Mauro Santayana: Rei morto, rei posto

Tempo de leitura: 2 min

Blog do  Mauro Santayana

Não faz mais de um mês, em Assunção, no Paraguai, foi sepultado, sem choro e sem velas, o projeto neocolonial que embalou os sonhos da Espanha, nos anos 90, de voltar a exercer, com a ajuda de conhecidos neoliberais de plantão, algum poder real na América Latina.

Naqueles anos nefastos, de submissão e desnacionalização da economia, os espanhóis, do alto da ilusão conquistada pelo dinheiro recebido a fundo perdido dos países mais ricos da Comunidade Européia – e graças aos baixos juros cobrados pelos bancos europeus, quando comparados com o preço do dinheiro na América Latina – compraram dezenas de nossas empresas, e tentaram institucionalizar o termo “iberoamérica” para referir-se a este pedaço do planeta. Acreditavam que eram a oitava economia do mundo e que iriam sentar-se à mesa do G-7.

Hoje, o G-7, substituído de fato pelo G-20 – clube do qual a Espanha não faz parte – é uma ficção estratégica. O grupo do qual mais se fala, na mídia internacional, atende pelo nome de BRICS. Consolidaram-se, na América do Sul, o Mercosul, a UNASUL e o Conselho de Defesa Sulamericano. A Espanha está a dois passos de falir, com uma dívida externa de 165% do PIB e mais de 22% de desemprego.

Foi nessa situação, de duro aprendizado histórico, que os espanhóis insistiram em organizar, nos últimos dias de outubro, na capital paraguaia, mais uma cúpula “iberoamericana”.

Para a reunião, trouxeram o então primeiro-ministro José Luis Zapatero, e o Rei Don Juan Carlos, que ficaram – como bons navegantes – a ver navios, já que os presidentes da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Honduras, Nicarágua, República Dominicana, Uruguai e Venezuela não compareceram.

Trinta dias depois, o Presidente Hugo Chávez (a quem o Rei da Espanha ousou lançar, com arrogância, a ofensa de um por que no te callas ? ) exercita, com prazer, a oportunidade de colocar – com um belíssimo tapa de luvas – sua majestade em seu devido lugar, recebendo, com pompa e circunstância, entre hoje e terça-feira, 32 Presidentes e Chefes de Estado de paises ao sul do Rio Grande, para a reunião de fundação, em Caracas, na Venezuela, da CELAC – Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe.

A organização da CELAC mostra que no início deste século XXI, nós já estamos maduros para discutir nossos próprios assuntos e forjar, com base na cooperação e no respeito mútuo, nosso destino, sem a presença incômoda, quando não constrangedora, dos Estados Unidos, de Portugal e da Espanha.

O slogan da cúpula de Caracas já diz tudo: CELAC – El camino de nuestros Libertadores. O sonho de Simon Bolivar e do brasileiro Abreu e Lima, que foi seu general na gesta libertadora por uma América Latina livre e mais unida, estará, a partir da próxima semana, mais perto de se realizar.

Leia também:

Tariq Ali: Os movimentos dos jovens indignados precisam dar um salto


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

francisco.latorre

falta despachar o santander-ambrosiano.

e a telefonica. e a opusdei.

pra logo.

..

Emerson Sousa

vamos ver como fica!

SILOÉ-RJ

Nem adianta explicar, além de não entender você não aceitaria.

Marat

Povos arrogantes, que um dia foram poderosos e hoje estão à beira da falência, deveriam, mui humildemente colocarem-se em seu lugar e resignarem-se. As derrotas fazem parte da vida. Cabe ao derrotado manter a cabeça erguida e receber suas esmolas, sem reclamar!

Gersier

"Hoje, o G-7, substituído de fato pelo G-20 – clube do qual a Espanha não faz parte – é uma ficção estratégica. O grupo do qual mais se fala, na mídia internacional, atende pelo nome de BRICS. "
Ah esse nunca dantes e sua sucessora.

FrancoAtirador

.
.
Estados Unidos, Espanha, Portugal e Canadá…

FORA !!!
.
.

    Marat

    EEUU é o paizão ignorante, Espanha, Portugal, Canadá, Polônia etc., são a escumalha. São o resto do resto, que desejam ser colônia dos EEUU. Papel horripilante eles fazem!

Maria Lucia

A reunião fundacional da CELAC está senso retransmitida ininterruptamente,ao vivo,desde ante-ontem pelo link: http://flash.telepuertovirtual.tv/celac-flash/
Acessem agora!

Leider_Lincoln

Digo o mesmo a respeito do seu comentário. A quem ele serve?

FrancoAtirador

.
.
A CELAC É A INTEGRAÇÃO DOS NOSSOS SONHOS DE LIBERTAÇÃO.

Vida longa à CELAC !!!
.
.

monge scéptico

Agora vamos fundar a FIDAL- fõrças integradas de defesa da américa latina-, sem
a participação da USA/uk, nem em sonho. A aproximação desses trastes apodrece
tudo!.
Agora; a CELAC deve mostrar a que veio, sem a sonolência, que parece sempre
estar presente nas instituições sul americana. De pé! sentido! AL!
VIVA CHE!

    EUNAOSABIA

    Temos dois míseros sub marinos a diesel, será que tem combustível pra chegar la?

    Acorda velho… nosso porta aviões é uma sucuta flutuante, talvez seja o único "Porta Aviões" do mundo que não tem…. pasme… aviões….

    A arma mais elementar de um infante é seu fuzil, o nosso é de segunda geração, todo em aço, pesa uma barbaridade, dois tiros seguidos e precisos é quase impossível, o deles é de quinta geração, feito com materias compostos e equipados com um tal de "red dot"… sabe o que é isso??… deixa pra la mano…

    Roque

    Ora, ora, quem sucateou as FAs? Quem propunha que tivéssemos um exército "mínimo" e que contratássemos mercenários privados (à Blackwater)? Quem, cara pálida?

