Nassif: Da cadeia para as páginas da Folha de S. Paulo

Tempo de leitura: 2 min

“Empresário” fonte da Folha acabou de sair da cadeia

de Luís Nassif, em seu blog, sobre a denúncia da Folha que está aqui

Alguns elementos para tentar entender essa nova denúncia da Folha:

1. Segundo informações da própria Folha, o acusador Rubnei Quícoli já foi condenado duas vezes em São Paulo (por interceptação de carga roubada e por posse de moeda falsificada). E em 2007 passou dez meses preso. O fato de antecipar as denúncias sobre sua fonte não absolve o jornal. Pelo contrário, é agravante. Quando uma pessoa com tal currículo faz uma denúncia, é praxe de qualquer jornalismo sério ouvir as denúncias e exigir a apresentação de provas.

2. A única prova que o tal consultor apresenta é um email marcando audiência na Casa Civil e que tem o nome de Vinicius Oliveira no C/C . Todo o restante são acusações declaratórias. Nenhum juiz do mundo tomaria como verdade acusações desacompanhadas de provas, de um sujeito que acaba de sair da cadeia.

3. O jornal não explica como um sujeito com duas condenações criminais, que passou dez meses na prisão dois anos atrás, pilota um projeto de R$ 9 bilhões. É apostar demais na ignorância dos leitores.

4. O BNDES é um banco técnico, constituído exclusivamente por funcionários de carreira trabalhando de forma colegiada. É impossível a qualquer pessoa – até seu presidente – influenciar a análise do comitê de crédito. Essa informação pode ser facilmente confirmada com qualquer ex-presidente do banco, de qualquer governo. É só conversar com o Luiz Carlos Mendonça de Barros, Pérsio Arida, Antonio Barros de Castro, Márcio Fortes – que foram presidentes durante o governo FHC. A ilação principal da reportagem – a de que o projeto de financiamento foi recusado pelo BNDES depois da empresa ter recusado a assessoria da Capital – não se sustenta. Coloca sob suspeita uma instituição de reconhecimento público fiando-se na palavra de um sujeito que já sofreu três condenações na Justiça e três anos atrás passou dez meses preso.

5. Existem empresas de consultoria que preparam projetos para o BNDES e cobram entre 5 a 7% sobre o valor financiado. É praxe no mercado. Confundir essa taxa com propina é má fé. Segundo o empresário que denunciou, Israel apresentou uma proposta de acompanhamento jurídico de processos da empresa, que acabou não sendo assinado. Tudo em cima de declarações.

6. Ninguém vai negociar propostas ocultas em reuniões formais na Casa Civil, à luz do dia. Só faltava.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Valcir Barsanulfo

Só mesmo o PIG, para se estribar em declarações de um sujeito, que é ladrão de automóvel, receptador de mercadoria roubada e traballhar com dinheiro falso. O Roubanei Quícole é da mesma láia desses maus reporteres. Um ga mbá, cheira o outro. Mas! Quanto mais mexe e esperneia, mais a coisa fica feia.

Jose Roberto-SP

Uma coisa me chamou a atenção, pela imagem dava pra saber que o repórter estava à sua direita, e quando ele respondia, de vez enquando ele olhava para à esquerda, dá até pra acreditar que tinha alguém soprando. Será???

GeorgeLuckas

jornalismo de pouco conteúdo e embasamento nulo…tsc tsc

não me surpreende muito…

Baixada Carioca

Tembém reproduzi esse artigo no Baixada Carioca titulando-o Folha ouve bandido como fonte confiável. Que responsabilidade da Folha sô!

Impressão minha ou esse factóide é para desviar a atenção do outro (quebra de sigilo) depois que a Carta Capital denunciou a filha do tucano mentiroso? O assunto ficou perdido na velha mídia.

Hoje o Cloaca News mostrou como a Verônica quebrou o sigilo (e confessa!) de 35 milhões de pessoas. Mas para a velha mídia o que interessa agora é acabar com o sossego da Erenice Guerra.

Alex Gonçalves

'Fantástico' bloco do jn, juntando numa só reportagem, os casos Baracat e Quícoli.

Quícoli muito chique em bom ângulo, com aquele terno preto. Falaram que 'esteve envolvido em interceptação de carga'.

Esqueceram de mencionar que esteve preso.

Teve uns 20 segundos pra explicar, com boa edição, sua ex-filiação ao PSDB.

No total, 20 minutos de ataque ao PT.

Arnaldo Costa

Quero saber quem vai investigar o tráfico de influências das privatarias, dos desmandos nos governos de São Paulo e Minas, da bola de 5,5% para obras nesse primeiro Estado, que corre a boca de sapo no Sindicato da Construção Pesada, e outras trapaças dos demotucanalhas… É um absurdo que se ignore isso e faça vista grossa para os patrimônios cada vez mais inchados com a politicagem dessa turma. Aqui em Minas está tudo dominado. Cargos de confiança do Aécio trocam de carro como se estivessem trocando de roupas. Além das casas e lotes doados por construtoras. CANSAMOS DE SER ENGANADOS.
P.S.: Observem que quando tentam chegar nos podres dos demotucanos o PIG se refere a dossiê, já a veja e todo o PIG têm permissão para mentir, roubar, arapongar, pilantrar, politicar, tráficar influência e por ai vai.

Alex Gonçalves

'Fantástico' bloco do jn, juntando numa só reportagem, Baracat e Quícoli.

Quícoli muito chique em bom ângulo, com aquele terno preto. Falaram que 'esteve envolvido em interceptação de carga'.

Esqueceram de mencionar que esteve preso.

Teve uns 20 segundos pra explicar sua ex-filiação ao PSDB.

No total, 20 minutos de ataque ao PT.

MirabeauBLeal

.
Foi um irreversível erro político aceitar o pedido de demissão da Erenice.
Deu margem a todo tipo de especulação midiática.
Eu fico me perguntando:
Como é que, ainda nos dias de hoje,
2 ou 3 jornalecos de me…ia-tigela
e uma rede de televisão inescrupulosa
espalhando boatos sem nenhum fundamento
conseguem desastabilizar as instituições políticas brasileiras ?
.
Será que o governo no Brasil é tão frágil assim ?
.
Entendo que o Presidente Lula deverá se dirigir ao povo brasileiro,
em cadeia nacional de rádio e televisão,
manifestando-se, de forma contundente,
contra esse tipo de abuso praticado impunemente
por alguns meios de comunicação,
sob pena de vivenciarmos a mesma situação
que antecedeu o 1º turno das eleições em 2006.
.
É LASTIMÁVEL !
.
.

    Glecio_Tavares

    Acusações sem provas vão gerar indenizações milionarias.

    Converse com as pessoas nas ruas. As pessoas perceberam que a historia se repete e o tiro sairá pela culatra e ate o xuxu vai acabar perdendo com isso.

    O Nassif destruiu todas as noticias dessa semana. Temos argumentos.

    MirabeauBLeal

    .
    É que tu não viste o que milhões de brasileiros viram, hoje: o JN da RGTV.
    .
    Foi deprimente.
    .
    Estão desdenhando do inimigo. Isso é muito ruim.
    Se continuar assim, o PT vai se dar mal. De novo.
    .

    Alex Gonçalves

    Era tudo o que queriam mesmo. O JN de hoje foi inacreditável.

    arlindo

    Não concordo com esse tipo de análise.
    Parece que de o filho da Ministra tentou intermediar o negócio.
    Logo, essa ação não poderia ficar sangrando o Governo e a Dilma.
    Lula acertou ao demitir a Ministra.

    florencio1

    #atocontraogolpe

Benedito F.

Não concordo com esse "bom mocismo" de demitir a Ministra em plena reta final da campanha. Foi uma completa burrice, na prática o Governo chancelou, assinou embaixo da veracidade das acusações. O governo aguentou firme no caso do sigilo e nada aconteceu. Mesmo supondo que esse filho da ex-Ministra tenha prevaricado o certo era manter a Casa Civil fora disso até o fim e, no máximo, em situação extrema, exigir que ele assumisse a culpa publicamente.
Agora temos realmente uma crise e que Deus proteja o pais de um segundo turno.

    Julio Silveira

    Concordo, grande mancada.

    FernandoC

    Ou seja, se o próprio governo confirma que havia bandidagem no ministério., porque os você não admite isso?

    Marcos de Almeida

    concordo contigo Benedito, so falta 17 dias pra eleições.A oposição vai colocar no programa do Serra a demissão da ministra e dizendo que ela é tão culpada que até renunciou.

