Gilson Caroni: Serra e Índio, qual o apito?

Tempo de leitura: 3 min

Ao afirmar que “o PT é chavista, que mantém relação com as Farc, e prima por desrespeitar direitos humanos”, Serra incorporou a visão de mundo da nova direita. Um estrato que, ameaçado pela abrangente emergência social promovida nos últimos oito anos, destila raiva e ressentimento.

por Gilson Caroni Filho, em Carta Maior

E finalmente descortinou-se – sob os estarrecidos olhares dos eternos ingênuos – a verdade que todos, há muito tempo, já conheciam. A fluidez do processo político brasileiro, suas clivagens e crises que podem decorrer da percepção de resultados eleitorais adversos, levaram o candidato José Serra a revelar sua verdadeira natureza de classe. Reativando um surrado discurso udenista, o ex-presidente da UNE passou a endossar o protofascismo de sua base de sustentação. Mais que assegurar a adesão de eleitores da direita, pôs por terra uma tese que ganhava espaço na grande mídia e em conhecidos círculos acadêmicos.

A caracterização simplória do cenário político definia as próximas eleições mais como uma disputa por espaço eleitoral do que como polarização ideológica de projeto de país. Ressurgia, com endosso de algumas lideranças esquerdistas, a visão dos dois partidos hegemônicos (PT e PSDB) como agrupamentos politicamente inautênticos, sem verdadeiras raízes na estrutura social e sem diferenciação ideológica nítida. A distinção se daria apenas na maior ou menor capacidade de conseguir recursos, ganhos incrementais que ignoram modificações substantivas nos programas públicos. Nada mais falacioso. Nada mais revelador da fragilidade analítica dos que vêem no governo Lula uma continuidade pura e simples da gestão FHC. As sobejas dificuldades do candidato da direita, sua necessidade de marcar posição, desmentiram os estudos de encomenda.

Ao afirmar que “o PT é chavista, que mantém relação com as Farc, e prima por desrespeitar direitos humanos”, Serra incorporou a visão de mundo da nova direita. Um estrato que, ameaçado pela abrangente emergência social promovida nos últimos oito anos, destila raiva e ressentimento; típicos da intolerância retórica que o distingue. Impossibilitada de construir sua identidade pela inserção no processo produtivo, essa parcela da classe média forja a auto-imagem por diferenciação das classes fundamentais. Sabe que não é o que mira, mas não sobrevive sem o sentimento subjetivo de pertencer a uma elite idealizada. É nesse aspecto da nossa estrutura social que Índio e Serra passam a querer o mesmo apito. E a falar o mesmo dialeto.

As diatribes recentes do candidato tucano têm uma imensa serventia para os setores progressistas. Ao criticar as relações do governo petista com países sul-americanos e com a China, assegurando que “estamos fazendo filantropia com Paraguai e Uruguai e concessões excessivas ao país asiático”, Serra sinaliza que, no caso de uma eventual vitória em outubro, retomaria a política externa de subalternidade aos interesses estadunidenses. A volta da “diplomacia de pé de meia” não é uma questão menor nem uma mudança de rota desprezível.

A própria capacidade de o país de decidir soberanamente sobre seus destinos estará novamente em jogo. A orientação tendente a beneficiar o diálogo com os países vizinhos, superando assimetrias e promovendo uma autêntica integração, para ter continuidade e ser aprofundada, não pode conviver com a submissão vergonhosa ao imperialismo. O que está em jogo, neste momento, é a verdadeira segurança nacional.

Os inimigos dos reais interesses do país, ao contrário do que pretende a oposição e seu braço midiático, não são os governos de Evo Morales e de Hugo Chávez, a quem Serra, repetindo Uribe, acusa de “abrigar as Farc”. O que ameaça a nação brasileira é a humilhante prostração aos ditames de Washington. Em um país com instituições minimamente democráticas, Serra e seu vice têm como lugar certo a lata de lixo da história.

Quanto mais nos aproximamos de outubro, aumenta a urgência de ampla mobilização dos trabalhadores e demais setores populares em defesa das suas conquistas sociais e econômicas, alcançadas nos dois mandatos do presidente Lula. É bom lembrar que não se deve esperar da nova direita, que sustenta Serra, uma análise serena de um governo popular. Para ela é imperdoável que tenha havido um período tão rico em cidadania, tão pródigo em participação nos debates sobre problemas nacionais.

