Marcos Coimbra: Como as oposições viverão o 4 de outubro

Tempo de leitura: 3 min

3 de setembro de 2010 às 9:00h

por Marcos Coimbra, reproduzido de Carta Capital

Como o 3 de outubro torna-se mais e mais previsível, é hora de começar a especular sobre como será o dia 4. Ele chega logo e é bom estar preparado para entendê-lo.

É fácil imaginar a alegria de Dilma Rousseff, Lula, o PT, seus aliados e o governo. Não custa sublinhar o caráter histórico da vitória que deverão comemorar.

E as oposições? Como viverão esse dia?

A primeira coisa a dizer é que sua provável derrota pode ser tudo, menos surpreendente. Se houve algo inesperado nestas eleições presidenciais foi seu empenho em colocar a cabeça no cadafalso. Nem se tivessem fixado a meta de fazer tudo errado teriam ido tão longe.

Parte da responsabilidade pelos seus erros pode ser debitada às pesquisas de opinião. Não a elas (coitadinhas), que nada são além de instrumentos. Mas à leitura superficial do que diziam.

Tudo o que estamos vivendo e que, parece, será confirmado no dia 3 se definiu entre setembro e outubro de 2009. Foi quando a vantagem de José Serra nas pesquisas levou a duas consequências.

Para o conjunto das oposições, seja no meio político, seja na imprensa e na sociedade, produziu a impressão de que Serra era invencível contra a candidata “artificial” que Lula tinha inventado. Para o próprio Serra, ela limitou drasticamente as opções. Se, do alto daqueles números, decidisse permanecer em São Paulo, seria como abdicar em definitivo de qualquer projeto presidencial. Até seus aliados na mídia deixaram claro que não aceitariam que fizesse outra coisa. Se recuasse, nunca mais o apoiariam.

Naqueles meses, quem leu alguns de nossos colunistas mais conhecidos ficou com a impressão de que o problema de Serra era Aécio Neves. Na hora que o mineiro aceitasse a “candidatura natural” e cerrasse fileiras, assumindo o lugar de vice, não haveria mais obstáculos entre Serra e o Planalto. Lula, o governo, e Dilma não seriam problema: as pesquisas (sempre elas) mostravam que a candidata de Lula “não decolava”.

A vantagem de Serra levou as oposições a outro equívoco grave. Como nenhum nome aparecia com pontuação relevante, elas se convenceram de que não precisavam de outros. Bastava Serra, com seus 45%. Mais candidatos, de outros partidos, seriam apenas um diversionismo. Elas se achavam tão fortes (em razão das pesquisas) que queriam ir logo para o confronto com Lula e Dilma.

Uma leitura estática e limitada das pesquisas conduziu as oposições àquilo que Lula tinha antecipado que fariam: viriam com Serra e apenas com Serra. O plebiscito que tinha imaginado como condição de sucesso para quem o representasse estava pronto. Seria Serra contra sua candidata.

Lula nunca fez a leitura ingênua que seus adversários fizeram das pesquisas. Para ele, era totalmente irrelevante saber de quantos pontos Dilma partia. Só o interessava o cálculo de onde ela poderia chegar. Enquanto o PSDB e alguns jornalistas versados em pesquisas faziam as contas de “quantos pontos Serra tem”, ele olhava para a frente.

Quando, em dezembro de 2009, Aécio resolveu sair da disputa pela vaga tucana, a crônica de 2010 começou a ser escrita. Mês a mês, semana a semana, dia a dia, tudo o que aconteceu de lá para cá pôde ser antecipado.

É pouco provável que o resultado da eleição fosse diferente se Dilma enfrentasse Aécio. Mas é certo que as oposições sairiam da eleição mais bem situadas para o futuro.

Confirmado o resultado esperado, será a morte política de uma geração de lideranças oposicionistas, que terá ido embora sem preparar novos quadros para as eleições de 2014 (e as seguintes).

O melhor que teriam feito era admitir que ninguém derrotaria Lula neste ano, e mirar nas próximas. Era hora de lançar rostos para o futuro: um candidato a presidente que não estivesse, irremediavelmente, preso ao passado e um vice que não fosse motivo de chacota.

Cometendo os erros que cometeram em 2010, as oposições adiaram seus projetos de retorno ao poder por tempo indeterminado. Bom para quem deseja que o PT chegue ao que os tucanos tanto almejaram (e não conseguiram por incompetência): permanecer no poder por 20 anos.

* Marcos Coimbra é sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi. Também é colunista do Correio Braziliense.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Carlos

"Bom para quem deseja que o PT chegue ao que os tucanos tanto almejaram (e não conseguiram por incompetência): permanecer no poder por 20 anos."

Que permaneça no poder pelo tempo que a população desejar. E que as OPOSIÇÕES, pela direita e pela esquerda, sejam fortes o suficiente para impedir que dirigentes do PT e aliados se acomodem.

Fernando Oliveira

O grunhidos e o arratar dos esqueletos golpistas são óbvios. Só não os ouve ou não enxerga, quem não quer. Por tanto, qualquer prognóstico para 4 de Outubro em diante (não tanto pelo resultado das urnas) é prematuro e insensato. O momento é de mobilização, atenção, de guada e vigília mais que absolutas. Esses canalhas, vagabundos, vermes golpistas, bem sabe o quanto a nossa história recente, são capazes de qualquer coisa. Rua, já. Desde agora, até o dia da posse.
Dilma, 2010!…

Reginaldo

Tudo estava bem enquanto o neto do grande mineiro se contentou em ficar na prateleira, para o caso de ser necessário o uso. Contudo, para mantê-lo assim foi necessário montar um aparato de ameaças. Pó pará, governador; onde já se viu cheirar talco e bater em mulher? Com a ajuda dos tradicionais sabujos malufo-estalinistas de Sampa, vamos em frente. Daí, o mineirim deu para espernear, o atrevido. E o barão da moóca teve que sair do armário e se assumir. Que droga! Nao dava para esse cheira-cheira esperar mais um pouquin? Agora, o negócio é enrolar para ver se ainda preciso dele, na muleta, não ando nada bom das pernas. Droga, e essa agora, o danadim não quer ser coadjuvante na minha épica derrota! Dançou, agora só resta a solução final: ou eu ou o dilúvio. Que se dane, que venha qualquer coisa, até a volta dos pijamas da aeronáutica. Se o balão nao for meu, rasga, nao vai ser de ninguem. E assim se encerra uma farsa que nenhum Gil Vicente escreveu: Mais vale um asno que me carregue do que um cavalo que me derrube. Ou o contrário, tanto faz, nesta altura do campeonato.

