Ibope que estava proibido mostra empate no Paraná

Tempo de leitura: < 1 min

02/10/2010 – 17h25
Ibope aponta empate entre Osmar Dias e Beto Richa

JOSÉ MASCHIO
ENVIADO ESPECIAL A CURITIBA
DIMITRI DO VALLE
DE CURITIBA

da Folha

A RPC (Rede Paranaense de Comunicação), afiliada da Rede Globo no Paraná, divulgou hoje à tarde os resultados da pesquisa Ibope para o governo do Paraná. O levantamento, liberado por liminar do ministro do STF Marco Aurélio Mello, aponta um rigoroso empate técnico entre Osmar Dias (PDT) e Beto Richa (PSDB).

A pesquisa –divulgada no intervalo da transmissão da partida entre Santo e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro– aponta Osmar Dias e Beto Richa com 45% das intenções de voto para cada um. Luís Felipe Bergmann (PSOL) e Paulo Salamuni (PV) aparecem com 1% de intenções de voto cada.Indecisos são 5%, e 3% dizem que irão anular o voto.

Em votos válidos Dias e Richa têm 49%.

A pesquisa Ibope foi a primeira a ser oficialmente liberada para divulgação nas últimas duas semanas no Paraná.

Outras oito pesquisas –três delas do Instituto Datafolha– foram impugnadas pela coligação que apoia Beto Richa ao governo do Paraná. Em duas das oito pesquisas censuradas, a coligação de Beto Richa (PSDB) teve o candidato ao governo do Paraná, pelo PRTB, Robinson de Paula, como parte interessada na impugnação.

PS do Viomundo: Ganha quem tiver a melhor operação de boca-de-urna


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

francisco.latorre

ganhou quem teve a melhor operação. fora-de-urna.

..

Marat

PR e SC, a exemplo de SP, possuem muitos radicais de direita, mas, aos poucos, o povo aprende…

Marat

Osmar Dias vai vencer. Já é hora dos paranaenses votarem melhor. Chega de PSDB!!!

DIRLEI CARLOS

sou educador ,e voto osmar

GustavoEgito

É, LEGAL!

Azenhão estimulando a boca-de-urna!

P.S.: Sou Delegado do PSB 40 na minha cidade (Sirinhaém/PE)!

    Américo

    Pensei que o Gustavo ia escrever que morava em Davos na Suiça.
    boca de urna???
    o que é isto???
    delegado???
    hummmmmmmmm
    Azenha
    Teje preso!!!
    rsrsrsrsrsrsrsrs

Josenaldo

Sou Dilma pra presidente, mas no Paraná vou de Beto, por culpa de um prefeito do PT que está com atitudes muito autoriárias numa cidade do interior do Paraná.Mas se o BEto ganhar que ele não se atreva a privatizar a COPEL ,e outros bens públicos do Paraná para o capital estrangeiro.

    Américo

    Josenaldo
    Qual é atua, que estória é esta "ele que não se atreva a privatizar a copel"
    corte este mal pela raiz,
    "NÃO BOTE BETO BAIXARIA"

Josnei Di Carlo

Antes mesmo da divulgação dessa pesquisa, resolvi mudar meu voto para Osmar ao notar que a eleição, por estar polarizada, dificilmente terá segundo turno.

O piá de prédio Beto Richa, que se julga dono do Paraná, desequilibrado, incapaz de lidar até com postagem de Twitter, será nefasto para o Paraná.

Sobre a postagem de Twitter censurada por Beto Richa: http://colunas.epoca.globo.com/bocadeurna/2010/10

Jairo_Beraldo

Pau a pau como na última eleição…diferença de 0,35% para Requião.Paranaense gosta de emoção….ou como dizem por aí…curitibano não conversa com estranho, por isso não se informa! Sei não!

    Ceci

    Jairo
    O local aqui é democrático mas se informe, por favor, quem concorre com Richa ao governo do Estado do Paraná é o Osmar Dias. Requião já está eleito pelo Senado, assim espero. Assim como espero que o Osmar vença esta disputa apertada. Detalhe: não acredite no que "dizem por aí" porque corre o risco de se tornar preconceituoso. Estamos todos batalhando para que as informações verdadeiras cheguem às pessoas de todo o Brasil por meio de blogs e comentários como este não contribuem em nada. Saudações Dilmistas!

