Miruna: “Não serei candidata a deputada federal”

Tempo de leitura: 5 min

A família toda no dia da prisão: da esquerda para a direita, Ronan, Miruna, Genoino, Mariana e Rioco. Depois, Genoino e Miruna

por Conceição Lemes

José Genoino, ex-presidente Nacional do PT, e Rioco, sua companheira de 40 anos de vida, amor e luta política, têm dois filhos: Miruna, 33 anos,e Ronan, 30. Genoino tem mais uma filha: Mariana, 29 anos.

Eles sempre foram muito reservados, embora atuantes politicamente. Porém, a condenação de Genoino pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na Ação Penal 470, o chamado mensalão, fez com que Miruna se tornasse símbolo da luta pela justiça e resgate da história do pai.

É antológica a sua carta de 9 de outubro de 2012 ao povo brasileiro, lida pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), na tribuna do Senado. Vale a pena ser ouvida.

Foi o ponto de partida. Não parou mais. Tornou-se, na prática, a porta-voz da família. Tanto nos momentos de grande dor. O  mais dramático certamente foi quando  Genoino quase morreu devido à dissecção da aorta, em julho de 2013. Quanto nos momentos de alegria, como na semana que passou. A campanha de doações para pagar a multa de R$ 667,5 imposta pelo STF a Genoino  alcançou a meta.

Formada em Pedagogia, Miruna é professora de ensino fundamental em São Paulo. Tem dois filhos, de 7 e 5 anos. Segue a entrevista exclusiva que concedeu ao Viomundo, no final da noite desse domingo, 19 de janeiro.

 Viomundo — Quanto exatamente foi arrecadado?

Miruna Genoino –– Ainda não temos o valor exato final, estamos fazendo toda a contabilidade deste fechamento, mas já sabemos que conseguimos arrecadar o valor necessário para o pagamento da multa. Assim que concluirmos, a família divulgará os valores exatos.

Viomundo — Em algum momento, você temeu que não se atingisse a meta?

Miruna Genoino — Sinceramente, não sei te dizer, porque eu estava tão sobrecarregada com toda a parte prática da campanha, com a criação do site, que eu mesma fiz, e com os emails, cadastro dos doadores, etc, que quase não me sobrava tempo para pensar e temer algo.

Aprendi com este processo que não adianta tentar pensar e antecipar nada, porque tudo é sofrido. E, sofrer por antecipação, não vai ajudar em nada… Nem sempre consegui isso, mas vi com essa campanha que foi importante ter mentalizado a ação e não a antecipação dos possíveis resultados.

Viomundo — Qual o momento que mais te emocionou nessa campanha?

Miruna Genoino — Quando comecei a ler os primeiros e-mails com os primeiros doadores. Eu estava no meio de tanta informação, pressão, incerteza, e, de repente, começaram a chegar mensagens de pessoas doando 20, 50, 100 reais, com toda a alegria, escrevendo palavras de força e de luta, pessoas que eu não conhecia pessoalmente e que, ainda assim, se dispuseram a ter toda a dedicação para nossa campanha… Muito bonito mesmo…

Viomundo — Você poderia mencionar alguns doadores?

Miruna Genoino — Não posso por questão de ética. Não falamos em nenhum momento em divulgação dos nomes. Assim, não seria justo falar de quem doou sem a autorização das pessoas envolvidas.

Viomundo — Desde o início da denúncia do mensalão, nunca Genoino teve uma manifestação tão inequívoca de apoio. Como você  interpreta este momento?

Miruna Genoino — Dentro desse momento muito difícil que estamos vivendo, um momento marcado por separação — eu, meus filhos e marido e meu irmão moramos em São Paulo, e meus pais estão em Brasília –, um momento marcado por incerteza — temos muito medo do que acontecerá quando terminarem os 90 dias de prisão domiciliar –,  pudemos ter a alegria e a emoção de conhecer o tamanho da nossa luta por justiça.

Como estamos totalmente imersos nesta situação, é difícil saber quem está conosco além daqueles que nos conhecem diretamente…

Mas, com essa campanha, pudemos ver materializado o apoio, a ajuda, a crença de tantas pessoas que sabem que meu pai é inocente. Não tenho dúvidas de que esta manifestação marca um antes e um depois no processo do meu pai. Mostra que não somos só nós que estamos indignados com as injustiças, tem muita gente que está conosco e que não duvidou em mostrar explicitamente seu apoio.

Viomundo — Vocês já já sabem o que farão o dinheiro que ultrapassar a multa?

Miruna Genoino –– Estamos já conversando sobre isso e vamos em breve comunicar nossa decisão.

Viomundo — A conta aberta na Caixa Econômica para a campanha será fechada?

Miruna Genoino — Sim.

Viomundo — E o site, vocês pretendem mantê-lo no ar para terem um canal direto com a sociedade?