Mauro

Na vida todos os acontecimentos derivam dos fatos, e acabam por realizar novos fatos que geram novos acontecimentos. Se Lula tivesse ganho alguma das três ou quatro eleições que perdeu será que teria feito tão bom governo? Difícil responder mas creio que não, após perder tantas eleições ninguém mais que ele sabe onde se perde e onde se ganha uma eleição, e o governo dele foi extamente uma lição sobre como preparar o caminho para eleger seu sucessor, dificilmente outro partido que não o PT elegeria o sucessor de Lula. E a melhor leitura desse fato foi, que me desculpe o Marcos Coimbra, do Montenegro(Ibope) que disse que todos estão contentes, os trabalhadores e os empresários que estão vendendo como nunca, os pobres e os ricos que também estão faturando mais. Quem decide a eleição é a massa de eleitores que não tem ideologia nem de direita nem de esquerda e que representa a maioria dos eleitores, para esses o importante é uma situação de melhora no presente e a esperança de um futuro melhor e foi justamente isso que o Lula ofereceu a eles.

Garcia

Parabéns a Antonio pelos “comentários parte I e parte II.
Sem reparos, é isto mesmo.

ozeias laurentino

Já colocaram o adesivo da DILMA em casa no carro, já falaram com o vizinho do lado aquele que detesta a internet, todo cuidado é pouco até a vitória, DILMA E LULA NELES.

Marcos Luiz

Pode parecer fora de contexto, mas de 1860 até 1932 o Partido Republicano dos EUA elegeu quase todos os Presidentes desses 72 anos (13, ao todo, alguns reeleitos) e, com isso, construiu sozinho a Superpotência que surgiu efetivamente na Segunda Guerra , inclusive plasmando essa violenta Nação que é hoje. Mas uma Superpotência nunca vista antes com um poder extraordinário. Diferentemente de hoje, os Republicanos, ä sua maneira, eram extremamente desenvolvimentistas, sem praticar loucuras,como hoje são os do PT. Por isso, acredito, que se a Dilma e seu sucessor em 2019 forem tão competentes como o atual Governo, governos do PT se sucederão para transforma este País em desenvolvido.

Janes Rodriguez

Para sermos justos, e cumrprirmos o princípio da alternância de poder, como a direita oligárquica ficou no governo por quinhentos anos, a gente sai daqui a quinhentos anos também, certo?

Hudson Luz

Compreendo análise de Coimbra e, em parte, concordo com ela. Mas talvez Serra seja nessa eleição aquilo que o Picolé de Chuchú foi em 2006, "bucha de canhão". Ainda que, provavelemente, o PSDB não palnejado isso em 2010. Caso Aécio não tivesse se acorvadado e nem posto suas ambições acima do partido, e ido para cima de Serra ou mesmo aceitado a condição de vice, aí sim o PSDB teria um nome para o futuro. No mais, apartir de 4 de outubro o PSDB verá uma disputa renhida entre Aécio e Beto Richa com cada qual tentando levar o o Picolé de Chuchu para o seu lado. Quem conseguir essa aliança terá grandes chances de ser o nome do PSDB para o futuro.

    Fabio_Passos

    Vira esta boca prá lá. Beto Lerner ainda não ganhou.
    E de qualquer forma, enquanto fhc respirar, o psdb não tem futuro.

Mayara Cristina

Carta Capital n˚ 612
Coluna Rosa dos Ventos – Mauricio Dias

Dá pra virar? Não. Nenhum candidato à frente nas pesquisas, como Dilma, no horário eleitoral gratuito perdeu a eleição.

A campanha de Serra tenta evitar que tudo piore ainda mais e busca fôlego em slogan surrado – “hora da virada”- diante do fracasso dos factóides. O fato é que não houve virada em nenhuma das cinco eleições realizadas após a retomada da disputa pelo voto direto, em 1989, já com a propaganda eleitoral no rádio e na televisão.
O histórico das competições presidenciais, polarizadas entre o PSDB e o PT, aponta para a decisão no primeiro turno.
Em 1989, não havia essa polarização e 22 candidatos competiam. Fernando Collor foi para o segundo turno com o dobro das intenções de voto em Lula (22% contra 11%, em percentuais redondos) e ganhou a eleição. Leonel Brizola teve menos de 500 mil votos do que Lula.
Em 1994 e 1998, o tucano FHC liquidou a fatura contra Lula no primeiro turno. Valeu-se da estabilidade da moeda, proporcionada pelo Plano Real, criado no governo Itamar Franco.
Lula admite, hoje, com razão, que seria um desastre se vencesse aquelas eleições que embalaram sonhos generosos, mas ingênuos.
A exemplo do que ocorreu em 1989, houve um grande número de concorrentes na eleição de 2002. Ciro Gomes (PTB) e Anthony Garotinho (PSB) foram os que, fundamentalmente, impediram a vitória de Lula no primeiro turno. Com 34% das intenções de voto, o petista entrou no horário eleitoral à frente de Ciro Gomes (25%) e de José Serra (14%), além de Garotinho (11%), e ganhou a eleição no segundo turno do tucano, que subiu 4 pontos no horário eleitoral e chegou a 18%, em segundo lugar.
Em 2006, após cruzar a tormenta das denúncias do chamado “mensalão”no ano anterior, Lula disputou a reeleição contra o ex-governador, também paulista e também tucano, Geraldo Alckmin. A história se confirmou. Lula entrou na etapa da propaganda eleitoral gratuita à frente de Alckmin, com mais que o dobro das intenções de voto: 46% contra 21%.
Por que a eleição foi esticada para o segundo turno, por muito pouco, já se sabe. Houve a denúncia contra os chamados “aloprados”do PT. Mas o impacto não foi provocado pelos programas do horário eleitoral. A denúncia foi explorada ao máximo pelo Jornal Nacional e teve forte repercussão na mídia escrita. Mesmo assim, mantendo o histórico das eleições, Lula venceu.
É atrás de escândalo semelhante ou mais forte que a oposição anda. Um fato novo, real, que possa ser manipulado para impactar a opinião pública. Mentira não cola.
A vitória de Dilma, se confirmada, jogará por terra, mais uma vez, a influência da mídia sobre eleitores de renda mais baixa e de menor escolaridade. É um mito alimentado pelo preconceito. A imprensa brasileira, em ação implacável contra a candidatura Dilma, talvez aprenda que pobres e ricos só votam por interesse concreto. Voto ideológico, à esquerda ou à direita, é instrumento político de minoria.
Por essas razões, a margem de erro é muito curta quando se diz “Não”em resposta à pergunta angustiada feita pela oposição: “Dá pra virar?”

