Advogado de Lula aposta em contradição entre Janot e Moro para tentar livrar ex-presidente na segunda instância

Tempo de leitura: 3 min

Da Redação

A defesa do ex-presidente Lula acrescentou nas últimas horas uma petição ao Tribunal Regional Federal da 4a. Região, em Porto Alegre, apontando uma contradição entre o juiz Sergio Moro e o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot quanto ao testemunho do ex-executivo da OAS Léo Pinheiro.

O depoimento de Pinheiro foi essencial para embasar a sentença do juiz Moro (ler íntegra abaixo), que condenou Lula a nove anos e meio de cadeia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.

Segundo a acusação, Lula teria sido beneficiado com R$ 2,25 milhões da empreiteira em obras no apartamento no qual o ex-presidente nunca residiu.

A defesa alega que, por não ter relação com a Petrobras, o caso nunca deveria ter ficado sob a jurisdição de Moro; que não existe ato de ofício atribuível a Lula demonstrando que houve troca de favores; que Lula nunca foi dono do triplex.

O recurso no TRF assume papel crucial no momento em que o ex-presidente lidera todas as pesquisas de opinião na campanha presidencial de 2018.

Se a condenação for ratificada, Lula pode ficar inelegível e ser preso.

Numa entrevista sui generis, o presidente do TRF qualificou de “irretocável” a decisão de Moro, apesar de ter admitido que não leu toda a sentença.

Em entrevista exclusiva ao Viomundo, o advogado do ex-presidente, Cristiano Martins Zanin, explicou:

“Temos uma contradição clara: de um lado a sentença do juiz Moro, que baseia a condenação do ex-presidente Lula praticamente na palavra de Léo Pinheiro e de outro lado o ex-procurador geral da República, Janot, afirma que Léo Pinheiro não apresentou elementos incriminatórios contra o ex-presidente Lula e que depois a delação, se for aceita, ainda será submetida a uma investigação. Então nós temos duas realidades completamente distintas” (vídeo acima).

A nota oficial dos advogados de Lula (documentos a seguir):

Parecer de Janot afirma que Leo Pinheiro não apresentou nenhum elemento de provas

Os advogados de defesa do ex-presidente Lula Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins juntaram aos autos de segunda instância o parecer do procurador-geral da República Rodrigo Janot Monteiro de Barros, assinado no dia 22 de agosto de 2017, porque o documento deixa claro que a condenação do ex-presidente Lula jamais poderia ter se baseado nas palavras do corréu Leo Pinheiro.

Lula foi condenado baseado em palavras, desacompanhadas de qualquer comprovação, como consta do parecer do então procurador-geral.

Na sentença do juiz Sérgio Moro em 12 de julho de 2017, ele afirmou: “Ainda que tardia e sem o acordo de colaboração, é forçoso reconhecer que o condenado José Adelmário Pinheiro Filho (Leo Pinheiro) contribuiu nesta ação penal para o esclarecimento da verdade, prestando depoimento e fornecendo documentos”, escreveu.

“Envolvendo o caso crimes praticados pelo mais alto mandatário da República, não é possível ignorar a relevância do depoimento de José Adelmário Pinheiro Filho, sendo seu depoimento consistente com o restante do quadro probatório, especialmente com as provas documentais produzidas e tendo ele, o depoimento, relevância probatória para o julgamento, justifica-se a concessão a ele de benefícios legais” .

No parecer de 22 de agosto de 2017, o procurador-geral Rodrigo Janot afirmou:  “Eventuais tratativas preliminares não interessam à defesa de qualquer acusado – aí incluído o reclamante [Lula] –, tanto porque, neste momento, ainda não se tem certeza acerca do fornecimento de informações incriminadoras, quanto pela possibilidade de que essas tratativas subsidiem a realização de diligências investigativas, das quais o sigilo seja condição necessária de exequibilidade e eficácia”.

Ou seja, o juiz Sérgio Moro condenou Lula sem que Leo Pinheiro tivesse apresentado qualquer prova incriminatória, como afirma o procurador-geral do Ministério Público Federal.

O parecer do procurador corrobora a tese de falta de provas defendida pela defesa nas Razões de Apelação.

“Não há nenhum elemento de prova obtido a partir dessas tratativas preliminares já documentados em qualquer procedimento investigativo que seja”, afirmou Rodrigo Janot.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

RONALD

A sanha pela condenação de Lula é para mostrar ao povo que suas esperanças de sair da senzala acabaram. Só isto !!!!