Jonathan Swift escreveu, certa vez, que se pode identificar um gênio pelo número de imbecis que lhe atravancam o caminho. Se o criador de Gulliver tiver razão, Lula e sua candidata, a ex-ministra Dilma Roussef, têm excelentes títulos para exigir que lhes reconheçam a genialidade. Com inveja, com rancor, com incompreensão, mobiliza-se contra eles o que há de pior na sociedade brasileira. E ainda há quem não veja diferença entre os atores.

Gilson Caroni Filho é professor de Sociologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro, colunista da Carta Maior e colaborador do Jornal do Brasil


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nelson Menezes

Eu já disse isto,Joaquim Silvério dos Reis, Serra,Roberto Freire,Fernando Gabeira,Marina Silva, Plinio de Arruda,Goldman,Aluizio Nunes,estes e muitos outros mudaram de lado e jogaram suas biografias no lixo é lamentável

Sidinei

O UOL retirou um link que tentava provar a existência do diploma do Serra.

Vejam: http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/

Abraços

Vinicius Garcia

A estratégia do DEM impondo o José Índio (os silvícolas não tem culpa nenhuma do nome que a figura carrega) como vice de Serra é bem claro, colocar o seu nome na mídia para pleitear futuros cargos no Estado do Rio de Janeiro, duvido na fé que eles levam de que Serra seja eleito, e que dentro de seus quadros não houvessem mais capacitados para o cargo de vice, o nome foi lançado para uma projeção, e sem sombra de dúvida está conseguindo o seu intento, mesmo que de uma forma negativa, o nome da figura conseguiu espeço.

Amarilio Dantas

O apito de chamar santo!!!!

Tiago Aguiar

Azenha,

Serra anda sendo escondido no material de campanha em nada mais nada menos do que 12 estados, inclusive em MG.

A verdade, é que o estado que ele visita, o seu sócio vêm a perder votos, Serra está sendo "cristianizado".

O tempo de Serra é o passado:
http://setepalmos.wordpress.com/2010/07/30/desmen

Saudações fraternas

ARTUR 75

O que acho espantoso nos neofascistas de hoje é que até pouco tempo atrás citicavam duramente Hitler e Mussolini para agradar aos americanos. Mas depois de Bush filho, um autêntico representante desse mesmo neofascismo, os antigos criticos do nazismo e fascimo mudaram o seu dscurso. Hoje não só são a favor como pretendem fazê-lo renascer entre nós. Isto será pior do que a ditadura pela qual passamos. Só não repito o que disse a Regina Duarte (no seu famoso "tenho mêdo) porque não creio que o povo brasileiro, em sua quase totalidade irão fazer uso do seu precioso voto para coloca-los no poder. Nós amadurecemos muito. Já não vemos senão com desprezo os Jornais O globo, a revista Veja, o Estadão, a Folha e TV globo.
Dito isto acho que disse tudo.

EDSON HAUTSCH

Tenho dito aos amigos que:
Fernando Henrique, é o "original".
Serra, é o "genérico" (uma cópia mal feita).
Indio é o " similar" (aquele que não é nem original nem cópia – não é nada).
Deixado de lado o trocadilho "farmacêutico", o que esperar desse trio?
Nada além de ódio.
Foram derrotados pelo povo e assim continuarão sendo.

O Brasileiro

Contra fatos não há argumentos!
Mais de direita do que foram o governo FHC e os governos Serra em SP… até espancar os trabalhadores eles mandaram espancar! Até torturar as polícias deles torturaram! E isso sem falar das privatizações, dos cortes obscenos dos gastos socias!
Nem precisava eles dizerem. A gente já sabe há muito tempo quem são Serra e os tucano-demos!!!

Cancio

Nocauteado!!!!
confira
http://charges24horas.blogspot.com/2010/07/nocaut

easonnascimento

Não percamos mais tempo, falando do índio. Ele já disse a que veio e não merece atenção.
Agora, falou o que não devia, deve receber o que merece. Na justiça.
http://easonfn.wordpress.com

Fabio_Passos

josé uribe e seu vice desqualificado sopram o apito segregacionista da quadrilha veja…

… ou melhor, quem sopra o apito é o PIG!
josé berlusconi e seu vice desqualificado abanam o rabinho.

Henderson Sousa

"Como o sr. vê o PT de hoje?
Tenho uma tremenda tristeza porque o PT é a primeira grande realização do povo brasileiro. Isso se perdeu. A maioria dos petistas é gente ótima. O que houve foi um desvio de cúpula. A cúpula dirigente abandonou o projeto petista e assumiu um projeto de poder. "

No alvo.

