Líderes do mundo felicitam Lula e adiantam que desejam trabalhar juntos com ele

Tempo de leitura: 9 min

Da Redação

Tão logo se confirmou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial na noite de domingo (30), líderes e personalidades internacionais começaram a parabenizá-lo. 

A lista só cresce. 

Joe Biden, presidente dos EUA

“Parabenizo Luiz Inácio Lula da Silva por ser escolhido para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres justas e com credibilidade. Espero que trabalhemos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos meses e anos futuros”, disse o líder americano num comunicado.

Em sua conta no Twitter, Biden publicou o mesmo texto.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS)

Apoie o jornalismo independente

“Parabéns e parabéns, @LulaOficial, por ser eleito Presidente do #Brasil 🇧🇷 mais uma vez. Nós da @OMS esperamos fazer parceria com você para defender a #HealthForAll, a equidade global em saúde, acabar com a crise climática e muito mais”.

Alberto Fernández, presidente da Argentina

“Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos”.

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal

Em comunicado disse: “O Presidente da República felicita o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela eleição como Presidente da República Federativa do Brasil, com a certeza de que o mandato, que vai iniciar em janeiro próximo, corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados”.

Depois, também se manifestou no twitter.

Andrés Manuel López Obrador, presidente do México

“Ganhou Lula, bendito povo do Brasil. Haverá igualdade e humanismo”.

Olaf Scholz, chanceler federal da Alemanha

Saudou a vitória de Lula em português e em português”:

“Parabéns a @LulaOficial por sua eleição! Aguardo com expectativa uma cooperação estreita e confiável com o 🇧🇷 – em particular nas questões de comércio e de proteção climática”.

A Alemanha também se manifestou oficialmente por meio de seu embaixador em Brasília, Heiko Thoms:

Emmanuel Macron, presidente da França

“Parabéns, caro @Lulaoficial, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, disse o líder francês no Twitter.

Pedro Sánchez, premiê da Espanha

“Parabéns, Lula, pela sua vitória nestas eleições em que o Brasil decidiu apostar no progresso e na esperança. Vamos trabalhar juntos pela justiça social, igualdade e contra as mudanças climáticas. Seu sucesso vai ser do povo brasileiro”, postou o chefe de governo da Espanha no Twitter.

Embaixada da China no Brasil

No Twitter, a embaixada da China afirmou que tomou conhecimento dos resultados das eleições. “Expressamos as nossas mais calorosas congratulações ao Sr. Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e ao Sr. Vice-Presidente eleito Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho”, afirmou a embaixada.

Josep Borrell, representante da União Europeia para assuntos internacionais

“Os cidadãos brasileiros foram às urnas para eleger seu novo presidente em uma eleição pacífica e bem organizada. Parabéns @LulaOficial na sua eleição! Estou ansioso para trabalharmos juntos e avançar as relações UE-Brasil com seu governo e com as novas autoridades do Congresso e do Estado” disse o representante da União Europeia para assuntos internacionais.

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá

“O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com @LulaOficial, fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!”, postou em sua conta no Twitter.

Gabriel Boric, presidente do Chile

O presidente do Chile postou no Twitter apenas “Lula. Alegria!”

Gustavo Petro, presidente da Colômbia

O líder colombiano publicou apenas “Viva Lula” no Twitter.

Guillermo Lasso, presidente do Equador

Lasso é um político de direita, mas parabenizou Lula e disse que seguirão fortalecendo a amizade e a cooperação entre os países.

Andrés Manuel López Obrador, presidente do México

“Ganhou Lula, bendito povo do Brasil. Haverá igualdade e humanismo”.

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela

“Comemoramos a vitória do povo brasileiro, que neste 30 de outubro, elegeu Lula como seu novo presidente. Viva os povos determinados a serem livres, soberanos e independentes! Hoje, no Brasil, a democracia triunfou. Parabéns, Lula! Um grande abraço!”, postou no twitter o mandatário venezuelano.

Luis Arce, presidente da Bolívia

“Parabéns irmão Lula, eleito presidente do Brasil! Sua vitória fortalece a democracia e a integração latino-americana. Temos certeza de que você conduzirá o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social”, escreveu o líder do país vizinho.

Pedro Castillo, presidente do Peru

“O Peru parabeniza o presidente eleito do Brasil, o camarada @LulaOficial, trabalhador, sindicalista, lutador. Sua vitória é essencial para fortalecer a unidade da América Latina e a justiça social da Pátria Grande”, publicou o presidente peruano no Twitter.