    Orsola Ronzoni

    Quem prevaricou por tráfico de influência foi Erenice não o filho dela, que era um ilustre desconhecido até então. Mas, para o presidente um escândalo a mais outro a menos tanto faz, a corrupção está no DNA do PT. Ela só foi demitida porque, burra e estúpida, fez aquilo que o governo estava desde o início tentando evitar: afastar o escândalo da candidata Dilma. Não contava com a incompetência da ministra, que selou seu próprio destino ao assinar nota virulenta e tola, que atacava o adversário José Serra e recolocava o escândalo na esfera eleitoral. A Casa Civil sempre foi e é o Covil onde todas os negócios sujos foram engendrados durante os quase 8 anos do governo Lula. Começou com Zé Dirceu e terminou com a Erenice. Isso foi interrompido pelo segundo mandatário da Casa dos Horrores … digo Covil … digo Civil? Não creio. Portanto, meu caro, esteja certo se a investigação for pra valer, o que duvido, aparecerão também os podres e as negociatas da segunda titular da Casa Covil. E aí meu filho, não há penteado de 3 mil reais que resista. The cow went to swamp, plagiando Millor. baubau!

Weiland

temos que divulgar para as pessoas… o mais rapido possivel…

Julio Silveira

O problema em nosso País, e é com isso que essa corja conta, não se da pelo fato de ser mentira pouco importa para os fins que se buscam, o problema é que vai ficar por isso mesmo sendo mentira, pelo simples fato que esses abjetos mentirosos tem grana para poder bancar a mentira, tem grana para bancar a justiça desse país, que já deu demonstrações de se curvar para a grana com um facilidade de dois habeas relampagos.
Aqui prolifera a justiça da algema apenas para o mais humilde esse não precisa se preocupar com honra nem dignidade. O cafa sendo rico precisa transitar em seu grupinho perfumado, afinal são espertos tem grana, nesse grupo quem menos corre voa, com sua justiça a o alcance do bolso.

MirabeauBLeal

CÓDIGO PENAL NELES

A CALÚNIA, A INJÚRIA E A DIFAMAÇÃO NÃO PODEM FICAR IMPUNES.

A OFENSA À HONRA E PORTANTO À DIGNIDADADE DO SER HUMANO
TEM DE SER EXEMPLARMENTE PUNIDA,
TANTO NA ESFERA CIVIL, QUANTO NA ESFERA PENAL.
.
STF
HC 78426
Origem: SP – SÃO PAULO
Coator: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Crime contra a honra e a vida política.

"É certo que, ao decidir-se pela militância política, o homem público aceita a inevitável ampliação do que a doutrina italiana costuma chamar a zona de iluminabilità, resignando-se a uma maior exposição de sua vida e de sua personalidade aos comentários e à valoração do público, em particular, dos seus adversários;

mas a tolerância com a liberdade da crítica ao homem público há de ser menor, quando, ainda que situado no campo da vida pública do militante político, o libelo do adversário ultrapasse a linha dos juízos desprimorosos para a imputação de fatos mais ou menos concretos, sobretudo se invadem ou tangenciam a esfera da criminalidade".
.
Acórdão citado: Inq 503 QO.
Relator: MIN. SEPÚLVEDA PERTENCE
. http://redir.stf.jus.br/paginador/paginador.jsp?d
.

Jaime H. Albarrán

A ultima pesquisa, Data Folha globo, foi nos dias 09 e 10 de setembro e deu Dilma 50%, a dos dias 14-16 de setembro deu 51%.
Com este tipo de denuncias, na próxima pesquisa dará Dilma 52%.
Os partidos PSDB, DEM e PP tem sido durante 8 anos incompetentes como oposição, somente fazem denuncias sem provas ou a meia boca.
É profundamente lamentável que a mídia faça eco de qualquer detalhe por mínimo que seja com o intuído de influir no resultado da eleição.
Álvaro Dias: Ilustríssimo Senador da Republica, é o campeão das CPIs que terminam em pizza. Ele é um ente que adora fazer denuncias, falar ironicamente e levantar suspeitas dos fatos sem ter as provas conclusivas, ele demonstra uma odiosidade que deixa aos interlocutores constrangidos além de se achar o dono absoluto da verdade. Mas junto com o PSDB, DEM (PFL) e PP teve 8 anos para matar a cobra, agora é demasiado tarde, terá que engolir o sapo.

Jairo_Beraldo

Não sei porque estão todos surpresos com essa materia. Parece que não conhecem o velho ditado – "Diz-me com quem andas que dir-te-ei quem és.

    Glecio_Tavares

    Jairo, da para desenhar? O que voce quer dizer?

    Jairo_Beraldo

    Que o cara da hora na Folha, bandidão condenado, está com a turma do Xuxu, Serra e afins, que de santos não tem nada. São tão bandidos quanto. Ficou bem desenhado agora, caro Glécio?

    Glecio_Tavares

    Jairo, obrigado, é que ja vi no twitter um pessoal dizer que erenice é prova de que dilma não presta e usar o mesmo ditado, diga-me com quem andas.., mas voce esta coberto de razão. Não importa a procedencia da testemunha, se ela quiser acusar o governo será tratada como idonea. O povo brasileiro julga e condena sem dar chance de defesa. Hoje o Nassif me deu argumentos para continuar a luta, mas a midia é poderosa, mas a luta é nossa.

Luiz Moreira

Estas fontes formadas por criminosos são de uso normal do PIG. Veja agora no RS a RBS tendo como informante o sargento violador de todos os esquemas de acesso dos órgãos de segurança da YEDA. E ameaçando pessoal dos jogos ilegais e cobrando as propinas com os veículos do palacio do governo. Bom informante, hein!! É necessário uma lei de imprensa que sequestre os direitos desta corja de serem donos ou diretores de jornais e outras coisas. É o mesmo que um assaltante, que não pode ter porte de armas. As armas deles são os jornalecos e revistóides, junto com canais de "pornografia" informativa. Só informam dados deturpados como eles próprios.

Sidney

Nada melhor que um petista pra defender o PT.
Aceitem, a corrupção assombra vocês há décadas.
Mensalão também foi factóide???

    Ronald Pinto

    Óbvio. Ou alguém acha que é preciso pagar deputado do PT para votar com o partido? A mesma técnica que estão usando agora: repetem a mentira o quanto for necessário para parecer verdade, conforme lhes ensinou Goebels.

Gerson Carneiro

A questãoé a seguinte: o objetivo do jornal nesse episódio não é provar a veracidade dos fatos mas sim tumltuar o processo eleitoral. E já conseguiu fazer isso. A campanha de agora em diante vai girar em torno disso. E se depois disso tudo, ficar provada a falsidade das acusações, qual sanção o jornal responderá? Quem terá sofrido maior prejuízo. E pior ainda, na hipótese de haver segundo turno em função do tumulto gerado, e mais grave ainda, se confirmar a hipótese absurda da Dilma perder a eleição, e ainda assim posteriormente processualmente ficar comprovada a falsidade das acusações. Qual sanção responderá o jornal? O jornal sairá isento?

    Baixada Carioca

    Não Gerson. É pior! Imputam o dever de provas ao acusado. Ou seja, o acusado é quem tem que provar que é inocente, e não o acusador de apresentar as provas.

    Gerson Carneiro

    Então, e no fim das contas o acusador sai impune.

Mauro

Azenha,
Fiquei com a mesma sensação de 2006 e também de 2005.
Em 2006 o maior erro do Lula e do PT no primeiro turno, foi não ter ido nos debates. No segundo turno, após o primeiro debate contra o Alckmin, o Lula disparou nas pesquisas.

Agora em 2010, o Lula aceitou o pedido de exoneração da tal da Erenice. Parece o mesmo tipo de comportamento vacilante. Por aceitar o pedido?
1) Se existe alguma prova material, então teria que exonerá-la e não ter aceito pedido de exoneração.
2) Se não ha nenhuma prova material, mas apenas declarações de fontes suspeitas, foi uma das maiores burrices políticas da história.

Esse ato que parece amador poderá ter uma consequência enorme: legitimar e dar força às calúnias sem provas contra qualquer pessoa ligada ao governo, incluindo o próprio presidente Lula e a própria candidata Dilma.

Espero estar completamente errado, mas acho que o Lula vacilou tal qual no primeiro turno de 2006, quando fugiu dos debates aos olhos de boa parte do eleitorado. Se eu infelizmente estiver certo, a chance de haver um segundo turno aumenta consideravelmente.

