Dirceu começa a trabalhar em escritório de advocacia

Tempo de leitura: 2 min

Dirceu está hoje no CPP e deve começar amanhã na biblioteca do escritório Grossi

Blog do Zé

Após sete meses e meio preso ilegalmente em regime fechado (quando sua sentença é para regime semiaberto) por determinação do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, o ex-ministro José Dirceu, transferido para o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) do Distrito Federal, dedica o dia hoje a se cadastrar e a tomar as demais providências para regularizar sua situação no novo local e deve iniciar amanhã suas atividades na biblioteca do escritório de advocacia José Gerardo Grossi, em Brasília.

Autorizado a realizar trabalho externo pelo plenário do STF na semana passada, conforme explicita o regime semiaberto, a transferência de Dirceu para o CPP foi determinada ontem pela juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal.

“Considerando a decisão proferida pelo egrégio Supremo Tribunal Federal, defiro o trabalho externo, nos termos formulados (…) Comunique-se ao estabelecimento prisional, bem como à SESIPE, solicitando a imediata transferência do interno para estabelecimento prisional compatível com a sua situação processual atual”, afirma a juíza Leila Cury no texto da decisão assinada ontem.

Nova etapa agora resulta de decisão do plenário e não individual

A determinação da juíza cumpre decisão do plenário do STF que por nove votos a um revogou a a decisão pessoal do ex-presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, que havia negado o pedido de Dirceu de trabalho externo. Barbosa, que se aposentou ontem, argumentava que Dirceu e demais sentenciados da AP 470 tinham de cumprir 1/6 da pena antes de começarem a realizar trabalho externo.

Sua interpretação, no entanto, conforme consenso nos meios jurídicos nacionais, contraria jurisprudência firmada nos últimos 15 anos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo a qual sentenciados ao semiaberto com bom comportamento e que cumpram outros requisitos da lei têm direito ao trabalho externo imediatamente tão logo se entreguem às autoridades e comecem a cumprir a pena.

No caso de Dirceu, Barbosa o manteve trancado em regime fechado durante sete meses, sem exceção de um único dia. Em relação a vários outros da AP 470, ele autorizou o trabalho externo e depois revogou a autorização. Em relação a Dirceu, Joaquim Barbosa também argumentou que o emprego arrumado por ele não era adequado para sua ressocialização porque representa um “arranjo” entre amigos.

Em plenário, os ministros do Supremo derrubaram a exigência do cumprimento de 1/6 da pena para presos do semiaberto e validaram a proposta de trabalho apresentada ao ex-ministro, sem objeções às relações pessoais entre ele e seu empregador. A partir de amanhã o ex-ministro vai trabalhar na biblioteca da advocacia José Gerardo Grossi, em Brasília.

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jeanette

Força, Dirceu! Você é muito importante para nós brasileiros.

FrancoAtirador

.
.
Entrementes, nas Hostes* DemoTucanas…

03/07/2014
Carta Maior

Gilmar Mendes autoriza Demóstenes a reassumir cargo de Promotor

O ex-senador pelo DEM, Demóstenes Torres, foi cassado, em 2012,

em função do seu envolvimento com a quadrilha de Carlinhos Cachoeira.

Por Najla Passos

Brasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes,
autorizou, nesta quinta (3), em decisão liminar, que o ex-senador
reassuma seu cargo de Procurador de Justiça do Estado de Goiás.

Eleito pelo DEM em 2010, Torres foi afastado do cargo por decisão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em outubro de 2012, após ter seu mandato como senador cassado em função do seu envolvimento com a quadrilha de Carlinhos Cachoeira, preso por exploração de jogos ilegais e corrupção.

Demóstenes recorreu ao STF da decisão. O caso, por sorteio, caiu nas mãos de Mendes.
Apesar da proximidade com o acusado, o ministro não se declarou impedido de ser o relator do processo que ainda aguarda decisão definitiva.
Mesmo afastado, porém, Demóstenes continua recebendo seu salário integral.

