Leandro Fortes: Presidente Dilma na cova dos leões

Tempo de leitura: 3 min

Dilma na cova dos leões

Por Leandro Fortes, no Brasília Eu Vi

Na íntegra do discurso de Dilma Rousseff proferido na cerimônia de aniversário de 90 anos da Folha de S.Paulo, disponibilizado na internet pela página do Portal UOL, lê-se, não sem certo espanto: “Estou aqui representando a Presidência da República. Estou aqui como presidente da República”. Das duas uma: ou Dilma abriu mão, em um discurso oficial, de sua batalha pessoal para ser chamada de “presidenta”, ou, mais grave, a transcrição de seu discurso foi alterada para se enquadrar aos ditames do anfitrião, que a chama ostensivamente de “presidente”, muito mais por birra do que por purismo gramatical.

Caso tenha, de fato, por conta própria, aberto mão do título de “presidenta” que, até então, lhe parecia tão caro, este terá sido, contudo, o menor dos pecados de Dilma Rousseff no regabofe de 90 anos da Folha.

Explica-se: é a mesma Folha que estampou uma ficha falsa da atual presidenta em sua primeira página, dando início a uma campanha oficial que pretendia estigmatizá-la, às vésperas da campanha eleitoral de 2010, como terrorista, assaltante de banco e assassina. A ela e a seus companheiros de luta, alguns mortos no combate à ditadura.

Ditadura, aliás, chamada de “ditabranda”, pela mesma Folha.

Esta mesma Folha que, ainda na campanha de 2010, escalou um colunista para, imbuído de sutileza cavalar, chamá-la, e à atual senadora Marta Suplicy, de vadia e vagabunda.

Essa mesma Folha, ora homenageada com a presença de Dilma Rousseff.

Digo o menor dos pecados porque o maior, o mais grave, o inaceitável, não foi o de submeter a Presidência da República a um duvidoso rito de diplomacia de uma malfadada estratégia de realpolitik. O pecado capital de Dilma foi ter, quase que de maneira singela, corroborado com a falsa retórica da velha mídia sobre liberdade de imprensa e de expressão. Em noite de gala da rua Barão de Limeira, a presidenta usou como seu o discurso distorcido sobre dois temas distintos transformados, deliberadamente, em um só para, justamente, não ser uma coisa nem outra. Uma manipulação conceitual bolada como estratégia de defesa e ataque prévios à possível disposição do governo em rever as leis e normas que transformaram o Brasil num país dominado por barões de mídia dispostos, quando necessário, a apelar para o golpismo editorial puro e simples.

[Clique aqui para relembrar o dia em que um colunista da Folha sugeriu que Dilma era “vagabunda” e “vadia”]

A liberdade de expressão que garantiu o surgimento de uma blogosfera crítica e atuante durante a guerra eleitoral de 2010 nada tem a ver com aquela outra, defendida pela Associação Nacional dos Jornais, comandada por uma executiva da Folha de S.Paulo. São posições, na verdade, antagônicas. A Dilma, é bom lembrar, a Folha jamais pediu desculpas (nem a seus próprios leitores, diga-se de passagem) por ter ostentado uma ficha falsa fabricada por sites de extrema-direita e vendida, nas bancas, como produto oficial do DOPS. Jamais.

Ao comparecer ao aniversário da Folha, a quem, imagina-se, deve ter processado por conta da ficha falsa, Dilma se fez acompanhar de um séquito no qual se incluiu o ministro da Justiça. Fez, assim, uma concessão que está no cerne das muitas desgraças recentes da história política brasileira, baseada na arte de beijar a mão do algoz na esperança, tão vã como previsível, de que esta não irá outra vez se levantar contra ela. Ledo engano. Estão a preparar-lhe uma outra surra, desta feita, e sempre por ironia, com o chicote da liberdade de imprensa, de expressão, cada vez mais a tomar do patriotismo o status de último refúgio dos canalhas.

Dilma foi torturada em um cárcere da ditadura, esta mesma, dita branda, que usufruiu de veículos da Folha para transporte e remoção de prisioneiros políticos – acusação feita pela jornalista Beatriz Kushnir no livro “Cães de guarda” (Editora Boitempo), nunca refutada pelos donos do jornal.

A presidenta conhece a verdadeira natureza dos agressores. Deveria saber, portanto, da proverbial inutilidade de se colocar civilizadamente entre eles.

[Clique aqui para ler o editorial em que Octavio Frias de Oliveira elogia o governo Medici, que torturou, matou e sumiu com brasileiros]


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

SILOÉ

A" presidentE" Dilma foi ao evento e deu o seu recadinho muito bem dado, mas, o melhor recado ainda estar por vir: Será quando a presidentA ""Dilma,"" implementar a lei de médyos e colocar o pig no seu devido lugar ." Mingau quente se come pelas beiradas", já dizia minha avó.

Ellen

Será D. Dilma uma fraude e fomos todos, inclusive o Lula, enganados? Dizer que o seu Frias é exemplo a ser seguido foi demais para mim.

Pedro Cruz

Para os abestalhados que se cansaram de Dilma: o psol, a Heloisa Helena e a Marina Siva estão precisando de companhia. Bye-bye.

João Carlos

Incompreensível a presença da presidente Dilma naquele covil. Quando muito deveria mandar o Michel Temer, mas na minha opinião não deveria mandar NINGUÉM representando a Presidência da República depois da frontal falta de respeito com que a presidente foi tratada pela Falha na campanha eleitoral.
Não quero acreditar, mas estaria a presidente com este gesto inapropriado enterrando preventivamente a Ley de Medios brasileiro que tanto arrepio causa ao PiG?

    Romeu

    Vejo também a visita como uma demonstração de poder: sobrevivi e estou aqui, agora como Presidenta do Brasil. Aos convivas e anfitriões, a oportunidade de lamber os meus pés. Quem foi o nobre brasileiro presente ao evento que iniciou o Lambe-pés?

edv

O PIG e a merdiocrelite sabem muito bem o que querem:
Poder e grana!
Não adianta alisar nem sorrir, ajoelhar ou cair de quatro.
Pode até fazer cara feia…
Desde que os privilégios sejam mantidos.
Se não, é guerra!
Tão longa e de esgoto quanto necessário.
No máximo uma trégua…
Que Dilma não se iluda!
O que os dobra e acalma não é simpatia, nem quase amor.
É poder e grana.

Lousan

é tudo política…de um lado um convite a fim de fazer uma mediazinha com a dona da casa e manter uns descontinhos no imposto e do outro lado tapinha nas costas na esperança de doações para campanhas futuras e um espacinho no rodapé pra assessoria ter onde anunciar suas grandes feitorias….

muda-se tudo, menos a cegueira do povo e as mirabolantes estratégias de quem está por cima e visa lucro e imagem, quando estes 2 itens se combinam então…sai de baixo!

Victor

A Dilma pisou na bola, mas não me arrependo de ter votado nela nem deixarei de apoiá-la por isso. Concordo que foi um gesto de estadista, mas bem que poderia ter mandado alguém no seu lugar. Afinal, no universo dos atuais ministros, muitos fariam questão de comparecer!

Almerindo

Esse jornal(?) admitiu que APOIOU A DITADURA! Leiam no item 4 – O PAPEL NA DITADURA! Está EXPLÍCITO lá:
http://www1.folha.uol.com.br/folha90anos/877777-o

É de cair o queixo!!!

Almerindo

Fico com o que uma tal de Fátima disse em outro site:

“os Frias convidaram a Dilma na esperança dela recusar o convite. Aí, poderiam chamá-la de vingativa, autoritária, antidemocrática. Só esqueceram de combinar com… ela. A Presidenta roubou a festa, azedou o humor da paulistada, vestiu vermelho… em suma, deitou e rolou.”

vanraz

Essa passividade de Dilma já está irritando!!! http://www.vanraz.wordpress.com

Queiroz

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (21), em evento que marcou os 90 anos do jornal Folha de S.Paulo, que Otávio Frias de Oliveira foi um exemplo de jornalismo dinâmico, inovador e que foi responsável por revolucionar a forma de se fazer jornalismo no Brasil.
“Esse evento é também uma homenagem à obra e ao legado de um grande empresário. Um homem que é referência para toda imprensa brasileira. Otávio Frias de Oliveira foi um exemplo de jornalismo dinâmico e inovador. Foi responsável por revolucionar a forma de se fazer jornalismo no nosso Brasil”, discursou.
Num outro trecho de seu discurso, Dilma abriu mão até do título de presidenta que faz questão de ser chamada.
“Estou aqui representando a Presidência da República. Estou aqui como presidente da República”, disse.
Com esse discurso, Dilma agradou a velha mídia conservadora, ao mesmo tempo que desagradou boa parte da militância do seu partido que esperava uma fala forte contra os abusos cometidos pelo jornal durante a campanha presidencial, quando a Folha estampou como manchete uma ficha falsa que acusava a presidenta de terrorismo, sequestro, assalto a banco e assassinato.
Não bastasse, o jornal Chamou a ditadura brasileira de “ditabranda”, e emprestou carros de reportagem a torturadores durante a ditadura militar. Para a maioria dos petistas, Dilma deveria processar a Folha de S.Paulo e não rasgar elogios aos Frias.
Para muitos Dilma perdeu a oportunidade de mostrar a que veio. Deveria ter usado o espaço que lhe foi dado para fazer a defesa da Ley de Medios que é o desejo e o anseio do povo brasileiro.

FrancoAtirador

1º) O substantivo comum não é de 2 gêneros (presidente ou presidenta Dilma), mas a denominação do cargo é (Dilma Rousseff, a Presidente da República).
2º) Não estou decepcionado ou frustrado nem me considero um otário por haver votado em Dilma. Me consideraria se houvesse votado no Serra ou na Marina.
3º) A presença de Dilma na festa da Folha ofuscou todos os demotucanos presentes, inclusive os anfitriões da família Frias, deixando-os sem discurso.
4º) A "democracia" capitalista é meramente uma "concessão" feita por uma elite dominante ao povo, para que este, eventualmente, se manifeste pelo voto direto,
mas não dá "permissão" à efetiva participação popular, no interesse coletivo, além daquilo que convém à manutenção do status quo.
A ruptura definitiva com o sistema só se dará pela revolução verdadeiramente democrática, para o que, convenhamos, no Brasil, há um longo caminho a percorrer.
Além disso, neste estágio de bárbárie e, portanto, de incivilidade vigente,
ainda corremos o risco de um retrocesso, na direção da extrema-direita, que é, por si própria, preconceituosa, discriminatória, arbitrária, excludente e, por conseguinte, bárbara.
Acabamos de ver isso na última eleição presidencial.
A luta é e deve ser contínua, constante, permanente.

    Ernesto

    Caríssimo
    Dá uma olhada em: http://www.presidencia.gov.br/presidenta/uso-da-p
    Parece que vai ficar a cargo de cada um/a, se vai usar "presidenta"ou "presidente".
    Uma coisa é certa: se isso cair na mão do Tantinho da Mangueira ele faz logo um ótimo samba!

    FrancoAtirador

    Caro Ernesto,

    Realmente este assunto já está virando o "Samba do Crioulo Doido", do saudoso Stanislaw Ponte Preta.
    É que tecnicamente o substantivo comum, no feminino, pode efetivamente ser usado de duas formas: "a presidente Dilma" e "a presidenta Dilma" ( ver http://www.brasilescola.com/gramatica/dilma-rouss… ).
    Porém, de acordo com a norma ortográfica vigente, a denominação do cargo é sempre "Presidente da República", variando apenas no artigo "o" ou "a" (Ex: "o" Presidente da República Luiz Inacio LULA da Silva; "a" Presidente da República Dilma Rousseff). O que não quer dizer que a regra ortográfica não possa mudar no curso do tempo, incorporando a forma coloquial em uso constante.

Tomudjin

Pelo menos estamos descobrindo que até os que não votaram nela, votaram nela.

Henderson Sousa

Nossa, como estão furibundos com a presidente Dilma ou presidenta, ambas são corretas.
Com esse ato Dilma mandou ao muladar da história aquelas patranhas que os senhores diziam sobre a Folha.

Saudações democráticas.

    Scan

    "Muladar"…Pelo jeito sua tia velha ainda está procurando palavras no dicionário para que você utilize em seus inteligentes posts…
    E os adjetivos? Você pelo menos já aprendeu adjetivos?
    Tem estudado com afinco?
    hahahaha!

    rodrigo.aft

    Scan e demais colegas,

    eu já falei, já desmascarei, ´só não percebe a verdade quem não quer…

    Henderson é, na verdade, o Prof. Hariovaldo Ameida Prado!!!!!!

    quem mais teria esse vocabulário e essa galhardia, mesmo escondido sob o manto de um "Sousa" qquer?

    até a fotografia combina… rsrs

    edv

    Na verdade ela foi ao esterquilínio que é aquele jornal, que serve para publicar e acolher monturo.
    Já viveu dias piores…

Felipe

Na verdade, a Presidente ou Presidenta apenas foi coerente com seu discurso da liberdade de imprensa. Aceitou as críticas e manteve a compostura. Se ela não comparece, aí sim, perderia sentido a pregação da democracia. Está de parabéns por ter ido. E mais, Dilma poderia processar a Folha, mas não o fez. Opção dela.

yacov

Os TROLLs se divertem!!!! Vão catar coquinho seus manés!!! Não enxergam um palmo diante do nariz. Acho que se a DILMA não fosse, isso sim é que seria considerado um sinal de fraqueza e de que ele é contra a liberdade de expressão da imprensa, que cairia matando em cima da presidenta. Indo, como presidente da república, ela demonstra todo seu espírito republicano, mostra ao PIG que não tem medo da liberdade de expressão, sem abrir mão da regulamentação da mídia, que é uma necessidade da democracia brasileira. Penso que, como estadista, a DILMA agiu corretamente, e agirá mais corretamente ainda, quando, em breve, promulgar a LEI DE MÍDIAS.

