VIOMUNDO

Diário da Resistência


Política

Mauro Santayana: Rei morto, rei posto


03/12/2011 - 12h18

Blog do  Mauro Santayana

Não faz mais de um mês, em Assunção, no Paraguai, foi sepultado, sem choro e sem velas, o projeto neocolonial que embalou os sonhos da Espanha, nos anos 90, de voltar a exercer, com a ajuda de conhecidos neoliberais de plantão, algum poder real na América Latina.

Naqueles anos nefastos, de submissão e desnacionalização da economia, os espanhóis, do alto da ilusão conquistada pelo dinheiro recebido a fundo perdido dos países mais ricos da Comunidade Européia – e graças aos baixos juros cobrados pelos bancos europeus, quando comparados com o preço do dinheiro na América Latina – compraram dezenas de nossas empresas, e tentaram institucionalizar o termo “iberoamérica” para referir-se a este pedaço do planeta. Acreditavam que eram a oitava economia do mundo e que iriam sentar-se à mesa do G-7.

Hoje, o G-7, substituído de fato pelo G-20 – clube do qual a Espanha não faz parte – é uma ficção estratégica. O grupo do qual mais se fala, na mídia internacional, atende pelo nome de BRICS. Consolidaram-se, na América do Sul, o Mercosul, a UNASUL e o Conselho de Defesa Sulamericano. A Espanha está a dois passos de falir, com uma dívida externa de 165% do PIB e mais de 22% de desemprego.

Foi nessa situação, de duro aprendizado histórico, que os espanhóis insistiram em organizar, nos últimos dias de outubro, na capital paraguaia, mais uma cúpula “iberoamericana”.

Para a reunião, trouxeram o então primeiro-ministro José Luis Zapatero, e o Rei Don Juan Carlos, que ficaram – como bons navegantes – a ver navios, já que os presidentes da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Honduras, Nicarágua, República Dominicana, Uruguai e Venezuela não compareceram.

Trinta dias depois, o Presidente Hugo Chávez (a quem o Rei da Espanha ousou lançar, com arrogância, a ofensa de um por que no te callas ? ) exercita, com prazer, a oportunidade de colocar – com um belíssimo tapa de luvas – sua majestade em seu devido lugar, recebendo, com pompa e circunstância, entre hoje e terça-feira, 32 Presidentes e Chefes de Estado de paises ao sul do Rio Grande, para a reunião de fundação, em Caracas, na Venezuela, da CELAC – Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe.

A organização da CELAC mostra que no início deste século XXI, nós já estamos maduros para discutir nossos próprios assuntos e forjar, com base na cooperação e no respeito mútuo, nosso destino, sem a presença incômoda, quando não constrangedora, dos Estados Unidos, de Portugal e da Espanha.

O slogan da cúpula de Caracas já diz tudo: CELAC – El camino de nuestros Libertadores. O sonho de Simon Bolivar e do brasileiro Abreu e Lima, que foi seu general na gesta libertadora por uma América Latina livre e mais unida, estará, a partir da próxima semana, mais perto de se realizar.

Leia também:

Tariq Ali: Os movimentos dos jovens indignados precisam dar um salto

Livro do Luiz Carlos Azenha
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!

A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo.

Por Luiz Carlos Azenha, Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni e Tony Chastinet



26 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

francisco.latorre

11 de dezembro de 2011 às 08h41

falta despachar o santander-ambrosiano.

e a telefonica. e a opusdei.

pra logo.

..

Responder

Emerson Sousa

05 de dezembro de 2011 às 19h36

vamos ver como fica!

Responder

SILOÉ-RJ

03 de dezembro de 2011 às 22h49

Nem adianta explicar, além de não entender você não aceitaria.

Responder

Marat

03 de dezembro de 2011 às 20h36

Povos arrogantes, que um dia foram poderosos e hoje estão à beira da falência, deveriam, mui humildemente colocarem-se em seu lugar e resignarem-se. As derrotas fazem parte da vida. Cabe ao derrotado manter a cabeça erguida e receber suas esmolas, sem reclamar!

Responder

Gersier

03 de dezembro de 2011 às 20h31

"Hoje, o G-7, substituído de fato pelo G-20 – clube do qual a Espanha não faz parte – é uma ficção estratégica. O grupo do qual mais se fala, na mídia internacional, atende pelo nome de BRICS. "
Ah esse nunca dantes e sua sucessora.

