Bruno

E depois desse majestoso jantar, discreta, a pobre Dilma vomitou…

    Mário Salerno

    A dilma eu não sei. Mas garanto que eu vomitei.

Fabio_Passos

Quem tem propostas prá descabelar as peruas da grã-finagem é o Plinio de Arruda Sampaio.

D Lily Marinho vai ter um piripaque: "oh, meus sais…"

Assistam que é sensacional!
É a ruptura! É a alternativa Socialista!

1 – Reforma Agrária radical: Nenhuma propriedade com mais de 500 hectares
2 – Reforma Urbana: Moradia p/ todos
3 – Alongar pgtos da dívida pública. Utilizar o dinheiro para as reformas sociais
4 – Educação Pública. E apenas pública!
5 – Saúde Pública. E apenas pública!

É a revolução social! A revolução democrática!

[youtube GMdEgTEfxns http://www.youtube.com/watch?v=GMdEgTEfxns youtube]

Valdete Lima

Caríssimo Azenha
Você, com o sempre, brilha levndo até nós este espaço para a discussão. Dona Lily merece todos os aplausos pelo evento e por tão completa diversidade de convidados. Mas, porém, todavia, contudo, não podemos nos esquecer que empresários de todos os níveis também estão contentes com o governo Lula e não querem perder o status. Perguntem para banqueiros, empreiteios, exportadores, importadores, se eles querem se arriscar com uma eventual vitória do Serra. Claro que não. Assim como nordestinos e pobres que recebem a bolsa família, luz para todos, eles querem o continuismo. E eu também. Não quero entrar no obscurantismo de 500 anos atrás. Quero o Prouni, o Enem, as Escolas Técnicas, as novas universidades criadas continuando. Eu não surtei, é tudo realidade. Lula trouxe o Brasil para o Brasil. E o Eike Batista, assim como o Antonio Ermírio de Morais e todo o empresariado inteligente não quer mudar. Até, quem diria, D. Lily MARINHO!!!!!

Geysa Guimarães

Esse almoço vip rendeu à candidatura de Dilma uma bela defesa aos e-mails difamatórios e matérias serristas da imprensa conveniada com o governo de São Paulo. Há jornais do interior que não economizam nos editoriais contra a Dilma, alertando para o perigo da "ex-terrorista" (esquecem do Aloysio Nunes) e criticando Lula por querer "dividir o País e incentivar a luta de classe".
O que dona Lily disse precisa ser aproveitado incessantemente. Dilma é a senhora D, a senhora Democracia. Touché!

Dirck

Brilhante o marketing da chinelagem de luxo.
Jogaram a toalha…
Mas com Champagne Dom Perignon e Salmão à Troisgros em cima.

dukrai

Por favor, alguém pode dizer pra Mônica Bergamo que flamingo não é pato e não tem como nadar?

    @marisps

    KKKKKKK

vera oliveira

interessante..as socialites estão preocupadas no que Dilma pensa sobre educação e cultura…puxa!!

Esquemas Táticos

O bom dessa história é que a direita está confusa e sem palavras. Vão criticar Dona Lily? Não podem. O rabo é preso demais. Vão criticar a Dilma por que encontrou com Dona Lily? Aí teriam que criticar a interlocutora global. Não dá. Além do que, um (a) presidente tem que conversar com todo mundo.

Urbano

Sei não, sei não. Espero que os talheres sejam de prata.

Jairo_Beraldo

"Amo os que me amam….e admiro os que me odeiam por odiarem uma pessoa tão adorável!"

Maria José

Dilma sofre mais preconceito do que o normal por ser mulher. Mas as coisas mudam, para desespero do PIG e dos demais partidos de oposição. A iniciativa de D. Lily me surpreendeu. A partir da iniciativa de D. Lily, que não tem nada a dever à família Marinho, a elite carioca deu um salto monumental à frente da elite paulistana.

Dilma pode ser uma pessoa firme, trabalhadora dura, mas tem classe e comprometimento real com o povo do Brasil. Seu vice pode não ser o ideal, mas foi democraticamente escolhido por seus pares. O mesmo não se pode dizer de José Serra, deselegante (para não dizer grosso), haja vista a forma como tratou a jornalista Miriam Leitão na CBN (um horror), como destrata a mídia (que defende esse tucano que nem programa de governo tem, o oposto de Aécio Neves) e como teve que aceitar a imposição de um vice que aparentemente só tem estampa, com conteúdo zero vírgula zero zero. Já imaginaram Serra com problema sério de saúde e esse vice na presidência em bases permanentes?