Acho que está mais do que na hora do governo partir pra cima da imprensa golpistas! Ou a continuidade do projeto Lula pode estar correndo sério risco…

Mais uma vez, torço para estar completamente errado…

    Lucio

    Talvez esteja.Não é de hoje que eu reconheço os métodos da mídia. Não é preciso inteligência privilegiada ou que você seja apaixonado por política, partidário convicto de uma dessas inúmeras siglas existentes,ativista político ou qualquer coisa do gênero… A concepção de que nem tudo o que a mídia diz é verdade já faz parte do pensamento do brasileiro comum.Não acredito que a mídia tenha
    o poder de mudar o sentimento das pessoas a respeito de sua satisfação com um governo por exemplo.Quando ela tentou fazer isso por tanto tempo em desacordo com a realidade vivida disparou um mecanismo nos cidadãos.Aguçou o crivo das pessoas.Não foi preciso discursos ou doutrinações.Grande parte aprendeu por conta própria, observando, vivendo,comparando. O blá-blá-blá dos militantes de um lado e de outro soa mal à maioria.A mídia soa mal do mesmo modo.Quando ela escolheu um candidato perdeu muito da sua credibilidade.O problema é que eles não sabem fazer de outro modo.Seus interesses sempre vão prevalecer e não há nada que possa mudar isso.A distância entre a realidade da mídia e a do povo é enorme.Se isso num passado recente não era tão notado , hoje em dia é tão explicito que nem se dá mais tanta atenção.Mas não se iludam os que pensam que o povo não sabe perceber quando algo é demasiado sério.Dizem por aí que o tal escândalo do sigilo não foi percebido nas pesquisas porque o povo não entende.Quanta bobagem.Na verdade o que ele entendeu é que não havia prova de que Dilma era a mandante.Tentar inserí-la só por associação não funcionou.O caso da ministra não é muito diferente.Acho que o governo fez bem em “aceitar sua saída.
    Mesmo sem provas contra ela, no mínimo foi negligente demais.Num cargo tão importante essa negligência é perfeitamente compatível com sua demissão.Não há que se ficar com peninha dela não.Os militantes, que já vejo alguns criticando Lula, tenham pena é dele que é quem acaba pagando por negligências como a da ex-ministra.Não bastasse isso e ainda nem foi capaz de consultar ninguém quando soltou uma nota desastrada justamente num momento crítico da eleição.

    ValmontRS

    "Eu não preciso ler jornais; de mentir sozinho, eu sou capaz."
    Raul Seixas (anos 1970).
    Ele já percebia isto há muito tempo.

    Lucio

    Ps: Não acho que a mídia tenha o direito de fazer que faz. São inúmeros exemplos de ilegalidades,crimes contra reputações, etc. Que o próximo governo encare a questão e encontre mecanismos legais para coibir esses abusos.

    Gerson Carneiro

    Esse é o estigma que fica. Por mais caluniosa que seja, ou que pareça, a acusação, tomar essa atitude deixa a sensação de confissão: "errei mesmo e tô caindo fora". Pelo menos essa é a primeira sensação que fica. Por outro lado, também é correto que se afaste para dar prosseguimento às investigações, ao processo. O grande prejuízo que observo é que o governo tem sempre que parar para que se apure toda e qualquer acusação. Isso gera tumulto e tira o foco da campanha. Gera desequilíbrio. Por mais que fique provado que tudo não passa de acusações inverídicas, acredito que pelo menos um dos objetivos do acusador foi alcançado.

    Lucio

    Só para registrar : Quem disse exatamente isso "tomar essa atitude deixa a sensação de confissão" foi a Catanhede. Será mesmo que todo o povo pensa como ela?

    Gerson Carneiro

    Pensa.
    Pode não querer adimitir, mas no fundo pensa.
    A "bala de prata" já está aí. Não vamos querer aqui tapar o sol com a peneira.

    Mônica Rangel

    É Gerson,não queria, mas tenho que concordar contigo! Vamos esperar agora que o "estrago" seja de pequenas proporções. Dilma , mais do que nunca, vai precisar demonstrar segurança para administrar a situação!

    Gerson Carneiro

    Chegou a ver a cara de felicidade do casal 45, hoje?
    E o Serra já começou a bater na tecla dos "sucessivos escândalos na Casa Civil".
    Tentaram, tentaram, e estão conseguindo. Vai arranhar sim.
    Nós que temos acesso a essas informações aqui no viomundo, no fundo ficamos com a maldita sensação… imagine alguém que maciçamente é bombardeado pelo JN e revista Veja.

Paulo

Não é de hoje que a Folha passou dos limites.
Isso não é jornal.
Tomara que quebre por falta de leitor

    Glecio_Tavares

    Acho que não adianta apenas torcer, precisamos tomar alguma atitude em conjunto.
    Quando voce ver alguem lendo, tire um sarro ou então alerte para a saude mental comprometida de leitores de jornais sem vinculo com a realidade.

    Bury

    Acho que o real jornalismo investigativo de hoje em dia é o que disseca a bandidagem que toma conta das redações desses veículos. Derrubaram o diploma de jornalista para poderem contratar quadrilheiros? Que ética esse pessoal da Folha e da Veja pode exigir de alguém, se eles próprios trabalham na fronteira com o crime?

    Baixada Carioca

    No comício de hoje no Pará, Lula espinafrou essa imprensa golpista.

Benjamin Malucelli

Na edição de quarta-feira, 15/09, a Folha publica o editorial "Males a extirpar" afirmando que Dilma Rousseff revela traço de personalidade inadequado à função. Na edição de hoje, Renata Lo Prete afirma que "as reações da petista não devem ser encaradas como triviais"e que "podem indicar seu comportamento caso vença". Ambas as rreportagens não deixam dúvidas quanto à posição favorável do jornal – que se recusa a declarar publicamente escondendo-se atrás de uma hipocrisia jamais vista – ao candidato Serra. E, como se não bastasse, no caderno Eleiçoes 2010, página 3, o jornal publica uma entrevista de um ex-preso condenado por receptação de produto roubado como testemunha confiável do caso Erenice. A palavra desse "empresário" é tão confiável quanto o editorial e o artigo de Lo Prete. Estão todos no mesmo barco!

    Glecio_Tavares

    A propria materia tem coisas sem nexo, chamam os leitores de idiotas.

Helcid

A Análise de Marco Aurélio Mello: http://maureliomello.blogspot.com/2010/09/por-que

PORQUE A ERENICE ??

Sou uma pessoa que gosta de contexto. Tenho o hábito de querer saber os porquês das coisas. Desde criança assediava meu pai nos longos trajetos de carro. Por que isso? Por que aquilo? Não raro minha mãe intercedia em favor dele: – Para de perguntar um pouco, menino! Quando, no fim de semana passada, a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, passou a frequentar o noticiário, tentei entender o que havia por trás disso. Por quê? E descobri o seguinte: Todo governo se sustenta em um tripé de fiadores ou avalistas. O primeiro governo Lula, por exemplo: Zé Alencar, Palocci e Dirceu. O segundo governo Lula: José Sarney, Mantega e Dilma. O primeiro cuida da costura política, o segundo da economia e o terceiro da gestão. Não há dúvidas de que, se eleita, Dilma terá Lula como patrono do projeto (bom que seja assim afinal, tem experiência, popularidade e capacidade de diálogo). Mas o tripé de Dilma parecia ser, até ontem: o deputado paulista José Eduardo Cardozo (coordenação política), Antonio Palocci (de volta um monetarista na economia) e Erenice Guerra (para cuidar da gestão, da cozinha do Planalto). Obedecendo a essa lógica, fica fácil entender o porquê da velha mídia mirar na Erenice. O Zé Eduardo só aparecerá depois da eleição, quando o governo – depois de fazer contas – precisar de um interlocutor com o Congresso Nacional para costurar as alianças. O Palocci tem apoio maciço do grande empresariado e dos bancos e já caiu uma vez, portanto já apanhou tudo o que podia e sobreviveu. Sobrou a pobre Erenice. Bombardeá-la seria portanto uma boa maneira de enfraquecer o novo Governo, o que para o PMDB é ótimo! Acostumados ao fisiologismo em estado puro, os peemedebistas sabem que, quanto mais fraco for o novo presidente, mais vai ser preciso fazer concessões para governar. Claro que é apenas um retrato do momento atual da campanha e tudo ainda pode mudar muito e rapidamente.

    Glecio_Tavares

    Eu acho que Erenice ainda volta, pois faltam provas. Ela vai processar todos os veiculos que embarcaram nessa onda e vai conlecionar vitórias que nem o PHA.

    ValmontRS

    Ao meu ver, Erenice apenas ocupava o cargo até o fim do ano, tendo em vista que a maioria dos quadros políticos estão engajados na campanha. Não acredito que ela fosse mantida como titular da Casa Civil no governo Dilma em qualquer hipótese.

ruypenalva

Essa nota do BNDES dá razão a Nassif

BNDES nega favorecimento intermediado por filho de Erenice
16 de setembro de 2010 • 17h09 • atualizado às 17h13

Laryssa Borges
Direto de Brasília

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) negou nesta quinta-feira (16), por meio de nota à imprensa, qualquer favorecimento na obtenção de empréstimos na instituição de fomento. A manifestação da instituição ocorre após a confirmação da saída de ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, do governo.

Reportagem desta quinta-feira do jornal Folha de S. Paulo mostra que os donos da empresa EDRB do Brasil Ltda, interessada em instalar uma central de energia solar no Nordeste, foi orientada por um servidor da Casa Civil a procurar a Capital Consultoria, empresa aberta em nome de Saulo Guerra, filho de Erenice Guerra. A Capital teria pedido 5% do valor do empréstimo do BNDES para garantir o crédito.