Responder

FrancoAtirador

03 de dezembro de 2011 às 19h59

.
.
Estados Unidos, Espanha, Portugal e Canadá…

FORA !!!
.
.

Responder

    Marat

    03 de dezembro de 2011 às 21h34

    EEUU é o paizão ignorante, Espanha, Portugal, Canadá, Polônia etc., são a escumalha. São o resto do resto, que desejam ser colônia dos EEUU. Papel horripilante eles fazem!

Maria Lucia

03 de dezembro de 2011 às 19h44

A reunião fundacional da CELAC está senso retransmitida ininterruptamente,ao vivo,desde ante-ontem pelo link: http://flash.telepuertovirtual.tv/celac-flash/
Acessem agora!

Responder

Leider_Lincoln

03 de dezembro de 2011 às 19h39

Digo o mesmo a respeito do seu comentário. A quem ele serve?

Responder

FrancoAtirador

03 de dezembro de 2011 às 17h36

.
.
A CELAC É A INTEGRAÇÃO DOS NOSSOS SONHOS DE LIBERTAÇÃO.

Vida longa à CELAC !!!
.
.

Responder

monge scéptico

03 de dezembro de 2011 às 17h33

Agora vamos fundar a FIDAL- fõrças integradas de defesa da américa latina-, sem
a participação da USA/uk, nem em sonho. A aproximação desses trastes apodrece
tudo!.
Agora; a CELAC deve mostrar a que veio, sem a sonolência, que parece sempre
estar presente nas instituições sul americana. De pé! sentido! AL!
VIVA CHE!

Responder

    EUNAOSABIA

    03 de dezembro de 2011 às 18h39

    Temos dois míseros sub marinos a diesel, será que tem combustível pra chegar la?

    Acorda velho… nosso porta aviões é uma sucuta flutuante, talvez seja o único "Porta Aviões" do mundo que não tem…. pasme… aviões….

    A arma mais elementar de um infante é seu fuzil, o nosso é de segunda geração, todo em aço, pesa uma barbaridade, dois tiros seguidos e precisos é quase impossível, o deles é de quinta geração, feito com materias compostos e equipados com um tal de "red dot"… sabe o que é isso??… deixa pra la mano…

    Roque

    03 de dezembro de 2011 às 21h46

    Ora, ora, quem sucateou as FAs? Quem propunha que tivéssemos um exército "mínimo" e que contratássemos mercenários privados (à Blackwater)? Quem, cara pálida?

    Valdeci Elias

    04 de dezembro de 2011 às 18h46

    Quem é que liberava os recrutas, antes do almoço, pra economizar o dinheiro do rancho ?

EUNAOSABIA

03 de dezembro de 2011 às 16h09

De prático mesmo isso serve pra quê?

Responder

Leider_Lincoln

03 de dezembro de 2011 às 15h55

FHC, Serra, Civitas, Marinhos, Sirotskys e assemelhados devem estar cortando os pulsos agora!

Responder

    EUNAOSABIA

    03 de dezembro de 2011 às 17h51

    Não é tu que tem "mestrado em economia"??? vai estudar a história econômica rapaz, Serra estava ao lado de Furtado na implantação da CEPAL, ALADI e outras… só pra teu governo velho, foram essas "associações" que levaram a economia a ser uma das mais oligopolizadas do mundo, no papel era lindo, mas na prática resultou em perda concorrência e prejuízos ao país até hoje.

    Bulhufas.

    O que é que FHC tem a ver com isso rapaz??? quem peitou essa sandice de Mercosul que só nos arrebenta e autorizou esse monte de montadoras estrageiras a se instalarem no Brasil foi FHC…. tu sabia disso velho??? não manjas é bulhufas mesmo mano….não tens a menor noção disso… esse processo começou com FHC, essas estrangeiras vieram para cá graças a ele que peitou os cucarachos….fosse Lula teria feito o que??? Lula não encara nem o Índio… Chavez pinta e borda e fica por isso mesmo.

    Tchau velho, vai estudar "mestre em economia".

    Abel

    03 de dezembro de 2011 às 19h11

    FHC não foi aquele que abaixou as calças pra ALCA? Acho que quem deveria estudar mais é você…

    EUNAOSABIA

    03 de dezembro de 2011 às 20h14

    FHC foi aquele que entregou uma obra pronta para aquele que ficou oito anos num medíocre copia e cola de obra alheia.

