Lelê Teles: Vai ter “rave cívica” durante a Copa do Mundo?

Tempo de leitura: 4 min

NÃO, VAI TER COPA!

por Lelê Teles, via e-mail

É sempre bom lembrar, foi Lula da Silva quem trouxe a Copa do Mundo para o Brasil.

É importante não esquecer, os barões da mídia torceram desde o início contra o sucesso do Brasil na copa.

É fundamental saber, em 2011 os fracassomaníacos da revista veja fizeram uma “radiografia” das obras e constataram que alguns estádios não ficariam prontos nunca.

Reinaldo Azevedo listou: o Mineirão só ficaria pronto em 2020;  a Arena Pernambuco, em 2025; o Maracanã, em 2038; já os estádios do Paraná, do Rio Grande do Norte e de São Paulo jamais seriam concluídos!

Como se sabe, o negócio desses cabras não é informação, a desinformação pra eles é que é um bom negócio. Não podemos deixar escapar que a Copa será realizada em ano eleitoral e se tudo correr bem, ocorrerá mal para a oposição, a mídia velha aí incluída.

Porém, os estádios estão quase todos prontos, as chaves do torneio já foram sorteadas e nunca houve tanta procura por ingressos na história das copas. O que pode dar errado?

Ora, ainda resta uma saída, sabotar.

Para tanto, os deformadores de opinião decidiram pregar um mantra: “não vai ter copa”.

A partir daí, blogueiros e alguns políticos de direita (Marina Silva incluída) passaram a incentivar a juventude a voltar às ruas, na tentativa de recriar o clima de rave cívica que tomou conta do Brasil em junho de 2013.

Já há páginas no Facebook convocando a moçada. Na convocação que recebi pelo Face está escrito em inglês: Operation World Cup. Na página de Brasília ainda há o complemento: Soccer World Cup 2014 For Whom?

Todos sabemos que o inglês é a língua oficial dos coxinhas e dos vira-latas. Aliás, o inglês estadunidense, como deixam claro ao usarem a palavra soccer.

E quem está sendo convocado? Vejamos o que diz o “manifesto” NÃO VAI TER COPA: “(…) A Copa FIFA 2014 apresenta “atrações” implícitas também, mas essas o governo brasileiro optou por esconder do mundo. Fazendo um tour você conhecerá um pouco mais sobre o Brasil. Ao chegar ao país, você, turista, pode ser surpreendido por assaltos com armas de fogo…” e vão listando os problemas estruturais do país, saúde, segurança, transporte etc.

Mas vem cá, esses caras estão convocando turistas estrangeiros para fazerem protestos contra a copa do mundo no Brasil, é isso? É o que deixam evidente no “manifesto” ao dizerem “ao chegar ao país, você, turista…”.

Não, não. Eles estão a convocar os brasileiros a saírem as ruas e invocam os estrangeiros a não saírem as ruas brasileiras, é o que se lê mais adiante: “O clamor popular de Janeiro em diante terá apenas uma voz: NÃO VAI TER COPA. Se você também não concorda com as atitudes desse governo, junte-se a nós”. E o texto termina assim: “Brasileiros, lutem. Turistas, para não se decepcionarem, não venham”.

O diabo é que os turistas já compraram ingressos, alguns compram pacotes turísticos, outros estão a fazer reservas em hotéis e congêneres. Eles virão e em grande quantidade.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, acredita que haverá protestos “mais estruturados” durante a copa. No entanto, afirma que o evento será inesquecível, o suíço crê que no Brasil futebol é quase uma religião.

A presidenta Dilma saiu em defesa do Brasil e afirma que a #CopadasCopas será um sucesso.

No ano passado, o ex-governador de Sergipe, Marcelo Déda, em um discurso histórico na ocasião da inauguração da ponte Gilberto Amado, comparou os pessimistas ao Velho do Restelo, personagem de Camões, em Os Lusíadas, que via as naus portuguesas partirem para as índias e dizia: “Vai dar errado. ”

Dilma gostou da imagem e passou a usá-la.

Haverá protestos, sim. Já houve antes ora, bolas.

Na Copa da França, em ’98, os pilotos da Air France entraram em greve dias antes da abertura do mundial.

Vimos protestos violentos durante a Copa do Mundo na África do Sul, com saldo de um morto e diversos feridos; durante as obras, 70 mil operários sul africanos cruzaram os braços em protesto por melhores salários.

Já nos Jogos Olímpicos do México, em ’68, os protestos foram tão violentos que 44 manifestantes morreram.

Durante os Jogos Olímpicos de Seul também tivemos manifestações, mas os jogos seguiram normalmente.

Em 1996, 203 pessoas morreram após a explosão de um boing na Costa de Long Island. Os Estados Unidos estavam assustados com a ameaça de terrorismo. Mesmo assim os jogos Olímpicos seguiam.

Dez dias depois, uma bomba explodiu no Centennial Olympic Park, em Atlanta, a poucos metros da vila olímpica, matando duas pessoas e ferindo mais de 100. Contudo, os jogos não foram interrompidos.