Adilson

Azenha,

Será que o Zé vai mandar demitir a dona Lily? KKKKKKKKK!!!

josé paulo

Duvido muito que esse regabofe tenha o condão de mudar alguma coisa em relação ao Lula, PT ou Dilma. Começa que a Dona Lily não é mãe dos filhos do Roberto Marinho, com o qual ela se casou apenas no início dos anos 90, quando ele já era um macróbio com mais de 80 anos de idade. Vale dizer, casou sob o regime de separação total de bens, de modo que, em termos estritamente societários, é difícil dizer se ela tem alguma participação nas empresas Marinho para, em última instância, apitar lá dentro. No entanto, e de acordo com o perfil de quem possui idéias próprias e sempre fez questão de demonstrar isso, o mais provável é que Dona Lily tenha armado o picadeiro para marcar a independência dela em relação à posição dos seus enteados, donos da Rede Globo. De repente ela está sabendo que a coisa vai engrossar se a Dilma continuar subindo nas pesquisas, e então os acepipes serviram para passar o seguinte recado: Me incluam fora dessa!

SérgioFerraz

É bom os tucanos tirarem as mãos da TV Cultura, ela pertence aos contribuintes paulistas.

mariano

que belo filme hein: "adivinhe que vem para almoçar?" jabor, espero o seu comentário a respeito na cbn, ok?. será que terá coragem? esqueça! pense antes no teu emprego arnaldo!

Fabio_Passos

jantar com os grã-finos… poderia não ser nada, mas é verdade que a Dilma retirou do seu programa de governo a democratização dos meios de comunicação?

Dilma capitulou?

Esta oligarquia atrasada que explora uma concessão pública para sabotar nossa democracia pode dormir tranquila?
É isso mesmo?

    Roberto Locatelli

    Nessa mesma casa, dona Lily e Roberto Marinho receberam Fidel Castro. E, por mais que tenhamos críticas ao governo de Cuba, Fidel não capitulou, até hoje.

    Sagarana

    A ficha desse não cai nunca.

    Fabio_Passos

    Afinal… saiu ou não do programa de governo a democratização dos meios de comunicação?

    sandro

    Viva Fidel Viva Cuba!

    Nem o nosso Lula conseguiu fazer em matéria de desenvolvimento humano, o que fez a Revoluçào Cubana, numa ilha de parcos recursos, às basrbas do império.

    Para falar de Cuba é preciso conhecer Cuba, caso contrário repetiremos o trololó midiático, ressonância dos donos do poder que não querem que os pobres do mundo vejam em Cuba um exemplo de liberdade.

    Leider_Lincoln

    Disse tudo: nem os nossos precisam temer nem os quem serão esmagados nas urnas, dar saltinhos…

    Sagarana

    Caiu a ficha meu caro? Afasta esse cálice, me trás Moët Chandon… Leia o artigo do Hélio Bicudo meu jovem.

Janaína

O almoço oferecido a Dilma Rousseff por D. Lily. Hummm…sei ñ, sei ñ… Já ouvi falar desse filme c/ o Collor.
Ou seria p/ demover a Dilma numa suposta ausência dela nos debates da Globo?!!

    Roberto Locatelli

    Janaína, leia a matéria novamente. Leia as declarações de dona Lily.

negitude bandeirante

Falando em filhos,os de FHC: o legitimo vive de rendas, primeiro casado com banqueira,depois com outra e no meio promotor de feiras internacionais oficias no governo do"papi"; o bastardo, viveu oculto por dezoito anos, a mãe sustentada pela Globo em Barcelona em anonimato providencial,protegida pelo PIG, envolta numa rede de silêncio absoluto. Melhor do que isso, só uma conspiração atinge tal requinte.

    Alceste Pinheiro

    Negritude, quem falou de filhos de quem?
    Quem inseriu esse assubnto fopi você.
    Iso de misturar filho desse opu daquele esbarra na baixaria. Nãon tem muito tempo falavam da fortuna amealhada em pouco tempo pelo filho de Lula.
    Mais no passado, o Coller meteu isso na campanha em, relação à Lurian. Recorda? Acho que não recorda não. Afinal. hoje em dia, o Collor está assim com o homem

Wildner Arcanjo

Carisma por carisma, prefiro a carranca da Dilma às Gengivas do Serra (Éca!).