"Repudiamos a insinuação de que o Banco poderia estar envolvido em um suposto esquema de favorecimento para a obtenção de empréstimos junto à Instituição e consideramos que a tese demonstra um total desconhecimento quanto ao funcionamento do BNDES. O projeto em questão foi rejeitado pelo Comitê de Enquadramento e Crédito do BNDES, órgão interno do Banco, formado por seus superintendentes. A aprovação por esse colegiado é condição básica e necessária para que qualquer pedido de apoio financeiro seja encaminhado para análise", disse o BNDES.

De acordo com o banco, o projeto foi rejeitado pelos 14 superintendentes presentes à reunião do comitê de crédito da Instituição, realizada em 29 de março.

"A companhia não apresentou garantias e não havia local definido para a instalação do empreendimento (essencial para o licenciamento ambiental), não atendendo, portanto, a pré-requisitos básicos para a concessão do crédito", disse o BNDES.

    Glecio_Tavares

    Cara, li no Nassif que o escritório que contratou o Atella tem gente filiada ao PSDB. Li também que o candidato a deputado preso esta semana é da base do alckmin e se fosse da base do PT a primeira coisa que a midia falaria seria isso.

adilson (E agora?)

Azenha, essa foi a melhor do dia!

O puxão de orelhas de arrepiar a careca que Veríssimo dá em Serra, imperdível!

Mônica Rangel

A "Catanhêde" já deu o pitaco dela! Parecem abutres famintos esperando um pedaço de carne!

Cícero

Na rua onde moro, há uma senhora fofoqueira, daquelas que invetam coisas sobre as pessoas do bairro, fatos que nem as próprias pessoas sabem de si mesmas; é uma senhora (evitei aqui chamá-la de velha fofoqueira, em respeito aos idosos), repito,é uma senhora tão fofoqueira, tão destruidora da vida alheia, que ninguém mais no bairro acredita nela; quase ninguém na rua fala com ela. Dizem que agora ela anda pela rua falando sozinha. A FOLHA de São Paulo se parece muito com essa senhora do bairro onde moro: antes a mais popular do bairro; hoje desacredita e odiada p Hoje, antes mesmo de o Lula receber a carta de demissão da Erenice, o jornalismo pelego da Folha/UOL já estampava em epígrafe o seu grito de guerra: "Erenice deixa Casa Civil".

Eu pergunto: E DAÍ ??????

Henderson Sousa

E o fartum vai se expandindo. Vejam o que disse Rubnei Quícoli ao jornal O Globo:

" O Marco Antônio falou (que o dinheiro) era para tampar um buraco na campanha da Dilma , da Erenice e també que uma parte era para ajudar o Hélio Costa.Ele falou isso logo depois que (o empréstimo) foi bloqueado no BNDES.
Ele me comentou que o Israel, que eu fiquei sabendo quer era filho de Erenice, disse o seguinte: "Se eu não pagasse, eles iriam bloquear", como o que houve. Aí, eu recebi a notificação do BNDES, dizendo que o projeto não foi aprovado."

Asco.

Saudações e observação: ele disse que tem como provar. Retremam.

    deliciosasinecura

    Eis um leitor da Folha!

    Helcid

    …Para os confrades do blog (e se o imbecil aí acima quiser ler… caso a "mentalidade lacerdiana" tiver boa vontade, o que acho difícil !! )
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-notici

    A notícia 171
    Enviado por luisnassif, qui, 16/09/2010 – 16:53
    Por Andre Borges Lopes

    Nassif, há outra coisa que não bate nessa história mal contada. Refere-se ao e-mail da Synergy que "provaria" o pedido de propina.

    No tal e-mail que tem como cabeçalho "Dados Solicitados" o remetente diz textualmente "Nesse contexto, peço a gentileza que, tão logo possível, encaminhe minuta do contrato para levarmos ao jurídico e providenciarmos o preenchimento da respectiva nota fiscal. Solicito ainda, a gentileza de aguardar o envio da nota fiscal para realização do depósito em conta corrente".

    Ora, eu entendo desse texto é que a consultoria Synergy está enviando os seus dados fiscais e bancários que foram solicitados para que a empresa do Rubinei elabore uma minuta de contrato e remeta essa minuta para avaliação do depto. jurídico da consultoria.

    Aprovado o contrato, quem vai emitir uma nota fiscal é a Synergy, contra a empresa do Rubnei.

    Mas o texto da Folha diz o contrário:

    "No dia 6 de maio, um email foi enviado a Quícoli, segundo ele, por Vinícius, sobre esse contrato extra. A mensagem trazia orientação para que fossem emitidas notas fiscais em nome da Synergy, outra consultoria de Brasília, cujo dono é Adriano da Silva Costa -o mesmo que consta da minuta de contrato como procurador da Capital. A EDRB diz que, de novo, se negou a fazer o pagamento."

    Alguém pode me explicar porque cargas d'agua uma empresa precisa EMITIR uma nota-fiscal para FAZER UM PAGAMENTO.

    Supondo que seja mesmo o contrário: a tal consultoria Synergy iria emitir uma nota-fiscal de R$ 5 milhões referente ao pagamento de propina para a "dama de ferro" quitar suas dívidas? E receber a propina por meio de depósito numa conta do Banco do Brasil?

    Ou essa turma toda é um bando de loucos e vigaristas, ou a história inteira é um grande 171.

    Glecio_Tavares

    Voce acredita mesmo nesse pessoal ? O emprestimo de 9 bilhões para uma empresa minuscula?
    Só tucano para querer jogar o dinheiro do povo brasileiro fora.

    Baixada Carioca

    Com a ficha corrida que esse cara tem, só a folha e os filhotes golpistas acreditam nele.

    GeorgeLuckas

    o que vc está fazendo…

    a minha opinião…
    ninguém pode parar o curso da história, o futuro…e este futuro não inclui josé serra ou qualquer outro dos neoudenistas…
    tentativas podem ser feitas (e estão sendo), mas nada adiantará, pois a resposta que nós, o povo, daremos será ainda mais forte…

Mariana Andrade

El País já percebeu o jogo sujo!
http://noticias.uol.com.br/bbc/2010/09/16/jogo-su

    Glecio_Tavares

    A midia cada dia mais se emporcalha.

    ValmontRS

    Até na Espanha já perceberam o golpe que ocorre no Brasil. Só a nossa "tv pública" continua exibindo manchetes da FSP como prova de crime e suas respectivas ilações, como sentenças judiciais.
    RABO DO PIG!!!

turmadazica

Desqualificar o acusador e usar como argumento no és bueno, mesmo se fosse o filho do Adolpho com o Ratzinger… Não sei se deveríamos ir para este lado… Ou é inocente e a reporcagem do filhote do Millenium é verdadeira ou é falsa…

    Glecio_Tavares

    Quer dizer que o cara aparece do nada e tem mais confiança que a ministra?
    Antecedentes mostram conduta. E a denuncia não é do que aconteceu, mas do que poderia acontecer, o que não constitui crime pelo codigo brasileiro.

    turmadazica

    Concordo… Eu sei disso, os leitores daqui sabem, os do Nassif também… E mais os que a gente contar também vão saber, mas são poucos… E amanhã deve ter outro pra jogar mais mentira no ventilador, que talvez tenha os antecedentes piores que esse cidadão…

Zé Roberto/Guarulhos

Engraçado, a matéria sobre a "denúncia" do empresário tem acesso aberto a todos, mas sobre o perfil dele só está disponível para assinante da Folha ou do Uol. Porque esta distinção da Folha? Vale o que ele fala, sem apresentar provas, não o que ele é?

Isto cheira coisa manipulada, mais uma vez, pela Folha.

    Glecio_Tavares

    Nesse jornal so da para acreditar na data.

Torquemada

Bom não é, mas já que não teve jeito, melhor ter acontecido agora do que nos últimos dias…

Hoje é quinta, haverá um final de semana para o PIG estrebuchar de alegria e de orgasmos múltiplos, então é esperar, pois com um pouco de sorte eles esticam esse assunto por toda semana que vem.

O imbróglio envolvendo a Erenice é tão ou mais complicado do que o sigilo fiscal para chegar até o povão, de modo que não deverá causar grande estrago. A ginástica mental que terão que fazer para dependurar a Erenice no pescoço da Dilma é o mesmo que fizeram até agora para dependurarem o Zé Dirceu, o que até aqui parece não ter resultado em nada.

É preciso atravessar o rio, estamos quase chegando na outra margem, e sacrificar uma rês para alimentar as pigranhas era inevitável. Paciência!

    Baixada Carioca

    Mas isso quer dizer que vem coisa mais agressiva nos últimos dias de campanha.

Helcid

do Blog do Miguel do Rosário: http://oleododiabo.blogspot.com/2010/09/golpe-em-

Golpe em marcha: Clube Militar reúne Merval, Reinaldo Azevedo e Instituto Millenium !!

vou abreviar para vocês entenderem minha ira: os FDP vão num clube militar para falar que a "liberdade de imprensa" e a "democracia" estão ameaçadas??

Dilma: 0.000.000.000,00 de verbas federais de publicidade para o PIG !!

