Instituto Lula: “É uma violência contra a cidadania e contra o povo brasileiro”

Tempo de leitura: 3 min

Captura de Tela 2016-03-04 às 10.45.58

Lava Jato desrespeita o Supremo e compromete sua credibilidade

São Paulo, 4 de março de 2016

A violência praticada hoje (4/3) contra o ex-presidente Lula e sua família, contra o Instituto Lula, a ex-deputada Clara Ant e outros cidadãos ligados ao ex-presidente, é uma agressão ao estado de direito que atinge toda sociedade brasileira.

A ação da chamada Força Tarefa da Lava Jato é arbitrária, ilegal, e injustificável, além de constituir grave afronta ao Supremo Tribunal Federal.

1) Nada justifica um mandato de condução coercitiva contra um ex-presidente que colabora com a Justiça, espontaneamente ou sempre que convidado. Nos últimos meses, Lula prestou informações e depoimentos em quatro inquéritos, inclusive no âmbito da Operação Lava Jato. Dezenas de testemunhas foram ouvidas sobre estes fatos alegados pela Força tarefa, em depoimentos previamente marcados. Por que o ex-presidente Lula foi submetido ao constrangimento da condução coercitiva?

2) Nada Justifica a quebra do sigilo bancário e fiscal do Instituto Lula e da empresa LILS Palestras. A Lava Jato já recebeu da Receita Federal, oficialmente, todas as informações referentes a estas contas, que foram objeto de minuciosa autuação fiscal no ano passado.

3) Nada justifica a quebra do sigilo bancário e fiscal do ex-presidente Lula, pois este sigilo já foi quebrado, compartilhado com o Ministério Público Federal e vazado ilegalmente para a imprensa, este sim um crime que não mereceu a devida atenção do Ministério Público.

4) Nada justifica a invasão do Instituto Lula e da empresa LILS, a pretexto de obter informações sobre palestras do ex-presidente Lula, contratadas por 40 empresas do Brasil e de outros países, entre as quais a INFOGLOBO, que edita as publicações da Família Marinho. Todas as informações referentes a estas palestras foram prestadas à Procuradoria da República do Distrito Federal e compartilhadas com a Lava Jato. Também neste caso, o Ministério Público nada fez em relação ao vazamento ilegal de informações sigilosas para a imprensa.

5) Nada justifica levar o ex-presidente Lula a depor sobre um apartamento no Guarujá que não é nunca foi dele e sobre um sítio de amigos em Atibaia, onde ele passa seus dias de descanso. Além de esclarecer a situação do apartamento em nota pública – na qual chegou a expor sua declaração de bens – e em informações prestadas por escrito ao Ministério Público de São Paulo, o ex-presidente prestou esclarecimentos sobre o sítio de Atibaia em ação perante o Supremo Tribunal Federal, que também é de conhecimento público.

6) A defesa do ex-presidente Lula peticionou ao STF para que decida o conflito de atribuições entre o Ministério Público de São Paulo e o Ministério Público Federal (Força Tarefa), para apontar a quem cabe investigar os fatos, que são os mesmos. Solicitou também medida liminar suspendendo os procedimentos paralelos até que se decida a competência conforme a lei. Ao precipitar-se em ações invasivas e coercitivas nesta manhã, antes de uma decisão sobre estes pedidos, a chamada Força Tarefa cometeu grave afronta à mais alta Corte do País, afronta que se estende a todas as instituições republicanas.

7) O único resultado da violência desencadeada hoje pela Força Tarefa é submeter o ex-presidente a um constrangimento público. Não é a credibilidade de Lula, mas da Operação Lava Jato que fica comprometida, quando seus dirigentes voltam-se para um alvo político sob os mais frágeis pretextos.

O Instituto Lula reafirma que Lula jamais ocultou patrimônio ou recebeu vantagem indevida, antes, durante ou depois de governar o País. Jamais se envolveu direta ou indiretamente em qualquer ilegalidade, sejam as investigadas no âmbito da Lava Jato, sejam quaisquer outras.

A violência praticada nesta manhã – injusta, injustificável, arbitrária e ilegal – será repudiada por todos os democratas, por todos os que têm fé nas instituições e do estado de direito, no Brasil e ao redor do mundo, pois Lula é uma personalidade internacional que dignifica o País, símbolo da paz, do combate à fome e da inclusão social.

É uma violência contra a cidadania e contra o povo brasileiro, que reconhece em Lula o líder que uniu o Brasil e promoveu a maior ascensão social de nossa história.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mauricio Gomes

Atenção!!!!!! O PT do Rio de Janeiro, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão organizando um ato contra o impeachment da presidente Dilma a ser realizado na porta da Rede Globo no próximo domingo; nesta sexta-feira 4, dia em que a Operação Lava Jato cumpriu um mandado de condução coercitiva contra o ex-presidente Lula, a Globo foi alvo de protestos, que acabou sendo transmitido ao vivo pela própria emissora; nas redes sociais, o termo “Fora Rede Globo” virou pauta mundial.