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Henrique

O PIG é apenas a ponta de um Iceberg. Um copo de agua do rio Tiete é tão poluido quanto o rio Tiete. O PIG mostra essa parte cínica e nojenta de um segmento de nossa sociedade. Esse pessoalzinho que em 120 anos de Republica nao fez absolutamente nada para mudar a face do pais. Esse pessoalzinho sustenta o PIG que por sua vez sustenta esse pessoalzinho. Fazer o que? . A sociedade precisa se organizar – nao me perguntem como -, para comecar a fazer circular uma outra visao de nossa estrutura social, essencial para qualquer mudanca significativa. Esses blogs sao uma forma disso. O caminho é longo mas a gente chega la.

Pedro Ayres

Há algum tempo, conversando com um velho companheiro de jornalismo e política, o saudoso Moacyr Werneck, lá na "Última Hora"do Samuel Wainer, ouvi uma verdade que nunca mais esqueci. Moacyr, aconselhando-me sobre as manhas e artimanhas dos políticos e colegas que transitavam pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal, na época nos Palácios Tiradentes e o Monroe, no Rio, disse-me: "pior do que quem é contra alguém ou a algo, só mesmo aqueles que fazem a fantasia de transferência quanto ao poder, passando a se considerarem como sendo o próprio poder para, logo a seguir, passarem a supor ser verdadeiro aquilo que é só ilusão e miragem". Ou seja, quando alguém critica a Presidenta por não ter feito isso ou aquilo, longe de estar realizando uma justa e correta análise, a bem da verdade, está apenas nos mostrando o que faria se em seu lugar estivesse. Algo extremamente subjetivo.
Pensares desse tipo em nada contribuem para construção de uma prática política realmente democrática, pois, só um despótico autocrata seria capaz de ver a política por esses mesquinhos e antidemocráticos sentimentos.
Para a nossa sorte, felizmente a Presidenta é Dilma Rousseff, que há muito superou o infantilismo de revanches, picuinhas e vinditas pessoais.

    Titina

    Valeu, Pedro.

    betinho2

    Pedro
    Mais uma vez nos tras um esclarecimento lúcido
    O que faria esse pessoal, que se projeta em seus (deles) comentários, se governando estivessem?
    Essas alas de ultra esquerda e ultra direita são tão extremistas que se encontram em simbiose nos 180 º
    que cada um percorre no círculo, mesmo em sentido "oposto".

    Maria Lucia

    Mas a idéia deles é essa mesmo Betinho2!
    Deixar tudo igualito!
    Quando aparece alguém super preparada para o cargo como a Dilma, os ultra querem que ela cumpra o figurino de malvada, raivosa, poste etc etc etc que factoidaram para ela durante a campanha e saia metendo os pés pelas mãos.
    Como a Presidenta esbanjou grandeza, tomou atitude de estadista, mostrou que o que disse, com emoção no dia em que ganhou as eleições( que estendia a mão para TODOS os brasileiros) não era mera figuração inteligente, mentira pura – estão furiosos!
    A ultra está ultrajada!

jbmartins

Esqueceram de convidar o "Beijamin"
Invocado estamos, porem quem esteve na Folha foi a Presidenta Dilma, que tem representar a Democracia do Brasil, garanto que por dentro a Senhara Dilma não queria estar naquele ambiente Podre, e anti Democratico.
Viva O Brasil de Todos e não so do PIG e da Elite Cafe dom Leite.

    Benjamin Malucelli

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

IV Avatar

Sobre a ida de Dilma à Folha…
Comentei isso agora na blogosfera, em pé de guerra contra a presidente(a):
Cuidado para que não detonemos Dilma da mesma forma que fizemos Erundina, quando esta, prefeita, foi acusada de "adminstrativismo", em seguida veio o nada "adminstrativista" maluf e deu no que deu, devagar com o andor que o santo é de barro, vamos sim, lutar por exemplo pela implantação da banda larga, prá isso contem comigo, prá detonar Dilma, não
Não estou me referindo ao Edu, mas alguns leitores, incluisve de direita, que estão pondo lenha na fogueira
http://www.josecarloslima.blogspot.com

juju

A presidente Dilma ( é presidente, está correto e me recuso a obedecer ordens da xiliquenta Marta ) provou que sim, agora é uma estadista,responsável por uma país. Se precisa ir ao covil da Folha, ela vai mesmo que a contragosto.É um veículo de comunicação que importa para os brasileiros, do contrário, estaria as minguas , sem leitores.Esqueçam um pouco a candidatada Dilma, ou a petista Dilma.Ela é presidente e tem que se portar com altivez mesmo em situações bananosas como essa. Gosto cada dia mais de sua postura adequada,firme e tentando acertar.E olha que não votei nela..não votei em ninguém.

    duda balagan

    A grande maioria parece querer quee a Presidenta se comporte como quando eramos crianças:"estou de mal, não fala mais comigo dá o dedinho"…A Presidenta teve a postura real de chefe da Nação, e como tal se comportou…e para isso nãoprecisa ser mal-educada…
    Se oex Lula aqui estivesse, certamente iria também, e se comportaria educadamente…
    Oque é lamentavel é que todos os comentarios lembram o Goebbels

Benjamin Malucelli

Impressionante a quantidade de comentários desfavoráveis à presidenta Dilma, principalmente dos comentaristas de plantão que sempre a elogiaram. Também não gostei da Dilma ter participado das comemorações da Folha. Veio-me à memória a "ditabranda", a ficha falsa e outras coisas mais. Mas para uma mulher que foi barbaramente torturada e humilhada durante uma ditadura que foi apoiada, entre outros, pela Folha, sua participação mostrou altivez, mostrou ao Otavinho Ditabranda que ela está muito acima deles. Certamente, a Folha esperava que a Dilma não aceitasse o convite para depois bombardeá-la. Têm comentários aqui que falam da saudade do Lula, mas esquecem-se que foi o Lula que abriu uma edição JN após ser eleito presidente em 2002, depois dos ataques que sofreu da Globo em todas as campanhas que fez. Foi agradável ver o Lula ao lado do casal 45? Não, não foi! Mas isso não impediu que ele fosse considerado o maior presidente da história do país, que governasse o país com dignidade. E é isso, certamente, que a presidenta Dilma irá fazer. Folha e Globo são coisas menores, mas, muito menores. Dilma continua grande e continuará grande na presidência do país.

    Maria Lucia

    Bravíssimo,.Benjamin!
    Falou com inteligência e visível emoção. E sem essas duas, não iremos a lugar nenhum!

dinis

Vamos dar um crédito de confiança para nossa presidenta! confesso que fiquei decpcionado com sua atitude submissa, que só se justifica como parte de uma estratégia maior, ou seja, a lei da midia vem aí!
aguardemos, ainda está cedo para condenar!

Dinis

José Manoel

Azenha: o que ninguém se deu conta é que a Dilma está comendo esses m…….. pelas beiradas!!! O rabo deles está que nem frango em rolete, ou seja, assando em fogo brando! QUEM VIVER, VERÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Flavio

Tá certa!!! "Ganhei a eleição, que vcs não queriam, e estou vindo na festa da sua casa pra comer de graça…." Tapa na cara dos medíocres..

    Roberto Locatelli

    "Eu queria ser chamada de "presidentA". Mas como seu jornal, por birra, faz questão de me chamar de "PresidentE", eu me humilho diante de vocês e eu mesmo me chamo "PresidentE".

Denilson

Não entendo as negativas…

Quer dizer que para alguns, ato adequado À Dilma seria mandar o Otavinho e semelhantes À PQP no "Café com a Presidenta"? Não perceberam? A Mulher que apesar da FOLHA ( e semelhantes), foi eleita e ainda deu uma saudação "ao ex governado Serra" (que deve ter ficado mordido nesta hora rsrs), aquele mesmo que recebia apoio 24h da mesma imprensa monopolista. Falar em liberdade de imprensa em um ambiente destes não é agrado aos donos, muito pelo contrario, pois se há algo que estas poucas famílias praticaram e defenderam foi liberdade de expressão (maio que a simples liberdade de imprensa).

Por favor, se tem alguém ai falando em discurso de traição, sou anti-PT, desculpe mas para mim é aquilo que o Rodrigo Viana avisava na época da eleição no Escrevinhador: "Tática de pessoas com segundas intenções, para promover atos de Cabo Anselmo".

Sério mesmo… Quer dizer que o grande motivo para vc se sentir "traído", "ofendido" e se colocar contra um governo que supostamente ajudou à eleger, é que a presidente eleita foi no aniversario do jornal que a atacava? Acho que o Dono do Jornal que a atacava teve que engolir seu esforço em vão e a presidente eleita.

    Roberto Locatelli

    O dono do jornal que a atacava e continua atacando CONVIDOU a presidente para seu aniversário. Ao convidar, ele quis dizer o seguinte:
    "Você tem que se submeter ao meu jornal e reconhecer que nós temos poder de destruir você. Não se atreva a recusar esse "convite", que na verdade é uma INTIMAÇÃO. Você já viu o que nós podemos fazer contra seu governo."

    Roberto Locatelli

    Além disso, o Otavinho avisou: "Não vai ter nenhuma Ley de Medios. No meu quintal (a mídia) mando eu."

    E completou: "Se você der entrevista a blogueiros, como aquele canalha que lhe antecedeu fez, vai ter briga feia conosco."

    Quando Dilma ia deixar a mesa, ele ainda disse: "E, querida, vá se preparado para a festa de 91 anos. Não gostei dessa roupa vermelha. Venha com algo mais discreto e menos esquerdista."

Francisco

Acho que estamos diante de uma mega vira-casaca.
Será q dessa vez o Serra terá razão?? Dilma realmente será um estelionato eleitoral que engambelou até o Lula??

Vici, fufufuuuuuuuuuuuuuu

Messias Macedo

… Por que a presidente Dilma Rousseff não aproveitou o discurso e o recheou com considerações acerca da participação infame dos Frias "da Folha" na época áurea (sic) da ditadura?! [ou seria, mesmo, 'ditabranda'?!]… Poderia, inclusive, mostrar a própria pele de viva voz(!), as marcas indeléveis da tortura…
Lamentável: o acinte aos militantes propugnado pela nossa presidente! Talvez valha aquela assertiva do presidente Lula em referência à Rede Globo: "A Globo pensa que tem o poder que, na verdade, não tem!" É o caso da [famigerada, nefasta, fatídica…] Folha de São Paulo, dileta presidente!
Perder tempo em preparar discurso, deslocamento, mobilização de segurança, espaço na agenda… Deveria ter dado uma banana a estes golpistas antinacionalistas…

EM TEMPO: ratifico, nós, militantes, só servimos para comer poeira e ouvir desaforos dos adversários ideológicos!

República de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

maconheiro

Tiraram a calcinha dela à força !

    Ernesto

    Maconha é isso aí!
    Tira toda sua capacidade de análise e ainda te faz pagar orangotango!
    Sai desse , mano!
    Ou melhor vai procurar tuaturma!

    MAC

    calma nêga , fuma unzinho e relaxa .

    MAC

    Hei , Einstein , quero ler sua análise .

    Ernesto

    Acho que estamos diante de um MEGA TROL!

italo

Para não dizer nada seria melhor não ter ido

André

A atitude da presidenta, embora transpareça um tanto quanto contraditório, tem uma razão de ser.

As amizades devem ser mantidas, os aliados devem estrategicamente pensados, os inimigos devem ser mantidos mais perto e que nunca saiam de vista e tudo deve se resumir em um belo jogo de palavras, ações, cordialidades e pensar no bem geral.

André

A atitude da presidenta, embora tranaspareça um tanto quanto contraditório, tem uma razão de ser.

As amizades devem ser mantidas, os aliados devem estrategicamente pensados, os inimigos devem ser mantidos mais perto e que nunca saiam de vista e tudo deve se resumir em um belo jogo de palavras, ações, cordialidades e pensar no bem geral.

edv

Alguém precisa pelo menos avisar nossa presidenta para para de "comprimentar" esse pessoal.
Há gente que merece melhores CUMprimentos dela.

Messias Macedo

… O comparecimento [desnecessário e não de todo descabido(!)] da presidente Dilma Rousseff a esta patacoada realizada neste antro miasmático e putrefato não causa maior estranheza porquanto, por exemplo, o neocoronel Geddel ACM Vive Vieira Lima deverá ser nomeado vice-presidente de uma área estratégica da Caixa Econômica Federal!…
É a tal da história:

Besta é tu! Besta é tu!
Besta é tu! Besta é tu!
Besta é tu! Besta é tu!
Besta é tu! Besta é tu!
Besta é tu! Besta é tu!
Besta é tu! Besta é tu!
Não viver nesse mundo
Besta é tu! Besta é tu!
Besta é tu! Besta é tu!
Se não há outro mundo…

Porque não viver?
Não viver esse mundo
Porque não viver?
Se não há outro mundo
Porque não viver?
Não viver outro mundo…

(…)

Besta é tu! Besta é tu!
(repete 'n' vezes! – adendo nosso!)

Besta É Tu
Novos Baianos

República de 'Nois' Bananas Militantes
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Fabiano Araujo

Leandro Fortes tem toda razão! A Presidente Dilma NÃO deveria ter ido à festa de aniversário da Folha. A Presidente Dilma não deve se mostrar mais conciliatória do que Lula foi. A campanha sórdida e mentirosa que a Folha moveu contra ela durante a campanha eleitoral deveria ser um impeditivo para a Presidente JAMAIS por os pés nesse jornal, até porque, a Presidente Dilma tem o respaldo e o respeito de milhões de brasileiros que a elegeram e acreditam ser ela uma pessoa digna, enquanto a Folha é um jornal desacreditado e cuja circulção está caindo mês após mês tal e hoje já não é o jornal de maior circulação no país, como atestam instituto verificador de circulação.

Regabofado

Não fiquem tristinhos, se a imparcial carta capital fizer uma boquinha ela vai também…

Paulo Ribeiro

A presidenta Dilma demonstrou uma pusilaminidade que preocupa a todos nós, que nela depositamos noss confiança. Além de comparecer ao evento, ao qual poderia muito bem ter mandado Michel Temer representa-la, enalteceu a Folha de São Paulo em seu discurso. Se tivesse mais pulso, citaria em sua fala, mesmo que de modo velado, as calúnias perpetradas pelo jornal contra a sua pessoa. Não teve coragem, apequenou-se de forma surpreendente. Passadoe ste triste episódio, como será o comportamento quando aqui desembarcar o ianque Barack Obama? Vai questiona-lo sobre as retaliações impostas aos produtos brasileiros? Irá pedir medidas mais justas e humanas por parte da imigração contra os brasileiros? Vai exigir que deixe de se meter em assuntos internos de outros países? Agora, lamentavelmente, tenho minhas dúvidas. Por isso, levanto a minha voz aos céus e imploro: VOLTE LOGO, PRESIDENTE LULA!!!!

