Léo Lince: Serra e Dilma representam pacto de exclusão

Tempo de leitura: 2 min

Pacto de exclusão e fim de ciclo

Escrito por Leo Lince , no Correio da Cidadania

02-Jul-2010

O cidadão comum, que se julga bem informado por ler os jornalões de circulação nacional ou acompanhar o noticiário da televisão ou do rádio pode até pensar que só existem duas candidaturas disputando as eleições presidenciais que se avizinham.

Ou, talvez, duas e meia. Afinal, além da Dilma e do Serra, também a candidata dos verdes, Marina, de uns tempos para cá passou a ser contemplada pelos grandes meios. Prestou vassalagem aos dogmas do ideário dominante (independência do Banco Central, política social focada e saída legitimadora para o agronegócio) e ganhou a condição de coadjuvante no jogral do sistema.

Mas, no fundamental, os espaços da mídia grande estão voltados para a tarefa maior: imprimir um verniz de veracidade numa polarização que é falsa. A opção entre Dilma e Serra, apresentada como única alternativa real, é só do que se fala, propaga e alardeia na mídia grande. Feições distintas de um mesmo modelo, a candidata oficial e o candidato oficioso, na realidade, disputam apenas qual será o melhor gerente do continuísmo.

A mecânica da exclusão de qualquer alternativa crítica pode ser observada, igualmente, em outras dimensões da engrenagem política. Exemplos? São tantos. Alguns deles, nem todos, é claro, estão ao alcance de quem faz a leitura atenta dos jornais. Anotar as informações fragmentadas do dia-a-dia e, depois, agrupar tais fragmentos em um mosaico que possa desvendar o sentido geral do processo.

Já dá para saber, por exemplo, que a próxima campanha presidencial será a mais cara da história do Brasil. O tesoureiro do PT já fez previsão para os gastos da Dilma: acima dos R$ 500 milhões. A campanha do Serra não deve ficar atrás. Ou seja, os gastos legais, declarados, dos dois principais candidatos da ordem podem ultrapassar a marca do bilhão de reais. O financiamento privado de campanha, além de fator incontrolável de corrupção, termina por se constituir como poderosa cláusula de exclusão.

Já dá para saber também que pelo menos alguns dos institutos de pesquisa de opinião estão trabalhando com uma metodologia estranhíssima. Ao perguntar a preferência do cidadão consultado, primeiro se apresenta uma cartela só com os nomes de Dilma, Serra e Marina, depois outra cartela com os demais candidatos. O resultado é distorcido na certa. Um absurdo total, no entanto praticado abertamente. A última pesquisa do Ibope, deu até no jornal que a patrocinou, foi feita assim.

O uso escancarado da máquina pública por tucanos e petistas, as violações flagrantes da legislação eleitoral, deixando claro que o rigor da lei está reservado para os “outros”, são elementos nos quais se revelam os termos do acordo tácito entre as forças dominantes. O nome disto é pacto de exclusão, uma aberração política que define o cenário da disputa eleitoral de 2010 como um fim de ciclo.

Léo Lince é sociólogo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Robson

Perfeita a interpretação e visão do Sociólogo, que claramente percebe a subserviência do Estado aos setores privados, impedindo o pleno investimento das Políticas Públicas necessárias no nosso País.
Sinceramente não sei que melhoras vocês perceberam aqui, pois sinceramente não vejo uma Educação Pública de qualidade, noto um Sistema de Saúde cada vez mais precário, ou seja, o Estado arrecada muito, conta com uma altíssima carga tributária e não vejo o investimento nas Políticas Públicas.

francisco.latorre

"Não sei o que é pior, os ex-esquerdistas que se venderam, como os caricatos do PPS, de Bob Freire, o aspone de Serra, os esquerdistas-mauricinhos e artificiais do PV , do farsante Gabeira, ou estes porraloucas desta esquerda dita radical, com seu discurso rancoroso, juvenil, primário, oportunista e falacioso."

quadro perfeito.

..

francisco.latorre

ainda bem que o lula escanteou os metafísicos delirantes.

e agora.. é dilma.

..

Alceu C. Gonçalves

Ao ler lorotas como esta do Lince aumenta minha admiração pelo LULA , que extirpou de sua companhia esses sem noção. Qual a relevância de gente como Heloisa Helena, Francisco Werfolt, Erundina, Babá, Marina e muitos outros petistas que achavam que eram mais realisto do que o rei? Hoje estão por aí na mesma condição do Lince, esbravejando radicalidades esquerdistas e fazendo o jogo das aves de rapina da direita. A maioria são oportunistas tentando garantir alguma quirerinha para a velhice presente, outros são verdadeiros maluquinhos que se aferraram a ideais utópicos achando que, com essa atitude garantem um lugar no céu por persistirem em sonhos de uma juventude longíqua.

AlceuCG.

Mário Salerno

Isso aqui virou um espetáculo de boçalidade e estupidez. Um bando de idiotas que se pensa "de esquerda" e acredita que Dilma, cuja mais nova eleitora é "Dame" Lily Marinho, seja realmente algo muito diferente. Cambada de toupeiras!

    beattrice

    Os incomodados estão livres para se retirar.

    Reis

    Você é mesmo Mario Salerno? Que trabalhou no IPEA no primeiro mandato Lula?

mariazinha

Basta observar, atentamente: não haverá futuro sem D . DILMA.
Perda de tempo e energia querer eleger esse senhor alquebrado e desconhecido que não tem musculatura para enfrentar as feras raivosas que existem por aí, apoiando o Sr. Chirico.
É hora de eleger todas as forças possíveis contra a oposição raivosa, mentirosa, podre. O resto, é conversa mole.

marcos dascanio

Senhoras e senhores,

Se quando Plínio e Ivan estavam no PT eu não os seguia, agora é que eu não vou fazer isso. Além de Plínio, há também as candidaturas do Zé Maria , e do Ruy Pimenta.
Eu vou de Dilma !

    beattrice

    E com o devido respeito, ainda há o Cacareco, campeão de votos.
    E vamo que vamo eleger Dilma.

Sidnei

Esse articulista ganha para escrever? Ainda bem que o PROUNI colocará muitas, muitas pessoas nos círculos acadêmicos,pois assim poderemos ter uma diferenciação nesse "pacto de exclusão" de artigos extremos ao extremo.

    Leopoldo Vieira

    O Léo Lince é o porta-voz de uma esquerda que errou na caracterização e fez uma opção errada que a levou ao isolamento extremo. Lamento que estejam nesse beco sem saída – senão a autocrítica que jamais admitirão – à mercê do tempo e dos acontecimento, sobre os quais não conseguem influenciar em absolutamente nada de palpável. Deve ser dura a vida deles. Lendo esse artigo lembrei do que descreveu certza vez um líder indígena chiapaneco, segundo quem eles, miseráveis, doavam parte da pouca comida que tinham para os "guerrilheiros", nos altos das serras, pois viviam em situação pior do que a dos nativos. Os "guerrilheiros" eram Marcos e sua turma antes de reiventarem parte de sua forma de ação.

jcsiqueira

Na verdade, esses críticos são os verdadeiros servis da direita que está se esfacelando.

    beattrice

    Como é o caso de dona Marina, que se tornou linha auxiliar do Zé sem noção.

jcsiqueira

Na verdade, esses críticos são os verdadeiros servis da direita que está se esfacelando.
Chora tucano, chora assemelhado!!!

gabriel

Esse texto não passa de uma forma confusa e pouco produtiva de defender as candidaturas pequenas à esquerda da Dilma. O problema com esses partidos, e tais candidaturas, não é o "pacto de exclusão". Esse chororo me parece coisa de mais um companheiro que gosta de se fazer de proletário coitadinho. Fiquem com pena de mim, o injustiçado. Votem em mim, para fazer justiça.

Fala sério. O problema é que essa esquerda canhota defende mudanças que não se alcançam através de eleições ao estilo liberal, e não se muda o estilo liberal de se fazer eleições através de eleições liberais. Para que tais propostas se tornem realistas, primeiro a ordem burguesa deve ruir.