    Roberto Locatelli

    Carranca da Dilma? Só a vejo sorridente ou compenetrada. Não vi carranca.

Go Oliveria

E qual é o problema do boné do MST?
Bolsa 'lenço chanel' não pode? Por que boné do MST não pooooooode?

sergio

dilma marcou um golaço, voto vale de qualquer um, política de governo para os mais carentes.

    Roberto Locatelli

    Sem falar que o Ali Kamel deve estar espumando de ódio. Aliás, a Globo escondeu essa notícia bem escondida.

Abel

MacDilma vem aí. Aguardem o lançamento mundial em 3 de outubro…
http://www.youtube.com/watch?v=2y9O1r5H2wA

Spartakus

Depois disso a esquerda governista e reformista não poderá dizer que a "direita" está contra o governo. Ou será que a maioria dessas senhoras são esquedistas de carteirinha? Empresários, mulheres de empresários, etc, agora não estão mais na direita? É melhor mudar os argumentos, parar de falar que TODA a direita está contra, e assumir de vez que a meta é a composição e conciliação com a burguesia, porque se tem uma coisa que essa notícia mostra é que o que quer o PT, o governo, sua candidata, etc é se legitimar perante esse povo. Reformistas, mostrem a cara, saiam do armário.

    Roberto Locatelli

    Dona Lily não tem atuação política. Mas esse encontro certamente influenciará algumas pessoas. Não é à toa que a Globo escondeu o almoço.
    O Spartakus da antiguidade, que se rebelou contra Roma de maneira ingênua, morreu crucificado. Com isso a luta dos escravos pela liberdade atrasou quase um século.

    Spartakus

    O que é ingenuidade pra vc não é necessáriamente para os outros, meu caro. O fato dela não ter atuação política significa que ela pensa como um trabalhador? Ou que os Ekies Batistas da vida são de esquerda porque fecham com o governo? O que quis dizer foi que grande parte do argumento propalado pela esquerda governista tem uma lacuna, qual seja, a de dizer que toda a direita está contra o governo com o inuito de justificar seu pretenso caráter de esquerda e ao mesmo tempo não saber racionalizar o apoio de grande parte do empresariado, saudando este quando aparece como se fosse uma maravilha, mas esquecendo que um empresário de esquerda não pode ser. Dessa forma parece que o discurso contra a direita que os governistas fazem não passa de um verniz, algo para consumo externo.

    Roberto Locatelli

    Prezado Spartakus.

    Você tem razão quando lembra que muitos membros do Governo insinuam que toda a direita é contra o Governo. E isso não é verdade. Mas o que Lula diz – aí sim é verdade – que os que são contra o PAC, contra os programas sociais e contra a distribuição de renda não querem o progresso do Brasil. Lula evita falar em "esquerda" e "direita", pois acha que não é o momento.

    Marx e Engels eram empresários. Portanto existem empresários de esquerda, sim. A CLASSE BURGUESA é que não é de esquerda.

    No entanto, desconfio que o Eike Batista, o Abilio Diniz e o Emilio Odebrecht não são de esquerda (rsrs). Eles apoiam Lula e Dilma porque entendem que crescimento, distribuição de renda e justiça social são muito bons para os negócios. E acham que Serra é péssimo para os negócios.
    Pelo mesmo motivo, há empresários venezuelanos que apoiam Chávez (apoiam Chávez!!).

    Quanto ao almoço na mansão de dona Lily, foi EXCELENTE. Veja que a Globo escondeu a notícia. Porque isso prejudica a estratégia de assustar os eleitores com o fantasma do "radicalismo", "comunismo", etc. O eleitor médio, todos sabemos, acha que essas coisas de "comunismo" são perigosíssimas, assustadoras e pornográficas.

    De qualquer forma, Dilma não é socialista. Digamos que ela é progressista. Devemos apoiá-la, ajudar o Brasil a crescer com inclusão social e, no futuro, talvez o povo brasileiro se veja na contingência de decidir entre o modo de produção capitalista e outro sistema mais avançado.

    O Spartakus da antiguidade foi um herói. Só que ele desafiou Roma antes de ter apoio suficiente para isso. Se tivesse reunido mais guerreiros antes, se tivesse se preparado melhor, se.., se… Bem, nunca saberemos com certeza.

    Abraço!