    Henderson Sousa

    O que o blogueiro que você citou tem que ver com verbas publicitárias? Alguém precisa de verbas para manter um blog?

    DesesperoCid está sem argumento.

    Saudações.

    Helcid

    não finja de tonto, lacerdinha !! você sabe muito bem o que estou falando !!! aliás, ele tem 50.000 mil motivos pra agir assim !!

    Glecio_Tavares

    Vamos viver tempos dificeis. A tendencia é que a guerra midiatica seja cada vez mais acirrada.
    Vamos fazer boicote com os anunciantes da folha e da veja. No bolso pesa.

Carlos

HiHipocrisia e preconceito da elite reacionária http://www.correiodolitoral.com/index.php?option=

Henderson Sousa

Ah, mais uma coisa: parabéns àquela revista que os senhores tanto odeiam. Certamente vários prêmios jornalísticos advirão de mais um furo de reportagem. É com isso que o Dirceu/Dilma querem acabar?

Saudações.

    Giordano

    Certamente a Revista Veja não receberá prêmio nenhum. Por dois motivos: não é furo de reportagem, pq isso é trabalho político e não jornalístico; e não é furo pq ligou pontas com informações desconexas e conclusões incoerentes. Texto eleitoreiro, mesmo. O Dirceu e a Dilma não acabarão com isso, a sociedade é q aos poucos fará acabar, ao jogar no descrédito deixando de comprar e criticando vivamente. Pior cego é aquele q não quer ver.

    Henderson Sousa

    Concordo com esse argumento terra-a-terra a flux : Pior cego é aquele que não quer ver. Como o fechar de olhos por parte de alguns que não querem perlustrar as falcatruas que acometaram a casa civil nos últimos anos.

    Saudações.

    Glecio_Tavares

    Acusações sem provas vão gerar indenizações milionarias.
    O povo vai fazer boicote geral aos veiculos e seus anunciantes.

    eu mesmo

    Convém não dar atenção aos trolls (eles estavam meio sumidos, não é?).

    Carlos

    "Furos"?
    O buraco é bem mais embaixo.
    Prêmios? Claro, Instituto Milleniun já premiou alguns serviçais.

    Leider_Lincoln

    O Instituto Milenniumo certamente a premiará, troll. E algo me diz que o autor da "reportagem" acabará sendo premiado também, com uns dois ou três anos… Aliás não te vi comentando sobre o destemperado que querem que seja nosso presidente. Vergonha? Será que até você tem?

    Marco

    A revista tão odiada não passa de um sofisticado panfleto partidario. Há tempo que não se apresenta nada de jornalismo responsavel e serio nesse panfleto. Reclamam de censura, mas, são incapazes de admitir a escandalosa censura que ela impõe à sociedade brasileira semeando calunias e mentiras.

    GeorgeLuckas

    não existe ódio…apenas decepção misturada com desprezo…

    e eu não chamo o que a veja faz de jornalismo…

Helcid

Paulo Lacerda, Protógenes, Erenice Guerra… quem mais será atirado aos lobos para aplacar a ira da velha mídia?

Dilma sendo eleita a Presidente da República Federativa do Brasil, insisto:

0.000.000.000,00 de verbas federais publicitárias para o PIG !!

    Glecio_Tavares

    Ainda acho que deveriam criar uma lei que abrisse espaço na midia para veiculação da propaganda educativa do governo e que publicidade governamental deveria ser feita em canais e meios que tivessem relevancia e credibilidade.

Mônica Rangel

Esse "empresário" ficou tão "horrorizado" na época, que teve um "piripaque" e foi parar no hospital, onde permaneceu em coma durante esses mais de seis meses.Por isso, só agora, as vésperas das eleições, ele veio a público contar "a sua historinha triste"!

Valdir

Prezado Azenha: É preciso lembrar ao senhor Augusto que ele precisa e deve votar na Dilma,pois, ele deixa bem claro que é seu(dela) eleitor e agora acha que vai apenas justificar o voto.Augusto, fazendo isto voce alem de não dar o voto para Dilma está dando chance para que o candidato do PIG fique com um voto a mais.Pense nisso. Além do mais é isto que o PIG vem plantando, a discórdia e a dúvida nas pessoas para que o seu candidado adquira voto.A isto se chama guerra psicologica que nada mais é do que um sistema de força que age sobre os cérebros das pessoas, induzindo-as à revelia a realizar os atos programadaos pelos senhores da guerra, neste caso o PIG.Não desanime augusto a vitória está próxima, mais 20 dias enterraremos aqueles que fizeram e fazem mal ao nosso pais.Esta turma do PIG só semeia a contra informação para que a gente fique duvidoso, mas, só devemos ter uma dúvida, se Dilma ganhara com 25 ou 30 milhões de votos a mais no primeiro turno. Até a vitória Augusto.Lembre-se ' A ESTE SOL DE NUVENS PESADAS VIRÁ UM OUTRO SERENO E CLARO' este é um trecho do canto de combate dos judeus poloneses da 2° guerra mundial.

Marcio

Estou lendo várias opiniões e gostaria de manifestar a minha também pela primeira vez apesar de já ler o site há algum tempo. Antes quero dizer que podem me considerar o típico eleitor desta eleição.Aquele que vê e principalmente sente um bom governo realizado e que acha apenas lógico que a candidatura da continuidade deste governo seja a vencedora.Não há em minha decisão paixão partidária e tampouco nutro interesses profundos por política.Nem tenho tempo para isso.Dos políticos só espero mesmo é que façam a vida das pessoas melhor,que haja estabilidade no dia a dia, que haja boas perspectivas para o futuro,etc. Até quie acompanho política mais do que a imensa maioria das pessoas com as quais convivo.Não fosse assim talvez nem estivesse disposto a escrever aqui. Isso dito quero falar sobre a minha impressão a respeito da demissão.Não sei exatamente até que ponto a demitida tem culpa, mas no dia a dia é isso que nos acostumamos a ver.É assim que funciona.Pessoas podem ser demitidas por inúmeras razões, desde incompetência, inaptidão , etc. até quando há suspeitas por isso ou aquilo. Não vejo porque seria diferente em governos.Alguns leio aqui achando que o governo cedeu à mídia.Acho que njão se trata disso.Dá a impressão que denúncias na mídia contra o governo começaram agora.Claro que foi acertada a demissão.Afinal se trata de um cargo importante.Como é que ela poderia continuar exercendo a função com tamanha pressão em cima dela? No mínimo não faria o serviço direito.Ela que prove sua inocência e processe adequadamente por danos que possam ter sido causados.Acho até que uma vez provada a inocência quem fez as denúncias deveria pagar até pelo prejuízo dado à população pela interferências no andamento do governo prejudicando o trabalho de alguém com cargo tão importante..Afinal, qualquer governo deve trabalhar todos os dias para a população. Até agora nada me diz que a saída dela possa automaticamente significar culpa ou inocência. Bem, é assim que eu vejo tudo isso.

    Carlos

    Declarações ruidosas por ter saído do cargo: "culpada", "culpada", "culpada"…

    Permanecesse, diriam: "quer atrapalhar as investigações".

Antonio Silva

Não adianta acreditarmos que os conspiradores ficarão só nisto, até semana que vem a Revista Lixo poderá apresentar um depósito (fajutíssimo) em alguma conta no exterior em nome de Dilma Rousself .
E aí ? .
Vai dar tempo de desfazer a criminosa calúnia ? .
Infelizmente, este processo eleitoral (como os outros) não tem balizamento da justiça .
Só há uma saída, que o Presidente Lula convoque observadores estrangeiros (de preferência Europeus) .

José Henrique

Sempre extraímos uma lição por pior que sejam os acontecimentos no presente. Vamos ver pelo lado bom: Cada dia que passa vemos uma crescente desmoralização da velha imprensa. O que antes ninguém enxergava, agora salta aos olhos do mais aliendado dos eleitores. As armações vão sendo reveladas dia a dia. Os blogs responsáveis e as fontes confiáveis na Internet vão se multiplicando a olhos vistos. Nada passa despercebido. Até por isto, compreendo a reação virulenta da velha mídia quando o governo lançou o plano nacional de banda larga. O antigo metiê da "velha imprensa" está se esfacelando. A Veja, JN, Estadão e co-irmãos num futuro próximo serão apenas lembranças de uma triste história do Brasil.
Estão, desculpe a vulgaridade, se borrando de medo da Dilma. Com ela, o roteiro muda, mais depressa talvez do que imaginamos.

    Helcid

    José Henrique, como eu disse para o tal do Henderson (o "lacerdinha paulistana") o PIG tem um encontro com povo brasileiro, lá na esquina…

    … lacaios do Milleniun, o capote de vocês estão em tiras !!

    Henderson Sousa

    DesesperoCid.

    Helcid

    … se olha no espelho, troll !! a imagem de desepero é a sua e dos seus "semelhantes" !!

    dia 4 de outubro, você irá se transformar num avestruz e enfiar sua cabeça numa fossa !!