O papel dessas candidaturas é ocupar tempo de televisão com a defesa do socialismo. Façam isso e já estarão fazendo muita coisa nessas eleições

Celso

Pra quem é "intelectual" aconselho a leitura do texto "Esquerdismo: Doença Infantil do Comunismo".
Esses "sociólogos" não são extrema-esquerda ou terceira via coisa nenhuma! Não reconhecer que o Brasil teve avanços é muita miopia política ( ou ingenuidade, ou oportunismo ). Fazer esse jogo é o que a direita conservadora quer: tirar votos da Dilma e levar para o segundo turno. Assim as elites conservadoras terão mais poder de pressão num futuro governo popular. Um governo como o do Lula / Dilma é que permite elevar o nível de consciência da sociedade e, se assim preferirem num futuro, mudar para um modelo socializante.
Derrotar a direita no primeiro turno também ajudará a enterrar algumas posições mais retrógradas.
Assim mudamos e avançamos.
O mundo não é como DESEJAMOS, e sim como É!

DILMA NO PRIMEIRO!

    beattrice

    Atuam como linha auxiliar do Zé Biruta.
    Em SP a situação é inversa, há que forçar o 2° turno para expor a mentira deslavada que representa Al-ckmin.

Muchacho

Esse Lince não enxerga um palmo à frente do fucinho dele…..é mais um dos intelectuais que não sabe o significado do presidencialismo de coalizão e seus desdobramentos, está perdendo uma opotunidade de ouro para aprender com o metalúrgico.

Fabio_Passos

"Segregação social e dependência estão na raiz de todos os problemas que nós temos"
Plinio de Arruda Sampaio

Assistam… é simplesmente entusiasmante.

Saca só as propostas da esquerda Socialista:
– Reforma agrária radical: Nenhuma propriedade com mais de 500 hectares.
– Reforma urbana: Garantir direito constitucional a habitação.
– Auditoria da dívida pública: Alongar pagamentos e aplicar o dinheiro em infra-estrutura e nas reformas sociais.
– Educação pública. E apenas pública. Igualdade de oportunidades e fim dos privilégios dos ricos!
– Saúde pública. E apenas pública. Igualdade de direitos e fim dos privilégios dos ricos!

[youtube GMdEgTEfxns http://www.youtube.com/watch?v=GMdEgTEfxns youtube]

    Milton Hayek

    Falta combinar com os russos.Ou seja:com o Congresso Nacional.
    Lógico que aqui não desmereço o grande Plínio Sampaio.

    Fabio_Passos

    Meu, com estas propostas… só com povo na rua!

    francisco.latorre

    aí tem que combinar com o povo.

    ..

    José Ruiz

    As propostas parecem absurdas para você… para mim são muito interessantes… eu sou eleitor de Dilma, porque é a candidatura possível, mas não perco de vista a importância de todas as propostas acima… espero que cheguemos um dia lá…

    Fabio_Passos

    Já eu não quero esperar.
    Quero participar e fazer acontecer.

Leider_Lincoln

A pessoa que postou alguns comentário e assinou como Spartakus (http://www.viomundo.com.br/politica/no-cosme-velho-a-hora-das-mulheres.html ), bem que poderia dar o ar da graça. Gosto do debate lúcido e bem articulado da esquerda digamos, mais esquerdistas. Não é bem o caso do Léo Lince, em minha opinião·

João L. B. Penharvel

Tudo muito lindo, só esqueceu de dizer que o Brasil não é a Nicarágua. O Brasilserá em breve a quinta potência do Globo. Imaginem isso nas mão de Plínio de Arruda Sampaio, Heloísa Helena e Manina Silva. Ou de Índio da Costa. na pior das hipóteses.

Fabio_Passos

Sinto muito.

É fato:

"PT suaviza programa de Dilma
e censura Ley de Medios" http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/07/0

"
O PT voltou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta segunda-feira (5) para substituir o programa de governo apresentado quando o pedido de candidatura foi registrado

(…)

Bandeiras importantes para esquerda como a redução da jornada de trabalho, não criminalização dos movimentos sociais, taxação de grandes fortunas e democratização dos meios de comunicação foram retiradas do novo texto protocolado no TSE.
"

A "elite" branca e rica… comemora.

Tem alternativa sim!
Plínio Arruda Sampaio!

[youtube qXf9DjiRpXs http://www.youtube.com/watch?v=qXf9DjiRpXs youtube]

    EDUARDO SOUTO JORGE

    E AI FABIO? VAMOS ENTREGAR O PAIS NAS MAOS DE QUEM REPRESENTA 2% DA POPULACAO BRASILEIRA? QUE MARAVILHA! VOCE E' DAQUELES QUE PENSAM QUE SABEM DE TUDO, MAS NA VERDADE NAO SABEM DE NADA. NINGUEM, NENHUM GRUPO , SABE O QUE O POVAO QUER.SO ELE E' QUE SABE. SO A VONTADE DO POVAO E' QUE VALE. SE ELE VE NOVELA E JN NA GLOBO E' PORQUE TEM SEUS MOTIVOS. AFINAL., QUEM NAO VE? TOMA TENENCIA CAMARADA…

    clemes

    Eduardo, por favor, letras minúsculas nos comentários.Abs

    Werner_Piana

    espero que ele bata bastante no Serra/PSDB/DEMO em suas proximas entrevistas.
    Deixe Dilma e Lula pra lá.
    Quem sabe se ele tirar o Serra e trairinha verde da corrida, ele consiga uma vaga num segundo turno?

    Ninguém do lado de cá vai arriscar o "novo" Plinio por nada. E é bom garantir uma tremenda bancada progressista. Porque vai precisar de muito deputado e senador do lado dele pra aprovar tantas e importantes mudanças…

    Sorte!

    Fabio_Passos

    O Plinio é um fora de série.
    Ele vai bater nos interesses.

    Políticos são meros veículos dos interesses.
    Plinio é muito habilidoso para mostrar que interesses os políticos representam.

Sonia Montenegro

Se o Lula tivesse feito um péssimo governo como fez FHC, eu até entenderia que se falasse em uma 3ª via, mas não é o caso. O Lula é o presidente mais bem avaliado do mundo e a continuação do seu governo é o desejo da grossa maioria da população, e não é do interesse da mídia golpista, o que é mais uma qualidade dele.
Marina é uma traíra, que se aliou à direita. O Plínio de Arruda Sampaio eu respeito, mas embora seja de um partido pequeno, o PSOL, eles ainda estão brigando entre si. A Heloísa Helena era contra o Plínio e o PSOL se dividiu, portanto, acho que a única solução possível é a Dilma, que é uma mulher de fibra, que foi o braço-direito das conquistas do Lula.
Viva Dilma 2010! É 13 na cabeça!!!

    beattrice

    E também o melhor avaliado na história do Brasil.
    Depois ainda reclamam quando a gente afirma que NUNCA ANTES NESSE PAÍS…

monge scéptico

Quem ganhou a copa? Eu não sei e, não tenho vontade de saber. Se tivermos bom senso elegeremos
a DILMA; se não engataremos a marcha a ré, e veremos o BRASIL de novo voltar a obscuridade.
Não sei que pacto é esse da DILMA e o LÉO das quantas. Se for algo inter-pessoal, não é do meu inte-
-resse. Se for algo que mexa com política nacional, tem que ser tornado público. Quanto a democracia
esta sim é uma grande farsa, engôdo, safardagem. QUE CONFUSÃO HEIN?. FICO COM DILMA

Lucas Cardoso

Acho simplista a análise. Serra e Dilma não são a mesma coisa. Tudo bem que, quem quer que ganhe, não haverão mudanças muitas ou mudanças rápidas, porque quem fizer isso é linchado não apenas pelo povo mas também pelas elites. Tudo bem que ambos são conservadores. Tudo bem que a campanha da Dilma foi rápida em retirar seu apoio a causas mais à esquerda quando a mídia começou a reclamar. Mas o Serra presidente vai, no mínimo, ferrar com a política externa exemplar que o Brasil vem tendo.

As diferenças são pequenas, mas são importantes, porque no clima político brasileiro atual, só esses dois têm alguma chance de ganhar, e o idealismo é bom como objetivo a atingir no longo prazo. No curto prazo, temos que ser realistas.

(mas que seria bom ver alguém de esquerda mesmo ganhando, ah, seria.)