    Leider_Lincoln

    Hipócrita não, só aquele tanto…

    valmont

    De fato. O PT abandonou aquele projeto utópico, sonhador, e resolveu por os pés no chão e a mão na massa para mudar o Brasil.
    Lula conseguiu mudar muita coisa e, principalmente, cumpriu a sua promessa de combater a fome e a miséria neste País.
    A ONU não teria premiado e homenageado o Presidente se ele não tivesse tal mérito.
    Aos que preferem ficar "viajando" entre livros empoeirados de doutrina marxista, trotskista, etc., lembro que "a vida é aquilo que acontece lá fora, enquanto fazemos planos" (J. Lenon).

Milton Hayek

5 – DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIANÇAS DE BAIXA IDADE
A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê?"Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade (ver "Armas silenciosas para guerras tranqüilas")".
6 – UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXÃO
Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos.Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos…
7 – MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE
Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. "A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossíveis para o alcance das classes inferiores (ver 'Armas silenciosas para guerras tranqüilas')".
8 – ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE
Promover ao público a achar que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto…
9 – REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE
Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico, o individuo se auto-desvalida e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos é a inibição da sua ação. E, sem ação, não há revolução!
10- CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM
No transcorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o "sistema" tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos.

Fonte: http://www.institutojoaogoulart.org.br

Milton Hayek

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/chomsky-

Chomsky e as estratégias da manipulação midiática

Por Márcia Ap. Nogueira da Silva

Coloco um texto a respeito da mídia que pode ser do interesse:

CHOMSKY E AS 10 ESTRATÉGIAS DE MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA

O lingüista estadunidense Noam Chomsky elaborou a lista das "10 estratégias de manipulação" através da mídia:

1 – A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO- O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. "Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais (citação do texto 'Armas silenciosas para guerras tranqüilas')".
2 – CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES
Este método também é chamado "problema-reação-solução". Cria-se um problema, uma "situação" prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.
3 – A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO
Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.
4 – A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO
Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo "dolorosa e necessária", obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que "tudo irá melhorar amanhã" e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

Josnei Di Carlo

Eleitoralmente, com o alinhamento incondicional ao neoconservadorismo, Serra apenas consolida seus votos nos setores conservadores mais raivosos. A visão de mundo dos neoconservadores é fruto de uma leitura esotérica da realidade social, calcada no conceito de Guerra Fria, que ora sofre a atualização fundamentalista de choque de civilizações, tão nova quanto as Cruzadas, ora sofre a atualização ideológica de chavismo, tão nova quanto o conceito de agressão interna. Mas a confusão mental dos neoconservadores raramente conquista o poder através dos votos, precisa da força, do Golpe de Estado, porque seu discurso conspiratorio parece ser incapaz de seduzir a maioria do eleitorado. Por isso Serra flerta com o golpismo, enquanto disputa as Eleições, como se fosse um esforço de se manter como alternativa de poder mesmo perdendo as Eleições. A questão é saber se ele flerta com o golpismo democraticamente, ou seja, apenas para não se tornar um defunto político após as Eleições, manter uma fatia do eleitorado, formada pelos cidadãos que não tomaram a anti-rábica contra a ascensão social de milhões durante o Governo Lula, para lhe assegurar a liderança da Oposição, ou se ele flerta com o golpismo oportunisticamente, sem convicção democrática, ou seja, esperando a oportunidade de ver o poder lhe cair no colo através de um Golpe de Estado, independente da natureza que tenha, se jurídico, como foi em Honduras, se militar, como foi em 1964, se midiático-empresarial, como foi na Venezuela em 2002, etc.

Ed.

O que é curioso é que Lula, o "analfa", sem esquecer o social, deu uma senhora aula de capitalismo aos principes demotucanos e até algumas lições a um mundo em crise.
Mas eles insistem em tentar carimbar um (velho) rótulo de "esquerda que pode comer criancinhas".
Sào 2 vezes incompetentes…

Gerson Carneiro

Pessoal,

Como bem alertado por alguns comentaristas: não vamos responder aos capitães-do-mato.
Deixemos-os em suas angústias.

(se bem que é bom de vez enquando tirar uma casquinha)

Henderson Sousa

Suponhamos que esse texto tenha sentido. Então o que vocês me dizem da crítica de um dos cidadãos mais "socialistas" deste país?

Plínio asseverou: O Governo Lula é nefasto.