Como se vê, as competições esportivas internacionais seguem normalmente, apesar de protestos e incidentes.

No Brasil, o que se pretende é manchar a imagem do governo trabalhista. Tudo indica que o Gigante, agora conhecido como Velho do Restelo, vai se divertir tomando bala de borracha e cheirando gás lacrimogêneo, cada um se diverte como acha melhor.

Se os protestos seguirem a lógica da rave cívica junina, veremos carros da imprensa sendo incendiados, repórteres tomando tiro no olho e cassetetadas nas canelas e cinegrafistas posicionados como snipers, voando em helicópteros ou empoleirados no alto dos edifícios.

É difícil acreditar, mas tem gente apostando nesse caos improvável.

Vai ter marmelada? NÃO, VAI TER COPA!

PS do Viomundo: Concordo com o Lelê. Vai ter Copa e, se houver protesto, não será novidade. A não ser que o governo Dilma adote a linha de Vladimir Putin, que proibiu — depois, voltou atrás — protestos em Sochi, que vai sediar os Jogos Olímpicos de Inverno. Se depender da opinião de alguns militantes petistas mais nervosos, Dilma fará como os chineses, que durante as Olimpíadas esconderam atrás de paredes altas e improvisadas tudo aquilo que não consideravam “adequado”. Protestar nas ruas é um direito e não deve ficar restrito  à esquerda. Denunciar protestos eleitoralmente motivados é uma coisa; fazer campanha para limitar o direito à manifestação de quem quer que seja é outra, muito diferente.

Leia também:

Gabriel Priolli: Conservadores ameaçam com “aventura catastrofista na Copa” 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Anônimo

compartilhando agora mesmo

Leo F.

O problema não são os despejos por si só, pois áreas consideradas chave para a construção de obras (ou passagem de trecho das mesmas, como no caso, das BRT’s no Rio) ou de importância militar, sempre vão necessitar de despejos, caso hajam comunidades previamente estabelecidas no local.

O verdadeiro problema, está no destino dessas populações, a partir de políticas habitacionais de reassentamento e indenização, mal-condicionadas pelos entes federativos. Seja, no pífio pagamento do valor venal dos imóveis e não pelas perdas materiais, q muitos moradores têm ; Seja pela transferência da nova moradia, para regiões muito distantes dos postos de trabalho e escolas/universidades, destas pessoas (desrespeitando Leis Orgânicas Municipais).

E outro ponto que deve ser bem ressaltado, e causador de confusões, é a diferença que há na forma de desembolso da União, em relação a um serviço público essencial (educação), e a Serviços de Infraestrutura.
Muitos afirmam, corretamente, que o repasse da União nos últimos 5 anos aos entes federados para educação, foi menor do que os investimentos realizados + planejados pela União. Os valores estão corretos, mas as fontes de desembolso são bem diferentes.

Primeiramente, temos que considerar que os investimentos previstos na Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo, não são exclusivamente em estádios, muito pelo contrário ! Englobam uma série de obras de mobilidade urbana, portos, aeroportos, infraestrutura turística e serviços que integram um planejamento estratégico do país para aumentar e antecipar recursos para o desenvolvimento da infraestrutura nacional.

Assim sendo, segmentamos o quanto já foi desembolsado para estádios por Financiamento Federal, é de 3,8 bilhões. Lembrando que esse valor é referente à modalidade de financiamento, q via BNDES, permite o retorno do investimento no longo prazo, com o pagamento dos juros referentes + correção monetária!

Diferentemente da natureza de aplicação de recursos em educação, que se trata de repasse diretamente do Orçamento Geral da União, recursos esses que são vinculados. Que a partir desse ano, felizmente, não contam com a mão da DRU para livremente retirar uma parecela desse valor vinculado.

Abs

Adilson

Em época de Copa do Mundo costumo pintar a minha quadra de verde, branco, azul e amarelo no mês da copa. Este ano, por questões óbvias, vou pintar minha quadra antes do carnaval que será em março, além é claro de hastear a dignificante bandeira do Brasil na mesma época. Penso que uma das maneiras que temos como antídoto para neutralizar o veneno dos biltres ancorados pelo PIG é: cada um de nós demonstrar a satisfação de sediar um dos maiores evento esportivo do planeta, colorindo as quadras residencias, se reunir com os amigos para fazermos uma festa nos dias dos jogos, vestir a camisa canarinho, dentre outras.
Quando eu começar a fazer a minha parte, farei questão de espalhar as imagens Brasil e mundo afora.
PS: AS grandes e poderosos armas contra a sabotagem é a máquina fotográfica e a filmadora (basta lembrar do caso da bolinha de papel, que se não fosse uma máquina iria se tornar no maior embuste político do país).

marcio ramos

… pode crê: https://www.youtube.com/watch?v=R3DkSuRogF4

Adilson

Como eu gostaria de ver textos assim sendo escritos pelas mesmas pessoas que morrem nas filas dos hospitais públicos ou são desabrigadas em nome da tal Copa… Como é fácil ser esquerdete com plano de saúde né? Heheheheh

Leo V

Viomundo, sugestão de texto sobre o tema, para divulgar uma visão diferente da que está prevalecendo por aqui:

“Uma outra leitura do não vai ter Copa e a disputa histórica das Jornadas de Junho”
Renato Rovai

http://revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/01/08/uma-outra-leitura-do-nao-vai-ter-copa-e-a-disputa-historica-das-jornadas-de-junho/

Ronaldo Curitiba

Eu pergunto.