Marcelo Teixeira

O curioso é que o autor do artigo, que tem vículos explicitos com o PSOL, o que não é ilegal nem imoral adesde não seja para falsear a verdade, não faz uma reflexão isenta. Se fizesse lembraria e cobraria de Heloísa Helena sobre eleição passada. Heloísa , iludida pela mordida pela mosca da ambição e insençada pela direita, que pretendia tirar votos de Lula , se candidatou a Presidência pensando que derrotaria Lula. Sem noção da própria posição nos cenários políticos nacional e local e apoiada por discursos e artigos com posição equivocada como esse do Leon Heloísa conseguiu trazer Collor de Mello de volta à política democraticamente e pelo voto ,isso sim é um desserviço ao Povo Brasileiro. Além disso correr de forma carreirista para se candidatar a vereadora em Alagoas para não ficar sem uma boquinha.
Heloísa á patética e Leon deve ter sido aluno do FHC em Sociologia.

Flávio Loureiro

O artigo de Leo Lince esquece que o espaço que hoje o PT possui ,foi conquistado com lute e mobiliação social. Não por uma concessão das elites econômicas. Outra coisa, a candidatura Plínio prá se afirmar junto à opinião pública, primeiro precisa se afirmar internamente. Heloisa Helena, a presidenta do Psol não hesita em manifestar o seu apoio à Marina, e não ao candidato do partido que ela preside.

dukrai

essa turma perde uma oportunidade histórica em reafirmar a sua exclusão da disputa política pelo sistema eleitoral democrático "burguês". Desistem de efetivamente botar o dedo na ferida na composição lulista-mercado financeiro, aliança comandada pelo Henrique Meirelles e que impõe ao país enormes custos financeiros e sociais no aumento da dívida pública pelo aumento da taxa de juros, sobrevalorização do real, previsão de déficits na balança comercial e desindustrialização.
Em vez de ocupar esse espaço crítico e legítimo à esquerda do lula-petismo fica esbravejando e tentando igualar o projeto do PT ao liberalismo ortodoxo demo-tucano, entreguista, anti-nacional e lesa pátria de fernandenrique, uma afirmação tão falsa quanta ao do continuísmo das políticas sociais do Vampiro Brasileiro.
Que vão para a cova ambos os dois simultaneamente, corja de falsários políticos, pseudo representantes da extrema esquerda e direita.

luiz pinheiro

É claro, todo mundo sabe, que essa eleição está sendo acirradamente disputada entre o Plíbnio e o Zé Maria…

Fabio_Passos

“Somos a candidatura da transgressão da ordem estabelecida”
Plinio de Arruda Sampaio

    Mário Kodama

    E contra o povo brasileiro. Acho que a extrema esquerda tem que tomar na cara prá ver que o Brasil está melhorando apesar deles!

    Fabio_Passos

    Errado.
    A favor do povo brasileiro e necessáriamente com sua participação ativa.

    francisco.latorre

    o povo não concorda.

    política não é desejo. é praxis.

    ..

    francisco.latorre

    transgressão?..

    o plínio não rompe nem com a igreja católica opusdei.

    plínio transgressor.. tem graça.

    ..

Fabio_Passos

Ivan Valente anuncia Plinio de Arruda Sampaio para Presidente.

E ainda sustenta a proposta de auditoria na dívida pública… é por isso que a "elite" e a mídia-lixo-corporativa esconde a candidatura de Plinio: É o único que põe o dedo na ferida.

serra-marina-dilma são servis aos interesses fundamentais do capital.
Quem tem coragem de negar?

[youtube duTG5e3dHUQ http://www.youtube.com/watch?v=duTG5e3dHUQ youtube]

    beattrice

    Esse é outro que não faz NADA de concreto para derrubar a dinastia tucana da bastilha do Morumbi e ainda quer se dizer de esquerda. Assim não dá, assim não pode.

    francisco.latorre

    eu nego.

    dilma é dilma.

    e revolução.. só com condições objetivas.

    delírios revolucionários.. fantasia. inútil.

    ..

Andre B

Putz! Mais um quadro da pinacoteca do PSTU (como diz o Edu Goldenberg). Acorda, meu chapa!

Celvio

Este cara mora na lua?

Mario Avila de Jesus

Essa é uma maldição que a extrema esquerda brasileira insiste em não exorcizar. Leram Marx e não leram Maquiavel. A hora é de uma Frente Ampla em apoio à eleição de Dilma. Sabem que não tem chances reais e insistem em candidaturas e argumentos, apenas para valorizar o passe em um eventual segundo turno ou, o que é pior, levar para Congresso e Senado representantes de anseios pontuais classistas. Defendem partes e não o todo, agem como lobbistas, não como políticos.

    Diego Carvalhar

    Se você tivesse lido Schwartzman saberia que os partidos políticos existem justamente para representarem as partes, grupos sociais determinados, dai a nomenclatura "partido" que vem de parte. O todo é representado pelo consenso formado entre os partidos políticos que possuem representatividade no congresso. ESte é o caráter da democracia. Provavelmente você nunca leu Marx, Maquiavel nem sociologos brasileiros como o Schwartzaman.

    beattrice

    Excelente contraponto.

RONALD CURITIBA

Do texto "O governo Lula faz um compromisso com o capital, envolve à classe trabalhadora e suas instituições nesse compromisso e anula a potência do conflito. Eu acho que isso é um desastre no marco histórico da trajetória da classe trabalhadora e na luta pelo socialismo."
Minha opinião: quer dizer que bom seria ter um monte de desempregado e aumento da pobreza para não anular a potência do conflito????…….na opinião dele parece que sim…também era esse discurso que usavam para se eleger….vide Luisa Helena…..Marina….Gabeira…..que com a melhora da condição da população vão cair no esquecimento como a extrema direita…..

Mário Kodama

Tem gente de esquerda que parou no tempo. Para os radicais ortodoxos, o socialismo é mais importante milhares de gente saíndo da pobreza. Ainda sonham com um regime ao molde do manifesto comunista. Esse foi o principal equívoco de Marx. Prever um sistema perfeito e idealista. Presos a isso, não conseguem ver a história desfilando pela avenida Brasil.

    Jairo_Beraldo

    A direita e a esquerda pararam no tempo….ambos sem projeto e sem discurso. Os PROGRESSISTAS persistem…e fazem a historia acontecer na avenida TERRA!

    Fabio_Passos

    Não é verdade.

    O PSOL tem propostas e posição tomada com clareza:

    "Democratização dos meios de comunicação brasileiros" http://www.liderancapsol.org.br/noticias/295-demo

    O PT é que amarelou e retirou a democratização dos meios de comunicação de seu programa.
    Acovardou-se diante da rede globo.

    Jairo_Beraldo

    Onde, quando e como? Por favor..PSOL é objeto e abjeto!

    Fabio_Passos

    Foi agora mesmo.
    O PT recuou e retirou a democratização dos meios de comunicação de suas propostas.

    Ed.

    Tomar posições claras e "corajosas" para perder a eleição nem sempre é muito inteligente nem eficaz…
    Melhor usar a coragem no governo…
    Concorda, Fabio?

    Fabio_Passos

    Claro.
    O Plinio concorre para a opção socialista ganhar e ser o governo.
    Se perder… paciência.

    O que não pode é a eleição ficar restrita aos candidatos capitalistas porque a ordem estabelecida e a mídia resolveram que a alternativa socialista não merece espaço para apresentar sua viabilidade.

    Ed.

    Fabio, ter boas idéias ou intenções não basta. É preciso saber como compartilhá-las com "corações e mentes" das pessoas. Saber derrotar os opositores, Depois, é preciso saber implementá-las…
    Enfim, é um conjunto complexo de inteligência, conhecimentos, intenções, paciência, habilidades…
    O Plinio é bem mais "antigo", digamos, que a Dilma. Teve seu tempo… Não o aproveitou eficazmente…
    Tenho simpatia por ele, mas ele está longe, muito longe de um Lula, ou mesmo de uma Dilma. Talvez não em idéias ou intenções, mas em eficácia para o país e o povo que somos hoje.

    Ed.

