Marcos Coimbra: FHC marcha o Brasil para o buraco

Tempo de leitura: 3 min
A mais radical “antecipação” de eleição presidencial na história do Brasil aconteceu no governo FHC, que levou a maioria parlamentar que o apoiava a aprovar emenda constitucional que lhe dava o direito de pleitear um segundo mandato

Marcos Coimbra: FHC e mídia de direita são tão parecidos que é difícil saber, hoje, quem influencia quem. Felizmente a maioria da população pensa diferente

por Marcos Coimbra, em CartaCapital

A vida é cheia de coincidências. Recentemente, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso publicou um de seus habituais artigos de discussão política. Foi daqueles nos quais assume o papel de farol das oposições. Seu conteúdo era, como se esperaria, fortemente crítico em relação ao governo.

Por coincidência, no mesmo dia, os principais jornais estavam cheios de notícias negativas sobre a situação nacional. Depois de lê-los, qualquer um ficaria com a impressão de que o Brasil caminha em marcha acelerada para o buraco (se é que já não estaria dentro dele).

Em outra coincidência, ficou pronta, naquele domingo, uma nova pesquisa nacional da Vox Populi. Feita em todo o País, sua amostra era suficiente para que os resultados sejam representativos dos sentimentos da opinião pública brasileira.

O artigo de FHC e o tom do noticiário eram tão semelhantes que um desavisado poderia suspeitar. Os editores e o ex-presidente estariam combinados? Você diz isso e nós aquilo? Nós mostramos os “fatos” e você os interpreta?

Conhecendo os personagens, é pouco provável. Mas FHC e a mídia conservadora não precisam combinar (no sentido de pactuar) exatamente porque combinam (no sentido de possuir afinidades). Cada um à sua maneira, contam as mesmas histórias.

São tão parecidos que é difícil saber, hoje, quem influencia quem. Tendo há muito abandonado o vigor analítico de seus tempos de sociólogo, as ideias de FHC se parecem cada vez mais àquelas dos editorialistas e comentaristas da direita da mídia. E esses, por o admirarem com veneração, fazem o possível para imitar seu pensamento.

A cada dia, FHC fica mais Globo e Veja (até porque não conseguiria viver sem eles) e elas mais FHC. Todos imaginam um Brasil lastimável, onde tudo dá errado. São, no entanto, de um otimismo imenso. Paradoxalmente, acreditam que estamos à beira do abismo, mas acreditam em uma saída simples e rápida: derrotar o “lulopetismo” na próxima eleição.

Em contraste flagrante, não há qualquer coincidência entre o seu pensamento e o sentimento da vasta maioria do País. A pesquisa da Vox, como as outras recentemente divulgadas, do Ibope e do Datafolha, mostra quão pequena é a parcela da sociedade afinada com a oposição, seja nos partidos, nas instituições, na indústria de comunicação ou na opinião pública.

Os entrevistados se dizem satisfeitos com o País e esperançosos em relação ao futuro. Entendem que sua vida tem melhorado e vai melhorar ainda mais. Sabem que falta muito por fazer, mas confiam no caminho trilhado.

Aprovam o governo. A maioria considera “ótimo” ou “bom” o modo como Brasília lida com a economia, enfrenta a crise econômica internacional, trata as questões do emprego e da inflação, administra programas sociais, conduz a política habitacional, cuida da imagem externa do País.

Gostam da presidenta: mais de 80% dos entrevistados a definem como “ativa”, com “garra”, “decidida”, “conhecedora do Brasil”, “boa administradora”. Mesmo em itens em que os políticos tendem a se sair mal, ela obtém índices muito favoráveis. Mais de 70% afirmam ser ela “sincera”, “próxima do povo” e “de palavra”.

É tamanha a diferença entre as convicções oposicionistas e o sentimento popular que é como se vivêssemos em dois países. Em um, tudo vai mal e a mudança política seria imperiosa. No outro, as coisas seguem de maneira satisfatória e as perspectivas são positivas. Neste, a continuidade política é lógica.

Está errada a maioria dos brasileiros? Os únicos certos são os próceres oposicionistas, os articulistas de meia dúzia de jornais e a minoria da sociedade? Somente eles conheceriam a “verdade”? Todos os restantes seriam ignorantes e incapazes de conhecer suas vidas, donde inabilitados para dizer-se satisfeitos de forma racional?

