Lavareda e a campanha presidencial

Tempo de leitura: 2 min

Lavareda analisa estratégias de campanha

Vanderson Lima, de São Paulo

Valor Econômico – 14/05/2010
 
Uma campanha despartidarizada. Despolitizada até. É assim que o cientista político Antonio Lavareda, especialista em marketing eleitoral, analisa a estratégia de José Serra (PSDB) no início de sua campanha à Presidência da República. Em palestra organizada pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, Lavareda discorreu sobre as estratégias usadas pelos candidatos ao Planalto.
 
“Serra busca, corretamente, homogeneizar todos os governos anteriores, desde a redemocratização, vendendo a idéia de que historicamente há uma melhora ascendente. Assim, dilui a importância do governo petista, que busca justamente o oposto, atribuindo exclusivamente ao governo Lula o bom momento vivido pelo país”, avalia Lavareda, para quem a estratégia do tucano, de não assumir uma carapuça oposicionista, cria condições para um debate voltado para uma escolha baseada na análise de biografias, desejada pelo candidato.

 A crítica ao fato de Dilma Rousseff (PT) nunca ter participado de uma eleição, na opinião do sociólogo, é mais eficaz no debate eleitoral do que tentar colar na ex-ministra a pecha de despreparada, facilmente desmontável: “Quando o Lula for para a propaganda televisiva e afirmar que Dilma foi diretamente responsável pelo sucesso do governo, essa história de que ela é despreparada cai por terra”, aposta. Ataques pessoais vindo do tucanato também são descartados por Lavareda, pois o eleitor, especialmente das classes mais baixas, tem Lula como um “espelho”, um exemplo. Sendo Dilma tão próxima do presidente, ofensas e ela ganhariam antipatia do eleitor lulista.

 Lavareda, autor do livro “Emoções Ocultas”, mapeou para os presentes à palestra o que acredita que serão, no campo emocional, as apostas de cada candidato. Dilma buscará cativar o eleitor com um discurso de orgulho pelas realizações do atual governo e compaixão, explicitada no crescimento dos programas sociais de distribuição de renda. Serra, no exemplo de uma vida dedicada à administração pública que chega a seu ápice, capitalizando o reconhecimento por seu histórico como governante. Marina Silva (PV), sem volume de mídia equiparável a Dilma e Serra, apostará em uma campanha positiva e acima das querelas partidárias.

 Do lado das emoções negativas, ou seja, dos defeitos que buscarão apontar nos opositores, Lavareda acredita que o PSDB tentará colocar Dilma como um personagem novo no jogo, de quem pouco se sabe e cujas ideias para o país não estão claras. Já o PT pregará o medo da descontinuidade dos programas sociais: “Numa campanha, os eleitores só se movem de um campo para seu oposto se estimulados por uma emoção negativa. No caso, de que podem perder algo que está sendo feito”.

 Os escândalos por denúncias de corrupção, na opinião de Lavareda, não serão decisivos nas próximas eleições: “O ” marcador emocional ” das pessoas entende que já votou sobre isso, na eleição presidencial passada, no auge do escândalo do mensalão”, diz.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Leider_Lincoln

Opaaaaaaaaaaaaaaa!
Mais uma da jestão tucana!
Agora descubriram uma revoada de tucanos paulistas envolvida com corrupção. Parece que montaram com a Camargo Côrrea o mesmo esquema que os suiços conhecem bem, lá da Alstom:http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/05/15
E aí, dvorak, não irá ir não?

hehehehehe

laura

Não aguento mais marqueteiros fazendo marquetagem deles mesmos. Gostaria de ver análises políticas prá valer.

Eudes H. Travassos

Follow Jairo_Beraldo 47p
Jairo_Beraldo has not yet written a personal description.

View IntenseDebate profile +1 Votar positivo Votar negativo Jairo_Beraldo 47p · 1 dia atrás

Close Message
Comment posted.

Share on Facebook or Close Message

Share on Facebook
E estranhamente, ele agride somente jornalistas do sexo feminino…será que ele tem medo de encarar um H?

