Lindbergh rebate discurso de Arthur Lira: Chega de ameaças e faca no pescoço!

Tempo de leitura: 2 min
Deputado federal Lindbergh Farias (PT/RJ). Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Lindbergh rebate Arthur Lira: “chega de faca no pescoço”

PT na Câmara

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) usou a rede social X, nessa segunda-feira (5), para rebater o discurso do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na abertura dos trabalhos legislativos de 2024.

Lindbergh questiona tentativa de Lira de controlar o orçamento e cobrou fidelidade no cumprimento de acordos.

“É sempre no mesmo tom! Chega de ameaças e faca no pescoço! É preciso harmonia entre os poderes para fazer o Brasil avançar! Ora, o orçamento ‘pertence a todos, todas e não apenas ao Executivo””, diz Lira. Ok. Perfeito. Só que quem executa o orçamento é o Poder Executivo. O Legislativo aprova o orçamento. Agora, o Parlamento quer impor um esdrúxulo cronograma de execução orçamentária nunca visto na história. Ou seja, o Parlamento quer executar o orçamento. Essa atribuição constitucional é do Poder Executivo”, reiterou Lindbergh.

“Outra coisa, não existe em lugar algum do mundo, uma experiência em que o montante das emendas parlamentares (R$ 53 bi) possa superar os investimentos feitos pelo próprio Executivo. É o que vai acontecer em 2024 até porque o contingenciamento que existir vai cair no colo do governo”, criticou o deputado.

“Por fim, Lira fala sobre o cumprimento de acordos. Mas, que acordos? Será que não é o contrário. Foram distribuídos ministérios, liberação recorde de emendas e mesmo assim vivemos uma crise permanente no Parlamento, onde a suposta base vive votando contra temas importantes para o governo . São muitas as votações que o governo fica isolado com pouco mais de 140 votos”, lembra.

“Já que Lira fala em cumprir acordos, eu pergunto: Houve acordo em relação a esses R$ 5,6 bi que o Lula vetou e que estão ameaçando derrubar o veto? A informação que tenho é que não houve esse acordo. Então, Lira é hora de todos cumprirem os acordos”, finaliza.

Veja a íntegra da postagem

Da Assessoria de Comunicação do Lindbergh Farias


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ibsen Marques

Infelizmente esse feliz comentário tinha que ter sido feito pelo Presidente da República que, não só, permanece calado e impassível como se não fosse com ele, como também foi seu governo o responsável em se colocar refém desse criminoso quando ignorou Renan Calheiros e os acenos do Senado e não propôs o fim de qualquer teto de gastos. O governo aderiu ao discurso neoliberal. Com o teto de gastos essa pressão da câmara fica ainda maior porque o orçamento está extremamente estrangulado, limitado. O Lula e seu governo se acovardaram antes de qualquer luta.

Zé Maria

“O Último Presidente da Câmara [Cunha]
que fez Expressas Ameaças ao Executivo
derrubou o Governo [Dilma] mas não levou.
Foi Preso!”
https://twitter.com/Hilde_Angel/status/1754654508418740284

Deixe seu comentário

Leia também