Fernando Brito: Justiça terá coragem de punir os corruptores?

Tempo de leitura: 2 min

Latuff Cartoons

Essa charge de Latuff é de 2009, quando a oposição tentava impedir a aprovação do partilha para o pré-sal. Ela é absolutamente atual

Petrobras diz à Justiça: muito bem, querem punir os corruptores?

Fernando Brito, no Tijolaço

O anúncio feito pela Petrobras de que suspendeu o direito de praticamente todas as empresas de construção pesada de participarem de licitações e, por consequência, serem contratadas pela empresa tem um sentido político que vai além, muito além, do óbvio significado administrativo.

São 23 empresas – praticamente todo o ranking  da construção pesada –  atingidas: Alusa, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Carioca Engenharia, Construcap, Egesa, Engevix, Fidens, Galvão Engenharia, GDK, Iesa, Jaraguá Equipamentos, Mendes Junior, MPE, OAS, Odebrecht, Promon, Queiroz Galvão, Setal, Skanska, Techint, Tomé Engenharia e UTC.

É obvio que elas irão à Justiça – e neste caso, à Justiça Federal – para contestar a decisão da estatal.

Que vai decidir se, por conta das denúncias da Operação Lava-Jato, elas podem ser punidas com o impedimento de licitar, isto é, se todos os contratos que viessem a firmar, a partir de agora, estariam sob “suspeição prévia”.

Ou seja, se devem ser impedidas de trabalhar num setor onde a grande maioria das obras é, direta ou indiretamente, contratada pelo setor público.

E se, portanto, o Brasil terá de apelar para empreiteiras estrangeiras, que passam a ser a quase única alternativa para fazê-las.

Não parece improvável que o ato administrativo da Petrobras será derrubado no Judiciário, talvez até por liminar.

Mas a empresa, então, passa ao Judiciário a questão essencial: a corrupção parte de quem se corrompe no setor público ou de quem, no mundo dos negócios privados, onde não se presta conta do que se ganha ou do que se gasta, os corrompe?

Paulo Roberto Costa e os outros “ladrões de carreira”, que subiram nas estruturas da Petrobras se associando à carreira de ladrões muito abundante nos negócios privados não são os únicos vilões.

Vamos ver se a Justiça tem, em relação aos corruptores, a mesma coragem que tem – e deve ter – em relação aos corruptos.

A Petrobras, como se vê, está tendo.

Leia também:

Para o futuro da Secom no governo Dilma, a regra do jogo é simples: Quem não faz, toma


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Julio Silveira

Duvido que isso vá longe demais e que passe do limite da propaganda.
Acredito nisso por que tenho observado como os homens do judiciário se comportam para serem reconhecidos como elite. E certamente não vão abrir mão de seus convites para eventos, patrocinados por esses grupos, e seus dirigentes por trás. O cidadão comum não tem ideia de como se articulam as elites nacionais, nos convescotes, nas formais informalidades. A fraqueza de nossa elite tupiniquim e aparecer em colunas sociais, principalmente para verem reconhecidos seus egos gigantes (como temos visto) e a elite do Judiciário não é diferente.

Hell Back

Agora com a abertura para o exterior deste filão de mercado da construção civil, fica mais difícil, senão impossível formar cartéis. O governo deve criar urgentemente uma nova legislação que previna esse tipo de problema. ( ͡° ͜ʖ ͡°)

    Vitorio Guilhermo Sorenzi

    Aguardemos.

Deixe seu comentário

Leia também