Exatamente Jairo, já observei isso tambem, aliás, a forma como o Serra trata com mulheres é algo que beira a patologia, lembremos como ele articulou para colocar fora da disputa em 2002 e Roseana Sarney. Com as mulheres ele é bem mais cruel!

Jairo_Beraldo

Deu no Tijolaço, do Brizola Neto:

À beira de um ataque de nervos.
Eu nunca vi um candidato “favorito” tão nervoso. Parece que virou moda José Serra “mandar a pata” em jornalista. Hoje foi aqui no Rio, na Associação Comercial:

Repórter: “A Petrobras, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal estão livres da privatização?”
Serra: “Claro que sim, quem falou o contrário? De onde você é?”
Repórter: “Da Radiobrás.”
Serra: “Muito bem, então informe isto a seus patrões.”

Já imaginaram se o Serra usasse a mesma fórmula com a Miriam Leitão?
Serra: “Isto é uma grande bobagem. De onde você é?”
Repórter: “Da Globo.”
Serra: “Muito bem, então informe isto a seus patrões.”

    Eduardo Coutinho

    Porque estaria claro? Pelo retrospecto do governo do qual ele fez parte?
    Se for, não tem lógica, mas eu deixei de procurar logica ha tempos no discurso desse sujeito
    E ele que se explique aos patrões dele

    Jairo_Beraldo

    E estranhamente, ele agride somente jornalistas do sexo feminino…será que ele tem medo de encarar um H?

Eduardo Coutinho

Azenha! http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/notic
O Serra voltou a ser engenheiro?????eles não vão se decidir???

    Jairo_Beraldo

    Ele é competente…e buscou apoio em outro competente.Maluf…competia,competia e nuunca levava.Serra vai competir de novo com Lula,e não vai levar.

    mozart de c. soares

    Jairo, Maluf só levou! veja as contas na Suiça.

mariazinha

Os comentários estão muito bons e lúcidos, por aqui.
Estou feliz e surpresa com as mulheres que começaram a entrar na campanha de D.DILMA; mas tb o outro é um verdadeiro bucéfalo para tratar as mulheres.
Mulheres do Brasil!
À luta! Elegeremos D. DILMA no primeiro turno!
AVANTE!

    Jairo_Beraldo

    Vai ser difícil convencer a grande maioria,Mariazinha…não entendo o porque de mulher não confiar em mulher…eu confio!

    mariazinha

    Meu querido e leal amigo Beraldo:
    sei que VC confia nas mulheres pq é um bom HOMEM.
    As mulheres do meu Brasil só precisam conscienti zar-se que o tempo delas, é agora. Hoje, o Brasil precisa delas para eleger D. DILMA e, tenho certeza que, aos poucos vão chegar e, na hora 'H',, junto desses HOMENS MARAVILHOSOS, chegaremos à vitória.
    Tenho certeza que já observaram o jeito truculento do Sr. Chirico[acho que ele gosta de bater em mulher] não vão querer que o 'melequento' chegue ao Poder.

    Abração!

edu marcondes

Sobre a questão da experiência (ou falta de ) da candidata Dilma li um absurdo imenso em reportagem do portal Terra. Escrevendo sobre as perguntas que estavam sendo feitas à candidata, num determinado momento a reporter relata o comportamento de Dilma quando lhe foi questionado sobre a "acusação de falta de experiência eleitoral". Pasmem, ACUSAÇÃO! Virou crime, ilícito penal não ter experiência. Coitados daqueles jovens em busca do primeiro emprego.

    luiz

    Existe uma resposta muito simples e que ninguem ainda se tocou….e desarmará qualquer nova "acusação" nesse sentido:
    Pergunta : Dilma não tem experiencia de governar …
    Resposta : O Lula tambem não… e olha que fez o melhor governo do Brasil de todos os tempos
    Isso alias fara a imagem de Lula colar na de Dilma ainda mais … Ou seja, é só explorar esse tiro no pé dos Psdb-estas
    Assim vamos espalhando mais essa similaridade entre Dilma e Lula…

    FatimaBahia

    Concordo,você tocou em um ponto importante.Se formos ver ,Lula tinha muito menos experiência administrativa do que a Dilma(acho que nenhuma mesmo).No quesito experiência política,só se essa for igual e limitada à experiência eleitoral,o que óbviamente não é.
    Dilma não é palanqueira,nunca foi submetida a votação popular,mas tem sim muita experiência administrativa,desde antes desse governo,e experiência política.