Não é apenas autoritária a tese de que só alguns poucos privilegiados conhecem o Brasil e possuem a visão certa das coisas. É tola e inútil para a atuação política.

Pode ser agradável para uma liderança escrever um artigo para jornal e ler na mesma edição uma manchete a confirmar sua análise. Assim como pode ser prazeroso para um jornalista referendar, por meio de seu trabalho, as ideias do ídolo.

Nada disso adianta quando não coincide com o que o povo pensa e deseja. As oposições se acham superiores, mas estão apenas a léguas dos cidadãos. E são eles, os cidadãos, que elegem os governantes.

Leia também:

Tarso Genro denuncia um episódio em que a grande mídia demonstrou sua intolerância


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Paulo Nolasco

O ex-FHC é simplesmente ridículo não merece nem a atenção que lhes dão, não percamos tempo com tanta imbecilidade.

henrique de oliveira

LULA perdeu para fhc 2 vezes , e ganhou 4 e não teve que pagar R$ 200.000,00 para cada parlamentar , para se reeleger , isso sim é mensalão , o resto é dinheiro de pinga.
As elites vagabundas nunca mais voltaram ao poder essa turma do cansei vai ficar cansada de esperar.

Valcir Barsanulfo

O cínico sociólogo fhc, há muito tempo nos pediu para esquecer o que ele escreveu, e eu o atendo em 100%, não leio uma vírgula do que ele escreve.

Julio Silveira

Eu sei que os Blogs progressistas são obrigados a falar no FHC, visto a midia corporativa querer transformá-lo num icone da inteligência nacional. Eu entendo. Mas é insuportavel ter que ver matérias sobre um cidadão que em qualquer país minimamente decente, que se prezasse, poderia estar se justificando perante as mais altas cortes, tal numero de violências que praticou contra a cidadania de seu país. É dose de leão ter que aguentar tanta visibilidade para alguem que deveria estar invisivel em nossa história. Esse Brasil. É mais um desse idolos fabricados pelos beneficiários cujo combate ainda os ajuda existir.

Eduardo Guimaraes

Excelente a análise e sintese. Fico por aqui para os tolos não acharem que voçê, Coimbra, é meu ídolo!

bolinha de papel

Dia desses, se não me engano Domingo retrasado, li um artigo do FHC no tal Estadão e confesso que meu estômago revirou com vontade de vomitar. Como existem seres nojentos na política nacional! É muito cinismo pra uma pessoa só. Acho que esse serviçal do Departamento de Estado Americano só pode achar que todo mundo tem a memória curta. Pior de tudo, esse coisa continua na missão de apequenar o Brasil. Espero que nunca mais, qualquer candidato apoiado por esses lambe botas ganhe para Presidente.

Marcos Lima

Este senhor deveria fazer uma “mea culpa” toda vez que fosse dizer alguma besteira e pensar na compra de voto que fez e á época toda imprensa divulgou.

Marta Santos

Duas surras em primeiro turno. Isso dói muito e jamais vão esquecer.

    Luiz (o outro)

    O lulipe tem dupla personalidade???

Mardones

Não li o artigo do FHC e, aliás, nem preciso fazê-lo, pois sei que o ‘esqueçam o que eu escrevi’ é um daqueles brasileiros que acham que o Brasil deve funcionar e servir apenas a 20% da população. E isso ele deixou claro nos seus 8 anos de (des)governo. FHC e a direita política e midiática precisam seguir seu caminho árduo de críticos sem reflexão do passado recenete, pois alimentam uma minoria que dispensa a história e a democracia.
Infelizmente, o apoio da população aos governos do PT-PMDB não foi suficiente para fazer com as reformas estruturantes fossem levadas a sério. Pelo contrário, o apoio parece ser fruto do abandono das reformas por parte do governo de coalizão e da guinada centro-direitista deste mesmo governo.
Esse apoio parece desconhecer que o BNDES segue financiado projetos privados com dinheiro público e com juros diminutivos, a desindustrialização e a precariedade de serviços como saúde e educação. Então, é um apoio a um governo que conseguiu – e com louvor – incluir pessoas, milhões delas, na aldeia do consumo.

ccbregamim

“O artigo de FHC e o tom do noticiário eram tão semelhantes que um desavisado poderia suspeitar. Os editores e o ex-presidente estariam combinados? Você diz isso e nós aquilo? Nós mostramos os “fatos” e você os interpreta?