    Continuando, sobre socialismo: Já mencionei aqui várias vezes que os países de melhor IDH do mundo seguem modelos de socialismo capitalista (é, por isso, o meu "modelo" preferido). Ademais, o país que mais cresce no mundo é comunista (nunca fui) capitalista, assim como a Russia matriz e até o Vietnam.
    O que deve ser combatido em minha modesta visão, é o capitalismo selvagem, predatório, da ganância, da especulação do dinheiro pelo dinheiro, típico dos conservadores, que querem apenas…conservar (e ampliar) seus privilégios…. (Este combate requer boas doses de pragmatismo)
    Já o capitalismo voltado ao bem estar das pessoas é o que todo mundo quer, no final das contas.

    Fabio_Passos

    Discordo.
    O que todo mundo quer é liberdade e justiça. O fim da exploração e da opressão.
    Em minha opinião o caminho é a solidariedade. O socialismo.

    Isto que está aí é muito feio.
    Um novo mundo é possível. Um mundo belo.

    beattrice

    A sociedade brasileira QUER o capitalismo, por isso LULA tem essa popularidade, ele atende os anseios do que realmente se espera dele.

    Fabio_Passos

    De onde tirou esta idéia? Teve algum plebiscito que eu não vi?

    Que capitalismo que nada…
    Lula tem popularidade porque devolveu a população um tiquinho da riqueza produzida que é roubada pelos ricos. Um tiquinho.

    francisco.latorre

    discurso.. discurso..

    pô.. eleição não é pra isso.

    mas quem não sabe.. não vai descobrir nunca.

    ..

    kikino

    Mas Max disse que o comunismo só aconteceria se houvesse condições materiais propicias. Nunca disse que seria inevitável. Ele até previu que a população poderia encontrar outros meios de inserir-se na sociedade capitalista e dela retirar benesses.

    Mas concordo com um dos posts. Ler Maquiavel é tão importante quanto ler Marx.

Mario Avila de Jesus

"A opção entre Dilma e Serra, apresentada como única alternativa real, é só do que se fala, propaga e alardeia na mídia grande. Feições distintas de um mesmo modelo"
Seria cômico se não fosse trágico. Moro em SP e sei que Serra, se eleito, vai ligar no mesmo dia para a BP e oferecer a exploração do pré-sal. Foi o que se fez em SP nos últimos quinze anos: terceirização de tudo. O Governo tucano não faz nada, entrega para outros fazerem e recebe uma fatia do bolo. Estamos de volta à Era Vargas: o petróleo é ou não nosso? Esse é o tema mais relevante nesta eleição.

Quanto ao autor, faz o que o comitê de Serra espera e a grande midia tem tentado: igualar Dilma a Serra é abrir espaço para o crescimento de Marina, na tentativa de levar a eleição para o segundo turno. Um trecho basta:
"também a candidata dos verdes, Marina, de uns tempos para cá passou a ser contemplada pelos grandes meios".

Rosamaria Carvalho

Aqui vão alguns que conspiram a candidatura Serra, aqueles que o Fh_SERRA, aqueles que ele prejudicou seu projeto politico, citos os mais importante: o Alkmin, o Tasso, o Azeredo, o Alvaro Dias, o Aécio, o FHC_Saliére escondio, etc, etc…vão enterrar o SERRA (politicamente). Ele tem muitos inimigos, e prejudicou todos esses. O FHC poderá dizer em depois da eleição "Eu fui o primeiro e único presidente que o PSDB teve."

    beattrice

    E depois dele NUNCA mais, porque o PSDB acabou.

Pedro Ayres

( continuação)
Ora, pelo que se sabe o capitalismo tem 5 séculos de brasilidade e até se deu ao luxo de avançar na direção de sua própria superação histórica, como foi e é o neoliberalismo. Logo, querer acusar o governo Lula de ter enfraquecido a fundamental contradição entre capital versus trabalho, anulando a capacidade de luta dos trabalhadores que estavam às portas do socialismo, graças ao despotismo esclarecido de FHC que favorecia o desenvolvimento do estimulante "quanto pior, melhor", é, na melhor das hipóteses, uma divertidíssima boutade.
Mas, se for uma crítica com pretensões de seriedade política, então estamos frente a mais uma posição adotada pela direita para eliminar do debate político qualquer análise e consciência política desenvolvida pelas massas. No fundo, ainda que não confessem, gostariam de ser os " mestres e guias" dessas massas, pois,se consideram possuidores da ciência e da arte para identificar esses caminhos e rumos, bem ao contrário do povo, que tem, ele sim, a prática e a história como fatores de aprendizado e formulação.
Um outro pitoresco exemplar da negação da realidade é a nova tese sobre a exclusão, não a exclusão social ou econômica, mas, a pavorosa e crudelíssima exclusão crítica. Ou seja, como algumas organizações políticas mesmo com dezenas de anos de existência e, em tese, de experiência no trato das camadas populares ou de suas vanguardas, não obtêm nenhum avanço político acima do vegetativo legal, então é porque existe uma aliança entre as forças políticas majoritárias que disputam os espaços políticos e de poder do país.
É claro que para alguns "cientistas políticos" e diversos "…ciólogos" tudo isso não passa de um grande processo conspiratório contra a possibilidade da tomada do poder por parte dessas fortes forças políticas de antemão excluídas do processo decisivo. Ora, se as suas propostas políticas estivessem próximas do factível e dos reais anseios populares, por mais forte que fosse a conspiração, ela seria inútil e frágil ante esse novo quadro político. Mas, infelizmente, não é o que acontece.
Essa polarização que eles acreditam ser uma produção midiática, já teve tal característica, principalmente quando o sistema acreditava que a eleição de Serra seria um passeio no parque em um belo dia de primavera. O problema surge depois, quando o povo, que não é estúpido, começou a ver que as poucas conquistas que tinha obtido, como o quase pleno emprego e com isso restabelecimento de sua segurança pessoal e familiar, desapareceriam caso o projeto neoliberal voltasse a ser novamente aplicado no país. Desse modo, o povo, por sua conta e risco, está fazendo com que essa eleição de outubro próximo seja realmente plebiscitária. De um lado o entreguismo e a destruição da soberania nacional, do outro, a imensa alternativa de construir um novo país, bem mais justo, soberano e forte do que está. O plebiscito não é entre os candidatos do PT/PDT/PSB/PCdoB versus os do PSDB/DEM/PPS/PTB, mas, entre o Futuro e o Passado. É o que mostra a realidade.
E além disso fica muito feio que esses novos Catões usem da mentira – "O tesoureiro do PT já fez previsão para os gastos da Dilma: acima dos R$ 500 milhões. – da mesma maneira que a direita faz, pra desmoralizar e desqualificar adversários.

    Alexandre Tambelli

    Pedro, você está completamente certo! Sabe, estava pensando no egoísmo de muitos da extrema-esquerda! o povo nem teve direito ainda de ter um geladeira nova com alimentos dentro em suas casas e já vamos cercear seus sonhos de consumo? Dizer que estamos, com o Governo do Presidente LULA, alimentando e alinhados com o capitalismo selvagem?! É como digo, vivem no mundo abstrato, onde possuem uma casa, um carro, alguém como empregado para organizar suas roupas, alimentação e casa, e vivem discutindo o mundo em algum escritório com ar-condicionado, sem pegar um trem ou ônibus nos horários de rush, acordando e dormindo conforme lhes convém! Quero ver é no dia-a-dia de uma fábrica, de uma repartição pública, num hospital apinhado de gente, ai sim quero ver o discurso nascer! Excelente a postagem!

    Glecio_Tavares

    O problema deles pedro é que são contra Lula e não tem como vence-lo portanto querem descaracteriza-lo como grande estadista que é. Como o outro lado não lhes dá ouvido tentam criar uma terceira ou quarta via sem compromisso com o povo. Analistas politicos que não enxergam a realidade estão em extinção neste país. O fenomeno que estamos vivendo é a base de um novo Brasil, onde as classes dominantes, em poder monetário, perdem o dominio sobre as classes emergentes pois a possibilidade de vitória de Dilma esta cada vez mais clara e o capital tenta utilizar analistas politicos de outros partidos para tirar a liderança de Lula do país. Vivem com histórias de cargo na ONU, ou outras para tentar tirar Lula do cenário político, mas não conseguirão.

    beattrice

    Pedro, a meu ver esses intelectualóides de esquerda preferem não ver a criança nascer se eles não podem ser os pais da criança e não perdoam ao LULA, que consideram, tal qual a direita, um"iletrado", ter levado o país a alcançar os índices de emprego, os índices sociais, de saúde pública e outros que nunca foram alcançados com os professores doutores ou até com a manu militari.
    E ainda fazer a sucessora, DILMA, no primeiro turno, em outubro.