    Spartakus

    Prezado Roberto, sua resposta foi esclarecedora no que tange os argumentos em defesa do projeto do governo Lula. Como vc bem reconheceu, muitos dos defensores do mesmo governo operam com uma lógica binária e superficial no entendimento da situação existente. Assumir que o que se pretende é um governo de colaboração de classes é o mais adequado, porque é o mais honesto, de um ponto de vista social-democrata. Quanto à questão empresário-burguês, creio que realmente faltou maior rigor terminológico na utilização da expresão, e colocando que o que o governo quer é se legitimar perante a burguesia (Diniz, Batista, Odebrecht, etc). Tal ponto de vista, de apoio ao governo, de uma perspectiva social-democrata, é perfeitamente legítimo.

    Roberto Locatelli

    Olá, novamente, Spartakus.

    Você tocou num ponto super-importante: o PT se escafedeu dos movimentos sociais. Na década de 80, sob inspiração de Zé Dirceu, foram extintos os chamados Núcleos de Base, que eram a conexão do partido com as lutas populares.

    Agora vejamos: o golpe de 64 teve amplo sucesso por um – e só um – motivo: praticamente não houve resistência popular, pois a esquerda da época quase não tinha laços organizacionais com sindicatos, movimentos, etc.

    Precisamos ter esses laços. Aqueles que lutam pela superação do capitalismo precisam desesperadamente ajudar a população a se organizar em sindicatos e movimentos. Só isso garantirá que as conquistas obtidas pelo Governo Lula não sejam perdidas num estalar de dedos do capital financeiro.

    Esse é o ponto mais importante da atual situação política brasileira.

    Abraço!

    Spartakus

    A crítica que a esquerda radical faz ao governo e às posturas reformistas em geral é de perspectiva política, de projeto: achamos, grosso modo, que governos como o de Lula esvaziaram as lutas sociais promovendo a positivação do capitalismo e contribuindo para tirar da esquerda o potencial de criticar o capitalismo. Consideramos que a emancipação humana, o "fim da pré-história do homem" (Marx) não será feito pela via insitucional, e que nenhum remédio parcial é solução para a insatisação generalizada (Guy Debord). É sectarismo? Paciência. O que não pode haver é um diálogo de surdos em que tanto governistas e "radicais" não abrem espaço para o debate e para a pluralidade na esquerda, contentando-se com o procedimento estéril de reafirmar unilateralidades. O debate entre as frações de esquerda é saudável, e por isso estou aqui, e justamente por isso espero que não me considerem um troll. Saúdo sua postura. Abraço.

    Duzao

    Só uma observação, mas Marx não foi empresário ele foi um profissional liberal, exerceu o jornalismo em jornais da antiga Alemanha, França e Inglaterra. Como jornalista cobriu vários eventos e entre eles uma greve de mineradores em uma província da antiga Alemanha, o que ajudou a formar o seu caráter de olhar e se preocupar com os trabalhadores mais humildes e despossuídos. A partir daí ele buscou compreender a sociedade burguesa que se desenhava, mas sempre em contato com a base da sociedade, que o possibilitou escrever trabalhos com conceitos revolucionários e inéditos até então e que influenciariam o mundo todo praticamente.

    Por isso acho o trabalho do Azenha, do Nassif, do PHA entre outros muito importante, pois valorizaram e nos revelam a importância dessa profissão.

    Spartakus

    A propósito, o que Spartakus deveria fazer então? Negociar com os generais romanos uma cota de Bolsa Família em troca do abandono do potencial e da força revolucionária? Que eu saiba, escravo não tem sindicato, não tem atuação política insitucionalizada portanto, o que resta a um escravo a não ser a sublevação?

beattrice

ALI KAMEL em menos de um mês vai estar procurando emprego, talvez encontre na TV Cultura, ele preenche os requisitos e o currículo dele recomenda.
Mas só até janeiro, quando o MERCA toma posse.
Lá não vai ter mais espaço pra capacho incompetente.

sergio

moçada, é preocupante o almoço com dona marinho, mas o mais preocupante é ver como so caras da direita raivosa e atrasadona ficam espumando quando a dona marinho resolve se encontrar com Dilma, mas com serra não.

tem gente que, como o carlos lacerda, clama pela ditadura e depois vira umas das primerias vítimas dela. tem gente que precisa morrer para aprender como vive. fazer o quê? a ignorância não escolhe classe social, credo ou opção política e sexual.

robledo

Isto tá cheirando a derrota pro serra, agora vão ter que arranjar um desses ricos mequetrefes de são paulo pra arranjar um almoço pro cara.