    Ernesto

    Mais um "preocupado"!
    A Hillary Clinton também vive "preocupada".

Messias Macedo

[O senador e o plebeu!]
#########################
Depois de assumirmos compromissos para fazer PAC 1 e 2, COPA e Olimpíadas, reajustes de mais de 61% nos salários dos 50 mil parlamentares do Brasil, do presidente, dos ministros, governadores prefeitos, além de seus secretários, o governo apresenta um reajuste de apenas 6,8% para o salário mínimo, de R$ 510,00, para R$ 545,00 e um corte de gastos no valor de R$ 50 bilhões no orçamento de 2011. Tudo isto porque os gastos públicos provocados pelo salário mínimo e pela saúde, educação e esporte podem trazer aumento nos preços, trazendo de volta a famigerada inflação.
(…)
Esta é a força da aritmética. Mas ela precisa ser casada com a força da ética. Caso contrário, o governo estará tomando uma medida que não contará com o apoio popular.
(…)
Será imoral aprovar os cortes e reprimir aumento do salário mínimo, mantendo os aumentos dados no ano passado, especialmente aos parlamentares de todo o Brasil, aos ministros e secretários de estado e de municípios.
(…)
Sem estas medidas, a aritmética se chocará com a moral. Será uma aritmética sem vergonha.
(…)

Excertos de artigo publicado somente no twitter do senador Cristovam Buarque (sen_cristovam) e com tamanho reduzido no jornal DESTAK (Rio, SP e Brasília), Jornal do Comércio (PE), Gazeta do Povo (PR) e O Tempo (MG).
Atenciosamente,
Paulo Miranda
Assessor de Comunicação
Gabinete do senador Cristovam Buarque

########################
Prezado e digníssimo Senador Cristovam Buarque,

A meu ver, o aumento auto-aplicado (sic) pelos parlamentares da ordem de 62% (62%?!!!) é ainda mais imoral do que o mísero salário mínimo proposto,estrategicamente, pelo governo…
Neste sentido, sugiro que o senhor encampe um movimento objetivando denunciar este descalabro à sociedade brasileira, e ingressando com uma queixa-crime ou processo que o valha, cujo desiderato seria a revogação imediata desta imoralidade [o aumento indecoroso dos empregados privilegiados do povo, leia-se, parlamentares, governadores & congêneres]. Por certo, o senhor teria o apoio popular, o que levaria a derrubarmos um dos nossos Mubaraks – ou Kadafis, como queira!

Confiamos no senhor!

Felicidades!

Muito obrigado pela generosa e democrática atenção.

Respeitosas e cordiais saudações,

NOTA: resposta encaminhada ao Senador Cristovam Buarque através de e-mail.

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de 'Nois' Bananas

Mario Augusto

Umas vez que Dilma abandou-me, a abandono também.
Boa sorte "presidente", meu voto vai ser anti-PT no próximo pleito.

    miguel grazziotin

    Sempre tem um facista a dizer que seu voto será anti-PT.
    Na verdade é um facista travestido de socialista, pois nós nao trocamos de lado.
    Vá procurar sua turma seu filhote da ditadura!

    Julio C. Montenegro

    E pró PSDB?!!!!

    Ernesto

    Isso!
    Posicione-se! Vai lhe fazer bem a alma!

    Charles

    Sou PT e continuarei sendo.Você nunca foi.Vai procurar a tua turma.Aqui é bolg SUJINHO.Não há lugar pra quem é limpinho,portanto CAI FORA.

    jorge

    Mentiroso. Você SEMPRE foi anti-PT. Essa conversa "votei no PT e fui traído" é velha. Não cola mais.

Archibaldo S Braga

Será que ela e a tchurma que a cerca tá pensando que com esse comparecimento a pigfolha vai amainar? Ledo engano!!! Braga

Archibaldo S Braga

A P I E I!!!NÃO AGUENTO MAIS!!! É MUITO NOJENTO!!! POBRE LULA QUE APOSTOU MAL!! Braga

IV Avatar

Azenha, Leandro, etc, Dilma é presidente(a), não pode tudo, não pode…
Nem Obama pode, senão vejamos:

Obama esteve recente na Fox New e elogiou a emissora com estas palavras, que lembram as usadas por Dilma, a entrevista começou assim:

BILL O’REILLY, ANFITRIÃO, “THE O’REILLY FACTOR”: Sr. Presidente, obrigado por nos conceder esta entrevista. E preciso agradecê-lo em nome do canal Fox News por ajudar Greg Palkot e o Sr. Wiig que foram maltratados no Cairo. Foi o senhor, foi Robert Gibbs (secretário de Imprensa) e o Departamento de Estado que realmente os salvaram e nos agradecemos muito.

"BARACK OBAMA, PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS: Olha, aqueles caras mostraram uma grande coragem, como muitos jornalistas pelo mundo afora. E assim não foi só importante para nós, assegurar que eles fossem salvos para eles e suas famílias, mas também assegurar o princípio básico do discurso livre e a liberdade da imprensa. Este é um valor universal que nós cuidamos. E eu sei que a Fox cuida disso. Então, estou feliz que estes caras…
http://claudiomafra.wordpress.com/2011/02/12/impe….

Todo mundo sabe que Obama odeia a FN e, no entanto, a elogiou, embora já tenha criticado abertamente a emissora.
Aqui ou nos EUA, esta tensão cabe ao governo desencadear, muito pelo contrário, tem que haver distensão entre as duas partes.
Guerrear cabe a nós difundirmos e, sim, estamos fazendo isso, inclusive agora ao criticarmos o encontro.
Só espero que o tal encontro não signifique ruptura da nossa parte para com Dilma, isso sim, é o que a velha mídia mais quer.
Quanto a ida de Dilma à Folha vejo mais como orientação da Helena Chagas, Secretária de Comunicação da Presidência, do que coisa de Palocci ou José Eduardo Cardoso, ministros da presidente(a).
Um fato que me chamou a atenção a troca de fotografias no Blog do Planalto, e até nisso percebi que Dilma não quer mesmo guerrinha com a velha mídia: a primeira foto para ilustrar o artigo, esta abaixo, onde o Otavinho aparece de cara amarrada ao lado de uma sorridente Dilma,foi substituida por outra, onde Dilma aparecende discursando no evento.

Talvez a substituição não tenha sido feita por outro motivo qualquer, no entanto estou dando este significado à troca de imagens: Dilma não quer mesmo guerrear.

Obama já criticou e odeia a Fox News?
Sim.
A Fox News ama Obama?
Não?
No entanto o presidente americano teceu rasgados elogios à emissora.
Qual o problema?
Não cabe ao governo esta tensão, nem mesmo Lula quis isso, e se o ex-presidente gostava de ir aos eventos da Carta Capital, quando pode, também esteve na Globo, Folha, Estadão, enfim, o esforço dele(Lula) era grande no sentido da paz entre as duas partes, apenas não conseguiu, cabe a Dilma tentar.

Espero que o gesto de Dilma não nos leve a abandonar a trincheira, pois é isto o que a velha mídia quer.
Mesmo no período Lula, a Conferência da Comunicação foi realizada por causa da pressão popular, cabe a nós este lutarmos por mudanças no setor.
Esta tensionamento cabe a nós aprofundarmos.

    Julio C. Montenegro

    Pra guerra bastam armas e destruição. Pra convivência é preciso compreennsão…

Ricardo_Alves

a turma do mal esta louca, o que a presidenta terrorista esta fazendo ai, como sabemos eles tem q.i muito abaixo da media nao vao compreender o que esta acontecendo. dilma neles.

Fernando

Eu devo ser muito burro, ou não (serve para o dono deste site), o sonho da Folha era que a Dilma não fosse, era estar cercado pelo PSDB de Serra, era ter mais um argumento contra o governo para enterrar a Lei do Medios que esta por vir.
Imaginem uma pessoa com o ódio mortal que tem por outra e ser forçada a ciceronia-la pois esta é a pessoa de mais alto cargo de um país, existe maior vingança do que esta?
Imaginem a não ida de Dilma o que os colonistas da Foia iam estar falando nos próximos 4 anos, todos os seus textos iriam citar o fato para corroborar seus pensamentos idiotas.

    Messias Macedo

    Prezado Fernando, independentemente de qualquer coisa, os colonistas da Foia irão falar "cobras e lagartos" a respeito da presidente Dilma Rousseff!… Ademais, estes energúmenos já estão preparando o Palácio do Planalto para o neto do "dotô" Tancredo dormir em berço esplêndido a partir de janeiro de 2015!… No 2015 "delles", óbvio! 2015 tão factível quanto a ressurreição do Santo "dotô" Roberto Marinho…

    Respeitosamente,

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia, República de 'Nois' Bananas

    Osmar

    Claro como água de mina!
    Mas o pessoal tá irado, porque queria o colinho da mamãe só para eles!

    Fernando Oliveira

    Aí, xará… Eu imagino as "terríveis" consequências (ohhh!) da "não ida da Dilma" ao convescote daquele esgoto impresso: a fossa pseudo-informativa dos Frias permaneceria exatamente onde está, quer dizer, à beira da falência, porém sem essa força-carinho pela-saquista baba-ovo Dilmista, sem esse último afago moral da equivocada PRESIDENTE. Quanto ao que eles iriam dizer ou deixar de dizer, mesmo entendendo que você só pode estar de sacanagem com a nossa cara quando se utiliza de tal argumento, respondo: eles diriam o mesmo monte de m. que sempre disseram do Lula, por exemplo, ao longo dos seus oito anos de Governo…. E daí?… Além do mais, pra quem já esgotou quase todos os piores adjetivos depreciativos -Dilma já foi chamada pela Folha de poste, despreparada, incompetente, aborteira, assassina de criancinhas, terrorista, ladra, vadia e vagabunda- Que diferença iria fazer?… Fala sério…

JotaCe

Caro Gustavo,

Desculpa, não estou te perseguindo, cara. Mas não se faz pacto com o diabo. Quem o faz, se desmoraliza cedo ou tarde. Tentaram-no muitos governos, e até por isso mesmo o PIG sempre comandou o país. Pintou horrores com Lula, que escapou do golpe por milagre. Abraço,

JotaCe

    Julio C. Montenegro

    Como não acredito nem em diabos nem em milagres… prefiro a análise do Gustavo Pamplona.

JotaCe

Caro Gustavo,

Teu argumento é de boa fé, mas é muito provável que não agrada nem a ti. Abraços,

JotaCe

Jorge Stolfi

"Sempre perdoe seus inimigos. Não há nada que os irrite mais do que isso."
— Oscar Wilde

Indo à festa a Dilma prestigiou um jornaleco que não merece descupa. Foi chato. Se não tivesse ido, diriam que se acovardou. Seria MUITO mais chato.

Aliás, alguém sabe se o Rubens Quícoli também estava na festa da Bolha?
Só perguntando…

rodrigo.aft

Guguto,

Você pensa que cachaça é água
Cachaça não é água não
Cachaça vem do alambique
E água vem do ribeirão

Pode me faltar tudo na vida
Arroz, feijão e pão
Pode me faltar manteiga
E tudo mais não faz falta não

Pode me faltar o amor
Isso que acho graça
Só não quero que me falte
A danada da cachaça.

Filhinho, não esqueça de escovar os dentes, colocar o pijama de ursinhos e as pantufas do mickey depois do banho… e vc não bebeu mais, bebeu? vc é muito novinho pra isso!!! Mamãe não gosta!!!

…. vai dormir e pára de perturbar os adultos q eles estão conversando coisas sérias.
(ô minino levado q num obedece… será q ele ainda tá bebendo? não fala coisa com coisa…)

    Julio C. Montenegro

    E desde quando "conversa de adulto" é "coisa séria"? Tenho 70 anos mas deixei de repetir essas manipulações de … adultos desde criança pensante.

    rodrigo.aft

    Julio,
    bem vindo ao nosso parlatório eletrônico.

    isso, q falei ao Gustavo, foi uma piada, baseada em coisas q ele fala…
    (vc conhece o gugto velho de guerra há qto tempo? reparou nas intervenções dele?)

    se eu tiver q explicar a piada, ela deixa de ser piada (mas já dei uma dica).

    td de bom!

Amaral

E o Lula, hein!, ex-presidente, deve ter sido convidado, como FHC e os demais. E não foi. Por que será?

Cláudio Medeiros

Simplesmente não entendo o que a Dilma foi fazer lá. Todos nós, mais dia menos dia, temos um "momento-bobeira" mas a presidenta não pode se dar a esse luxo.

Fernando Oliveira

É isso aí, Leandro fortes… Concordo em gênero, número e grau… Mandou muitíssimo bem… A presença de Dilma naquele convescote medíocre, homenagem pela-saquista à execrável "Ditabranda", foi um mico constrangedor e desnecessário; verdadeiros primores de arrego e baba-ovice subserviente… Francamente, e eu que pensava que manifestações de cretinismo explícito e absoluta falta de vergonha na cara, eram privilégios dos trolls serristas, dos midiotas alienados, e dos fascistóides pela-sacos zé-buçanhas, de um modo Direitona geral…

Elias SP SP

O estômago de Dilma é suficientemente forte a ponto de sentar-se ao lado de um detrator, elogiar seu jornal pelos 90 anos de existência e ainda cumprimentá-lo com um aperto de mão. Dilma foi à festa da Folha como quem vai ao velório de uma celebridade. Foi apenas uma presença pró forma.

marcio gaúcho

A presidenta está equivocada em comparecer ao covil do lobo. Não merecem agrado, mas desprezo.
Em política, tapa-de-luva pode ser muito perigoso. Enquanto ela pensa que promoveu uma provocação, eles não param de arquitetar sua desgraça. A elite é perigosa e deve ser encarada com atenção e rigor. Maus conselheiros acompanham nossa presidenta. Cuidado!

