Maurício Dias, na Carta: Vai ser no primeiro turno?

Tempo de leitura: 2 min

Pesquisadores concordes

Mauricio Dias 6 de agosto de 2010 às 15:10h

no novo site da CartaCapital (vá até lá e salve nos seus favoritos)

Os três mais importantes institutos de pesquisa do País acertaram os ponteiros: Dilma Rousseff está à frente na corrida presidencial e, mais que isso, projeta a possibilidade de resolver a eleição já no primeiro turno.

Nas últimas duas semanas, a intenção de voto projetada pelo Vox Populi, Ibope e Sensus indica o crescimento da candidata do PT e, por outro lado, mostra a estagnação ou queda nos índices do candidato do PSDB.

A pergunta, então, irrompe contra as vontades estabelecidas: a eleição pode mesmo terminar no primeiro turno com a vitória de Dilma?

O colunista conversou com João Francisco Meira, do Vox Populi, Carlos Augusto Montenegro, do Ibope, e Ricardo Guedes, do Sensus. Todos responderam “sim”, com maior ou menor ênfase.

Em março, durante reunião da Associação Brasileira de Pesquisas, Meira abalou a estabilidade bem comportada da reunião e anunciou que vários fatores projetavam a possibilidade de a candidata do PT se eleger no primeiro turno.

Ele agora consolida a posição: “Dilma pode ganhar no primeiro turno. Os fatores que informam a decisão do eleitor a favorecem amplamente. Eles existem há longo tempo e estão se consolidando de tal maneira que somente uma mudança radical alteraria isso. São cinco esses fatores: a satisfação da sociedade com a situação econômica; a satisfação com o governo; a admiração pelo presidente da República; a identidade partidária; e o tempo de antena, ou seja, a influência do rádio e da televisão na campanha eleitoral.

Para ele, o favoritismo de Dilma tirou até mesmo a competitividade da eleição.

Carlos Augusto Montenegro, do Ibope, fala abertamente, pela primeira vez, sobre a possibilidade de a eleição ser decidida em um turno só e a favor de Dilma.

“A eleição pode terminar no primeiro turno. Mas essa resposta só pode ser dada com mais segurança duas semanas após o início do horário eleitoral. Os programas de rádio e televisão, além dos debates, com a repercussão que geram, podem provocar mudanças.

A possibilidade de Dilma vencer no primeiro turno existe. Ela está com todos os indicadores em alta e os resultados de intenção de voto nela no Sudeste são fundamentais para isso.

A virada em Minas, onde ela passou a ter 10 pontos de frente; a diferença de 19 pontos que abriu no Rio e, finalmente, a redução da vantagem que Serra tinha em São Paulo, que já foi de 25 pontos e hoje é de 11 pontos. “Isso pode determinar a vitória dela já no primeiro turno”, afirma Montenegro.

Ricardo Guedes, que divulgou nova pesquisa com Dilma 10 pontos à frente de Serra, diz que a hipótese de a petista vencer no primeiro turno “não pode mais ser desconsiderada”.

Guedes aponta um número fortíssimo da pesquisa nessa direção: ela tem 48,5% dos votos válidos. Muito próximo dos 50% (mais 1 voto) que decretariam a vitória no primeiro turno.

O representante do Sensus não acredita que o rádio e a televisão possam alterar essa tendência. Ao contrário, considera que o horário eleitoral aumentará a possibilidade de Dilma. E explica a razão: “O que hoje os eleitores do Sul e do Norte, do Leste, Oeste e Centro-Oeste conhecem em parte eles conhecerão na totalidade. Eu me refiro aos feitos de uma administração com aprovação extremamente elevada”.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mouro

A jornalista Hildegard Angel fala por que está com Dilma nas eleições deste ano, a primeira mulher que pode ser presidente do Brasil. Hildegard perdeu a mãe (Zuzu Angel) e o irmão (Stuart Angel), mortos pela ditadura militar (1964-1985). Stuart ainda é um dos desaparecidos políticos. A história da família foi contada no filme "Zuzu Angel" (2006), de Sérgio Resende.
[youtube AAu72jYxXMc&feature=youtube_gdata http://www.youtube.com/watch?v=AAu72jYxXMc&feature=youtube_gdata youtube]

anarquista1965

O datafalha já veio – e logo virá de novo – para provar que toda unanimidade é burra…

Queira o PIG ou não, esta será uma eleição plebiscitária com uma terceira via deficitária.

Como diz o Paulo Henrique Amorim, o Lula tem que pendurar o FHC no pescoço do Serra.

Eu acho que a Dra. Dilma Vana Rousseff ganhará no primeiro turno.

Alah nos livre do Sr. José Serra Chirico.

Salam Ayek!

Marat

Se depender do Datafolha, haverá 2o, 3o e 4o turnos… haverá TSE, STF e outros "s"… só que ou a datafolha se habitua com a realidade, ou muda de ramo…

O Brasileiro

Essa eleição seria "dura" se os candidatos fossem a Dilma, o Aécio e o Ciro!
Porque o Serra tem poucas chances depois do governo fraco que fez em SP e pela falta de carisma!
A Marina está até se saindo melhor do que o dissidente da eleição passada, o Cristóvão Buarque, que só falava de Educação (tema que eu pessoalmente considero o mais importante!).
Meu único apelo é que os "itagibas" e os "delegados bruno" não emporcalhem a campanha, que até agora está limpa!

william porto

Torço para Dilma liquidar a fatura no primeiro turno, mas é difícil, seria preciso Marina cair para quatro por cento, no mínimo. Mas isso a gente só vai saber após a metade do horário eleitoral. E priu.

