Juca Ferreira: Marina e o Brasil

Tempo de leitura: 2 min

Juca Ferreira: Marina e o Brasil

na Folha de S. Paulo, via Rovai

Uma concertação em torno de questões programáticas com a candidatura Dilma será coerente com a trajetória política de Marina Silva

Os 20 milhões de votos conquistados pela senadora Marina deram à sua candidatura uma aura de vitória, apesar de ela ter ficado fora do segundo turno.

Marina se apresentou como uma terceira via numa disputa eleitoral polarizada entre duas candidaturas, e, se não conseguiu evitar o plebiscito, como queria, os votos na candidata verde empurraram a decisão para o segundo turno.

A soma desses votos foi maior do que a diferença entre os dois candidatos que continuarão na disputa.

Para além da aritmética e da existência de outras motivações mais circunstanciais para o voto em Marina, o resultado trouxe para o primeiro plano a questão ambiental.

As mudanças necessárias em nosso projeto de desenvolvimento não serão fáceis. A velocidade da incorporação de padrões ambientais ainda é muito mais lenta do que a velocidade da destruição. A sociedade brasileira, historicamente, todos sabem, é ambiental e socialmente predatória.

Desde quando éramos colônia portuguesa até os dias atuais, nós nos comportamos de maneira perdulária, sem medir as consequências das nossas ações. Por outro lado, somos a maior potência ambiental do planeta e com a maior biodiversidade.

A questão ambiental é global, interessa ao mundo e fará parte da afirmação do Brasil na comunidade internacional. O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu após a primeira reunião organizada pela ONU sobre a crise ambiental, em Estocolmo, em 1972.

O encontro terminou em um impasse entre o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente, ao propor crescimento zero.

Só anos depois, em 1987, a ONU apresentou alternativas para o impasse. O relatório “Nosso futuro comum”, que ficou conhecido como Relatório Brundtland, propõe o conceito de desenvolvimento sustentável como estratégia e produto da ação consciente de nossa relação com a natureza, eliminando e minorando os impactos sobre ela por meio do uso responsável dos recursos naturais.

O social e o ambiental se confundem no cenário dramático das sociedades contemporâneas, especialmente nas nossas, do hemisfério Sul. Um país socialmente enfermo jamais será ambientalmente saudável. O tema da sustentabilidade não pode evoluir sem se associar a outros temas igualmente importantes da vida social e política.

É evidente a dificuldade que temos de influenciar a visão de mundo, a sensibilidade e o comportamento da maioria dos brasileiros para que incorporem padrões de sustentabilidade.

O país vive um momento mágico, em que a maioria da população está sendo incluída. Não cabe, por nenhum motivo, desprezar a legitimidade dos sonhos e desejos dos milhões de brasileiros que querem ter uma vida melhor.

A grande força que o presidente Lula e o seu governo conquistaram, em larga medida, resulta dessa incorporação de milhões de pessoas ao processo de desenvolvimento econômico e social do país.

Antes do governo Lula, o desenvolvimento era visto apenas como circulação de mercadorias, aumento da capacidade produtiva e estabilização da moeda.

O Brasil enfrentará grandes desafios para garantir a continuidade do processo político e a consolidação das conquistas sociais do governo Lula. Marina poderá vir a cumprir um papel importante, se fizer do seu capital político uma contribuição para esse processo.

Uma concertação em torno de questões programáticas com a candidatura Dilma, que representa a continuidade do projeto político de desenvolvimento com inclusão de todos os brasileiros, será extremamente positiva e coerente com toda a história de vida e trajetória política de Marina Silva. Ignorar essa possibilidade será desperdiçar este momento especial.

JUCA FERREIRA, 61, sociólogo, fundador do Partido Verde, atualmente licenciado, é ministro da Cultura.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

malba tahan

Aviso geral aos navegantes:

Não adianta ficar assediando a Marina. a resposta dela já foi dada quando disse que a sua posição seria conhecida no DIA 18 DE OUTUBRO, ou seja quando mais da metade do tempo de campanha já tiver decorrido: oportunismo puro, ela vai declarar que apoia o setor que, nas pesquisas, tiver abocanhado a maioria dos seus votos no primeiro turno. Por que? Básicamente porque ela SABE que não controla estes 19% dos votos ( basta ver a votação pífia que o PV teve para os legislativos federal e estadual e para os executivos estaduais). assim, pra não se queimar e preservar seu futuro político e não caír no mesmo erro que Heloísa helena, ela vai esperar pra ver que rumo a coisa toma e seguir o rumo. Agora é PAU NO SERRA gente!!!