No recurso ao STF, o ex-senador alega que não cometeu qualquer infração disciplinar no exercício da função de promotor. Segundo ele, o processo administrativo disciplinar a que está sendo submetido se deve, indevidamente, à sua conduta no Senado, e não no órgão do qual está licenciado desde 1999.

Demóstenes Torres afirma também que seu afastamento do cargo público vem sendo prorrogado a cada 60 dias, o que, segundo sua defesa, estaria em desacordo com a lei.
E acusa cerceamento do direito de defesa, já que não lhe fora disponibilizada a íntegra das interceptações feitas pela Polícia Federal, com autorização da Justiça, nas ligações telefônicas entre ele e membros da quadrilha.

Na decisão, o ministro Gilmar Mendes acolheu parcialmente o pedido, considerando que a ilegalidade da prorrogação do seu afastamento causa prejuízos a Demóstenes.

“De um lado, é certo que o afastamento ocorre sem prejuízo do subsídio e de seus consectários legais.
Contudo, não há como se olvidarem os prejuízos causados ao impetrante, que se vê impedido de exercer suas atividades até o julgamento definitivo do PAD – ainda não ocorrido após mais de um ano e meio de seu afastamento”,
justificou o ministro.

Amizade comprovada

Em 2012, no auge das denúncias do envolvimento de Demóstenes com a quadrilha de Cachoeira, o vazamento de ligações telefônicas interceptadas pela Polícia Federal acabou por tornar público um encontro pessoal entre o então senador e o ministro, na Alemanha, em abril de 2011.

Em telefonemas grampeados, Carlinhos Cachoeira informava aos comparsas que Demóstenes e Mendes estavam em Berlim e pedia providências para que um jatinho fosse disponibilizado para recebê-los em São Paulo, após o retorno de ambos ao Brasil. À época Gilmar Mendes confirmou o encontro na Alemanha, sem apresentar justificativa para tal, mas garantiu que voltou para Brasília em voo comercial.

(http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/-Gilmar-Mendes-autoriza-Demostenes-a-reassumir-cargo-de-promotor-/4/31307)

*(http://pt.wikipedia.org/wiki/Hoste)

<a href="” class=”comment-img”>

Urbano

Fico feliz por Dirceu ter conseguido tal intento; e ao mesmo tempo muito triste por Genoíno. Essa vitória pela metade decorre do fato de que a staf mesmo ingerindo apenas meio litro de óleo de rícino, mas ingeriu e arriou de qualquer forma… O incrível é a cavilosidade de se querer enganar a doença até agosto… Sem contar a intenção de dar um drible de corpo na capacidade de pensar de uma Nação. Isso é o que se chama de uma no prego e outra na ferradura…

ricardo almeida

Caro rodrigo vem pra o pt que nos arrumaremos um emprego digno para voce, caso contrario pede dinheirinho pro papai ou faz como aecio pede pro vovo.

    Rodrigo

    Será que pagam bem para fazer panfletagem na internet? 1000 na conta por mês até outubro e faço propaganda até para o falecido Enéas.

Rodrigo

Queria conseguir arrumar emprego assim tão facilmente.

    Aline C Pavia

    Procure o Poupatempo ou Posto de Atendimento ao Trabalhador da sua cidade com RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de endereço. Há hoje no estado de SP mais de 200 mil vagas de emprego para as mais diversas funções. O site Concurseiro também disponibiliza todos os concursos públicos em andamento, inclusive vende apostilas e realiza simulados. Há salários de 2 mil a 12 mil reais nas mais diversas funções. Boa sorte!

Messias Franca de Macedo

A LUZ DO SOL X *o limbo do ostracismo! ENTENDA
*seus miasmas, suas penumbras indeléveis…

… Agora o que interessa é a Revisão Criminal, o Inquérito 2474, o Laudo Técnico 2828 da Polícia Federal, “as prestações de contas do PIGolpista em relação a recursos recebidos da VisaNet [empresa privada internacional]“… [Portanto] A DESMORALIZAÇÃO plena e cabal do Mentirão!…

José Dirceu, presidente do Brasil (2019), o nosso Mandela!

A Verdade vos libertará! Quem viver, verá!

Hasta la Victoria Siempre!

BRASIL
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Deixe seu comentário

Leia também