Olha que legal essa escadinha: A "direita" é criticada pela " meia esquerda" e a "meia esquerda" é pisoteada pela verdadeira "esquerda".

    João L. B. Penharvel

    Bebeu gasolina?

    Sergio Castro

    Mas, como sempre, o Sr. Henderson escamoteia a verdade, o Prof. Plinio escreveu que AMBOS (governo Lula e oposição Tucanalha) são igualmente nefastos, o que obviamente é um contrasenso como demonstrado pela história recente do País, vê se cresce e adquire alguma inteligencia Henderson!

    Henderson Sousa

    "Como o sr. avalia o governo Lula?
    Acho um governo nefasto. Porque cooptou e paralisou o movimento popular. Cooptou as lideranças, transformou os movimentos em ONGs, terceirizou uma série de serviços que são do Estado como forma de transpassar dinheiro para as entidades."

    Essa crítica aí é tudo que alguns denominados "direitistas" dizem. Agora os Senhores foram surpreendidos, não? Ou vão dizer que ele também é da "direita perversa e burra"?

    Ed.

    Plinio só surpreende quem é da direita perversa e burra…

    Marat

    Mas o Plínio não falou isso… foi o PIG que inventou…

    Henderson Sousa

    Não só falou como vai reiterar diversas vezes, haja vista que é no dia de hoje o político mais comentado , devido a essa declaração.

    Marat

    Ahhh, então o PIG inventou que ele disse isso, e repetirá à exaustão??? Esse PIG não tem jeito mesmo. E vc ainda acredita no PIG?

    Ed.

    Então vote no Plínio.

    Ed.

    Suponhamos que seu comentário faça sentido…
    E que Plinio tenha afirmado isso, sem nenhuma contextualização, pois é vc que etá dizendo…
    Eu lhe responderia que é por isso que o que vc chama de "verdadeira esquerda" pouco influi ou contribui.
    Ou como já diziam os chineses milenares: "a virtude está no meio"…
    Mas parece que vc gosta de extremos…
    A propósito, pergunte a Plinio o que acha de Serra , FHC e seu séquito.

    Marcos

    Falsa e ridícula essa afirmação do Plínio. Essa gente da extrema-esquerda parece viver em uma realidade paralela. Se não fosse pela lucidez, bom senso, sabedoria, senso de realidade e pragmatismo político de Lula e do PT, aliados a ideais e valores progressistas e humanistas, o nosso país ainda estaria nas mãos da direita e da extrema-direita. Com a cabeça cheia de sonhos e esperanças, mas sem aquelas qualidades positivas mencionadas, entre outras, Plínio e a extrema-esquerda estão fadados a não serem nada mais que opositores dos governos eleitos, sem qualquer força eleitoral e sem condições de transformar em realidade os seus sonhos e esperanças. Essa gente precisa acordar, pois, ainda que não saibam, estão dormindo.

Roberto Locatelli

O prof. Caroni, como sempre, acertou bem no alvo em que estava mirando. Até blogs considerados progressistas ficavam repetindo que não havia tanta diferença assim entre Dilma e Serra e que a questão era discutir um tal de "pós-Lula".

Felizmente as forças políticas são maiores do que as teorias furadas de certos blogueiros centristas. A realidade atropelou essas teorias de maneira avassaladora.

Orlando Bernardes

Muito importante seu texto pois esclarece que tipo de forças estão à querer tomar o poder no Brasil. Forças de atraso e projetos anti-nacionais, de subalternidade ao império norte americano. A sociedade brasileira que tanto tem avançado nos oito anos do nosso presidente Lula, tem que se organizar para defender o que há de mais sagrado em nossa nação brasileira. Nossa liberdade de escolha para um futuro cada vez melhor. Por isto devemos lutar com todas as nossas forças para elegermos Dilma Roussef, se possível já no primeiro turno.

Gerson Carneiro

Beleza! O Serra é o melhor adversário que a Dilma poderia enfrentar nessa eleição. Torci por isso.
Confesso que o meu temor era o Aécio. Com ele o PIG teria chance. Um Collor mais sofisticado, mais moderno.
Com o Serra, como adversário da Dilma, meu carnaval 2011 em Salvador será muito mais prazeroso. Axé Babá!

