Literalmente, o colonialismo marqueteiro

Tempo de leitura: 4 min

Invada, ocupe, assalte! Viva o marketing!

6/7/2011, Pepe Escobar, “Have lobby, will travel”, Asia Times Online

Tradução do Coletivo da Vila Vudu

Interrompemos o capítulo de hoje do psicodrama global-fascination da hora – “DSK (Dominique Strauss-Kahn) é pervertido”? “Gosta mesmo da coisa?” “Foi vítima de conspiração?” –, para informar os distintos telespectadores sobre como vencer uma “ação militar cinética” moderna, no campo do ‘marketing político’, das “Relações Públicas” (e da ‘mídia’). Claro. E onde mais poderia ser?!

Fato é que o combate entre o macho branco poderoso versus a mulher africana pobre numa suíte de hotel em Manhattan hotel já não conseguirá tão facilmente roubar audiência de outro combate: a guerra da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) contra a Líbia. Seja lá o que tenha acontecido ou venha a acontecer, vencerá quem contratar a melhor equipe de ‘Public Relations’ (que, no Brasil, chama-se ‘marketing político’).

Assim se prova também que os muito incensados ‘rebeldes’ líbios – gangue de desertores oportunistas, assalariados da CIA, clérigos salafistas ligados à jihad e líderes tribais gananciosos – não são tão puros e inocentes quanto a massiva barreira de propaganda ocidental insiste em repetir que seriam.

E assim se explica também por que os ‘rebeldes’ rejeitaram um bom plano de paz proposto pela União Africana na semana passada – cessar-fogo imediato; deslocamento para a Líbia, de uma força de pacificação da ONU; o coronel Muammar Gaddafi afastado das negociações para a transição. –  E disseram que o plano da União Africana  seria “anti-introdução” a qualquer acerto.

Em vez de iniciar conversações, os ‘rebeldes’ iniciaram outro ataque “massivo” contra Trípoli, com armas fornecidas – ilegalmente – pelo neonapoleônico Nicolas Sarkozy da França, e os inevitáveis bombardeios aéreos da OTAN.

Pode-se apostar que a tal “ofensiva” – nada além de rapazes cheios de energia, armados com AK-47s e montados em caminhonetes, contra os mísseis soviéticos Grad de Gaddafi com alcance de 40 quilômetros – não alterará um centímetro da fronteira de fato no Golfo de Sirte entre a Tripolitania (controlada pelo regime de Gaddafi) e a Cyrenaica.

Passem a grana!

O governo ‘rebelde’ – agora chamado, depois de várias mudanças de griffe e permutas, de Conselho Nacional Interino de Transição da Líbia [ing. Interim Transitional National Council of Libya] – acaba de contratar Patton Boggs, uma das empresas líderes em Washington (e das mais rentáveis) de marketing político, para “aconselhá-los e orientá-los” no serviço de… Ora… de vencer a guerra! Ou, não sendo isso ou viável ou possível, para inventar a ilusão ‘midiática’ de que os ‘rebeldes’ estariam vencendo a guerra (há aí sombras da campanha de marketação que a OTAN contratou no Afeganistão).

Patton Boggs já está lobbyando furiosamente todos os jornais e jornalistas a favor dos ‘rebeldes’, para que sejam engolidos como “governo legítimo da nação líbia soberana”.

O contrato foi firmado entre Patton Boggs e o ex-embaixador líbio Ali Suleiman Aujali, cão alfa dos ‘rebeldes’ nos EUA. O encarregado da ‘conta’ será o principal sócio da empresa Thomas Hale Boggs Jr.

Itália, Grã-Bretanha, França, Qatar e agora a Turquia já reconheceram o Conselho Nacional Interino de Transição da Líbia; o governo Barack Obama já autorizou que abram uma representação em Washington.

Inevitavelmente, se trata exclusivamente de dinheiro: o “Conselho” não vê a hora de pôr as mãos nos bilhões de dólares do regime de Gaddafi, que estão congelados nos EUA.

Patton Boggs, segundo alguns jornais, embolsará um máximo de 50 mil dólares por mês – calculados por hora. Os ‘rebeldes’ só pagarão quando puderem (hoje, estão virtualmente na miséria). Nos três últimos meses, outra empresa de ‘marketing político’ de Washington, “The Harbour Group”, trabalhou pro-bono (gratuitamente), também para implantar a versão ‘rebelde’ dos fatos na mídia do ocidente – com especial atenção ao item “descongelem aquele dinheiro!”.

É importante observar que um dos lobbyistas-marketeiros de Patton Boggs já envolvidos com os ‘rebeldes’ é Vincent Frillici – ex-diretor de operações na OTAN, onde trabalhou no Comitê de Recepção da Comemoração do 50º Aniversário da Aliança. Que lindo! Um marketeiro ligado à OTAN, vendendo à imprensa e à opinião pública um “levante popular espontâneo”, só que inventado.

