VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Marilena Chauí: Apoio ao golpe dos que lutaram contra a ditadura é “obscenidade histórica”; assista ao vídeo
Falatório Política

Marilena Chauí: Apoio ao golpe dos que lutaram contra a ditadura é “obscenidade histórica”; assista ao vídeo


17/10/2015 - 12h12

marilena chauí

“É insuportável que os que lutaram contra o golpe sejam os golpistas hoje”

por Camila Moraes, El País, São Paulo 16 OCT 2015 

Vozes contrárias a um processo de impeachment que afaste Dilma Rousseff da presidência do país se reuniram nesta sexta-feira, 16 de outubro, em um palco paulistano de grande simbolismo político, o Centro Universitário Maria Antônia. Convocado em caráter de urgência, apenas três dias antes de acontecer, por Paulo Sergio Pinheiro, Marilena Chaui e Fábio Konder Comparato, entre outros intelectuais de esquerda e personalidades do meio acadêmico, o evento reuniu cerca de 150 pessoas dentro e fora de uma sala do espaço – que pertence à Universidade de São Paulo e serviu de trincheira da militância política estudantil contra os agentes do golpe que resultou na ditadura militar (1964 – 1985).

Em caráter suprapartidário, como reforçaram os organizadores —embora muitos dos quais tenha relação com o PT—, foram debatidos os riscos das propostas de impedimento da presidenta no atual contexto nacional de enfrentamento político e também diante da crise econômica mundial. “Estamos aqui para dizer em alto e bom tom que tentar impedir a Dilma é um retrocesso para o Brasil. Entendemos que não haja justificativa democrática para isso. Nossa democracia é uma enorme conquista que vem sendo consolidada nos últimos 30 anos e não pode ser arranhada por um movimento golpista, como o que existe hoje”, disse o cientista político e coorganizador da iniciativa André Singer, o primeiro a falar.

A defesa do Estado democrático de direito no Brasil e as comparações com o golpe militar de 64 foram uma constante nas falas dos presentes – muitos dos quais participaram ativamente da luta política pré-ditadura. Para o senador José Luiz del Roio, “não conseguimos o que queríamos naquela época, que é uma democracia realmente inclusiva, mas não é derrubando uma presidenta eleita que vamos conseguir”. O escritor Fernando Morais concordou com ele, reforçando que “se eles querem tirar a Dilma, só tem um caminho, que é o voto. Pelo golpe não levam. Na mão grande, nós não permitiremos”.

Resgatando lembranças da investida do grupo de estudantes que, em 64, fez um bloqueio contra militares na porta do  Centro Universitário Maria Antônia – do qual ela fez parte ao lado de várias figuras políticas em atividade –, a professora Marilena Chaui elevou o tom engajado e inclusive emocional que marcou encontro. “É insuportável para a minha geração que aqueles que lutaram contra o golpe sejam os golpistas de hoje, que se prestem a uma irresponsabilidade histórica deste tamanho”, declarou, em provável referência a nomes hoje no PSDB que lutaram contra a ditadura, como os senadores Aloysio Nunes Ferreira e José Serra. Na visão da filósofa, “há pessoas prontas para ocupar o poder”, munidas de “um populismo típico das classes dominantes, que querem eliminar as mediações institucionais entre governantes e governados”.

Os juristas que participaram do debate insistiram que a atual tentativa de impeachment, diferente do caso de Fernando Collor em 1992, ganha corpo na esfera do judiciário – na qual, no entanto, não haveria justificativas para um impedimento com base no principal argumento utilizado – “as pedaladas fiscais”.

Segundo Fábio explicou Konder Comparato, “não há qualquer tipicidade [reunião de todos os elementos que definam legalmente um delito]” na administração dos gastos públicos que configure um crime de responsabilidade fiscal punível com impeachment no Brasil. “O máximo que poderia acontecer, se comprovadas as irregularidades de orçamento na gestão de Dilma, é uma ilegibilidade da presidenta em um mandato futuro”, complementou o doutor em direito penal Sérgio Salomão Shecaira. Ele considera urgente a criação de uma “cartilha jurídica” para prestar esclarecimentos à população.

Passando o bastão

A principal conclusão do encontro, convocado pelo Núcleo de Estudos de Violência USP e que durou cerca de duas horas, é que “não se trata do destino da presidenta, mas do futuro do país”.