Pedro Ayres

Há uma característica política que é bastante comum entre os diversos segmentos soi disant de esquerda no mundo que é a vontade de fazer com que a realidade se encaixe em modelos teóricos por eles elaborados. O mais estranho em tudo isso, é que esses brilhantes exemplares da inteligentsia política têm a pachorra de dizer que suas elucubrações têm base no materialismo histórico-dialético, como se nele houvesse espaço para crenças ou conceitos idealistas sobre a sociedade humana.
Para tais intelectuais, quase sempre ilustres acadêmicos, aquilo que estiver em desacordo com suas teses políticas ou econômicas está errado ou pleno de equívocos, isso quando decidem exercer uma magnânima generosidade. O normal é o achatamento vernacular e a pronta rotulação como reacionarismo e anti-classe operária, mesmo que os fatos concretos digam que tais ou quais práticas têm certa correspondência com a realidade vivida pelo país naquele determinado momento. Não,dizem esses intelectuais, a realidade é desimportante e ineficaz, quase sempre viciada por essas práticas reacionárias e desvinculadas dos modelos cientificamentes criados.
Assim, pois, por exemplo, é que se pôde ler numa entrevista do sociólogo Francisco de Oliveira: " O governo Lula tem um caráter de derrota para o movimento dos trabalhadores em general e para a luta de transformação do Brasil. Essa é minha posição. Vejo ao governo como uma regressão política até em relação ao de Fernando Henrique Cardoso (FHC); FHC era um governo que ia pela direita e nós estávamos na contramão. O governo Lula faz um compromisso com o capital, envolve à classe trabalhadora e suas instituições nesse compromisso e anula a potência do conflito. Eu acho que isso é um desastre no marco histórico da trajetória da classe trabalhadora e na luta pelo socialismo."
(continua)

    francisco.latorre

    marxismo metafísico.

    patético.

    ..

Marcos Roma Santa

Este é o tipo de análise de esquerda que a direita adora.

Marcos

Este é mais um exemplo que como os extremos se aproximam. Extrema esquerda e extrema direita são tudo farinha do mesmo saco. O que passa pela cabeça de uma pessoa como esta prá escrever tantas bobagens?

Renato Lira

Cada vez que leio, ouço ou assisto as análises de radicais de esquerda mais me convenço de que esse pessoal perdeu a noção do tempo por seu pensamento anacrônico, delirante e sem nexo com a realidade, eivado de birras, bravatas e farofadas, um blábláblá vazio, sum substância, frouxo.

Ou então se tornaram oportunistas, que se aproveitam das farsas criadas pela mídia e pela direita e acomodar estas canalhices a sua estratégia demagógica e pueril.

Não vejo diferença alguma entre as análise como esta do Lince e uma coluna do Mainardi. Usam as mesmas táticas, a invencionice, a mentira, a desinformação e a má-fé para sustentar seus discursos radicais e insensatos.

Não sei o que é pior, os ex-esquerdistas que se venderam, como os caricatos do PPS, de Bob Freire, o aspone de Serra, os esquerdistas-mauricinhos e artificiais do PV , do farsante Gabeira, ou estes porraloucas desta esquerda dita radical, com seu discurso rancoroso, juvenil, primário, oportunista e falacioso.

Ricardo Moreno

Também achei curiosa a cifra de 500 milhões. De onde o sociólogo tirou?

    Renato Lira

    Devem ser seus "olhos de lince".

luiz

O título anuncia algo grandioso, mas ele não demonstra nada. Concordo que o critério de exposição dos candidatos não deveria ser aquele decidido nas direções da imprensa do capital. Rádio e televisão são concessões públicas. A mídia impressa tem incentivo fiscal (no papel). Tudo deveria ser igual. Mas daí se concluir que há "um pacto de exclusão"…
Estamos mal de candidaturas à esquerda. A Dilma opera na ordem do capital. A Marina… bem, essa dispensa comentários.O Plínio é bonzinho, mas a Heloisa Helena ja desqualificou sua candidatura e esse tal de PSOL é um PT piorado. Com certa espinha dorsal, com economicismo puro, sobra o Zé Maria. Até porque o do PCB é risível. Vou com a esquerda moderada, Dilma Rousseff. Com todos os seus problemas,é o que temos para evitar que tucanos voltem ao Planalto. Para ver as diferenças não precisa ter olhos de lince. O problema é quando o lince é míope.

Flavio Lima

Esse texto serve pra gente ver como pessoas de esquerda podem ser ridiculas, e tomar cuidado pra não fazer o mesmo.
Po, na maior força pra ser uma esquerda atenta, consciente, criativa e renovadora, e vem esse carinhas babando na gola…

    Suzie

    Dizem…quem estuda profundamente ciência política que: nada mais parecido com a UDN que um(a) extremista de "esquerda".
    Até o "discurso" fica semelhante.

Fabio_Passos

Outra análise excelente do Léo Lince:

"Espetáculo obsceno" http://www.socialismo.org.br/portal/politica/47-a

O cassino continua aberto!
E a tirania financeira quer uma eleição restrita a candidatos que lhe são servis.

Não precisa ser assim…

    Ed.

    Se lhe deixa mais confortável: a distância entre o ideal e o possível pode ser o infinito…o nada…

    Fabio_Passos

    Quem falava o tempo todo do "possível" como um álibi para sua submissão ao neoliberalismo era o fhc.
    Lula mostrou que esta conversa era mentira e covardia. Conformismo. Não foi?

    Ed.

    Sim. O fato de alguém usar palavras farsescamente, não desvaloriza as palavras, apenas quem as usa.
    Mas vc afinal está dizendo que Lula fez ou não fez o possível quando mostrou…?
    Eu sou contra o "neoliberalismo", e desprezo FHC pelo que fez ao país "muito fácil de governar"… Mas entendo que o Lula não pudesse "quebrar a banca", pois suspeito que seria quebrado antes. Porém fez os juros chegarem a 1 dígito… e a tendência com Dilma será a mesma…
    Tudo na vida sempre pode ser feito melhor. Mas se vc quiser continuar buscando o impossível, é seu direito!

    Fabio_Passos

    É claro que Lula poderia ter feito muito mais.
    As vitórias que são significativas não escondem que o Brasil permanece uma das mais desiguais sociedades do planeta.

    O governo Lula pode ser a centelha que vai finalmente permitir a derrubada do Apartheid Social.

    O "impossível" foi a "elite" quem colocou na sua cabeça. Então eles venceram? Tornou-se um conformista?

    Não desmereça sua capacidade nem a capacidade do povo (qualquer povo!) rebelar-se.
    Sempre há espaço para o inusitado.

Jair de Souza

Quando existe uma alternativa real de avanço radical, optar por uma menos radical é agir de modo reacionário. Porém, quando na verdade não existe tal alternativa, deixar de se posicionar frente as alternativas reais existentes também é reacionário. Aqui, basta fazer uma perguntinha simples: Se a Dilma não vencer a eleição, quem ocupará a presidência do Brasil no próximo mandato? Ou, talvez, esta outra: Como poderá a vitória de José Serra beneficiar a imensa maioria do povo trabalhador? O posicionamento de gente como o articulista em questão só serve para ajudar o candidato da direita antipovo neste momento. Uma coisa é achar que Lula é o supra suma de um modelo oposto ao capitalismo. Outra bem diferente (e até pior) é considerar que para o povo tanto faz que vença o projeto de Lula ou o de FHC. Quem joga nesta confusão é inimigo do povo trabalhador. Menos mal que o povo trabalhador já não dá bola para intelectualoides.

Henderson_hds

"as violações flagrantes da legislação eleitoral"

Eu acho que assim ficaria melhor: "As 6 violações flagrantes da legislação eleitoral"

De mais a mais, há um fato interessante: Dilma poderá receber multa máxima, ou seja, ela chegará ao mais alto grau de degradação politica.

    Jairo_Beraldo

    Por isso o Zé pode mais? me poupe…

    Glecio_Tavares

    Legislação eleitoral que não presta para politizar o povo é lixo!

    Ed.