Marcus Vinicius

É cada troll engraçado que aparece por aqui… é da sua turminha, Dvoranta?

nem vale pena explicar pra esse indivíduo acima, as noções de civilidade e educação…

Marcelo

Acabou de sair no jb que o vampiro reclamou do uso de blogs governamentais como trampolim pilitico, agora vai reclamar de que? que o assédio de todos a Dilma é elecubrado pelos petistas de plantão infiltrados em todas as camadas da sociedade, ora veja!

Maria

Penso que a Dilma está certa. Quem defende a Democracia e pretende o cargo de Presidente de um país, não pode ser deselegante não aceitando um convite, de uma pessoa como a Sra. Lily Marinho, eu particularmente não simpatizo com essa gente. Se a Dilma não tivesse aceito, o que teria acontecido? Certamente seria execrada.

    Malu

    São os osso do ofício. Até um candidato a síndico tem que ser simpático com os beberrões chatos do prédio.

Rodrigo Prado

Mauricio Dias na Carta Capital que fez um artigo muito interessante da conquista da Dilma sobre as elites.
Pelo jeito, sobrará para a Classe Média, assinantes de Veja, FSP, salvarem o "Zé" Serra (que nome popular não acham? será que ele não fica constrangido com o chamam assim?) do vexame de perder no 1º turno. Será que ele também menos votos do que teve em 2002?

    beattrice

    A nova classe média e a antiga que tiver juízo vão por a pá de cal no Zé Biruta.

Joao Nery

Depois do que li, não tenho mais dúvidas: o Brasil terá mais pelo menos oito anos de progresso. Viva Lula, viva Dilma nossa presidente!!!!!!!!!

Ismeria Nogueira

Dona Lily Carvalho, aos 90 anos deu uma grande contribuição no processo de eleição 2010, pois teve a coragem de quebrar preconceitos ao expor sua simpatica e admiração por Dilma, nossa Futura Presidenta do Brasil. Dilma vai olhar para todas as classes sociais e Dona Lilu presentiu esta sabedoria. Obrigadea Dona Lily Carvalho, muitas mulheres agora, terão coragem de decidir seu voto para a Dilma.

Roseli

sim, isso é democracia
Qual o problema da elite se render ao curriculum e charme de Dilma?
Eu a conheci pessoalmente aqui em Bauru na quinta feira. Ela é exatamente isso. Mais bonita pessoalmente. Muito simpatica, calorosa e extremamente bem preparada. E a melhor presidenta que o Brasil poderia querer

Agora sou Dilma desde criancinha !!!!!

    vera oliveira

    eu não acredito que a elite está se rendendo ao charme da Dilma,eles estão é preocupados com o que Dilma pode fazer no futuro que vpode vir à prejudicar suas boas vidas

Henderson_hds

O que não se deve perguntar a Dilma Russein ( isso se ela comparecer à entrevista):

Sobre dossiê petista;
sobre mensalão;
sobre seu passado na Var-Palmares;
sobre Lina Vieira;
sobre a imane tributação do gobverno Lula;
sobre o péssimo índice da educação brasileira;
sobre seu vice, que foi citado numa planilha da Camargo Correa;
sobre a CPI da Petrobras, que por obra da base governista chegou a um único ponto: A petrobrás é uma estatal;
sobre o filho do Lula, que dá inveja a qualquer burguês moderno: de ninguém passou a milionário;
sobre o MST, seu segundo partido;

    Maria

    O que não se deve perguntar do Zé Nosferatu:

    – Por que o Heródoto Barbeiro foi demitido do Roda Viva
    – Por que Gabriel Priolli foi demitido do cargo
    – Sobre o Roboanel ops! Rodoanel
    – Sobre os Porões da Privataria
    – Sobre sua filha estar envolvida no esquema da Privataria
    – Sobre a suspeita de enriquecimento ilícito no governo Covas ( Quando foi Secretário de Planejamento)
    – Sobre a repressão e arrocho dos salários dos professores
    – Sobre a ALSTOM, que teve alguns executivos presos na Inglaterra (Metro de São Paulo)
    – Sobre a suspeita de envio de milhões para as Ilhas Cayman
    – Sobre ligações com Daniel Dantas

    * Tem internauta que sabe mais do que eu.Tu sabe dos esqueletos do Zé, não te faz de leso!