Wildner Arcanjo

Concordo com o texto. Foi uma leitura do momento político atual, bastante feliz. Concordo especialmente, com a parte onde o comentarista diz que faltou ao PSDB/DEM paciência no jogo político. Saber esperar a hora certa para, se não ganhar, ser minimamente competitivo. Paciência e Política foram coisas que Lula, nas antigas tentativas, de chegar ao Planalto, aprendeu e aperfeiçoou. Ele, talvez mais do que ninguém, sabe que esse é o caminho, esperar o melhor momento para se disputar uma eleição, com a política certa, com a proposta certa e no momento certo e, cá entre nós, não é momento para a oposição, dados o que ela representa, as suas idéias, os seus planos políticos e a atual conjuntura sócio-econômica Brasileira. Talvez fosse isso o que o Ciro Gomes tenha aprendido, não seria esta sua hora, 2014 talvez? Mas outros, que gozavam da mesma confiança e que tinham mesma competência política e administrativa que Ciro e Dilma, por impaciência, não tiveram o mesmo destino. Talvez alguém como o Cristovam Buarque (ou a própria Marina) fosse uma pessoa indicada neste momento, lembrando que Lula tinha muito apreço Político pelos mesmos mas, por pressa política e por resolver romper politicamente com o Presidente, correram o risco da irrelevância política, inclusive um disputando contra o próprio Lula uma das eleições. Na política tudo têm seu tempo, basta ao político, quando sábio, usá-lo ao seu favor, sabendo quando é hora de perder, para que em um futuro (que pode ser próximo ou não) ele, e o que ele representa, possa triunfar.

Márcia Aranha

Rarará…

E como diziam os mais antigos, "Depois da tempestade vem a… enxurrada"… Vox Populi tracking de hoje empurra o cachorro morto ainda mais pro buraco…

Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma 53%, Serra 24%
No quarto dia de medição, petista oscila positivamente dentro da margem de erro…

Fernando Marques

Quanto ao Day After, e subseqüentes, o governo não pode se descuidar. As mistificações e falsificações vão certamente se intensificar. Os preconceituosos, inconformados com o sucesso do povo simples e trabalhador, vão fazer de tudo para melar o jogo. As eleições passam, mas o trabalho dos blogueiros certamente aumentará muito.

Fernando Marques

Digam o que disserem, uma realidade não pode ser impunemente distorcida. O Brasil lulista melhorou muito, mas muuuuuuiiiiito mesmo. As estatísticas econômicas e sociais foram sempre estratosfericamente superiores como “nunca antes neste país”.

Além do oposicionista não ter feito nada de relevante no governo de SP, além de ter metido o pé na jaca durante seu FHC período privatista ministerial , acreditou demais no quarto poder e seus micos amestrados. Contando com todo o poder da mídia retrógrada e elitista, não conseguiram engabelar o eleitor.

Felizmente os tempos são outros. Viva a Blogosfera e todos os comentaristas que não precisam de jabás para externarem suas opiniões! A Sinceridade e Boa Fé arrastam indômitas multidões. A Mentira e a Falsidade rolam, a olhos vistos, ladeira abaixo…

Antonio

Parte I
Essa também é minha leitura. A direita, graças a Deus está alijada da presidência da repúlbica por longos anos. Mas o que afastou a direita do poder não foi Serra nem Aécio. Foi sua prepotência, sua arrogância e sua crença de que a mídia faz a imagem do homem. A direita se esqueceu dos 190 milhões de humanos eleitores que necessitam comer, viver, crescer como pessoa, necessitam de paz, necessitam que seus filhos se livrem das drogas, que estudem, que trabalhem e tenham uma vida digna. Essa não é uma aspiração só da elite. Os mais pobres e até os mais ignorantes aspiram o melhor para seus filhos, para os seus vizinhos. Mas a direita brasileira, na sua ânsia infinita por poder e dinheiro, não percebeu que alguma coisa mudou radicalmente no Brasil.

    Wildner Arcanjo

    Não sei se os mais ricos aspiram melhores condições para os seus vizinhos. Nem sei se eles conhecem seus vizinhos!

Antonio

Parte II
Sem discurso – o projeto da direita brasileira é o mesmo de há 500 anos; uma pequena elite extremamente rica e poderosa antepondo-se a uma imensa massa de humanos pobres e miseráveis, devidamente analfabetos, drogados, alcoolizados, não politizados, em um meio social caótico pela violência, criados como reserva de mão-de-obra barata e facilmente manipulável. Isso acontece em São Paulo. Alckmin em seu discurso para governador promete o que não fez em seus 8 anos de governo e a população de São Paulo cai como patinho. Não perceberam ainda que ele e seu partido são impostores. Então, Deus me livre de essa direita criar discípulos para substituirem-nos. Primeiro que não ia dar certo. Depois, isso seria um desastre para a nação brasileira. Enquanto a direita brasileira não reformular seu pensamento e apresentar propostas e cumpri-las em benefício de toda a coletividade brasileira, além de deixar de lado todas as falcatruas que detonam o patrimônio do Estado e da nação, ela não terá vez. Estará fora de combate, cada vez mais.

Felipe

Serra dificilmente consegue virar o jogo. FATO
Lula usou toda a sua popularidade e tem tudo para eleger a Dilma. FATO
Se confirmada a vitória, a oposição vai ser motivo de chacota e ano que vem terá motivos suficientes para incomodar.
O PT que fique esperto que Dilma não é Lula, a vidraça dela é mais frágil.
Ou o Brasil pare de encarar política como uma competição esportiva, aliás, pior, porque no esporte há o reconhecimento das qualidades do adversário, ou se unem todos, independente de lado partidário em torno de um bem comum.
Ok, eu sei que sou utópico.

    Baixada Carioca

    Exatamente porque entendemos assim que optamos por votar em Dilma. O Brasil não pode cair em mãos erradas para que o entregue ao capital estrangeiro. Queremos um Brasil de todos e todas. É Dilma véi. Entendeu ou quer que desenhe?

Thiago

Acredito que os "analistas" do PIG sempre souberam da iminente derrota da oposição. Se eles fingiram duvidar, foi mais para dar sua parcela de esquizofrenia e, com isso, trazer um pouco mais de fôlego para Serra, melhorar sua arrecadação de campanha (até nisso falharam) e tirar Aécio da jogada, mantendo a oposição paulista com mais força.

Talvez a única surpresa para os tucanos e para o PIG nesta eleição, será se Mercadante tirar SP deles.