    Scan

    Deixa a Marina quieta. Quem tem que cair é D. Chirico, o Serra.
    Se Dilma conseguir mais uns 3% no Estado de São Paulo S.A., já era.

Irani

Eu não partilho disso aí não, Azenha. Nunca vi ninguém ganhar eleição de véspera. Em se falando dessa, quando vc tem uma poderosa mídia trabalhando contra todos os dias, todo o cuidado é pouco. Agora, pelo que andei ouvindo, toda semana irá sair uma pesquisa Ibope; ao que parece, querem fazer do Brasil o que aconteceu na Inglaterra com o Cameron, ou seja, um cara jovem que mudou o jogo na última hora e venceu.

Cria-se bomba todos os dias e faz-se debate, como Dilma não perdeu o equilíbrio, imaginando que ficaria descontrolada e descesse o cacete no Serra, chegou-se à unanimidade de que o debate foi morno. Sim, não há dúvida que tecnicismo é uma chatice, mas também não se corre risco.

MILA

Todo cuidado é puco. A mão de gato do PiG vai tentar levar pro segundo turno. Como fizeram com Lula em 2006. É ficar atento. Quem perde é o Brasil.

Jairo_Beraldo

Está tão descarada a manipulação dos números pelos institutos de pesquisa afiliados ao DEMo/tucanato, que até a própria mídia brasileira não resiste a tirar uma casquinha. Periódico internéticO divulga com tom de sarcasmo que "só o Datafolha' acha que Serra está na frente. O Ibope já foi obrigado a jogar Serra ao mar, porque senão ia afundar com ele. Na próxima encosta seguramente até o instituto do jornal oficial da "tucanolând" deverá assumir um posicionamento menos mentiroso, considerando que em levantamentos divulgados preteritamente, o Datafolha pesquisou só em São Paulo, e falou que foi no Brasil todo, talvez não estivessem até tão errados. Afinal, SP é mesmo a Terra do Nunca. Merece ser governada por quem é.

Pois a questão é muito simples. Se outros institutos dizem que Dilma está DEZ pontos na frente e o Datafolha diz que ela está atrás, alguém com certeza está mentindo.

Josnei Di Carlo

Lula é um enxadrista na política. O PT abriu mão de disputar alguns governos estaduais, apoiando candidatos de partidos da base aliada, fortalecendo o PT na composição dos governos estaduais, enquanto garante a governabilidade no plano federal, ao lançar candidatos fortes para o Senado e para Câmara.

No Paraná, por exemplo, o PT, ao apoiar Osmar Dias, do PDT, poderá eleger a senadora Gleisi Hoffmann, fazendo a balança do estado pender para o seu lado no plano federal, pois, dos três representantes paranaenses do Senado, o PSDB ficará com uma vaga, enquanto duas ficarão com PT e PMDB.

Uma estratégia política moderna, subordinando o plano estadual ao plano federal, apesar de ter feito alianças, em alguns estados, não é o caso do Paraná, com políticos contestáveis.

Beto Lima

Falar o quê. Vou tomar uma caixa que apostei que o Zé Serrota não vai chegar aos 30%. Azenha, quer apostar comigo?…..Se voce apostar ai vou tomar duas……..

pedro – bahia

Oxalá esses pensamentos positivos se concretizem. Além de reduzir gastos com outra eleição, podemos comemorar pelo menos mais quatro anos sem a patota de Fernando Henrique Cardoso. A vitória será ainda maior se, para o Senado, não se elegerem Artur Virgílio, Sérgio Guerra, Tasso Jereissati e José Agripino Maia.
Aqui na Bahia se prevê ainda a reeleição do ventríloco César Borges, ex-grupo ACM e agora com Geddel, porém a outra vaga, com certeza, o DEM vai perder. Deve ficar com um dos concorrentes da chapa Wagner.

    Edineuza

    Pedro pode comemorar, pelo menos um dos 04 citados por você não voltará ao senado O Sr. paladino José Agripino Maia, o povo do Rio Grande do Norte já fizeram a sua escolha e vai expulsar esse crápula na nossa terra potiguar.

    Scan

    Só São Paulo não contribui…

    Sou paulista e tenho vergonha.

Cristiano A. Pereira

Boa tarde e atenção

Ninguém até agora lembrou de um fato, na "cédula?" eletrônica a votação para presidente é a última a ser escolhida: primeiro vem dep. estadual, depois dep. federal, depois vem governador, depois os dois senadores e aí é que vem presidente… ou seja vai ser um festivel de voto nulo que pode ajudar o Serra neste primeiro turno! Todo mundo sabe que as pessoas masi humildes só votam para presidente… um alerta para o pessoal da Dilma: é preciso "ensinar" o povo humilde a votar nela: digite treze e confirme até o final seis vezes

um abraço

Cristiano professor de Minas

Ed.

Se não criarem um factóide (qualquer) a 72 horas do dia D.
Se o PT estiver preparado pra este costumeiro truque e já tiver cartas na manga.
Se a competente e séria Dilma levar os debates MENOS a sério e MAIS a la Plinio.
Se não for cometido nenhum erro grave (ou forem cometidos menos erros que a concorrência)
Se o horário eleitoral for o que sempre é.
É Dilma no primeiro turno!

    ferrera13

    Estão tentando de tudo. Agora arrumaram um vídeo onde aparece o Cabral e Lula: Cesar chamando o garoto de otário e Lula dizendo do prejuízo político daquele imbróglio. E olha que o vídeo é velho pra caramba e tem que ver com a pretensão de garotinho ser candidato ao governo do Rio!…

easonnascimento

Tudo leva a crer que Dilma leva no primeiro turno. Pode ir bem ou não tão bem, em qualquer debate. O resultado será o mesmo.
http://easonfn.wordpress.com

Deixe seu comentário

Leia também