Conhecendo os personagens, é pouco provável.”

ahahah…
adorei a ironia

Taques

FHC 2 x 0 Lula,

Esse é o problema.

Marcos Coimbra não aguenta. E olha que já se passaram 11 anos…

Foi muito doído. O trauma é grande.

Compreensível.

    Aline C Pavia

    Lula 4 x 0 PSDB, o que será que dói mais? 2002 – 2006 – 2010 – 2012

    Taques

    FHC 2 x 0 Lula.

    Ninguém chuta morto.

    Gilberto Marotta

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!! Só rindo desses fanáticos…

    Valdeci Elias

    Quantas vezes quebrou o Brasil :
    FHC 2 x 0 Lula

Reinaldo José Mercador Dantas

Quando vão chamar os jornais e revistas que apoiaram a ditadura civil-militar para prestar contas a nação? Estou esperando CNV? Até quando? Tenho Dito

Messias Franca de Macedo

UM TRIBUTO DOMINICAL AO JOAQUIM, AO FUX, AO GILMAR, AO DECANO, & A AOS OTROS MERVAIS (sic) TAMBÉM DO STF (idem sic)!

Churchill dizia: “Somos mestres das palavras não ditas, mas escravos das que deixamos escapar”.
Citação feita pelo jornalista e professor Torquato Gaudêncio no artigo ‘TORQUATO: DIÁLOGO NO JUDICIÁRIO NUNCA FOI TÃO BAIXO’

BRASIL (QUASE-)NAÇÃO [depende de nós!]
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Fabio Passos

fhc é merecidamente odiado pela população. Se for a uma periferia de grande centro urbano… corre grande risco de ser morto a pedradas.

A “elite” branca e rica já percebeu que seu capacho da sorbone não funciona mais para fins eleitorais. psdb-PiG apanham numa eleição e noutra também.
fhc agora já não passa de mais um golpista.

FrancoAtirador

.
.
E o Aébrio que levou as Minas para o Rio

e deixou os mineiros só com as Gerais…
.
.

lulipe

Um dia os “esquerdas” de plantão entenderão que que foi bom para o Brasil o lula ter perdido para o FHC, por duas vezes vezes no primeiro turno,já que, caso o lula tivesse ganho naquela época com a aquele pensamento “comunista reacionário atrasado radical ultrapassado”, o Brasil não seria o que é hoje, ou seja, ele ganhou e manteve a política macroeconomica do PSDB, bem como copiou o programa de assistência do bolsa-escola e temos um país melhor, que já merece uma gestão mais profissional.

    RicardãoCarioca

    Ainda bem que o Lula não copiou a Selic de 45%, inflação de 2 dígitos, o racionamento de energia, o desemprego, as 4 quebras da economia, as várias idas ao FMI com o pires na mão e com as calças arriadas, a manutenção do salário mínimo abaixo dos US$100, o afundamento da P-36, a privataria, a falta de vagas no ensino público, a ausência de acesso gratuito ao ensino superior, a compra da reeleição, o sucateamento das estatais – para que a imprensa amiga criticasse antes colocando a culpa no modelo estatal para depois criar um clima favorável – para vendê-las aos amigos, a venda da Vale por meros 6 meses de faturamento à época e com o dinheiro do BNDES, fazer o Bacen favorecer seus amigos e ter um prejuízo bilionário e de lançar candidato que responde na Justiça de MG pelo sumiço de 4,5 bilhões de estatais mineiras, apostando que, se a imprensa amiga nada noticiar, a justiça amiga nada precisará fazer. Alelula!

    Mário SF Alves

    Cruz credo. Vade retro satanás! Diriam ele, o PiG e todos os demais ecossistemas associados.
    ________________________
    “…sumiço de 4,5 bilhões de estatais mineiras, apostando que, se a imprensa amiga nada noticiar, a justiça amiga nada precisará fazer. Alelula!
    ____________________________________
    E aí, é ou não é o mais fiel retrato do que a gente costuma chamar de regime casa-grande-BraZil-eterna-senzala?

