No Ceará, as coisas podem ficar “interessantes”

Tempo de leitura: 3 min

Para o Senado, jogo está sendo jogado

Fábio Campos, em O Povo, por sugestão do Samuel Melo

14/09/2010 04:00

Com as favas contadas da eleição para governador do Ceará, as atenções se voltam para a disputa pelas duas vagas de senador. A manchete do O POVO de hoje toca no ponto ao classificar como “dura” a eleição e, na sequência, em segundo plano, estabelecer a relação do termo com o índice de indecisão, que se mantém muito alto. Trocando em miúdos, o jogo está aberto. A terceira rodada da pesquisa O POVO-Datafolha mostra que se mantém a lenta e gradual tendência de queda de Tasso Jereissati (PSDB) da mesma forma que se mantém lenta e gradual tendência de alta da dupla Eunício-Pimentel. No geral, o tucano com curva descendente. O peemedebista com curva ascendente na mesma proporção em que Tasso desceu. Em terceiro, numa proporção levemente menor, o petista também subiu. Faltando 20 dias para a eleição, avaliações definitivas correm o risco de se desmoralizar. Afinal, 40% dizem não saber em quem votar para um das vagas enquanto 25% se afirmam ainda sem candidato para as duas vagas. Está nesses índices o aval para a afirmação de que, para o Senado, o jogo está sendo jogado.

A FORÇA DE CID PARA O SENADO

A imensa quantidade de indecisos confirma um comportamento histórico de boa parte dos eleitores. A saber: primeiro, ele escolhe seus candidatos a presidente da República e a governador. Somente depois volta as suas atenções para a disputa de senador. É por isso que nessa escolha costuma ser decisiva a força do governador que está vencendo a disputa. Esta força é ainda mais decisiva se o candidato ao governo vencedor for dono de circunstâncias políticas e eleitorais tão favoráveis, como é o caso de Cid Gomes. Cid pode bater um recorde histórico de votos, acumulando muito capital político. Quando o governador potencialmente reeleito começa a trabalhar pra valer para seus candidatos ao Senado, a configuração da disputa tende a mudar. Até agora, não se viu na TV Cid fazer para seus senadores, por exemplo, o que fez a favor de Luizianne Lins. Em 2008, o governador gravou diferentes e enfáticos depoimentos a favor da reeleição da prefeita. Veiculados na propaganda eleitoral da TV, esses depoimentos (e os de Lula também) foram muito importantes para formar um caldo político favorável à petista. A rede de apoios declarados (governador e presidente) ajudou a dar mais consistência política à candidatura da prefeita.

O CABO ELEITORAL DE TASSO É TASSO

A questão é a seguinte: Cid jogará todas as suas fichas contra Tasso? O governador vai jogar todo o peso possível para derrotar o político que dedicadamente apadrinhou a ascensão política da família Ferreira Gomes? Caso jogue, a eleição de Tasso passará a ficar seriamente ameaçada. O tucano sabe disso. O tucano sabe bem como, desde 1986, sempre conseguiu eleger seus escolhidos para o Senado. Lembrem-se de 1994. Do outro lado estavam os então poderosos Mauro Benevides e Paes de Andrade, do PMDB. Candidato ao governo com vitória garantida, Tasso colocou seu trator eleitoral para eleger Sérgio Machado e Lúcio Alcântara. Conseguiu. Hoje, Cid é o tratorista. O trator é o mesmo que, na reta final da disputa de 2006, deu carona a Inácio Arruda (PCdoB) e atropelou Moroni Torgan (DEM). São quase três semanas até a eleição. Cid está no topo e pode, com Dilma e Lula, elevar também o resto da chapa. Tasso tem contra si um candidato a governador de seu partido que não consegue alcançar os dois dígitos nas pesquisas. A eleição de senador é a colada com a eleição de governador. Nesse ponto, está só.

O VOTO RESIDUAL PARA O SENADO

Vejam César Maia (DEM-RJ). O caso analisado é do Rio, mas vale para o resto: “Ibope e Datafolha divulgaram pesquisas realizadas nos mesmos dias… Os resultados foram quase exatamente iguais para governador. Porém, para Senador houve diferença gritante. Crivella teve 31% das intenções de voto no Ibope e 40% no Datafolha. Nem o método usado, nem o tamanho da amostra justificam diferenças tão grandes. Afoitos poderiam dizer que esse ou aquele instituto errou. Mas, não é assim. Um ou outro pode estar certo, ou nenhum deles. Numa eleição de dois votos a margem de erro do segundo voto é muito maior do que do primeiro. Como os candidatos fazem suas campanhas de forma individual, o eleitor decide em quem vai votar. Mas como tem direito a dois votos, o segundo voto é residual. A convicção pelo primeiro voto é muito maior que pelo segundo”.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

J. Castro

Por falar nisso alguem viu o jatinho do Tasso na relação de bens apresentada ao Tribunal Eleitoral?