JOSOMAR BUSANELLI

Que Lula é o chefe da quadrilha TDS nós já sabemos, que o advogado do Molusco quer descontruir qualquer um que tente encriminar o réu, nos tb já sabemos. Que Janot foi indicado por Lula/Dilma, noss sabemos, que há uma tentativa de eleger Lula a força com pesquisada fajutas nós sabemos, que Lula é petulante e arrogante , nos tb sabemos… Que a lei tem que ser cumprida a quem quer que seja, nós sabemos. Que Moro quer por ordem no pais , nos tb sabemos. Que existe uma coisa de vagabundos corruptos no governo , nós sabemos, que o Brasil tem 50 % da população que não sabe nem.onde fica Brasília, quanto mais votar, nós sabemos…
Portanto é só executar o que está certo ou errado, simples assim!

Alves

Há provas. A condenação de Lula será confirmada.

    RONALD

    Só na sua cabeça vazia é que há provas. Só um otário para acreditar que o objetivo de toda essa palhaçada com Lula e o PT é para fazer justiça e “”””combater”””” a corrupção.
    Até hoje, nenhuma prova concreta, só recorte e cole da veja, isto é, época, globo, afirmando isto e aquilo contra Lula.

    Até provas secretas, sem acesso da defesa, estão aparecendo e só a defesa não tem como periciar. Quanta palhaçada.

    De outro lado, há lista de furnas, com os caciques do PSDB, Bozonazo, o cheque de um milhão depositados na CC pessoal de Temer( isto é prova), os 51 milhões de Geddel, O powerpoint da PF com o quadrilhão do TEMER, os crimes da Privataria Tucana de FHC e Serra, e NADA vai para frente, ninguém processa esses bucaneiros.

    O objetivo de toda essa presepada com Lula é para tirá-lo das eleições, pois o povo está com Lula e percebe que ele é inocente e digno.

    Agora vêm com essa sanha de milico, pois não querem que Lula volte nos braços do povo e mude essas aberrações de “rouboformas” da Constituição e restaure os direitos sociais.

    É claro o objetivo. Fazer fla-flu para criar ódio e entortar o alvo para Lula é uma coisa criminosa para desviar a atenção dos verdadeiros criminosos – Quadrilhão do PMDB e do PSDB.

    Eleições Já com Lula !!!!!!

Luiz Carlos P. Oliveira

Eremildo, o Idiota, manda perguntar ao Moro por que o triplex não foi confiscado. Se é do Lula, tem que ser confiscado. Ou o Moro tem medo de ser processado pela OAS e pela CAIXA? Como ele não confiscou, fica muito claro que ele sabe que o triplex não é do Lula. No futuro deveremos mandar esse juiz de piso (acima) para o banco dos réus.

Cleiton do Prado Pereira

Não é de hoje que vemos desembargadores vendendo sentenças e alguns já foram aposentados compulsoriamente, por estes atos. Como disse o presidente do TRF-4 que a sentença do Juiz Moro é irretocável e confessa não ter lido o processo, é clara a evidência de que o jogo já foi jogado. Em sendo assim a condenação do Lula já está pronta. Ora se sabemos disto, por que não pular esta etapa do processo e ir direto à Suprema Corte, alegando que o jogo já foi jogado em detrimento de todas as evidências de inocência do réu, num processo viciado.
Caso não seja desta forma, o Lula será condenado e o STF deixara o processo nas mãos de algum dos tucanos, para todo o sempre. Tal como está o recurso da presidenta Dilma, nas mãos do tucano Alexandre de Moraes.
é bom lembrar das palavras do Jucá, “Com o Supremo, com tudo”.

Bacellar

Boa! Realmente um processo de exceção…

    lulipe

    A exceção é o lula, agora corrupto, ainda estar solto, meu caro!!

    RONALD

    Esse Lilipe é robozinho da direita que tem um amor enrustido não correspondido pelo Lula.
    Eles gostam de um milico por trás e armado !!!!!

João Lourenço

Não adianta mais ,o Zanin é o coveiro do Lula .Podem fazer o mimimi a vontade mas o ídolo Lula se condenou.

    RONALD

    Nunca se iluda, filho.

Deixe seu comentário

Leia também