Digger

Muitos ainda não perceberam, que a presidenta Dilma ta cozinhando o PIG em banho-maria.
Com essa gente falsa e mentirosa, todo o cuidado é pouco!
Eles não são honestos – os denuncismos, manipulações e distorções, em relação ao governo e a sua pessoa continuarão.

Ana Terra

Mas gente…por favor, ela apenas reconheceu que estava errada, o que é próprio dos sábios. É presidentE mesmo. Qualquer pessoa que não seja surda percebe que presidenta não soa bem.
Quanto ao discurso conciliador, de minha parte, nada contra.
Lula por acaso brigou com os banqueiros ou latifundiários? não elegeu Roseana e apoiou Hélio Costa?
Só porque não é o sapo bardudo, a presidente não pode ser hábil na construção de um clima tranqüilo de governabilidade?
Deixem de ser crianças. Cresçam com o Brasil.

betinho2

Maria Lúcia e Ramiro
Excelentes análises da questão em pauta.
Para completar eu perguntaria à Folha: Quais as baixarias que sobrarão contra Dilma em 2014, depois de convidá-la (pensavam que ela não ia como diz ali abaixo aqueloutro que não sabe se ri ou se chora), darem-lhe o microfone e receberem da PRESIDENTA (como deve doer nas entranhas do PIG) uma homenagem cheia de entrelinhas?
Tem alguns comentaristas aqui que não entenderam duas coisas, o extremismo não deixa:
1º- A homenagem que Dilma fez está entremeada de "recadinhos", sobre o passado e o futuro.
2º- Dilma, ao engolir o sapo agora, começou a ganhar a reeleição de 2014, ao tirar-lhes
o discurso que fizeram na campanha passada, não mais poderão falar o que falaram, depois
que a convidaram para o aniversário.
Ela enxerga bem mais longe do que alguns aqui.

    Osmar

    Muito me compraz ler esse seu comentário, dada a maturidade e objetividade de que se reveste. E a lealdade a um lado político, que é o lado do povo, dos interesses reais do povo brasileiro.
    Muito me espanta a pouca profundidade das análises de tantos "progressistas", blogueiros, jornalistas ou comentaristas, sobre o desempenho da nossa Presidenta, nesses primeiros 54 dias de seu governo, especialmente sobre o seu comparecimento a esse convescote dos representantes daqueles que a expressiva maioria do povo paulista faz o favor de idolatrar a 90 anos.
    São análises pueris, irresponsáveis e preconceituosas. E a consideração e o respeito que a experiência de vida e o desempenho profissional da cidadã Dilma Vana Rousseff merece é deixada de lado com uma leviandade espantosa.
    Um pouco mais de seriedade não faria mal a ninguém.

    Ernesto

    Não é por nada não mais comentários como o seu e de muitos aqui , demostram muito mais conhecimento do que seja política uma análise política, levada a sério, do que o artigo do douto e preclaro JORNALISTA Leandro Fortes.
    Faça-me o favor, Leandro! Vc. devia estar num dia aziago!
    Sei que és umexcelente jornalista.

andre

Repararam que do evento ninguem falou do otavinho, dos colunistas, da história do jornal ou mesmo da propria folha? Até no proprio uol o rega bofe foi resumido a uma só coisa: dilma.
to me sentindo decepcionado, mas também meio burro por nao querer admitir que foi golpe de mestre…

Scan

Gustavo, sejamos sérios…

Yes we créu !!!

Nao eh por ter ido a festa da Folha que eu irei abandonar minha presidenta. Muito mais ela tivesse feito, e eu a continuaria apoiando. O que importa eh o projeto politico, que nao se mede numa festinha de aniversario.

Scan

Alguém aí sabe quando é o aniversário do blog do Reinaldinho Cabeção, o Eunuco?
Precisamos avisar a Dilma, o Zé, o Malloci, o Johnbim…
E o Reinaldinho também vai ter direito a um artigo assinado pela presidenta?

Bleargh! Que nojo!

Marcola

Quando a Dilma se aproximou do Palocci (ou vice-versa) durante a campanha, já deu pra desconfiar.
Depois que ela manteve o Nelson Jobim no Ministério da Defesa e nomeou o José Eduardo Cardozo ministro da Justiça, a desconfiança se transformou em receio….

Che Guevara da Fiel

Azenha, uma perguntinha: a OSESP tocou de graça para a Folha? Se sim, não é uma promiscuidade total entre dinheiro público e dinheiro privado? Onde estão os contratos que dizem quanto a Folha pagou para alugar a Sala São Paulo e contratar a OSESP? Queremos ver os contratos!!!!!!!

Lusíadas

Que lambança, hein Dilma?
Se o Palocismo prevalecer, daqui uns dias ela vai pedir desculpas aos que a torturaram…

REGIS

Bom a Presidenta Dilma deve saber o que faz, mas como se diz o dito popular quem avisa amigo é, a folha de São Paulo não exitará em detonar Dilma e seu governo, eu fico triste em ver nossa Presidenta dar a mão as esse covil de lobos, porque eu vi o video e pasmen a presidente citou muitos nomes, e se alguém prestou atenção de lobo o covil estava cheio, Outra coisa a presidenta Dilma dizer que reafirma sua posiçâo para liberdade de impresa, acredito que o a tal impressa precisa não de mais liberdade, mais o povo ou aqueles que são atacados pelo pig, e não podem se defender, o que queremos é ter o direito de resposta naquele canal ao qual foi emitida tal acusação e que não foi gerada prova conclusiva, como os jornais do pig muitas vezes adoram fazer, como fizeram com a Presidente Dilma, com a ficha falsa, aborto, e tal, ou seja queremos a ley de medios, liberdade de impressa é uma, Marco Relatório é outra…

Fabio SP

Mas a turma do PUN (Pensamento único) está chiando muito…

Aline

Mas não é que foi tirar o maior sarro mesmo? Sarríssimo!
Dilma devia estar cantando o "Apesar de você" do Chico Buarque, nessa festinha no ap. dos Frias!!
A verdade é que entrevistei algumas pessoas que vivem de seus trabalhos como empregados domésticos ou de edifícios aqui no Rio de Janeiro, pessoal que trabalha na Universidade, na área de serviços, e eles acharam que a Presidenta deu o troco no Boca Mole e no Bolinha de Papel, indo a esse aniversário da FSP. Estavam achando que ela fez muito bem em mostrar que"não tem medo da cara feia deles" e que "está por cima da carne seca". ( sic)
Vox populi, vox Dei! Nada como a sabedoria popular.

ZePovinho

Dia 21 de fevereiro foi aniversário da tomada de Monte Castelo.Não é hora de esmorecer!"All this fascists bound loose!"

[youtube 29kVSiNrvRc http://www.youtube.com/watch?v=29kVSiNrvRc youtube]
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-aniver

Pedro Cruz

É isso aí Maria Lucia, entendimento da realidade com muita clareza de raciocínio. Simples assim. Dilma é Dilma, a grande presidenta do Brasil. Folha é folha. Cerra é Cerra. A presidenta combateu a baixaria com senso de Estadista. Viva a Presidenta!!!!Política não se faz com o fígado. Com menos de 2 meses de Governo já estão decepcionados??? Mudem o técnico??? ISSO não é jogo de campeonato brasileiro!!!A prioridade é acabar com a miséria, educação com qualidade, melhorar o sistema de saúde, PNBL e os PACs. É pouco???Para alguns deve ser!!!!

    alexei

    Concordo com essa análise, Pedro….. por enquanto.

    Acho que todo o problema pode ser resolvido facilmente. Tenho uma sugestão aos blogueiros. Façam um grande evento e CONVIDEM a nossa PRESIDENTA.

    Pronto.

    rossana

    Concordo plenamente. A presença da Presidenta ou Presidente (mera retórica, palavras, nada mas que palavras) foi um TAPA na cara dos que achavam que ela ia ceder a uma picuinha e não iria ao evento. Foi e fez todos ingolirem a sua presença como PRESIDENTA/PRESIDENTE do País. Ela vai aonde quer e tem que ser receida com honras.ISSO É O QUE IMPORTA! – A GUERRILHEIRA SENDO RECEBIDA E PRONTO! O resto é besteira de extremismo.

    Ernesto

    Bravo Pedro!
    Resumiu tudo e mostrou que é do ramo político pra valer!
    Venceremos!

Moacir Moreira

E ainda há quem acredita que a ditabranda acabou.

Eleições de cartas marcadas pautadas pela imprensa gorda não são sinônimo de democracia.

Como tem internauta bobo neste mundo!

Wanderson Aguilar

Não quero ser alarmista, talvez esta sendo, mas se o gov. Lula "foi para a centro-esquerda" para onde irá o governo Dilma mas para centro num dá daqui a pouco sobe no murro e ai…misericórdia.

Haroldo Serratalhada

É um discurso encomendado, Palocci está por trás disse lixo, Dilma caminha mais rápido pra direita do que eu pensava, será que é a síndrome de amor platónico aos seus algozes?

    Maria Fernanda

    Isso se chama Sindrome de Estelcomo !!

    Andre

    Estocolmo.

Maria Fernanda

Depois da Dilma e do Protogenes (o Prozinho), cheguei a uma conclusão: direita e esquerda é questão de circustância !!!
A Dilma está seguindo os conselhos do Parreira: "O povo é só uma caixa de ressonância"!!

Beatriz

Decepção!

Lucas Cardoso

Queria que a Marina tivesse ganhado. Votei nela no primeiro turno.

Depaula

Sejamos racionais: quem pediu penico foi a Folha ao visitar a presidenta na semana passada. E Dilma que de boba nãp tem nada, foi lá na festa deles entregar o penico de público. Alberto Dines tem razão

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

O exercicio do governo e feito de imagens,gestos.Lembro do Lula dizendo que um catador de lixo disse para ele que so o fato de serem recebidos no Palacio do Planalto pelo presidente da republica ja era um milagre.E como na diplomacia, uma simples visita tem significado.Decepcionante a ida de Dilma a esta festa.Por enquanto , so mandou flores para os inimigos.Para os que a sustentaram , so porrada.Nunca mais vou apoiar politicos.Como funcionario publico , aprendei:funcionario publico elege patrao ,nao lider.E patrao e sempre patrao.

    Maria Fernanda

    A Dilma receber catadores de lixo ??? Com o Plalocci na Casa Civil ??? É mais fácil ela receber a Danuza Leão, Hebe, Ana Maria Braga, Eliane Catanhede !!
    No dia que em que ela receber os catadores de lixo, vou acreditar em príncipe encantado que virá me buscar em seu cavalo branco para morarmos no vale do Loire !!

Fabio_Passos

"Detesto as vítimas quando elas respeitam os seus carrascos."
Jean-Paul Sartre

Fabio_Passos

Legal seria a Presidenta dar uma coletiva aos blogueiros progressistas na mesma hora do evento do frias.

Que diabo.
Por que não faz a coisa certa?

Paulo Amaral

Não sei se choro ou dou risada.
Todo o bom serviço que a Folha de Saõ Paulo fez para ajudar Serra, nosso candidato, foi agora transformado em vergonha para nos, bravos tucanos. Repercutimos. repassamos a ficha suja, chamamos de guerrilheira, de tarrorista, de vadia, de vagabunda, fizemos nossa campanha amparados nessas informações.
Agora, vem ela, toda garbosa, sorridente com aquele ar de superioridade, só porque ganhou a eleição e se tornou presidente.
Que palhaçada hein sr. Otávio Frias, com que cara nos ficamos agora, com o sr. convidando essa terrorista (ou não é mais?) para discursar ai onde devia ser nosso bunker de resistência. Está se vendendo e vendendo nossa luta para eleger o Serra? É por uns minguado$ 30 dinheiros de publicidade?
Pensa que ela vai se vender a troco de um convite de aniversário?
Ela foi lá tripudiar de nos, como vencedora. Não devia ter sido convidada. Ou o sr. pensou que ela não iria e teriamos como acusá-la de descriminação, de revanchismo? Se era isso foste muito ingênuo sr.Otávio
Esse é meu choro.
Mas posso também dar risada dos raivosos 4% (como nós) extremistas que estão aqui soltando cobras e lagartos.
Não estou só..

    emerson57

    sr. paulo,
    pode rir à vontade.
    jogo ganho no campo do adversário vale tres pontos.
    a dilma, nossa campeã, foi lá no "sovaco da onça" e ganhou o jogo.
    sr. paulo,
    parabéns pelo melhor comentário que li até aqui.
    alvíssaras.

    Ricardo_Alves

    dilma 10 folha 0. esta dilminha e demais

    Helia

    É verdade Paulo!
    Quanta humilhação para nós serristas de primeira hora!
    Nossos líderes, Serra e Fernando Henrique humilhados, com aquela presença destoante, flamejante, em sua indecorosa veste vermelha, com seu sorriso absurdamente feminino e simpático,desacatando a todos os honrados e sublimes representantes do venerável poder econômico, vindos, com suas melhores roupas, e seus sorrisos sem graça, de todos os cantos e recantos pátrios, e amparados por representantes de TODAS as religiões.
    Um verdadeiro acinte! Um tremendo deboche!
    Ela a terrorista, a grotesca, a poste, a ladra, a desclassificada, como foi cantado em verso e prosa, em todas as linhas e entrelinhas do mais ilibado órgão de nossa imprensa ( que inclusive emprestou suas então modernas viaturas para colaborar com os torturadores, num gesto de inequívoco patriotismo durante a última ditadura) descaradamente posando de Presidenta, usurpando o lugar do puro e santo José Chirico Serra, o nosso verdadeiro herói!
    Foi dilmais! Vou me asilar em Wisconsin!

    Julio C. Montenegro

    Inteligente E irônico? Você NÃO votou no Serra… E realmente "não está só".

    Aline

    Dá-lhe , Paulinho!
    A ironia é a melhor arma contra a burrice ou a má fé!
    Vê se aparece sempre, pra animar o baile!

Pedro Luiz Paredes

Eu quero ver nas eleições qual é que vai ser a do PIG.