Os incomPTentes que estão no comando da Copa e do nação vão deixar barato ou vão tomar alguma atitude para que o Brasil não se desintegre, não passe vergonha, não permita que o pior da política nacional retorne e ferre o povo deste país.

Para que serve ABIN, GSI, Guarda Nacional, o escambau, se não funcionam, se não são utlizados.

Qualquer paiseco com o mínimo de respeito já estaria abordando os incentivadores da convulsão social, infiltrando, planejando alternativas, etc. Não sou do ramo mas fico impressionado com a candura com que as autoridades específicas aceitam o ovo da serpente.

O governo Dilma é responsável pela segurança da Copa e daqueles que compraram ingressos (caros!). Vamos ficar com essa conversinha infantil de controle remoto ou vamos tomar alguma atitude?

Que imagem queremos transmitir para o mundo? Que imagem queremos para o turismo brasileiro, umas das melhores fontes de divisas para o presente e o futuro. Que imagem queremos transmitir para o Comitê Olímpico, para o evento (Olimpíada) que virá a seguir.

Somos tropicalistas e adeptos da falta de planejamento e organização. Os fatos estão aí. Alguma chance de mudança neste paradigma? Vejam o que aconteceu com o evento do Papa. Querem outra referência?

Não é por nada, mas estou cansado de tanta besteira na condução dos assuntos nacionais. Onde está o ministro dos esportes que simplesmente sumiu? Não dá um sinal de vida para os comentários sobre a sabotagem da Copa.

Acho que o PT chegou no limite da competência, para utilizar um argumento corporativo. Está na hora de passar o bastão. Mas para quem, meu Deus?

    Bonifa

    Você não engana. Quer minar a confiança no PT, mas está longe de conseguir. Você é o arrematador do trabalho de Barbosa e da mídia. Nós apontamos gente como você: traidores do povo, tentando enfiar seu veneno pelos blogs progressistas.

    Adilson

    Cara, quanto ódio…

Eva

Eu, que sou uma velhinha de 66, estou com vontade de bater nesses coxinhas.

Roberto Locatelli

O PIG (Partido da Imprensa Golpista) e os black-blocs estão empenhados em prejudicar a Copa. Dez entre dez colunistas do PIG repetem o bordão “não vai ter Copa”.

Assim, fica claro que os black-blocs-tucanonymous-ninjas-eixos-quebrados estão a serviço da elite golpista.

Os protestos não podem prejudicar os eventos da Copa. Protestar é uma coisa, levar dinamite na mochila é outra.

    lukas

    Coloque UM link de um colunista dizendo qie não haverá Copa.

    É um desafio.

    francisco pereira neto

    Para que link néscio?
    É só ler a Folha, Estadão, Veja… aliás, você lê mas não enxerga.

Gerson Carneiro

Até o Álvaro Dias entrou na campanha “NÃO VAI TER COPA”.

Para Álvaro Dias eu pergunto:

Por que os Estados governados por tucanos (especialmente São Paulo, Minas Gerais e Paraná), não recusaram a Copa, pelo contrário, São Paulo por exemplo, se arvorou a sediá-la e até fazer a abertura?

Detalhe: São Paulo já não participou da Copa das Confederações em razão do atraso na obra, e está com a obra mais atrasada dos Estados participantes.

E aos demais proponho:

Durante a Copa, quando o expediente do trabalho for suspenso por conta do jogo, quem hoje é contra deverá permanecer trabalhando.

Cada um se diverte como acha melhor.

    lukas

    Você trabalha nos feriados católicos?

    Leo V

    Legal Gerson,

    Você ignora as milhares de pessoas removidas, o investimento federal maior em estádios do que repasse em educação nos últimos 4 anos para os municípios dos estádios, a suspensão de direitos civis, a imposição de leis para beneficiar o lucro da FIFA, tudo coisas que fariam qualquer esquerdista pular da cadeira.

    E aí gente que se diz de “esquerda” acha que ser contra o que o Alvaro Dias diz é o que habilita alguem a ser de “esquerda”.

    Basta ter dois neurônios para saber diferenciar o que é demanda popular, de esquerda, por trás do “Não Vai Ter Copa”, e o oportunismo políticos de partidos de oposição que querem usar isso para diminuir a popularidade do governo para as eleições.

    Existe um conceito muito caro que se chama “autonomia”, que infelizmente a maioria das pessoas que se dizem de esquerda (e de direita) não entendem. Isso significa entre outras coisas, ter suas pautas independente de partidos políticos e eleições: não ser correia de transmissão e não estar submetido a interesses partidários. O engraçado é que o Viomundo segue esse princípio de autonomia mas a maioria dos seus leitores não.