Aí sim, seria a pá de cal.

monge scéptico

O sr. COIMBRA analisa e muito a coisa da política.Nós eleitores vemos de outro ponto de vista,
as vias políticas. O povo cansou-se de ficar a margem, enquanto colarinhos brancos vendiam e desven-
-diam a nação a interesses nada nacionais e muito menos a interesses do povo, que tudo paga,
compulsoriamente. Não queremos politicos; queremos um projeto nacional de crescimento, moderado
cujos objetivos em consenso nacional, passe de governo a governo, sem perder o foco.
Até o excelentissímo LULA, peca quando faz política, porque ele é político. Não! não é política que
queremos, Q ueremos o que está acima exposto. Simples e diretamente com justiça forte e "justa, que
não dê cobertura a bandidos nem "gringos". Precisamos reformar as leis, para tapar tantas brechas por
onde juristas corruptos se saem tão bem na defesa de criminosos. Não é política, essa coisa velha e
corrompida. etc……………………………………………

    Antonio

    Bela resposta. No entanto, Lula não pode sair chutando o pau da barraca senão vira uma guerra e adivinhe quem vence.

Lima

E pensar que chamavam o barbudo de apedeuta. O CARA SE MOSTROU MAIS INTELIGENTE, SABIDO ETC, ETC DO QUE TODOS OS POLITICOS E COMENTARISTAS DO PIG JUNTOS. KKKKKK, isto nao tem preço.

Neruda

Azenha,

Sacangem pô, o Lula ensinou o povão a votar com o bolso assim como os endinheirados de sempre.

É meu amigo, sinais dos tempos !!!

Essa eleição já era, não tem jeito para oposição nem no tapetão.

Helio Leite

Pessoal, a Globo, Folha, Estadão, JN não falam nada do pilantra que trabalha para Ieda e que foi preso em flagrante quebrando sigilo de senador, ministro, policiais, promotores, etc. Como são aleivosos e vis esses meios de comunicação.

Helio Leite

Não intendo , não existe um jeito de se criar um Imprensa, um TV que com todas estas pessoas honestidade e capazes que faça contrapeso a estes golpista da Globo, Estadão, Folha, Veja, SBT, etc…

    Gersier

    Até a TV Brasil que o arthur vírgílio cpi,-(que como o seu partido o pfl mudou de nome,agora é DEMo)-,e hoje se chama artur neto,tentando com isso enganar os mais desavisados,disse que era a TV para promover o Lula e os "petralhas",entrou nessa de papagaio repetindo tudo o que o PIOG* fala.Por enquanto a única emissora que não entrou nessa,foi a Rede Record que por isso está a cada dia ganhando mais audiência.
    *Partido da Imprensa Ordinãria e Golpista

Fabio_Passos

joaquim silvério dos reis fugiu prá Alemanha na semana da pátria!

"
DE PARTIDA
FHC fez as malas e viajou ao Exterior na quarta-feira 1º, abandonando a campanha
"

FHC: um pote até aqui de mágoas
Enviado por luisnassif, sab, 04/09/2010 – 01:22 http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/fhc-um-p

Jair Orichio Junior

Hoje acordei com o seguinte sentimento: As organizações Globo não duram até a próxima eleição de 2014.
Da mesma forma que o JB (Jornal do Brasil) faliu, por optar pelo lado da mentira, da calúnia, da omissão jornaliística, com os Augusto Nunes da vida, Josias, Noblat etc., também O Globo, irá falir.
Se retirarmos a receita da Rede Globo, oriunda da Petrobrás, CEF, Banco do Brasil, BNDES e todas as outras autarquias que apresentam nessa concessão, eles vão falir…
E acho que com a Dilma eles vão chorar sangue…. muito sangue.
Dilma, espero que vc direcione esta verba para o POUNI, Escolas Técnicas e Agricultura Familiar.
DILMA NELES !!!!

Baixada Carioca

"Qual dossiê pode mudar o destino desta eleição?"

Baixada Carioca

"O melhor que teriam feito era admitir que ninguém derrotaria Lula neste ano, e mirar nas próximas. Era hora de lançar rostos para o futuro: um candidato a presidente que não estivesse, irremediavelmente, preso ao passado e um vice que não fosse motivo de chacota."

Eu já comentei em alguns blogs que o candidato a vice na chapa tucana perdeu uma puta oportunidade de se tornar um nome com reconhecimento nacional e um lider do partido que o levou ao limbo. Se sua estratégia tivesse sido a de fazer uma campanha propositiva, certamente não levariam essa disputa porque estava escrito que Dilma seria a primeira presidente do maior país da América Latina. Resolveu apostar na estratégia que o candidato tucano preparou para ele e comprou uma passagem de ida para o esgoto da rejeição.

Comungo com Coimbra que o tucano deveria mirar nas próximas eleições quando viu que "essa parada" seria a mais dura de sua vida. O problema agora é que a script que ele escreveu para o indiota foi o norteador de suas atitudes. Deu no que deu. Agora não adianta pensar no futuro, porque este ele jogou às favas.

flavio marcio

Mas, convenhamos ter um candidato tão raso quanto o Serra.
O que a Big Mídia, os ruralistas uderristas e os políticos da direitaça brazileira poderiam almejar?
Um candidato cujo corpo abriga a mesma alma que habita o corpo do Galvão Bueno: enquanto este narra com inabalável superficialidade o futebol, aquele funciona igualmente na política.
A mesma alma habitando corpos diferentes e possuindo igualmente apenas e tão somente dois neurônios: o Tati pra transmitir com o Bitati (ou será o contrário?).

Nélio Schneider

"Nem se tivessem fixado a meta de fazer tudo errado teriam ido tão longe." Ótima essa.

sergio

"A primeira coisa a dizer é que sua provável derrota pode ser tudo, menos surpreendente. Se houve algo inesperado nestas eleições presidenciais foi seu empenho em colocar a cabeça no cadafalso. Nem se tivessem fixado a meta de fazer tudo errado teriam ido tão longe."

Depois desta frase quase me mijei de tanto rir. Estou igual a Dona EVA (acho que vou por uma fralda).

Lá atrás eu dizia que esta oposição é tão burrinha, aliada a um PIG igualmente burrinho, que está eleição iria ser barbada. Lógico que falta ganhar. Não podemos subir no salto alto, mas que se eles continuarem neste caminho, não vai sobrar nada deles.
Imaginem se o Hélio Costa ganhar em MG, e o Mercadante virar para cima do Alckimin, o que será de Aécio??
Talvez seja bom, ele poderá reconstruir uma oposição mais sensata a partir do zero. Mas vai levar tempo.

Julio_De_Bem

Será meu presente de aniversário (04/10). Vou comemorar na rua a eleição da primeira presidente do Brasil.
Dilma lá :-)

Narsiza Batista

Observem a cara de indignação que o "Çerra " tenta fazer quando fala sobre este caso da filha dele. Ele tenta passar uma imagem falsa como uma nota de de treis reais. E o Canal da Globo repercute da mesma forma. Bando de falsos!