Miruna Genoino — Ainda não pensamos sobre isso… uma resolução de cada vez…

Viomundo — Poucos políticos sobreviveriam a uma campanha tão brutal como a que sofreu seu pai. Genoino sai maior deste episódio? E a família?

Miruna Genoino –Poucos seres humanos conseguem fazer o que meu pai fez. Acho que é muito importante destacar a matéria feita pelo jornal O povo sobre o Encantado, no Ceará, onde meu pai nasceu e onde até hoje vivem seus pais, meus avós.

Lá nasceu a origem da sua luta, e tudo o que ele sonhou sempre foi muito difícil de conseguir… desde ir à escola, tendo de andar 14 quilômetros sem sapato, até ir a uma cidade grande, depois conhecer a luta política e se dedicar a ela de corpo e alma.

É por isso que meu pai sobreviveu a tudo isso que está acontecendo agora, porque sabe que conseguir coisas grandes, como justiça social, liberdade e mesmo reconhecimento da inocência, é difícil, demora… Mas só se consegue com perseverança e tendo clareza de que não existem dúvidas quando o objetivo é claro… Por isso, ele aguentou.

E hoje, depois desta campanha, não sei se ele sai maior, porque eu como filha sempre o vejo enorme, enorme demais, em todos os sentidos, mas ao menos ele sai muito mais forte, porque está enfrentando este processo não apenas com a nossa ajuda, mas com a força de mais de 2 mil pessoas que disseram bem firme com seu gesto: Genoino não merece passar por isso e vai vencer isso conosco.

Nós, da família nos sentimos muito agradecidos de podermos vivenciar um momento como esse, que nos ajuda, sem dúvida, a continuar nossa luta pela inocência de José Genoino.

Viomundo — Qual o futuro do ex-presidente nacional do PT?

Miruna Genoino — Infelizmente não podemos saber. Por enquanto, o futuro de sua saúde está nas mãos do STF. Espero que sejam consequentes com isso, especialmente com uma pessoa que há menos de 6 meses teve apenas 10% de chances de sobreviver. Se ele venceu na mesa de cirurgia, não podem obrigá-lo a perder a vida dentro de uma prisão…

Viomundo — Os nossos leitores têm perguntado se será candidata a deputada federal nas eleições deste ano. Muitos já disseram que votarão em você, se se candidatar a uma vaga na Câmara dos Deputados. Você será candidata?

Miruna Genoino — Estou hoje retribuindo o que meu pai fez por mim um dia… Quando minha mãe não conseguiu cuidar de mim, pois se recuperava de feridas profundas sofridas na ditadura, meu pai não titubeou e assumiu tudo o que era preciso para cuidar de um bebê ainda muito pequeno. Eu hoje apenas estou retribuindo o que ele fez por mim, cuidando sem titubear de coisas que ele agora não pode cuidar sozinho por conta das injustiças… mas não serei candidata a deputada federal.

Considero esse incentivo de alguns militantes como uma forma de apoiar meu pai, já que ele não pode mais ser candidato… Conversei com ele hoje [domingo 19] o quanto pensar em mim como candidata é uma forma de aliviar a grande angústia daqueles que gostariam de poder votar no meu pai. Mas não é esse o caminho que pretendo trilhar para mim. Estou agora aparecendo, para o bem e para o mal, porque estou nessa luta incansável pelo meu pai, por tudo aquilo que ele lutou, mas não me vejo de forma alguma como candidata à câmara dos deputados.

Leia também:

Família Genoino: “Vitória dos que não se calam diante das injustiças”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Wilkens Lenon

Olá Miruna,

Permita-me o tratamento íntimo. Na verdade sinto como se já conhecesse você, seu pai e sua família a muito tempo…o desejo de querer ajudar, o sentimento de solidariedade faz isso com a gente. Sinto como se essa luta fosse minha, na verdade é minha também. Do lado de cá a gente sofre, fica ansioso com o futuro do Genoíno, com um forte desejo de ver algo novo acontcer, que mude o Brasil, algo que nos garanta que amanhã vai ser diferente, que a esperança vencerá o medo outra vez, que o amor vencerá o ódio. Eu sei que você e sua família sabem agora que vocês são maiores do que imaginavam. Eu, por exemplo escrevo de Campina Grande PB, mas estou certo de que muitos outros se manifestam, ao lado da família Genoíno, de todos os torrões da nação. Família Genoíno, vocês são, a luta de vocês é, do tamanho do Brasil.

Até a vitória amigos!

ruy

Miruna, vc será a voz de seu pai, a experiência de seu pai, a honra do velho Genoino permanecendo no Legislativo.