Luis Almagro, secretário-geral da OEA

Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai

“Saudamos o presidente eleito do Brasil @LulaOficial. Confiamos em trabalhar por um Mercosul moderno e aberto ao mundo. Da mesma forma, esperamos continuar e melhorar as excelentes relações bilaterais”, escreveu o líder do país vizinho.

Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba

“Te abraçamos irmão Presidente Lula”, disse o presidente cubano.

Alexandria Ocasio-Cortez, congressista na Câmara dos Representantes dos EUA

Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA

Al Gore afirmou que o resultado das eleições marcam um momento de mudança para o futuro do Brasil e demonstra o poder da democracia para que haja progresso no planeta.

Francia Marques, vice-presidente da Colômbia

A vice-presidente da Colômbia, ex-empregada doméstica publicou uma foto dela com Lula.

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia

O presidente ucraniano publicou no twitter mensagem em português parabenizando Lula.

Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido

“Parabéns ao Lula pela vitória na eleição do Brasil. Espero trabalhar junto nos temas importantes para o Reino Unido e o Brasil, desde o crescimento da economia global até a proteção dos recursos naturais e promoção dos valores democráticos”

Mais cedo, o governo britânico se manifestou por meio de sua representante no Brasil, a encarregada de negócios da embaixada, Melanie Hopkins:

“Neste dia tão importante para a democracia brasileira, reconhecemos o importante papel das instituições, em especial o TSE, na condução do processo eleitoral com celeridade, transparência e eficiência. Parabenizo @LulaOficial pela confirmação de sua vitória como o próximo Presidente do Brasil. O novo Presidente e o povo do Brasil podem contar com o Reino Unido neste novo capítulo.”

“Celebramos este ano os 200 anos de parceria entre Reino Unido e Brasil, uma amizade que beneficia os dois povos. Queremos contribuir ainda mais em áreas como sustentabilidade, direitos humanos, inovação e desenvolvimento econômico. Contem com o nosso apoio! Seguimos juntos!”, disse.

Bill Clinton, ex-presidente dos EUA

Xiomara Castro de Zelaya, presidente de Honduras

“Parabéns @LulaOficial, amigo solidário da luta em Honduras (2009), enfrentou as potências mais conservadoras da história, e junto com o povo do Brasil as derrotou. A América Latina renasce com esperança em um verdadeiro processo humanista de mudança e libertação.

Mark Rutte, primeiro-ministro da Holanda

“Parabéns a @LulaOficial por sua vitória eleitoral e desejo-lhe sucesso como próximo presidente do Brasil. Estou ansioso para aprofundar as fortes relações 🇳🇱-🇧🇷 e trabalhar juntos em desafios globais”.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia

“Parabéns,@LulaOficial, pela sua eleição como Presidente do Brasil.

Estou ansiosa para trabalhar com você para enfrentar os desafios globais urgentes, da segurança alimentar ao comércio e às mudanças climáticas”.

Leia também:

Jeferson Miola: Brasil e o mundo respiram aliviados com a eleição de Lula presidente

Íntegra do 1º discurso de Lula após eleito presidente no histórico 30 de outubro; assista e leia

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mario Borges1

Complementando o comentário anterior:

Além do mais, atentemos, sobretudo, para os termos do artigo 85, da CF, e dos termos da Lei dos Crimes de Responsabilidade. É o caso de instauração imediata do impecheament o Presidente.

Nilton Carvalho

O que o(s) presidente(s) dos EUA falam não devemos levar em consideração, por que se o Lula não fizer o que ele manda, vira ditador, como fizeram com o Maduro.
O Maduro foi eleito pelo povo, com integrantes de 25 países, inclusive os EUA, para acompanharem as eleições. Maduro venceu, mas não entregou o petróleo, os EUA tentaram colocar um presidente de fachada da CIA, não deu certo, agora Maduro virou Ditador. Queria que o povo brasileiro fosse tão inteligente como o povo venezuelano, que são acima de tudo patriotas.

Mario borges

A QUEM POSSA INTERESSAR:

LEI 14.197, de 1° de setembro de 2021

(P.S: Essa lei foi sancionada justamente por Jair Messias Bolsonaro)

DOS CRIMES CONTRA AS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS

Art. 359-M. Tentar depor, por meio de violência ou GRAVE AMEAÇA (*), o governo legitimamente constituído:

Pena – reclusão de 4 (quatro) a 12 (doze) anos, além da pena correspondente à violência.