    Marcus Vinicius

    Maria, esse troll aí sabe do que você está falando… se ele fingir de égua (como dizemos aqui em MG), o ca valo pode chegar e… bom, deixa pra lá !!

    beattrice

    o Zé Biruta não tem um esqueleto no armário, ele tem um cemitério clandestino.

    Ronaldo

    Buraco do Metrô
    Filha do Alkimin + Daslu
    Máfia das ambulâncias
    Dengue e Ministro da Saúde
    Quem criou o genérico, quem criou o FAT, quem criou o Seguro-Desemprego?
    Alagão, vote em um careca e leve dois, programa de índio . . .

    chega! vou deixar espaço para outros contribuirem

    Ed.

    De novo?…Teve um parlamentar demotucano que ficou "mudo e com cara de tacho quando a questionou sobre os tempos da Var Palmares.. Todas as perguntas poderiam ser respondidas até por mim, mas melhor ainda é vc perguntar à oposição e PIG, que fazem barulho sobre estes temas e …só ficam nisso!…puro marketing político-eleitoral.
    O poder combinado e avassalador da grana dos demotucanos e seus representados, da Veja /Abril, da Globo, da Folha, do Estadão, da Band, seus jornais, revistas, TV's, rádios, portais de Internet, a liberdade total de instituições, até com posicionamentos claros contra o governo, no Supremo, nas CPIs, por promotores públicos, Polícia Federal, ministros (ex: Defesa), nem assim conseguem te explicar, Hend? Das duas, uma: ou é trololó ou são muito incompetentes. Já imaginou toda essa incompetência voltar a governar o país, depois do estrago que já fizeram e vc não percebeu? Eu tive um professor que explicava matérias complexas com muita clareza, quase todo mundo entendia de primeira. Ele incentivava os alunos, começando suas explanações com a frase: "Eu sou burro, mas não sou cego!"… e explicava!

    Haral

    Caro Ed.
    Acho muito bom ter esclarecimentos lúcidos como o seu, mas infelizmente um troll não entra num blog para ser esclarecido. Mesmo assim, é importante manter o nível e neutralizar estes ataques. Como podes observar o troll já está com 76 avaliações negativas. Não entendo esta insistência aqui no VIOMUNDO.

    Leider_Lincoln

    É a turminha do Graeff e do Celso Aith. Eles são pagos para divulgar seus arjumento e as dúvidas que eles mesmos inventaram…

    Ed.

    Verdade, Haral. Vale pelo exercício, hehe …
    Há também a remota possiblidade de "pegar no tranco" com um empurrãozinho, quem sabe?
    E nos enriquecemos todos em termos de como exterminar bobagens, mentiras, farsas, factóides e, principalmente, "idéias de Chirico"…
    Abs

    Vera

    O que é interessante nesta sua colocação Henderson_hds é que a lista ao Serrágio é muiiiito, mas infinitamente maior do que estas dúvidas suas à presidente do Brasil, Dilma+

    Edson Augusto

    Olá Henderson_hd. Tás faturando uma graninha esperta para escreveres estas besteiras. Mas eu acho que, depois de receber, tu vais votar é na Dilma. Teus textos são pré-fabricados.

    Leider_Lincoln

    Sobre dossiê petista; Já perguntaram, no Roda Viva. O repórter da Folha ficou tão constrangido com a resposta que não teve coragem de perguntar mais nada; o dossiê foi só uma (mais uma) invenção da Folha.

    sobre mensalão; Começou em MG, com o tucano Eduardo Azeredo, do PSDB. Dilma nunca esteve envolvida.

    sobre seu passado na Var-Palmares; ela foi torturada. Massacrou moralmente o Sen. Agripino Maia, do DEM/RN, que ficou tão sem-graça que gaguejou.

    sobre Lina Vieira; Outra invenção da Folha. Mudou a versão umas 10 vezes e nunca apresentou a agenda; era afilhada política de Agripino Maia, o senador que Dilma desmascarou.

    sobre a imane tributação do gobverno Lula; Ela pode responder que é muito melhor que a do Serra, que devolve impostos para os mais ricos.

    sobre o péssimo índice da educação brasileira; O ensino superior, que é a responsabilidade do governo federal melhorou muito, muitas universidades novas foram construídas. O ruim é a educação básica, responsabilidade dos estados. São Paulo, governado pelo Serra, foi o estado onde os índices mais pioraram.