Valmir

Como bem notou aquele escritor, o caminho para o paraíso atravessa o inferno. Repense Miruna, seja candidata.

carlos vicente da fonseca

Miruna! Espero que vc mude de idéia. Pode não ser vontade sua, mas é a de muitos brasileiros ansiosos por mudanças p/um país melhor.

FrancoAtirador

.
.
Os sinos dobram por todos nós, Miruna

Por Miguel do Rosário, no Tijolaço

A carta abaixo, de Miruna Genoíno, é um testemunho lindíssimo sobre solidariedade e sobre o bem que ela pode trazer ao mundo.
É um documento de inocência ainda mais emocionante por vir de um espírito tão atormentado, de uma filha que vê o pai sendo massacrado por uma mídia e um Judiciário corrompidos pelos interesses baixos da política.
Por um momento, todos fomos Miruna, porque – como no poema de John Donne – nenhum homem é uma ilha.

“Cada homem é uma partícula de um continente, uma parte da terra. Se um torrão desta terra é arrastado para o mar, o continente fica diminuído, como se fosse a casa de teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano”.

Por isso, Miruna, não precisa agradecer.
Não pergunte por quem os sinam dobram. Eles não dobram apenas para seu pai, o nobre Genoíno, nem por todos os heróis que lutaram na ditadura e na democracia contra as arbitrariedades.
Os sinos dobram por ti, Miruna.
Os sinos dobram por todos nós.
Essa pequena vitória de sua família, é também nossa.

*

A VIDA E SUAS ESCOLHAS

Será que eu teria tido coragem de lutar como eles lutaram?

Alcançamos o valor da multa em dez dias de campanha familiar. Essa é uma vitória que tem um significado enorme dentro de nossa incansável luta em busca de verdadeira justiça para José Genoino

por Miruna Kayano Genoino, especial para Rede Brasil Atual

Brasília – Quando eu tinha por volta de 13, 14 anos, comecei a ter consciência de tudo o que meu pai e minha mãe tinham feito na época da ditadura. Abriram mão de família, amigos, conforto, estabilidade e entraram em clandestinidade, fuga, medo, prisão e tortura porque não duvidaram um minuto sobre de que lado estavam: o de quem lutava pela liberdade para todos. Apesar de ser para mim claro o fato de que tinham lutado por algo sem dúvida muito importante, sempre me vinha à mente uma pergunta: será que se eu vivesse naquela época, teria tido coragem de fazer tudo isso? Será que eu teria tido essa força? Será?
Hoje percebo que em alguns momentos da vida não temos escolha quanto a tomar essa ou aquela decisão, quando tudo em que acreditamos está em risco, seja, como naquela época, a liberdade, seja, como agora, a justiça para uma pessoa honesta, como meu amado pai, José Genoino Neto. Ao longo de mais de oito anos de martírio e sofrimento, foram muitas as situações de desespero, de angústia e de muita, muita solidão.
E por isso, quando de repente percebemos pequenos espaços de luz e força que vão se abrindo e se construindo por meio de atitudes generosas de tantas pessoas, o alívio e a emoção são sentimentos que ocupam totalmente tudo aquilo que pensamos e vemos acontecer nessa trilha tão difícil que temos percorrido nos últimos tempos.

Gostaria de mencionar uma grande amiga que no dia 15 de novembro levou meus filhos para passear, dispondo de seu tempo para nos ajudar a lidar com toda a perseguição que estávamos sofrendo na casa sitiada pela mídia. Com seu pequeno gesto, poupou duas crianças de 7 e de 5 anos, de presenciar o momento em que o avô saiu de casa para ser preso injustamente.

Aquele gesto, de dar carinho e acolhimento para meus filhos, quando eu apenas podia ser filha, e não mãe, vai marcar sempre minha vida e meu coração, porque mostra que mesmo em meio a tanta desgraça, sempre existe o lado da humanidade pura, bondosa, generosa, e capaz de acolher, verdadeiramente.

Esse gesto pequeno, individual, pode ser comparado ao que estamos vivendo agora, com a multa imposta a meu pai em decorrência de sua condenação injusta. No primeiro momento de desespero, pelo valor solicitado, tão enormemente distante de nossas possibilidades, já surgia um primeiro site que se dispôs a unir muita gente e assim iniciar uma primeira arrecadação para meu pai. E ainda que aquele site não tenha seguido em frente por questões técnicas, acredito profundamente que foi uma ação que nos deu força para prepararmos o segundo site que possibilitou a arrecadação do valor total da multa.

Foram muitas doações, muitas. Pessoas que dedicaram parte de seu tempo para enviar a nós R$ 10, R$ 20, R$ 50, R$ 100 reais, às vezes mais, R$ 1.000, R$ 5.000… e mensagens, muitas mensagens, de carinho e solidariedade.