    Adilson

    Meu amigo, você está tentando explicar algo muito complexo para quem defende essa atitude simplista da “esquerda que deu certo”. No fundo, pra eles, SEMPRE será uma questão política. Porque, no fundo, não existe patriotismo, não existe senso de “nação”, existe apenas a guerrinha política… É só disso que eles vivem…

Cibele

Cadê o link da mariafrô que postei sobre a inauguração de MAIS UM Rede Hora Certa? Ah, já sei, não presta, né? Não merece ser divulgado porque o Haddad é bobo, chato e “petista nervoso”.

Francisco

O pessoal que prega que não tenha Copa, não liga a mínima para Dona Aninha que já está estocandp feijão branco e folha de bananeira para vender acarajé e abará para, como diz ela, os “turisti”.

Dona Aninha vai tomar um tombo desgraçado, vai ficar com engradados e engrados de refrigerante enfusado, coitada.

Na verdade, ela e nós. Se o dinhero dos gringos não entrar no caixa geral dos negócios, país afora, só restará nós para pagar os tais estádios.

Resumo da ópera: o pessoal contra a Copa só vem aqui de veraneio…

    Lucas G.

    claro, o acarajé que será vendido aos turistas! esse é o verdadeiro benefício da Copa para os brasileiros. Haja alienação dos que são contra!

    mas porque não falamos de despejo e todas as familias que tiveram suas vidas destruidas em nome do progresso, em nome da FIFA, em nome da Copa do Mundo? Quem defende a Copa tapa os olhos para muita coisa, tudo em nome de uma reeleição que não tem nada que ver com o que se está colocando em pauta. São os próprios petistas os mais interessados em associar protestos contra a Copa com ataques ao PT.

    Bonifa

    Não é necessário reunir argumentos para defender a realização da Copa. É coisa tão obviamente positiva, que não necessita de defesa. É necessário, sim, desmascarar os inimigos do Brasil, camuflados sob este refrão idiota.

    Adilson

    Exatamente Lucas… Exatamente.

    Porém, “maior cego é aquele que não quer ver”.

Urbano

A coisa mais fácil é se identificar um fascista, pois as suas ideias lhe denuncia. Do meio para o cume, principalmente, da pirâmide da oposição ao Brasil é o que mais tem.

Leandro

Fora PT vai virar hit no twitter em Outubro!!

    michel

    não era bem isso que se dizia na famigerada “aecio boladasso”

Jorge

O golpismo virá com toda força em 2014.
que o Brasil acabe, mas que o PT perca a eleição.
como no passado haverá muitos cabos anselmos pelo Brasil afora.
e muitos inocentes que serão manipulados.
ano difícil.

Marcos Rocha

É o “PS” que separa jornalistas de blogueiros partidários.

Lembro-me que neste mesmo blog, no auge dos protestos, um usuário, com o apropriado apelido de xacal (com x mesmo), escreveu longo texto dizendo que a Presidente deveria determinar toque de recolher, suspender garantias individuais e prender todo mundo que saísse às ruas.

É interessante que todo mundo é progressista e democrático, mas basta uma agitação popular que as máscaras caem e surgem inúmeros “Costa e Silvas” de plantão.

– Ah – dirão – mas não foi o povo quem foi as ruas, foi a classe média! (como se apenas determinado estrato da sociedade tivesse legitimidade para se manifestar).

Qual a diferença entre alguns blogueiros governistas apavorados com os protestos e a “velha” mídia, que vociferava contra as “marchas de 100 mil” que iam a Brasília entoando “Fora FHC”?

Se os protestos ocorrerem (o que duvido muito, pois manifestações daquele porte não ocorrem com “hora marcada”), que seja tratados como algo normal em democracia, e que eventual VIOLÊNCIA seja coibida.

– Há, mas e se quem pagou não puder ir ver o jogo?

É argumento semelhante ao do cidadão que, por pagar seus impostos em dia, grita contra as manifestações/greves que o imepedem de chegar em casa após um dia de trabalho.

Enfim, nessas horas, vemos que são os conservadores de direita e de esquerda.

MEU PS : Ao invés de criminalizar os manifestantes, decretar sítio e jogar a ABIN em cima do povo, Dilma respondeu com o Mais Médicos e verbas para o transporte público. Merece ser reeleita.

    Andre

    O melhor remédio conta o facismo é a democracia. Estado de exceção é todo que os provocadores nazifascistas querem para dar um golpe.

    francisco pereira neto

    Eu acho que o PS está “certo”.
    Lobão no Roda Morta disse que os Black Blocs são esquerdistas!
    Olha, se Dilma não faz um governo dos meus sonhos, tenho muitas críticas, mas mais elogios versus críticas. Por outro lado, excluindo Lula, quem poderia ser melhor que Dilma.
    Na oposição, então nem se fale. Desde 2002 eles ficam ensaiando quem vai ser o perdedor da vez.
    Acho que chegou a hora do PIG dizer: não tem tu, vai tu mesmo, indicando o imortal Merval.

flavio botelho junior

Lembro no auge dos protestos dos coxinhas, correu nas redes para irem quebrar o estádio do TIMAO em Itaquera, bem eles receberam um recado pela rede das torcidas organizadas, ¨SE VIER VAO TOMAR UM CACETE¨, como são covardes porque se escondem atrás de mascaras e tocas ninja, não tiveram coragem, eu lembro das manifestações na década de 70, no tempo da ditadura ao qual os pais e avós da geração coxinha se escondiam debaixo da cama enquanto nós éramos presos e torturados, covardes!!, recomendo a leitura no site do PRAVD.ru a matéria, ¨a doença do feicismo ¨ é bastante esclarecedora.