Gerson Carneiro

Além da certeza da vitória retumbante da Dilma, no dia 4 de outubro também tenho certeza que o Casal 45 convidará Dilma para um entrevista exclusiva. Minha recomendação à Dilma é que não vá.

aurelio

Creio que temos um novo momento em nosso País. Devemos procurar fazer o que nossa mídia não faz, informar nossos pares sobre o que o Brasil evoluiu neste governo no mínimo que já somos 8ª economia mundo. Pensem quando nossos meios de comunicação perceberem que seus índices(audiencia/leitores) caíram muito, vão perceber quais notícias realmente interessam.

Adilson

Azenha,

Desde que me conheço por gente o DEM = PFL sempre esteve no poder, inclusive ao lado da ditadura militar, nunca fizeram nada de bom para o país, até então, pois agora, os Demos deram uma enorme contribuição ao país, no sentido de facilitar a vitória da futura Presidente do Brasil, primeiro ofereceram o Arruda como Vice do Serra, depois recusaram a indicação do Senador Álvaro Dias, por último ofereceram o que há de pior nos quadros políticos, o Vice Índio da Costa.
Portanto, nessa assentada, quero agradecer aos Demos pela relevante serviço prestado ao país, afinal o PT ficará no poder por 20 anos. Meu muito obrigado, do fundo do coração.

    Marcio Leandro

    Concordo, a melhor contribuicao do ex-PFL para o pais foi ter ajudado a enterrar Jose Serra, o PSDB e o PPS.

SérgioFerraz

Estão desesperados: acabei de receber e-mail falando que "os pobres no Nordeste estão deixando de trabalhar porque estão recebendo vários tipos de bolsas-ajuda, e que o PT usa nosso dinheiro para compra de votos".
O e-mail foi para o lixo, lógico.
Esse pessoal da direita golpista e retrógrada é assim, eles se acham donos do Estado e que o Estado existe para beneficiar a eles, somente.

    Sérgio Arce Gomez

    Aqui no meu estado, MS, também ouvi de um amigo, mineiro, extremado direitista, que, na Zona da Mata, em MG, os patrões estão reclamando que a maioria dos "oreias secas" já não querem trabalhar por conta da Bolsa Família. Sempre argumento com ele, conhecedor de Estatística, que, devido á distribuição normal de uma população, o que se espera,até prova ao contrário, seria o seguinte: a) uma minoria (numa das extremidades da curva) deveria estar composta pelo grupo de pessoas que ele refere; b) no extremo oposto da curva estaria representada outra minoria da , aquela que na primeira oportunidade se retirarão do programa; c) a grande maioria deveria estar representada pelo centro da curva, a parcela que se retiraría do Programa logo que se sentissem totalmente segura para tal. Mas o meu amigo não concorda, e vai, além, dizendo: "Se a Dilma for eleita e fizer (aqui) aquilo que o Chavez tem feito na Venezuela, os militares a derrubam e, eu, vou soltar foguetes". Dá dó. É ignorância pura. Leitor emperdenido de Veja, onde semanalmente se auto-inocula com o veneno do ódio e preconceito que aquela revista destila.

    Marta

    Na verdade, o povo humilde não aceita mais trabalho escravo. E isso é o que os capatazes estão dizendo: o bolsa familia tira gente do trabalho escravo e abre o os olhos da moçada.

CC.Brega.mim

Que texto incrível.
O Coimbra tem toda a razão de achincalhar as leituras das pesquisas, dizendo aos jornalistas e analistas políticos que eles são amadores perto do Lula nessa matéria! Que ótimo e ainda mais que é pura e limpa verdade…
Precisamos aproveitar o enterro do Serra e do PSDB para destruir a credibilidade do PIG.
Devemos nos dedicar agora, mas também depois da eleição, cuidando dos arquivos, reeditando e publicando na rede, mantendo sempre atual os erros grosseiros de análise e interpretação da realidade. As omissões. As distorções.
Os factoides serão o mais difícil de provar. Mais fácil e talvez convincentes o bastante serão a coleção de cegueiras e pataquadas… Não descuidemos delas!

Rodrigo Ferrari

O Serra tá querendo fazer um remake porco de "Desejo de Matar". Desta vez, o mote para a truculência dessa Charles Bronson careca e com olheiras não é uma violação carnal da filha, mas sim uma suposta violação fiscal… Vá saber o que a filha de Serra esconde em sua declaração de renda. Sim, pois para tamanho desespero, coisa boa não deve ser.

luiz pinheiro

A vitória da Dilma é uma importante prova dos nove. Demonstra, vez por todas, o acerto das politicas econômica e social do governo do PT. Que dirão agora os que ainda não se davam conta, os que achavam que Lula apenas tinha sorte e carisma, e portanto não elegeria seu sucessor, porque "carisma não se transfere"? Veio a mais forte das crises, o governo do PT a venceu, e – pela primeira vez na história – sem passar a conta para o povo, para o trabalhador pagar. Ao contrário, o país estava preparado para adversidade, e saiu dela gerando empregos como nunca. O êxito do governo do PT é evidente, é histórico, é a base do grande país que o Brasil vai ser. Lula está elegendo a Dilma porque seu governo é ótimo e o povo brasileiro o reconhece.

juarez

Vamos aguardar,a grobope,e a dataserra,veremos quem tem mais compromisso com a verdade,já pensou se dependessemos apenas desses,era melhor consultar vodus,kkkkkkkkkkkkk.

Jacilon

MARCOS COIMBRA, talvez você nem venha ler este meu humilde e pequeno texto, é que eu também trabalho com pesquisas, em um pequeno instituto aqui em UBERLÂNDIA, na função de coordenador de campo, porem com o tempo de trabalho (14 anos), a gente aprende ver a reação das pessoas e enteder o sentimento das mesmas, em relação a politicas nacionais, e chegar a estas conclusões, que você acaba de citar. Então eu comentei (inclusive com o diretor) á alguns meses que tinha um sentimento que a DILMA mataria esta eleição no 1º turno. Então analizando sua fala, queria lhe parabenizar pela sua feliz conclusão com o atual momento político no BRASIL

Antonio Carlos

Nao vamos subestimar a mídia. O que eles vem fazendo ultimamente nem em 2002 e 2006. Metade do tempo do JN foi para esse factoide idiota que tenta encobertar a ligacao de Serra com Dantas. O cara e o PIG estao desesperados, sao capazes de tudo! Infelizmente, a Internet ainda nao está na casa de todos os brasileiros e nem todos tem a educacao cultural para entender o jogo do PIG. Mas, essa virada da Dilma mostrou que estamos adquirindo a maioridade, a Rede Globo nao impoe mais seus candidatos, nem escala a selecao. Retroceder jamais!