(*) O movimento dos caminhoneiros representa grave ameaça de desabastecimento no país. O governo legitimamente eleito ainda não está constituído, mas esse artigo, obviamente, é um norte democrático.

DOS CRIMES CONTRA O FUNCIONAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS NO PROCESSO ELEITORAL

Art 359-N. Impedir ou perturbar a eleição (**) ou a aferição de seu resultado, mediante violação indevida de mecanismos de segurança do sistema eletrônico de votação estabelecido pela Justiça Eleitoral:
Pena – reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.

(*) Esse artigo também é um norte democrático para interpretar a atuação do diretor da PRF ao usar a instituição para fins políticos com blitzs para impedir os eleitores de votar num determinado candidato. .

DECRETO-LEI N° 3.864, de 24 de novembro de 1941.

DO EMPREGO DA FORÇA ARMADA

Art. 37. As Forças Armadas serão empregadas:

b) na manutenção das instituições ou da ordem (***), quando os outros meios se revelarem ineficazes ou insuficientes;

(***) A atuação dos caminheiros golpistas é desordem.

Art. Tem atribuição para empregar a Força Armada:

a) O Presidente da República (****)

(****) P.S: Ora, se o presidente da república é a causa da grave ameaça de desabastecimento no país provocada pelos caminhoneiros golpistas alguém tem que substitui-lo. Em outras palavras, ele tem ser DEPOSTO para o efetivo emprego da Força Armada pelo vice-presidente da república que neste caso o substitui, até porque, o vice-presidente não estava concorrendo na chapa do presidente como seu vice e, portanto, não pode ser considerado cúmplice dele na contestação golpista dos resultados das eleições.

POR FIM, AS FORÇAS ARMADAS DA ATIVA SABEM MUITO BEM QUE EXISTE UMA RAZÃO OCULTA GRAVÍSSIMA PARA DEPOR O PRESIDENTE.

abelardo

Claro que toda ajuda sincera é se compromisso sempre será de grande valia e terá o nosso e o agradecimento. Porém, mesmo entendendo que se faz urgentíssimo o trabalho de união e paz entre brasileiros e brasileiras.
Mesmo concordando com o início imediato do projeto de reconstrução e evolução nacional, em todos os bons sentidos, temos o dever de decifrar e fazer se registrar para sempre na história e na posteridade, as respostas sobre algumas graves e inesperadas contradições entre tudo de negativo que o ainda atual governo produziu contra a população e a surpreendente quantidade de votos que ele recebeu, a seu favor.
Como se explica a complacência de eleitores com a enxurrada dos gravíssimos envolvimentos, do ainda atual governo, com várias e várias denúncias bem fundamentadas e expostas em todo planeta?
Exemplos:
Punição das autoridades policiais que flagraram o ainda não presidente praticando pesca ilegal
Fragilização da estrutura da fiscalização e da repressão, que combate o desmatamento e a consequente devastação da floresta amazônica, bem como a poluição, contaminação e destruição de rios, fontes vida animal na floresta amazônica.
Tentativa, ainda não esclarecida, da venda de energia pela Itaipu Binacional, em operação suspeita e fora de padrão
Submissão ao governo Trump e a bandeira estrangeira
Agressões verbais e gratuitas a China, França, Venezuela, Cuba, Bolívia e Argentina
Aparelhamento de cargos civis, por militares alinhados com o pensamento ditatorial
Uso abusivo e sigilo só do cartão corporativo
Show de imprudência e desrespeito em compras desnecessárias e super faturadas de bebidas, leite condensado, ônibus escolares, tratores agrícolas, caminhões de lixo, compra de vacinas, etc…
Ministros envolvidos em falcatruas, tipo: liberação de monumental lote de madeiras extraídas ilegalmente da Amazônia -ministro com envolvimento em propinas no MEC coordena por pastores
Rachadinhas, depósitos na conta da primeira dama, funcionários fantasmas, interferências nas polícias, contratos suspeitos de favorecimento, orçamento secreto, sigilos imorais e suspeitos, diversas compras e vendas de imóveis que atingem valores incompatíveis com os rendimentos oficiais e comprados da família do presidente, ameaças à democracia e a Instituição judiciária e instituições controladoras, fiscalizadoras e reguladoras
E o mais inesplicável de tudo, que foi a danos a Reforma da Previdência, que piorou a aposentadoria da maioria da população, nenhum reajuste de salário é aposentadoria acima da suposta inflação oficial nos 4 anos de governo, liberação de auxílio emergencial quase que na marra por conta da má vontade do governo, descaso com a compra de vacinas, descaso com o abastecimento de oxigênio em Manaus e outras capitais, descaso com a pandemia que pode ter sido responsável pelo óbito de metade das vítimas da pandemia, descaso com o transporte para o fornecimento de oxigênio, descaso com as relações diplomáticas, incompetência na fiscalização com o transporte de drogas em aviões oficiais da FAB, entre outros.
É certo que Lula, o PT e a esquerda obtiveram recuperação da confiança, tanto que além do aumento de eleitores ainda conquistaram a vitória maior, que é eleger o presidente da republica.
Porém, eu penso que só um grande estudo de cientistas políticos em conjunto com profissionais que estudam o comportamento da mente é que poderá nos indicar uma resposta adequada para essa imensa e turbinada contradição, que ganhou corpo e só não obteve sucesso porque entre toda população atingida por esse desgoverno, a maioria não se deixou influir pela coação, não se deixou influir pelo medo e pricipalmente, nao permitiu que sua mente fosse dopada pelas mentiras, fake news e pelo assédio mental indireto e direito que foi o mais intenso e perverso entre todas as eleições existentes,no Brasil.