Dessa maneira, conforme o cientista político Anivaldo Padilha resumiu em seu discurso, “uma geração que não se curvou diante da tirania quer passar o bastão para outra”. Para o sucesso desse projeto, concluíram, é necessário difundir informação que esclareça o que está em jogo com a saída de Dilma.

Uma carta anti-impeachment – redigida pelos organizadores do evento e lida no Maria Antônia em voz alta –, já circula em versão online para recolher assinaturas.

Os próximos passos, de acordo com o que foi anunciado, envolvem a criação de uma plataforma de informação e um novo encontro – que seja maior e aconteça na São Francisco, a Faculdade de Direito da USP, outro emblemático cenário político paulistano.

*****

Os vídeos abaixo — todos de Artur Scavone — registram intervenções da reunião dessa sexta-feira

Leia também:

Manifesto denuncia aventura do impeachment 





21 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Messias Franca de Macedo

22 de outubro de 2015 às 14h28

Depoimento do réu confesso deputado federal Jutahy Magalhães Junior (PSDB/BA)

Dileto(a) leitor(a), observe o comportamento, digamos, excessivamente lhano do atual “juiz do ‘braZ$&l'”, o tal (DEMo)Tucano Sérgio ‘MOR(t)O’, cujo o amanhã lhe reserva o ostracismo merecido e o limbo da história a la o rábula psicopata do Mentirão!

https://www.youtube.com/watch?v=k-fE3OmeqBg

Responder

Messias Franca de Macedo

22 de outubro de 2015 às 11h32

Poema saído do forno!

################################

OPUS IX

A mulher escova os dentes
com um pedaço de maçã
encontrado nos estertores da feira,
os olhos arregalados
temiam o próximo punhal
[pelas costas
sob o cabelo desgrenhado
do mais recente combate, ela chora
ao ver uma criancinha
pedindo benção ao padre,
deita a cabeça no travesseiro
do asfalto molhado
– e acorda
após ter sonhado
com uma fatia de bolo…

Responder

Carlos Eduardo Pontes

21 de outubro de 2015 às 20h16

Quando, em 1999, o PT, com José Dirceu e Lula a frente, entrou com o pedido de Impeachment do Presidente FHC era golpismo?
.
A “filosofa” tb acha uma “obscenidade histórica” dos petistas?
.
Pq nunca se pronunciou sobre isso antes?
.
O problema dos petistas é a verdade dos fatos!

Responder

Cláudio

19 de outubro de 2015 às 19h13

:

: * * * * 19:13 * * * * Ouvindo A Voz do Bra♥♥S♥♥il (no horário brasileiro de verão) e postando: Hoje é Dia Estadual do Piauí, feriado local, mas não poderíamos deixar de aqui bater nosso ponto habitual: Viva Dilma ! ! ! ! Viva Lula ! ! ! ! Viva o Piauí ! ! ! ! Viva o povo brasileiro ! ! ! !

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

* * * * * * * * * * * * *

* * * *

Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

* * * *

* * * * * * * * * * * * *

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Responder

mineiro

19 de outubro de 2015 às 08h18

mais uma vez os esquerdistas discursando para as paredes, tem que falar é na rua junto com os movimentos sociais. falar sentado em poltrona confortavel e dentro de salaoes nao vai resolver nada. se nao partir dos movimentos sociais nao sai nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa . so ficam falando e nao sai nada. nao tem frente de esquerda, porque ta todo mundo acomodado. so ficam ai nessa ladainha e pratica nada.

Responder

C.Paoliello

18 de outubro de 2015 às 21h14

Com a velha desculpa de combater o narcotráfico, agentes estadunidenses se infiltram no Brasil (convidados pelo governo do RJ!):

http://mundo.sputniknews.com/americalatina/20151018/1052618535/dea-eeuu-rio-janeiro-narcotrafico.html

Responder

tereza

18 de outubro de 2015 às 20h31

“É insuportável que os que lutaram contra o golpe sejam os golpistas hoje”

É insuportável, também. que os que lutaram contra o golpe sejam ladrões hoje,

Responder

Alexandre

18 de outubro de 2015 às 19h28

O texto cita um grupo supra partidario? So faltou o Lula e Jose Dirceu assinarem. Ate porque, elite intelectual como essa, o Lula pode participar sem vergonha nenhuma de ter feito so o primario.

Responder

lulipe

18 de outubro de 2015 às 15h29

Quem é essa???