    Ulisses

    Você tem bola de cristal para prever o pretérito do perfeito? O Se? Se minha vô não estivesse morta, estaria viva? Se Collor não tivesse ganho em 1989, não teria o confisco da poupança! Se FHC não tivesse ganho em 1994 não teríamos o maior escândalo da história da república Brasileira, a PRIVATARIA TUCANA, com seus mais de 100 bilhões de dólares da riqueza brasileira passado para as mãos dos amigos do príncipe sociológico. Não pagaríamos as tarifas mais caras do mundo de energia e telefonia. Não teríamos o apagão em 2001 que derrubou nosso PIB e lastrou desemprego e miséria até 2004. Se estes dois canalhas promovidos pela Vênus Platinada Globo, não teríamos este monstro canalha chamado PIG que torce e trabalha pelo atraso e miséria brasileira. Se? Se Lula tivesse ganho em 1989, hoje o Brasil já seria uma potência, pois não teríamos esta década perdida que foi os anos 90, pujança mundial e miséria GABIRU no Brasil!

    Aline C Pavia

    lulipe, lá no Jardim Ângela se vc fala em “macroeconomia” eles lembram de 8 meses de racionamento de energia. Na UFMG se vc fala em “programa de assistência bolsa-escola” eles lembram do calote de 1 ano nas contas de água e luz. E se no Pinheirinho vc falar em “gestão profissional” é capaz de sofrer tentativa de linchamento.

Amaro Doce

É impresssionante a cara de pau de certos “jornalistas”, como por exemplo, a do Sr. William Waack. Num dos programas dirigido por este senhor os convidados falavam de como seria a Venezuela após a morte de Cháves. Até que dois dos quatro participante tentaram mostrar que o Cháves não era o Diabo chupando manga que estava sendo retratado. Mas toda vez que os dois se manifestavam o Waack, o homem da CIA segundo os documentos vazados pelo wikileak, procurava colocar as coisas nos eixos, isto é, reconduzia o papo para o que havia sido programado: falar mal do Cháves.

Mas o que me deixa perplexo é porque esse pessoal que tem um ponto de vista diferente aceita participar (aparentemente eles foram convidados)de um programa dessa natureza. Será que é porque a vontade de aparecer na televisão é irresistível?_Será que eles não sabem que suas falas vão ser truncadas a qualquer momento, como sistematicamente ocorre com aqueles mais atrevidos? Conheço um escritor bem esclarecido que não resistiu aos encantos da Ana Maria Braga e deitou falação à respeito de um violonista chamado Canhoto da Paraíba, que na época se encontrava enfermo.O texto, lido pelo próprio escritor, e saiu piegas bem ao gosto da produção do programa.

Graças a Deus eu não tenho nada para dizer aos donos da televisão brasileira (e você só diz o que eles querem), e se tivesse alguma coisa para dizer ao telespectador, eu não aceitaria o convite e recorreria a outros meios para comunicar a minha mensagem.

Alguém falou na palavra jonalixo? Pois a televisão brasileira está cheia desse tipo de coisa.

Fabio Passos

PiG-psdb so tem uma ideia: Defender os privilegiados.
fhc = civita = serra = marinho = aecio = frias = alckmin = mesquita.
Capachos da casa-grande.

E por isso que fhc foi disparado o pior presidente da historia do Brasil.

ricardo silveira

Faz dez anos que a oposição sustenta a mesma crítica, às vezes muda o tema, mas não importa, como não importa se a crítica é correta, porque o que se quer é voltar ao poder. Que falta faz a democratização do espaço público.

Tarso Genro e a arrogância da grande mídia: "Tomate não é uma concessão pública" – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] FHC, no papel, marcha o Brasil para o buraco […]

maria de sobral

FHC e o PIG, tudo a ver. Agora, A VER MAIS. Uma coisa é certa, FHC é filhote dele, com um TOC moderado de Marx. Mas, se curou. Agora é o MAXimo pro pig.

Raimundo

FHC não tem credibilidade, pois escreve algo hoje e amanhã pede para que esqueçam tudo aquilo que ele escreveu. Era um socialista de fachada que na primeira oportunidade ficou de joelho diante dos EUA, aderindo ao consenso de Washington e entregando todo patrimônio do Brasil aos capitalistas internacionais. Um verdadeiro entreguista.

willian

FHC jamais sera perdoado por ter vencidoLula duas vezes, ambas no primeiro turno. Outros, como Collor Maluf e Sarney obtiveram o perdao. FHC jamais sera perdoado.
U m dia esta dor de voces tambem passara, ok?