Zenaide Souza

Lamento profundamente a presença da Presidenta Dilma a essa comemoração. Não é possível combater as mentiras, os exageros, as manchetes com duplo sentido indo comer à mesa do inimigo. Como Presidenta ela poderia mandar alguém para representá-la, quem sabe os petistas neoliberais (infelizmente são muitos e ocupam cargos estratégicos do Governo Federal). Lutei muito para a Senhora estar hoje na presidência e seria muito melhor vê-la em um evento de pessoas que realmente lutam para um Brasil melhor e mais justo. Posso até perdoar meu inimigo, mas é prudente mantê-lo à distância e nunca esquecer o que ele me fez. Esse jornal combina com a máxima: “por DINHEIRO é publicado, às vezes, até a VERDADE”. VIVA A IMPRENSA QUE LIBERTA E LEVA O HOMEM A UMA REFLEXÃO PARA MUDAR A SUA REALIDADE E DO SEU PAÍS!!!

Denilson

Pô Pessoal! Deixa a Dilma curtir um pouco kkk "Cumprimento o aqui presente Ex-governador José Serra".

Osmar

Não dá para aguentar…ela teve a coragem de encher a bola do otávio e disse que a falha é o mais importante jornal do Brasil. Joguei meu voto no lixo, é tudo farinha do mesmo saco… que desilusão! Até quando?

André Oliveira

Dona Dilma pôs a Folha no bolso e vocês nem viram, não entenderam e não vão compreender…Como vocês são bobinhos….A esquerda que a direita adora…Totalmente previsíveis…

    Scan

    Pelo jeito, apenas o senhor André é o esperto de plantão…
    Entendeu tudo e faz parte da esquerda que a direita abomina.
    É o f(*) do pedaço…
    Leandro Fortes? Azenha? Edu Guimarães? Quem são esses caras?
    Bom mesmo é o anônimo senhor André.
    Tem gente que não se manca…

    Andr[e Oliveira

    Que bom que você tem espelho em casa…Na minha cabeça não entra essa história de abanar o rabo para blogueiro…E eu não vejo nem de longe a traição "silveriana" que as virgens xiitas aqui choram aos prantos, sendo que tem coisas muito mais importantes em pleno andamento e ninguém aqui dá a mínima…Se até o Zé Dirceu deu os parabéns à Folha, porque a presidente não iria ao evento ??

    Scan

    Pelo visto não é só isso que não lhe entra na cabeça, meu caro…

Ignez

A única coisa que me vem a cabeça é: 2014. Não adianta. Depois dessa – se não houver ações que superem essa pisada na M – de mim ela não recebe mais voto. Quero Lula em 2014! Ir na festa dos Frias???!!! Será que entramos numa fria? Se cuida, Dilma. Carisma quem tem é o Lula. Vá transigir em princípios assim, lá no raio que os parta!

    Scan

    É Ignez, tá doendo.
    Ela tá fazendo tanta coisa errada em tão pouco tempo que assusta.
    Acho que sentamos na graxa com essa mulher.

amores

Acho que Dilma foi lá para passar mão cabeça na classe média burra ( leitores da folha) . " calma seus débeis, quando o governo puder investe um pouquinho em vocês" A prioridade são os mais pobres

priscila presotto

Aos pessimistas e decepcionados ,garanto que Dilma não é ingênua.
Jogo político.
Continuo acreditando em Dilma e em seu governo.
Um presidente tem que ter jogo de cintura e está mostrando que tem.
Comapará-la com outros presidentes e ao Lula é temerário.
No meu entender ,cada um age de uma maneira ,são as tais de diferenças.
Vamos com calma gente.
Foi revoltante?Foi ,mas não exageremos ,tá?
Lula era emoção pura e Dilma é racional.
Vamos aguardar???????Podem me apedrejar……

Abração

    marcia

    concordo plenamente!

    El Cid

    priscilla, tô me sentindo um avestruz até agora…

Marciliosp

erro politico só isso, não valorizou sua história!
http://sujoseempoeirados.blogspot.com

Marcelo Fraga

A presidenta compareceu à festinha do jornalão para comprovar o seu compromisso com as liberdades de imprensa e expressão.

Para equilibrar as coisas, eu espero que ela compareça ao 2º Encontro Nacional dos BLogueiros Progressistas. Isso sim será louvar as liberdades.

@dbenndorf

Bah!!! Não viagem! Ela é presidenta e ocupa o cargo de Presidente da República, oras.
A presidenta é ela, então quem define a estratégia que vai usar é ELA. Para mim o importante é o resultado que haverá ao fim do mandato (assim como houve com Lula) e não que ela fique de briguinha com o PIG, isso seria inútil.
Se queriam alguém mais a esquerda e ideológico, deviam ter votado no Plínio (espero que candidatos como ele sejam eleitos no futuro, mas agora não dá).

carlos saraiva

Companheiro Leandro, esse episódio revela uma surpreendente indignação com dois lados. Positivo pela posição politica contra uma imprensa que tem feito o jogo espúrio golpista de uma direita e ela própria desmoralizada e deslegitimada no processo democrático e de afirmação do povo brasileiro, confirmado nas ultimas eleições. Negativo, diria melhor de uma imcompreensão exacerbada . Julgar a presidenta por sua ida a um evento em que se comemora um aniversário de um órgão de imprensa da importancia politica como a Folha, me parece extremamente equivocado. O governo brasileiro e a presidenta o representa, não rompeu com nenhum órgão de imprensa. O governo brasileiro, respeita a liberdade de imprensa e de opinião. Quem não respeita são eles, assim a critica deve ser focalizada neles. Acho que devemos fazer politica com o embate de ideias, sem rancor, ódio e sobretudo sem sectarismo. Acho, inclusive perigoso e contraproducente do ponto de vista politico censurar a presidenta. Acho mais, devemos parabenizar a presidenta pois deu uma lição, como estadista, de um grande espirito democratico e de um verdadeiro respeito à liberdade de imprensa e de expressão. Podemos analizar como um legitimo tapa, com luva de pelica. A luta contra essa imprensa deve ser feita por nós.

    Glecio_Tavares

    Queremos que ela seja grande, e este gesto mostrou o quão grande ela é.

    Ontem eu ainda pensava que ela deveria ser um pouquinho mais Chavez, mas hoje acordei pensando que graças a Deus, ela não é.

    Talvez fosse muito pior se não tivesse ido.

    Nós a apoiamos e acredito que vamos continuar apoiando.

    A personalidade dela é tão forte que contagiou o ambiente sem se contaminar..

    PS Mas seria perfeito ela aparecer no segundo encontro dos blogueiros progressistas. Podemos faze-lo em Brasilia?

    Roberto Locatelli

    Acho que ela não irá ao Encontro de Blogueiros. Pois se fosse, o Otavinho ficaria muito bravo.

Depaula

Há outras opiniões que mostram que o buraco é mais embaixo
Alberto Dines:
"O país agradece. Dilma Rousseff também agradece, já que o jornal foi a um beija-mão na semana passada, em Brasília, para selar a publicação de um artigo assinado pela presidente em homenagem à efeméride.
Algo não funcionou ou funcionou ao revés: a presidente evitou qualquer alusão ao jornal-aniversariante num texto de 13 parágrafos ("País do conhecimento, potência ambiental", domingo, 20/2, pág. 3). Menciona aleatoriamente o período de "90 anos", o que para o leitor desatento nada significa e para os atentos significa muito – equivale a um puxão de orelhas público. A Folha vingou-se de forma desabrida: publicou o texto da presidente recém-empossada sem qualquer destaque.
Coisas da Folha: o jornal chega à marca quase centenária e se comporta como a eterna criança.
http://talubrinandoescritoschapadadoarapari.blogs

MirabeauBLeal

"Não que isso vá mudar a natureza dos donos do jornal e nem da grande maioria de seus assinantes,
mas postura de estadista impõe respeito aos adversários e esvazia críticas sem fundamento e desarma o discurso golpista e lobista."

Por Zé Augusto em: http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011

sagarana

Que tal "madama"?

Farpa

O Leandro Fortes pegou bem um ponto cruscial neste episódio "Fez, assim, uma concessão que está no cerne das muitas desgraças recentes da história política brasileira, baseada na arte de beijar a mão do algoz na esperança, tão vã como previsível, de que esta não irá outra vez se levantar contra ela." É o PT não aprende que negociar com essa corja a melhor "realpolik" é a política do "Big stick".

Raphael Tsavkko

Uma linda festa que reuniu saudosos da Ditadura, criminosos higienistas, produtores de jornalixo e… o PT.
http://tsavkko.blogspot.com/2011/02/dilma-e-os-90

    Raphael Tsavkko

    Militância tanto fez pra que Dilma fosse chamada de Presidenta e ela dá uma banana a essa militância!

    Agora é salário mínimo de fome, CPMF voltando e Presidente!

    André Oliveira

    A mesma turma que critica a Dilma hoje, chamou o LULA de traidor…Agem como bebezinos mimadinhos num mundo de Alice..Querem tudo agora, senão choram e batem o pezinho…Estou 100% com a Dlma hoje e estarei na sua reeleição…Vocês são a esquerda que a direita ama…

    Luís

    É a extrema-esquerda André. Não se esqueça de como foi o modus operandi da extrema-esquerda durante o séc. XX.

    Edemar Motta

    Brilhante argumentação.

    Edson

    Discordo de vc André. Para garantir a revolução social no Brasil é necessário ter PERSONALIDADE e CARÁTER, algo que está distanciando de Dilma. É bom lembrar que faz OITO anos que o PT está no poder e vamos para DOZE, ou seja, não precisamos ficar de joelhos para a "direitona" mais (No primeiro mandato de Lula foi necessário). CHEGA de BAJULAR a DIREITA.
    VAMOS SAIR DO MURO. O muro pertence ao PSDB (Ou talvez seja o PT que quer tanto parecer com o PSDB…)

    Scan

    Pra esse aí "ser de esquerda" e "ser canhoto" não faz a mínima diferença.
    A argumentação é de uma criança de 12 anos não muito esperta.

    Luís

    A verdade mesmo é que esse Raphael (com PH. Olha que coisa mais burguesa) é um lunático.

    O André disse tudo. O RaPHael faz parte da esquerda que a direita ama.

    Mil vivas à extrema-esquerda brasileira (e mundial).

    Raphael Tsavkko

    Uau, excelente linha de argumentação… Argumentação?

    Raphael Tsavkko

    Excelente argumentação! Os trabalhadores agradecem o mínimo mínimo, agradecem o PNBL que a Telefônica vai promover (nem é ironia)…. Tem petista que é cego, impressionante!

    pfelipecs

    Não… o Palocci e o Zé Eduardo Cardoso que são a esquerda que a direita ama… e a Dilma chega lá…

Maria Lucia

Na tarde de 13 de maio de 1989 ,em frente ao Paço Municipal, em São Benardo do Campo, realizava-se um grande comício com a presença de Lula, que ali iniciava a sua longa e mais do que sofrida trajetória para chegar à Presidência. Olhando àquela multidão, basicamente composta por metalúrgicos, ele falou: "Vamos ganhar a eleição no campo deles, com o juiz deles e a bola deles". Eleições perdidas, eleições ganhas, Lula com 87% de aprovação popular chega a 2010, decisão tomada: lutar, com todas as suas forças, para fazer de Dilma Rousseff a futura Presidenta do Brasil.
Se o mundo fosse o Mundo, era de se esperar que ela fosse eleita com pelo menos 65% a 70% dos votos.
Mas outra vez as forças populares ganharam com dificuldades incríveis, "no campo deles, com o juiz deles e a bola deles."
Por que razões grande parte da população brasileira é presa fácil do discurso da direita? Por que não possui critérios para a análise política, por que embarca em ondas carecas ou verdes? Ou por que fantasia que pode fazer, o que não pode ser feito naquele momento?
Pelas mesmas razões que muitos não querem compreender que a Presidenta representa o Estado Brasileiro, que é composto de uma variedade imensa de pessoas e consequentemente de idéias.
Para os que criticam a Folha de São Paulo por seu apoio concreto e decidido à ditadura e à direita, é bom lembrar que parcela do povo quase nenhuma memória tem dessa etapa histórica, portanto tornou-se leitora desse jornal, como se a sua história começasse com as Diretas Já. Se a FSP representa algo tão terrível e cruento para o povo brasileiro, então estamos frente a uma grande contradição: – todos os governos do Estado de São Paulo nos últimos 90 anos- idade da FSP – foram exercidos pelas forças que a FSP representa. E todos sabemos que o Estado é o mais populoso da Federação e conhecemos as características do seu poder econômico.
Pela lógica caolha dos que agora atiram pedras na Presidenta por seu ato de civilidade, poderíamos concluir que São Paulo não faz parte da Federação, pois é base política da oposição à Presidenta Dilma Rousseff. Logo ela não deveria pisar os pés no solo do Estado.
De repente, os bem pensantes têm um manual rígido e completo do que a Presidenta deve e não deve fazer.
Melhor questioná-lo em profundidade. Porque o juiz, o campo e a bola está com o poder econômico. Daí o estado deprimente da nossa mídia e a pouca capacidade de organização e mobilização popular.

    Edemar Motta

    O relacionamento de um presidente, ou de uma presidenta, da república com qualquer estado membro não implica em prestigiar e, pior, elogiar a Folha de São Paulo. Dilma errou, e feio. Sou mais Lula: nunca almocei com esses …

    Ramiro Tavares

    Maria Lucia
    Concordo com a sua análise.
    É hora de todos fazermos auto-crítica em vez de ficar jogando pedra na Presidenta Dilma, como se fazia com o Lula até bem pouco, à cada episódio como esse, que em si mesmo pode ser visto de muitas perspectivas. No meu entender, por exemplo, ela deu uma lição de competência política e comportou-se como uma presidenta digna e que está a fim de dizer suas verdades. A FSP se vingou colocando o discurso dela bem escondidinho.Mas lá estava ele no Blog do Planalto , uma hora depois de proferido e hoje rola pela internet. Peça de educação política excelente.
    Nós, brasileiros, temos que nos organizar, com urgência, não só para pressionar que o Congresso aprove uma Ley de Medios mas também para estimular a criação de jornais, revistas, rádios e televisoras privadas ou públicas de qualidade, que tenham uma posição nacionalista, democrática e que defendam a cultura nacional.
    Se na Argentina, se tem um Página 12, o Argentino e o Tiempo e uma excelente tv pública, se na Venezuela há pelo menos três tvs públicas de qualidade e o Correo del Orinoco, além de outros periódicos de qualidade, por que aqui é essa penúria quanto à mídia? Qual é a nossa responsabilidade nisso?
    Ou vamos ficar a vida inteira sem campo, sem juiz e sem bola?