    Narsiza Flôres

    Eu não gosto de cantar vitória antes do tempo. Mas, moro em Uberlândia MG e pelo que ouço o "Çerra" pode preparar o terno pro enterro junto como "Farol". O "Çerra" e a maioria destes TucanoDemos vão encerrar a suas carreiras políticas agora no dia 03/10.

felipe augusto

a grande vitória será em 2014 contra Aécio, ele sim será um oponente, irá construir sua imagem a nível nacional durantes esses quatro anos, então a Dilma que trate de trabalhar muito e direito caso vença esse ano, pois terá de ter argumentos.

Aécio é excelente marketeiro, tem a imagem bem construída, mas é só isso, se ela trabalhar e continuar avançando com o Brasil, o Aécio tomará um coro pior que o Serra está para tomar.

luiz pinheiro

É preciso reconhecer: Marcos Coimbra é, de longe, o grande cronista destas eleições/2010.

francisco p neto

Olha
Lembrem-se os senhores que não é de hoje que eu venho afirmando que em janeiro de 2011 Dilma toma posse e começa o processo de implosão do PSDB.
Tenho dito isso em vários blogs quando o tema é pertinente.
O que Marcos Coimbra escreveu como um respeitável sociólogo faz sentido por tudo aquilo que venho dizendo há tempos.
Não quero ser o pai da criança não. Mas que vai acontecer… ah isso vai.

    Taiguara

    E, prestem atencao/ nao !ecxiste! a figura da !Dilinha paz e amo!. Se cuidem demofrenicos tucanopatas!

chico zé

Prezados,
O "dossiê" foi o último prego no caixão. O velório do Zé Doença já começou e o enterro está marcado para 3 de outubro.Meus pêsames para as viúvas do finado FHC ,também.

    Helcid

    confrade chico, temos que ter prudência !! esses "reaças" não largarão o osso tã facilmente !! a blogo-infantaria ligeira continua vigilante …

O_Brasileiro

Esse olhar para frente é o que torna o Lula tão bom!
Há outros políticos assim: FHC, Aécio, Zé Dirceu.
Já o Serra, seu único olhar é para o bolso dos seus amigos!
E esse olhar vai ser muito bem detalhado no livro do Amaury Ribeiro Jr.!
Quanto ao PiG… Bem, o PiG, se for esperto e tiver algum olhar para o futuro, vai se preparar para a banda larga da Dilma!!!

Claudinete Sergipe

Perfeita análise. Mas vamos continuar atentos, atuantes e vigilantes. Adversário é adversário, enquanto estiver respirando não podemos lhe virar as costas. Domingo é dia Sem Globo e SBT, eles precisam respeitar a lei e, principalmente, o povo.

Marinilda Carvalho

também sou cautelosa. em 2006 tudo se encaminhava para o primeiro turno, e vieram os aloprados. teremos 30 dias de sobressaltos. e agora, com o tracking diário do Vox, vou ficar sem respirar. sem dormir direito já estou há dias.

    Morvan

    Relaxe, Marinilda. Algumas coisas na vida não dependem [só] de você. Lembre-se (e isso serve para qualquer um de nós) que é muito mais útil para a nossa luta que cada um de nós esteja bem e disposto a lutar até a batalha final. Por isso, durma, relaxe e viva a vida. Seja forte e seremos imbatíveis.

    Abraço.

    PS.: Azenha e demais visitantes. Por favor, deem-me dicas sobre formatação de TAGS (desculpem o "berro") html neste Gerenciador de Conteúdo (IntenseDebate).
    Usuário Linux #433640

Pedro

Um pequeno esquecimento, crucial, nisso tudo: a retirada da candidatura do Ciro. A partir daí, sim, virou plebiscito. Ficasse o Ciro e com certeza a Dilma, hoje, não estaria com toda essa pontuação. Ainda bem que Lula é Lula e que Ciro é Ciro. Ambos vislumbraram a possibilidade do primeiro turno e não se deixaram envolver por questões particulares. Ave!

Geysa Guimarães

Quero mais é festejar a chegada da primeira mulher à Presidência do meu Brasil, Dilma Vanna Rousseff. E ter satisfações múltiplas com a cara de derrota de seus torturadores jornalixos, Bonner e Nascimento: os machos selvagens da Globo e SBT.

Henderson Sousa

A máscara vai caindo: o tal procurador com a procuração falsa foi filiado ao PT de 2003 ( leiam bem: 2003 = Lula ainda não era o semideus dos senhores) a novembro de 2009, dois meses após a quebra do sigilo da filha do Serra.

Ele não disse que era eleitor do Serra? Por que era filiado desde 2003 ao PT? A farsa estava sendo bem executada.

Vejam a outra peta: ele voltou atrás e disse que "talvez em um momento de emoção tenha se filiado a um partido e nem se lembrava mais".

Grito: mentiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

Se uma coisa não há depois que você se filia a um partido é esquecê-los, mesmo que não seja ativo, pois a partir da filiação o partido passa a te encher o saco com cartas, emails, cartas de felicitação de aniversário, Natal, Páscoa…

A Dilma vai ganhar? Provavelmente. A economia e o Lula andam em alta. Mas e a democracia? Os direitos individuais que inda podemos gozar aqui e não na Coreia do Norte e Venezuela? Eles ganharão?

Saudações.

    Jorge Zimbábue

    Ô Her Henderson, cê anda bebendo demais, sô! Larga a Mardita que ainda vai te fazer muito má.

    Leider_Lincoln

    E ninguém cala, este chororô/ chora o candidato, chora a tv, chora o comentadorrrrrrrr.
    Vai dormir que a cama é quente, Henderson.
    A hora da alegria se aproxima e a maioria vencerá!

    Ed.

    Vc que lê o PIG assiduamente (e certamente não viveu a ditabranda) não percebe que a imprensa tem TOTAL liberdade? Assim como todas as instituições? Até para insinuar "bandidagem" do presidente da república?
    O PIG esconde os bons resultados do país, para concentrar todos os seu megawatts de potência na declaração insípida e inodora da Veronica Serra, que não ajudam a candidata que tem mais da metade dos votos…
    Ao contrário querem ajudar eleitoralmente ao candidato! É só ler o PIG, tudo para Serra e nada para Dilma.
    O "X"da questão, que uma imprensa séria ao interesse público deveria questionar, não é a declaração de renda (que ela e especialistas vão fazer "direitinho"), mas a sociedade da filha do minsitro privatizador de FHC com a irmã e sócia do banqueiro privatizador de FHC. Isto sim comprovado por documentos públicos?
    Não te parece mais grave do que conhecer a declaração insípida que ninguém sequer tem interesse em conhecer?!
    Assim vc nunca vai poder mais…

    Helcid

    … e você ainda tem a paciência de explicar "algo sério" para quem "não leva nada a sério", Ed…

    Baixada Carioca

    O tucano mentiroso fez um comício para cerca de 500 pessoas no sul e chorou. Reclamou que a filha tem 3 filhos e nunca se meteu em política. O que fazem com ela é terrorismo, disse ele. Pobrezinho. Deveria guardar as lágrimas para quando sair o livro do Amaury Jr.: vai ser bombástico e então terão mesmo que se lembrar dos 3 filhos. Qual exemplo deixam para as crianças hein!…

    Marcos Neves

    Isto só demonstra, por exemplo, que escolheram o bocó a dedo. Na declaração só tem a parte boa dos ricos. O temor do Serra não é este, e os dados de declaração não circulavam na internet, e sim, uma cópia pública de documento americano onde a filha do Serra é sócia da filha do beneficiário das privatizações tucanas: Daniel Dantas. Ou seja Serra&Dantas companhia ilimitada!!!!