    …e as "violações da isonomia" de violações dos demotucanos, prezado torcedor?…
    Vivemos um governo com tal liberdade de instituições que elas são frequentemente usadas contra ele mesmo. Sem restrições ou "pedidos" medíocres de demissão ou exoneração dos contrários.
    Liberdade essa que queremos preservar e aperfeiçoar e não "vampirizar" com um Bonito Muserrini qualquer…

francisco p neto

"Uso escancarado da máquina pública"
Em que mundo o senhor Leo vive?
Desde quando essa prática vem ocorrendo?
Houve alguma reforma eleitoral que pudesse estancar essa, e outras artimanhas que tentam ludibriar o TSE que finge que não vê?
Só para inglês ver, é uma multinha aqui de R$5000,00 outra acolá, e continua as campanhas sem nenhuma interrupção.
Se as regras são essas desde que me conheço por gente, seria o próprio governo, ou a situação dar uma de bobo e entregar a rapadura de graça para os desastrados da oposição que usaram essa mesmas regras e no poder nunca fizeram nada para o povo.
Pelo menos esse governo usando as mesmas regars está fazendo o que a direita nunca fez pelo povo.
Se o parlamento for brindado com maioria pró Dilma na próxima legislatura eu não tenho dúvidas nenhuma que isso vai mudar.
Senhor Leo, dê um pouquinho de credibilidade às pessoas que tem interesse em mudar esse quadro.
Lula foi um mágico que conseguiu governar com um Congresso hostil, imprensa partidária nunca antes visto nesse país e você vem falar nessa baboseira?

    Alexandre Tambelli

    Francisco! Você está certo! O Presidente LULA é um democrata e Governa com o Congresso Nacional! Esse purismo da extrema-esquerda não leva a lugar nenhum, afinal, os Deputados e Senadores, na maioria, não são partidários do Partido de LULA e nem da esquerda, porém, eleitos pelo povo! Para uma votação ter sustentação, o Presidente LULA precisou costurar diversas alianças, afinal, ele não é um ditador e nestas alianças, encontramos até o ex-Presidente Fernando Collor! O que seria mais correto, tornar-se um Ditador e impor projetos de leis ou Governar com o Congresso Nacional, este aprovando ou não os projetos de lei que são de interesse ao País? Vivemos numa ditadura ou num País democrático? Se melhorar o voto, a população eleger mais gente comprometida com o Brasil e os interesses coletivos, certamente, o apoio de um Fernando Collor poderá ser descartado!

Alexandre Tambelli

O PSOL pessoal, está parado no tempo, como os outros partidos de extrema-esquerda! Sabe aquelas pessoas que passam o dia inteiro arquitetando estratégias de luta política, no bem bom de uma sala com ar-condicionado?! E que quando chega de noite tem um prato de comida pronto para ser esquentado no micro-ondas?! É um pouco assim, infelizmente! Eles estacionaram no tempo! Fazem a crítica sem muito embasamento, apenas porque acostumaram a ser oposição, talvez! A Heloísa Helena é uma ótima pessoa, a Luciana Genro ídem, o Plínio também! Só que eles acreditam que se resolve as questões do mundo com uma ruptura total com o Capitalismo, sem nenhuma conversa! Se o Presidente LULA fosse por este caminho, estaria no poder ainda?! O PSOL tem uma visão de mundo bela, que eu concordo pela Poesia que nela existe; porém, na prática é inviável! Deixo novamente o desafio: se o pessoal do PSOL me disser como farão para no mês seguinte à posse do candidato Plínio no cargo de Presidente da República aumentar o salário mínimo para R$ 2.500,00 reais eu mudo meu voto! da candidata DILMA para o candidato PLÍNIO!

    Jairo_Beraldo

    O PSOL parou no tempo, quando a senadora HH foi candidata a presidente contra LULA. Porque depois ela não tentou a prefeitura de maceió? Vereadora? Que coisa!

    francisco p neto

    Tambelli
    Sabe qual extremismo está fadado ao ostracismo?
    O de esquerda, porque como vc bem disse, eles são poetas, tem boas intenções que no papel não funcionam como eles propôem.
    Já o de direita, sempre se manterá na cabeça dos indivíduos que nascem com esse atavismo – quanto mais eu puder me dar bem, melhor para mim, o resto que se lasque.
    Infelizmente o ser humano tem esse poder de livre arbítrio. Por isso a direita nunca morrerá.

Vera Palmer

Não consegui entender, sequer, por que esse artigo foi postado aqui.

Misturar essas bobagens metidas a 'sociológicas', com o empenho democrático dos pobres que votam em Dilma porque aprenderam NA LUTA, que Dilma é O TERCEIRO MANDATO DELES, dos pobres no Brasil, isso, sim, é que é nivelar tudo por critério nenhum. Democracia assim, de dar voz igual a todos, pq isso seria 'transparente', francamente, qquer fascista faz! Boa democracia obriga a DAR VOZ AOS SEM VOZ (e, claro, fazer calar os fascistas, claro).

Sempre acho que a salafrarice máxima dessa esquerda fascistizante que (ainda) há por aí (são fascistas, mas são sinceros!) é misturar delírio e realidade. Isso, sim, é mentir para os pobres. OK. Quem sabe esses fascistas sinceros aí, me conseguem um candidato que, além da revolução, também me garanta juventude eterna? Que vá se catá, o tal sociólogo? Por que estamos discutindo isso?

Glecio_Tavares

Parece um choro. Quem não ve a diferença entre Serra e Dilma não pode ser considerado um cientista politico. A mudança que o Brasil teve nestes 7 anos, é perceptível até em outros países. O povo está se politizando e os cientistas da sociologia não viram isso. Mande este senhor sair as ruas e pesquisar pois as pesquisas que faz no escritório não estão gerando nenhuma centelha de luz. Hoje eu tenho orgulho de ser brasileiro e nada vai me tirar isso.

Reinaldo

Interessante…

É horrível ler uma página inteira e descobrir que nela não há nada. Ops, há sim: Alguém além deste sujeito leu quanto é a previsão de custo de campanha de Dilma? Pois é, não tenho idéia de onde este "sociólogo" tirou 500 milhões, mas deve ser do limbo.

O mais interessante é ele dizer que Serra e Dilma são a mesma coisa. Deve até achar que ambos têm o mesmo sexo, já que não parece notar diferenças básicas.

Fabio_Passos

Léo Lince tem razão.

O establishment procura restringir os limites da escolha para presidente apenas entre os candidatos servis ao modelo capitalista.

Tem outra opção!

“Nosso povo é oprimido, mas nunca aceitou a opressão, sempre houve resistência”
Plinio de Arruda Sampaio

[youtube UwQSsYmKF-g http://www.youtube.com/watch?v=UwQSsYmKF-g youtube]

    Gerson

    O socialismo é solução ?

    Pode ser, mas explique isso primeiro para as massas.

    Para aqueles que não sabem o que é capitalismo muito menos o que é socialismo.

    Fabio_Passos

    É exatamente isso que o Léo Lince está denunciando.
    Um acordo tácito para manter a disputa apenas entre representantes da ordem estabelecida… impedindo que a população seja corretamente esclarecida e possa optar pela alternativa socialista.

    Gerson

    Fábio,

    Falar sobre socialismo pra meia dúzia de gatos pingados não muda nada.

    Milhões de pessoas querem mais é o capitalismo, muito mais do que o socialismo.

    Acho que é, infelizmente, cada um por si e deus contra todos.

    Mesmo aqueles que tem boas intençoes, no fundo ou no dia a dia, tem um medo enorme de radicalizar.

    Paguei um preço alto por isso no passado.

    Não me arrependo.

    Mas fiquei de saco cheio.

    Passei a bola pra garotada.

    Hoje só observo, e troco idéias com quem está disposto.

    Agradeço seu cometário.

    Um forte abaço pra você ! E continuamos na luta, mesmo de saco cheio. rsrsrrs

    Fabio_Passos

    A construção do socialismo é tarefa para toda a sociedade.
    Penso que, com oportunidade igual para apresentar a alternativa, a maior parte da população escolhe o socialismo.

    Renato Lira

    Realmente o povo cansou de ser oprimido. Por isso votou duas vezes em Lula. E votará em Dilma.