    Helcid

    … se olha no espelho, troll !! a imagem de desespero é a sua e dos seus "semelhantes" !!

    dia 4 de outubro, você irá se transformar numa avestruz e enfiar sua cabeça numa fossa !!

    Helcid

    isso é que chamo de desespero, lacerdinha: http://oleododiabo.blogspot.com/2010/09/golpe-em-

    Emília

    Não, Henderson, apenas realidade. Quem está desesperado é o Serra, assim como o Tasso aqui no Ceará, que já não sabe mais o que diz, assim como FHC que nos chama, o povo brasileiro, de bandido. Não sou de partido algum, sou apenas uma dona de casa que vivi a realidade do dia a dia e que acreditava na imprensa, agora continuo com a realidade do dia a dia, mas perdi a confiança na imprensa. Votarei conforme minhas observações do cotidiano e dos governos ao longo dos anos, e o melhor, com todas as mazelas que enfrentou, ainda é o governo Lula, quer você e qualquer outra pessoa goste ou não. E, olha que votei no FHC, embora tenha me arrependido, pois minha família inteira, que não é pequena, quebrou no governo dele.

    Leider_Lincoln

    Desespero? Viu as pesquisas após a "reporcagem'? A Dilma subiu em todas. E em uma coisa você está certo, troll: ela é uma ameaça a visão de vocês de "democracia", por que ela não é o Lula, não é "paz e amor" não… Já ouviu falar da Ley de Médios? Pois é, a hora da nossa própria lei está chegando e você pode aguardar, intranquilo, obviamente.

    deliciosasinecura

    O cheque do ex-Graeff compensou?

walter

Nenhuma novidade nesta outra denúncia, em se tratando de período eleitoral.O que se espera é que a verdade seja soberana e que a justiça seja feita.Se a denúncia for verdadeira, criminalização aos culpados, se mentirosa, criminalização as caluniadores, na forma de indenização em dinheiro e processos por crimes contra a honra.

Urbano

Está tudo em casa…

Mario Alex

São ou não são chegados ao pessoal que vivem as margens da lei? http://flitparalisante.wordpress.com/2010/09/16/g

Carlos

Nenhuma dificuldade em pilotar projeto de 9 bilhões de reais para quem conta com assessoria do gabaritado doutor economista Serra…

Henderson Sousa

Tchau, Erenice. Vai tarde.

Agora que caiu a laranja, que venha por terra o laranjal outrossim.

Saudações.

    Carlos.

    O que seria do fascismo, das vejas, globos e folhas da vida se não houvesse solo adubado com muito esterco onde eles podessem lançar suas sementes, não?

    Henderson Sousa

    Meu amigo, deixa de rancor. Isso acontece na imprensa do mundo inteiro.
    Aliás, quando saiu o escândalo do Arruda, a mídia ficou um mês batendo forte. Aí não havia fascismo , não é?
    De direita ou de esquerda, quando há infração a imprensa deve sim bater forte em quem delinque.
    Espanta-me ver os senhores defender o indefensável maculado. Saudações.

    George Mello

    Se mostrarem qual foi a delinquência, assino embaixo. O que tem acontecido é o veredito antes das apurações. Como a imprensa não tem responsabilidade alguma, insinua, implica, sem ser penalizada, fazem sempre o que querem. Vamos ver no final dos inquéritos.

    Leider_Lincoln

    Batendo forte? Aonde você viu isso? Na Veja??? Nos mostre, mentiroso!

    Helcid

    Lacerdinha Paulistana, depois das eleições o PIG tem um encontro marcado com o povo brasileiro… lá na esquina !!

    GeorgeLuckas

    a erenice não se foi, apenas recuou…

    "de tempos em tempos a árvore da liberdade deve ser regada com o sangue dos patriotas e dos tiranos"–Thomas Jefferson…

    a erenice, Getúlio Vargas, jango, estes são os patriotas…pode adivinhar quem são os tiranos ?

    El Cid

    na lata, George !!

Marcus

Coisa impressionante!! No "Watergate" brasileiro a culpa é da dupla Woodward e Berstein!!
Mais um suposto ataque da Veja que acaba se comprovando. E a turma continua na mesma.

    Bonifa

    Acaba se comprovando por quem? Pela Folha? Quá…

    Carlos

    Nassif escreveu:

    "O jornal não explica como um sujeito com duas condenações criminais, que passou dez meses na prisão dois anos atrás, pilota um projeto de R$ 9 bilhões."

    Usted, como fiel e devotado leitor da Folha, pode explicar?

    Ronald Pinto

    Corruptos que assinam contrato, tem endereço e atuam publicamente.
    1º Caso: Nem o próprio sujeito citado como denunciante assume a denúncia e a empresa envolvida não o reconhece sua ligação com ela;
    2º Caso: o contrato não foi firmado, não foi concedido o empréstimo, o denunciante é alguém de conduta duvidosa e tudo que existe de prova é um email de agendamento.
    É óbvio que 3 atores estão agindo conjuntamente: A Veja publicou a primeira denúncia que mesmo não comprovada, foi pretensamente reafirmada pela segunda na FOLHA (Uma mentira repetida várias vezes vira verdade – Goebels), oferecendo material para a campanha do Serra.

    ValmontRS

    Woodward e Berstein!!!
    huahuashuashuhuauhasuhauhuhahuhauha!
    Que pretensão ridícula!

Taiguara

Nao existe a figura da "DILMINHA PAZ E AMOR". A Fossa de Sao Paulo e o resto do PIG terao pela frente de 4 a 12 anos a pao e agua.

    Fabiano

    Espero mesmo que a Dilma coloque esse povo em seu devido lugar. Porque o lula ficou com medo da imprensa por 8 anos.

    George Mello

    Não espalha, cara! O perigo aumenta.

    pedro melo

    Ô turminha rancorosa, será que se pode dessa maneira conduzir uma nãçao ao um porto seguro? Pessoas com esse comportamento,são sempre mal amados e frustrados, deus os ajude,!

ruypenalva

Gente, fiquem tranquilos, o presidente Lula é puta velha, tá tirando o foco do PIG. Erenice estava desgastada. O filho de Erenice é lobista, embora não signifique que seja desonesto, mas o PIG interpretava isso à sua maneira. Eu só espero que o substituto de Erenice seja uma Vestal, para não se trocar 6 por meia dúzia.

trombeta

Não sou daqueles que acreditam que uma "ley de medios" seria uma boa solução para o caso brasileiro mas diante da agressividade do partido da mídia começo a cogitar a possibilidade, explico:
A mídia tradicional brasileira está totalmente falida moralmente, a percepção que a população tem dela é que se trata de uma oligarquia, um grupo de endinherados que trabalham para si próprios e seus aliados, não informam, fazem negócios, entre eles tentar eleger alguém que comandando o cofre lhes permitam participar da ceia.
Uma lei de "medios" daria ao PIG uma bandeira, um discurso, uma sobrevida, qual seja: a "defesa da liberdade de imprensa" e o combate ao "autoritarismo" por isso é preciso cautela e um tempo de maturação da ideia. Entretanto, a atuação política e anti-ética da mídia nos últimos tempos desafia um questionamento: é possível uma sociedade democrática funcionar sem que um dos elementos básicos, o direito de informação/opinião, estando corrompido, de tal forma contaminado que ao invés de cumprir seu papel ele só causa instabilidade política ao país? não seria o momento de reestruturar a legislação que permite essa promiscuidade entre direito de informação e catequese política descarada?
O país vai ter que enfrentar essa questão, mais dia, menos dia. Não dá mais pra empurrar com a barriga.

    Carlos

    Há que ser uma lei tão rigorosa que puna de tal forma calúnias, difamações, mentiras,… que obrigue praticantes de tais artes a pensar trocentas vezes.

    ValmontRS

    Acho que falta ainda no Brasil é uma mídia de centroesquerda mais robusta.
    Enquanto não se construir essa alternativa, conviveremos com a instabilidade político-institucional provocada pelo PIG monopolista.

Marcos

Mas o governo fraquejou. Deveria ter bancado Erenice Guerra na casa civil. Vai pagar caro por ceder a chantagem do Otavinho e do Civita.
Espero que Dilma Roussef seja mais corajosa que Lula no enfrentamento das cinco "famiglia" que controlam a mafia da midia no Brasil.

    Monica F.

    Marcos você já se perguntou se a Dona Erenice gostaria de continuar nessa lama toda? Será que psicologicamente ela estaria em condições de continuar? Não podemos esquecer que estamos tratando de gente como a gente, de pessoas.

    Eu faria a mesma coisa.