Rodrigo Brandão

Azenha, fato grave… você como contribuinte paulistano o que acha disso?

———————
E-mails da Prefeitura de São Paulo serviram para envio de boatos contra Dilma

Recebi de um amigo cópias de e-mails enviados pelo já famoso na web “Antonio da Ponte”, com ataques à candidata presidencial Dilma Rousseff. A maioria das mensagens é risível, geralmente trazendo supostas transcrições de comentários de jornalistas influentes, mas cujos áudios ou vídeos nunca ou quase nunca batem com os textos. Em meio ao festival de baboseiras disseminado pelo senhor “da Ponte”, todas com cópias para ou encaminhadas a partir de outros fakes como “Tânia Orquidácea” e “Joaquim Mesmo”, me chamou a atenção um detalhe: a origem de um dos e-mails, apontando um trecho do documentário “Entreatos”, de João Moreira Salles, como prova de que teriam surgido ali, em 2002, os esquemas de corrupção comandados por José Dirceu.

Mas… reparem no endereço eletrônico em detalhe. O e-mail “[email protected]” soa familiar? Isso mesmo. Prefeitura de São Paulo. http://brasileducom.blogspot.com/2010/10/dilma-na

rubem

Vamos esquecer Marina Silva, pois ela já decidiu quem apoair desde que entrou no PV, hoje ela coloca seu projeto pessoal politico na frente do interesse Brasileiro, não tem a honradez de um Ciro Gomes, que logo que perdeu o primeiro turno nas eleições de 2002, declarou apoio ao Lula contra Serra, pois sabia o que Serra e os demotucanos REPRESENTAM DE MAL PARA O BRASIL.
Esqueçam Marina, vamos ganhar estas eleições sem ela .

Cristiana Castro

Se ela tivesse limpa, dava as caras. O momento tá bem ruinzinho para querer dar showzinho de subcelebridade.

Messias Macedo

UM POUCO DA BIOGRAFIA DE FHC E OUTROS TPOS DE ABORTAMENTOS!

No último programa da propaganda eleitoral do José (S)erra, exibido na televisão, o *candidato da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL disse, peremptoriamente: “… Eu tenho orgulho dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco…”
*José (S)erra, o mesmo José Ferra a Nação – a privatização do nosso subsolo, via Companhia Vale do Rio Doce, que o diga!
UM POUCO DA HISTÓRIA DO BRASIL OCULTADA, DELIBERADAMENTE, PELO PIG!
O ilibado (sic) Fernando Henrique Cardoso cometeu adultério! Traiu a esposa! A vítima da aleivosia, dona Ruth Cardoso, não merecia tamanha ignomínia! Dona Ruth Cardoso uma mulher recatada, generosa, culta, quase uma carola… O adultério aconteceu na alcova de uma jornalista da Rede Globo! Malévola coincidência!…
E o feto já tinha o destino previamente anunciado, violentamente traçado, unilateralmente: os interesses do pai! O pai da criança – em conluio com os [desumanos] Marinhos da Rede Globo – tratou de mandar a mãe da criança para o exterior! A jornalista passou a ser uma enviada especial da emissora, a Rede Globo! Mãe e filho deportados, abruptamente, inopinadamente!…
A chamada grande imprensa brasileira se encarregou de omitir estas informações à sociedade brasileira! Procedimento criminoso – e perpetrado por razões inconfessáveis! A omissão destas informações colaborou, outrossim, para as eleições em primeiro turno do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso! O povo inocente não submeteu FHC a um, digamos, arriscado parto(!) em segundo turno!…
… Somente após a morte de dona Ruth Cardoso, que em vida teve que amargar a dor da traição do marido, o político FHC, usando os pijamas do ostracismo, resolve, enfim, reconhecer o filho bastardo!…
O mesmo José (S)erra que aconselhou ao vice INDIOTA da Costa do MAUfim a adulterar, tendo, apenas, a precaução da discrição, deve ter, realmente razão de se orgulhar da biografia monogâmica (idem sic) do Fernando Henrique Cardoso! (S)erra, FHC, o INDIOTA são a caracterização dos bons costumes, da fé inabalável nos alicerces da família e no temor aos desígnios de Deus!…
… Pena que a digníssima senhora Ruth Cardoso já não esteja mais entre nós, para testemunhar em favor da veracidade destes impolutos arautos da moralidade, da ética e da fé cristã!