Aposentados, desempregados, professores, advogados, secretárias, jornalistas, dentistas, bordadeiras, gente, muita gente, que quis de alguma maneira, mostrar que estão conosco, que sabem que apenas assim poderíamos pagar esta enorme multa, porque José Genoino nunca acumulou riqueza material, nunca, ainda que alguns tenham tido coragem de condená-lo por corrupção. Sua riqueza é apenas de ideias, de sonhos, de esperança, de verdade e de justiça – que um dia, de alguma forma, acreditamos que chegará.

Essa campanha foi criada pela mulher e pelos filhos de José Genoino. Nós mesmos elaboramos e escrevemos cada uma das palavras que aparecem no site. Nós mesmos mandamos os e-mails a amigos e familiares contando sobre o início desse pedido de ajuda. Nós mesmos fomos em busca de tentar compreender e organizar toda a burocracia necessária para que tal arrecadação desse certo.

E com a ajuda de amigos queridos, que nunca deixaremos de agradecer, fomos lendo os e-mails um a um, cadastrando cada pessoa, respondendo cada mensagem, ainda que, pela forma familiar de ação, esteja acontecendo em uma velocidade nem sempre compreendida por um mundo sempre recheado de grandes grupos administrando eficazmente grandes gestões e situações. Nossa resposta não é automática, mas sim manual, e foi feita por outras tantas pessoas especiais que também dedicaram seu tempo e sua alma, para permitir que a campanha funcionasse.

Alcançamos o valor da multa em dez dias de campanha familiar. Essa é uma vitória que tem um significado enorme dentro de nossa incansável luta em busca de verdadeira justiça para José Genoino. Em nome dele, que está impedido de falar publicamente, precisamos agradecer com toda a intensidade possível a todas essas pessoas que tornaram esse momento de vitória possível.

A você, que contribuiu. A você que divulgou o site. A você que respondeu os emails. A você que nos informou. A você que escreveu honestamente sobre nós. A você que são tantos vocês, nosso agradecimento por não terem tido nenhuma dúvida de que sim, quando chega o momento de dificuldade, vocês são daquele grupo de pessoas que têm coragem de lutar por algo que é verdadeiro e no qual acreditam. De verdade.

Obrigado, sempre.

Miruna Genoino, em nome da família Genoino
Brasília, 19 de janeiro de 2014

Nota da Redação [RBA]: Nos últimos dez dias, Miruna Kayano Genoino, junto com os irmãos Ronan e Mariana, a mãe Rioco Kayano e um grupo de apoiadores, mantiveram uma mobilização para arrecadar recursos e poder pagar dentro do prazo, que expira nesta segunda (20), a multa de R$ 667 mil determinada pelo Supremo Tribunal Federal, como parte da condenação na Ação Penal 470.
A defesa do ex-deputado considerou o valor injustificável e passível de contestação.
A família, com apoio de amigos e do Partido dos Trabalhadores, conseguiu alcançar no último sábado o valor necessário para cumprir a determinação.
O feito tem forte significado político, ao demonstrar o representativo contingente de pessoas que contestam a forma e o conteúdo do julgamento STF.
No ano passado, quase 22 mil pessoas haviam assinado a carta de solidariedade intitulada Estamos Aqui, com o mesmo objetivo.
E na noite deste domingo Miruna enviou à RBA este artigo-agradecimento.

(http://tijolaco.com.br/blog/?p=12809)
.
.

Maria Rita

Miruna, fui uma ardorosa defensora de sua candidatura, mas concordo com o Locatelli. O trabalho político não é exclusivo do parlamento. Essa batalha ainda não acabou e seria um peso a mais nesse momento a dedicação a um projeto político. O fato é que você demonstrou uma força de gigante e a gente acabou elegendo você uma heroína à sua revelia. Sabemos que a hora é de acalmar, recuperar as forças e dar essa força para a família.E mais tarde, quem sabe algum dia, se for destino, se for sina, quem sabe? Espero que você recupere a sua tranquilidade e a paz para Genoíno e toda a família.Fique com o nosso respeito e carinho.

FrancoAtirador

.
.
Tucanalhas levantam as mãos para os céus…
.
.

jõao

Luiza, a do Magazine, dá um show em Mainardi: “bolha” é ele…
20 de janeiro de 2014 | 21:02 Autor: Fernando Brito
luiza
A empresária Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza, com aquele seu ar de tia que veio do cabeleireiro, deu um “sabão” histórico no pretensioso Diogo Veja Mainardi no programa Manhattan Connection.
Aliás, nele e em Caio Blinder também.
Desmontou a história da crise no varejo, na inadimplência, do “acabou a bolha”.
“Como acabou a bolha? Bolha são vinte e três milhões de pessoas que moram com o sogro, com a sogra…”
Luiza não faz caras e bocas a la Miriam Leitão e estuda economia na frente da registradora e do balcão.
Embora seja uma das mais antigas praticantes do e-commerce – desde os anos 90 – sua loja não teve dúvida em desativar o site por um dia e promover um “rolezão” de compras em toda a rede, com o maior sucesso.
Enquanto isso, o Mainardi fica deslumbrado com o “drone” de entregas da Amazon.
Bem se vê que o país dele é por lá.
Assista o vídeo sensacional, sugestão do Daniel
http://www.youtube.com/watch?v=QR65ninV__k