    Ricardo JC

    Você aqui de novo com esta ladainha. Quem dá mostras inequívocas de que não digeriu a derrota é o próprio FHC. Está apostando todas as suas fichas nesta eleição, para tentar provar que o ele era o “cara” e não Lula. Está mais ativo do que nunca, procurando influenciar a tudo e a todos. Vai quebrar a cara outra vez, porque a rejeição ao seu nome (ao contrário de Lula) é imensa. Não vai demorar para Aécio perceber que FHC tira mais votos do que os dá. E aí, com a derrota, mais uma depressão e sofrimento em seu coração vaidoso. É só esperar para ver. Aliás, vocÇe não respondeu da última vez. Você acha, sinceramente, que FHC ganharia uma eleição de Lula, hoje?

    Cavalcanti

    Realmente, Williams, deixamos de ser felizes bem antes. Tivemos que esperar 08 anos para termos dignidade e auto-estima, porque com fhc só víviamos pedindo esmolas ao FMI e sendo humilhados pelo mundo afora…!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    RicardãoCarioca

    As vitórias de FHC foram no tempo das trevas, quando não havia internet disseminada e a Rede Goebbels conseguia engambelar a maioria da população.

    Com informação, a população não elege mais a direita. Como se vê, a mentira e a enganação não duram para sempre. Já a cara de pau, a perda de tempo, a ladainha e o quixotismo de alguns, parece infinita.

    willian

    O PT vai ficar eternamente no poder. Satisfeitos?

    Aline C Pavia

    Lula venceu o PSDB quatro vezes. Quem não perdoa quem? Boa noite.

    Ricardo JC

    William
    Seguramente o PT não vai ficar eternamente no poder, mas duas coisas posso te garantir:
    1) Hoje, a grande maioria do povo brasileiro não tem saudades de FHC. Coloca ele na cédula eleitoral para ver o resultado.
    2) Quando a direita assumir o poder novamente, vai ser por um só mandato. Pode escrever. Vão todos se lembrar dos anos do PT. Pode anotar.
    E olha que os governos do PT nem são tão bons assim. Mas as idéias da direita brasileira (e de seus seguidores fieis) são simplesmente uma lástima.

Alberto-Rio

FHC…
Cada vez mais ridículo. Parece o personagem Chaves com suas trapalhadas. De tão ridículas tornam-se engraçadas.
Se bem que, FHC deveria ser mais parecido com o Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbo. Por uma questão de coerência.

Urbano

A eminência parda dos pobres de espírito…

Fabio Passos

Pig = psdb
Sao a mesma coisa.

A “elite” branca e rica tem nojo do povo brasileiro e vive curvada aos interesses imperialistas.

E por isso que fhc, bob civita, serra, a famiglia marinho, aecio, frias, alckmin e mesquita limpam publicamente os sapatos dos ianques… com a lingua!

assalariado.

Sr. Marcos Coimbra, a mídia e FHC, nem parecidos, nem diferentes entre si. Apenas se locupletam, agem em conluio, são complementos de uma mesma classe social que domina e explora o povo assalariado e o Brasil nação, desde os tempos do Pau Brasil. Praticam o extrativismo neoliberal do senso comum e do pensamento único, a serviço do modo de produção capitalista que, por hora, se encontra no estágio imperialista neocolonial. Haja tantas guerras, para reconquistar a colonias bastardas.

Um é quartel (PIG), o outro, é um reles soldado de um outro quartel (PSDB e genericos). Ambos tem o mesmo sentido/ intuito, de alavancar os lucros dos donos do capital, 5% do planeta, em detrimento do resto. Resto esse que, nada mais é que, os seres humanos na condição de explorados, que somam 95% do planeta.

Abraços.

lulipe

E as idéias de Marcos Coimbra cada vez mais parecidas com as dos blogs chapas-brancas…

    Jotage

    Isto é só para quem pensa.

    RicardãoCarioca

    Se “chapa-branca” significar receber dinheiro de governos para falar bem deles e para esconder suas falcatruas, toda a grande mídia que vende revistas, jornais, outros impressos, espaços em rádio, TV e recebe elogios militantes de todos os seus articulistas o tempo todo, é chapa-branca.