    sobre seu vice, que foi citado numa planilha da Camargo Correa; o vice do Serra propôs punir quem desse dinheiro aos mendigos e o banco da família dele está envolvido em uma fraude bilionária. E não é "citação"; é processo na Justiça Federal.

    sobre a CPI da Petrobras, que por obra da base governista chegou a um único ponto: A petrobrás é uma estatal; Seria uma ótima oportunidade para perguntar por que houve 40 acidentes no governo FHC (Serra era ministro do Planejamento) e nenhum no governo Lula. Ou por que a P-36 afundou; ou por que ela comprava plataformas em Cingapura, e não no Brasil.

    sobre o filho do Lula, que dá inveja a qualquer burguês moderno: de ninguém passou a milionário; Já que vamos falar de filhos dos outros, como a Verônica Serra conseguiu comprar uma mansão daquele tamanho em Saúipe? E neto do Bornhausem é um estuprador de crianças. E outra, Henderson: ser pobre [é ser "ninguém"? Quem é "alguém"? Apenas as massas cheirosas?

    sobre o MST, seu segundo partido; Ela pode perguntar sobre a Opus Dei, que se assenhorou de São Paulo, ou o Instituto Millenium, prócere do fascismo.

    Mais alguma pergunta, troll?

    Ed.

    Não faria melhor.
    Mas não abusa que ele vem com mais, hehe

    dukrai

    ô ender son,
    vc está igual o seu ídolo, o Vampiro Chupador Brazileiro, copiando idéias.
    Este formato de "proibido falar … " fui eu que postei aqui mesmo no Azenha.

Henderson_hds

Frio na espinha. Olha a Dilma querendo entregar o Brasil "pras elite".

Esse é o discurso padrão. Só muda o sujeito. No lugar de Dilma é Serra.

Só uma curiosidade sobre esse encontro: ela foi com o boné do MST?

    Glecio_Tavares

    Que inveja, não? Seu candidato não tem o menor carisma, ninguém quer recebe-lo. A Madona veio aqui e recebeu um cheque de 1 milhão de reais da ambev, ou seja só pagando muito para aguentar o Sr. pedágio. Cidadão nefasto que mandou a policia bater nos professores, que pos as duas policias para se enfrentar por falta de coragem de receber uma comissão dos policiais civis em greve para receber a reposição salarial, um direito que todos nós deveriamos apoiar.

    Haral

    Henderson_hds é Troller

    Maria

    Respondeste-me num comentário que defendes o Debate Democrático.
    Só por que fiz críticas ao Zé Pedágio, chamaste-me de cediça e que eu procurasse um psicólogo, Pois bem! Não achas que estás sendo contraditório?

    Henderson_hds

    Chamei-te de "cediça" ? Não entendi, pois entendo o significado de "cediço", entendeu?

    Pedi que se consultasse um psicólogo porque samicas você seja uma daquelas que acham que o mundo é cheio de conspirações.

    Maria

    Pra mim tanto faz Henderson, eu não te conheço mesmo, só sei que tu é um DIREITÃO.

    Quem precisa de psicólogo é você, não adianta você denegrir a imagem do Lula e da Dilma, eu não abro mão das minhas convicções e tenho a certeza que outros internautas que aqui postam, vão combater a tua maledicência.

    E DOSSIÊS INVENTADOS PELO O ZÉ PEDÁGIO, NÃO É CONSPIRAÇÃO? ME ARRANJA UM NOME PRA ISSO.

    Sergio Castro

    Mas é muito idiota!!!!

    Edson Augusto

    Henderson_dh. Por mim teu Ibope acabou!

    Ed.

    Vc precisa diversificar um pouco a sua mente, hds. O Brasil é muito mais do que o MST e a elite!
    Conversar com a Lily, o Evo, Obama, Chavez, Bush, Ahmadinejad Netanyahu, Mercer e Sarkozy, por ex. é muito mais produtivo do que falar só com os seus colegas de província. Ou ser ridicularizado por algum Schwarzenegger.
    Quanto a acessórios de vestuário, há quem use meias ou não. Seja em reuniões executivas ou num motel. Depende…
    Como vc se veste?

    dukrai

    O Vampiro Chupador Brazileiro teve um aborto virtual e nos seus espasmos finais arremeda o Latorre.

Deixe seu comentário

Leia também