Jeferson Miola: Deslocamentos forçados, epidemias e fome são outras armas de Israel para a limpeza étnica em Gaza

Tempo de leitura: 2 min
Ilustração: Carlos Latuff

Deslocamentos forçados, epidemias e fome: armas de Israel para a limpeza étnica em Gaza

 

Por Jeferson Miola, em seu blog  

No levantamento de 3 de janeiro divulgado pela emissora Al Jazeera com base em dados do Ministério da Saúde de Gaza, já foram contabilizados 22.313 palestinos assassinados e 57.296 feridos por Israel.

Mais de sete mil continuam desaparecidos, o que poderá elevar a cifra de vítimas fatais a 30 mil em 88 dias de ofensiva genocida na Faixa de Gaza.

Na Cisjordânia ocupada, onde o Hamas não tem atuação, no mesmo período as forças israelenses assassinaram pelo menos 324 palestinos, incluindo 83 crianças, e deixaram mais de 3.800 feridos.

A maioria das vítimas palestinas na Faixa de Gaza são crianças – 9.100, o que corresponde à matança diária de 103 crianças; uma a cada 13 minutos. Uma indústria infanticida.

O extermínio dos palestinos, que faz parte do plano sionista de limpeza étnica, vai além de bombardeios e ataques criminosos com soldados, tanques e blindados em terra.

A catástrofe em Gaza avança também pela exposição de palestinos –em especial bebês, crianças e mulheres – à fome e doenças, porque Israel proíbe a entrada de alimentos, remédios e assistência humanitária no território palestino.

Há “um estado de fome e inanição em cenas que são chocantes para nós e para o mundo. As pessoas perderam as forças, já não conseguem sustentar os seus corpos extenuados e ficaram expostas a epidemias e doenças”, explicou Mohammad Shtayyeh, primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina.

De acordo com Tor Wennesland, enviado especial da ONU para o Processo de Paz no Oriente Médio, Israel continua impondo dificuldades “quase insuperáveis” para a ajuda humanitária internacional em Gaza. Os palestinos têm somente duas opções: ou a morte, ou o deslocamento forçado.

Apesar do arrefecimento do apoio dos EUA à continuidade irrestrita das atrocidades contra os palestinos, autoridades do regime sionista de Apartheid defendem o aumento da agressão.

Os ministros israelenses das Finanças, Bezalel Smotrich, e da Segurança Nacional, Ben-Gvir, por exemplo, propõem o deslocamento forçado de palestinos para fora de Gaza e a posterior ocupação com colonos judeus dos territórios roubados.

A organização israelense de Direitos Humanos Yesh Din denunciou a escalada da violência de colonos na Cisjordânia ocupada sob o pretexto da “guerra” em Gaza.

A entidade “documentou mais de 240 incidentes de violência de colonos em 93 cidades e aldeias da Cisjordânia. No entanto, até onde sabemos, as autoridades israelitas responsáveis ​​pela aplicação da lei não apresentaram uma única acusação”.

Em comunicado, a Yesh Din alertou que “as restrições de movimento israelitas praticamente impuseram um encerramento total da Cisjordânia, com entradas e saídas de muitas aldeias e cidades bloqueadas.

A colheita tradicional da azeitona foi quase completamente obstruída, causando enormes prejuízos financeiros a milhares de famílias palestinas”.

Com o assassinato do líder do Hamas Al-Arouri em Beirute, no Líbano, Israel expandiu perigosamente o conflito. Talvez com o objetivo de atrair outros atores regionais para o confronto.

Além de atingir um alvo prioritário, esta ação provocativa é conveniente ao sionismo neste momento em que a Administração Biden insinua uma inflexão de posicionamento e cresce a repulsa mundial às monstruosidades em Gaza.

Israel não mede esforços na imposição de sua política colonialista, racista e genocida.

Deslocamentos forçados, epidemias e fome são outras armas mortais empregadas para promover a limpeza étnica em Gaza.

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também