    ZePovinho

    Cadê os dados da declaração,Lacerdinha Paulistana?????????Será que os dados não aparecem para que não saibamos as relações da filha de Serra com a irmã do banqueiro bandido Daniel Dantas????????????

    Henderson Sousa

    Pergunta para o Lanzetta. Pode esperar. A máscara vai cair.

    A boataria afeta os neurônios dos senhores. Fazer o quê? É gente que mente…

    Saudações.

    Henderson Sousa

    Ah, só mais uma coisa que esqueci: o tal contador é cunhado de um dos fundadores do PT de Maua.

    Esclareça isso a mim?

    Leider_Lincoln

    Henderson, desiste. E daí que ele cunhado de não sei quem? Você sabe quantos filiados o PT tem? É um partido de massas, são milhões de filiados. Virtualmente é difícil que haja um brasileiro com parente (ou contraparente, no caso) filiado ao PT.
    Não percebeu que quebraram o sigilo de 140 pessoas, inclusive da Ana Maria Braga? E estão usando os que são tucanos e/ou sócios da família Dantas para fazer escândalo. Gosta de escândalo, Henderson?
    Espere a publicação d'Os Porões da Privataria e a eleição de um número de deputados e senadores de esquerda muito maior do que temos hoje. Espere a Dilma terminar a faxina no STF. Aí você verá que o candidato que você defende (na verdade não defende, ataca o oponente e só) saindo da caverna do ostracismo para uma cela geladinha, que ele mesmo construiu.
    Isto sim, será escândalo e provavelmente, é disto que você tem medo.

    P.S. Ofender e depois dizer "saudações" não é educação, mas cinismo atroz. Não te faz popular e não ajuda suas ideias. É por isso que vocês têm cada vez menos intenção de voto. E por isso perderão. Acham que as pessoas são idiotas, mas se esquecem que não estão vendo o mundo, apenas o espelho.

william porto

Essa nossa esquerda não aprende nunca se pode e nem se deve subestimar a direita, ela é capaz de tudo. Literalmente. Na minha Região, Pesqueira e Arcoverde, em Pernambuco, os mais velhos quando vuiiam um moço ir com sede ao pote, ficar comemorando antes do tempo, usando sapato alto, diziam que não se pode contar com o ovo quando ele ainda está no cu da galinha. Falta 30 dias para as eleições, vemmm mais factóide, armação, mutreta e toda sorte de safadeza. Convém t6ocar a campanha com garra e sem acomodação.

    Leider_Lincoln

    Mas quem disse que não estamos combatendo, Willian? Eu não ganho meu dia se não ganhar um voto para a Dilma. Gato algum tempo desmontando factoides, respondendo spams, combatendo trols, esclarecendo alguns alunos e suas famílias. É um leão por dia e acredite que muita gente faça o mesmo.

EDUARDO

Marcos Coimbra o genio das pesquisas e como interpreta-las, o que eh o mais dificil. Acompanho-o desde 1989 e nunca erra. Perfeito, E a turma do Serra dizendo que ele eh comprado pelo PT. Só rindo. kkkkkkkkkkkkk

Mauro

A vantagem de serra ,mostrava apenas a visibilidade que ele tinha por ser gov de São Paulo nada mais,enquanto DILMA por ser da Casa Civel não tinha visibilidade, mas tinha e tem Potencial reconhecido por LULA e agora por toda uma NAÇÃO
DILMAISSSSSS
RETROCEDER JAMAISSSSSS
DILMA A ESTRELA DA VEZZZZZ

JOÃO

O FHC DISSE QUE O LULA IA SANGRÁ EM PRAÇA PUBLICA, O JORGE BOMHAUSER DISSE QUE PT IA
DESAPARECER, DO GEITO QUE SERRA ESTÁ CAINDO QUEM VAI SUMI É A TUCANAGEM.

    Morvan

    João, não sou Administrador do Blog, mas, por favor, evite escrever em caixa alta. Como você deve saber, é uma norma de Netiqueta.
    Obrigado e boa tarde.

    Morvan, Usuário Linux #4336040

    Conceição Lemes

    Valeu, Morvan. É isso mesmo. abs

    Morvan

    Não há de que, Conceição Lemes.

    Morvan, Usuário Linux #433640

Helcid

e quem disse que a "Blogosfera" não faz diferença? o "jenio mentiroso" até deu uma ajudinha !!
http://oleododiabo.blogspot.com/2010/09/escrevend

Miguel do Rosário comenta:

"Ontem de noite, no Jornal da Globo, assisti a uma cena estarrecedora. Inacreditavelmente, Serra citou pela enésima vez os tais "blogs sujos", mas desta vez, nomeou um deles, Os amigos do presidente Lula. O tucano envolveu o blog na violação do sigilo de sua filha. É uma mentira sem tamanho e ao mesmo tempo revela desespero, ignorância, truculência e uma estupidez sem limites. Serra não sabe o que é internet. Não sabe que as informações correm livres e o tempo da obscuridade acabou. Os dados referentes a Verônica Serra não continham nenhum sigilo fiscal, eram documentos públicos disponíveis na web.

É incrível, amigos. Eu vinha me recusando a ter essa visão exagerada de nossa importância na campanha. Mas Serra está passando recibo. A gente está fazendo diferença! A partir do momento em que a figura mais poderosa da oposição ocupa os principais telejornais do país para bater boca com blogs singelos, feitos pessoas sem recursos, isso prova que estamos incomodando!

O mais ridículo, no entanto, é Serra ter chamado os Amigos do Presidente Lula de blog "semi-oficial", alegando para isso o fato do presidente ter enviado cartinha de feliz aniversário. Vixe Maria! Serra não tem amigo nenhum e agora assina um recibo (outro) de inveja! O blog Amigos do Serra, mesmo sendo patrocinado pelo PSDB, saiu do ar! Sugiro fortemente a leitura da reação do Amigos do Presidente à truculência de Serra."