UMA HORA DE SILÊNCIO, POR FAVOR! Em reverência à hipocrisia!

República de Nós Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

luiz pinheiro

Vi a Marina, em debate na TV, quando a palavra "tempo" entrou em cena, aproveitar para dizer que o tempo é curto para salvar o planeta e a humanidade. Pois é isso mesmo, o tempo é muito curto. Salvar o planeta não é apenas uma questão ambiental. É uma questão política, porque o planeta, a humanidade, são cotidianamente destruídos pela miséria, pela injustiça, pelas guerra, pela predação capitalista. Precisamos de governos que respeitem o povo, que lutem contra a miséria, a injustiça, as guerras. O governo Lula é um extraordinário exemplo deste tipo de governo que a humanidade precisa – apesar de suas limitações.. O tempo é curto, Marina! Para salvar o planeta, o tempo é curto! Para vencer o segundo turno e assegurar o rumo do Brasil na luta contra a miséria, a injustiça, as guerras, o tempo é mais curto ainda! De que lado voce se posiciona, Marina?

Carlos

Serra é favoravél a aumentar a idade mínima para aposentadorias dos servidores públicos, que atualmente é de 60 anos para os homes. Vai para quanto? 65 anos? 70 anos? Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/201

THIAGO

Queria que este texto fosse difundido:
http://arazaoporopcao.blogspot.com/2010/10/o-ovo-

OS INTELECTUAIS DESSE PAÍS DORMIRAM? DESAPARECERAM ???? GALERA TEMOS QUE PRESSIONAR A CLASSE ARTÍISTICA E PRINCIPALMENTE O PV !!!
NÃO PODEMOS DEIXAR ESSA GENTALHA TRANSFORMAR NOSSO PAÍS NUMA TEOCRACIA. ELES NÃO GANHAM ELEIÇÃO NEM PARA SÍNDICO DE PRÉDIO NO MÉRITO, SÓ GANHAM NA FORMA E A FORMA É DA BAIXARIA

THIAGO

José Manoel

Azenha: até agora não entendi o papel da Marina!!! Tá se fazendo muito!!!!! Acha que está com essa bola toda, por isso não se posicionou, ainda!!!!! Está prestando um tremendo desserviço à patria!!!!!

Nilson Moura Messias

Marina, falsa ambientalista, santa do pau oco, nas próximas eleições terá o desempenho de outra destroloucada, Heloisa Helena. A diferença: Heloisa Helena, depois de votar em favor de Luiz Estevão, tentou se purificar. A santa do pau oco, terá recursos do explorador do meio ambente da Natura e, das Ongs que querem tomar a Amazonas.

Domngos

Marina deve estar preocupada, ela colaborou para que a sociedade brasileira ficasse dividida entre avançar socialmente ou retroceder. Penso que ela deveria dizer claramente que os brasileiros devem votar em DILMA, sem rodeios.

    Maria 1

    Esqueça, Domingos. A Marina não tem essa opção. Fez um acordo com a "turma". E a "turma" a promoveu, mas sob estritas condições. Sem espaço para mudança de rumo. Era pegar ou largar. Ela pegou. Não tem volta. No momento, aproveita as luzes cada vez mais tênues dos holofotes para fazer seu discursinho vazio, de alguma utilidade até o dia 31. Depois, talvez descubra que não valeu a pena. Ou não?

Pedro Cruz

Ambientalismo no PV de Marina, Gabeira e dos verdes de São Paulo??Tão de brincadeira. Acham que o PT já não a chamou para a conversa??? Ela quer é ficar até 31 de outubro na mídia!!! Irresponsáve, não está nem aí com o que se disputa nessas eleições. Não é nada com ela, continua o vale tudo na campanha. Essa, infelizmente, é a Marina Silva. Tem que ter muito sangue de barata para ficar neutro, ajudando o PIG , nesta campanha!!!! A renegada Marina Silva mudou de lado!!!!