    Sobrea a ALCA??? cadê ela?? sabe onde está???

    Cadê a ALCA amigo??? onde ela existe??? podes me dizer??? foi implantada onde???

    Vocês não enganam ninguém mesmo.

    Clinton queria antecipar a ALCA e FHC não permitiu… queria antecipar em cinco anos…

    Cadê ALCA?? Só existe em alguns blogs???

    Leider_Lincoln

    03 de dezembro de 2011 às 22h17

    Richard, a ALCA só não existe por que o Kirchner e o Lula a sepultaram em uma manobra magistral, em La Plata. Acho que o Bush nunca mais levantou as orelhas depois da tasca…

    Mário SF Alves

    04 de dezembro de 2011 às 10h54

    É… Leider_Lincoln, pelo visto o sujeito aí nunca vai saber de nada!

    Leider_Lincoln

    03 de dezembro de 2011 às 19h38

    Sim, sou eu :http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=3150606245709590
    Já te mostrei isso umas 20 vezes, Richard. Você é que não nos mostrou até hoje as provas de que foram os palestinos que atacaram um hospital da ONU repleto de feridos durante o massacre de Gaza.
    Aliás, Richard, você papagaia demais, fala besteira de mais… Quem tem paciência? Acredita mesmo nestas asneiras que você repete sem saber o que significam?

    EUNAOSABIA

    03 de dezembro de 2011 às 20h31

    Como sem saber o que significam???… já deu pra vocês sacar que o grande, bom e velho eunãosabia, manja dessa treta …

    Vou te fazer um desafio… vc me faz qualquer pergunta sobre economia… pode fazer qualquer uma de teoria econômica….(não vai fazer igual ao cara do youtube e suas sandices de dizer que Keynes inventou a teoria dos jogos do MIT…) isso nem existe aliás…o pobre homem é um escravo do gugle.

    Vou te fazer só uma… aceita??? posso lhe perguntar só uma coisa?

    Outra coisa rapaz… você deveria se dedicar menos a sua pamonharia aí em Goiás (ele é o cheff) e ler um pouco mais sobre cultura geral, eu não minto aqui mano, falo o que eu sei, o que eu li, o que eu vivi, o que me ensinaram ao longo da vida, posso errar mas não invento e não calunio.

    Essa informação do bombardeio dos depósitos de ajuda humanitária foi feito ainda no curso da campanha.. isso saiu até na TV….outra coisa foi o fato desses caras do hamas usarem uma técnica bizarra a fim de aumentar as baixas civis…agora não lembro de cabeça…mas era monstruoso… não sou a favor de Israel, mas entre eles e aqueles que querem lhes varrer do mapa… acha que fico com quem se defende…eles têm esse direito…

    Já pensou se a Argentina ficasse dizendo que ia nos varrer do mapa???

    Lembra daquela granada (os civis chamam de "bomba"), que a TV mostrava direto explodindo no ar lançando fragmentos para baixo??? aquilo é uma 155 mm de artilharia, quase que com certeza lançada de um M109 AP…. explode no ar com espoleta de tempo… conheço essa coisa…conheço o M109 mano……. o Brasil usa também…

    Fique a vontade Lincoln… aliás o seu nome lembra um ser colonizado… Lincoln… o herói da união das colônias…

    Leider_Lincoln

    03 de dezembro de 2011 às 21h58

    Pelo menos, meu caro, não tenho que me esconder em nicks esdrúxulos nem me papagaio dizendo ser um"bisneto de irlandeses" _aqueles comedores de batatas feitos servos em sua própria terra e que tiveram que sair de lá por que não havia mais batatas_. E sem essa de "mano", de "teoria", de bordão, Richard. Você é só um cinquentão patético. Vá lá, atrás de suas "consultorias"m vai…

    Alessandro

    04 de dezembro de 2011 às 00h19

    Ué???Se Serra,FHC e asseclas são tão progressistas mesmo,por que o PSDPRÊ vem tomando piaba em eleições?Ah, entendi!O povo é muito inculto pra perceber que esses homens verteram sangue pelo Brazil.Ou seria Brasil?rsrs

    IJD

    04 de dezembro de 2011 às 14h12

    Voce NÃO SABIA que Serra mudou de lado?


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!