Pedro Jacintho

Eu voto em partidos de esquerda como o PT por razões obvias, afinal são os únicos que são vigiados incessantemente pela mídia, não porque estes lutam pela lisura dos políticos em suas relações com a coisa pública, mas porque justamente querem manter o estabelechiment, isto é, que ninguém se atreva a mostrar que se pode mudar o estado de coisa. A mídia corporativa está produzindo um resultado que eu diria igual àquele do ditado; “o feitiço se vira contra o feiticeiro”, ou seja, na busca incessante de destruir o patrimônio de um partido político e seus seguidores estão produzindo um partido diferenciado em relação aos demais. Qualquer político mal intencionado ou que já cometeu algo na vida que o desabone não migrará para um partido que é proibido de errar, que no dia seguinte terá seus podres estampado para todos os brasileiros. O PT chegou ao governo federal com 70 deputados federais e hoje depois de 12 anos está com pouco mais de 80 deputados, em fim este partido não serve aos propósitos dos oportunistas. O PT é na história das legendas a única que não inchou depois que alcançou o poder, portando só neste quesito já se diferencia dos demais. O comportamento da justiça é auxiliar neste propósito de frear o ímpeto de mudança fazendo uma inversão de seus papeis ao se omitirem de julgamentos e punição de casos absurdos e comprovados até por áudio, vídeo e testemunhais contras os envolvidos desta elite retrógrada que no passado se esbaldavam no poder sem serem incomodados, por outro lado quando é com petistas julgam e condenam por razões até duvidosa da real comprovação, onde os próprios juízes ao proferirem seus votos deixaram transparecer. Essa associação entre mídia e justiça demonstra com muita clareza uma nova forma de golpe contra a democracia e sua real possibilidade de produzir mudança para o país e seu povo. Eu voto no PT porque esse atinge interesses que entravam o desenvolvimento de tora a ordem neste país. Até agradeço a mídia, afinal, de certa forma este comportamento seletivo está produzindo um partido de selecionados, um partido dos que querem enfrentar e encarar os problemas e por tabela aqueles que querem mantê-los.

Giordano

Vou discordar, Miruna. Não perca esta oportunidade. Não é pelo dinheiro, cargo ou poder. É, sobretudo, pela tribuna que você disporá, se eleita, como acredito que será, para poder denunciar e lutar pela revisão dessa injustiça. Injustiças devem ser combatidas de todas as formar, não só aquelas contra a própria pessoa, mas genericamente só por isso mesmo, uma injustiça, seja contra quem for. Essa é uma das essências de um verdadeiro estado democrático de direito, que, infelizmente, alguns ministros do STF estão garroteando, como no tempo da ditadura. Pense mais um pouco e decida com serenidade. Abraço.

Edmar

Miruna, é lindo você se preocupar antes c/seu pai e seus filhos, a aceitar ser candidata. No entanto, tenha certeza, na busca por destruir o PT, vão torturar seu pai por longo período. A única maneira de você poder falar tudo q. precisa ser dito (por exemplo, comparar o suplício da sua família c/ as férias regadas a diárias espúrias do Carrasco Barbosa) sem se expor a um processo por parte daquele meliante é o amparo de um MANDATO OUTORGADO PELO POVO PAULISTA E BRASILEIRO! Não titubeie em ser candidata e serás eleita. Se a militância no parlamento te agoniar (não deve ser fácil viver no meio daquelas hienas) licencie-se e deixe o lugar p/ um suplente. Mas proteja-se da perseguição q. lhe moverão esse animalesco presidente do “stf” e seus “tutores” na mídia venal. Um abraço e parabéns pela significativa vitória frente a Joaquim Barbosa e o “tucaninho” amestrado q. ele designou p/ torturar seu pai e vocês, a família.

renato

Parabens, Miruna.
Minha simples opinião.
Não entre na politica.

Fabio Passos

Chupa, burguesada canalha!
Viva José Genoino, herói do povo brasileiro!

Ainda quero contribuir.
Posso? Como faço?

Lis

Maravilha de campanha!!! Vencemos!! Agora precisamos pensar também nos companheiros Dirceu, João Paulo e Delúbio, só assim a nossa vingança estaria completa!!!

Jakson Ferreira de Alencar

Pena, queria muito que ela se candidatasse. Já que não quer, poderísmos levar adiante a ideia de um dos comentários acima e fazer uma vaquinha para um filme sobre a vida de Genoíno.