Edimundo

Assisti um Debate de 1º com alguns amigos que votaram em Marina.
Eles concordaram quando Serra, ao usar a sua "régua", afirmou que Marina e Dilma são parecidas, mas, ficaram indignados quando ele, Srra, afirmou "Marina voc foi do Governo do Mensalão".
Agora, é ridiculo e patético, Serra, com seu oportunismo de ocasião, ficar desesperadamente bajulando Marina, e camaleonicamente, se transmudar em VERDE, barganhando Ministérios.
Marina, meus amigos já decidiram por Dilma, mas o Brasil é grande e sua consagração não pode morrer precocemente, principalmente se for encima de um muro. Lebre-se de Heloisa Helena..

paulo sergio

Cadê o Gilberto Gil , ele ainda é do PV ?
Paulo

    Marcos Rosatti

    Gilberto Gil é do PV e apoia Dilma Rousseff

    francisco.latorre

    gilberto gil tá com dilma.

    com serra tá o penna.

    o voto43 vinte porcento rachou.

    durou nada.

    ..

    Felipe

    É do PV e declarou apoio a Dilma.

Zeca

O imprensa inteira, principalmente o PIG não para de falar sobre a "vitótria da Marina" . A Marina não ganhou nada, 20% dos votosnão a levaram para o segundo turno. Foi usada pelo PSDB e a imprensa para levar o tucano para o segundo turno. Avisa a Marina e o pessoal dela que tem um fotógrafo que faz um poster do seu terceiro lugar e coloca num quadro.

Norton

Uma singela contribuição:
No aspecto político, podemos sim dizer que Marina foi útil à direita (2º turno especialmente), mas serviu enormemente ao momento histórico em que vivemos, ao nortear esse tema fundamental a todas as questões cotidianas, induzindo inclusive movimentos dentro da coligação petista no sentido de adequar as temáticas ambientais ao seu planejamento de governo.

Digo isso porque me parece que mesmo aqui, um lugar absolutamente bem munido de informações, não passa incólume ao fato de que ainda não estamos preparados às transformações impostas pela desorganização climática que criamos, nem mesmo compreendemos o real entrelaçamento de assuntos como ética, justiça e desenvolvimento sustentável, e que devem ser exaustivamentes divulgados e praticados. Como faremos? Bem, com a Dilma certamente iremos descobrir….

att

    Luciane

    Quanto ao interesse do Partido Verde em relação à Marina, ficaram felizes com a possibilidade de promoção nacional. Não podemos esquecer que esse mesmo partido se aliou ao PSDB em quase todo o país e que sempre representou as elites nacionais, ao grande capital. Marina se acovardou diante da disputa política com Dilma. Pior que isso, ao invés de ficar e brigar, mesmo dentro do PT, onde tem espaço para disputa, onde pode-se montar grupos pequenos, candidatar-se a todos os cargos, de direção ou não. Tudo é discutível, segundo seu Estatuto.Na minha humilde compreensão, Marina se sentiu relegada. Militante de muitos anos, sentiu-se posta em segundo plano, pela opção do Gov. Lula por Dilma, que acabava de chegar do PDT. O que não é verdade a opção foi pelo desenvolvimento cepalino e por uma economia keynesiana adaptada ao Brasil, não por uma pessoa. Foi uma briga de ego. Até entendo Marina, mas o risco do retorno às políticas liberais devemos a ela, por ter se acovardado diante da pressão política.

O JUIZ

Tudo muito belo. Coisa de sociólogo.
Marina só existiu, por causa de LULA, que a fez Ministra.
Marina não recebeu nada, muito menos 20 milhões de votos.
Como o Professor disse, Marina foi apenas uma terceira via.
Nada mais.

    Luciane

    Apenas uma terceira via não, vamos respeitar, compreender e trabalhar essa questão. Existe uma parte do eleitorado insatisfeita com o PT e não podemos fingir que nada acontece.

    mariazinha

    Foi bom conhecer a marina; sua incompetência e sua ganância pelos holofotes. Qdo. os brasileiros precisaram dela, cuspiu nos votos que a levou ao senado e passou para o outro lado. Está morta; jamais chegará a mais do que alguns míseros votos. Traíras, estão condenados ao ostracismo.

Baixada Carioca

Eu já não suporto mais ouvir falar em Marina. Foi uma peça manipulada pelo PIG. Quem lê meus comentários deve se lembrar de que venho falando isso no primeiro turno inteiro. Se por acaso ela ameaçasse o tucano mentiroso, o PIG trataria de derrubá-la.