FrancoAtirador

.
.
OLJ (OC/PPP)
Bandidos da Revista Semanal da Globo
foram antecipadamente informados.
(http://imgur.com/ygsy25z)
.
.

Sertão/PE

Lula é feito fermento, quanto mais bate mais ele cresce.

Helena/S.André SP

Esse juiz moro é um monstro, gente. Vamos dar o troco a essa violência que estão fazendo contra Lula e sua família.

lindomar

Há coisas que acontecem nesse país no mínimo estranhas, tantos fatos menos importantes nessa operação lava jato tiveram cobertura imediata e geraram inúmeros comentário aqui, hoje o site fica fora do ar por horas e o único comentário aceito é de alguém de opinião contraria a linha de pensamento dos idealizadores desse espaço, por quê? Por que o Brasil país onde o ser político sempre foi associado ao ser corrupto, (quem nunca ouviu a frase: “político é tudo ladrão!”?) nunca teve tantos políticos investigados antes da era PT? Por que Paulo Maluf acusado tantas vezes no Brasil só veio a ser condenado a prisão na França? Por que as poucas denuncias de corrupção que surgem fora do PT e sua base de apoio nunca tem 1% do espaço de cobertura midiática da “chuva diária de escândalos” associados ao governo? Por que chove a tarde no verão? Por que é que os Flinstones comemoravam o natal se eles viviam numa época antes de cristo? Por que as luas dos outros planetas tem nome, mas a nossa chamada só de lua? Por que tem gente que acorda os outros para perguntar se estavam dormindo? Por que? Por que? Por que?…………………………………………………..

lulipe

“(…)Nada justifica um mandato de condução coercitiva contra um ex-presidente que colabora com a Justiça, espontaneamente ou sempre que convidado(…)”. Além de mentirosos, são cínicos. O lula fez de tudo, menos colaborar com a justiça, entrou com mandados de seguranças, habeas corpus, tudo pra não ir depor e agora vem posar de vítima…A grande maioria da população está vibrando com esse momento histórico, “a alma viva mais honesta do mundo” (pausa pra gargalhar) agora terá que enfrentar a realidade….

    Helena/S.André SP

    Então, explica aí, por que os políticos do PSDB não são investigados pela Lava Jato? Só o Aécio foi citado por 4 delatores e nada de ser investigado. Por que essa manha para ele?

    Luiz (o outro)

    Infelizmente uma grande parcela da população é imbecil como você…

Anelise

Vergonha! Mas da História esses vendedores do Brasil não escaparão.Viva LULA!

marta

Estou em vigília esperando orientações do meu sindicato, filiado à CUT. Tenho mais de 60 anos, lutei durante mais de 40 anos pela democracia, contra os ditadores e defensores dos bolsonaros da vida, lutei ao lado de Lula e do PT quando o exército e o Deops nos perseguiam nas ruas. Não ficarei em casa agora, quando um novo golpe se desenha. Mídia e polícia mais MP: equação sinistra que quer levar o Brasil de volta aos tempos de trevas e de terceiro-mundismo político. Estarei nas ruas para o que der e vier. Ao mesmo tempo, fico curiosa ao ler tantos reacionários fascistóides nos blogs progressistas, será que nem eles aguentam mais ler veja, estadão, globo, etc? bom sinal.

FrancoAtirador

.
.
(https://twitter.com/ptbrasil/status/705731309713428480)
.
.

FrancoAtirador

.
.
“O GOLPE CHEGA NO ÁPICE”
.
“O Estado de Exceção é uma Situação de Restrição de Direitos
e Concentração de Poderes que aproxima um Estado,
sob Regime Democrático, do Autoritarismo”
.
(https://www.facebook.com/deputadofederal/videos/vb.254476531311977/1046738582085764)
.
.

Rodrigo Leme

mimimi, chora mais que está pouco. Não se esconde atrás do povo, do chapeiro ao despachante no Detran todo mundo que vi na rua estava satisfeito com isso. O único povo contra isso é o que recebe sanduíche de mortadela. Aqui se faz, aqui se paga, e hoje a fatura chegou.

    Adilson

    Só os leitores do PIG apoiam essa justiça fascista, seletiva e partidária. Lula 2018. E se não for o Lula vai ser quem ele apoiar.

    Luiz (o outro)

    Hoje as margaridas apareceram… essa bobagem é só para aparecer no JN, não tem moral nenhuma. Se aquele STF ridículo servisse para alguma coisa, esse pessoal que está fazendo esse carnaval estaria todo preso hoje mesmo… mas no “Brazil” sempre foi assim, só os canalhas são tratados com simpatia pela mídia e pela justiça… e os canalhas todos estão felizes hoje…

    Mauricio Gomes

    Sanduíche quem recebe é sua mãe seu fascista de merda, não vão nos calar com outra ditadura. Se tiver que ter uma guerra civil que haja, mas não daremos paz aos golpistas nem por um segundo de suas miseráveis vidas. #1964DeNovoNão

Deixe seu comentário

Leia também