    Augusto

    Efetivamente, não há mais condições para Erenice continuar no Governo. Ela não tem como dizer que não sabia das atividades lobistas do filho, porque provavelmente deve haver outros casos. A investigação certamente vai demonstrar isso. Mesmo que não tenha havido favorecimento, a atividade do filho é incompatível com função púnblica de Erenice, mesmo na condição de assessora ou secretária, antes de ser ministra. Eticamente a relação é condenável. Não importa que não tenha havido favorecimento, até porque, se houvesse tido, aí sim que a coisa ia ser pior. Não tem jeito. Ela tinha mesmo de ser demitida. Mesmo que o filho de Erenice fizesse lobi apenas em outros ministérios, ainda assim o caso seria suspeito, pois a Casa Civil influencia todos as demais pastas.

    George Mello

    Está correto. Fez o que não devia, rua! Por incrível que pareça, faço coro com a oposição – embora muito anacrônica e injusta – tem que responder pelo que faz. Não é compatível cargo público com lobby de qualquer natureza.

    ValmontRS

    Suposições em cima de suposições, ilações das ilações.
    Firmar convicção sobre factoides é como construir sobre um pântano sem fundação.
    Nassif foi ao ponto. Atacou a raiz de toda a farsa: a credibilidade da fonte e de suas "provas" (ou falta de provas).

    Baixada Carioca

    Se ela fica, a imprensa fica ali todos os dias requentando uma coisa que é, por sua natureza, tão difícil de comprovar inocência quanto do PIG mostrar as provas que diz possuir. Saindo, a coisa fica sem sentido para a oposição que perde o rumo das acusações.

ZePovinho

Tu viu essa,Azenha????Mais um indício de que a mídia está completamente esquizóide.Publique,por favor,a figura:
http://diariogauche.blogspot.com/2010/09/nem-os-l

Nem os leitores de O Globo acreditam em O Globo

A suspeita sobre a mídia brasileira tende a se alastrar mais e mais

O jornal da família Marinho fez uma enquete para saber a opinião dos seus leitores sobre a isenção/neutralidade/imparcialidade da mídia brasuca acerca da cobertura da presente corrida eleitoral à presidência.

Vejam o resultado acima (pescado em O Globo): 52,39% acham que a mídia favorece mais o José Serra, não por acaso o queridinho de O Globo e dos demais grandes e médios jornais, tevês e rádios deste imenso Brasil.

O interessante é que essa gente não engana mais ninguém. Ao contrário, paira uma suspeita permanente, uma nuvem sombria carregada de interrogações e/ou indiferença, sobre a cobertura diária da mídia brasileira. Haja vista que não colou nenhuma das invectivas e factoides manipulados pela chamada grande imprensa durante os últimos sete anos e meio contra o governo Lula. E não colou somente porque Lula é um teflon, como o carimbam seus detratores, mesmo porque o grande ascenso da popularidade do presidente foi ocorrendo lentamente para se cristalizar de 2007 em diante. Mas mesmo antes de 2007, nada do que foi usinado pela mídia obteve acolhimento da população. O único êxito parcial (e provisório) deles foi o segundo turno em 2006. Sem mencionar a brutal queda das audiências de televisão e afundamento das tiragens dos jornais impressos. A migração dos anunciantes de serviços e mercadorias para mídias alternativas, em especial na web, é um fator que expõe com mais crueza o fenômeno da decadência da mídia tradicional. Este fato, talvez, seja o mais importante, porque deixa claro que o próprio mercado publicitário está dizendo não ao nosso carcomido baronato midiático.

Esses elementos dão bem o tom e o grau do grave isolamento social da mídia, deixando evidente que eles falam para um leitorado/eleitorado muito restrito, cada vez mais afunilado, não só em quantidade, mas sobretudo em estreiteza da visão de mundo, ineficácia ideológica, obsolescência política e um abismal atraso cultural.

    Bonifa

    Quanto à simulação de guerra, ridículo é acreditar que o Brasil não deve se preocupar em adestrar suas forças armadas. O Exército Brasileiro deve, sim, fazer simulações de guerra por toda a parte. É estupidez de uma esquerda infantil julgar que tais exercícios não servem para nada. Esta era a visão do PSDB que deixou as Forças Armadas em penúria quase irreversível. A propósito, é belíssimo o fardamento do Exército, novinho em folha. Comprado graças à nova visão que se tem, a partir do governo Lula, de que precisamos de um Exército forte e preparado.

    Torquemada

    Equivocada, mas até certo ponto reveladora essa pesquisa.

    Invertendo-se a resposta que as pessoas deram na pesquisa observa-se que tanto o número dos que julgaram que a imprensa favoreceu a Dilma (24.95%) , quanto os que entenderam que o favorecido foi o Serra (52.39), tais números estão muito próximos das intenções de voto. Ou seja, quem vai votar no Serra achou que a Dilma foi favorecida e vice-versa.

    Logo, entendo que é possível tirar daí duas conclusões: 1) Apenas confirmou o que as pesquisas de intenção de votos Datafolha, Sensus, Ibope, etc, mostram, ou 2) Não serviu pra coisa alguma, senão para mostrar que 21.24% que enxergaram equilíbrio na imprensa seguramente não lêem jornais ou então não votam.

    [ ]s

Augusto

Escreva aí, Azenha, anota aí, cara, porque você vai dizer que eu não avisei… O consórcio midiático não hesitará em se compor com Michel Temer… Aguarde e você verá… Michel Temer é um tucano infiltrado, o cara só está esperando o momento certo e o consórcio vai providenciar esse momento… A Dilma não é o Lula… Ela não aguenta, cara… O Lula não teve a coragem de formar um grupo midiático alternativo e quem vai pagar por esse erro vai ser a Dilma…

    Glecio_Tavares

    Caro, imagina que o Lula faça isso, que ele va atras de investigar a Veronica Serra, vai ficar parecendo perseguição politica. Os ianques vão deixar quieto? Achamos uma fabula em petróleo, o objetivo deles é justamente esse. Nós precisamos apoiar quem esta mudando o Brasil e saber que com inteligencia venceremos essa guerra que a midia tenta nos levar.

Augusto

Azenha, eu não entendo o presidente Lula. Não entendo essa fraqueza dele diante da imprensa. E isso muitas vezes me faz pensar que eu sou um tolo votando em Dilma Rousseff. Francamente, estou propenso a justificar o meu voto. É possível que eu nem compareça no dia da eleição. Veja esse caso da Erenice. Ao que tudo indica, o filho dela é um lobista mesmo, quer dizer, um dublê de lobista, já que o cara é um tapado, pois nem lobi ele sabe fazer. Acho que o caso é de exoneração mesmo. Não pelo lobi do filho, porque lobi no Brasil não é crime. Mas pelo tráfico de influência. De todo o modo, se eu fosse o presidente Lula daria o troco. Mandaria o ministro da Justiça anunciar imediatamente uma investigação da Polícia Federal sobre as violações de sigilo praticadas por Verônica Serra. Mas o que se pode esperar de um presidente ingênuo como Lula? Escreva aí: Lula aguentou porque tem uma popularidade nas alturas, mas Dilma Rousseff não vai suportar nem os dois primeiros anos e possivelmente teremos Michel Temer, um tucano, como presidente da República. Quem viver, verá!

    Paulo Cavalcanti

    Prezado Augusto,
    Permita-me, entrar neste debate, colocando o que eu penso, talvez ajude clariar.
    Eu discordo, quando você aborda o fato, como "fraqueza" do presidente Lula. A habilidade com que esse metalúrgico (pacificador nato), conduziu as relações com essa imprensa vendida, que se aboletou do pode, vindo junto com Cabral nas caravelas, é algo invejável. A raiva "deles" – vem do fato, de Lula (inteligentemente) – tirar verbas de publicidade governamental, de meia dúzia de apaniguados, que só eles recebiam essa verba, e as migalhas era para o resto, e pulverizou para quase 3 mil veículos de mídia, espalhados pelo Brasil inteiro. Foi um golpe de mestre.
    Agora, é ter a cabeça no lugar, olhar firme para esse tabuleiro, e pensar, pensar muito, em cada pedra que será movimentada. O presidente Lula, está dando um show de bola, deixando "eles" – desesperados, como podemos assistir todos os dias. Mas ainda vem chumbo grosso por aí.

    @marisps

    Augusto, é exatamente isso que eles querem: que muitos de nós passemos a pensar assim! Não somos manada pra ir onde o berrante toca. Não é hora de cair nessa armadilha. Haverá uma manifestação contra esse golpismo. Temos que participar, brigar, mas nunca nos dividir. Essa briga também é nossa! Lula ingênuo? Francamente!

    Monica F.

    Eu queria de novo pedir a vocês bom senso.
    Lógicas como essa sua só dará mais munição ainda à essa gang midiática e oposição.

    Qualquer atitude que o governo tome agora será usado contra o próprio governo e Dilma.
    A oposição continua batendo na tecla que Lula é autoritário e quer fazer do governo um orgão de interesse do seu partido abafando escândalos.