    Vitor

    Se depender de atitudes covardes e desnescessárias como essa da Presidente (a partir de agora sempre com “E”), vamos sim.

    Jose Roberto

    O Tim Maia dizia que o Brasil é o único pais do mundo onde pobre é de Direita.

    Marcia Costa

    Dilma na Folha?! Porque o escandalo? Era uma festa como qq outra e das muitas nas quais infelizmente ela terá de ir como representante popular eleita. Maria Lúcia faz uma análise coerente e sutil. Eleição acabou e como disse outro comentarista nós vencemos no campo deles, com o juiz deles e a bola deles. Palavras ditas em consideração ao momento, o vento vai levar. O que ficará de nossa querida presidenta são os resultados de suas ações políticas e administrativas. Quem viver, verá.

Klaus

Fevereiro de 2011 e já estão decepcionados?! Eu achava que a lua de mel chegava ao menos a junho. Bem vindos à realidade.

    Aline

    Dançou muito na festa da FSP, Klaus? Que tal os doces e salgadinhos?
    O vinho e a champagne eram franceses?

    Yes we créu !!!

    Klaus, vai com Deus. Mas, por favor, vá.

    Eduardo Guimarães

    Infelizmente, você que pensava que chegaria a 2014 odiando Dilma, já está adorando. Torço para que se decepcione. Só assim a maioria dos brasileiros não se decepcionará.

    pfelipecs

    Qual realidade? desnude-a…. nos ilumine…

mello

Pegou mal, Presidenta, pegou mal…A falhas não são perdoadas justo por serem as falhas (as duas).

    JotaCe

    Desculpa, caro Mello, ao que parece ela mudou. No seu discurso na Folha disse que era Presidente. Que tristeza!
    Abs,

    JotaCe

Regina Braga

Lembram da guerra de Tróia ? Que presente melhor, para a fóia do que ,a PresidentA!!! Uma pessoa astuta vale por 20.Vim,Vi e VENCI.

ZePovinho

Fica o consolo do vestido vermelho,Dilma.Mas…..a dor de corno não passa……..

[youtube 0Q1cv45H8pc http://www.youtube.com/watch?v=0Q1cv45H8pc youtube]

Marcos C. Campos

O buraco eh mais embaixo. Aposto que com Sampa tah sem dimdim para bancar a foia, o Otavinho tah fazendo carinho na Dilminha para arranjar uns trocados em anuncios do Gov. Federal. A Dilma que nao eh boba foi lah para se mostrar magnanima. E conseguiu. Ex: O Serra tah desesperado ate jah disparou bobagens no tu iter dele.

Rafael

A gente não sabe o que acontece nos bastidores. Dilma não esqueceu o que aconteceu com ela durante a ditadura. Sabe muito bem quem estava por trás do golpe. O fato de a presidenta ir a essa festa não decepciona, ficaria decepcionado se ela não aprovasse a partilha no pré-sal ou não mude nada na questão de lei das telecomunicações.

Edivaldo

Não me conformo com isso.Estou muito chateado.

Geysa Guimarães

Eu confio em Dilma Rousseff, mas a Presidenta precisa cuidar para não fazer o mesmo que Collor: deixar a esquerda perplexa e a direita indignada.

    José Vitor

    "deixar a esquerda perplexa e a direita indignada"

    Pelo jeito ela está tentando o oposto: "deixar a direita perplexa e a esquerda indignada".
    E está conseguindo…

    Geysa Guimarães

    Tem razão, José Vitor.
    Troquei as bolas.

Lucas Cardoso

Não seria, pois a ficha falsa é falsa, e a quebra de sigilo é verdadeira. Além disso o fato é que o Serra nunca foi e tudo indica que nunca irá em festa da Carta Capital. Por que a Dilma vai em festa da Folha? Porque os presidentes do Brasil têm essa tradição que não existe em país democrático nenhum de se submeter aos barões da mídia.

mariazinha

Estou desolada, humilhada e decepcionada com D. DILMA. Será que já pegaram algo dela e a ameaçam com chantagens? Eles são demoníacos. Ai! Que saudade do LULA!

Orlando Bernardes

Perfeito!
Pisada de bola grave da presidenta. Continuam achando que o PIG pode ser domado. Espere para ver! Na primeira oportunidade que tiverem, vem com tudo para derrubá-la. " Santa inocência "da Dilma! Esse pessoal não aprende?

Pedro

Muita gente, tanto dos PiGs quanto dos blogueiros, ainda não entendeu a Dilma. Enquanto a maioria pensa no agora, no melhor estilo brasileiro de se amarrar a picuinhas de curto prazo, a Dilma, ao meu ver, está passos a frente.

Não vou discorrer sobre isso e espero que eu esteja certo. Ela governa com a razão (diferentemente da emoção que a polarização nos proporciona), mantendo em mente seus objetivos e meios para conduzir seus projetos no ambiente complexo que é a democracia do Brasil.

Quanto a esta último evento, alguém já disse: "mantenha seus amigos por perto e seu inimigos mais perto ainda".

    Julio C. Montenegro

    Aí Pedro… Talvez o Brasil seja menos o país do futebol do que, como aqui se lê, o país das torcidas (des) organizadas.

Gerson Carneiro

Saudade do Lulão. Hoje ele deve ter passado o dia tomando uns rabo de galo pra não ficar com raiva.

    Klaus

    Aos que tem saudade de Lula: ele condecorou com o Mérito da Comunicações o Otavinho Frias; quando da morte do Seu Frias, pai do Otavinho ele disse: "Com sua morte, o Brasil perde um dos mais lúcidos e destacados homens de imprensa".

    Sobre o "Dr." roberto Marinho: "Creio que o Brasil perde não apenas um grande jornalista, mas um grande homem. O Brasil perde uma pessoa que talvez tenha dado uma contribuição inestimável à comunicação e à cultura brasileira.Dr. Roberto foi, inegavelmente, um dos maiores homens da história da comunicação desse país".

    Ou seja, de Lula para Dilma nada mudou.

    Edemar Motta

    Não sei se é verdade, mas já vi Lula dizendo: nunca almocei com esses …

    Quanto às homenagens lulísticas, talvez ele tenha aprendido com os gaúchos, onde se diz: basta morrer prá ser bueno…

    Dilma poderia ter mandado um representante a essa festa na pocilga.

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Isto ai foi na morte dos caras, ai sim uma fala protocolar aceitavel.Agora, ir em "aniversarinho" e muito diferente.

    Gerson Carneiro

    Quimera que a cirscunstância a qual Dilma se fez presente fosse idêntica à que o Lula assim o fez.

Arlene

Excelente texto. Quanto à Presidenta…lamentável.

Fernando SP

O crédito que dei a ela com meu voto já diminuiu. Foi convidada? Manda um representante e ponto. Tapa com luva de pelica? Segundas intenções? Que nada! É submissão mesmo! Falta de vergonha na cara depois de tudo que o jornal fez com ela. Ainda é cedo, mas tomara que não tenhamos mais decepções deste tipo. Pelo andar da carruagem acho difícil porque, já na primeira reunião do novo Copom o BC seguiu as vontades do "mercado". Extinguir a pobreza dessa maneira não funciona. Ou mostra logo a que veio ou vai ser duro esperar até 2014.

    Roberto Locatelli

    Exatamente! A Falha não é nenhum orgão oficial, nem mesmo uma grande empresa. Nada.

    Dilma pisou na bola.

Vinícius

O Falha não tem problemas pessoais com a Dilma. Nada do que a Falha fez contra a Dilma foi pessoal – foi só para atingir o operário inxerido. Agora que já perderam, não têm mais por que tanto veneno contra alguém que não odeiam… eles podem até ser oposição ao governo, mas agora quem está lá é uma mocinha de família, bem educada, que fez faculdade. Alguém que, a despeito das diferenças, poderiam convidar para jantar em casa.

    Roberto Locatelli

    De fato, não é pessoal. Trata-se de luta política. Folha é o jornal dos demotucanos. O jornal que a chamou da "vadia" e "vagabunda". E ela foi lá beijar a mão do dono desse jornal.

ricardo silveira

Corretíssima, análise. A presidenta não precisava ter ido. Mas foi, e, chegou ao ponto de dizer que o tal do “seu” Frias, que colaborou com a Ditadura, é um exemplo aos brasileiros. Não sei as razões da presidenta, por mais que busque justificativa, não compreendo. Pelo andar da carruagem esse governo não vai além da distribuição da renda. Já foi bom, quando nem isso se tinha, mas, agora, já é muito pouco. É uma pena. A impressão de que nada de politicamente relevante vá acontecer começa a se desenhar. Tomara que seja só uma impressão.

Marco Antonio Pires

Não a substimem. Vejam de onde veio e onde chegou. No mínimo tudo isso (até o "PresidentE") foi muito bem planejado.

BTib

FHC de saias…que nojo,reapolitik tem limites…trocamos gato por lebre pessoal. Mas em 2014 a presidente vai se lembrar do progressismo que meteu na gaveta…a mim não vai enganar mais

    Emilio Matos

    Mas quais seriam as opções no 2 turno? Ser engambelado pelo Serra? Não vejo como ter feito diferente também. O negócio é a gente aprender a pressionar por nós mesmos. Parece que votar e confiar que o governo vai fazer o que a gente gostaria não funciona.

Gerson Carneiro

Foto de Zé Bolinha ao se encontra com Dilma na festa da Folha de São Paulo.
http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/2204-

E a legenda: "A presidente Dilma Rousseff durante evento em comemoração aos 90 anos da Folha, na Sala São Paulo"

Em todas as outras fotos da Dilma a legenda menciona: "Dilma e … fulano de tal".

Marat

Há certas atitudes na Cristina Kirchner e no Hugo Chávez, que estão anos-luz à frente…

    Aline

    Mas também os argentinos e os venezuelanos estão , em termos de consciência política, capacidade de mobilização e de organização, anos-luz à nossa frente.
    Se a Dilma tivesse ganho com 80% de votos, com um Congresso pedra 90, aí sim!
    Nem festinha , nem enterro! Era pão e água para as "zélites"!

Marat

Ela só se redimirá se lutar por uma Ley de Medios…

    Roberto Locatelli

    Realmente, Cristina Kirchner é muito, muito melhor que Dilma. Deu até inveja da Argentina. Será que eles topariam uma troca? Acho que não…

    Marat

    Rsrsrs – los hermanos tienen algo que nos hace falta: Verguenza en la cara!!!

    Aline

    Por que não lutamos nós? Mamãe tem sempre que colocar comidinha em nossa boca?

    Marat

    Aqui, só se usarmos as técnicas egípcias – rsrsrs – se depender da tchurma, vamos aguardar até 2095…

    JotaCe

    Oi, Robespierre!

    Ha, ha,ha, esperar deitados? Abs,

    JotaCe

    Marat

    Só com o beneplácito do PIG, não sairemos dessa terrível situação… Oligarquias ainda mandam aqui!

Alvaro Tadeu Silva

Votei e defendi a candidatura de Dilma Roussef. Se sonhasse que ela teria coragem de ir ao aniversário de um dos jornais mais repugnantes da História, teria ficado em casa no primeiro e segundo turnos.

    Emilio Matos

    Parece que isso não resolveria. Se muita gente fizesse isso, o Serra teria ganho. Você acha que seria a mesma coisa, Dilma ou Serra?

    Mario Augusto

    Sim, porque ser opisição é melhor que uma situação traira.

    Emilio Matos

    Melhor para o seu estado psicológico não é o melhor para o país, cara pálida…

Marcos Tavares

É bom lembrar que Lula e Brizola foram ao enterro do "doutor" Roberto Marinho.

Outros dois que foram prestigiar seu carrasco.

    Cristiana Castro

    Pelo menos era enterro, né? Se fosse o enterro do Otavinho, ninguém tava chiando!

    Aline

    Deixa o campo, a bola e o juiz serem nossos para ver se alguém vai a enterro ou a "niversarinho"!
    Por enquanto, é o que deus dá! Mas mais tem Deus para dar, que o diabo pra tomar!

    Scan

    E depois do enterro devem ter comemorado à larga!
    Imagino o Brizola rindo de orelha a orelha.