    Alemao

    Carioca vc tem toda razão, se o PiG não fosse comprado com a verba de publicidade o PT já tinha ido para o vinagre faz tempo. A mídia pega leve demais com a incomPTência.

Alberto Santos Neto

Torço para que o Sr. Marcos Coimbra tenha razão, pois, a depender da disposição do governo reagir aos ataques, em sua maioria, injustos, esta guerra com a direita, está perdida. E o que mais me deixa indignado é ver o governo despejar bilhões reais de dinheiro do contribuinte que, em sua maioria, apoia o governo, nas burras da Globo, Veja e Folha, que são os fomentadores e executores destes ataques. Que a Dilma siga o exemplo do maior defensor do governo no senado, o Roberto Requião, que não tem medo de criticar e expor o quão podre e velhaco são os grandes órgãos de imprensa no Brasil, principalmente a Globo. Quando Requião foi governador do Paraná a mídia reacionária não viu a cor do dinheiro público. Quando ele discursa a impressão que tenho é que todos os senadores se escondem, para não ter que pedir aparte (pois morrem de mêdo da mídia e também, dependendo do aparte, da resposta do Requião), principalmente os senadores do PT.

hc.coelho

fhc e pig, tudo a ver. E com o EMPRESARIADO COVARDE que morre de medo do pig o fhc nada de braçada. Só o povo é que conhece estes cretinos.

hc.coelho

fhc e pig, tudo a ver. E com o EMPRESARIADO COVARDE

Brasil

Por falar em PIG, o Globo News Painel (show de marionetes)de Sábado, 13/04, apresentou dois acadêmicos cooptados e pasmem, o ex Ministro Maílson 80% de inflação da Nóbrega, para atacar a política econômica do governo Dilma.
Maílson acusou o atual governo de desconstruir o que FHC arrumou com muito sacrifício, o que lhe valeu um apoio incondicional do economista Samuel Pessoa, da FGV. Aliás, esse cidadão comparou a Dilma ao ex-presidente Ernesto Geisel e foi mais além, a economia obedece aos seguintes ciclos: Castelo Branco arrumou a economia e o Médici arruinou-a; FHC arrumou a economia e o Lula desconstruiu o grande feito.
Para aqueles com um mínimo de senso crítico, fica a sensação de impotência, logro e revolta. Sem frescuras, foi de causar náuseas e nem continuei assistindo a mais um teatro de fantoches.

    Celso – sp

    Brasil,

    Todos do Instituto Millenium.

    Não dava para esperar outra coisa.

MariaC

Uma característica da idade avançada é deixar de gostar de novidades e ou/ só gostar do que já conhece. O PIG vive dos mesmos jornalistas e adestra outros na mesma ideologia. O Público é feito dos velhos, dos novos, e dos que vão nascendo. O PIG vai desaparecendo. Isso com um governo que ainda não fez nada no ensino. Quando se mudar a grade, e se conceder aumento de salário a professores, o trabalho já iniciado pela NET vai se completar.
Em termo políticos, pois em termos economicos tudo está amarrado na propriedade privada, e esta sabe comandar mais que o proprio governo.

    Fabio Passos

    Falou e disse! O Brasil tem riquezas naturais e potencial humano para tornar-se a mais desenvolvida nacao do planeta. Uma das principais barreiras sao estes cadaveres insepultos: PiG-psdb.

Gilson Raslan

Os tucanos e o PIG ainda não se deram conta de que só a desqualificação do governo não lhes garante um único voto.
Eles falam mal do bolsa-família, do PROUNI, da desoneração tributária da cesta básica, da queda dos juros, da queda do valor da conta de energia, programas estes que têm aprovação quase unânime; eles fazem previsão de um apagão que não se concretiza; eles pregam que a PETROBRÁS está quebrada, quando na verdade deu um lucro de 21 bilhões de dólares.
De tanto falar mentiras, mesmo se algum dias eles falarem a verdade, ninguém vai acreditar.

    Raimundo

    “A mentira dita e repetida por 21 vez pode se tornar verdade”. É o que essa impressa golpista deseja.

Roberto Locatelli

Sim, PIG (Partido da imprensa Golpista) e oposição estão sintonizados. Na verdade, quem comanda é o PIG. Os partidos de oposição (e também alguns da base “aliada”) apenas cumprem ordens do PIG.