    Jairo_Beraldo

    Isso explica o porque da oposição querer desconstruir Dilma.Ela será muito mais que Lula.Para o PIG,isso seria o fim do mundo!

    Jairo_Beraldo

    O que demonstra claramente, que é para se criar factóides contra ela. Qualquer coisa que fizer, é ilegal, imoral e engorda!

Marcius Cortez

Gostei muito do comentário de Elma Zwingler. Recomendo sua leitura. Humor e pertinência.
Cordialmente,Marcius Cortez

Tweets that mention Lavareda e a campanha presidencial | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Blog do Sereno. Blog do Sereno said: Uma sugestão de leitura para o momento: http://migre.me/EXdV […]

Jairo_Beraldo

Tudo balela o que falam da Dilma.Fazem de tudo para desqualificar ela…e quando mais tentam,mais ela mostra suas qualidades.

Alberto F. P. Ferraz

A Dilma tem mais de quarenta anos de militância política e muita experiência na área técnica, o fato de nunca ter disputado uma eleição como candidata, não vai ter problema, porque ela não é candidata de se mesma, e sim de um governo muito bem avaliado, e de uma base partidária muito forte.

setepalmos

Todo o problema que o PSDB enfrenta ocorre em decorrência de um projeto planejado e executado nos primeiros quatro anos de seu governo. A política cambial, motivo de muitas brigas entre José Serra e Ciro Gomes, arma que garantiu (com a ajuda da compra de parlamentares) a reeleição, foi um custo que obstacularizou os investimentos em infra estrutura, geração de energia, criou o Apagão e a vulnerabilidade externa às crises internacionais.

José Serra não à toa deixou a pasta do planejamento, e passou a se esgueirar na desonestidade intelectual de roubar a produção de projetos como o programa de combate à AIDS e os genéricos.

Mesmo assim, mesmo com todo o apoio dos "formadores de opinião", está próximo do "economista" ser um falecido político.

Go Oliveria

O discurso de Serra é uma gosma. Não tem a menor consistência.
É, realmente, uma biruta de aeroporto.

Lavareda, todos sabem, está com Jarbas e Serra e não abre. Isenção com ele é só na teoria.

    Jairo_Beraldo

    Que discurso tem o Serra?Onde ele vai,diz que vai copiar os modelos locais que deram certo,que implantará aqueles modelos no país.Não tem nexo,é um sem noção.

Elma Zwingler

Bobagens e mais bobagens lavaredísticas, tratadas como se fossem altas sociologias. Só rindo. Serra é totalmente inelegível e não será eleito. Dilma é perfeitamente elegível e será eleita. O eleitor não é burro. Burros, no Brasil, só os jornalistas de jornalão, os jornalões, o jornalismo de jornalão e os marketeiros. Dilma é o MEU terceiro mandato. Dado que eu sou a maioria… está demonstrado. O resto, é inventar discussões tolas.

Esses marketeiros, sejam do tipo 'metido a sociológico' (como o Lavareda), sejam do tipo 'metido a científico' (como o Coimbra), sejam do tipo 'metido a publicitário' (como o Guanaes), sejam do tipo 'metido a marido de colunista da FSP (como os GW), sejam do tipo 'metido a pescador de marlins (como o Duda) são uma estranha cruza de Gobbels com a boneca Barbie: querem ser, ao mesmo tempo, metido a eficazes (como o Gobbels) e metidos a bonitinhos (como a Barbie).

Esses marketeiros só sabem, com certeza, uma coisa: são pagos para agradar os clientes. Se agradam, são elevados ao céu. Se não agradam, voltam ao lixo comum da publicidade de enganar bobos.