Joca de Ipanema

È um direito da sociedade – e o governo é o executor da vontade dela – reprimir manifestações que usem de violência. Se houver protestos pacíficos e que não interfiram no direito de ir e vir dos cidadãos, e, em particular, daqueles que queiram ver os jogos, seja indo aos estádios ou em logradouros públicos, não haverá repressão. Estou, no entanto, pessimista. Essas manifestações já estão programadas para justamente provocar a repressão. Mas cuidado, pescadores de águas turvas. Dessa vez estarão de olho e aposto que já deve ter gente lhes esperando. E não deve ser a polícia…

Matheus

O que salvou foi o ps do Viomundo. Ao menos é rechaçada com clareza essa veia fascistóide que os governistas raivosos estão demonstrando.

Agora vêm cá, quando o Viomundo vai dar voz ao outro lado e comentar os elefantes brancos superfaturados, remoções forçadas em massa de milhares de famílias (podendo chegar a 170-250 mil pessoas no total), leis de exceção…

Que tal dar um tempo para as teorias de conspiração sem pé nem cabeça? Que tal se lembrar que a REde Globo terá monopólio da transmissão dos jogos, e, portanto, total interesse na realização? Por que ignorar todas as evidências gritantes de corrupção, violência, mentiras, elefantes brancos e privilégios corporativos, e hiper-divulgar teorias bizarras, sem pé nem cabeça?

Será que as pessoas estão com ódio da Copa por nada? Será que os protestos contra a Copa não tem nada a ver com dezenas de milhares de pessoas expulsas da sua casa por causa disso? Nada a ver com as leis terroristas e corporativistas à serviço da FIFA e Globo? Nada a ver com elefantes brancos superfaturados?

    Andre

    Tudo isso é verdade Matheus, a copa do mundo, não só no Brasil, mas em todos os lugares em que foi realizada favorece as grandes empresas, a FIFA e os governos de plantão e traz uma série de desgraças para a maioria da população, os pobres e trabalhadores como sempre.
    O problema é que tudo isso acontece desde o anúncio da copa em determinado país e durante sua preparação. Não sei de protesto monstro convocado no facebook com não vai ter copa quando ela foi anunciada; houveram alguns protestos contra as remoções para a copa, mas nada de monstruoso e como quase nenhuma visibilidade. Não houve propesto quando se votou e estabeleceu a lei da copa, que coloca o país sobe a intervenção da FIFA – esse era o momento certo para ‘impedir a copa’. Não vi convocação no facebook para protesto contra as terriveis condições de trabalho na construação dos estádios da Copa, outro dia um operário morreu em uma obra e não houve multidão furiosa na rua por causa da copa.
    Porque só agora, que a desgraça já está feita? os protestos são para impedir a desgraça ou para desgastar o governo em ano de eleição??? Me parece que parte dos convocadores das manifestações tem ingenuidade estratégica (ou acha que todos os outros são ingênuos) e outra parte está nem ai para os operários da construção de estadios e a população pobre desapropriada pela copa.

    Adilson

    Meu caro, chega de falar da FIFA. O que tem a dizer sobre a corrupção que cerca a preparação da Copa?

    Por que, toda vez que alguém solicita uma resposta de “vocês”, tudo é ignorado e o foco é só falar da FIFA?

    Falta de argumentos?

Eduardo Guimarães

Deixe de mentir. Não é para reprimir manifestações contrárias coisa nenhuma, é para reprimir manifestações violentas. Vocês constroem suas vidas em cima de mentiras. Escória!

    leandro

    E quem vai decidir qual manifestação é ou não violenta? O governo? Cada vez mais esse governo se parece com os militares..”ame-o ou deixe-o”, citar o antipatriotismo para justificar quase tudo, repressão em nome da “ordem”…esse pt..

    Matheus

    Não Eduguin, tropa militar de choque não é para reprimir manifestação, é para distribuir cafézinho e torradas para os manifestantes!

    É isso que dá um zé-coxinha qualquer se achar militante do alto do seu teclado.

    Mário SF Alves

    Então, Eduardo, a ordem é bater no PT. Nem adianta mostrar a verdade. Já entronizaram que o PT é bom de apanhar. Que é prazeroso bater no PT nos petralhas. Que não oferece nenhum risco caluniar e prejudicar o governo de coalizão liderado pelo PT. Sabem que ninguém vai ser perseguido, caçado e – nem com sorvetes – torturado por ser contra o PT.