Por sua vez, o PIG segue orientação de seus mentores como Cachoeira, Daniel Dantas e outros.

E todos se pautam pelos interesses dos EUA.

Note-se que a oposição é ruim de voto. Assim, a elite se socorre daquelas forças que não estão sujeitas ao voto: imprensa e judiciário.

Fabio Passos

E uma minoria diminuta, branca e muito rica, utilizando o PiG-psdb para adestrar parte da classe media mal formada.
PiG e psdb servem a casa-grande. Natural estarem completamente alinhados.

Felizmente apenas uns 6% da populacao cai nesta pregacao preconceituosa e racista do PiG-psdb.

Messias Franca de Macedo

UMA PAUTA PARA O PIG PELO AMOR DE DEUS!

O(a)leitor(a) seria capaz de adivinhar o nome de um dos ‘convidados a dedo’ pelo William Waack para discutir ‘o surto inflacionário brasileiro’?! Repito porque a pergunta é, além de difícil, muito séria: o nome de um dos ‘convidados a dedo’ pelo William Waack para discutir ‘o [atual] surto inflacionário brasileiro’?! Acredite se quiser: o ministro do (DES)governo José SAIney! Sim, o atual “consultor de mercados(!)” Maílson da NoBREGA – perdão, esqueci do acento agudo (sic) -, Maílson da Nóbrega! “Seu menino, sua menina”, a tarefa hercúlea de acompanhar os movimentos golpistas do PIG provoca asco!… O Waack “da ‘grobo’” ancorou a discussão do tema ‘o estrago da [atual] política econômica brasileira’ [só rindo! Ou chorando!]… Pois muito bem, ‘Maílson 80% de Inflação ao Mês da Nóbrega’ professorou: “ …O governo da presidente Dilma Rousseff e o Banco central estão utilizando mecanismos de políticas econômica e monetária notadamente fracassadas no passado(!)” O ‘Maílson 80% de Inflação ao Mês da Nóbrega’ também condenou o uso dos recursos do pré-sal na área da educação. Justificou a [esdrúxula] tese colocando a culpa no colo dos, segundo o rentista, não assíduos professores da rede pública e na deficiência de gestão!…
… Terminaram o convescote falando em ambientalismo e os riscos da ocorrência de terremotos globais… Terremotos?!… Oh! Que sono que deu!… E que azia!…
… Bateram o martelo concordo que a reeleição da presidente Dilma Rousseff são favas contadas! Exceto… Exceto… Exceto se acontecer algum… Sim: algum terremoto! “Pode ‘to be’?!”…

EM TEMPO DE PERGUNTAS CAVERNOSAS: “çês” sabem a quem recorreu uma eleitora de Capriles, para denunciar suposto uso indevido de um ônibus que estaria transportando chavistas?! A venezuelana procurou algum jornalista do PIG de lá?! Não sei! O que sei é que a antichavista recorreu a um repórter da ‘grobonews’, ao vivo, a cores e, eventualmente, em 3D! Logo após o encerramento [melancólico] do programa ‘Painel’!…

… República da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL… ABESTADA, ALIENADA, ALOPRADA, indecorosa, AVARENTA, sanguessuga, LACAIA, ABJETA, GOLPISTA/TERRORISTA de meia-tigela, AÉTICA, traidora, despudorada, impunemente fascista, histriônica, MENTEcapta, néscia, antinacionalista, corrupta… ‘O cheiro dos cavalos ao do povo!’ (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Messias Franca de Macedo

    errata desprezível:

    … Oh! Que sono que deu!… E que azia!… … Bateram o martelo concordando que a reeleição da presidente Dilma Rousseff são favas contadas!…

    Roberto Locatelli

    Na verdade, se você ler com atenção, o artigo fala da sintonia entre oposição, os jornalecões e a rede plim-plim. E aponta como a oposição e o PIG parecem viver num mundo paralelo.

    Messias Franca de Macedo

    Prezado e sensato Roberto Locatelli, é verdade “a oposição e o PIG parecem viver num mundo paralelo.” E ‘chafurdadamente’ simbiótico!…

    Felicidades!

    Hasta la Victoria Siempre!

    BRASIL (QUASE-)NAÇÃO [depende de nós!]
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

    Roberto Locatelli

    Felicidades, Messias!

    Saudações socialistas!

Deixe seu comentário

Leia também