    Porque o povo que resistiu à opressão e a exploração vem, ao longo do tempo, atingido um nível de consciÇencia política e discernimento que o capacita a escolher, democraticamente, entre a continuidade de um projeto que, realista, lhe garantiu uma vida melhor e o resgate de sua auto-estima, a volta da exploração, do entreguismo, da opressão, dos farsantes que buscam retomar o poder pelo poder ou os delírios juvenis de uma esquerda parada no tempo, com dificuldade de se aolocar, com discurso vazio e enviezado, que se aproxima da direita radical por atacar cegamente tudo que fez o governo Lula, utilizando inclusive factoides e mentiras da imprensa e da direita para abusar m seus discursos melodramáticos, rancorosos e delirantes.

    Ainda bem que o povo, que não aceita mais ser oprimido e nem enganado, não cai mais neste tipo de vigarice.

    Fabio_Passos

    Não é verdade.

    Plinio não ataca cegamente as conquistas sociais do governo Lula.
    Agora… identifica que tanto Dilma quanto serra representam candidaturas de manutenção da ordem capitalista.
    O que é a mais pura verdade.

    Plinio tem todo o direito de defender a alternativa socialista.
    E o Léo Lince está correto. A mídia tenta esconder Plinio e manter a disputa restrita aos 3 candidatos que já abjuraram submissão ao capital.

    A mídia esconde a candidatura Plinio porque é a alternativa que derruba o Apartheid Social no Brasil.

    francisco p neto

    Fabio
    O Plínio é uma pessoa maravilhosa e de intenções insuspeitas.
    Só que o Lula foi mais pragmático. Quando ele percebeu que nessa linha não conseguiria nada, ele (não o PT) usou a sua inteligência e seu carisma para se tornar o presidente da república mais bem avaliado da história.
    Então, vamos colocar em pratos limpos:
    O que foi melhor para o país?
    Deixar a direita com o poder nas mãos como sempre foi, ou fazer a ruptura " lenta e gradual" (como disse Geisel no seu governo – não estou elogiando o ditador não)?
    É preciso sabedoria para mudar as coisas, e Lula entendeu muito bem esse caminho.
    As portas estão abertas agora com Dilma.
    Só não entende quem não quer.

    Fabio_Passos

    Não sei se as portas estão abertas com Dilma.

    Recentemente foi retirado do programa de governo da Dilma alguns avanços fundamentais:
    – redução da jornada de trabalho,
    – não criminalização dos movimentos sociais,
    – taxação de grandes fortunas,
    – democratização dos meios de comunicação

    Por que o recuo?
    Eu não aceito.

    44hrs está bom? Prá mim, não. 40 Hrs é justo.
    criminalizar mst e todos os oprimidos que lutam por direitos constitucionais é algo correto? De jeito nenhum.
    deixar miliardários pagando menos imposto que os pobres? Que vergonha!
    mídia como monopólio na mão de oligarcas atrasados? Sem chance… vou com Plinio.

    Ed.

    Caro Fabio, vc está indgnado com uma mera formalidade de época eleitoral!
    Não se trata de um "pacto antenupcial"…
    Veja a capa da fascistóide Veja: Estão "babando" por radicalismo de esquerda para aterrorizar eleitores. Entende?
    Não se degaste`! Vá de Plínio! (se houver segundo turno, sei que vc irá de Dilma).

    Werner_Piana

    outro dia vi um pedaço de entrevista do Plinio no É Noticia e achei simpatico, porem primario.
    Essa ideia tosca de que tem que entrar e mudar tudo na canetada seria risivel – se não fosse patetica.
    Sem a MAIORIA no Congresso, não muda nada. O que Plínio faria com o Congresso oposicionista? Repetiria Jânio Quadros? Faria o que?
    Infelizmente, a escolha é essa. Mudanças parciais, lentas e graduais.
    Um Capitalismo com Dignidade é o que parece ser o sonho dos brasileiros…
    Se conseguirmos isto nas próximas décadas, poderemos adquirir o status de Nação.
    Desde que uma Lei de Meios/Midia exista e contemple a diversidade. Acabar com as oligarquias parece impossivel. Espaço dentro delas, inexiste. Entao só a democratização dos Meios pode fazer o país avançar mais.
    Educação, Saneamento, Atenção e Educação para Saúde… há muito o que ser feito e LULA tem caminhado. DILMA esperamos que siga seus passos e vá um pouco mais além.

    Quanto aos R$500Milhoes de gastos na campanha Dilma, esse chute queima o autor. Salvo engano, o que o PT declarou como teto no TSE foram 180 milhoes…

    Fabio_Passos

    Plinio não é primário.
    Não se desqualifique negando tamanha verdade.

    Plinio não é afeito a ilusões. Seu programa só se garante com povo na rua!
    Esta é a premissa. É a ruptura.

Roberto Locatelli

Alguns intelectuais querem que a realidade se molde aos seus esquemas mentais.

Essas eleições são plebiscitárias, independente de vontades individuais. O Brasil – assim como o mundo – está diante de uma encruzilhada: ou retrocedemos ao século passado, com privataria deslavada, miséria e concentração de renda (Serra) ou continuamos avançando no desenvolvimento econômico com distribuição de renda e justiça social (Dilma).

Nivelar Serra e Dilma é justamente o que os demotucanos querem. E os intelectuais do PSOL também.

    Alexandre Tambelli

    É assim mesmo Roberto! Infelizmente, a extrema-esquerda perdeu seu discurso e se isolou, colocando o Governo do Presidente LULA como igual ao do Presidente FHC e os fatos e as estatísticas mostram que não é verdadeira esta comparação!

    Henderson_hds

    Isso que é uma verdadeira demonstração de conhecimento político.
    Em uma coisa eu concordo com você: impossível igualá-los. Faltariam os 80 milhões de votos, cargos de prefeito e Governador da maior cidade e estado do Brasil etc.

    Glecio_Tavares

    E a total falta de compromisso com o povo que o elegeu.

    Ed.

    Mas não falta o cargo de presidente, do PAÍS*, que é bem maior e mais importante que sua maior cidade e estado, um dos 27 da federação a que pertence, e que derrotou 2 desses governadores em fila…
    Pra vir com este tipo de argumento medíocre, suspeito que vc seja daquela minoria de paulistas paulistas e não de brasileiros paulistas…Será?…

    * quinto em área e em população no mundo, caminhando para quinta economia. Com FHC/Serra perdeu 5+ posições, chegando ao 14o. lugar… e vc só consegue falar do seu pedaço?… o tema é presidência, prezado!

    Marta

    Certo Roberto, eu gostaria que todos aqueles que são realmente contra à exploração do povo, à entrega de nossas riquezas ao capital internacional, à mentira, à entrega de fundos públicos às empresas privadas, etc, se unissem em torno de uma candidatura capaz de, não só de abrigá-los, como de permitir governar juntos. É o que se esperaria tanto do Psol quanto do PV: derrotar as forças retrógradas entreguistas de direita.
    Respeito a pregação socialista e o uso da oportunidade eleitoral para sua divulgação, mas, estamos num momento delicado onde as forças poderosas da mídia nacional e das empresas internacionais se movimentam para tomar o poder novamente.

beattrice

Os textos deste senhor mostram que reaça de direita e reaça de esquerda traçam duas linhas que parecem paralelas, mas não são, encontram-se na fantasia do absurdo.

tonypoeta

Sinto muito mas não cabe a frase "mudar o gerente do continuismo", a proposta da Dilma é sim continuismo, mas o Serra, que não apresentou proposta alguma, não concorda com o modelo atual e ainda não conseguiu digerir um novo modelo neo-neo-liberal, dada a crise que está pairando na "matriz civilizada' , não tendo se dicidido, ou recebido orientação , de como tratar este povo subdesenvolvido. Portanto, mudança de gerente não c abe.

Morvan

Texto frouxo, lasso, vápido, anódino. A manchete induz o leitor a pensar uma profundidade inexistente. Aliás, em que os dois (Dilma e Serra) se assemelham ou diferem? O texto não diz. Ademais, mesmo com uma enorme forçada de barra, não dá para comparar a visão social do programa do PT com o privatismo fundamentalista dos "peessedebistas". Nem com muita licença poético-mental.