    E, gozado, não vejo nenhum deles se insurgir contra a extrema direita. Nenhum deles se manifesta contra a loucura e os crimes barbaramente cometidos pelo Estado absolutista e entreguista instaurado pela ditadura a partir de 64. Nenhum deles se manifesta contra as arbitrariedades e toda a gama de inconstitucionalidades cometidas no julgamento da AP 470. Por que será?

    Não me surpreenderia se pessoas com tal ânimo viessem a engrossar a fila de emprego para torturador nos porões de um outro regime de exceção.

    Aliás, só por aí mesmo. Se de fato a extrema direita, assessorada pelo Big Brother Spyware Corporatin & Co, vier a dar continuidade ao golpe, claro, a instituição do estado mínimo seria instantânea. Concurso público, se tiver, vai ser para o quê mesmo?

    Pois é, e disso eu me orgulho, não desejaria nem para os suspeitíssimos e históricos criminosos neoliberais a aplicação de forma totalitária do domínio do fato.
    __________________________________
    Eles passarão… nós… será que seremos de novo massacrados, mortos e/ou barbaramente torturados? Perguntinha besta dirigida a algum eventual sádico psicopata de plantão.

Danton

Marat faça juz ao seu nome. Não defenda o governo contra o povo.

    Marat

    Danton… rsrsrsrsrs… não me faça rir… Não chame os burguesinhos de SP, a “massa cheirosa” de povo!!!

Lucas G.

olhem a capacidade retórica da articulista: “Já nos Jogos Olímpicos do México, em ’68, os protestos foram tão violentos que 44 manifestantes morreram.”

isso para mim é a mais pura forma estalinista e totalitária de conceber as coisas, não está muito longe de Alckmin quando este fala que “não morreram os que não reagiram”.

Cada dia tenho mais medo dos governistas, piores são aqueles que tentam dizer-se de esquerda.

Rasec

O PS do VioMundo é totalmente dispensável! Enviem para os psoldados!

    Aline linhares

    Mais cedo também fiz um comentário sobre este PS equivocado do Azenha, via Facebook, e primeiro ele foi publicado aqui, mas depois excluído. Este PS atribui ao PT o que é uma difamação elaborada e divulgada pelos próprios pisolistas. Azenha, ou este site, pisolou de vez.

    Luiz Carlos Azenha

    Basta falar qualquer coisa sobre o PT e, pronto, “psolou”. Troca o disco. abs

    Matheus

    Totalmente dispensável. Direito a livre-manifestação e livre-associação para quê? Protesto, só se for pró-governo. Sieg Heil!

Mário SF Alves

PS do Viomundo:
“Denunciar protestos eleitoralmente motivados é uma coisa; fazer campanha para limitar o direito à manifestação de quem quer que seja é outra, muito diferente.”
_______________________________

Até aí tudo bem, simples assim.
__________________________________________
O problema é quando o cenário incluir “protestos criminosamente motivados”. Neste caso, como é que vai poder separar o joio do trigo?
_____________________________________________________
E mais. O que poderia ser caracterizar como “protestos criminosamente motivados”?

E, a propósito, existe protesto criminoso? Ou seja, desde quando o crime poderia ser considerado como sendo protesto?
______________________________________________________________
Bom seja como for, “protesto eleitoralmente motivado” o PiG vem fazendo desde o primeiro dia dos governos de coalizão liderados pelo PT.

Protesto, difamação, sabotagem, desinformação, oposição inconstitucional e manipulação política de forma inequivocamente grosseira.

Mardones

O PIG faz o papel dele.

A SECOM e o governo é que precisam acordar e mudar de política.

Os comerciantes que se preparem para evitar os prejuízos.

E os inocentes úteis que avaliem os riscos dos enfrentamentos nas ruas.

Mas, no geral, quem não está satisfeito com a Copa e com o governo que saíam às ruas.

    Mário SF Alves

    O PiG faz o papel dele?

    Como é que é?

    Desde quando o PiG faz o papel dele? E desde quando assumir publica e documentalmente o papel de oposicionista é papel dele?

    É constitucional o PiG fazer oposição política? E pior, oposição política trevosa, desonesta e administrativamente irresponsável (recorde-se o alarmismo publicado na intenção de induzir o povo a acreditar que aquilo que chamaram de tsunami – irremediavelmente – nos atingiria em 2008, com a crise financeira daquele ano).

    E, como se não bastasse, trata-se aqui, além de tudo, de oposição preconceituosa: inúmeras vezes ironizaram a cultura de um ex-presidente; inúmeras vezes [em programas de “lixo-humor”] ironizaram até mesmo a mão de um ex-presidente, mutilada no trabalho, num chão de fábrica.
    _______________________________________________
    O PiG faz o papel dele???

    Marat

    Mário, o papel-moeda que o PIG recebe é quem o orienta, infelizmente. Quem dá mais, recebe mais, este é o lema pigueano!

Maria Rita

Quando nos manifestamos buscamos reconhecimento à causa defendida e apoio popular, ou seja, buscamos adesão. E corremos o risco de sermos criticados, abominados como foi e ainda é o movimento dos Sem Terra ou manifestações de grevistas trabalhadores. A mídia nunca deu sossego a nenhum desses movimentos, sempre há uma execração pública. Agora, convocando, insuflando os mascarados de preto, ela tá que tá. Não dou apoio aos interesses da mídia corporativa. Prefiro, depois que passar a Copa, buscar informações sobre o destino do dinheiro que o Estado irá lucrar. Isso sim, é de meu interesse.