ô zé: nau á deriva…

    juarez

    Vamos fugir dessa amizade,ele é o camelô do patrimônio nacional,defendem a infeliz tese neo-gaga do estado mínimo , veja oque eles fizeram com são paulo,lotearam nossas estradas,quem quer um amigo desse,só mesmo um desinformado ,ou um daqueles que aguardam um leilão de uma estatal.

Mauro

Sempre considerei duas coisas sobre pesquisas eleitorais: a intenção espontânea e a rejeição. Para mim elas sempre foram mais importantes que a escolha na estimulada.
Cresci vendo o Maluf e o Hélio Costa saírem na frente e perderem. Vi também o Lula em 1994. Aprendi.
Mas o problema do Serra e dos jornalistas xereletes é que acreditaram na própria mentira. E pela a arrogância da elite letrada, supuseram que poderiam manipular as mentes via televisões, jornais e revista esgoto. Sempre viram o povo com desprezo, como uma massa rude e ignara ao sabor dos comandos de iluminados. Não atentaram para o fato de que quem nasceu em 1980 está com 24 anos de idade e nunca soube o que é limite, como têm dito alguns psicólogos. Trata-se de uma geração que não aceita cabresto. Nisto melou o joguinho sujo desse plutocratas.

    Gersier

    "Mas o problema do Serra e dos jornalistas xereletes".
    Não são xereletes não,são é xexelentos mesmo.Tadinho dos pobres peixinhos.

Maria Lucia

Oh Ataide1 Nao eh salto alto nao! Eh realidade mesmo!

alexandre

O Golpe não morrerá nem depois do dia quatro. Fiquemos alertas. o projeto do serra vai pro lixo da história . mas o golpe sobreviverá. por quanto tempo?

Daniel

Agora: O tal contador era filado ao PT. Segundo email recebido pelo casal nacional. Em que isso muda? Tou preocupado. Isso vai ser explorado a não mais poder.

    Baixada Carioca

    E quem acredita no PIG? E daí que o cara fosse filiado ao PT? O que isso tem que ver com Dilma Rousseff?

ricardo

José Serra é uma grande piada, ele sim é arrogante……e vomita sua impafia todos os dias na cara dos Brasileiros.

Um coisa temos que avaliar – essa metira sobre a quebra de sigilio é muito bom para o PSDB. Só uma pessoa da estirpe de Serra para ser tão falsoooooooooooooooooooo.

A policia federal deve investigar Serra, se tem alguem erra deve ser ele.

Luciano Prado

O que matou antecipadamente a oposição foi o mesmo veneno que historicamente vem matando os arrogantes e prepotentes: a certeza da vitória. A velha imprensa ajudou sobremaneira nesse processo suicida e será enterrada junto com a oposição. Se essa gente (imprensa e oposição) depois da derrota insistir na mesmice estará protagonizando mais um filme de terror barrado: os mortos vivos.

Francisco

Azenha, talvez se o cantidato fosse o Aécio não haveria tanta baixaria, o povo já não suporta mais os perdedores a reclamar entra ano sai ano, CHEGAAAAAAAAAAAAAAA! Agora não tem mais retrocesso, agora é DILMAAAAAAA á continuação de LULA! E deixa eles ficarem desesperados até 03 de outubro vai ser assim e depois vaõ morder a fronha até 2014.

Ed.

O medo da coligação "Brasil à Venda" com este provável cenário é pra lá de aterrorizante!
O PIG vai se desmoralizar…
Mutretas contra o interesse público, abafadas por eles vão minguar… as exaltadas por eles também vão minguar..
Anúncios, vendas de assinaturas e investimentos públicos neles (ex: Finep no Estadão), vão minguar…
Aí, os soberbos rendimentos dos colonistas não poderão ser pagos e vão ganhar menos ou … rua!
(e por "justa causa", pois terão sido incompetentes…)
Alguns até virão para a blogosfera independente… e contarão mais podres dos antigos patrões…
Aí o PIG míngua…
Aí as comissões dos "brokers" do Brasil à Venda irão minguar!
Mas que coisa!…

Ronaldo

Faltam 30 dias de factóides, dossiês, denúncias, representações no TSE, no Supremo, no escambau, reclamações e ranger de dentes. Ninguém merece!

O vampiro só morre depois da estaca cravada no dia 04 de outubro. Até lá vai assombrar todas as madrugadas e a assobração vai repercutir na imprensa tucanhalha na manhã seguinte, reverberada pelo JN.

Enquanto isso vamos aproveitar a maré e dedicar parte do tempo de exposição em divulgar o golpete dos 2 documentos para votar.

José Silva

Só posso dizer uma coisa. DEUS É MESMO BRASILEIRO!!!!

Jorge Correa

Azenha

Desculpe-me por saudar o PHA no meu comentário pensando que estava no Conversa Afiada.

Um abraço.

LuizCarlosDias

Ja é dia em que nossa emoção toma conta de nossos sonhos, eu choro sim, dignamente, viva dilma, eternamente LULA

Jorge Correa

PHA

O Marcos Coimbra, como sempre, perfeito.

E seja o que Deus quiser.

Um abraço.

    Henderson Sousa

    Você está no blog do Azenha. Largue a bebida.

    Saudações.

    Gerson Carneiro

    Sempre me declarei contra ao banimento dos capitães-do-mato, desse blog.
    Sempre afirmei que eles me divertem.
    Está aqui um caso típico.

    Henderson, essa não é aquela cerveja mas também é Boa.
    Só me diga uma coisa: como é que se diz "Largue a bebida" naquele seu idioma?

    Helcid

    … aos trolls que frequentam este blog, ajudem este cara: é preciso interná-lo, antes que ele afogue em suas próprias lágrimas !!

    … que patético !!

    francisco p neto

    Ou melhor Jorge
    E seja o que Dilma quiser.

Carlos Soares

Na Veja é assim: o factóide morreu…Viva o factóide!

ruypenalva

Feito fetos anencéfalos, aguardando a decisão da justiça se podemos matá-los ou deixá-los à própria sorte

Ataíde

olha o salto alto aí gente, falta um mês ou 30 dias aproximadamente!

    CC.Brega.mim

    Não é salto alto. É luta.
    O espírito de vitória faz parte da luta.
    E é contagioso.
    Vamos disseminar por todo o país.
    Se nos assustarem, conseguirão algum recuo.
    E não podemos recuar, já que estamos avançando…
    Bem pra cima deles. E com muita força.
    Vamo que vamos.

    Baixada Carioca

    Pergunte se Lula está de salto alto? O cara faz 3, 4 comícios por semana junto com Dilma. Não tem sapato alto não Ataíde. Tem trabalho, como disse a Brega.mim.

Se Nagao

Naquela época o Presidente Lula dizia "treino é treino, jogo é outra coisa" para contradizer aqueles que achavam as pesquisas na época como definitivas favoráveis ao Serra.

Deixe seu comentário

Leia também