Alexandre Tambelli

Excelente o artigo do Gilson! O Governo LULA trouxe pro seu lado grandes grupamentos de pessoas, que são democratas e nacionalistas ao mesmo tempo. Ao candidato da oposição midiática e estadunidense sobrou a velha retórica do medo. E como disse o Gilson, mais escancardo do que se mostra as diferenças entre os candidatos Serra e Dilma é impossível. Por isto que a campanha, por exemplo, do Plínio sequer poderá chegar aos 5% de votos, se passar de 1% será muito, ela não vê que existe diferenças e acredita que só o radicalismo é capaz de mudanças significativas no quadro social brasileiro. Se fosse o radicalismo no poder o candidato SERRA, se o Presidente LULA já não tivesse sido deposto, teria por volta de 70% das intenções de votos e o candidato faria uma campanha de bom-moço, como fez o FHC e o Brasil praticamente quebrou! A nossa sociedade não está preparada pra revolução, sequer sabe o que é, está começando a ter direitos mínimos de consumo e a se posicionar sobre o futuro que quer pro Brasil! Infelizmente, o PSOL, PSTU, PCO e PCB colocam "o carro na frente dos bois" e nunca saem do lugar!

Jairo_Beraldo

Prof. Caroni,como sempre, lúcido.

Marat

O tal de Índio me lembra o personagem Calógero Sèdara, do livro Il Gattopardo do grande Lampedusa. Índio é cafona, brega e deslumbrado…, contudo, há uma vital diferença entre ambos: Não obstante sua estupidez, Sèdara efetivamente assumiu importância na história italiana. Já o Índio, está fadado ao fracasso!

Marat

Agora a maior piada é o Serra teimar em se dizer de esquerda… Desse modo ele vai perder o seu último bastião de resistência ante a iminente e inexorável derrocada: a extrema-direita!!!

    simas

    Mas… o prof cardoso se diz de esquerda. Ele, inclusive, por ocasião da "redentora", acorreu ao balcão da Air France e comprou um bilhete pra Paris (vc, Marat, não haveira de querer q o nosso "príncipe" viajasse pela Furreca, Varig, neh?…), fugindo dos horrores da perseguição…. Continuando, o Montoro – aquela simpatia, o Covas – o homem, sério, e…. finalizando no zé, todos são de esquerda… Uns enganadores, isso, sim. Só, por incrível e pra vc compreender… não possuem o nível intelectual, dos da antiga UDN; usam desse expediente, aê, pra sobreviver e repor algum substrato em suas respectivas linguagens. E enganam, direitinho… Noooossa! Qdo a gente lê, a magnífica postagem, acima – eu fiquei, até, emocionado com tanta clareza e com a identidade de percepção… a gente entende o engodo q representa essa gentalha. Cansei!… Aquele abraço, fraterno

    Marat

    Muito perspicaz!!!

    Ed.

    Aliás, era comum o pessoal de "esquerda" procurar a Ford Foundation para pedir apoio e dinheiro…

    Marat

    Rsrsrs, uma esquerda bem capitalista, ao estilo FHC

    nonato barboza

    Simas, vc esqueceu de citar no rol dos enganadores o tal do "trator", aquele que chefiava a "mala" gigantesca do PSDB, aquele que disse que os tucanos governariam o Brasil por 20 anos, aquele que antes de partir pediu para o FHC não se apequenar. Errou em todas. Quer dizer quase todas, afinal a mala funcionou na aprovação da emenda da reeleição. Falo do Sérjão, o Sérgio Mota…um dos maiores expoentes da enganação que talvez não tenha deixado rastros…ou alguém não quis ve-los. Quanto ao FHC a avaliação do Sérgio Mota tinha ares de cumplicidade e de corda, afinal vc não pode pedir a um ser "pequeno" para ele não ser mais "pequeno". Pior é que o FHC ainda pensa que "grande", mas é apenas um grande ridículo.

    simas

    Nonato, eu não me esqueci, não. Afinal, a fieira é mto grde… Mas, resolvi entrar, pq fiquei rindo, aqui… do super-corvadão, serjão… É q naqueles tempos… Mtos chefes de família, mtos brasileiros sofriam, horrores, com esses tipos e suas "façanhas", canalhas. E todos nós, éramos difamados e arrolados como os causadores da infelicidade e miséria, de todo o resto da população. Lembro, q o Paulo Francis me chamou de cafetão; eu q éra um simples concursado, entre cem mil… sei, lá. Ele, o Fancis, nunca concorreu com cem mil… Sempre viveu à sombra, da iniquidade; igual a esse turma, toda, dessa oposição, incompetente. Pois, bem, Nonato: eu fiquei rindo, pq me lembrei do herói, aê, se achando um desonrado, com um punhado de "agitadores", q se postaram em frente de sua casa… risos O cara ficou mto rovoltado. Mas, aquela turma agitava, bastante, o chamando de adjetivos… impublicáveis. O tal do trator não conseguiu fazer, nada…. mesmo, levando dedos na cara dos ditos agitadores… risos Nessas horas, o recalques somem, diante do ridículo… causado. Aquele abraço