Robson

RAPAZIADA, VEJAM O DIOGO FASCISTÓIDE MAINARD SENDO ENRABADO NO BABACAN CONECTION.

http://www.youtube.com/watch?v=QR65ninV__k

Carlos Alberto Weiss

Candidate-se a deputada federal, Miruna. É seu dever nos dar essa ferramenta para expressar a indignação que uma Mídia raivosa e um STF vendido causou na imensa maioria do povo brasileiro.

José X.

Parabéns Miruna.

Com relação a Genoíno, com certeza será inocentado, infelizmente não se sabe quando.

Só pra constar, Nelson Mandela só foi retirado da lista de terroristas nos EUA em 2008. (Aliás, parece que a CIA teve participação na prisão de Mandela pelo regime racista sul-africano…)

edir

Justiça mineira manda prender jornalista adversário de Aécio
Alegação da detenção é formação de quadrilha com Nilton Monteiro, denunciante do mensalão mineiro; bloco Minas sem Censura quer depoimento de jornalista na Assembleia Legislativa

Rodrigo Leme

Quem deveria pagar a multa do Genoino deveria ser o Dirça, que o levou na conversa pra assinar os contratos, ou o partido, que se beneficiou e se omite agora.

Mas a filha do Genoino está de parabéns: eu tbm faria tudo pelo meu pai, não importa a situação.

    francisco pereira neto

    Seu irresponsável asqueroso. Lave a sua boca para falar de Genoino.
    Eu acompanho o blog todo o dia. Noite e dia. Altas madrugadas.
    É só aparecer um post sobre Genoino que vc vem meter o bedelho onde não foi chamado.
    A sua tara pelo calvário de Genoino é patológica.
    Eu conto nos dedos os seus comentários aqui no blog. Se tratam exclusivamente para atacar Genoino, seu gusano.
    Se voce tem provas que Genoino enriqueceu com a política, apresente-as.
    Se fosse para condenar todos os políticos desse país, 99,999…% deveriam estar presos com exceção do Genoino. E é justamente dele que vc vem encher o saco.
    Faço um desafio a você, já que se sente a quinta essência da retidão.
    Vamos comparar a vida dele com a sua. O que você faz na vida, apesar de ser psicopata?

    Marcelo Gomes

    Deixa de ser bobo, rapaz. Se Genoíno não enriqueceu, também está longe de ser o pobretão que os esquerdistas querem fazer parecer. Um sujeito que percebe 26.700 reais como deputado mais cerca de 6 mil reais mensais por ter “combatido” a ditadura está longe, mas muito longe de ser um pobre que necessite da doação de posentados, desempregados, professores e até bordadeiras, segundo Miruna, que não chegam a perceber mensalmente nem 10% da remuneração de Genoíno. Vamos parar de hipocrisia.

    francisco pereira neto

    Tomou as dores do asqueroso Marcelo?
    Eu não sabia que o asqueroso era incapaz de responder por si só, em que pese ser psicopata.
    Vejo que vc caiu na mesma vala da inutilidade de argumentos. Ou vc acha que com 26 mil de salário dá para alguém ficar rico?

Francisco

Sou a favor de outra coleta para ajudar a financiar um filme sobre a vida de Genuino.

Posso até ver o roteiro: o foco maior seria no julgamento do mensalão, suas idiosincrassias e a vida pregressa dos “magistrados”. O ponto alto, contudo, seria os flashbacks sobre o inicio de sua vida e a luta pelos projetos politicos que defendeu (o tempo do DECE, do PC do B e o tempo do PT).

Quem veria o filme? Quem quisesse, já estaria pago! Mas suspeito que a bilheteria poderia surpreender. O povo brasileiro tem sede de sua história e, até, hoje, ainda não viu a seco nenhuma versão de quem esteve no olho do furacão realmente. O “O que é isso companheiro?”, patrocinado pela Globo, teve até torturador “com crise de consciência”. Nenhum tratou do papel da mídia. Agora que a Globo reconheceu que apoiou o regime, há espaço legal para dar nomes aos bois… e contar História (com H maiusculo).

Há tantas coletas a serem feitas para financiar a História da classe operária e de seus aliados… Tantos monumentos a serem erguidos, tanto sofrimento, tanta renuncia.

Não podemos deixar que tenha sido em vão.