    Mário SF Alves

    Aplausos.

Jose C. Filho

Manifestações pacíficas é um direito democrático de todos, até bonito ver um povo exigindo seus direitos ordeiramente. Agora, vandalismo, quebra-quebra com depredação de patrimônio público e privado, para desmoralizar o Brasil, deve ser combatido com firmeza pelas autoridades competentes. Se ocorrerem escaramuças desse tipo, não seria adequado o uso de balas de borracha ou gás lacrimogênio; o uso de canhões com jatos d’água pressurizados dispersará rapidamente os bagunceiros. Aliás um bom banho de água fria desperta os sonolentos e faz bem à saúde.

Eduardo Guimarães

Meu caro Azenha,

Seu PS expressa temor quanto à preservação do direito constitucional de reunião e de manifestação por conta de “petistas nervosos” que tenderiam a cobrar da presidente da República que suprimisse tal direito, o que ela não poderia fazer nem se quisesse.

Quero dizer que esse seu temor é absolutamente infundado. Em primeiro, por óbvio, porque Dilma já conviveu com protestos violentos como o que esses meliantes preparam para sabotar a Copa e não violou o direito deles.

Mas não é só. Até hoje, não vi nem petistas “nervosos” (com a sabotagem do país) nem petistas que, como adolescentes, compraram o “manifestantismo” violento sequer sugerindo a supressão do direito de reunião e manifestação.

Francamente, acho que não existe risco à manifestação cidadã, pacífica e constitucional. E nem à manifestação truculenta, mentirosa, autoritária dos que arrogam para si o direito de decretar que “não vai ter Copa”, como se lhes coubesse tal decisão.

O único direito que está em risco é o de NÃO participar desses atos violentos que estão sendo planejados – atos violentos, sim, porque os organizadores dos protestos sugerem aos que participarem que levem coquetéis Molotov, estilingues, barras de ferro, rojões e outros artefatos que podem ser usados como armas.

Outro direito em risco é o de ir e vir, que os sabotadores do país pretendem bloquear.

Não tema, Azenha. A democracia brasileira garante inclusive o direito à falta de vergonha na cara desses black blocs, ou seja lá como queira chamar pessoas que usam a intimidação, a violência, a chantagem e a mentira como armas político-eleitorais.

O que os “petistas nervosos” farão – e já estão fazendo – é desmascarar a torrente de mentiras que foi desencadeada por políticos sem votos de partidos sem votos que buscam um jeito de se eleger sem o que não têm.

    Mauricio Benedito

    Os “petistas nervosos” e os “urubus da mídia”,juntos inventam passeatas futuras de black-blocks e ultra-esquerdistas,preparando o palco para o Mr. Quim usar o domínio do fato e a ficha do Drops da Falha contra os trabalhadores.

    Vinicius Garcia

    “Petistas nervosos e urubus da mídia”, pelos termos você deve ser de algum grupinho trotkista chato, que mais ajuda a direitistas do que a avanços sociais.

    Matheus

    Ao menos deixe de ser covarde, grite logo “baixa o AI-5, Dilma!”, é menos canalhice que esse lenga-lenga criptofascista.

    Mário SF Alves

    Ih! Confundiu. A continuar assim, daqui a pouco vai ressuscitar o Stalin, hein.

    A extemporaneidade manda lembranças.

    ______________________________
    Tá confundindo a história, a época e a conjuntura. Vai acabar trazendo de volta o Tio Sam para declarar a guerra fria, não vai não?
    ________________________________________

    Eh, bronca, hein? Ou seria mágoa?

FrancoAtirador

.
.
Mídia Empresarial:

A Velha do Restelo.

Epíteto Adequado.
.
.

Tulio

Então as manifestações não são legítimas, está tudo bem, e estamos na suíça.

Os estádios de fato sempre foram em ritmo lento e superfaturado, correria de ultima hora, não sem MUITO dinheiro publico injetado para compensar atrasos, e algumas mortes de trabalhadores devido ao ritmo de atraso.

estádios todos prontos.

obras de infra estrutura que de fato seria o legado da copa Zero!

Enfim, a coisa não está tão bonita não, e qualquer manifestação contra a copa seria extremamente legítima dada a forma ridícula que as coisas foram feitas

    edir

    Te pergunto: Os gastos anualmente com os desfiles de carnaval pelo Brasil afora näo te incomoda ? Os gastos com os desfile de carnaval passa de 1 bilhäo, verbas pública vinda dos cofres das prefeitura e governos de estados. Em 2013 só nas 20 capitais foram 178 milhöes gastos. O Brasil tem mais de 5 500 municipios e quase todos realizam o desfile. Sem contar os prejuízos para o SUS tendo em vista que carnaval é a festa das drogas, bebedeiras e farras. Há centenas de acidentes nas estradas, pessoas alcoolizadas, e pessoas ferida vítimas de brigas. E ainda o Brasil fica parado uma semana. Isso näo te incomoda , näo é mesmo ?