Sem o jornalismo repugnante que desgraça o Brasil-2010, não haveria esses marketeiros. E sem eles, mais rapidamente se decifraria o jornalismo repugnante que desgraça o Brasil-2010.

Lavareda é uma espécie de FHC metido a entender de pesquisa. Dilma derrotará todos eles. Como, aliás, Lula ja derrotou. Não entendo por que, diabos, palestra-de-lavaredas seria assunto. Taí. Por quê?

    Jairo_Beraldo

    Com a palavra o Azenha…PORQUE?

    dukrai

    A palestra-de-lavaredas é considerada no ninho tucano como uma estratégia adequada, não pelo que ele fala, tudo que está dito é velhíssimo e chega a ser cansativa a repetição desses modelos explicativos fechados, de que tudo o que interessa está dentro. O oculto, e até veementemente negado, é que assume importância, "Uma campanha despartidarizada. Despolitizada até."
    Esta intenção de negar a política tem o objetivo de escamotear a derrota flagorosa da política neoliberal no Brasil, de FHC e Serra, e do enorme do sucesso nesta "virada" ideológica, que combinou uma política social e econômica convergentes nos seus aspectos popular e capitalista, que levou a ranger de dentes à esquerda e à direita, sepultando psóis e demos e deixando o pobre do Vampiro Brazileiro a girar como uma biruta de aeroporto.

SFlávio

Dilma foi submetida esta semana a uma barragem pesada em entrevista televisada, na sede da RBS, em Porto Alegre. Era só casca de banana para a candidata pisar em cima. A candidata se saiu muitíssimo bem, respondendo clara e adequadamente, não entrando em briga de bugio nem fugindo quando a questão era "sensivel", como a pecha de "terrorista", ou a acusação de ser a "sombra" de Lula, ou ainda o Irã, Chavez etc.
Não sei onde o escorregadio e "genérico" Serra vai reunir capital para enfrentá-la nos domínios da própria candidata (as realizações deste governo) projetadas para o futuro. O que a "experiência administrativa" ou política do governador paulista significa na prática? O que realizou?
Num dos temas recentemente erigidos como relevantes pelo conglomerado de mídia sulino – a duplicação da travessia do Guaíba – em entrevista anterior à RBS, Serra prontamente prometeu realizá-la como uma de suas primeiras obras. Dilma, por sua vez, explicou que o processo já está em andamento e citou todas as etapas que ele precisa atravessar para a obra ser realizada de acordo com a lei.
Prometer chuva, como Serra faz, é fácil, mas para que molhe mesmo é preciso esperar as nuvens adequadas…

    Jairo_Beraldo

    Realizou pedágios, invasões na USP para dar porrada em professores e alunos, enfrentamento das policias civil e militar, pancadaria em professores, aumento da violencia no estado, alagões, baixou o nível da educação, tercerizou a saúde pública,etc. É de uma competencia impar!

    dvorak

    Tanto é competente Beraldo, que vai fazer seu sucessor. Quiçá no primeiro turno!!!

    ehehehehehehehe

    Jairo_Beraldo

    Dvorak, vai fazer, porque paulista é chique…só vota na direita!

    Scan

    Não Jairo, porque é burro mesmo…

    sergio pinto

    Graças ao conservadorismo paulista, igual ao seu, que não olha para os lados, não percebendo o quanto vem sendo enganado. Pena

sergio

um balde de agua fria nas pretensões demo-tucanas, a próposito o paulo bornhausen burguês incompetente está a trombetear contra a propaganda petista, é o jus esperneandi

    sergio pinto

    É só esperneandi. Não tem nada de jus.

reinaldo

Como é que o psdb conseguirá colocar dilma como um personagem novo no jogo,de quem pouco se sabe e cujas as idéias não estão claras se já está começando a ser explicado agora por lula que ela foi fundamentalna execução de programas como "minha casa,minha vida e … que ela dar5á continuidade a esses projetos.

Deixe seu comentário

Leia também