mario Borges

Em cartaz ‘Tsunami Rodoviário Afoga Presidente em Coma que morre na Praia’.

Só mesmo um doente mental para ter a idéia delirante de que no mundo contemporâneo alguém vá se manter no poder associado a este tipo de coisa.

Mario Borges

Bolsonarista mata jovem de 28 anos e atira em outras quatro pessoas em BH após vitória de Lula

https://www.terra.com.br/noticias/eleicoes/bolsonarista-mata-jovem-de-28-anos-e-atira-em-outras-quatro-pessoas-em-bh-apos-vitoria-de-lula,46dd6b85c137a970108e2dc9d6bbcd3fpzppox78.html

Mario Borges

Silêncio de Bolsonaro sobre os bloqueios lubrifica golpismo nas rodovias

https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2022/10/31/silencio-de-bolsonaro-sobre-os-bloqueios-lubrifica-golpismo-nas-rodovias.htm

Olha que esse ‘autorizo’ do capitão pode antecipar o filme ‘O Presidente e a Catapulta’.

A ver.

mario Borges

Só não vou escrever o livro ‘O Presidente e a Catapulta’ porque não tenho tempo e, principalmente, porque não vai dar tempo e a coisa vai passar longe de ser inédita.

Zé Maria

https://pbs.twimg.com/media/FgXNaGSXoAMeUj7?format=jpg

Assim que foi Proclamado o Vencedor do Segundo Turno no Brasil, Chefes de Estado e de Governo do Mundo Inteiro correram para
cumprimentar LULA da Silva, PRESIDENTE ELEITO DO BRASIL.

Parecia até Corrida Espacial, para ver quem chegava primeiro para
parabenizar LULA pela Terceira Eleição Vitoriosa no Brasil:

No mesmo instante, os Presidentes dos EUA e da China;

O Representante da União Européia e o Presidente da Rússia;

Os Presidentes da França, de Portugal e dos Países Latino-Americanos, o Chanceler da Alemanha e os Primeiros-Ministros do Canadá, Reino Unido da Grã-Bretanha, da Holanda, Espanha e Austrália, e Líderes de
Diversos Países Africanos como África do Sul, Cabo Verde, Gabão,
Guiné-Bissau, Namíbia, Quênia, Senegal e Zâmbia, dentre outros
tantos de todos os Continentes.

A Presidenta da Comissão Européia e o Secretário-Geral da ONU.

Até a Celebridade Internacional da Ucrânia parabenizou LULA.

Só faltou o Autoproclamado Guaidó.

Mas o Primeiro a festejar a Vitória de LULA foi o Povo Brasileiro.

https://twitter.com/i/status/1586931590034227200
https://pbs.twimg.com/media/FgXoAm3X0AA3pe3?format=jpg
.
https://almapreta.com/sessao/africa-diaspora/lideres-africanos-parabenizam-lula-pela-vitoria-nas-urnas-trabalharemos-por-relacoes-solidas-e-prosperas

Mario Borges

QUEEN: We Are The Champions

https://www.youtube.com/watch?v=aRlk72bQK90

Deixe seu comentário

Leia também