Ambientalista ela não é. Vi uma reportagem na Record, documentada pelo próprio Azenha, onde apareceu um Conselheiro Tutelar chorando e dizendo que não gostaria de ver aquilo, mas que não faria nada para impedir as crianças de afiarem palitos, trabalho extremamente perigoso para elas, porque aquilo representava uma questão de sobrevivência. Um outro paliteiro questionava o governo de ter tornado a floresta intocável pela Lei de reserva ambiental. Dizia ele (não exatamente com essas palavras): "antes do governo dizer que a gente não pode tocar na floresta, ele devia nos oferecer condições para sobreviver.

Simples assim. Quem é ambientalista de verdade tem que ficar preocupados com as pessoas que lutam pela vida nas péssimas condições que as Regiões Norte/Nordeste. Todos os que criticam o desenvolvimento lá, e Marina e Plínio entre eles, moram abastados em regiões amplamente desenvolvidas, com conforto e luxo.

Cansei desse apelo por Marina. É uma nulidade para mim, embora eu nada represente.

    Rita

    Concordo com vc. Já deram mais do que os 15 minutos que ela merece. Estou de saco cheio de ouvir falar nessa ambientalista oportunista. Das pessoas que conheço que votaram nela, apenas uma vai anular as outras vão com Dilma, e não estão esperando a decisão dela. Se diz evangélica e faz parte de um partido que defende além da legalização do aborto a liberação da maconha. É muita hipocrisia. Chega de cartaz para essa traíra.

francisco.latorre

marina boba não é.

não vai pro matadouro com o pv paulista.

e os argumentos da trolagem pró-serra.. pífios.

..

Pedro

Concordo com a tese de que a Marina mesmo a "laranja verde". E assim que "amadurecer" (31 de outubro), já chupada, será descartada e levada ao ostracismo pela imprensa. Triste fim!

Antonio

Concordo com o Rodrigo Prado. Marina foi a laranja da vez. Tudo indica que vá à direita. Sua aparição foi rápida e seu sumiço será fulminante. O estrago ela já fez: jogou a possibilidade da sociedade brasieira avançar no colo de Serra. Se Serra, com o jogo sujo e talvez a fraude nas urnas, ganhar a presidência, deveremos isso a Marina. Esse será seu legado para o futuro. A via de Marina é a miséria, a droga, a doença e a entrega de nossas riquezas para os amigos nacionais e internacionais dos demotucanos. A via de Marina cheira a carniça.

Felipe

A ideia de uma "concertação em torno de questões programáticas" a unir Marina e Dilma é auspiciosa. Mas nao será mera fantasia pessoal do Juca Ferreira, que ainda gostaria de arquitetar uma dobradiça entre o partido que ajudou a fundar e o projeto político do lulo-petismo? De outra parte, como Marina, que foi tratorada dentro do go verno Lula – e o foi, justamente, pela visao de desenvolvimento a que se refere Ferreira, predominante entre as forcas que apoiam Dilma – poderia acreditar na real disposição a uma tal concertação?

    . Fonseca

    " De outra parte, como Marina, que foi tratorada dentro do go verno Lula "

    Perguntas que não querem calar:
    1. Como "tratorada"? Ficou seis anos como ministra – uma das que mais duraram – e saiu porque quiz. Agora, era ministra, e não presidente. Deiscordar de diretrizes de governo não é o mesmo que ser "tratorada".
    2. Em que outro governo – ou em que outro partido – teria uma pessoa com a origem de Marina a chance de se eleger Senadora e de ser ministra? No DEM? No PSDB? Ora!!!!
    3. Com sua visão monotemática e sua voz de taquara rachada suspeito que Marina va parar na mesma lata de lixo onde a mídia burguesa jogou a Heloísa Helena. Já deu Marina, já deu….

Rodrigo Prado

Bobagem total. Única coisa que Marina tem relacionada com o meio ambiente, é que ela foi uma laranja nessa história.

    Jairo_Beraldo

    E mais próxima ainda ao agronegócio…a CUTRALE!

    Josnei Di Carlo

    Mas talvez ela foi uma laranja transgênica, com genes do funtamentalismo.

Deixe seu comentário

Leia também