Eduardo

A boca do jacaré está se fechando.

Ruy Siqueira

Lula é tão democrática que se outro presidente tive o grau popularidade que ele tem, já teria dado o golpe do terceiro, quarto, quinto….. mandato. É tão democrático que preferiu segurar a onda sozinho diante da imprensa golpista/64 do que chamar o povo para um levante que pudesse amedrontar FHC e a elite racista-nazista de Brasileira.

rubem

Tarso jereissati, o donos jatinhos e imperio economico inigualavel, tudo isso adquirido é claro "honestamente "com o salario de governador e senador federal.
Chamou LULA e Mossouline e Hitler, Lula sempre foi um democrata suportou bravamente e dignamente, todos os ataques sujos e rasteiros desta da grande mídia suja durante seu governo não fechou nenhuma emissora de radio e tv mesmo sendo uma concessão publica e que são usados para fins eleitoreiros pela oposição .
Ele um "ilustre coronel" do nordesteuns dos ultimos ainda ativo, dono de canais de tv e rádio que domina todo Ceara e faz "lavagem celebral" pelos seus meios de comunicação para coopitar eleitores, somente com um"bombardeio midiático" alguém pode votar "naquilo"

    samuel melo

    Caro Rubem, longe de mim querer defender o Tasso, que, na minha humilde opinião já deveria ter sido extirpado da política nacional!

    Ocorre que querer atribuir o sucesso de Tasso no Ceará a mídia é uma maneira restrita de ver como as coisas acontecem!!!

    De fato Tasso detem o controle da mídia no Ceará, A Verdes mares, afiliada da Globo, é do Grupo Edson Queiroz, cuja filha do falecido empresário é casada com Tasso!
    Sérgio Machado, aliado de Tasso é dono de direitos da Tv Cidade (afiliada da record), Tv Jangadeiro, afiliada do SBT (tem o dedo de Tasso no meio).

    Os jornais impressos Diário do Nordeste (também é do grupo edson queiroz) e O Povo possuem colunistas, como o próprio Fábio campos que são simpaticos de Tasso! De fato não se produzem crises e críticas as suas atitudes o que com certeza gera uma blindagem ao sujeito. Um exemplo disso foi a recente condenação do ex presidente do BNB (Banco do Nordeste), Byron Queiroz, pouco foi noticiado sobre o caso, e ninguém sequer pensou em lembrar que Byron chegou na presidencia por indicação do seu amigo Tasso!

    samuel melo

    Ocorre que mesmo com toda a pilantragem e a filosofia PSDB de governar, Tasso teve sua importância para o Estado do Ceará, não foi a toa que ele foi eleito 3 vezes governador do estado e senador, e, agora, mesmo com todo o apoio do povo cearense a Dilma e LULA consegue o fela figurar na frente das pesquisas pro senado nestas eleições!!!

    É bem mais fácil detonar o FHC pelo seu mandato de presidente do Brasil do que Tasso no seu mandato de governador do CE, por exemplo! A infra-estrutura do Ceará que permite projetos como refinária e siderúrgica foram, de fato, alcançadas graças as intervenções do ex governador no Estado durante seu governo!!! O Estado não pagava em dia o funcionalismo público em dia, chegando a atrasar em meses, as Gonzagetas (espécies de vales para o funcinários públicos dadas pelo Gonzaga Mota eram um desmoralização)!

    samuel melo

    Enfim, sou um cidadão que tem repúdio da filosofia tucana, e jamais votei no Tasso ou no PSDB! Porém acho que o caminho para anular o infeliz não é achando que a população é ignorante e que Tasso foi incompetente ao governar o Ceará, mas sim tentando esclarecer que Tasso, representa no Senado mais um voto contra em todos os projetos que Dilma tentar aprovar!!!

    Tenho esperança que Eunicio e Pimentel virem o jogo!!!

Bonifa

Creio que Cid daria tudo para não ter mais essa pesada espada sobre sua cabeça: Tasso.

Baixada Carioca

O César "vaia" estava tranquilo até as últimas pesquisas. Depois disso ele apareceu na Baixada Fluminense, lugar que ele odeia. Agora descobriu que a Baixada também tem votos.

francisco.latorre

vai pro saco.