    Flavio Lima

    Po Morvan, assino com voce eu comentario.
    Nada mais a completar.
    Só queria conseguir fazer uma ironiazinha com esse pssoal do psol, mas eles não vão captar…

augustinho

SAo os dois para Leo os excludentes definitivos. Eles nao excluiram por si mesmos o Psol. Eles ajudam a carimbar a auto exclusao psolista que nunca foi capaz de encaminhar, propor e lugar pela transformaçoes reais, que se fazem a partir do que EXISTE.
Mas ele nao esta perdido. Ainda tem tempo de colaborar com quem o faz. Perdido estaria se pegasse da turma que joga a bola da transformaçao lenta e efetiva
e dissesse:"" Essa bola é minha. Agora eu não brinco mais"

sergio

ééé, a esquerda adora levwr porrada para poder continuar posando de coitada e injustiçada. o sistema é cruel, mas é competente naquilo que se propões fazer. já a esquerda… infelizmente parece brincadeira de menino que se não é escolhido para jogar pega a bola e vai embora.
se alguém quer mudar o sistema precisa saber como ele funciona e dentro dele atuar. agora se acha que nada muda por dentro, então deixem os empregos públicos e privados e tentem convencer outros a viver fora do sistema.
ficar atirando pedras desde uma sala da universidade é lindo. deixo um desafio a todos so esquerdistas: deixem os livros e as teorias e se metam no meio do povo, nas favelas, nas ruas, nas fábricas a organizar a base social que a universidade elitista não dá para ninguém.

    diego

    Muito bem. E quem não disse que a universidade está nas favelas e ruas das grandes cidades, como vc acha que a ciência é produzida? O tempo dos cientistas de gabinete acabou, veja exemplos de cientistas sociais como o Florestan Fernandes (vc conhece?) que partiu para a prática política, ou de Sérgio Buarque de Holanda, ou do próprio Fernando Henrique Cardoso. A universidade para conhecer a realidade, não parte do nada ou de uma base cognitiva como faz a filosofia, mas parte da realidade. Quem não parece estar no meio do povo é a direita deste país (incluindo a direita dentro das universidades) que prefere o cheiro dos cavalos ao cheiro do povo.

Mauro

Não concordo que DILMA represente este pacto de exclusão,o PIG manipula na tentativa de proteger quem melhor representa a exclusão no BRASIL,que são os demotucanos representado por serra,não podemos cair na tentação de anlises ingenuas,ignorando que a projeção do PT se deu na LUTA organizada que o PIG noticiava de forma preconceituosa,e excludente como se fosse absurdo trabalhadores reinvindicarem alguma coisa e mais absurdo trabalhadores se organizarem em partido politico,quero dizer que DILMA não representa uma teoria oque DILMA representa e apresenta para a sociedade é a pratica de uma politica que gerou INCLUSÃO,DISTRIBUI RENDA.e um orgulho DANADO DE SER BRASILEIRO.
RETROCEDER JAMAISSS
DILMAISSS
DOLMA A ESTRELA DA VEZZZ

Ed.

Uma alternativa "real" entre uma casa e um apartamento pode ser um "motor home"… Depende…
O que temos que buscar é a melhor alternativa (as vezes, a menos pior). O resto é filosofia.
Se "continuísmo" significa melhorar o país e seus habitantes como tem acontecido (não há perfeição, o ótimo é inimigo do bom), por que mudar? Só se apresentarem algo ainda melhor!

    Gerson

    Pois é amigo, tô com vc.

    Uns 20 anos atrás, a Luisa Erundina falou numa plenária da qual eu estava presente, que a luta armada era a solução!
    Pq não fizeram ?
    Faltava "Caldo de Cultura", na época esse era o argumento da esquerda.
    E hoje ? Falta o que ?

    Caldo de Cultura também.

    O brasileiro adora o capitalismo. Cada dia mais.

    Ed.

    Isso…a famosa massa crítica…
    Os demotucanos, com os peessepetebistas (que coligação cada vez mais doida ?!?!) tem a "cheirosa", hehe…
    Espero que nós tenhamos a … que interessa.

Mauro Abdon Gabriel

Esse é o novo Leo Lince. Aquele antigo militante petista que discutia política já não existe mais, ao que parece. E foi o que restou ao PSOL: falar da amoralidade da campanha dos dois maiores candidatos e alfinetar Marina com os mesmos argumentos. Por que Serra e Dilma seriam "duas faces da mesma moeda"? Ele não diz. Não digo que não há argumentos racionais para sustentar isso. Eles existem, claro, ainda que discorde da afirmação de que estamos diante de dois candidatos semelhantes. Assim, em minha opinião, o problema do texto do Lince é que a parte do PSOL (que já é pequeno em si) da qual faz parte se esqueceu de como argumentar politicamente para além de moralismos ocos ou, se não esqueceu, tem vergonha de apresentar suas idéias. Em qualquer das hipóteses estamos diante de um problema sério, que explica porque o Plínio nem deve chegar a 1% dos votos na eleição.

    Gerson

    Prezado Mauro, o problema do Leo, não é ter vergonha de apresentar as idéias d'ele, é falta de capacidade mesmo, capacideade de entender a realidade.

    Tô fora com esse cara !

    É um reaça de "esquerda".

    sergio

    o problema dessa gente, que se acha de "esquerda", é que eles se pensam povo e acham que pensam pelo povo. logo, eles são iguais aos carinhas da direita que criticam, pois ambos acham que o povo é burro e que precisa de um "iluminado", alguém que concluiu um cursinho qualquer em uma universidade elitista, um intelectualóide, para conduzí-lo ao paraíso. qual é a diferença? é que uns tem grana para comprar os outros. é só dar um empreguinho bem remunerado pros caras que eles largam o moralismo.
    embora respeite o plinio e o ache uma pessoa capaz e inteligente, ele não sairá de 1% porque eles não falam como o povo, falam um "intelectualóides"que não é entendido por pessoas normais. e o brasil é feito por 99% de pessoas normais…

    diego carvalhar

    Historicamente foi assim. Aqueles que souberam falar como o povo, no entanto, falavam para uma minoria, pois se apropriavam da capacidade de falar como o povo, para conquistar benefícios para os seus. Enquanto isso muitos dos que não falam como o povo, falam para eles, pois sabem melhor do que aqueles o que o país necessita, justamente por terem sido formados em grandes universidades e não em cursinhos qualquer, o lugar onde o conhecimento é produzido. Prefiro os intelectualóides, que possuem uma verdade científica, do que aqueles que falam como o povo que possuem apenas a retórica.

    sergio

    conhecimento se gera na vida, na interrelação entre as pessoas. A universidade elitista só faz sistematizar o conhecimento produzido pela sociedade em suas relações de produção material e imaterial. mais radicalmente falando a universidade rouba o conhecimento da sociedade e se proteje no direito autoral para continuar ganhando em cima do que é resultado de produção coletiva. um esquerdista de verdade deveria saber disso.
    intelectualóides são pessoas que pensam ser donas do conhecimento, do saber absoluto e acham que detêm a solução de todos os problemas. só que quando devem fazer a teoria funcionar na prática, nada rola, fica só no discurso. e a esquerda tradicional é assim. muito livro, muita teoria alienígena e pouca prática, pouca brasilinidade, pois estudou nas boas universidades paulistas de tradição francesa. daí o nervosismo com o sucesso do metalúrgico, ignorante e iletrado como a elite gosta tanto de dizer. de novo juntos. engraçada a coincidência, né não?

    Gerson Pompeu

    A melhor universidade do mundo é a VIDA que, assim como numa boa formação acadêmica, não prescinde de sabedoria. O resto é masturbação intelectualóide.

    É só comparar o Lula com o FHC.

Gerson

E o $$$ da Marina ? Vem de onde ?

Dos plantadores de alfaçe ?

Jairo_Beraldo

Pior que o uso da máquina, é o TSE ser partidário. Isso sim é repulsivo, ordinário.

    Glecio_Tavares

    Jairo, eles falam de uso da máquina, mas nada provam de desvio contra Dilma ou Lula. as multas foram por esclarecer a população sobre quem é o candidato de oposição e quem é o da situação. ja no caso do Ladeira, a publicidade do governo de SP e da sabesp feita irregularmente nem foi questionada pelo TSE. Como voce diz: é repulsivo, se fingem de cegos.

Deixe seu comentário

Leia também