Lula, em Berlim: “É uma tentativa de golpe explícito contra a presidente Dilma e o Brasil”; ouça a fala do ex-presidente

Tempo de leitura: 2 min

ALEMANHA9

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

NOTA À IMPRENSA

“É uma tentativa de golpe explícito contra a presidente Dilma e o Brasil” diz Lula em Berlim

Berlim, 9 de dezembro de 2015, 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou nesta quarta-feira (9) na Conferência Internacional do Congresso do Partido Social-Democrata Alemã (SPD) sobre o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff aberto por Eduardo Cunha.

Lula foi o convidado de honra para a palestra “Política progressista em tempos desafiadores”, que abriu o evento, que contou com 300 delegados de diferentes partidos progressistas de 40 países de todo o mundo, das Filipinas à Suécia, da Espanha à África do Sul.

O ex-presidente fez questão de abrir sua conferência falando sobre o momento político no Brasil.  Lula explicou que o processo de impeachment foi aberto “por vingança” do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, porque o PT não o protegeu da abertura de um processo no Conselho de Ética.

Apresentado como um “convidado extraordinário”, por Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu, o ex-presidente caracterizou a proposta de impeachment como “uma tentativa de golpe explícito contra a presidente Dilma e o Brasil”. Além da situação política no Brasil (ouça o áudio completo da fala abaixo), Lula incentivou os partidos sociais-democratas do mundo a buscarem de uma nova utopia, para atender a esperança da juventude do mundo.

O ex-presidente criticou a falta de instituições globais e os conflitos que geram massas de refugiados no mundo. “Eu quero saber que instituição autorizou a Guerra do Iraque? O ataque à Líbia, quando o país não era uma ameaça para ninguém? Quem se responsabiliza?”

 Leia também:

A República sequestrada por um chantagista 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

priscila maria presotto

afff,ainda esse Lukas

FRANCISCO HERMES SANTIAGO

LULA NELES ATE 2018…

Otto

Lula preocupadíssimo com 2018 (o desgoverno da Dilmex irá ou não arruinar seu projeto de retorno ao poder?). Como brinde temos essas instigantes análises em torno de política internacional. O que mais falta?

FrancoAtirador

.
.
Entrevista: LULA
.
(http://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/09/politica/1449698628_947345.html)
.
.

FrancoAtirador

.
.
O Ministério das Relações Exteriores precisa ser mais Pró-Ativo diante deste Golpe Institucional.
.
.

Isabela

É sempre muito bom ouvir o Lula!

FrancoAtirador

.
.
Al presidente electo le recuerdo 3 cosas:
.
La 1ra, que no soy su acompañante.
.
La 2da, que el 10/12 no es su fiesta de cumpleaños sino el día que asume como Presidente de todos los argentinos en un sistema democrático al que hay que respetar y que su símbolo mayor es la Asamblea Legislativa donde jura como Presidente y donde quien termina su período le entrega el mando.
.
La 3ra, que no pienso seguir tolerando en silencio, como hasta ahora, el maltrato personal y público que viene dispensando desde el mismo día en que lo invite a Olivos luego de felicitarlo por su triunfo.
Ni tampoco las mentiras que se siguen propalando
merced a una impunidad mediática nunca antes vista…
.
Cristina Fernandez de Kirchner
.
(https://www.facebook.com/CFKArgentina)
.
.

mauro silva

o lula pode viajar ao exterior tranquilamente.
por outro lado, faz tempo que não vejo aécio neves, zezé perrela, paulo maluf, eduardo cunha, marco polo del noro e ricardo teixeira fora do brasil.
por que será?
são tão honestos.

Urbano

Congresso Social-Democrata… pera lá! Por que não convidaram o ilustre sociólogro? Creio que só haja uma saída… souberam do que disse o General numa certa ocasião de tempos passados.

FrancoAtirador

.
.
O Lula está fazendo no Exterior o que todo o Corpo Diplomático do Itamaraty deveria fazer.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Até o Jorge Mario Francisco deveria ser acionado.
    .
    .

    Lukas

    A velha dificuldade stalinista de separar Estado, governo e partido.

    Não é tudo a mesma coisa, caso você não saiba.

    FrancoAtirador

    .
    .
    O LuKKKas representa a Ku Klux Klan Misógina e Racista do Tea Party.
    .
    .

    Regina

    Enganar o mundo todo é impossivel.

Deixe seu comentário

Leia também