..

gustavo

Ceará: vote PIMENTÍCIO !!!!!

Geysa Guimarães

Brizola Neto diz que o jatinho do Jereissate tá virando teco-teco.
Tomara! Se isso acontecer, seu dono tucano terá virado TICO-TICO.

luiz pinheiro

Voce tá viajando, Azenha? Cid, como Ciro, tem forte compromisso com Tasso, não vai de jeito algum atuar para derrotá-lo. Mais: Cid quer eleger Tasso e Eunício, despachando Pimentel. Isso está claro desde o início da campanha eleitoral. Cid e Ciro pressionaram Lula e o PT a retirar a candidatura Pimentel, voce não lembra mais?. Eles queriam – pasmem, democratas de bom senso!!! – que o PT apoiasse o Tasso!!!???. E agora, em várias cidades do interior, o Eunício está fazendo campanha casada com a do Tasso, buscando isolar o Pimentel. Os petistas cearenses provavelmente estão hoje com sérias dúvidas se devem votar Pimentel e Eunício, para derrotar o Tasso, ou se votam só no Pimentel, para evitar que Eunício o derrote. Porque, do lado do Eunício, muitos vão votar nele e no Tasso.

    Filipe Rodrigues

    Se o aliados do Eunício pedirem votos para o Tasso no interior, pior para eles, pois a prefeita de Fortaleza (Luzianne do PT) começa a pedir votos para o Pimentel, já que a capital cearense tem mais da metade do eleitorado cearense.

    Eduardo

    Isto é só agá. É Pimentel e Eunício na cabeça. Esta cizânia está sendo fomentada pelos tucanos.

Marcilio

O cenário inicial -de ampla vantagem para Tasso – até influenciou ações isoladas dos "candidatos de Lula", ensejando tranquila reeleição do tucano. Se houver mesmo a ação conjunta, com a imersão do trio Cid, Dilma e Lula na campanha, o "galeguin dos ói azul" vai ficar de cara vermelha, lombo roxo e dedo marrom (sem apontar pra ninguém).

Ainda acho difícil que Jereissati não conquiste uma das cadeiras, mas será interessante ver o desmanche efetivo de mais uma aliança, o que tem caracterizado Tasso no Ceará. Assim foi com os acima citados Sérgio Machado, Moroni Torgan e, mais recentemente, Lúcio Alcântara, pois todos migraram, em algum momento, de apoiados a preteridos de Tasso.

    Baixada Carioca

    Olha, se ele ficar dando uma cacetadas no presidente Lula, não sei não hein!

    Cecéu

    Tasso se sentiu tão seguro que até começou a dizer que apoiava Serra, pensando talvez em posicionar-se muito bem no partido depois da derrota. Mas aí começou a cair e só cair. E agora não pode voltar atrás no que já falou. Está periclitando.

dukrai

antes da campanha começar de fato, com as convenções dos partidos definindo os candidatos, o palpite era de que o PSDB e o DEM iam conseguir eleger, cada um, oito ou nove senadores. hoje, perde um, "Artur Neto", outro acolá, Tasso "tenhojatinhoporqueposso" e não se sabe se terão isto somados.
adios, muchahos

Elisa

No mínimo, dúvidoso o rompimento dos Ferreira Gomes com o "galeguim".
No interior, tá muito esquisita a campanha pra Senador…
Algumas prefeituras que apoiam Cid, apoiam Pimentel e Tasso ou Eunício e Tasso.
Vamos ver no que dar!

Jairo_Beraldo

Será? Acho que "tenhojatinhoporqueposso" ainda tem grande entrada no Ceará. Pode ser jogo de cena.

celso

sem galeguim,arthurbotox e agripinovacileidemaia vai ser tudo de bom.

    Jairo_Beraldo

    Arthur valentão já era. Agripissuino, ainda tem sobrevida. Tenhojatinhoporqueposso, vai…

Walter Lacerda

Aqui, no Ceará, a juventude e o movimento estudantil progressista encabeçam ações bem ao espírito da molecagem cearense, como, por exemplo, passeatas, arrastões, bandeiraços, panfletagem sob o mote "pega o beco, galeguim!". O que quer dizer no bom "cearês": vá de retro Tasso-tenho-jatinho-porque-posso-Jereissati! E assim o caldo engrossa contra esse lesa-pátria e filho de chocadeira!

Deixe seu comentário

Leia também