Messias Franca de Macedo

… Sem nenhum tipo de hipocrisia: nós temos orgulho de podermos nos orgulhar de uma figura díspar: José Genoino Neto [do Brasil] é daquelas poucas figuras que de tão singulares [no sentido positivo] confundem-se, naturalmente, enquanto mártires, enquanto pais e irmãos de nós todos tão órfãos de verdadeiras lideranças – e referências!…

OBJETIVAMENTE: salvo o lídimo arbítrio da prezada e valorosa Miruna Genoino, creio, humildemente: sob as circunstâncias históricas dadas, a candidatura da Miruna transcende a uma mera pretensão e/ou desejo pessoal! A candidatura da Miruna Genoino torna-se uma injunção, algo imperativo, um dos aspectos fundamentais no sentido de ser promovida a civilizatória e democrática, digamos, ‘concertação’ dessa nevrálgica quadra histórica nacional!… Mais do que preservar e dar sequência ao legado do José Genoino, o mandato parlamentar da Miruna significará a certeza de que os sonhos e o exemplo do grande Genoino estarão sob os cuidados, a bravura, a sensibilidade forjada na luta, a competência e a decência de uma das filhas queridas dele!…

BRASIL NAÇÃO – em homenagem à valorosa, ilibada e nacionalista família Genoino [do Brasil]!…
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

João Carlos

A grandeza de Miruna simplesmente a impede de “ir à forra” contra os opressores de seu pai. Seria eleita facilmente em São Paulo.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Grandeza, Dignidade, Bom-senso, Força Espiritual…

    Foram os termos que imediatamente me vieram à mente,

    quando li pela primeira vez a entrevista de Miruna.

    Aliás, deve ser lida e relida até se gravar na memória.
    .
    .

joao sal

Parabéns Miruna pelo exemplo. Torço para que você mude de opinião e dê de presente ao Brasil a sua candidatura a deputada federal. O congresso necessita de renovação e de gente séria como você.Siga em frente.

Maria Amélia Martins Branco

Estamos juntas nessa luta, Miruna Genoíno, você se tornou o símbolo maior dessa luta em defesa do seu amado pai, nos brinde com a sua candidatura, feche esse círculo com uma esmagadora vitória e ofereça aos carrascos do seu pai.

Mariana M.

Miruna, todas vezes que leio suas declarações me emociono. O desejo do povo em tê-la como representante não é só pela angústia de não termos mais Genoíno na Câmara, mas pelo anseio de ter uma liderança jovem e comprometida com justiça social no Congresso. Força à toda família!

augusto2

É só coincidencia, mas já aconteceu isto antes.

A integridade, coragem e força moral que por si so brilhavam na moça Joana (da Lorena, D´Arc) eram exatamente as que faltavam no seu julgador, um tal de Pierre Cauchon.
Mas o final será outro.

Paulo Tsuru

Miruna,

Mantenha os sonhos de liberdade, democracia e igualdade social vivos… Mostre à esta elite que não adianta calar um, porque outros surgirão para levar esta bandeira… Gostaria de poder fazer alguma coisa por este povo, mas na minha insignificância o máximo que consigo é tentar esclarecer alguns ao meu redor e exerce minha vontade através do voto… Faça valer o sangue corajoso dos seus pais que correm em suas veias…

Jair Almansur

Miruna. Você se tornou um símbolo da resistencia amorosa. Não há como não proesseguir.

Fernando

Ok, não quer ser deputada federal.

Então que tal Miruna pra presidente do Brasil?

Eu apoio!

Adma

Fiquei muito emocionada com essa entrevista. Força Miruna!! Você é um ser humano maravilhoso. Tenho orgulho de ter contribuído para o pagamento da multa de seu pai, grande lutador e grande brasileiro.

É sempre bom ler boas coisas em qualquer momento e não é despropositada a leitura da CARTA DE ÉMILE ZOLA SOBRE O CASO DREYFUS.

Veja aqui:

http://www.omarrare.uerj.br/numero12/pdfs/emile.pdf

De certa forma , lembra a velha fábula do lobo e cordeiro, de La Fontaine.

Roberto Locatelli

A luta política não se dá apenas no Parlamento. Aliás, a maior parte dessa luta acontece fora do Parlamento.

    Gerson Carneiro

    No Parlamento Miruna seria boicotada e até chantageada. Aqui fora suas ações serão mais eficazes.

    Robson

    Locatelli, veja isso e ria do desespero “vejista”:

    http://www.youtube.com/watch?v=QR65ninV__k

irineu

Pois é jovem Miruna a politica precisa de gente com tua dedicação e garra senão os tiririca da vida continuarão a ser eleitos

Eliana

Admiraçao por esta familia.

Flavio Lima

Satisfação por ter apoiado esses seres realmente humanos.
Mas acredito que Miruna deputada (candidata que sera eleita, oras) vai ser questão de tempo e amadurecimento da decisão. O Brasil precisa de gente como ela.