    Valdeci Elias

    Quem é que liberava os recrutas, antes do almoço, pra economizar o dinheiro do rancho ?

EUNAOSABIA

De prático mesmo isso serve pra quê?

Leider_Lincoln

FHC, Serra, Civitas, Marinhos, Sirotskys e assemelhados devem estar cortando os pulsos agora!

    EUNAOSABIA

    Não é tu que tem "mestrado em economia"??? vai estudar a história econômica rapaz, Serra estava ao lado de Furtado na implantação da CEPAL, ALADI e outras… só pra teu governo velho, foram essas "associações" que levaram a economia a ser uma das mais oligopolizadas do mundo, no papel era lindo, mas na prática resultou em perda concorrência e prejuízos ao país até hoje.

    Bulhufas.

    O que é que FHC tem a ver com isso rapaz??? quem peitou essa sandice de Mercosul que só nos arrebenta e autorizou esse monte de montadoras estrageiras a se instalarem no Brasil foi FHC…. tu sabia disso velho??? não manjas é bulhufas mesmo mano….não tens a menor noção disso… esse processo começou com FHC, essas estrangeiras vieram para cá graças a ele que peitou os cucarachos….fosse Lula teria feito o que??? Lula não encara nem o Índio… Chavez pinta e borda e fica por isso mesmo.

    Tchau velho, vai estudar "mestre em economia".

    Abel

    FHC não foi aquele que abaixou as calças pra ALCA? Acho que quem deveria estudar mais é você…

    EUNAOSABIA

    FHC foi aquele que entregou uma obra pronta para aquele que ficou oito anos num medíocre copia e cola de obra alheia.

    Sobrea a ALCA??? cadê ela?? sabe onde está???

    Cadê a ALCA amigo??? onde ela existe??? podes me dizer??? foi implantada onde???

    Vocês não enganam ninguém mesmo.

    Clinton queria antecipar a ALCA e FHC não permitiu… queria antecipar em cinco anos…

    Cadê ALCA?? Só existe em alguns blogs???

    Leider_Lincoln

    Richard, a ALCA só não existe por que o Kirchner e o Lula a sepultaram em uma manobra magistral, em La Plata. Acho que o Bush nunca mais levantou as orelhas depois da tasca…

    Mário SF Alves

    É… Leider_Lincoln, pelo visto o sujeito aí nunca vai saber de nada!

    Leider_Lincoln

    Sim, sou eu :http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=3150606245709590
    Já te mostrei isso umas 20 vezes, Richard. Você é que não nos mostrou até hoje as provas de que foram os palestinos que atacaram um hospital da ONU repleto de feridos durante o massacre de Gaza.
    Aliás, Richard, você papagaia demais, fala besteira de mais… Quem tem paciência? Acredita mesmo nestas asneiras que você repete sem saber o que significam?

    EUNAOSABIA

    Como sem saber o que significam???… já deu pra vocês sacar que o grande, bom e velho eunãosabia, manja dessa treta …

    Vou te fazer um desafio… vc me faz qualquer pergunta sobre economia… pode fazer qualquer uma de teoria econômica….(não vai fazer igual ao cara do youtube e suas sandices de dizer que Keynes inventou a teoria dos jogos do MIT…) isso nem existe aliás…o pobre homem é um escravo do gugle.

    Vou te fazer só uma… aceita??? posso lhe perguntar só uma coisa?

    Outra coisa rapaz… você deveria se dedicar menos a sua pamonharia aí em Goiás (ele é o cheff) e ler um pouco mais sobre cultura geral, eu não minto aqui mano, falo o que eu sei, o que eu li, o que eu vivi, o que me ensinaram ao longo da vida, posso errar mas não invento e não calunio.

    Essa informação do bombardeio dos depósitos de ajuda humanitária foi feito ainda no curso da campanha.. isso saiu até na TV….outra coisa foi o fato desses caras do hamas usarem uma técnica bizarra a fim de aumentar as baixas civis…agora não lembro de cabeça…mas era monstruoso… não sou a favor de Israel, mas entre eles e aqueles que querem lhes varrer do mapa… acha que fico com quem se defende…eles têm esse direito…

    Já pensou se a Argentina ficasse dizendo que ia nos varrer do mapa???

    Lembra daquela granada (os civis chamam de "bomba"), que a TV mostrava direto explodindo no ar lançando fragmentos para baixo??? aquilo é uma 155 mm de artilharia, quase que com certeza lançada de um M109 AP…. explode no ar com espoleta de tempo… conheço essa coisa…conheço o M109 mano……. o Brasil usa também…

    Fique a vontade Lincoln… aliás o seu nome lembra um ser colonizado… Lincoln… o herói da união das colônias…

    Leider_Lincoln

    Pelo menos, meu caro, não tenho que me esconder em nicks esdrúxulos nem me papagaio dizendo ser um"bisneto de irlandeses" _aqueles comedores de batatas feitos servos em sua própria terra e que tiveram que sair de lá por que não havia mais batatas_. E sem essa de "mano", de "teoria", de bordão, Richard. Você é só um cinquentão patético. Vá lá, atrás de suas "consultorias"m vai…

    Alessandro

    Ué???Se Serra,FHC e asseclas são tão progressistas mesmo,por que o PSDPRÊ vem tomando piaba em eleições?Ah, entendi!O povo é muito inculto pra perceber que esses homens verteram sangue pelo Brazil.Ou seria Brasil?rsrs

    IJD

    Voce NÃO SABIA que Serra mudou de lado?

Deixe seu comentário

Leia também