Assim, graças a Washington, paraíso dos lobbyistas-marketeiros, pode acontecer de o governo dos EUA vir a reconhecer um dos lados que lutam numa guerra civil no norte da África, ‘representado’ por um ‘conselho’ sem qualquer legitimidade… e permitir que os tais ‘conselheiros’ passem a mão nos bilhões de dólares congelados para, como diz a propaganda do lobby-marketing, “ajudar o povo líbio”.

Ferrem o tal barco dos americanos!
[ing. Screw that American boat[1]]

Análise rápida do que realmente acontece em campo mostraria, em vez desses ‘slogans’ & ‘marketings’, a mesma velha agenda neocolonial de subornar mercenários para derrubar o governo – por sem graça que pareça – de país rico em fontes de energia que nunca deu conversa para o Fundo Monetário Internacional; que constituiu uma união de países africanos; e que não vendeu suas riquezas naturais a preço de banana (mas, sim, aceitou ouro, em pagamento).

Enquanto isso, o mesmo governo dos EUA amigo dos ‘rebeldes’ recusa-se a admitira que o bloqueio de Israel contra Gaza é ilegal. Como escreveu em Commondreams.org o sempre irrepreensível ex-analista da CIA Ray McGovern – que viaja a bordo do barco “Audacity of Hope” tentando chegar a Gaza: “Antes de deixar os EUA, fui avisado, por fonte que tem acesso a altos funcionários do Conselho de Segurança Nacional, de que, não só a Casa Branca não tem qualquer plano de fazer coisa alguma para proteger nosso barco contra o risco de ser abordado ilegalmente por israelenses, como, também, muita gente na Casa Branca “ficará muito contente se alguma coisa nos acontecer”.

A Casa Branca, como McGovern foi informado, “gostará muitíssimo de ver cadáveres de ativistas norte-americanos anti-israelenses exibidos pela televisão dos EUA” – ao mesmo tempo em que tanto elogia um “conselho” fantoche que mal consegue esperar a hora de assaltar a riqueza da Líbia.

Tibetanos, uigures, burmeses, uzbeques, chechenos e incontáveis outros podem começar a ver como é o negócio. Querem fazer revolução? Só se for revolução em inglês, não em seus idiomas locais. Não entenderam bem a ideia? Basta invocar a “R2P” (“Responsabilidade de Proteger”), e as potências ocidentais logo estarão aí, batendo à porta de vocês, com uma Resolução da ONU fresquinha, e OTAN-Robocop pronto para entrar em ação. Está faltando dinheiro para comprar armas? Façam à moda dos “rebeldes” líbios: contratem uma poderosa empresa de ‘marketing político’ e lobby, com acesso garantido aos donos, editores e jornalistas dos grandes jornais e redes de televisão, e logo vocês estarão sendo oferecidos no mercado político como produto legítimo. Isso feito, vocês conseguirão rapidamente assaltar, praticamente ‘legalmente’, os recursos de seus respectivos países.

Mas… Atenção: Essa receita só funciona no caso de o local que alguém deseje ‘libertar’ (ou ‘proteger’) ser terra encharcada de petróleo.

[1] Trocadilho intraduzível entre screw bolt (um tipo de parafuso) e screw [that] boat. Em screw já há subentendidos complicados, porque screw é expressão de gíria equivalente a “ferrar [alguém]”, no sentido de ‘detonar’ alguém, também, no sentido de contato sexual [NTs, com informações de http://www.thefreedictionary.com/screw].


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Bernardino

LOGO,logo sera a vez do Brasil.Se bem que aqui sera mais facil para eles,tambem com uma imprensa canalha,manipuladora e entreguista como a nossa pudera!É o modelo Portugues começou cavalgado pela Inglaterra e depois EUA desde a colonia.Povinho despolitizado e Forças Armadas avacalhadas exemplo caiu o aviao daAir France e a marinha passou vergonha,foi precisa a França vir aqui e resgatar no fundo do mar os destroços e corpos.Quer desmoralizaçao maior que ESSa?Aqui esqueda e diteita:PSDB E PT disputam o Troféu da SABUJICE para ver quem agrada mais ao Mercado e EUA
Se tivessemos um vizinho FORTE E POTENCIA JA teriamos perdido matade do territorio com certeza,pois
é proprio da cultura portuguesa a vassalagem e corrupçao,ainda bem que so ha pobres vizinhos!!!!!!

João-PR

A quem os EUA acham que enganam?

Acho que conseguem enganar apenas parte de sua população, que tem o conhecimento de mundo digno de um Hommer Simpson.