Rios

Emocionante depoimento. Miruna, acho que não é o momento, pois os críticos, oposição mesquinha e má, além dos reacionários de plantão irão tentar desqualificar tudo o que você fez e vem fazendo, semeando a que tudo foiu por interesse de entrar na política. Não lhes dê esse gosto. Não se candidatar é um duro golpe na corja. Um símbolo que não será apagado tão cedo. Não ser deputada mas ser uma voz atuante é também fazer política.

francisco niteróia m

Nao voto em SP, mas inicialmente apoiei a candidatura da miruna para ser uma homenagem ao genoino.

Mas, ao longo da batalha, passei a apoiar a candidatura por ela mesma, a miruna. Ela cresceu e se tornou alguem digna de representar uma parcela dos paulistas.

Espero que ela repense essa decisao de nao se candidatar.

Luís Carlos

Emoção que nos encanta. O PT e sua militânica vão se redescobrindo. Não moro em SP e somente por isso não votaria nela. Muitos militantes e eleitores de SP estão necessitados de lideranças que reacendam sonhos de solidariedade e justiça social, bem como, em todo o Brasil. Miruna, sua luta já vale muito a pena.

ma.rosa

Obrigado Conceição. É por matérias assim que gosto e tenho gosto em ser assinante do Viomundo. Genoíno deve se sentir muito feliz por ter uma filha como Miruna. Uma pessoa do bem! Não há mais o que comentar. Mas gostaria de deixar aqui algo que li no facebook e é atribuído ao Médico, político, escritor, jornalista, filantropo e gde. expoente da doutrina espírita no Brasil, Bezerra de Menezes:”Solidários seremos união.
Separados uns dos outros seremos pontos de vista.
Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos!”

maria olimpia

Linda e emocionante entrevista! Sinto-me honrada por defender e apoiar esta família!

Valdemir

Acho que a Miruna deveria repensar em não ser candidata a deputada federal pelo pt. Ela representa o legado de José Genoíno. Precisamos de pessoas que combata as injustiças praticadas no Brasil no Congresso Nacional pelas elites do Brasil e no nosso dia-dia na sociedade. Repense Miruna.

Flávio Furtado de Farias

Excelente entrevista. Vale destacar que ela talvez esteja enganada quando diz: “Considero esse incentivo de alguns militantes como uma forma de apoiar meu pai, já que ele não pode mais ser candidato”. Pois acredito que muitas pessoas, como eu, votaria nela como deputada pensando nas atitudes que ela tomou, ou seja, não seria um voto indireto em seu pai, mas um voto nela mesmo, per o que ela é.
.
Ainda observo também a última frase, que de certa forma anima aqueles como eu que gostaria de vê-la candidata: “… mas não me vejo de forma alguma como candidata à câmara dos deputados.”. Ou seja, ela pode, após alguma análise, passar a ver algo que muitos já vêem.
.

Aline C. Pavia

Estou sem palavras. Demos nossa resposta ao inominável capacho da mídia e da pequena-oposição que por ora ocupa a presidência do STF. Demos nossa resposta também aos acéfalos lobotomizados que infestam as redes sociais e os blogs progressistas. Tenho orgulho de ter contribuído nesta campanha; minha pequena contribuição é minha forma de dizer: Genoino Guerreiro do Povo Brasileiro. PT é militância, o resto é cabo eleitoral. Ou nem isso.

Gerson Carneiro

Sinto enorme satisfação em saber que de alguma forma estou na trincheira com essa família.

Lindivadlo

Até as eleições de 2014, O TSE pretende efetuar o recadastramento biométrico de 22 milhões de eleitores, ou seja, de mais ou menos uns 16% do total do País, hoje estimado em torno de 140 milhões.
Para isto, foram convocados mais de 14 de milhões de eleitores até esta data, mas, até agora, deste total, apenas 9 milhões compareceram, ou seja, 64,9% da meta final.
A região Nordeste é uma das mais ausentes a este chamamento. o Estado da Bahia, por exemplo, faltam quase 52% se recadastrarem.
Além do mais, a ausência se constata mais nas cidades pequenas, onde se concentra a população mais carente.
A grande imprensa, por exemplo, estrategicamente, não tem divulgado o programa.
E os eleitores mais abastados e esclarecidos, por si sós, tendem a se recadastrem, para não se prejudicarem nos empregos, nas inscrições de concursos, nas matrículas nas faculdades e noutras pretensões…
Por outro lado, o Estado de Minas Gerais já atingiu quase 87% de sua meta, ficando à frente dos demais estados. Por quê? Qual foi o fenômeno?

Sabendo que o eleitor convocado terá sua inscrição eleitoral cancelada se não se cadastrar em tempo hábil, cabem as seguintes indagações a respeito dos rumos das eleições de 2014:

-que candidato a Presidente da República e que partido político serão prejudicados com os possíveis cancelamentos das inscrições eleitorais de eleitores carentes e menos informados?

    FrancoAtirador

    .
    .
    Alerta importante!
    .
    .

Deixe seu comentário

Leia também