Responder

Paulo Falcão

18 de outubro de 2015 às 14h03

É curiosa, irônica e triste a situação de pessoas cujas opiniões são guiadas por interesses e não por princípios éticos. Este manifesto difere pouco daquele lançado pelos professores da FFLCH-USP. Faço uma crítica detalhada desta postura no artigo PROFESSORES DA FFLCH-USP E O MANIFESTO CARA DE PAU.http://wp.me/p4alqY-ht

Responder

marilamar

18 de outubro de 2015 às 12h43

EXERCITO BRASILEIRO

Como as FFAAs, esta vendo a bandidagem que domina as instituiçoes publicas de segurança no Brasil, onde se formou uma grande quadrilha de ricaços da imunda direita á serviço do EUA? A mesma embaixadora americana que conduziu o GOLPE BRANCO no Paraguai, se encontra comandando a embaixada americana em Brasilia e o movimentos de CAOS, com participação ativa da CIA, FBI, NSA e etcs, nas manifestações de JUNHO/2013 onde o vedilhao da Globo e traíra da Pátria J.B participou na AP470 sem o inquérito 2474 que foi escondido a 15 chaves nas gavetas secretas e com sigilo infinito, e depois saiu pelas portas do FUNDO do STF, esta mesma CIA fez uma arrumadinho sobre o incidente(será) do jatinho do EDUARDO CAMPOS, que até agora, continua em segredo absoluto??? A CIA entra nos orgaos publicos federais como se fossem donos do mesmo, até tapete vermelho estendem-se para os agentes…, os Bandidos de Toga do Balcao de Negocios do JUDICIARIO fazem o que querem, até atropelar a CONSTITUIÇAO, encarceram e torturam inocentes nesta delação premiada, que favorece os bandidos amigos e formam juiz bandido de toga (CPMI DO BANESTADO) a HEROI da REDE ROUBO, atropelando direitos humanos e legais, e em contra partida eles vão soltando bandidos, escondendo processos contra politicos e grandes empresarios nas gavetas secretas, dando sentença favoravel aos corruptos e ladroes dos cofres publicos, soltando HCs para todos tipos de bandido como se fosse CHUCHU, enfim….será que o EXERCITO BRASILEIRO esta vendo esta CORRUPTOCRACIA, esta inversao de direitos…., vimos recentemente uma carreta de 2 toneladas de cocaina sendo liberado por um desembargador, outro desembargador escondeu na sua gaveta processo internacional feito pelo JUSTIÇA DA SUIÇA AO BRASIL, referente ao TRENSALAO TUCANO que envolve grande parte da corrupção (VIDE venda do Banespa para o SANTANDER, e a falencia da NOSSACAIXA, SABESP, ROUBOANEL) praticada pelo PSDB (Serra e Alckmin) em SP e protegido pelos bandidos de toga de Brasilia??? A Mafia do Asfalto que onde tem vários políticos do PSDB e o irmão do Ministro do STF tudo envolvidos em roubo do surrado e surrupiado cofres públicos paulista, o HELIPÓPTERO DA COCAINA que envolve diretamente os senadores Perrela e Aecio no trafico internacional, Os 3 AECIOPORTOS feitos em MG, com dinheiro publico em fazendas do Desgovernador AECIO, usados para o trafico internacional,tambem protegidos pelo bandidos de toga do TJ/MG,MPE,MPF, PF e STF??? A vergonha da CPMI DO CACHOEIRA que tinha,empresários, politicos e bandidos de toga envolvidos, FORA os policiais federais, procuradores federais e juizes federais??? As Operaçoes da PF, como: ZELOTES, CASTELO DE AREIA, SATIAGRAHA, e etcs. Fechadas, trancadas e eliminadas pelos Bandidos de Toga do STF??? Enfim, a Segurança Nacional do Brasil esta sendo atacada como vimos nas ultimas manifestaçoes, onde agentes e bandidos contratados tentam promover o CAOS PUBLICO…..aonde esta o ABIN, tambem foi cooptado pela CIA do EUA??? O que restou para defender a volta da DEMOCRACIA no Brasil!!!! Nao a corruptocracia que o STF, STJ, CNJ, TCU, PF, MPF, PGR, TJs, TCs, PGEs, PC e PMESP, REDE GLOBO e midia corrupta estao promovendo e protegendo a qq custo os bandidos publicos… Espero que o serviço de inteligencia das FFAAs estejam atentos para isto……, pois até o meu cachorro viralata, sabem que realmentes sao os vermes, canalhas, corruptos e ladroes que querem vender o BRASIL, verdadeiros traidores da PÁTRIA AMADA.

http://www.istoe.com.br/reportagens/17020_CONTA+TUCANO

https://www.youtube.com/watch?v=ufUjcYOY_iE

http://portalmetropole.com/2015/03/vaza-documento-em-que-fhc-promete.html

http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/fhc-documentos

Responder

abolicionista

18 de outubro de 2015 às 11h54

Os restolhos da inteligência petista, ainda não caíram na real… triste.