    Jairo_Beraldo

    Leia com atenção…disse na ÚLTIMA ELEIÇÃO,que Requião ganhou apertado. Obrigado!

Ceci

Sei não… este "empate" divulgado numa "última pesquisa" é muito "conveniente" para Richinha… Acho que Osmar está na frente e vai vencer. Assim espero!

Janes Rodriguez

Beto já prometeu aCOPEL pros seus aliados. Por isso estão nesse desespero. Esse PRTB é o partido que o Beto já colmprou em outra eleição. Foi escândalo nacional, logo abafado pela jagunçagem midiática local.

ruypenalva

Veja o que o Data Folha publicou: Para bom entendedor, esse segundo turno, basta para saber o resultado do Data Folha

TSE mantém proibição à divulgação de pesquisa Datafolha no PR

Publicidade

MÁRIO SÉRGIO LIMA
DE BRASÍLIA

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) manteve na noite deste sábado a proibição à divulgação da pesquisa Datafolha de intenção de voto para o governo do Paraná.

O ministro Aldir Passarinho, em decisão monocrática, indeferiu recurso da Folha de reconsideração em relação à decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado, sem análise do mérito, e negou seguimento da ação.

O TRE-PR havia acatado pedido da coligação do candidato do PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa, pela impugnação de pesquisa eleitoral, sob alegação de que não foram apresentados pelo Datafolha "dados relativos à ponderação dessa pesquisa para as variáveis grau de instrução e nível econômico".

Para os ministros do TSE, como ainda não houve conclusão do julgamento no TRE-PR, não caberia ao Tribunal Superior decidir a respeito do tema.

O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, já afirmara que "não há vício na pesquisa" e que "todas as exigências do TSE foram cumpridas". Segundo Paulino, a ponderação não é obrigatória, sendo usada só se a mostra não for aplicada nas proporções do eleitorado.

Ontem, a ministra Cármen Lúcia, também do TSE, já havia mantido a proibição a uma outra pesquisa do instituto ao negar seguimento de ação apresentada pelo jornal.

A impugnação da pesquisa Datafolha é a sétima que acontece na reta final das eleições no Paraná. Foram impugnadas três pesquisas Datafolha, três do Ibope e uma do Vox Populi.

Em caso de descumprimento da medida, a multa estipulada é de R$ 100 mil. O advogado que representou o jornal na ação, Luís Francisco Carvalho Filho, afirmou que espera que, no segundo turno no Paraná, não ocorram medidas que acabam por censurar a informação jornalística.

"Esse fato só ocorre no Paraná, o que mostra a correção dos métodos da pesquisa do Datafolha", afirmou o advogado.

Ronaldo

Cada povo tem o governo que merece.

Se o Richa ganhar vou embora do Paraná.

Mais 4 anos com o piá de prédio? Eu não mereço.

william porto

Não entendo a política do Paraná, mas quando um lado impugna uma pesquisa é um sinal de fraqueza. Nõ sei das qualidadesdo Richa, mas o senador Osmar que vi várias vezes no prpograma da tv senado parece um homem sério, o defeito dele é ser irmão do àlvaro Dias, um chato de galocha, Votaria, se paranaense fosse, no Osmar,

Fabio_Passos

Meu voto útil é Osmar Dias.

beto richa é um privatinha que tentou vender a COPEL.
O Paraná não merece este playboy ligado ao grupo do desgoverno lerner.

joaoz

sou militante petista aqui do paraná. hoje a tarde, liguei para uma relação de contatos (clientes) para confirmar o voto no meu candidato, tadeu veneri 13131. em aproximadamente 110 telefonemas, uns 80% estavam sem saber em quem votar para deputado e a maioria dizia: "voto no osmar por que ele parece mais sério"!
vamos ver, vai dar osmar.

js

Deixe seu comentário

Leia também