Gerson Carneiro

Interessante, Zé Bolinha tava lá, e no site da Folha tem uma foto da Dilma de frente e Zé Bolinha de costas, na mesma foto, os dois estavam se cumprimentando, e a legenda da foto só fala da presença da Dilma, não cita o Zé Bolinha. Em todas as outras fotos a legenda diz "Dilma e… fulano de tal".

photopf

A presidente(a) Dilma poderia ter esticado, ontem, noite adentro, sua permanência em Aracaju, onde foi realizado o XII Fórum dos Governadores do Nordeste (com a presença do governador de Minas Gerais). Motivo de sobra para a esticada ela teria: não acontece todos os dias encontro do(a) mais alto(a) mandatário(a) do Brasil com 10 governadores de Estados. Ademais, ficaria em sequência a um encontro sobre interesses institucionais dos referidos governadores, supostamente das populações dos Estados Nordestinos.
Que, na melhor das hipóteses, ela mandasse um representante! Por exemplo, o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, que tem afinidades eletivas com o PIG (Partido da Imprensa Golpista), do qual a "Falha" é um dos principais expoentes, como bem o sabe a presidente(a) Dilma. Desde que com um discurso previamente preparado, revisado dez (10) vezes, de modo a impedir qualquer tentativa de aprofundamento do namoro Palocci-PIG.
O tal jornal foi um dos sustentáculos da última ditadura civil-militar, da qual ela, Dilma Rousseff, foi vítima, perseguida e torturada. Emprestou carros de entrega do jornal para a famigerada "Operação Bandeirantes", sob a direção do sr. Frias pai, elogiado por ela na tal solenidade. Na campanha presidencial de 2010, fez o que pôde para denegrir sua imagem, aliada que foi da candidatura do ex-governador José Serra. Chegou até a publicar ficha policial falsa de Dilma Rousseff!
Isso inscreve-se na chamada liberdade de imprensa, defendida por ela, na referida solenidade?
Liberdade de Imprensa, Sim! Liberdade de empresas jornalísticas, oligopólicas fazerem o que quiserem, Não!
O PIG deve estar em festa: "Trouxemos nossa vítima para uma das nossas festas!"
Uma das festas, pois, daqui a pouco, haverá aniversários de: Veja, O Globo, Rede Globo, o chamado "Estadão" e derivados desse núcleo duro do PIG. Ela comparecerá a todas elas?
Ela virá aos aniversários dos blogs sujos que apoiaram a candidatura de Dilma Rousseff nas últimas eleições? Que não só a apoiaram como lutaram contra o PIG e suas mentiras que alimentavam diariamente o candidato opositor?
Não se trata de querer que ela seja rancorosa com seus algozes e detratores. Mas de querer uma postura minimamente condizente com seu passado político, que foi, por iniciativa do ex-presidente Lula, referendado nas urnas pela maioria absoluta do eleitorado brasileiro, em 2010. O governo dele também fez muitas concessões ao PIG, disso sabemos.
Viu-se obrigada, um tanto constrangida, a dizer que ali estava como "Presidente da República". Desnecessário, pois, desde 1º de janeiro deste ano, todos sabemos que ela ocupa tal cargo.
Ademais, cometeu inverdades: antes da "Falha de S. Paulo", o Jornal do Brasil (do Rio de Janeiro) revolucionou (vá lá que assim seja) o modo de fazer jornal diário impresso neste país.
Dilma, seria muito melhor que você tivesse ficado em Aracaju, na companhia de Marcelo Déda e outros governadores do Nordeste! Um bom caranguejo, uma boa cerveja, uma boa brisa marinha, aprofundamento das decisões anunciadas…
Nessa, você, ou melhor, Vossa Excelência, pisou na bola!
Como diria o "Faraó do Maranhão", "O Pudê…é o Pudê!"
O novo avião, emprestado pela Embraer, o chic Lineage, não foi bem utilizado no deslocamento de ontem, Aracaju-São Paulo (ver postagem sobre tal avião).
Este blog atribui, agora, dois (2) pontos negativos ao governo Dilma. Portanto, para nós, este governo tem, no momento, 97 (noventa e sete pontos). Ver postagem anterior.

Veja em: http://dilma13udi.blogspot.com

    Archibaldo S Braga

    Eu acho que ela tá pedindo penico!!! Braga

betinho2

Algum dos comentaristas aqui foi torturado pela "ditabranda"?
Algum teve uma ficha falsa publicada?
Algum foi chamado de poste?
Algum foi chamado de "vadio" e "vagabundo"?
Algum foi enchovalhado por essa imprensa porca?
Podemos sim nos sentir atingidos indiretamente por tudo isso, mas quem foi diretamente posta como alvo
chama-se Dilma Vanna Roussef.
Portanto cabe a ela o direito decidir se "come" o prato quente ou frio, e o "tempero" que vai preferir.
Vamos dar-lhe esse tempo, e depois sim, se ela não degustar esse porco "moido", tenham certeza que eu serei um dos primeiros a dizer: "Dilma, tiveste o teu tempo, agora chega".

    Roberto Locatelli

    Ô, betinho2, faltou só você considerar um pequeno detalhe em sua argumentação: Dilma é presidente do Brasil. Ao comparecer à festa da ditabranda, avalizou, em nome dos brasileiros, tudo o que a Falha disse. Dilma não se deu respeito e, com isso, a instituição chamada Poder Executivo se apequenou.

    ___________________
    Obs.: Dilma é presidente, com "e" mesmo, já que foi a forma que ela usou em seu discurso, para agradar ao Otavinho.

    Edemar Motta

    Caro Locatelli,

    Ainda hoje respondi a um imeil de um imbecil que pôs na internet notícia sobre prostituição das guerrilheiras do Araguaia em benefício da causa, segundo, diz ele, informações de um hoteleiro local. Dilma inclusa.

    Como conheço as cidades da região, posso garantir que esse seria um modo totalmente improdutivo de angariar fundos.

    Essas estupidezes todas, como a do afogamento, a do atirador e tantas outras, se deve, em grande parte, ao veneno destilado pela mídia golpista, da qual a Folha é um dos maiores agentes.

    Dá para perceber que Dilma entende pouco de política. Deveria ter mandado um representante, quanto mais obscuro melhor.

    Aline

    Betinho
    Com que facilidade julgam e condenam nossa Presidenta, não é mesmo?
    Tanta precipitação, por motivos tão fúteis. mostra que o amor era pouco e se acabou! Como aquele anel que era de vidro e se quebrou da canção infantil.
    Mas aqui estamos. E vamos que vamos, botando a maior fé!

    Scan

    De quanto tempo você esta falando? Dos 4 anos de mandato?
    Esperar 4 anos pra desancar ao sarrafo nas asneiras que ela porventura venha a fazer ainda?
    É isso?
    E Daqui a 4 anos você, em voto de protesto, vota no Serra ou qualquer sucedâneo dele?
    É isso?
    Passo…

    E esse negócio de "cabe a ela…" é balela.
    Leia o que o Locatelli escreveu.

    JotaCe

    Caro Betinho2,

    A Dilma pisou na bola, mas não a partir do jantar com o PIG e da subserviência com que se conduziu. A escolha infeliz de diversos ministros já prenunciava esse comportamento infeliz. O caso do Amorim, por exemplo.Teu ponto de vista procede do coração, do passional, mas não do racional e te faz cego do que não queres enxergar. Abs,

    JotaCe

    Ernesto

    Que caso do Amorim? Para de inventar, rapaz! O Celsinho saiu, apesar de instado a continuar, porque quís sair. Um direito dele, aos setenta anos sair do corre-corre de um Ministro das Relações Exteriores , cargo que ocupou , ininterruptamente por mais de dez anos.
    O Betinho2 é leal e sabe das coisas. Tem convicções e conhece política.
    Passionais e trogloditas são os que saem fazendo o jogo da direita, censurando a atitude exemplar da nossa Presidenta. Esses sabem sim muito e bem , fazer políca: são vocacionados para a direita e a defendem. Coerentes!

    ricardo silveira

    Não concordo, a questão não é sobre vingar as ofenças e, mais, não se trata de questão pessoal. Trata-se de uma mídia que não informa, que mente, manipula as pessoas e, portanto, impede que a população participe com soberania da vida política do país. Ainda, a lei de comunicação, tão necessária à vida brasileira, não precisa, para sair, da participação da presidenta em festa de aniversário de um jornal nocivo ao país.

FrancoAtirador

.
O ex-deputado José Dirceu também foi convidado e compareceu, com a esposa, à festa da Folha.

Falando nisso, leiam este post do Zé Dirceu sobre a efeméride: http://www.zedirceu.com.br/index.php?option=com_c

Lá e Cá

Se antes das eleições Dilma Roussef dependesse da FSP , ela não teria comparecido a festa deste "grupo social poderoso", como presidente. Parece que (os poderosos de sempre) dividiram apoio na campanha, uns apoiaram Dilma e outros apoiaram Serra e no final estão no governo.

Ayrton S. de Faria

Sou absolutamente jejuno em política e não saberia dar a certos fatos a correta interpretação.
Neste caso porém, me pareceu bastante claro que a Presidenta ao dizer "Estou aqui representando a Presidência da República" e em seguida "estou aqui como Presidente da República", deixa bem claro que não o faz por prazer mas apenas por dever de saudar o aniversário de um orgão de imprensa com 90 anos.Nada alem disso. Sem nenhum compromisso com o comportamento ético do dito jornal.

photopf

A presidente(a) Dilma poderia ter esticado, ontem, noite adentro, sua permanência em Aracaju, onde foi realizado o XII Fórum dos Governadores do Nordeste (com a presença do governador de Minas Gerais). Motivo de sobra para a esticada ela teria: não acontece todos os dias encontro do(a) mais alto(a) mandatário(a) do Brasil com 10 governadores de Estados. Ademais, ficaria em sequência a um encontro sobre interesses institucionais dos referidos governadores, supostamente das populações dos Estados Nordestinos.
Que, na melhor das hipóteses, ela mandasse um representante! Por exemplo, o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, que tem afinidades eletivas com o PIG (Partido da Imprensa Golpista), do qual a "Falha" é um dos principais expoentes, como bem o sabe a presidente(a) Dilma. Desde que com um discurso previamente preparado, revisado dez (10) vezes, de modo a impedir qualquer tentativa de aprofundamento do namoro Palocci-PIG.
O tal jornal foi um dos sustentáculos da última ditadura civil-militar, da qual ela, Dilma Rousseff, foi vítima, perseguida e torturada. Emprestou carros de entrega do jornal para a famigerada "Operação Bandeirantes", sob a direção do sr. Frias pai, elogiado por ela na tal solenidade. Na campanha presidencial de 2010, fez o que pôde para denegrir sua imagem, aliada que foi da candidatura do ex-governador José Serra. Chegou até a publicar ficha policial falsa de Dilma Rousseff!
Isso inscreve-se na chamada liberdade de imprensa, defendida por ela, na referida solenidade?
Liberdade de Imprensa, Sim! Liberdade de empresas jornalísticas, oligopólicas fazerem o que quiserem, Não!
O PIG deve estar em festa: "Trouxemos nossa vítima para uma das nossas festas!"
Uma das festas, pois, daqui a pouco, haverá aniversários de: Veja, O Globo, Rede Globo, o chamado "Estadão" e derivados desse núcleo duro do PIG. Ela comparecerá a todas elas?
Ela virá aos aniversários dos blogs sujos que apoiaram a candidatura de Dilma Rousseff nas últimas eleições? Que não só a apoiaram como lutaram contra o PIG e suas mentiras que alimentavam diariamente o candidato opositor?
Não se trata de querer que ela seja rancorosa com seus algozes e detratores. Mas de querer uma postura minimamente condizente com seu passado político, que foi, por iniciativa do ex-presidente Lula, referendado nas urnas pela maioria absoluta do eleitorado brasileiro, em 2010. O governo dele também fez muitas concessões ao PIG, disso sabemos.
Viu-se obrigada, um tanto constrangida, a dizer que ali estava como "Presidente da República". Desnecessário, pois, desde 1º de janeiro deste ano, todos sabemos que ela ocupa tal cargo.
Ademais, cometeu inverdades: antes da "Falha de S. Paulo", o Jornal do Brasil (do Rio de Janeiro) revolucionou (vá lá que assim seja) o modo de fazer jornal diário impresso neste país.
Dilma, seria muito melhor que você tivesse ficado em Aracaju, na companhia de Marcelo Déda e outros governadores do Nordeste! Um bom caranguejo, uma boa cerveja, uma boa brisa marinha, aprofundamento das decisões anunciadas…
Nessa, você, ou melhor, Vossa Excelência, pisou na bola!
Como diria o "Faraó do Maranhão", "O Pudê…é o Pudê!"
O novo avião, emprestado pela Embraer, o chic Lineage, não foi bem utilizado no deslocamento de ontem, Aracaju-São Paulo (ver postagem sobre tal avião).
Este blog atribui, agora, dois (2) pontos negativos ao governo Dilma. Portanto, para nós, este governo tem, no momento, 97 (noventa e sete pontos). Ver postagem anterior.
Ver em: http://dilma13.blogspot.com

Marat

Muitos amarelam com o PIG…

Luci

Ligações perigosas e comprometedoras, no início de um mandato que o povo aguarda com expectativa decisões mais republicanas e democraticas. Estamos anciosos é a primeira mulher dpresidente. Este comparecifmento à FSP, é um abarço de urso em todos nós. A presidente e seus acompanhantes sairam mal na foto.

Otaciel de Oliveira

A última frase da matéria é premonitória: a presidenta conhece a verdadeira natureza dos agressores. Deveria saber, portanto, da proverbial inutilidade de se colocar civilizadamente entre eles".

Com todo o repeito, PRESIDENTA: a senhora pisou na bola.

Luci

Quem está na cova dos leões é o povo pobre que garantiu a vitória. Quando os ricaços comemoram o povo tá na roça, ou na cova do leão. Tanta comemoração e nós só pagando contas, impostos, taxas e tributos, e tome salário mínimo.

Alexandre

Esperava que ela fosse lá dá uma porrada na cara dos bandidos. Espero agora por uma tacada mortal neles, senão….

    Julio C. Montenegro

    Você está mais pra torcedor de luta livre do que pra analista POLÍTICO !

monge scéptico

Ganharem um round!. a estratégia de cooptar a presidenta para o seu círculo,
deve ter dado momentânea satisfação aos agentes da folha. Daí em diante,
terão argumentos, para dizer, que a presidenta afinal, não está tão afastada
assim das elites; cheiram melhor.
O sucesso de um governo democrático, é medido pelos índices de realizações,
com aprovação popular. A ida da Dilma a fsp não agradou. Próxima parada
globo?…………………..

Márcio Gaspar

Uma homenagem para tentar ressuscitar um jornal morto. O PT dá muita importância a um jornal que não alcança a grande massa, foi devido a isso que o PT conquistou novamente a presidencia da república, pois as notícias mentirosas e manipuladas que a Folha publicava não atigia a grande massa. Infelizmente o PT morre de medo da Folha, da Globo, do Estadão. Essa atitude de puxasaquismo do PT não contribui para uma crítica ao mal jornalismo que a imprensa aliada ao PSDB representante do neoliberalismoentreguista.

aldoluiz

E os políticos estão aí para nos manter ocupados, discutindo no labirinto do nada, a indecorosa ilusão de que temos liberdade de escolha. Obama vem aí em março dar aos brasileiros, pessoalmente, o recado de seus patrões.
Não há projeto brasileiro algum… Depois do personalizado preparatório prato de pirão do Lula, Dilma e o Brasil não irão a lugar algum…
Os brasileiros nem sabem mais para onde querem ir…
O plim-plim da globo é o mesmo belém-belém das igrejas, que é o mesmo das "musicas" tecno e outros bate-estacas, e, de todos os sons repetitivos como os do sino no pescoço das vacas, das cabras e das ovelhas para que mantenham o rebanho na trilha do controlador.

Quando não são golpes militares, o que não é isto, esta milenar conspiração solerte, se não inumanos implantados danosos vírus? "Worms" e imperceptíveis "Cavalos de Tróia" impostos e atuantes (auto run) em memórias e programas recicladores de aceitação da invisibilizada perene escravização.