    Tulio

    Com certeza, e mesmo para os que não se incomodam, não invalida qualquer protesto o fato de haver algo errado nos mesmos moldes.

    É como o PT justificar meter a mão no tesouro direto para ter superavit dizendo que o FHC fazia também.

    Os dois são errados, os dois são sujos, os dois maquiam e enganam.

    Não justifica-se

Leo V

Parei de ler logo no início, onde diz que os barões da mídia torceram desde o início contra o sucesso da Copa.

A Record torce contra, claro. A Globo, a mais poderosa, detentora dos direitos de transmissão, sempre torceu a favor.

O que me arrepia é ver gente de esquerda que torce pra Copa e contra manifestações do povo que perdeu casa pro causa da Copa, para enriquecer os bolsos de TVs e da FIFA, e de empreiteiras.

Querem reeleger a Dilma para ter mais Copa, mais gentrificação, mas gente perdendo suas casas?

    Matheus

    Aleluia, um pouco de bom-senso!

    Vêm cá, vamos concordar em uma coisa: se uma pessoa se diz de esquerda, e apoia um mega-evento que dará mega-lucros para um punhado de capitalistas, às custas de gastos superfaturados em elefantes brancos (enquanto hospitais e escolas e até ruas públicos caem aos pedaços), de remoções forçadas em massa, estado de exceção e privilégios corporativos para a FIFA, Globo e resto da quadrilha… De duas coisas, uma: essa pessoa não sabe o que é ser de esquerda (deveria tirar algumas horas para ler os livros de Bobbio e Safatle), ou ela é um estelionatário que mente cinicamente, apenas para tentar desmobilizar os grupos de autêntica esquerda que sabem quanto sangue, suor e lágrimas essa Copa custou apenas para dar super-lucros para uma lavanderia de dinheiro transnacional, vulgo FIFA.

    Leo V

    Isso!

Cibele

Fazer campanha para limitar o direito de quem quer que seja de COMETER CRIMES é um dever de todas as pessoas decentes.

    Matheus

    Aprendeu com o general Costa e Silva, ao decretar o AI-5?

Marat

Eu nem sou muito fã do direitista Felipão (embora seja um bom técnico!), mas vou torcer ardentemente pelo Brasil, como jamais torci!

Marat

Creio que esses moleques sabotadores, à mando da veja e de outras escórias do mesmo jaez, devem mesmo é levar borrachada!

    Cibele

    Marat, respondi ao cara que me comparou ao general (isso pode) e fui censurada na maior. Viomundo tá f… Venho aqui desde 2009, mas tem uns caras que só têm um determinado objetivo e ainda são muito bem recebidos.

    Marat

    Cibele, as vezes é necessário dar corda aos extremistas para eles se enforcarem (no meu caso, eles dão o pescoço para a guilhotina!)… De todo modo, se eles censuraram, talvez você tenha escrito palavras de baixo calão, ou pegou muito pesado com a “vitima”. Já tive algumas postagens censuradas, até aqui, mas compreendi que havia pegado pesado demais.
    Seus comentários são muito bons e tenho certeza de que você é importante para o Viomundo!
    Abraços, e, continuemos na luta!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Marat

    Eu nem havia lido… Li agora.
    Mas a melhor coisa, Cibele, é levar na esportiva. Todos têm suas “verdades” (que são imposições sociais).
    De todo modo, os provocadores não resistem a um tiquinho de ironia (muitas vezes nem as entendem)!
    Abraços.

    Cibele

    Obrigada, Marat. Só escrevi que o cara foi covarde e desonesto no comentário, além do óbvio de que o Azenha curte os caras. E também disse que não me afetava (não, mesmo!). De outras vezes reconheci meu erro, mas desta, não. Não gostou o editor de ouvir a verdade. Ano passado deixei meio quieto, este ano a brincadeira ficou séria. Eles que nos procurem, que irão nos encontrar. Se quiser, pode censurar de novo.

    Marat

    Cibele, o Azenha não curte os caras, não. Tenho certeza! É sempre bom ouvir o que eles têm pra falar.
    Sobre o embate com os o PIG e seus filhotes, temos que azeitar todo nosso armamento, e todos lutarmos. Nossas armas são mais eficientes, e todos sabem que nossa ideologia é em prol de um Brasil melhor e sem submissão, algo que os entreguistas nem imaginam o que seja.
    Abraços.

    Cibele

    Sim, ironia é mais inteligente, e devemos levar na esportiva. Só que a única coisa que eu tô querendo é tirar os “atrasa lado” da minha frente. Véio, eu sei que é pior, mas tô com raiva, viu?

    Cibele

    Marat, você deve estar certo. Tomara! Muito grata pela atenção. Abraços.

    Marat

    Cibele, estamos ai, no mesmo barco (que não é o do Aécio, que está a afundar!)…
    Os cabras vão ficar bravos por isso, e nós daremos muitas risadas…
    Abraços

Marcelo

Liliana Ayalde

Deixe seu comentário

Leia também