Milton Asbechi

Afinal de Contas o que tem ser Chavista?
Perguntem a estes empresários que vendem para a Venezuela o que eles acham destas bobagens. Eles não estão nem ai. Eles estão interessados é vender e receberem. Ter lucros. Agora fica estes idiotas ai, achando que podem assombrar o povo. O Povão está interessado é em suas vidas. O povão está interessado é em melhorar de vida (comprar sua casa, roupa, gastar em supermecado, comprar carro motos e etc e etc. ) e estes mentecáptos se achando. Vai serem burros pra lá bicho!

Carlos Marques

A propósito, melancolicamente, já andei lendo uma entrevista do Chico Buarque de Holanda em que afirma que não há diferença entre Dilma e Serra. Nesse caso, quantos imbecis estariam atravancando o caminho do genial Chico ?

    lucia

    Mas, na mesma entrevista, que é antiga, ele fala que vai votar nela porque ela é a candidata do Lula. Se até o Chico, que não recebe bolsa-família, não se formou graças ao Pró-Uni, não teve a carteira assinada, enfim, não usufruiu de nenhum benefício direto do governo, imagine os outros brasileiros, Pior é a Marina, que é política, sabe a diferença entre Serra e Dilma e vive repetindo que eles são parecidos. O Chico é artista, vive em outro mundo, mas mesmo assim sabe que o Lula não botaria a mão na cumbuca sem saber o que tem dentro.

    simas

    Hummmm!… O Chico, lembro, disse q iria votar na Dona Dilma… afinal. Mas, faz sentido; pq a marina, até agora, não se explicou… Ao contrário, não afirmou, nada de positivo… Só largou do Ministério, abandonou o Partido, assim… como se muda um vestidinho. Ora, o marina precisa se explicar; fazer mea culpa… Não pode é, ao invés de se explicar, passar pra um partido vede, dar ao mão a um gabeira, qq, e fingir q não está cuspindo no prato q comeu… 'Inda mais, ela, q, analfabeta – não existe desonra, alguma, nisso – foi desperta pra vida, no seio da Igreja Católica e, anos depois, se converteu… Ora, a moça muda, mto. Igual (risos…) ao zé, q não termina, nada do q começou… Mesmo, mal terminado. A gente vai compreender q ele não tem… aquele algo, mais; embora, alfabetizado… risos Abraço, carinhoso, Lucia

    Ed.

    Serra está sendo obrigado a desnudar-se nesta eleição. Pergunte a Chico, eleitor de Dilma, se ele ainda mantém a opinião da "igualdade"…

Cátaro

Grande parte da "elite" brasileira desconhece a importância da solidariedade na melhoria da sociedade. Solidariedade nos relacionamentos pessoais, grupais, comerciais, e sim, também, nos relacionamentos entre as nações.

Se uma família pode dispor de parte da sua renda ou patrimônio para minorar as dificuldades de seus semelhantes, por que países não podem?

A passagem do Óbulo da viúva nos ensina que os menos favorecidos tendem a ser mais compreensivos com os problemas alheios. Talvez, por isto, as origens humildes do Presidente Lula expliquem sua visão em relação aos nossos vizinhos do continente.

É importante elejer a companheira Dilma para evitar o retorno dos inimigos desta política de integração da América do Sul.

Muita Paz a todos.

José Luiz Rossi

"O que há de pior na sociedade brasileira" revela-se em algumas escorregadas tais como;"vamos ficar livre dessa raça",manipulação feroz na mídia,assassinato de reputação,fichas falsas,dossiês, dossiês,dossiês…..qtos mais simularão até 3 de outubro?

Rafael

Em outubro se confirmará o fim de uma geração de políticos mesquinhos com a vitória de Dilma.

Remindo Sauim

Ao se assumir como direita e apoiar-se na estrutura de extrema direita do DEM, o PSDB renega totalmente ao seu passado de esquerda. Realmente após a morte de Franco Montoro, houve uma guinada de 180 graus. Hoje FH pública um artigo para defender a diferença entre Lula e Serra. Não precisava, o povo sabe a diferença. Serra desceu a direita, rumo a extrema direita.

Deixe seu comentário

Leia também