Responder

    FrancoAtirador

    18 de outubro de 2015 às 23h38

    .
    .
    Ano que vem cairão.
    .
    .

FrancoAtirador

18 de outubro de 2015 às 08h18

.
.
O Fato Gerador do Pedido de Impíxi tem Nome e Sobrenome: ‘SUPERÁVIT PRIMÁRIO’.
.
E começou a ser Articulado por Notórias ‘Forças Ocultas’ dos ‘Mercados Financeiros’
.
precisamente no Dia em que o Governo Federal anunciou a Redução da ‘Meta Fiscal’
.
para Manutenção dos Benefícios Sociais e Preservação dos Programas Assistenciais.
.
(http://www.orcamentofederal.gov.br/noticias/portugues/noticias/2014/nota-de-esclarecimento-2013-projeto-de-lei-alteracao-na-ldo-2014)
.
.
MERCENÁRIOS APÁTRIDAS DEVORADORES DE NAÇÕES QUEREM MESMO
.
É DEGLUTIR A REMUNERAÇÃO LÍQUIDA DA DÍVIDA PÚBLICA DOS PAÍSES,
.
JUROS ACUMULADOS QUE SÓ SERÃO SERVIDOS COM SUPERÁVIT PRIMÁRIO.
.
.
É o ‘Serviço da Dívida’, Estúpido!
.
.

Responder

ellen

18 de outubro de 2015 às 01h39

Concordo e aplaudo Marilena Chuaí e apoio os dizeres de Paulo Sergio Pinheiro.
Porém, insisto, A CF de 1988 foi elaborada por adeptos do parlamentarismo, e tem esta feição!
Só no ano seguinte, em 1989 , foi realizado o plebiscito para se votar o regime de governo entre monarquia, parlamentarismo e presidencialismo, com a vitória deste ulitmo.

É esta incompatibilidade que causa a ingovernabilidade deste país!

Responder

Julio Silveira

17 de outubro de 2015 às 16h37

Hoje eu defendo o meu voto. Defendo a democracia. Não defendo este governo. Muitos cidadãos que entendem e opinam sobre a situação politica, possuem uma Intenção, ser golpista e estar contra o golpe, mas colocam o governo no centro desse debate, para se apropriar e se aproveitar de algum modo da situação e tirar proveito para um ou outro lado.
Vejo a situação de forma diferente, para mim o que pesa contra o golpe é o fator cultural, a vergonha mesmo. O fato de ver nossa pogressão democrática ser interrompida sempre que uma das partes manipulem de forma anarquica a legislação para usufruir de um beneficio ilegitimo, trazendo para nós a macula de associações a uma republiqueta de bananas, brincando com o homens e mulheres do Brasil (mesmo que não se dem conta) nos fazendo a todos de otários. Isso para mim é grave, isso também é uma forma de traição primeiro ao povo, depois a patria.

Responder

Urbano

17 de outubro de 2015 às 13h59

Assisti parte dos depoimentos; em decorrência disso o meu coração, com os olhos lacrimejantes, abriu um largo sorriso… Agradeço a todas essas sublimes autoridades do pensar e amar.

Responder

marcelo batista

17 de outubro de 2015 às 13h35

parece desigual uma luta destes bravos contra os golpistas PIGais. Mas também ´parecia desigual para Davi..

Responder

José Ayres Lopes

17 de outubro de 2015 às 12h51

Será que José Serra, Nunes Ferreira e FHC lutaram mesmo? Eles fugiram do Brasil. Nunes ficou em Paris! Serra foi para os EEUU. FHC foi mantido pela Fundação Ford, um braço da CIA.

São traidores. Nós que erramos, acreditando neles.

Responder

Allex

17 de outubro de 2015 às 12h29

É preciso divulgar isso com toda força e abrangência possível. Cadê os outros blogs progressistas que nada informaram sobre esse encontro?

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding