Luz Para Todos: Veja não publica uma linha sequer das respostas da Eletrobras

Tempo de leitura: 4 min

A Eletrobras foi procurada pela revista Veja apenas na sexta-feira (22), às 11h31. Ainda que o prazo para as respostas fosse às 18h do mesmo dia, a Eletrobras em momento algum se esquivou de responder  todos os questionamentos do repórter Fernando Mello.

Respeitando o deadline, a assessoria de Comunicação Social enviou respostas a todas as perguntas, conforme havia sido combinado.   No entanto, repetindo o comportamento de ignorar o outro lado, essencial para a produção de um jornalismo ético e imparcial, a publicação não deu sequer uma linha do que lhe foi enviado.   Confira abaixo a íntegra do e-mail envia ao repórter Fernando Mello, ainda na sexta-feira, dentro do prazo estipulado:

da assessoria de comunicação da Eletrobras

RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS FEITOS PELA REVISTA VEJA RELATIVOS AO LUZ PARA TODOS

A respeito dos questionamentos da revista Veja, enviados a esta assessoria de Comunicação Social, apenas nesta sexta-feira (22/10) às 11h31, com prazo de repostas para as 18h do mesmo dia, temos a esclarecer o seguinte:

1) Valter Cardeal fundou a Cardeal Engenharia com os irmãos. Deixou a sociedade em 1999, quando tornou-se diretor da CEEE. A Cardeal Engenharia ganhou contratos de milhões de reais no Luz Para Todos no RS em 2004. O diretor vê algum conflito de interesse?

RESPOSTA:  Conforme consta da pergunta, de fato, o Diretor Valter Cardeal deixou de ser sócio da Cardeal Engenharia no ano de 1999, tendo por objetivo evitar conflito de interesses ao assumir a função de gestor público como Diretor da Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE, empresa estatal do estado do Rio Grande do Sul. A Cardeal Engenharia prestou, até o ano de 2008, serviços de engenharia exclusivamente para empresas concessionárias de energia elétrica privadas. O Diretor Valter Cardeal afirma que inexistiu conflito de interesses entre as partes, isto porque, desde a sua saída em 1999, a Cardeal Engenharia jamais prestou quaisquer serviços para as empresas do sistema Eletrobras. Ademais, não há ilegalidade alguma no fato de seus irmãos ganharem a vida honestamente em conformidade com as leis de mercado no setor elétrico privado, por meio de uma empresa de engenharia de propriedade dos mesmos.

2) Ele tem algum poder de influência nesses contratos da Cardeal Engenharia e a AES no Luz Para Todos?

RESPOSTA: Após o Diretor Valter Cardeal ter se desligado da Cardeal Engenharia em 1999, jamais exerceu qualquer influência nos contratos firmados por esta, seja com a AES ou com qualquer outra empresa, tendo em vista a incompatibilidade com o cargo que passou a ocupar.

3) O próprio Cardeal já disse ser um “protagonista” no Luz Para Todos. Ele assinou o contrato inicial do Luz Para Todos no Sul. Como diretor de Engenharia, ele libera verbas para o programa no Sul?

RESPOSTA:  Sendo a Eletrobras a empresa que detém a atribuição legal pela gestão operacional do programa, e a ANEEL a sua fiscalização, a Diretoria de Planejamento e Engenharia é a responsável técnica pela sua implementação. Por outro lado, o Diretor de Engenharia, juntamente com o Diretor Financeiro, como representantes legais da Eletrobras, assinam os contratos de financiamento viabilizando a execução do programa com as concessionárias que prestam os serviços essenciais e públicos. A assinatura dos contratos e a respectiva liberação de recursos somente ocorre após a análise e aprovação dos mesmos pelo Departamento jurídico, pela Diretoria Executiva e pelo Conselho de Administração da Eletrobras. Para melhor elucidar a questão, indicamos abaixo os procedimentos adotados pela Eletrobras:

* O agente executor faz e encaminha para a Eletrobras o programa de obras para avaliação e análise técnico-orçamentária;
* O Programa é examinado na Eletrobras pelo Departamento de Engenharia de Distribuição;
* A Eletrobras, após avaliação positiva, encaminha ao MME para análise, avaliação e aprovação;
* O programa, após aprovado pelo MME, retorna à Eletrobras com carta autorizando a elaboração do contrato;
* Na Eletrobras o programa vai ao Departamento de Administração e Investimentos para análise financeira;
* Após, na Eletrobras, o programa vai ao Departamento Jurídico para análise, avaliação e elaboração do contrato, emitindo se aprovado;
* Ainda, na Eletrobras, o programa, já com a minuta do contrato e Nota Técnica do Departamento Jurídico, vai ao Departamento de Negócios, na Diretoria Financeira, para elaboração da minuta da Resolução de Diretoria;
* A Diretoria Executiva, de posse da minuta recebida, delibera sobre a matéria, remetendo o contrato, se aprovado, ao Conselho de Administração da Eletrobras;
* O Conselho de Administração, após avaliação, análise e aprovação final, restitui toda a documentação à Diretoria Executiva da Eletrobras, que encaminha o contrato para assinatura.

Observe-se que nos referidos procedimentos, as decisões não são tomadas individualmente, mas sim após avaliações e aprovações das áreas técnicas e decisões colegiadas da Diretoria Executiva e Conselho de Administração.

Vale destacar ainda que a função da Eletrobras e de sua Diretoria no tocante à implementação do programa Luz Para Todos é motivo de muito orgulho, pois se trata do maior programa de inclusão social do mundo, que já levou energia elétrica a mais de 2 milhões e 600 mil propriedades e domicílios rurais, beneficiando cerca de 13 milhões de brasileiros que viviam na escuridão.

4) Ele foi denunciado pela Operação Navalha e a Eletrobras contratou o escritório Nelio Machado para a defesa. Valter Cardeal ainda é defendido por esse escritório no caso?

RESPOSTA: A inclusão do nome do Diretor Valter Cardeal no processo decorreu de um relatório de auditoria da Controladoria-Geral da União – CGU. Em função de pedido de reconsideração deste relatório, a CGU acolheu os argumentos e fatos então apresentados e decidiu modificar a referida decisão reconhecendo “(…) que os trabalhos de auditoria não possibilitam caracterizar a existência de dolo ou perfídia dos agentes envolvidos”, ou seja, a CGU isentou os dirigentes da Eletrobras de responsabilidade.

Tal relatório da CGU foi acostado aos autos do processo judicial na defesa do Diretor Valter Cardeal e de outros dois Diretores. Tais defesas estão sendo realizadas pelo escritório do advogado criminalista Nélio Machado, contratado pela sua notória expertise no assunto e em observância às normas legais da companhia, notadamente o parágrafo único, do art. 29, dos seus estatutos sociais que prevê e assegura a ampla defesa de seus dirigentes em processos judiciais relativos ao exercício da função que ocupam.

22/10/2010

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA ELETROBRAS


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

priscila

Conversei hoje com uma pessoa de "certo nível" sobre política e ele achou um absurdo fenomenal me ouvir dizendo que a Veja, a Globo, a Folha, Estado, entre outras não são fontes de informação confiáveis, pois são parciais.
Eu fiquei mais estarrecida de vê-lo defender tais veículos com unhas e dentes… E olha que o tal se diz pessoa esclarecida. É claro que ele vota no k-reca né! Esse, infelizmente faz parte de uns 30% – ou mais – da população que pensam assim.

Bruno

Na tentativa de emplacar o Serra na Presidência, o PIG entrou de corpo e alma num jogo sujo, imoral e mafioso, na esperança que a grande maioria do povo brasileiro seja alienado e não consiga distinguir entre quem está mentindo e quem está falando a verdade. O PIG, desesperado, joga todas as suas fichas neste jogo, mas se esquece que nós vivemos em um estado de direito, e que todos os crimes: injúria, mentira, difamação, atentado a honra, calúnia, estão devidamente documentados e servem de prova testemunhal contra eles; e mais, o prazo de prescrição são 20 anos, então, até 2030 eles podem receber uma enxurrada de ações na justiça por danos morais e materiais, e inclusive ação solicitando a cassação do alvará de funcionamento. Conheço um escritório de advocacia, que há muito tempo vem se preparando (arquivando jornais e revistas) para ganhar dinheiro. Isso é que eu chamo: dar um tiro no pé.

edv

Um dos truques do "fascismo democrático" promovido pelos demotucanos é ter princípios legais que não funcionam na prática ou que podem ser manipulados por eles.
A antiga lei de imprensa que permitia o direito de resposta foi extinta pelo Supremo do "supremo" e as disposições constitucionais (1988) sobre imprensa e expressão não foram regulamentadas por lei.
Assim criam-se vácuos onde pode-se dizer por ex. que a constituição limita os juros em 12% a/a, mas como não há leis regulamentando, a festa dos bancos continuou (mais do que isso ao mês), até que o lobby da Febraban tenha conseguido derrubá-lo.
O mesmo passou agora a acontecer com o direito de resposta nos meios de comunicação. Não há mais, no momento, obrigação legal de fazê-lo. O Supremo, oportunamente (perto de uma eleição), conseguiu viabilizar a campanha mais suja da história, sem nenhuma ameaça aos meios de comunicação, que puderam assim fazer sua mais unilateral campanha possível em favor de seu Serra.

Cris sp

Nada como o bom senso …para perceber o que tentam fazer com o povo brasileiro, principalmente aqueles menos informados ou acomodados com a situação.
A sociedade deveria fazer um verdadeiro boicote (não comprando ou não assistindo) em relação a esta mídia mesquinha….

Urbano

Para mim, tanto faz a inveja publicar ou deixar de publicar, pois há mais de dez anos que não leio uma sequer, afinal não sou babaca para gastar dinheiro para esse gibi tentar me enganar. Aliás, mesmo se for de graça já é prejuízo.
Quanto ao ataque ao "Vi o Mundo", realmente anteontem, por volta das 23h (horário sem ser o de verão), ao tentar acessar o blog, eu recebi um aviso de que havia perigo de causar dano ao meu computador.

duarte

revista, jornal ou tv que não permite o direito de resposta afirma para todos que não fala a verdade.

Nico

Vou ser bem sincero: não sou petista, porém sempre votei no Lula desde 1989, pelo menos no segundo turno, e votarei na Dilma agora, pelo projeto, porque é melhor para o país e principalmente para os mais pobres, mas confesso que até meio constrangido. Esse caso da Erenice é um absurdo. A Dilma precisa escolher melhor seus assessores. Se fosse uma indicação política do PMDB, ainda tudo bem, mas uma escolha pessoal é difícil de engolir. Espero que a Dilma tenha aprendido com esse grave erro. Ela pode não ter (e acredito que não tenha) relação com os atos praticados, mas tem responsabilidade, como qualquer autoridade, na escolha de seus assessores, tanto que são "cargos de confiança", de livre nomeação.

Enio Roberto d'Avila

Parafraseando Millôr Fernandes referindo-se à revista " O Cruzeiro": Veja é a única revista (?) no mundo impressa com cocô.

Cesar Augusto

os civitas (absurdamente minúsculos, apesar do poder que tem em mãos) são os maires PICARETAS DA INFORMAÇÃO no Brasil, atualmente. Uma cambadinha do mal que publica o que o guardião imoral de sua alma ratazana quer e não deixa publicar o contraditória, um criminoso da democracia. um gansgter em terras brasileiras. Que quebre e volte para a Argentina, donde fugiu corrido !!!

Carlos

A Abril está quites com a Previdência e o FGTS?

Carlos

Entrevista com Fernando Leite Siqueira, da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), sobre os modelos de exploração do petróleo e sobre as diferenças de gestão FHC/Lula (12 vídeos de 10 minutos cada: 2h40).
http://www.viomundo.com.br/politica/leitor-fhc-de

paulo araujo

Mino Carta deve ficar enojado quando ve uma criação sua,leia-se veja, chegar a esta podridão ,tomada´por pseudos-jornalistas.

Bury

A matéria sobre o dia da bolinha assassina me fez rir muito: diz que os militantes petistas estavam "ensandecidos", HAHAHAHAHAHAHA!!! Só faltou falar de atiradores preparados para alvejar o inocente e desprotegido Zérra! Assinada pelo neoliberal pau-mandado para esse tipo de serviço favorito deles lá, o imundo Fábio Portela, claro. Patético!

@michel_maciel

Para atacar pessoas ou entidades, esses jornalecos e revistinhas fazem aos montes, sem garantir o direito de resposta destas acusações.

Isto parece uma ditadura.

Priscila Susan

Porq o site entrou com perigo ontem? E ñ foi o do Azenha, mas vários blogges que estão desmascarando a PIG; O que tá ocorrendo

Rodrigo Caldas

O erro da Eletrobhrás é querer ser ética com que não é. Se está sendo acusada, deve se defender em público, ou seja, encaminhando respostas não apenas para quem o questiona, mas para diversos órgão de imprensa, quebrando o furo do jornalista. Ela não tem compromisso com o emprego dos outros e sim com sua conduta.

@andregoth

A revista africâner #vejamente não merece tanto "ibope", quem ainda liga? Só serrista lê mesmo.

Ligia Pardi

Azenha,

A Veja emporcalha o nome do grande homem que foi o sr. Victor Civita. Será que eles não tem um pingo de remorso?

francisco.latorre

golpe midiático.

esses cretinos acham mesmo que vai dar certo?..

manés.

..

Lais

Atacaram o Rodrigo Viana também….Está aparecendo a mesma mensagem, dizendo que o site iria danificar o meu computador…..Daqui a pouco atacam o PHA e a Carta capital também … o negócio é alertar todo mundo desta verdadeira sacanagem. E fica também o fato de saber que estamos incomodando…

Prof. José Carlos Vaz » Blog Archive » Para manipular reportagem, Revista Veja recusa-se a publicar informações da Eletrobrás

[…] Não precisam se indignar muito: isso é o normal dessa revista que já não tem mais credibilidade nenhuma. Retirei o comunicado do Viomundo. […]

Gerson Carneiro

Acho que não deveriam responder, deveriam sim era deixar o PIG latir sozinho.

Baixada Carioca

Sobre manipulações intencionais pessoal, estava pesquisando sobre um noticiário de Arrastão em Carcavelos (PT) e vi um vídeo onde aparece uma brasileira que resgatou os arrastões nas praias cariocas vésperas das eleições 1992, quando Benedita da Silva era candidata a prefeitura do RJ (3'44"). Ela chega a dizer que a globo estava lá pra filmar o arrastão que "sabiam" que ia acontecer. Algo bem parecido com aquele ataque do MST à uma fazenda lá no Sul do país. A globo também estava lá porque sabia que ia acontecer o ataque.

[youtube O-0UFPJi5tA http://www.youtube.com/watch?v=O-0UFPJi5tA youtube]

Regina Martins

Tive muitas dificuldades em entrar. Enfrentei a ameaça pensando. O viomundo não vai danificar meu computador, se fosse a Veja eu fugiria rapidinho….

Em relação ao tema do artigo daria uma boa reportagem no domingo espetacular!!!!!!!
Uma outra reportagem boa seira…imprensa censura imprensa!!!!!!

Janes Rodriguez

A Veja é o esgoto que está precisando de um mega saneamento básico: campanha de cancelamento de assinaturas, boicote, lata do lixo. Aquilo é um panfleto fascista. E dos pobrinhos.

Jorge Stolfi

Idem. Muito estranho. O guru indiano ataca?

Azenha, entre em http://safebrowsing.clients.google.com/safebrowsi

e peça para ser des-listdo

Jorge Stolfi

Idem. Muito estranho. O guru indiano ataca?

@fllins

Também percebi. Será obra de PSDBistas? aeaehuaeuh

Julio Silveira

Estão brincando que ainda falam com o pessoal deste impresso que já foi revista séria agora é uma MAD de segunda categoria.

    Alex Mendes

    FOI SÉRIA QUANDO FOI DIRIGIDA POR MINO CARTA.

    POR ISSO SÓ ASSINO A CARTA CAPITAL… E leio Azenha, Nassif, PHA e Carta Maior…e outros blogd "sujos" como dizem os tucanos, K, k , k

    O resto é lixo. Principalmente a "não veja nada da verdade", a "foia da ditabranda", estados de sítio (SP e MG) e o "mentira global".. São lixos antidemocráticos!

    Archibaldo S Braga

    Na verdade a revista(sic) veja(com minúsculas mesmo) hoje em dia, é um antro de imoralidade e todos que lá pululam, formam um bando de imbecis mentcaptos. Diria até ser uma corja de abestalhados!!! A. S. Braga

ricardo

para entrar nesta página recebi a mensagem(e no site)

Página avaliada como foco de ataques

O que aconteceu?

Sidney

Caro Azenha, a sua página está sendo censurada pelo google. Eu entro todo dia e nunca havia acontecido algo semelhante. Aparece um alerta enorme em vermelho dizendo a página é foco de ataque e orienta a pessoa a não entrar. Apure urgentemente. Ao vc navegar, o alerta aparece toda vez que vc tenta acessar um artigo.

Abraço, Sidney

    mariazinha

    Atacaram o AZENHA!!!!! SOCORRO!!!!!

Deixe seu comentário

Leia também