Figueiredo tinha poder de autorizar execuções, com conhecimento de Geisel; 104 brasileiros foram executados sob Médici

Tempo de leitura: 3 min
Foto Wikipedia

Foto Wikipedia

Memorando do diretor da Central de Inteligência [William] Colby ao secretário de Estado [Henry] Kissinger

Washington, April 11, 1974

ASSUNTO

Decisão do presidente brasileiro Ernesto Geisel de continuar com execuções sumárias de subversivos perigosos sob certas condições

1. [1 parágrafo (7 linhas) não desclassificado, ainda sigiloso]

2. No dia 30 de março de 1974, o presidente brasileiro Ernesto Geisel encontrou o General Milton Tavares de Souza (chamado Milton) e o General Confúcio Danton de Paula Avelino, respectivamente o atual e o futuro chefe do centro de inteligência do Exército (CIE). Também estava presente o general João Baptista Figueiredo, chefe do Serviço Nacional de Informações (SNI).

3. O general Milton, que foi o que mais falou, descreveu o trabalho do CIE contra alvos de subversão interna durante o governo do ex-presidente Emilio Garrastazu Médici. Ele enfatizou que o Brasil não pode ignorar a ameaça subversiva e terrorista. Neste sentido, o General Milton disse que cerca de 104 pessoas nesta categoria tinham sido sumariamente executadas pelo CIE durante o último ano. Figueiredo apoiava esta política e sugeriu sua continuação.

4. O Presidente, que comentou sobre a seriedade e os aspectos potencialmente prejudiciais desta política, disse que gostaria de estudar a matéria durante o fim de semana antes de chegar a uma decisão se deveria ou não continuar. No dia primeiro de abril, o Presidente Geisel disse ao General Figueiredo que a política deveria continuar, mas que grande cuidado deveria ser tomado para ter certeza de que apenas subversivos perigosos fossem executados. O Presidente e o General Figueiredo concordaram que quando o CIE prendesse uma pessoa que se enquadrasse nesta categoria, o chefe do CIE deveria consultar o General Figueiredo, que deveria aprovar antes que a pessoa fosse executada. O Presidente e o General Figueiredo também concordaram que o CIE deveria se dedicar quase totalmente à subversão interna, e que as ações do CIE deveriam ser coordenadas pelo General Figueiredo.

5. [1 parágrafo (12½ linhas) não desclassificado, ainda sigiloso]

6. Uma cópia deste memorando vai ser oferecida ao secretário de Estado assistente para assuntos interamericanos. Nenhuma outra distribuição está sendo feita.

W.E. Colby

PS do Viomundo: O documento foi divulgado no Escritório do Historiador do Departamento de Estado dos Estados Unidos e o link disseminado no twitter pelo professor e pesquisador Matias Spektor.

Chefe do SNI, Figueiredo posteriormente foi escolhido para suceder Geisel e comandar a “abertura lenta, gradual e restrita” da ditadura.

Ao migrar do SNI para o Planalto, o general Figueiredo foi repaginado: trocou a farda pelo terno e os óculos escuros por óculos claros. Passou a ser chamado de “João”, no Jornal Nacional — e a andar de braços dados com Roberto Marinho.

Marinho, grande fiador e beneficiário da ditadura, lá atrás já tinha pressionado o primeiro ditador do golpe de 1964, Castello Branco, a adiar as eleições e permanecer no poder, o que de fato aconteceu.

No lobby pela perpetuação do golpe, Marinho trabalhou com o general Geisel e com o então chefe do SNI, Golbery do Couto e Silva, conforme mostra o documento reproduzido abaixo, um telegrama do embaixador dos EUA no Brasil, Lincoln Gordon, ao secretário de Estado, de 14 de agosto de 1965.

Marinho, fonte das informações repassadas por Gordon a Washington, construiu seu império televisivo com dinheiro da Time Life, de Henry Luce, anticomunista ferrenho e ativo colaborador informal dos negócios da CIA.

Quem mais era informante do governo dos Estados Unidos, na folha de pagamentos da CIA ou por fora?

Fica outra pergunta óbvia: o Supremo Tribunal Federal vai continuar sentado sobre os crimes da ditadura?

 

Leia também:

Marcio Sotelo Felippe: Lula não acreditou na ditadura do judiciário


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
E dizer que o Supremo Tribunal Federal (STF) Condenou

o Deputado Trabalhista Mineiro Mario Genival Tourinho

que Denunciou os Atentados Terroristas promovidos

por esses Generais FDP na Famigerada “Operação Cristal”,

ocorrida no início do Governo do Ditador João Figueiredo.

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/bandeira-antonio
https://pt.wikipedia.org/wiki/Milton_Tavares_de_Souza

FrancoAtirador

.
.
O Roberto Marinho e o Golbery foram os Responsáveis

pela Camuflagem dos Ditadores Assassinos no braZil.
.
.

ana s.

Gente, e os itens que permanecem em sigilo? Seriam relativos à participação da CIA no extermínio?

Jose carlos

E por que só agora a CIA divulga esse documento ?
Tem gente que pensa que militar gosta de manifestantes. Vai se manifestar no regime militar para ver o que acontece.
Diálogo não é com militar, piscou já dão porrada, isso qdo não matam.
Esses órgãos extremamente burocráticos o forte nunca foi o diálogo. O judiciário é assim tb, não mata porque não tem armas e nem tem pena de morte, mas julga a seu bel-prazer e condena principalmente os pobres ao cárcere.
Se as provas não são necessárias então podem criminalizar qualquer ação de qualquer pessoa. E quem mais vai se lascar é quem não tem dinheiro para pagar um Cristiano Zanin, ou seja, os pobres.
O golpe foi tão bem orquestrado que agora vem a tona esse documento que é uma mancha de sangue na farda camuflada dos generais se eles tiverem alguma pretensão nessas eleições. EUA está atolado até o pescoço nesse golpe, cada vez fica mais claro isso.

a.ali

pois então, eis os “ídolos” dos fascistas, nús! essas arbitrariedades já sabíamos e tantas outras agora, justiça que é bom, nécas, ao menos a daqui pois, com certeza a “de lá” deve estar funcionando à mil!

Paulo Roberto de Oliveira

Isso se chama barbárie. O Estado não pode agir como facção criminosa ou terrorista.
Quase com certeza essas execuções já faziam parte da “limpeza” exigida para a “abertura longa e gradual” a ser colocada em prática nos governos do próprio Geisel e do Figueiredo. Por essas e outras se fala que as mortes de Juscelino, Jango e Lacerda fizeram parte do pacote.

Mauricio

Quando irão dar os nomes corretos a esses personagens nefastos? Foram terroristas, bandidos, assassinos que mataram inocentes para garantir os privilégios da turma da bufunfa. E pensar que tem um monte de idiota que pede a volta da ditadura militar e que votará no porco fascista chamado bolsolixo. Alguns, inclusive, frequentadores aqui do blog. São tão lixos quanto seus ídolos de merda.

robertoAP

104 só no papel, mas na verdade foram milhares de assassinatos.
O cafajeste do Figueiredo,que está nos quintos do inferno, sempre dizia para todos ouvirem: “EU PRENDO E ARREBENTO”, sem nenhum constrangimento ou receio, pois sabia que a Nação, como hoje, estava apática e de joelhos.

Deixe seu comentário

Leia também