    Rodrigo Vianna e outros sempre dizem que não devemos menosprezar o PIG e a oposição. E não devemos mesmo.
    Mas ao mesmo tempo não menosprezem Lula, o PT e toda a experiência que eles obtiveram nesses anos de governo enfrentando esse sistema corrupto da direita e a mídia.
    Não menosprezem a capacidade de Lula de saber qual a melhor arma contra isso, ou a melhor hora para responder.
    A melhor resposta à tudo isso que o governo pode dar é da forma que o governo está dando e sempre deu. Não é à toa que mesmo com todos esses ataques em todos esses anos do governo Lula, ele tem 80% de aprovação e o governo do PT é considerado o melhor governo para o Brasil até hoje.
    Se tiver que partir qualquer atitude mais incisiva por parte de alguém contra todo esse absurdo do PIG, tem que ser como está sendo, dos jornalistas independentes, da internet, de grupos políticos independentes, da sociedade, de nós defendendo a democracia, a verdade.
    E essa atitude nossa está fazendo a diferença.

    T.G.Meirelles

    Pronto, eles conseguiram: Perdemos o Augusto! Tentaram de tudo (e vão continuar tentando) até que a fraqueza de cada um seja atingida. Contam com os ingênuos. Você, Augusto, que fala da fraqueza do Lula, fraquejou. Ponto pra eles! Você, meu companheiro, que fala da ingenuidade do Lula, está parecendo aqueles que caem no conto do vigário: ingenuidade pura. Ponto pra eles! Quando eles inventam dados jamais comprovados (como a ficha falsa da Dilma) contam com a ignorância de alguns. Quando inventam fatos para abalar a credibilidade do Lula ou da Dilma, criando apreensão e insegurança nas pessoas, contam com suas fraquezas. E quando essas pessoas tomam atitudes baseadas nesses fatos e dados, expõem claramente sua ingenuidade.
    Perdemos o Augusto! (Será?)

    Baixada Carioca

    Augusto.
    Lula está fazendo o que é possível. Eu não tenho o áudio do comício hoje no Pará, mas Lula chamou o PSDB e o DEMo, assim como essa imprensa de podres e golpistas. O problema é que as ações contrárias à mídia não são veiculadas nela, a não ser para dizer que o governo quer censura-la. Você deve acompanhar assistir aos vídeos dos comícios que Lula participa. Verás que o que ele tem feito é heróico.

    simas

    … risos Augusto, vc não tem nada, de augusto. Dá pra sentir, seguramente, q vc é cheiroso…

Regina

A grande imprensa brasileira deturba e inventa informação. É um escândalo internacional. Os brasileiros precisam que a imprensa do mundo inteiro, independente e idônea, denuncie essa vergonha! De que adianta a liberdade de imprensa, quando não se tem a liberdade da informação correta….

No Brasil os brasileiros hoje só contam com jornalistas independentes, que atuam em pequenos jornais impressos, na blogosfera e poucos outros. Alguns da grande imprensa brasileira, que ainda se salvavam, estão jogando suas hjstórias na lata do lixo.

Notícias graves contra o candidato da direita não são noticiadas. Enquanto isso, notícias contra o governo são cavadas e anunciadas antes de qualquer confirmação.

Eu, como brasileira consciente do que ocorre em meu país, gostaria que houvesse manifestações de outros países.
Afinal, a luta é contra o direito de um trabalhador ser respeitado em sua função de Presidente da República e de muitos outros trabalhadores, mulheres de todas as cores e classes sociais virem também a sê-lo um dia, se o povo o (a) escolher democraticamente através do voto. Durante 8 anos Lula foi avacalhado por alguns jornalistas e meios de comunicação. Assim como pela oposição raivosa. Cada nova ação boa que fazia para o povo ou cada resulado positivo obtido, causava mais dessgosto e caras feias nos noticiários.

Vamos denunciar essa vergonha e essa agressão à liberdade de informação e à democracia!

    Lucia Fernandes

    Surpreende-me seu entendimento sobre o caso. Será que a senhora não vê a gravidade do fato?Ele é tão grave que não atinge um partido, mas todos os brasileiros que trabalham, que pagam seus impostos, que votam, e que não podem concordar que haja tráfico de influência onde quer que seja. Haja vista a interferência do Ministério Público que
    resolveu agir para investigar o caso afirmando que o episódio será apurado, porém não servirá de instrumento político para ninguém durante a campanha eleitoral.
    Portanto,vamos procurar agir como cidadãos do bem. Vamos procurar colocar as ideologias de lado. Vamos exterminar ou extirpar, como queira, através do voto os fichas sujas, mas não encobrindo falcatruas perpetradas por qualquer um, independetemente do partido a que pertença.

Fabio Martins

Em meu nome e de minha família, Luiz Nassif, te agradeço pelo quilate didático, quase instantâneo com que iluminas ainda melhor a tela eletrônica dos computadores, ao nos informar sobre a realidade, a envolver mais essa pseudo-tempestade, com a qual um jornal paulistano busca afundar a nau altaneira da campanha de Dilma Roussef, candidata com preferência majortária dos eleitores brasileiros, para Presidente da República.

Paulo Kautscher

Da cadeia para derrubar uma ministra e possivelmente uma candidatura.

    Eduardo

    Paulo, entendo sua preocupação mas não acho que a candidatura da Dilma cairá em decorrência deste fato, contudo, achei um erro sem tamanho a Ministra Guerra pedir demissão, é certo que vai prejudicar a campanha, sem sombras de dúvidas. Talvez consigam levar para o segundo turno e isso seria muito ruim.
    Abraços

    carlos

    Acho que nao muda nada não vão levar pra lugar algum ,até porque acho que eles nao esperavam que a ministra saisse tão rapido!

    Narciso

    E será indenizado com alguns milhões de reais, em condenação da nossa justiça, por ter seu nome enxovalhado em alguns blogs sujos…

Geraldo Costa

Pois é, mas o objetivo da Folha/Veja em parte aconteceu, pois a ministra pediu exoneração. Vamos ver como Lula e Dilma administraram o caso. Quanto mais vai chegando o dia da eleição mais calhorda e vil fica o PIG. Tomara que isso só faça o Zé Caluniador perder mais votos! abs.

Carlos

Nassif foi ao ponto:

"O jornal não explica como um sujeito com duas condenações criminais, que passou dez meses na prisão dois anos atrás, pilota um projeto de R$ 9 bilhões."

Josias, Eliane, Gaspari e…. vão explicar.

    Carlos

    Janio de Freitas?
    Será?

    Panambi

    Os jornalistas da Globo, Abril, Folha, Estadão, RBS, etc.. têem familia??? Certeza????

    Baixada Carioca

    A "ficha corrida" dele é de causar inveja ao Fernandinho Beira-Mar. E queriam aprovar um projeto de 2,25 bilhões no BNDES! Como não conseguiram, arrumaram um jeito de se vingar. Só a folha mesmo!…

jõao

O Federal de Alckmin pego por ligações com o PCC

O candidato a deputado federal em São Paulo Claudinei Alves dos Santos, o Ney Santos (PSC), abraçado a Geraldo Alckmin (PSDB) na foto, foi alvo de operação policial por suspeita de lavagem de dinheiro para a organização criminosa PCC.

Em 2003, Ney já havia sido preso em flagrante com uma metralhadora 9 mm, roubando malotes de uma transportadora de valores na região de Marília. Ficou preso por três anos, mas foi absolvido pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). As acusações eram receptação, roubo, porte de arma e formação de quadrilha.

Agora era candidato na coligação com Geraldo Alckmin.

A operação policial cumpriu hoje 13 mandados de busca e apreensão que resultaram no confisco de documentos, CPUs e notebooks.

Além de dono de uma Ferrari, ano 2007, avaliada em R$ 1,5 milhão, ele mora em uma casa de R$ 2 milhões em Alphaville, uma das regiões mais valorizadas da região metropolitana de São Paulo. A polícia estima que o candidato tenha R$ 50 milhões seu patrimônio.
De acordo com o delegado, Ney montou em nome de laranjas uma rede de empresas, incluindo 15 postos de gasolina, para lavar dinheiro para o PCC.

Ney responderá pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e, eventualmente, “repasse de dinheiro oriundo do tráfico de entorpecente para a organização criminosa PCC”. (Com informações do R7).

Carlos.

Não assino a a ex-folha, não cmpro a ex-folha em banca, não consulto a ex-folha nem pela internet, mas não deixei de enviar e-mail para a ombdswoman perguntando se naquela empresa não tem ninguém com bom senso suficiente para colocar um freio na loucura do filho do frias.

Ronaldo Caetano

Quem se encontra no esgoto, somente lá encontrará seus semelhantes…

Valentin

Azenha

A credibilidade da FSP perante ao público está igual a credibilidade de inspira sua fonte dessa matéria.

Marcelo de Matos

Muito bom esse post do Nassif. Valeu a pena reproduzi-lo. O pior é que em Mauá/Santo André, na apuração do vazamento do sigilo fiscal, já apareceram duas ou três pessoas já condenadas por estelionato. Aí fica claro que se trata de mais um crime comum, que pode não ter nada a ver com a campanha eleitoral.

Deixe seu comentário

Leia também