Alguém precisa avisar o Obama que o mundo mudou, e que a internet vale mais do que muitos mísseis tomahawk

Elisabeth

Alguém não achou estranho acusarem das minas brasileiras na Líbia. Achei muito estranho… tudo bem , pode parecer teoria de conspiração… mas foi a ênfase dada exagerada na noticia me pareceu muito estranho… A idéia era o BRASIL "armou" a Líbia?!!! Que descaro!!! França a ate outro dia apoiava o governo da Líbia… Quem armou a Líbia foi paises europeus como França e Espanha e cia…

Incrível que tudo se repete e nós assistindo o senhores do mundo criando guerras!! Vamos assistir de novo a guerra na Líbia somente tomarem conta do petróleo, destruírem aquele país e cobrarem milhões para reconstruí-lo. E não podemos esquecer-nos das possíveis bases militares que serão construídas lá para um possível ataque ao Irã.
Oh mundo hipócrita e tão indigno!!!

Elisabeth

Sinistro…. Sempre do mesmo… Grandes interesses escusos por trás!! Gente Cia e EUA sempre tramaram e continuarão tramando… Eu sou admiradora das revoltas Árabes ,mas acho muito estranho os rebeldes receberem apoio de algumas nações!! E estes rebeldes terem armas…Principalmente os rebeldes da Líbia!! No Egito é algo diferente do que esta acontecendo na Líbia. Admiro a resposta do Egito FMI e EUA!!! Deram um não a propostas econômicas e nem querem empréstimos… Continuo acreditando nas revoluções Árabes… Não necessariamente como uma estratégia de marketing!! A população árabe não vai querer ser escrava de outras nações!!Muitos de seus países eram de ditaduras apoiadas pelo EUA o rancor pelos países que apoiaram estas ditaduras é grande!

Luiz

Donos e gerentes de grandes corporações ferrando com o Planeta e seus habitantes em troca de moedas. Do que eles pensam que é feita a alma? O que sobra depois? Triste sina a deles. Se ajudam a humanidade, eles se engrandecem perante o criador. Se prejudicam eles se apequenam. Preferem a última opção. No final, acho que eles são casos de saúde pública. Deveriam serem internados e sedados para garantir que não tenham chance alguma de fazerem o mal.
Desculpem a repetição. Houve problemas no envio da primeira e segunda. Daí que mante a terceira e foi todas de uma vez. Não sei onde ficou arquivada as duas que pensei que estivessem perdidas.

Luiz

moedas. Do que eles pensam que é feita a alma? O que sobra depois? Triste sina a deles. Se ajudam a humanidade, eles se engrandecem perante o criador. Se prejudicam eles se apequenam. Preferem a última opção. No final, acho que eles são casos de saúde pública. Deveriam serem internados e sedados para garantir que não tenham chance alguma de fazerem o mal.

operantelivre

Preocupa-me a situação do Brasil, com tanta riqueza.
Os piratas diretos e terceirizados agora tem diversas alternativas. Eles são das academias, militares e outras.
Se uma nau, tipo Líbia, está bem de grana eles crescem o olho proporcional às suas próprias dívidas.
Não precisa ser inimigo deles. Basta ter grana e isto já justifica. Eles, os saqueadores, têm armas pervasivas, como a imprensa, com argumentos explosivos como a "liberdade" de religião, direitos humanos e outros. Esta aliança para a assepsia global está a bancar de Deus. Querem expulsar de nosso paraíso (nossa Terra) um terço ou mais dos que se "rebelam" contra suas ordens. É a reedição de uma cosmogonia que interessa a Americanos, Israelenses, Franceses, Ingleses, Italianos e os outros que se intitulam o "lado do bem".

Vai ficando tudo claro. Os americanos podem ter alta dívida porque está lastreada no petróleo dos outros.
A crise econômica deles e a solução estavam no plano estratégico há décadas. Mas outras crises virão.
Para estas outras já devem ter uma estratégia delineada para daqui a 50 anos. Qual será?

Os países têm duas alternativas. Aderir ao Fundo de Manutenção do Império (FMI), e serem arrematados como ocorre com a Grécia e outros que estão nos estertores finais. E isto a Líbia do ditador (entenda-se defensor) Gadaffi não fez. Ou então sujeitar-se à pirataria bárbara, à moda antiga, como ocorre com a Líbia do defensor (e não um simples ditador) Kadaffi, o que ocorrerá com outros, também.

O que O Brasil está fazendo para se defender materialmente dos piratas formados em academias?

José Carlos JC

Public Relations, marketing político…Agora é assim que se faz…e minha cabeça em parafuso…Enfim.

Deixe seu comentário

Leia também