É o que tenho vivenciado, pensado, concluído e dito; não há nenhum carma, pecado algum de outras vidas para purgar, muito menos culpa original para expiarmos.

Nossa inteligência foi seqüestrada.
Enquanto isto, os divinizados intocáveis banqueiros com sua escassez planejada de tudo, se divertem contando as doações de mais juros sobre juros, que aterrorizado, honestamente, o povo corre a depositar para tentar se socorrer.

Quem sabe e conhece o Brasil são os donos do mundo no cume da pirâmide milenar. Eles tem o mapa de seus objetivos e preservam o que "é deles" enquanto nos dão a ilusão de posse de um Brasil que ignoramos.

Sinto muito, sou grato.

waleria

Lutei para a eleição de Dilma esperando dar a ela nota 10.

Dei ao Lula nota 8 – vejam como sou moderada em notas.

Até agora Dilma recebe de minha modesta opinião uma nota 5 – uma nota de esperança, de quem sabe vai dar certo.

Mas parece que ela se esforça por baixar suas notinhas a cada dia.

Não preciso dizer que para os demo-tucanos, minha nota jamais passou de 2.

    Julio C. Montenegro

    Afinal, "modesta" Waleria, você é professora ou jurada de programa de calouros?

Nair

Esses "leões" já eram! Velhos, desdentados, desmoralizados e experimentando seu próprio veneno.

Fernando

Está na hora da revolução árabe chegar ao Brasil e tirarmos do poder a Dilma e seus amiguinhos do PIG.

    edv

    E colocar quem mesmo?
    Serra, FHC ou Alckmin?
    Dilma péssima ainda será melhor que estes e similares, ainda que ótimos.

    Julio C. Montenegro

    Quem sabe importando árabes revoltados JUNTO com seus ditadores decadentes, a luta pela redemocratização no Oriente Médio chegue pra cá?!

trombeta

Erro crasso de avaliação da presidenta ir confraternizar com os torturadores, pegou mal, muito mal!

ANA

Vi o trecho no qual ela se diz 'presidente'.
Se ela abandonou a noção de 'presidenta', quem sou eu para insistir com o termo?

Jairo_Beraldo

Zezão Cardozo e Daniel Dantas prestigiaram o evento? Tony Malocci, Nerso Johnbin, Moreira Franco e Garibaldi Alves também lá estiveram? Quem sabe Dilma também não descola no governo um cargo para Agaciel Maia?

Marat

EStá mais para cova das hienas!

Marat

Texto irretocável!

Marat

Presidenta, ou presidente? Submissa ao PIG, ou crítica a ele? Está tudo me parecendo uma tremenda crise de identidade. Espero que não haja dúvidas entre esquerda e direita!!!

wagner

Prefiro acreditar que a nossa Presidenta esteja operando a máxima de que " a vingaça é um prato que se come frio". Como boa mineira, prefiro acreditar que esteja trabalhando em silêncio. Elegantemente compareceu a "cerimônia" na qualidade de Presidente (a) da República. Isso deixa cada vez mais o PIG desnorteado.

    Marat

    Gostaria de ter esse otimismo, mas, sinceramente, não creio nisso…

Alberto

Pelo visto não teremos, como diz o PHA, a Lei dos Médios.
A continuar assim o governo Dilma será melhor para as elites do que um eventual governo José Serra seria, caso tivesse sido eleito. Estamos fritos!!!

ANA

Purismo gramatical é afirmar-se como presidenta, participar de uma festa da Folha, mesmo como presidenta, é adular o inimigo.
Nunca me equecerei de um comício de Lula que conta com toda a humildade, a humilhação que esta mesma Folha tentou lhe aplicar: 'como um homem que não fala nenhuma língua estrangeira pode ser presidente da República?", desde então, ele nunca aceitou convite do PIG.
Dilma, você precisa disso?

Thiago Lourenço

Srs.,

A Presidenta enfrentou com muito brio e firmeza toda esta eleição, que, acredito eu, não era seu maior desejo de momento.
E, mesmo assim, por entender que faz parte de uma transformação, aceitou a presidência do nosso Brasil como sendo mais uma das formas da "ex-guerrilheira" continuar lutando pelo seu país.
Ela entendeu que o cargo lhe traria mais benefícios e proporcionaria melhores condições à toda uma nação.
Estupidez nossa acreditar que a mineira tenha dado "o ar de sua graça" na festinha da Folha sem ter um lance melhor na sequência.
Pensem em outro viés: será que ela "perdeu um peão" p/ capitular "a rainha"?
Dilma, estou c/ vc!

    JotaCe

    Caro Thiago,

    Tua presidenta. Ela se apresentou ao PIG como Presidente, o que os Frias havia determinado…

    JotaCe

Cristiana Castro

pqp…depois de tanto trabalho… Vou pro Egito.

Ramon

Acho que Dilma não compareceu ao evento, apenas a presidenta. Duvido muito que Dilma deixe de fazer a nossa Lei dos Médios, o seu comparecimento serve apenas para esvaziar as alegações de autoritarismo e perseguição à imprensa. Não acho que ela agirá como Lula. Aí vem chumbo, estes salamaleques não vão mudar nada. Caso contrário, aí sim, terei uma decepção com a presidenta…

Niveo Campos e Souza

Busco manter a expectativa e a esperança, que Dilma não irá amolecer com esta imprensa espertalhona ou então, tudo que até aqui chegou terá sido em vão….

Niveo Campos e Souza

guilherme freitas

Uma terrível decepção. Ver a mulher em quem votei para governar o país em meio à corja nacional, é de doer.

Julio Silveira

Dilma parece que está ser tornando, ao invés de segunda via do Lula, uma segunda via do Serra com um discurso mais qualificado.

Magda

"Sei que o jornalismo impresso atravessa um momento especial na sua história. A revolução tecnológica proporcionada pela internet modificou para sempre os hábitos dos leitores e, principalmente, a relação desses leitores com seus jornais"

Que sutileza da nossa presidenta. Ela foi, por força do cargo, mas deu vários recados. Este foi mais um deles: A internet e principalmente os Blogs Sujos, "modificou para sempre o hábito dos leitores, e a relação com seus jornais" já não se crê em tudo que é lido ou televisionado. O momento que vivemos não tem volta. O povo pensa, tem discernimento. Dilma quis dizer: A folha que se cuide, ou faz jornalismo verdadeiro ou acaba no lixo. (já estão quase lá).

Viva nossa Presidenta. Ela não dá um pónto sem nó

    JotaCe

    Prezada Magda,

    Desculpa, mas chama ela de Presidente, como foi determinado pela Folha e ela aceitou.

    JotaCe

Luana

O mais importante, penso eu, Azenha, não é ir a uma cerimônia de uma imprensa hostil. Isso para mim é indiferente, o que me deixaria temerosa seria, por conta disso, deixar de fazer o que deve ser feito, por exemplo, a Lei de Medios e o Plano Nacional de Banda Larga. Como ela está frizando o nascimento da imprensa, espero que ela não faça o que fez Líbero Badaró, um acordo silencioso com o Império. Isso seria triste, desgastante e mexeria plenamente na composição política de seu próprio partido. Em outras palavras um mero evento social, não deve ser entendido, penso, como uma mudança de pensamento e propósito na diversificação e unversalização de informação.

Gerson Carneiro

Qual interesse público levou Dilma e Ministros à festa particular do jornal Folha de São Paulo?
Na minha opinão, nenhum interesse público.

Por tudo o que já exposto considero descabida e por isso lamentável a atitude do Governo Dilma.

Aquilo foi apenas uma festa particular de um jornal que é apenas um jornal. Não há razão para a presença da Presidenta e Ministros. Não há interesse público nenhum na comemoração dos 90 anos do jornal.

Por que legitimar o poder que o grupo restrito da velha mídia tanto reivindica?
Foi isso o que a Dilma fez com sua presença na referida festa.

Fiquei sem entender.

    Roberto Locatelli

    Esse seu comentário foi ainda melhor do que o artigo.

    Gerson Carneiro

    Vamos juntos nessa luta. Você é peça fundamental.

    Edemar Motta

    Pois é, Gerson,

    Com certeza haverá dezenas, ou centenas, de empresas privadas comemorando aniversários de noventa ou mais anos de vida. Diminha irá a todas as festas?

    Roberto Locatelli

    Será que ela irá à próxima reunião do Café Milenium, a nata do PIG?

FrancoAtirador

.
A presidenta Dilma é Presidente da República Federativa do Brasil.
Só isso.
.

    Roberto Locatelli

    Por isso mesmo ela tem que pensar muito bem onde entra, representando um projeto político.

    JotaCe

    Caro FrancoAtirador,

    Presidente é substantivo de dois gêneros. Como o uso faz a língua e no Brasil nunca houve uma mulher no cargo, foi tomado o masculino como referência. Mas, apareceu a Dilma que se elegeu com os votos dos otários como eu e provavelmente você, que lutamos contra o PIG para isso. Acontece que no festim da subserviência ela, que até então, insistia em ser chamada de Presidenta, mudou de opinião conforme as ordens recebidas dos Frias. Abraços,

    JotaCe

    FrancoAtirador

    Caro JotaCE,
    1º) O SUBSTANTIVO COMUM NÃO É DE 2 GÊNEROS (presidente ou presidenta Dilma),
    MAS A DENOMINAÇÃO DO CARGO É (Dilma Rousseff, a Presidente da República).
    2º) NÃO ME CONSIDERO UM OTÁRIO, COMO TU, POR HAVER VOTADO EM DILMA. ME CONSIDERARIA SE HOUVESSE VOTADO NO SERRA OU NA MARINA.
    3º) É SIMPLÓRIO DIZER QUE DILMA "RECEBE ORDENS DO FRIAS". A PRESENÇA DE DILMA NA FESTA OFUSCOU TODOS OS DEMOTUCANOS PRESENTES, INCLUSIVE OS ANFITRIÕES DA FAMÍLIA FRIAS, DEIXANDO-OS SEM DISCURSO.
    4º) A "DEMOCRACIA" CAPITALISTA É MERAMENTE UMA "CONCESSÃO" FEITA POR UMA ELITE DOMINANTE AO POVO, PARA QUE ESTE, EVENTUALMENTE, SE MANIFESTE PELO VOTO DIRETO,
    MAS NÃO DÁ "PERMISSÃO" À EFETIVA PARTICIPAÇÃO POPULAR, NO INTERESSE COLETIVO, ALÉM DAQUILO QUE CONVÉM À MANUTENÇÃO DO STATUS QUO.
    A RUPTURA DEFINITIVA COM O SISTEMA SÓ SE DARÁ PELA REVOLUÇÃO VERDADEIRAMENTE DEMOCRÁTICA, PARA O QUE, CONVENHAMOS, NO BRASIL, HÁ UM LONGO CAMINHO A PERCORRER.
    ALÉM DISSO, NESTE ESTÁGIO DE BÁRBÁRIE E, PORTANTO, DE INCIVILIDADE VIGENTE,
    AINDA CORREMOS O RISCO DE UM RETROCESSO, NA DIREÇÃO DA EXTREMA-DIREITA, QUE É, POR SI PRÓPRIA, PRECONCEITUOSA, DISCRIMINATÓRIA, EXCLUDENTE, POR CONSEGUINTE, BÁRBARA.
    ACABAMOS DE VER ISSO NA ÚLTIMA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL.
    A LUTA É E DEVE SER CONTÍNUA, CONSTANTE, PERMANENTE.

Rhael

E, no entanto, ela como presidenta têm obrigações sociais-políticas às quais deve comparecer. Não precisa significar que ela concorda, ou que se submete. A própria presença dela na homenagem é como um tapa piedoso na cara dizendo: "estou aqui, independente do que disseram ou fizeram, e vou continuar".

Jorge Leite Pinto

Não sei se ela tem alguma carta na manga, mas que foi estranhíssimo foi…
Em tempo, não consigo acesso ao blog do Nassif. Será só comigo?

Andre

Mudando um pouco de assunto, to vendo aqui o discurso do kadafi (amigao de lula e chavez).

Completamente louco, dizendo que os manifestantes sao jovens alucinados e drogados pelos EUA.

O mundo está realmente mudando.

Na China já começaram os protestos, só que lá a gente sabe como a coisa funciona.

Balas nao faltam…

    alexei

    ô desinformado.
    O aliado do Kadafi é o Berlusconi, não sabia não?

    E dos protestos nos EUA (wisconsin) você ja ficou sabendo?

Paulo Ribeiro

Ao aceitar tal convite, Dilma deixou uma legião de eleitores decepcionados e desesperançados quanto ao fim da imprensa golpista. Dilma não precisa da Folha de São Paulo, poderia muito bem ter mandado Michel Temer representa-la neste evento que envergonha o Brasil. Agora, suponho até mesmo que ela aceite participar de homengens a outrops veículos golpistas, como Veja e a Rede Globo. Honestamene, não foi a postura que eu esperava de uma presidenta da República. Lamentável….

alexandre silva

Acho que esta na hora meu caro azenha de tb nos impor, não adianta dilma viver falando de ditadura e liberdade de imprensa em seu discurso na folha, e esquecer do papel sujo da folha na época da ditabranda, assim como a globo.Vive falando o que o PIG quer como se eles não tivessem participado daquele momento. Parece um agenda derrotada em 2010 que esta no governo! Nâo adianta viver falando de direitos humanos esquecer dos nossos,não adianta falar do irã e se esquecer dos a´poiadores dos americanos…

alcides

Houve certa vez um cara que governou o estado onde nasci. Desde o primeiro dia de mandato, ele fez de tudo para agradar seus opositores. Terminou o mandato mal avaliado por todos. Desagradou os aliados e não agradou os adversários. Que Dilma tenha noção do que faz, porque seus adversários parecem saber exatamente o que farão.

    Geysa Guimarães

    Alcides:

    É isso. A Presidenta deveria mirar-se nas mulheres de Atenas, como diz a música de Chico, mas no exemplo que você citou. Não adianta tentar ser bem aceito em roda que não é sua.

    Glecio_Tavares

    Ei, esse cara não é o Obama não?

Deixe seu comentário

Leia também